Vous êtes sur la page 1sur 52

O AMOR, MAIS CEDO OU MAIS TARDE

Jos Rodrigo Rodriguez

As vozes s vezes basta uma palavra para dobrar, esticar o espao: sob os ps a estrada que esfumaa ou superfcie do jardim que ondula e nunca mais se aquieta. No dorso da pedra uma formiga, os riscos das fronteiras nos mapas, esta cidade e nossa casa, ferica a profuso de metros, palavras, que trincam a terra e ameaam. Mas basta uma, no lugar certo, lugar errado, uma formiga, que se move entre as margens, fericas, que se riscam ao andar neste mesmo passo inquieto, de quem se dobra e de quem imprime a fora sobre o espao, de quem sopra o vento sobre a gua e de quem faz marejar os olhos e segue na estrada de quem sempre fala.

Ressurreio Eu escrevo como o vento empurra as nuvens e com o mesmo poder sobre forma e trajetria eu escrevo como ambos se esqueciam de quando ou na verdade se lembravam, mas sem dizer a ningum, pois seu nascer num unssono de chuva e vento e seu cadver envolto em oraes antecipadadas, renasciam vicrios em meu poema. Mas os mortos nunca sabero de nada disso, escrever sobre eles intil, ventar e chover so em si e mais nada, se quiser fazer algo por mim, faa vivo, no estou interessado em consolar sobreviventes, pois a poesia se encerra em meu corpo de chuva e vento.

O grampeador Junes para todos os lados e tiros. Uma couraa mvel para sustentar os nmeros e as palavras. Mas quase nada entra no relatrio e este nada precisa ser o suficiente. No h alternativa: como uma bssola quando erramos no deserto em busca de gua. Ningum obrigado a entender, pois afinal, ningum precisa assumir o papel de um morto, um filsofo nazista, inclusive, j mostrou como isso mesmo perfeitamente impossvel. Mas que ajudaria bastante, no tenham dvidas! Compreender (em parte) um morto, uma morta, um juiz, uma juza; ajudaria a compreender parte da administrao da coisa pblica, e das decises de executivos de empresas pblicas e privadas, tambm as de um pai, de um irmo, de um marido ou de um amante, das mes, das irms, das mulheres e de seus amantes, filhos e filhas, assassinos e assassinas, todos (algumas coisas cabem em nenhum discurso) de um olhar vago, quase-humano.

Os dentes Alguma prova, alguns precisam de evidncias. No por vontade, mas exigncias profissionais: bons juzes no se fiam em boatos. Eles at que gostariam de s sentir e demorar-se entre os homens s para ver a culpa brotar dos olhos, os ditos espelhos da alma, pois todos sabem que ningum realmente culpado e ningum realmente inocente depois que uma vida atenta para outra vida que refaz todos os modos, rastros e hiatos, todos os sonhos, lapsos e sopros, mas no se trata disso. Os bons juzes tm que se conformar com o tamanho de seus dentes.

Cristo Distncia que nos separa dentro turva cidade, rio curvo ponte.

Caminhar sem convertido casto nesse mar incluso aberta sorte.

Riscada a fronte da esparsa vela na pele dessa cruz rida fronte.

Junto ao mar sem parcimnia lbaro nesse mar desnecessrio corpo.

A confisso
Para Nelson J. Y.

Foi a primeira vez que eu te contei uma coisa, das outras vezes o assunto veio de fora ou pelo menos era assim que aparecia, afinal, falar duas horas sobre o Congresso Nacional no se parece em nada com uma confisso. Mas talvez fosse. Falar sobre a cor do seu carro, lembrar da falta de copos, contar sobre o seu cachorro, enfim Deus minha testemunha! as linhas so sempre tortas. Voc podia estar falando de uma coisa pela outra de uma coisa sobre a outra, uma palavra sobre a outra, um e outro, enfim, meu amigo, saiba que me importo com a falta de copos, e me preocupo com a doena do seu cachorro, com a cor do seu carro, com a conexo da internet e todas as outras bobagens. Tudo isso voc, como esse vazio que s vezes me prostra, e que no sei se voc pode ouvir e que no sei se consigo calar, mas isso no importa: voc estava l, voc no fugiu voc olhava em meus olhos, seu leno branco no pescoo respondeu algo impreciso, pegou um copo com gua e biscoitos e vigiou calmamente o silncio que se seguiu.

A cidade
Para Bruno e Raquel

Antes os picos de neves eternas, a mesma Lua e as paisagens da infncia, estaes e pedras, rvores e idias mais todas coisas que nunca mudam. Antes os pais, as mes e os filhos, mveis estticos sob os ps e as vigas pedras cravadas nas prateleiras de livros sob a pgina branca, enrijecidas slabas. Hoje estas rvores de livros turvos, plos derretidos invernos surdos cinzas de mveis e crianas curvas areia branca sobre a face muda. Movem-se. A verdade ama esconder-se. Movem-se. Entrar duas vezes no mesmo rio. Movem-se. Dura a luta contra o desejo. Movem-se. S voc fica ao, ao, ao.

A margem
Gargalha, ri, num riso de tormenta Cruz e Souza

Arrumou os cabelos e comprou chiclete, trazia papis embaixo do brao, o cu sem nuvens, espao e Sol rio estril e ambulncias. No so flores, de fato, no soda, no bolinho, no moleza, so dois palito, nada se cria nesse lento hiato: meditao em foco de hidrocarburetos. Nada se cria, mas ele sabe danar e vai ser hoje, ele sabe que hoje depois de ler e reler essas pginas depois da trupe dessa Marginal compacta, saindo do nibus, no fim do expediente, mas se no der, enfim, amanh, que seja... Pois ele quer danar e abrir os braos ou ele pensa nisso e esticar as pernas ou so elas que fazem assim, assim e o tronco torcendo sozinho - e o pescoo e tudo isso um teste: est tudo ali, ningum dorme ningum durma. Ele cede o lugar para a moa bonita e sorri e apara as arestas nesse nterim de acolovelos: ele sorri exatamente onde nada se cria um sorriso de tormenta.

Um motor, uma seta, placa, gs e sol: amanh ele quer danar ou ele vai danar, mesmo que falte dinheiro, enfim, mesmo que falte saliva; j no h mais esquinas, limpa a testa e corre rio, mas no bolinho, ele no sabe cantar, mas dana para testar a direo dos msculos, no so flores de fato mas esto todos ali: cabea, tronco, perna e p. Se no for amanh vai ser outro dia se no for hoje pode ser que ele esquea seja feita a vossa vontade, vibra essa luz que do ar transborda para as margens crispadas do dia.

Fub Quando isso tudo acabar, quando silncio ou alvio, quando saber o que esperar, quando. Trocar de roupa e tomar Sol, comer fub e comprar livros quando isso tudo acabar quando. Nem tempo e no madeixas, no idias e nem livros, no sombra, nem pavor, nem gritos. Quando saber o que esperar comer fub e comprar livros e quando a morte chegar quando?

O cheiro da andorinha Chove a cntaros e o ar carregado corta-se faca, no ser fcil esquecer o cheiro da terra molhada e a cor da sua face na penumbra; no ser fcil esquecer o cheiro dessa terra e o cantar dos pssaros recolhendo-se nas copas nessa tarde de janelas fechadas, lenis brancos e alfazema. Temos algumas moedas para trocar, sobraram po e queijo, uma rstia, ponho a cadeira sobre a mesa, seu encosto invertido: uma, duas, seis; risco a madeira com as unhas, agarro o espaldar por um minuto e fao o tempo parar sob suas pernas que escapam entre meus ps e se esgueiram por detrs das rvores na ltima esquina. J no h ningum, por isso talvez no houvesse mesmo sentido, todas as garrafas vazias; voc deveria ter pensado nisso antes e ter comprado mais vodka e cachaa, a cachaa com carqueja de que meu pai gostava. Voc nunca gostou do meu pai, verdade? Perguntar para qu? Quando eu te conheci meu pai j estava morto? J no me lembro. Quase cinco dias de chuva, vai ser difcil esquecer seu cheiro de madeira arranhada e alfazema.

Os troncos sem casca exalando um odor enjoado de pssaros e seiva, misturando penas e folhas, bicos encapelados, galhos pontudos; no seria nada estranho se as rvores comeassem a cantar agora no seria nada estranho, de fato, que este fosse o cheiro daquela andorinha pousada no ramo mais alto da rvore mais alta, a sua parte inacessvel.

No silncio spero da coisa viva Eu queria que meus culos fossem um copo. Resistir metfora hoje em dia como se recusasse a ver e a ver. E tudo isso que est prenhe nesta pgina, mais tudo isso que se mostra nesta lente, mais tudo isso que se pe no cor da coisa, mais outra coisa e outra coisa e outra coisa. Como a gua que brotasse sem hiato na torrente de gua viva, pois hoje em dia nada pode estar quieto e o que grita como se levemente sussurrasse, slaba que tudo move. Mas todos sabem que dor a face feita no silncio spero da coisa viva, dor movente ou movimento, toda dor lbil sentena.

A cerca Sol estalando a cerca que risca a grama seca. Algum diria: esttica, divide da terra as partes inteligveis o preo, o pedao. Funda a linha da margem dentro e quem pudesse entrar veria rasgando a terra um veloz laminar a pele da laranja recolhida sem dvidas sobre a relva de c. J no se v quem l chega, mas quando o chegar j fra impregnado da terra deste lado e desta banda aponta acima das farpas a pode-se mesmo dizer da pessoa que se abriga por detrs do arame: o meu direito e o meu cho. S assim, satisfeita, a cerca flori.

As rvores
sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta. lvaro de Campos

Quando se trata de inventar uma rvore melhor suprimir sua sombra. Ela no existe antes do gesto: escolha do ponto de fuga. Esta mulher tambm no existe e o que ela me disse hoje tambm. Olhar esta mulher at desaparec-la, mas como possvel evit-lo? (Disso tudo j sabemos) Mas como ser evit-lo? Como no pensar esta rvore ou qualquer coisa, qualquer esta mulher, esta outra ou a coisa da outra coisa? E como impedir que todas se calem? O que elas tm a dizer? As rvores gritam? O que?

A semente E se voc tivesse encontrado a pedra da palavra e suas mos moles derramassem todo o sumo que ao cair brotasse em cera? E se essa pedra fosse, na verdade, semente da cera que algum pensando, observava e havia como tambm houve um dia na infncia sem semente, sem remdio? E se essa pedra se perdesse antes do tempo e voc no pudesse sequer colh-la, como se a slaba espremida alcanasse o inverso da lngua por trs daquilo que voc diria? Aborto, a sua pedra especfica? E se voc fosse muda? Carne, s esta pedra sem sumo?

O rio

Nada no rio se move exceto a pena que atravessa a rua estreita sobre os dias, nuvens de estio. Sopra mas no se move venta sob a pena que se esvai zunindo feita do som que irradia. Laminar as vagas no ar riscar as guas paradas num respiro gua que no se move sempre a mesma gua penar.

No como a erva, mas s-la

para rico Nogueira


Salmos 90 SENHOR, tu tens sido o nosso refgio, de gerao em gerao. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu s Deus. Tu reduzes o homem destruio; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. Porque mil anos so aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a viglia da noite. Tu os levas como uma corrente de gua; so como um sono; de manh so como a erva que cresce. De madrugada floresce e cresce; tarde corta-se e seca. Pois somos consumidos pela tua ira, e pelo teu furor somos angustiados.

De noite todos os olhos e de manh a viglia. Por que mil anos so teus olhos, meu Deus? No sei falar sobre o tempo. Antes erva ou porco ou gato, antes rio e ningum me levaria. Ningum me diria estas palavras que vejo nos olhos de sua filha, os montes nascidos e a terra que tampouco ainda vejo. Antes a erva sobre a plancie no como a erva, mas s-la viver de Sua gua e de sua Sua luz. De eternidade em eternidade, ser erva seca decepada: a no poder am-lo, meu Deus melhor ser no ter nascido. Eu no te amo, meu Deus, eu no entendo.

Ptala

Um par de sapatos claros e roupa de ir missa, as rosas claras na lngua a boca aberta de estanho. Gravata, flores, telhado quando chover, desiguais quando chovesse, fumaa, nesta paisagem lunar, nesta paisagem de inverno e candelabros de estanho, janela aberta sem olhos, ou olhos gemas accias. Oh glria a Deus nas alturas! As formas de uma menina madeira clara e sapatos, clios de ptala em sombra, noite sem olhos de estanho encarpelados sem pulso, j no se v, mas meu filho quem ousaria inda olhar?

Cerejas

Olho para a mesa com olhos de dez anos atrs ela a mesma, mas no sou eu quem faz os comentrios leves por trs da tigela de cerejas; no sou eu quem oferece um brinde sua me e serve o vinho, entre palavras e doces espalhados com displicncia por todos os cantos da nossa casa e no sou eu quem encerra a noite com um beijo na sua testa e ajuda a recolher os pratos cheirando seus cabelos e lava a tigela das cerejas, cheirando seus cabelos, e lamenta em silncio a morte do pai porque decide terminar de beber o vinho para no viver mais um momento do avesso. No era eu. Eu no saberia desviar a conversa para evitar que seu irmo falasse daquele vero na praia, porque todos sabiam que, se ele chorasse, a noite estaria arruinada, ainda mais ele, o mais novo; eu no teria dinheiro para comprar tantos presentes e tambm nunca teria pensado em convidar seu pai e suas tias para que se encontrassem em territrio neutro depois de quase quinze anos, as mgoas que ficam aps a morte de um parente querido, as mgoas de uma morte lenta, cara e dolorosa, que ainda embaralha nossa viso. Eu no teria feito nada disso, eu no sei lidar com essas coisas, eu no consigo aliviar a dor de ningum. Minha presena sempre marcada por um certo incmodo, eu me acostumei a estragar a festa, a ser o chato da noite e a desfazer todas as rodas de conversa. No era eu. Eu no saberia. Por isso eu sei que ningum sentiu minha falta e sequer perguntou por mim ou fez meno de me telefonar para saber se eu ainda estava vivo, para tomar cincia da minha situao e, quem sabe, me tirar dessa sala fechada sem janelas, desse quarto abafado sem portas, dessa varanda sem parapeito; dessa cozinha sem armrios para guardar comida, casado com uma mulher amarga e sem cabelos, amordaado e preso a esta cadeira em meio a tanto silncio, tanto silncio, tanto silncio, tanto silncio, tanto

silncio.

A rosa

A rose is a rose is a rose. Gertrud Stein Para Ana M.

Po sobre a mesa, pain, brt, brd, bread, pane, pan, ,, , , , : o po sobre a mesa no cheira mais doce. Silncio sobre a mesa, palavra, norte, azul, pedra, sono, tom, , , , , : o silncio sobre a mesa, no cheira mais doce. sobre a mesa, po, silncio, tom, o sobre a mesa, no cheira mais doce. A palavra que se guarda e o po, o silncio que se guarda e a mesa, uma rosa que se guarda e o tom, no cheiram mais doce. Entre o po e ; entre e o silncio, entre o po e a mesa: Uma rosa uma rosa uma rosa. As palavras e ns: diz-las ou cheir-las. Entre o cheiro e rosa: Diz? ,. O teu cheiro e voc: Diz? Teu silncio de guarda. Como o po da palavra: Diz? Mas quando?

Sal

No to grave assim no ter o que comer, morar ou vestir; a estrutura familiar no importa tanto nem os objetos guardados na gaveta a sala repleta de variedades, o armrio de loua onde algum v moedas e os dentes de um rato. Vender txicos e disparar tiros morrer aos 15, 16 anos, enfrentar a polcia com seus fuzis, assaltar uma padaria e matar uma velha, atropelar um menino que atravessava a rua, quem sabe estuprar a prpria filha, nada disso muito grave, ningum deve pagar. Quebrar com os ps todos os ossos de um rosto, estuprar uma mulher e quebrar seus dentes, enforcar uma criana no cano do chuveiro, enfiar bem fundo uma faca na barriga e lacerar o fgado: no vale a pena procurar os autores para imputar-lhes a culpa ou os fatos. Ningum deve pagar, no faz sentido: s vezes os obstculos so feitos de pedra s vezes de sal, s vezes de carne.

16

... pois no se trata de adquirir estradas ou do direito de habit-las os mapas orientam apenas algumas viagens e todas as outras tm apenas este espao nas manchetes, e mesmo esta fria de tantas guerras e vibraes nucleares, o mesmo espao em que se deslocam carros e letras, linhas e alamedas: as pessoas j no caminham e por isso ficam fora da minha equao. ... algum resolveu comprar um mapa e algum resolveu desenh-lo: nenhuma das opes em si, como nada mais ou nada nunca valeu em si nesta mesma fria e sua performance porque quando h fria tudo se divide em dois e mais fcil matar, pois quem odeia v tudo claro e de se perguntar, afinal, se o que ilumina no faz, de fato, escuro, ou ao menos densa penumbra e por isso deixo a luz sempre fora da minha equao. ... ou deixo a luz bem fraca para divisar algum reflexo. O Sol no ilumina mais nada e o pensamento eltrico sonha amores de frmica e bebe caf solvel, mas nem por isso tudo o que humano se degrada, pois s o real pensa e pensa melhor no escuro e vive no escuro e gosta de roupas negras, para esconder imperfeies fsicas e at alguns membros ausentes, pois seus amores so eltricos como esse fogo que derrete e atia tantas metforas e que pretendo deixar fora da minha equao, para manter apenas a luz solar que ilumina os andarilhos e os andarilhos eles prprios, mais os paladinos da justia, seus profetas e sacerdotes, no os que clamam por ela, mas os que prometem entreg-la e sabem onde ela est ou os que apenas desconfiam por isso sonham acordados e no precisam perguntar a ningum, pois todo orculo dbio. ... por isso uma metafsica de automveis e caf solvel, mesmo sem fogo: como as palavras devem se conformar ao vivo, como os sbios de outrora, os andarilhos, poetas, loucos, visionrios, e os mestres de hoje aos quais quase todos algum dia sonharam perguntar

sobre a verdade e eles sempre responderam, diga-se, nunca negaram seu saber generoso sobre o que existe alm da vida e mesmo nela, os sbios nunca recusaram respostas humanidade o que a vem reduzindo a um monte de merda: nada se perdeu.

Welfare State

Em qualquer solenidade respeitamos os sentidos de sentar-se e levantar-se bem certo na hora precisa um assunto, um aceno a roupa bem escolhida, um sapato e um vestido que no falta. Ocasies de compostura e vocabulrio restritos, a palavra meditada, sempre precisa e contida, frases soltas, comentrios, sem nenhuma ousadia o elogio, a idia, que no falta. Por onde entrar e sair, ordens de pratos, padrinhos o andar dos convidados, os discursos e as vivas, tantas flores coloridas nos vasos desse jardim, tantas cores e nenhuma que no falta. Tudo perfeito, medido, ah se vida fosse assim! Felicidade e sapato que no falta.

O corpo

Ter visto o que eu j vi no deixaria ningum atnito: as mesmas pedras sangram neste mar de ondas slidas. Ningum se espantaria: ps lacerados mascando cacos de vidro, ombros riscados e olhos sem vio mas quantos no sofreram bem mais? Nada especial nas minhas feridas: ousar pedir em meu nome: esta orao para um Deus surdo que tudo v e que cala a cada golpe como gua risca as pedras mudas, pois quantos no sofreram bem mais?

Tbia
para Mala-cara, cachorro tico.

Seria preciso ter dois estmagos para digerir a rao diria que lhe sirvo. Quem sabe sobre a mesma tbia repousem o homem e o menino? Seria preciso ter dois estmagos para digerir a rao diria que lhe sirvo. No vi, voc quieto degelo charco sem matizes surdo inverno nem tom golpe espasmo deglutido af interno, distncia eu no tentei, mas sabia na pele, sobretudo na cara em que a chaga se imprimia. Eu no tentei o osso atrs da ma refletida um surdo interno toco trama cerrada contida. Eu no tentei, sua cara estmago tempo corrido metade de mim, sua cara eu no tentei, mas sabia. Quem sabe a mesma tbia sustente o homem e a sina? Seria preciso dois estmagos para digerir a rao diria que lhe sirvo. (ser preciso saber confiar nos prprios ossos) Eu no tentei, mas devia eu no tentei, mas sabia que preciso ter dois olhos pra sobretudo a rotina e ter tambm dois estmagos para o po que se imagina.

Minha mulher

Vou fazer apenas o que eu puder, mas e se a palavra no bastasse e meu corpo velho falhasse no momento crucial em que fosse imprescindvel que tudo desse certo e tudo ficasse definitivamente para sempre resolvido e todos pudessem voltar para a casa limpa e pudessem finalmente dormir em paz; mas se meu esforo no chegasse a impressionar os parentes e se a tua famlia passasse a me olhar como se eu fosse um fraco e seus filhos sentissem que no podem mais confiar em mim e eu passasse a esquecer de coisas importantes e eu deixasse de ouvir algumas coisas importantes e esquecesse de comprar os fsforos no supermercado e deixasse para comprar os presentes na ltima hora e se as minhas mos tremessem por qualquer motivo besta; e se eu quisesse desistir de alguma coisa imprescindvel e sentisse que iria falhar em alguma coisa imprescindvel, ou se eu fizesse meno de falhar em alguma dessas coisas e quisesse ficar trancado no quarto para pensar na vida por alguns momentos, no quarto para pensar na vida ou quem sabe conversar um pouco sobre tudo isso, e ficar quieto s um pouco no meu canto, eu sei: tenho de estar sempre alerta, para sempre, estar sempre alerta, eu sei: melhor no contar com a sua compreenso. Pois h tantas coisas imperdoveis, tantos milhares de coisas imperdoveis e tantas maneiras de falhar; que talvez eu s possa mesmo pensar e fazer o que eu puder, eu s possa mesmo tentar conseguir fazer o que eu puder, mas eu sei que no fim das contas vou terminar sozinho, eu sei, que no fundo, estarei sempre sozinho, eu e meu medo.

A caladeira

No comprei os sapatos gentilmente indicados pelo vendedor prestativo: as nuances de cores e linhas eram de difcil apreenso pelo preo razoavelmente oferecido, tambm o cheiro soturno e a textura do couro esticado sobre a armao de madeira e sobre a pele dormida que ele chamava de face quase oculta por anos de propaganda enganosa. Mas nada estava bom: no gostei do franzido do lado ou da fivela o salto me pareceu muito alto como seria minha queda, com tantos buracos na calada e tanta poeira na estrada: sapatos de pelica, afinal, so feitos para ricos ou para casamentos. A caladeira escapou das mos experientes: Quem sabe um nmero maior ou um menor, uma festa? A verdade que eu no saberia onde us-los, nessa vida subtrada da sua presena, eu no teria onde us-los, nesta paisagem lunar. Mas mesmo assim dei-me ao trabalho de experiment-los, como se voc ainda estivesse viva e devo confessar que faz-lo, como tantas coisas, no deixou nenhuma seqela. Todas as outras, como um sapato apertado, um vendedor chato ou um pedao de carne podre impem a sua presena inescapvel. Roberto, o chapeiro

Roberto, o chapeiro, prepara meu sanduche de lombinho com queijo branco enquanto comenta o resultado do BBB, do jogo e da loteria e suas mos - palavras escandidas a fogo so exatas como as batidas do relgio da torre no alto da abadia. Mas os sinos hoje dobram em automtico, carrilho eletrnico com botes, chips e fios e este meu chapeiro mecnico sempre em curso, moto perptuo, presente na comida e na minha vida. como as paredes grossas que sustentam os anos, os milhes de anos deste batistrio. Bom dia Roberto sempre presente o lobinho com queijo como meu pai comia, mas um dia ele estava l e no outro, j no estava: Boa noite Roberto, meu querido.

As neves do Kilimanjaro

O pssaro controla seu vo, mas no a pluma. Como a experincia da deriva poderia interessar-te? Qualquer dia, qualquer hora, qualquer oferta de aventura. Paga em trs vezes. Um bugle jump na Austrlia ou as montanhas geladas. Chapadas e rios caudalosos afeitos a pequenos botes. Equipamentos precisos nos saltos em vo livre. Saltar preciso como o pssaro para evitar a deriva. Em trs vezes, sem juros, tudo minuciosamente, to grandes e incrveis aventuras nas neves do Kilimanjaro! O importante na vida preencher todo o tempo.

A meia (poema didtico)

Minhas gavetas sempre quase bem arrumadas. Isso te irrita. o quase que te mata o limiar inexplicvel que separa, por exemplo, esta meia, da mais completa perfeio. Um esforinho a mais, o que me custaria? Separar uma coisa da outra naquele cuidado final, naquele toque final, de cuidado que eu no posso te dar e que voc v to claro nesta meia furada que eu insisto em usar. E isso que te mata. Mas nada disso significa que eu no te ame, quer dizer, no fundo significa, afinal, dizer o contrrio depois de Nietzsche, seria muita pretenso. Eu mereo que voc me abandone. E bastaria livrar-me das meias para te ter ao infinito! Mas ser isso possvel quanto tudo ameaa? A mortalha As coisas se acumulam nas estantes e nas gavetas,

as coisas possveis e as impossveis, na memria, apenas as possveis, a parte mais pobre do vivente a parte mais fcil do desejo sem parcimnia. Louvar o desejo o esporte favorito dos amantes louvar o desejo como desmedida, os psicanalistas e a palavra amor vai sendo saboreada desmedida como se dotada de superioridade tica desmedida, sinta: desmedida e diga de novo: desmedida sentindo o sangue fluir como um cowboy no mundo de Malboro. Ns que amamos as leis, artfices das trevas, ns que apreciamos as nuances, costureiros de mortalhas ns que esperamos antes de gritar, os verdadeiros monstros deste mundo opaco e sem amor, coveiros da vida nua ou teceles do medo. E as coisas se acumulam nestas gavetas e se amontoam nestas estantes, as coisas possveis e as impossveis as coisas possveis impossveis e as impossveis possveis, a parte mais pobre do vivente praticada com parcimnia, pois o negativo tambm se mede pelo desejo gestado: mas tudo tudo e nada nada j dizia o grande Georg Wilhelm Friedrich Hegel no comeo da Grande Lgica. A nuvem

Os poetas obscuros no tm escolha como ser gay, os filsofos obscuros tambm como ser mulher ou ser homem ou como gostar de jujuba. Pois de certa forma gostar dela s-la o que fica claro quando ela fica esquecida no supermercado e nos assalta uma dor metafsica dor de falta de fundamento. Uma metafsica da jujuba: ningum seria levado a srio se propusesse algo assim, mas a matria das nicas que hoje em dia sustentaria tal questo Uma metafsica que explicasse porque preciso engordar-se porque preciso tanta matria e tanto peso nos ombros. Mas em suma no temos escolha em certa medida ningum tem escolha, pois como a nuvem tantas coisas simplesmente aparecem de uma maneira especfica, elas simplesmente aparecem e preciso aceit-las.

Alguns poetas so obscuros, alguns filsofos tambm, alguns humanos so gays mais tantas e tantas nuances, alguns poetas sos claros e alguns gays obscuros,

alguns filsofos so homens, alguns poetas tambm e alguns deles adoram jujuba j outros simplesmente a odeiam! E preciso aceit-los preciso aceit-los, no h escolha.

A pele

Chegue mais perto de onde se pode ver todos os vincos do meu rosto todas as rugas da minha testa, pois isso necessrio para entender, finalmente, o quadro geral. H nuvens brancas sobre o lago, o Sol nasceu sobre a colina, as flores e o vento danam contidos nas palavras apenas ditas. Chegue mais perto, de onde se pode ver tudo aquilo que falta para entender completamente o quadro geral. H nuvens brancas sob o lago e o Sol nasceu sob a colina, sob a gua flores inversas e tudo mais que ela contm no se trata, nunca de mera reproduo. Pois o que a gua reflete com todos os vincos e rugas e todos os rastros e sombras - pode-se ver daqui mesmo e tambm ser necessrio para entender, finalmente, o quadro geral. Para entender completamente cada reflexo e raio de luz de cada dia, lago e palavra que ainda nos resta. Coxa

Coisas com pernas, seres com pernas, ter pernas, no ter pernas: uma ciso entre outras. Coisas com asas, seres com asas, ter asas, no ter asas: uma ciso entre outras. Coisas com pernas e seres com asas. Toda ciso e o que se faz com ela e o que se quer pens-la e o que se faz vo-la, tambm quem no desista e que sequer se esquea e que espere bem mais do que o que j est dado. Seres com pernas e coisas com asas.

Vento, areia e sal

O mar repete: vento, areia e sal as mesmas roupas, no importa a ocasio. Dia de festa, dia de trabalho: o mar se cobre das mesmas tnicas, a mesma luz em variaes previsveis. Contabilizamos seus tons e as mars com uma rgua de acrlico: vento areia e sal, as mesmas dvidas.

A voz

No h mais intervalos pois mesmo durante o sono, alguma coisa se pe a fazer em mim alguma coisa se pe a pensar em mim alguma coisa em mim como ferramenta que corta e torce, esmaga e rasga. No h mais intervalos, sorrio sempre um riso de tormenta, a chuva sempre cai entre os veculos atrs das guias sujas morrem rvores e comem ratos. No h mais intervalos, no h mais um espao ou passo ou ar, no h mais um silncio, som unssono sem tom, dissente, resto, asco sem encaixe. Mas s vezes, acidente, alguma nota - vibra - que se encaixa, s vezes algum canto ou tom ou silvo s vezes e uma vez, o que basta: intervalo que interrompe a cadeia de impasses. Uma conversa, uma nota, um olhar, uma linha um almoo, um pedao, um sorriso que se encaixa.

A verruga

Ele estava parado ali talvez no suficientemente parado, os plos, olhos e o vento, dilatao das narinas, as costas sobre a mureta ondulando com o asfalto sob o peso da escavadeira. Ele estava parado ali, cravado como uma lagosta no prato que ainda respirasse nas mos que ainda nos vissem, chegando por trs dos dentes bueiros, ps, cal e cabelos. Mo parada sobre o brao sem evitar as ferramentas, culos, luvas, capacete, espalhadas pedras, cimento, furando as paredes com os cotovelos e afastando as rvores do caminho. As mos estticas brancas, guardando distncia das imagens, evitando implicaes serenadas de todo corpo em movimento: ele todo parado ali sem trao de cumplicidade. Um moto perptuo, agora as alas de couro sem pinas, a rotao ferica das garras nessa construo sem portas, sem trao de alfazema. Essa construo, um furnculo um calombo no meio das costas e setas pontiagudos uma protuberncia, um cancro, uma espinha, ele

parado ali como verruga.

A carne da batata

Se aquela batata tivesse mesmo existido eu a teria comido. Mas se a comesse, teria sido ela mesmo uma batata? Teria tido eu dentes capazes de com-la? E um estmago capaz de diger-la? Ou teria sido ela na verdade um canap num coquetel burgus? Ou a batata reles no prato de loua branca perifrica? Se aquela batata tivesse sido comida, restariam-me dentes? E seriam eles meus dentes? Ou teriam sido cravados na boca de uma outra criatura? E de que espcie ela seria? Da espcie que se come crua? A carne da batata estaria agora vibrando em minha boca. A carne da batata estaria agora embebida em cuspe. A carne mordida da batata triturada em cuspe. A carne subtrada da batata. A carne vazia da batata. A carne convulsa da batata. A carne da batata. Persiste.

Arame farpado

Seu amor desesperado no mudou sua rotina. Sete e meia, oito e meia, j na aula de pilates. Seu amor desesperado no atrasou os relgios. Cinco e quinze, seis e quinze, passeando o cachorro. Seu amor desesperado no mexeu nenhum mvel. Quatro metros, cinco metros, cama com criado-mudo. Seu amor desesperado no mexeu nenhum msculo. Omoplata, fisiocrata, no dizer uma palavra. Seu amor desesperado no mudou sua rotina. Ele vibra, soa e di como se no fosse o bvio. Seu amor desesperado me mantm bem distncia. E no me pergunta nada, feito arame-farpado. Eu: intervalo. Eu: absurdo. Eu: entreato. Eu: hiato.

O que quer me navega

Passo o dia disperso, passo como biruta, vento, vento sem vela bem fincado na terra. Passo o dia desperto, passo como biruta, tempo, tempo, sem reta nessa rata sem meta. Se eu gostei do jornal matinal eu leio, essa meia metade discuto, esse tero de idia insisto, nessa parte da massa inculta. E se algum for falar de sair, eu cuspo, se brincar de andar, eu chuto, se ralhar de correr, eu surto, se cismar de remar, expulso. Passo o dia interno, passo como biruta, senso, senso sem sela o sapato sem rela. Passo o dia inverno, passo como biruta, lao, lao sem trela o que quer me navega.

Cifra

Que ela se dispa devagar e que ele mea com firmeza o alcance dos fuzis. Nesta passagem, algumas horas se dissipam, olhos se fecham, mos sobre mos desguarnecidas, sem tempo para queixas. Que ele se cale sem ndoas e que ela encontre bem menos do que procura. Nesta passagem, todos os passos previstos, quem sabe algum desvio virgem de mapas, hiato; o que restaria imaginar para que ruas e caladas cumprissem a sua antiga promessa de deriva. Que ningum nunca diga nada e que nada seja tocado, imveis, nenhum esclarecimento, reste nenhuma pedra sobre pedra. Que ela durma tranqila e que ele acorde morto e apodrea, morto, livre de mgoas.

O helicptero (poema didtico)

A poesia, como qualquer pessoa, resiste a explicaes. Quem seria capaz de dizer, definitivamente, o que realmente ? Pontos de vista, mudanas pessoais, mudanas polticas e convulses sociais: poesia maneira de ser indivduo. Deslocar, condensar, transformar a linguagem, usar as palavras contra a lei, criar novas regras: a poesia e as pessoas s esto vivas quando podem transformar. E preciso respeit-las, rtulos, papis, funes: aprisionar a poesia como se faz com o amor para poder control-la: a poesia sempre tentar fugir. Nascer, crescer, morrer, reinventar-se para lidar com o tempo, ou adequar-se ao maquinismo exasperantemente para comer, vestir, amar e comprar.

Ser indivduo dizer:

"Chega!", nem que seja para escrever um verso plcido- desesperado: Chega!, ou qualquer acorde dissonante, alis poesia- indivduo dissonante. Um grito pode surgir em qualquer lugar, no meio da frase, um estado da linguagem, como sade e alegria so um estado do corpo-alma. A poesia como um helicptero rugindo alto, surgindo do nada em qualquer lugar, um helicptero, beija-flor, avio de papel ou dente de leo que capturam o olhar e alteram as feies da paisagem e fazem o corao parar e dar um salto. A poesia a lngua acelerando nosso sangue. Palavras de amor, palavras de dio, pele-palavra, nota-slaba: a poesia, como som, acontece tambm no simultaneamente, poesia que ruge e eleva, como um helicptero. Como fariam os beats

Pegar a estrada, sem destino, como faziam os beats, as pistas correm paralelas, faixas pintadas e faris acesos, apontam um lugar distante qualquer, como faziam os beats, postos de gasolina, barreiras policiais, h muitos sinais, obstculos, nenhuma deriva. Como faziam os beats hoje eu viajo para melhor lembrar, lenis na cama branca, um beijo leve, dedos roando a nuca branca, atresavessando espaos internos. Como faziam os beats, hoje eu viajo para melhor voltar, depois da batalha deste dia, antes da dura estrada, esta que nos leva, ao mesmo lugar, nestas esquinas, ainda, nossas palavras, como fariam os beats, hoje eu viajo, para saber ficar.

Parte cinza

Meu poema a conduta da chama, a percia do fogo: o poeta, a madeira, esta noite vai, sua parte negra. Meu poema o espao do fogo, a presena da chama: a estrada, sem rastro, esta noite vai sua parte viva. Sem qualquer distino, corao ou discernimento, o poema, a poesia, esta noite vai, sua parte cinza.

Vous aimerez peut-être aussi