Vous êtes sur la page 1sur 3

CONSCIENCIA & SEGURANA A vida o patrimnio mais precioso que possumos.

. E esta tem sido considerada de pouco valor para muitos. Das decises que tomamos cada dia depender a conservao desse precioso bem. Muitos no tem conscincia de que suas aes podem propiciar a destruio de muitas vidas, inclusive a sua. O principio questionado por Caim, ainda vlido para nossa poca Sou eu porventura tutor de meu irmo?. Diramos que sim, pois, muitas vidas dependem das atitudes e dos atos que praticamos ou deixamos de praticar. Muitas vezes passamos uma vida lutando para preservar a segurana das pessoas, quando elas mesmas por no terem uma conscincia dos danos que podem produzir por suas atitudes, tem anulado a ao daqueles que trabalham para benefici-los. No bastam, as aes da policia, da defesa civil ou as polticas de segurana, se os beneficirios dela (ns todos), no tivermos uma conscincia de que nossas aes muito tem a ver, com a nossa segurana, a segurana dos outros e a preservao da vida no planeta. Cada indivduo que nasce neste planeta tem um dever a desempenhar para a preservao da vida. Por conseguinte a segurana da vida no planeta depende da atitude que temos para com ela no nosso dia a dia. Vivenciamos a cada dia atitudes impensadas de pessoas que acreditam que ningum tem nada a ver com o que faz de sua vida. Pensam que podem sair por ai, destruindo a natureza, o poluindo o meio ambiente, sem se importarem com as conseqncias dessa atitude. Imaginado assim: sou dono de minha vida e fao o que quero. Porm no bem assim, as coisas, porque dos nossos atos surgem conseqncias que afetaro no somente a ns, mas a todos os que esto ao nosso redor.

O desrespeito ao meio ambiente, ameaa a vida no planeta. E a natureza cobra caro por esses desrespeito que praticamos contra ela .Vejam por exemplo, uma pessoa para se divertir, solta um balo. (ningum tem nada a ver , com minha vida, posso me divertir do jeito que quero). Ser que bem assim? O balo cai sobre uma fbrica de artefatos de plvora e a incendeia! Quantos morrero? Outros pensam que podem jogar o seu lixo onde quiserem, afinal de contas pensam serem livres para fazer o que querem, esse lixo vai para os rios poluindo e matando muitas vidas inocentes. Outros pensam que podem poluir vontade, construindo fbricas sem a preocupao com o meio ambiente. O resultado devastador. Um fato que deveria preocupar a todos que nem sempre o desrespeito ao meio ambiente, praticado por pessoas leigas que desconhecem os efeitos desse desrespeito. Boa parte da agresso ao mei ambiente praticado com o aval de quem deveria envidando todo o esforo para preserv-lo. A recusa do governo dos E.U.A em assinar o protocolo de KIOTO, um exemplo da m vontade de alguns pases industrializados que + poluem o meio ambiente sem se preocupar com as conseqncias que essa poluio causar humanidade. Pois, esto mais preocupados em expandir seu parques industriais, pouco somando com o cuidado que o meio ambiente merece. Com as toneladas de gases poluente lanadas todos dias na atmosfera, a natureza silenciosamente vai acumulando essas agresses, at que em um momento, ela se vinga desses maus tratos a ela infringido pelo homem. O efeito estufa, o el ninho os furaces etc. ... so respostas da natureza humanidade pelo descaso para com a sua preservao. A natureza generosa para conosco, quando a respeitamos. Mas, cruel quando desrespeitamos as suas leis. Haja visto o que ocorre

todos os anos na Austrlia, quando quilmetros e mais quilmetros da vegetao natural, so destrudas pelos incndios, juntamente com seres humanos e animais que esto inseridos nesse meio. As causas que levam as catstrofes, muita vezes so frutos do de atitudes de desrespeito s leis naturais por dcadas ou por sculos. Quando nem bem imaginamos colhemos os frutos desse desrespeito. Santa Catarina que o diga. Quanta catstrofe? Quanta destruio em poucos dias? Pequenos atos de desrespeito s leis da natureza coma as pequenas queimadas, queima dos lixos dos quintais, lixos jogados no leito dos rios e nos esgotos, a emisso de gases poluente na atmosfera sem tratamento, esgotos jogados sem tratamento nos rios, atitudes impensadas praticadas qui por todos ns no passado, resultam em muitas tragdias que poderiam ter sido evitadas se tivssemos conscincia de que esses atos que praticamos diariamente, seriam os responsveis por grandes catstrofes que acontecem diariamente, no planeta. Todas essas ocorrncias servem para nos mostrar que temos, cada um de ns, um papel imprescindvel, a desempenhar, para a preservao da vida no planeta. Qual ser a nossa resposta a esses alertas que a natureza vem fazendo diariamente. Podemos nos conscientizar como indivduos ou ignorarmos esses alertas e sofrermos os efeitos do desrespeito.

Vous aimerez peut-être aussi