Vous êtes sur la page 1sur 5

Projeto Disciplina em Ao

Nem a autonomia da pessoa, que pressupe o pleno desenvolvimento da personalidade humana, nem a reciprocidade, que evoca esse respeito pelos direitos e pelas liberdades de outrem, podero se desenvolver em uma atmosfera de autoridade e de opresso intelectuais e morais. (Piaget, 1948)

Projeto: Disciplina em Ao Abrangncia: 1 a 8 srie do Ensino Fundamental com nfase de 5 a 8 srie. Perodo: Ano letivo de 2006. Elaboradores: Professores e Equipe Pedaggica

I Justificativa:
A indisciplina e a violncia que vm tirando o sono dos profissionais da educao no problema isolado, cujas causas possam ser encontradas no aluno ou no professor. A raiz do problema est na prpria concepo do que educao, de qual o papel da escola na sociedade e de como devem ser constitudas as relaes professor - aluno em um mundo que vai, cada vez mais, se conscientizando da importncia da liberdade, da justia e do respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos. Enfrentar as indisciplinas da vida, portanto, exige dos profissionais da educao uma nova postura, democrtica e dialgica, que entenda os alunos no mais como sujeitos subservientes ou como adversrios que devem ser vencidos e dominados. O caminho reconhecer os alunos como possveis parceiros de uma caminhada que almeja a construo de uma sociedade mais justa. Para isso, as relaes na escola devem ser de respeito mtuo, a diversidade dos interesses pessoais e coletivos deve ser valorizada, e a escola deve buscar construir uma realidade que atenda aos interesses da sociedade e de cada um de seus membros. Assim, o CIAC Raymundo Andrade optou por elaborar esse projeto, oportunizando a construo de valores universalmente desejveis numa reflexo de alunos e professores juntos.

II Objetivos:

Possibilitar um clima favorvel aprendizagem. Sensibilizar o aluno para melhor relacionamento entre aluno x aluno e professor. Tornar a escola um lugar prazeroso. Promover a discusso das questes dos dilemas morais. Resgatar valores. Diminuir situaes de indisciplina. Promover encontros de parceria com a famlia. Informar a todos os alunos e professores que todo ato ter uma conseqncia. Estabelecer padres (avental escolar). Possibilitar reflexes sobre os direitos e deveres dos alunos.

III Metodologia:
As conseqncias aplicveis s faltas leves e mdias podero ser determinadas pelos prprios professores, inclusive estabelecendo conseqncias. Caso o aluno no apresente uma mudana de atitudes nessa situao, o professor dever encaminhar o aluno para a coordenao disciplinar. Cada aluno ter na coordenao disciplinar uma ficha para os principais registros do seu dia a dia escolar. Nesta ficha, o aluno inicia com um crdito de 30 (trinta) pontos anuais. A cada encaminhamento do aluno a coordenadora dever registrar na ficha o fato e a pontuao perdida. O servio de Orientao Educacional dever fazer uma anlise semanal das fichas e traar estratgias para promover uma mudana de atitudes nos alunos. Todo esse processo ser acompanhado tambm pela Superviso e Direo da Escola. Os casos graves e gravssimos sero estudados por toda equipe pedaggica e professores; incluindo os pais e responsveis pelo aluno quando necessrio.

IV Avaliao:
A execuo do projeto, incluindo a aplicao das conseqncias, nos mostrar as implicaes na mudana de atitudes dos alunos. Essas mudanas nos serviro como pressupostos para a avaliao do projeto.

V Recursos Humanos:
Estaro envolvidos no projeto todos os professores e toda equipe pedaggica.

Anexos
Os atos de indisciplina foram agrupados em 4 (quatro) categorias: gravssimas, graves, mdias e leves, nas quais, alm de estar sujeito a conseqncia estabelecida nesse projeto, o aluno recebe pontos negativos. Ao atingir (-30) (trinta) pontos anuais, perde seu direito de permanecer matriculado na escola.

Atos
Gravssimos Graves Mdios Leves

Pontos
( ( ( ( ) ) ) ) 10 05 03 02

A seguir, sero apresentados alguns dos principais atos de indisciplina e suas conseqncias.

A Faltas Leves
Comer em sala de aula, bem como mascar chicletes e chupar balas, na reincidncia falta mdia, podendo tornar-se grave. Objetos alheios a sala de aula tambm esto includos nessa situao. (bons, walk-man, estiletes, revistas, etc...)

Conseqncias:
aluno. Dilogo professor x aluno O aluno dever limpar os chicletes das carteiras de sua sala de aula. Os objetos alheios ficaro retidos no colgio e entregue aos responsveis pelo

B Faltas Mdias
Conversa paralela durante a explicao. Chegar atrasado na sala de aula, sem justificativa plausvel.

Conseqncias:
Pagar o atraso com uma atividade extra sobre a referida matria. O aluno que atrapalha as explicaes ter uma participao na aula de acordo com o tema indicado e na data marcada pelo professor.

C Faltas Graves
entregar Deixar de cumprir tarefa de casa e de sala com reincidncia (3 vezes), e no pesquisas no tempo determinado. Brincadeiras de mau gosto com os colegas, atrapalhando a aula. Rabiscar carteiras e mesas; destruio de materiais escolares. No vir uniformizado sem justificativa plausvel.

Obs.: O no cumprimento da tarefa de casa implicar na realizao de uma outra atividade extra determinada pelo professor. Caso o aluno continue a no cumprir a tarefa de casa, dever ser encaminhado para a coordenao disciplinar.

Conseqncias:
O aluno est sujeito s sanes aplicveis no Regimento da Escola. Fazer um trabalho social (de acordo com as orientaes especficas em anexo) em instituies carentes e/ou escolas pblicas (Amigos da Escola) . Participar, na prtica, da recuperao de objetos e materiais escolares.

* Nos casos abaixo de faltas graves, o procedimento ser:


Quando o aluno no cumprir tarefa de casa, rabiscar carteiras e mesas, e destruir materiais escolares; caso ele consiga reparar os erros, mostrando-se disposto a mudar de atitudes, poder recuperar a pontuao perdida em at 50%, conforme a avaliao dos professores e equipe pedaggica; e no mximo 3 vezes.

D Faltas Gravssimas
Estar envolvido em pequenos furtos na sala de aula e em todas reparties da sala. Representar para a escola e colegas influncia negativa (cigarros, drogas, bebidas alcolicas). Agredir fsica e verbalmente os colegas e todos os funcionrios do Colgio.

Conseqncias
Estar sujeito as sanes aplicveis no Regimento do Colgio. Responsabilizar-se por repor o objeto furtado. Comprometer-se com o Colgio em buscar um acompanhamento psicolgico ou semelhante, para que seja solucionado seu problema. Participar de grupo de reflexo em horrio contrrio ao de estudo. Transferncia imediata do Colgio. 1) permitido o uso do bon pelos alunos antes da entrada para o turno da aula e aps sada. 2) permitido o uso da cala jeans em dias de aulas especiais: aula-passeio, gincanas, jogos, eventos culturais...

Observaes importantes:

Roteiro para visita


Na visita a uma instituio assistencial o aluno dever preencher o roteiro abaixo de acordo com as atividades que no local ele desenvolver e entregar na Coordenao Pedaggica. Nome do aluno:___________________________________________________ Local visitado:____________________________________________________ Data da visita:____________________________________________________ Caracterizao da instituio: _______________________________________ __________________________________________________________________ Dificuldades observadas no local: ____________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Sugestes para superar essas dificuldades: ____________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Atividades que realizou no local: _____________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ Avaliao das atividades desenvolvidas: _______________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________
Cachoeiro de Itapemirim, ______ de _______________ de _________.

Orientador da visita

Assinatura do aluno

Vous aimerez peut-être aussi