Vous êtes sur la page 1sur 37

1.

Introduo
Os objetos observados no dia a dia so tridimensionais (3D largura, comprimento e altura), no entanto, por facilidade de representao, os projetos de peas ou at mesmo de edifcios so elaborados utilizando-se duas dimenses 2D, por esta razo, necessita-se de vrios modelos 2D, plantas, vistas laterais e frontais, etc. Os desenhos em 3D, assim como, os objetos 3D, eliminam significativamente a necessidade de visualizar detalhes pertencentes a outros planos de vista, ou seja, as informaes do modelo so claras e evidentes. Ao trabalhar com 2D usa-se normalmente o plano de visualizao XY; j com o uso de trs dimenses 3D, passa-se a ter um outro eixo coordenado, convencionalmente chamado de Z, que imaginrio, ou seja, ele no exibido na tela.

Modelo Tridimensional 3D

Modelo Bidimensional 2D

Desenhar com 3D no mais difcil que trabalhar em 2D, entretanto, exige um bom domnio de viso espacial, pois, com a introduo de uma terceira dimenso, possibilita ao usurio visualizar os modelos por infinitos planos de desenho e no apenas atravs do plano X-Y dos desenhos 2D.

AutoCAD2000 3D

2. Regra da Mo Direita
A regra da mo direita utilizada no AutoCAD para indicar o sentido positivo dos eixos XYZ. Esta regra estabelece que: se formarmos com os dedos polegar, indicador e o dedo mdio da mo direita um sistema de coordenadas o sentido de X positivo o na direo do polegar, o Y positivo na direo do indicador e o dedo mdio indica a direo positiva de Z, como ilustrado na Figura abaixo.

A rotao positiva em torno de qualquer eixo estabelecida ao apontarmos o dedo polegar na direo positiva do eixo e fecharmos a mo, conforme a figura abaixo.

Portanto, poder ser imaginada no monitor da forma que est representada na figura abaixo:

Y X

AutoCAD2000 3D

3. Coordenadas Tridimensionais
Os programas de desenho assistido por computador so na sua grande maioria totalmente tridimensionais, possibilitando o desenho de qualquer objeto no espao. Para utilizar este sistema precisamos primeiramente estabelecer e compreender o sistema de coordenadas em trs dimenses.

3.1 - Coordenada Cartesiana Absoluta


Para especificar a coordenada de um ponto em 3D fazemos como no sistema 2D, s que agora devemos tambm especificar a coordenada Z. No sistema cartesiano absoluto X,Y,Z, exemplo: 5,3,4, o que significa um ponto 5 positivo em X, 3 positivo em Y e 4 positivo em Z, conforme no sistema de coordenadas demonstrado atravs do desenho abaixo:

AutoCAD2000 3D 3.2 - Coordenada Cartesiana Relativa


J a coordenada relativa possui a seguinte sintaxe @X,Y,X, exemplo: @-7,4,5 o que

significa que em relao ao ultimo ponto foi deslocado -7 em X, 4 em Y e 5 em Z. Conforme o

modelo demonstrado no desenho abaixo:

3.3 - Coordenada Cilndrica


O sistema de coordenada cilndrica similar s coordenadas polares em 2D adicionando a distancia perpendicular ao plano XY, a sintaxe a seguinte: @Distncia<ngulo, Altura; exemplo: 8<30,20 indica um ponto 8 unidades em X no sistema UCS, 30 graus a partir de X no plano XY e 20 unidades distante do plano XY em Z.

AutoCAD2000 3D 3.4 - Coordenada Esfrica


Funciona de forma semelhante a coordenada polar em 2D, s que, introduzido a

posio por meio do ngulo que ela faz com o plano XY, possuindo portanto, a seguinte sintaxe @Distncia<ngulo no plano XY<ngulo em relao a XY, por exemplo: @10<45<30, indica que ser construda uma linha com o comprimento de 10m, com o ngulo no plano XY de 45 e com um ngulo de inclinao em relao ao plano XY de 30, conforme o modelo abaixo.

AutoCAD2000 3D

4. Sistemas de Coordenadas
O AutoCAD realiza grande parte da construo de modelos tridimensionais sobre o sistema de coordenadas universal WCS (World Coordenate System), porm, durante a execuo do modelamento, o usurio poder necessitar de novos planos de trabalho, que se adaptem melhor ao seu modelo. Diante dessa situao, ir ter que utilizar o sistema de coordenadas do usurio - UCS (User Coordenate System).

4.1. SISTEMA DE COORDENADAS UNIVERSAL


O sistema de coordenadas universal WCS o sistema de coordenadas padro (default) do AutoCAD, batizado de sistema do mundo World um sistema de coordenadas cartesianas com os eixos denominados de X, Y e Z. O plano de trabalho, a superfcie por onde se move o cursor, o plano horizontal XY. No ambiente de desenho 2D do AutoCAD, o plano XY colocado em vista paralela ao plano do Monitor com o eixo das elevaes, o eixo Z, normal a este plano e apontando na direo do usurio, conforme o modelo abaixo.

Y X

Um cone em forma de um L, geralmente desenhado no canto inferior esquerdo da rea grfica, mostra a posio do sistema de coordenadas ativo; conforme o modelo desenhado abaixo:

AutoCAD2000 3D
Se o cone do WCS no estiver aparecendo em seu sistema digite UCSICON e escolha a

opo ON para ativ-lo. 4.1.1 - UCSICON: Comando utilizado para configurar a visualizao do cone do sistema de coordenadas. Acessos: UCSICON; Menu Barra\View\Display\UCS con. Opes do comando: ON OFF All Ativa o cone do sistema de coordenadas; Desativa o cone do sistema de coordenadas; Atualiza a configurao em todas as viewports exibidas, de outra forma, as alteraes afetaram apenas a viewport atual; Exibe sempre o cone do sistema de coordenas no canto inferior esquerdo das viewports; Exibe o cone do sistema de coordenadas na origem 0,0,0 do UCS atual, caso seja possvel, pois, pode ser que a origem pode no esteja localizada dentro do enquadramento atual da rea de trabalho, ocorrendo isto, ela ser exibida no canto inferior esquerdo das viewports.

Noorigin

Origin

4.2. SISTEMA DE COORDENADAS DO USURIO (UCS)


O UCS - User Coordinates System disponibiliza um sistema de coordenadas mveis para a entrada destes postos, plano de trabalho e visualizao. Muitos comandos de edio do AutoCAD so dependentes da localizao e orientao da UCS e usualmente os objetos so desenhados na UCS corrente. O AutoCAD rene no comando UCS as opes que permitem estabelecer diferentes sistemas de coordenadas espaciais cartesianas, caracterizados por uma posio para o ponto origem do sistema, e a direo dos eixos X, Y e Z, ortogonais entre si. A importncia destes recursos para a modelagem tridimensional fundamental. Considere o fato que o dispositivo de entrada de coordenadas espaciais dos grficos no AutoCAD, normalmente o mouse, s se move em duas direes sobre o plano da mesa (plano XY). Criando novos sistemas de coordenadas e, conseqentemente mudando a posio e

AutoCAD2000 3D

orientao espacial do plano de trabalho XY, torna-se possvel desenhar em 2D em qualquer plano do espao de modelagem. A figura abaixo mostra um exemplo. Para desenhar as esquadrias na edificao, foram criados planos de trabalhos coincidentes com as faces das paredes como mostram os cones. Um terceiro plano de trabalho foi criado na face anterior da cobertura permitindo desenhar o local de uma abertura zenital.

4.2.1 - UCS: Comando utilizado para gerenciar a criao e uso do sistema de coordenadas do usurio no espao tridimensional. Abaixo esto os cones da barra de ferramentas UCS; UCS Comando; Gerenciador de UCS; UCS Previous; UCS Word; UCS por objeto; UCS por face; UCS por vista; UCS por alterao da origem; UCS por alterao do eixo Z; UCS por 3 pontos; UCS por rotao do eixo X; UCS por rotao do eixo Y; UCS por rotao do eixo Z; Aplica UCS vista.

9 Acessos: UCS; Menu Barra\Tools\New UCS; Barras de ferramentas UCS e UCS II. Opes do comando: New -

AutoCAD2000 3D

Define um novo UCS pelos seguintes mtodos: Origin (Origem): Muda a origem do sistema de coordenadas. Muito til quando se deseja mudar a referncia no plano, ou mudar a altura do plano de trabalho. A orientao dos eixos permanece a mesma. Na figura ao lado o novo UCS define um plano de trabalho horizontal e elevado em relao ao do UCS anterior; Z Axis (Eixo Z): Solicita um ponto de origem e uma direo positiva do eixo Z. O plano XY naturalmente vinculado as rotaes do eixo Z; 3 Point(3 Pontos):Cria uma nova UCS pela definio de trs pontos, ou seja, a origem, a direo positiva para o eixo X e, a direo positiva para o eixo Y. Conforme a figura ao lado, ideal quando os pontos pertencem a entidades que podem ser especificados com o OSNAP; Object (Objeto): Cria um novo UCS de acordo ao objeto selecionado na rea grfica. A posio e orientao do UCS vo variar com o tipo de objeto e a forma como ele foi desenhado; Face (Face): A UCS ser alinhada de acordo com a face do modelo selecionada. Similar a object, porem, aplicado a faces em particular; Cria um novo UCS cujo plano de trabalho XY normal as projetantes que definem a direo do ponto de vista. a opo adequada para desenhar anotaes (textos) sobre vistas em perspectivas. Na figura ao lado temos o texto no UCS VISTA e texto no UCS WORLD mostrando a diferena;

View (Vista):

10 X, Y, Z:

AutoCAD2000 3D
Cada uma destas trs opes permitem criar um novo sistema de coordenadas atravs da rotao do sistema ativo em torno de um dos eixos cartesianos - X, Y ou Z. Escolhido o eixo de rotao, a outra informao solicitada ao usurio o ngulo.Cria um novo UCS cujo plano de trabalho XY.

Move -

Redefine a posio da UCS pela alterao da origem ou alterao de Z, ou seja, a profundidade da UCS. Pode ser utilizado os seguintes mtodos: New Origin (Nova origem): Muda a origem da UCS; Z depth (profundidade em Z): Solicita uma distncia ao longo do eixo de Z para mover a UCS.

Orthographic -

Especifica uma das seis USC ortogrficas. Descritas abaixo: Top: Bottom: Front: Back: Left: Right: Vista superior; Vista inferior; Vista frontal Vista posterior; Vista esquerda; Vista a direita.

Prev -

Restaura a UCS anterior.

Restore -

Restaura vistas salvas.

Save -

Salva a UCS com um nome definido pelo usurio.

Dell -

Apaga uma UCS existente.

? List UCS -

Lista as UCS salvas com suas caractersticas.

World -

Torna ativa a WCS.

11 4.2.2 - UCSMAN: Comando utilizado para controlar a apresentao da UCS; Acessos: UCSMAN; Menu Barra\Tools\Named UCS; Barras de ferramentas UCS e UCS II. Opes do comando: Named UCS -

AutoCAD2000 3D

Permite selecionar uma nova UCS j salva anteriormente:

Set Current: Details:

Escolher a UCS atual; Apresenta detalhes da UCS selecionada.

Orthographic UCS -

Selecina uma UCS ortogrfica relativa a uma UCS escolhida (Word ou salvo)

12 Name: Depth:

AutoCAD2000 3D
Nome da UCS ortogrfica; Profundidade da UCS (posio no eixo Z atual). Escolher a UCS atual; Apresenta detalhes da UCS selecionada; Escolha da UCS ortogrfica relativa a UCS World ou algunha j salva.

Set Current: Details: Relative to:

Settings -

Seleciona uma UCS ortogrfica relativa a uma UCS escolhida (Word ou salvo)

UCS icon Settings:Especifica como dever ser o cone que representa a UCS na viewport corrente. Opes deste item: On: Liga ou desliga o cone;

Dysplay at UCS Origin point: Exibe a UCS na sua real origem ou no canto esquerdo do monitor; Apply to all active viewports: Aplica as alteraes a todas as viewports.

13 UCS settings:

AutoCAD2000 3D
Especifica as caractersticas de exibio da UCS para a viewport corrente, com as seguintes opes: Save UCS with Viewports: com a viewport; Salva a UCS

Update View to Plan When UCS is changed: Se ativa, quando esta viewport for selecionada, o plano de exibio ser alterado automaticamente de forma que a vista fique plana na tela de acordo com acordo com a UCS. 4.2.3 APARNCIA DOS CONES DO UCS A forma como os cones do UCS so exibidos ajudam ao usurio determinar visualmente a posio do sistema de coordenadas ativo. As vrias opes dos cones do UCS esto demonstrada atravs dos desenhos abaixo: W: Indica que o WCS. Quando no for exibido o W significa que uma UCS qualquer. Quadriltero na base: Indica que a vista a partir de um valor positivo de Z.

Sinal de + na base: indica que est na origem da UCS.

Lpis Quebrado: Isto acontece quando o plano XY do UCS ativo perpendicular ao plano de projeo utilizado na vista atual;

Tringulo: Significa que o espao de papel (paper space) est ativo;

Cubo em perspectiva: Indica que a vista ativa uma perspectiva cnica ou real;

Vetor Tridimensional: Significa que nessa viewport est ativa a visualizao de objetos texturizados.

14

AutoCAD2000 3D

5. Visualizao Tridimensional
No AutoCAD qualquer modelo em 3D pode ser visto de vrios ngulos, com isso, torna-se mais fcil a compreenso do modelo construdo. O desenho de modelos em duas dimenses possvel atravs de vistas ortogonais, plantas, vistas laterais e frontais, mas, nem uma dessas possibilidades visuais, to clara como a tridimensional. O modelo abaixo expressa bem a clareza de visualizao espacial causada por um objeto desenhado em trs dimenses.

Perspectiva

Vista Superior

Vista Lateral Esquerda

Vista Frontal

15

AutoCAD2000 3D 5.1. VPOINT


Permite a visualizao por meio da definio de uma direo de viso, definida por

meio de um ponto em relao ao 0,0,0. Acessos: VPOINT; Menu Barra\View\3D View\VPOINT; O observador posicionado fornecendo-se suas coordenadas X, Y e Z. As coordenadas mais utilizadas so as relacionadas abaixo; 1,0,0 0,1,0 -1,0,0 0,-1,0 0,0,1 0,0,-1 1,1,1 - Observador olhando positivo de X, lateral direita; - Observador olhando positivo de Y, fundos; - Observador olhando negativo de X, lateral esquerda; - Observador olhando negativo de Y, frente; - Observador olhando positivo de Z, planta; - Observador olhando negativo de Z, por baixo; - Observador olhando pela frente, pela lateral direita e por cima,

vista isomtrica

5.2. DDVPOINT
Define o sentido de visualizao do modelo, que vir a tela sempre como ocupando o maior espao possvel da rea de trabalho, ou seja, como um zoom extents. Os ngulos especificados so os do eixo X e do plano XY conforme o modelo abaixo:
Eixo de Z Z (+)

Eixo de Y Y (+)
Dir

ta Vis da o e

Viewpoint ngulo do Plano XY

ngulo do Eixo X

Eixo de X X (+)

16 Acessos: DDVPOINT; Menu Barra\View\3D View\Viewpoint Presets;

AutoCAD2000 3D

Opes do comando: Absolute to WCS Define que a vista a ser obtida ser em relao ao WCS.

Relative to UCS -

Define que a vista a ser obtida ser em relao ao UCS ativo.

Quadro de Imagens - Define os ngulos de visualizao: X Axis : Define o ngulo de viso em relao ao eixo X; Define o ngulo de viso em relao ao ngulo XY;

XY Plane:

Set to Plan View -

Exibe uma vista plana do modelo.

17

AutoCAD2000 3D 5.3. PLAN


Este comando cria e ativa uma vista posicionada de tal forma que o plano XY do

sistema de coordenadas ativo, fica paralelo ao plano da rea grfica. Na realidade ajusta a direo das projetantes para 0,0,1 - vista de topo em relao ao sistema de coordenadas ativas. Facilita o desenho 2D de entidades no plano XY. Acessos: PLAN; Menu Barra\View\3D View\Plan View; Opes do comando: Current Ativa vista ortogonal plana em relao a UCS corrente.

UCS -

Ativa a vista em relao a um UCS predefinido, salvo anteriormente pelo usurio.

World -

Ativa vista ortogonal plana em relao a WCS.

5.4. VISTAS PREDEFINIDAS


Alguns pontos de vistas podem ser executados atravs no menu barra view, conforme modelo abaixo:

C mera Isom trico visto de Noroe ste Isom trico visto de Nordeste Iisomtrico visto de Sudeste Isom trico visto de Sudoe ste Vista posterior Vista Fronta l - Eleva o Vista La te ra l Dire ita Vista La te ra l Esquerda Vista Inferior Vista Superior - Pla nta Vista s prede finida s

18

AutoCAD2000 3D 5.5. MLTIPLAS JANELAS - VPORTS


Comando utilizado para a visualizar modelos por vrios pontos de vista no Modelspace,

ou seja, no mesmo espao de trabalho que em geral exibido apenas o modelo em projeo superior ocupando toda a rea, ser visualizado vrios pontos de vista, inclusive em trs dimenses. Acessos: VPORTS; Menu Barra\View\Viewports\Opes;

Opes do comando: New Viewports Configura as janelas de visualizao: New Name: Especifica um nome para a configurao;

Standard Viewports: Lista as configuraes predefinidas disponveis;

19 Aply To:

AutoCAD2000 3D
Aplica a diviso de viewports para a tela toda (display) ou para as viewports correntes (current viewport);

Viewport Spacing: Espao entre as viewports criadas, (Essa opo estar ativa se o comando for executado no paper space); Setup: Especifica a visualizao das viewports (2D ou 3D);

Change View To: Permite a configurao da janela especificada atravs do setup; Preview: Demonstra a forma como as vistas sero exibidas.

Named Viewports -

Possibilita ativar janelas configuradas anteriormente. Named Viewports: Exibe o nome das configuraes salvas; Preview: Demonstra a forma como as vistas sero exibidas.

5.6. DVIEW
O comando DVIEW permite ao usurio criar pontos de observao do modelo, em conjunto ou individualmente, ampliando, ou rotacionando os objetos de forma que facilite ao observador o entendimento do objeto. Pode-se selecionar apenas os objetos que desejamos observar e fazer os ajustes de acordo com as opes apresentadas, ou pressionar a tecla ENTER. Neste ltimo caso ir aparecer um modelo de uma casa no lugar do desenho atual que ir auxiliar no ajuste do ponto de viso. Para completar o comando pressione ENTER. Acessos: DVIEW; Opes do comando: CAmera: Ponto de vista para a observao do modelo, os ngulos de observao do eixo de X e do plano XY podem ser definidos pelo teclado ou atravs do mouse:

TArget: -

Rotaciona o alvo em relao ao ponto de vista, ou seja, o ponto para onde se estar observando:

20 POints: -

AutoCAD2000 3D
Permite a definio de uma linha de vista atravs dos pontos em que esto situados o TARGET e a CMERA.

TWist: -

Permite a rotao do modelo em torno do eixo de viso

PAn: -

Movimenta a vista na rea de trabalho, aps a perspectiva real ser ativada, apenas o pan dentro do comando dview funciona.

Hide: -

Oculta as linhas invisveis do objeto selecionado, mas, apenas durante a execuo do comando.

Distance: -

Permite mover a cmara ao longo da linha de viso. Opo que ativa a perspectiva real

Zoom: -

Movimenta a cmera na linha de viso. Funciona de duas formas distintas: Perspectiva real ativa: Funciona como uma maquina fotogrfica aumentando ou diminuindo a distncia focal da lente.

Projeo em perspectiva: Funciona atravs de um fator de multiplicao para visualizao do modelo.

Off: -

Desativa a projeo em perspectiva real:

CLip: -

Cria dois planos que tornam tudo que est a frente do plano frontal (Front) ou atrs do plano posterior (Back) invisvel; estes planos so definidos perpendicular a linha de viso.

Undo: -

Desfaz a ultima operao realizado pelo comando.

Exit: -

Sai do comando

21

AutoCAD2000 3D 5.8. 3DZOOM


O comando 3DZOON permite ao usurio aproximar ou afastar a viso dos objetos. Acessos: 3DZOOM;

5.9. 3DORBIT
O comando 3DORBIT permite ao usurio visualizar objetos por vrios ngulos, manipulados pelo mouse, quando ativado aparecer um arcball, isto , um crculo dividido em quatro quadrantes por quatro crculos menores. Esses crculos iro auxiliar o uso do comando Acessos: 3DORBIT; Menu Barra\View\3D Orbit;

Toolbar Standard.

5.10. 3DCORBIT
O comando 3DCORBIT permite ao usurio rotacionar continuamente o modelo 3D por clique e arrasto do mouse sobre o modelo. A velocidade que for atribuda ao curso ser a velocidade de giro do modelo Acessos: 3DCORBIT; Menu Barra\View\3D Orbit;

22

AutoCAD2000 3D

6. Dicas para o desenho em 3D


Assim como na realizao de um projeto necessrio um planejamento prvio, no desenho tridimensional tambm se faz necessrio tal atitude, por exemplo: Escolha dos pontos de vista; Modelar apenas o que necessrio; Estilizar detalhes.

23

AutoCAD2000 3D

7. Desenhos 3D em Arame (Wireframe)


O modelo aramado consiste em desenhar utilizando objetos por suas arestas, atravs da composio de linhas, crculos e pontos, etc, ou seja, consiste em um objeto composto pela definio de suas arestas, dando-nos a idia de um desenho aramado. De fato trata-se de um objeto tridimensional, mas, que no composto por faces ou slidos.

24

AutoCAD2000 3D

Comando ROTATE3D
Conceito O comando ROTATE3D rotaciona objetos no espao em torno de eixos definidos pelo usurio. Trata-se de um comando de grande aplicabilidade, porm no imprescindvel, j que pode ser substitudo pelo uso combinado dos comandos RATATE (2D) e UCS. A diferena entre os comandos ROTATE e ROTATE3D que o primeiro tem o eixo de rotao limitado ao plano UCS corrente enquanto o segundo no possui essa limitao. Opes de comando - Axis by Object: Rotaciona o objeto em torno de entidades do tipo Line, Pline ou em torno de uma reta imaginria que passa pelo centro de uma circunferncia ou arco. - Last: Utiliza o mesmo eixo em torno do qual foi executada a mais recente operao de rotao. - View: Rotaciona o objeto em torno de um ponto escolhido na tela, como numa rotao bidimensional. - Xaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo X. - Yaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo Y. - Zaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo Z. - <2points>: Rotaciona o objeto selecionado em torno de um eixo definido por dois pontos indicados pelo usurio.

Comando MIRROR3D
Conceito O comando MIRROR3D duplica o objeto selecionado executando um espelhamento do mesmo utilizando eixos ou planos de simetria situados em qualquer posio no espao, independentemente da UCS ativa. Opes de comando - Plane by object: Produz espelhamento do objeto selecionado utilizando como planos de simetria os planos definidos por uma circunferncia, por um arco ou por uma polilinha fechada. - Last: Utiliza o plano de simetria mais recentemente usado. - Zaxis: O plano de simetria definido em funo de um eixo Z indicado atravs de pontos pelo usurio. - View: Utiliza o plano de visualizao paralelo tela como plano de simetria. - XY/YZ/XZ: Utiliza os planos XY, YZ e ZX respectivamente, como planos de espelhamento. - <3points>: O usurio poder indicar trs pontos, por coordenadas ou via mouse, que definiro o plano de simetria.

25

AutoCAD2000 3D
O comando 3DARRAY copia um elemento n vezes distribuindo-o em linhas, colunas e

Comando 3DARRAY
nveis (array retangular) ou em torno de um eixo (array polar).

Comando XYZ Filtros


Conceito Os filtros XYZ possibilitam a indicao/captura de pontos geomtricos em funo de pontos do desenho. Esse comando pode ser utilizado quando no h objetos (linhas, arcos, circunferncias) situados na posio que se deseja capturar. Os filtros XYZ podem ser aplicados tanto a comandos de construo (line, pline, 3dface) quanto a comandos de edio e visualizao (move, rotate, dview, zoom). Dicas A ferramenta OSNAP TRACKING pode, em alguns casos, substituir a ferramenta XYZ. Seu uso, no entanto, est limitado ao uso bidimensional. A ferramenta XYZ pode ser utilizada no comando DVIEW para a definio do posicionamento do observador. Atravs das opes XY define-se a sua posio no plano (planta) e atravs da opo Z informa-se sua altura.

Superfcies
Superfcies so malhas definidas por matrizes de pontos distribudos de acordo com geometrias especficas, que tm como objetivo o revestimento de peas e estruturas tridimensionais. Diferentemente dos slidos, as superfcies no possuem propriedades de massa e tm pouca flexibilidade quanto edio. Como por exemplo, citamos o fato de que no se pode criar um furo numa superfcie do AutoCAD ou descobrir seu centro de gravidade. Os recursos disponveis no AutoCAD para criao de superfcies so poucos e bastante limitados. Basicamente o AutoCAD oferece quatro opes para criao de malhas, alm de duas para superfcies planas. Esses recursos so insignificantes se comparados aos oferecidos por programas mais sofisticados. Chamamos sua ateno, no entanto, para o fato de que o AutoCAD um programa com forte atuao no campo bidimensional. Para desenhos tridimensionais h no mercado outras ferramentas mais eficientes. Nas prximas pginas sero vistos todos os comandos oferecidos pelo AutoCAD para criao de superfcies.

26

AutoCAD2000 3D
O comando REVSURF cria superfcies de resoluo a partir de perfis bidimensionais.

Comando REVSURF

Comando RULESURF
O comando RULESURF cria superfcies pela combinao de dois perfis abertos ou fechados. Os perfis podem ser do tipo Line, Arc, Pline, Spline ou Point. Se o primeiro perfil for aberto, o segundo tambm dever s-lo. Se fechado, idem. A densidade da malha gerada controlada pela varivel Surftab1.

Comando TABSURF
O comando TABSURF cria uma superfcie extrudada a partir de uma curva (perfil) e uma reta que define o sentido e ngulo de extruso.

Comando EDGESURF
O comando EDGESURF cria uma superfcie pela combinao de quatro curvas adjacentes.

Comando 3DOBJECTS
O comando 3D Object um conjunto de rotinas escritas em AutoLISP que automatiza a criao de algumas formas geomtricas simples, utilizando os comandos disponveis no AutoCAD para criao de superfcies.

Comando THICKNESS
O comando THICKNESS altera a espessura de entidades no sentido do eixo Z. Gera superfcies planas semelhantes a 3DFACE. Apesar de ser pouco flexvel quanto edio, deve ser utilizado sempre que for possvel pelo fato de, por ser uma entidade bastante simples, ocupar muito pouco espao em disco.

Comando ELEVATION
O comando ELEVATION fixa o cursor numa determinada posio no eixo Z. O usurio traa um desenho, via cursor, no plano atual de trabalho e esse desenho criado no plano definido pela varivel THICKNESS.

Comando DVIEW
Conceito O comando DVIEW permite que o usurio observe o desenho de forma dinmica, sob diversos pontos de vista. baseado na idia da existncia de uma cmara (observador) e um alvo

27

AutoCAD2000 3D

(ponto de direcionamento da cmara). Esse recurso muito importante na fase final de projetos em que se faz necessria uma apresentao detalhada. Opes de comando - Camera: Gira a cmara (observador) em torno do objeto (alvo) - Target: Gira o alvo em torno do observador - Distance: Aproxima/Afasta o observador do objeto colocando o desenho em perspectiva com pontos de fuga. - Points: Define a posio do alvo e do observador. - Pan: Arrasta o desenho lateralmente. - Zoom: Amplia/Reduz a visualizao do objeto. Estando o desenho em perspectiva com pontos de fuga, a opo Zoom controla a abertura da lente da cmara. - Twist: Gira o objeto em torno da linha cmera-alvo. - Clip: Produz um corte no objeto observado. - Hide: Mostra somente a silhueta da pea. - Off: Desabilita o modo perspectiva com pontos de fuga. - Undo: Desfaz seqencialmente as operaes executadas. - <exit>: Abandona o comando. Dicas As opes Points e Distance podem ser usadas em conjunto. Atravs da primeira, definimos as posies do alvo e da cmara. A Segunda opo (Distance) aproxima ou afasta o observador do objeto, sempre percorrendo o caminho definido pela linha alvo-cmera. Tambm coloca o desenho em perspectiva com pontos de fuga. O AutoCAD mostra uma barra indicando 0, 1, 4, 9 ou 18 vezes a distncia cmera-alvo. Estando a cmara posicionada num ponto interno ao objeto e numa de suas paredes, quando a barra indicativa acusar 1x (uma vez), na verdade a cmara (ou observador) estar entrando no objeto ou ambiente. Estando o desenho em perspectiva com pontos de fuga, a opo Zoom controla a abertura da lente da cmara. Quanto menor o valor informado para o comprimento da lente, maior sua abertura. Para ambientes internos aconselham-se valores entre 35 e 13mm.

Fotorrealismo
O AutoCAD possui um conjunto de ferraamentas que possibilitam a criao de trabalhos com excelente nvel de acabamento, chegando a simular a realidade com grande grau de semelhana. Esses recursos so aplicados na apresentao de projetos sofisticados, na criao de maquetes eletrnicas e prottipos virtuais, na criao de material publicitrio alm de outras atividades. Nesses casos, imprescindvel um equipamento bem configurado, principalmente no que diz respeito aos recursos de vdeo e impresso.

28

AutoCAD2000 3D
Alm do conhecimento tcnico requerido, faz-se necessrio um certo feeling, pois a

maioria dos recursos (luz, reflexo, sombra, ngulo) definida atravs de critrios puramente visuais, o que faz do bom gosto e da experincia os principais ingredientes para a obteno de bons resultados.

Comando RENDER
Conceito Renderizao um processo de simulao de realidade que agrega recursos de cor, sombra, textura

(aparncia do material), reflexo, entre outros. O objetivo a simulao do projeto executado servindo como

argumento tcnico e/ou comercial para a tomada de decises. A qualidade da renderizao

depende de uma srie de fatores como o tipo de renderizador, os materiais atribudos aos objetos, as luzes da cena, etc. Dicas Imagens renderizadas podem ser impressas. Para esse fim sugere-se a gerao dessas imagens nos formatos TGA, TIF ou PostScript. Dessa forma possvel trabalhar com 24 bits, ou seja, 16 milhes de cores, em qualquer resoluo. Para uma excelente impresso em formato A4 pode-se gerar arquivos de imagem com resoluo de 3200x2400 pontos e 24 bits de cor. Esses desenhos podem ser abertos em qualquer programa de tratamento de imagem (Photoshop, Photopaint) nos quais podem sofrer efeitos diversos. Para controle do serrilhado pode ser utilizada a opo Anti-Aliasing, que pode ser definida como Low, Medium, High. Quanto melhor a qualidade, maior o tempo de renderizao. As opes de renderizao podem ser definidas previamente atravs do comando RPREF.

Comando LIGHTS

29 Conceito O comando LIGHTS usado para criar pontos de luz, direcionados ao objeto ou no, que proporcionam efeitos de

AutoCAD2000 3D

sombreamento, brilho, contraste, etc... Dicas A luz um ponto fundamental para a obteno de cenas realistas. No se pode esquecer que, enquanto no for criado nenhum ponto de luz adicional, o AutoCAD utiliza a luz padro. Outros parmetros que podem ser controlados so a intensidade e a cor da luz ambiente, que influenciam de forma significativa na imagem final.

Comando SCENES
Conceito Imagine um estdio fotogrfico. A cada foto, so acesas determinadas luzes, apagadas outras e

reposicionadas a cmara visando obter uma melhor imagem. No AutoCAD acontece o mesmo. Criam-se as luzes (Lights) e definem-se os ngulos de visualizao da pea ou ambiente (DVIEW). Para criar uma cena no AutoCAD, deve-se escolher determinadas luzes (criadas via comando LIGHTS) e uma vista (criada via comando VIEW ou DDVIEW). Ao executar o comando RENDER, o AutoCAD permitir a seleo de uma cena, e a renderizao acontecer com as caractersticas a ela atribudas. Dicas 1 Criar vistas. 2 Criar luzes. 3 Criar as cenas. 4 Atribuir textura (material) aos objetos. 5 Aplicar o comando RENDER.

30

AutoCAD2000 3D
Utilize o comando DVIEW para posicionar o observador (cmara). Utilize o comando DDVIEW ou VIEW para salvar as vistas definidas pelo comando

DVIEW.

Comando RMAT
Conceito O comando RMAT possibilita a associao das superfcies de um desenho a texturas de material. Podemos, no entanto dar aparncias aos objetos, como concreto, grama, vidro, madeira, etc. As texturas so criadas a partir de imagens, fotos ou desenvolvidas atravs de artifcios de programao. Pode se definir tambm brilho,

rugosidade, percentual de reflexo, refrao, etc. O AutoCAD possui uma biblioteca de materiais, porm, novos materiais podem ser criados pelo usurio, de acordo com suas necessidades. As texturas padro do AutoCAD so armazenadas no arquivo RENDER.MLI. Pode-se carregar texturas especficas tambm via comando MATLIB. Dicas Voc no obrigado a atribuir texturas aos objetos do desenho. Dessa forma, ao aplicar o RENDER, sero consideradas as cores dos objetos combinadas com as luzes criadas. No havendo nenhuma luz, o AutoCAD utiliza uma configurao de luzes padro. O comando MATLIB acessa a biblioteca de texturas e exatamente igual ao boto Materials Library na caixa de dilogo do RMAT.

Comando MAPPING
O comando MAPPING possibilita a adaptao de uma imagem s formas de um objeto tridimensional. O AutoCAD possui 4 tipos de mapas: para entidades planas, esfricas, cilndricas e slidas.

Comando LANDSCAPE
Conceito

31 A idia do comando LANDSCAPE a incluso de objetos para paisagismo em cenas que sero renderizadas. Com isso, esses objetos no precisam ser criados no AutoCAD, o que geraria desenhos extremamente complexos. Os objetos LANDSCAPE possuem um reduzido nmero de faces e so timos para a representao de plantas, rvores, pessoas, etc, tendo como resultado final uma excelente qualidade.

AutoCAD2000 3D

Para a criao de um objeto LANDSCAPE so necessrias duas imagens: Mapa de Opacidade e Foto do Objeto. O mapa de opacidade controla a transparncia da foto, ou seja, tudo o que preto no mapa transparente na foto. Dicas - Landscape Library Gerencia a biblioteca Landscape bem como a definio de novos objetos e bibliotecas. O objeto Landscape criado composto por um nome e se referencia a dois arquivos de imagem, conforme visto no conceito. Estes objetos podem ser salvos na biblioteca padro do AutoCAD (RENDER.LLI) ou em qualquer outra biblioteca criada pelo usurio. No esquecer que as imagens devem permanecer no diretrio no qual foram localizadas. Landscape New Insere os objetos da biblioteca corrente. A altura e posio do objeto podem ser modificadas. Landscape Edit Permite a alterao da Altura do Objeto inserido.

Comando STATS
O comando STATS mostra alguns dados estatsticos de execuo de renderizao, como por exemplo: o tempo gasto na operao, as dimenses da imagem gerada, o nmero de faces renderizadas, etc... Essas informaes podem ser gravadas num arquivo.

Comando MSLIDE/VSLIDE
Os comandos MSLIDE e VSLIDE so utilizados para criar e visualizar, respectivamente, arquivos SLIDES (*.sld), que so imagens da tela grfica do AutoCAD gravadas ponto a ponto. Os arquivos gerados no podem ser abertos por outros programas. Slides so utilizados para: Apresentaes de projetos a clientes. Demonstrativos para showroom, feiras, etc... Treinamento Criao de alguns tipos de menus do AutoCAD.

32

AutoCAD2000 3D
Para criao de apresentaes, obtenha informaes sobre a criao de arquivos Scripts. Obs. Arquivos Script no fazem parte do escopo desse curso.

Comando SAVEIMG/REPLAY
Conceito O comando SAVEIMG gera arquivos raster (bmp, tif, tga...) gravando neles a parte da rea grfica apresentada na tela no momento da execuo do comando ou uma rea da mesma, definida pelo usurio. O comando REPLAY visualiza arquivos de imagens (tif, pcx, bmp, etc). O que aparece na tela apenas uma representao do desenho referenciado. O mesmo desaparece da tela aps a execuo do comando REGEN. Semelhante ao VSLIDE, o comando REPLAY pode ser utilizado para apresentao de projetos, demonstrativos para eventos e at como biblioteca para consulta visual. Dicas Outra forma de gerar arquivos raster (bmp, tif, pcx, etc...) atravs do comando RENDER, direcionado para arquivo. Nesse caso, a imagem renderizada, ao invs de ser mostrada na tela, ser gravada em arquivo a ser indicado pelo usurio. O comando REPLAY pode ser usado em arquivos SCRIPTS (.scr)

33

AutoCAD2000 3D

Slidos
Slidos so objetos tridimensionais, gerados a partir de perfis bidimensionais e editveis por operaes booleanas, que possuem propriedades de massa (massa, volume, centro de gravidade) e que se comportam como objetos nicos, mesmo quando formados por diversas faces ou superfcies.

SHAPE BOX SPHERE CYLINDER

COMMAND BOX
SPHERE

ICON

DESCRIPTION Creates a solid box after you provide 2 opposite corners. Creates a solid sphere from a center point and radius. Creates a straight cylinder from a center point, radius and height. Creates a tapered cone from a center point, radius and height. Creates a triangular wedge from 2 opposite points. Creates a torus (donut shape) based on center point, radius and tube radius.

CYLINDER

CONE

CONE

WEDGE TORUS

WEDGE

TORUS

Operaes Booleanas so operaes matemticas baseadas na lgebra de Boole, para fins didticos, pode ser grosseiramente comparada teoria dos conjuntos. As operaes booleanas bsicas esto descritas abaixo:

Unio Subtrao Interseco Chamamos a ateno para o fato de ser esse recurso bastante limitado e aplicvel somente

a casos de pequena complexidade. Recursos mais sofisticados para modelamento de slidos so encontrados em softwares especficos para essa finalidade, como por exemplo, o 3D Studio Max.

34

AutoCAD2000 3D
Neste captulo so apresentados todos os comandos do AutoCAD aplicveis ao

modelamento de slidos.

Comando EXTRUDE
Conceito O comando EXTRUDE cria objetos slidos tridimensionais a partir de perfis bidimensionais, conferindo-lhes profundidade e ngulo de extruso. Tambm pode criar objetos definidos pelo volume gerado por um perfil ao percorrer um caminho definido por uma entidade como linha, arco, etc. Opes de comando - Height of Extrusion: Altura da extruso. - Path: Caminho. Solicita ao usurio a seleo de um caminho, criando um slido pelo volume gerado pelo perfil ao percorrer o caminho indicado pelo usurio. Esse caminho poder ser uma linha, polilinha, arco, entre outras.

Comando REVOLVE
Conceito O comando REVOLVE cria peas slidas pela revoluo de um perfil em torno de um eixo real ou imaginrio. O objeto gerado uma entidade do tipo Solid, a qual possui propriedades fsicas tais como: massa, volume, centro de gravidade, etc... Sendo um slido, pode ser editado atravs de operaes booleanas (unio, subtrao, etc.). Opes de comando - Object: Permite a criao de um slido de revoluo utilizando uma entidade (line ou pline) como eixo de rotao. - X/Y: Utiliza o eixo X ou Y da UCS corrente como eixo de rotao. - <Start point of axis>: Permite que o usurio defina um eixo de revoluo pela indicao de dois pontos. Dicas As variveis mostradas a seguir so de grande utilidade quando se trabalha com slidos.

ISOLINES Define o nmero de linhas (wireframes) de definio de peas slidas. atualizada via comando REGEN. DISPSILH Controla a visibilidade de objetos slidos aps uso dos comandos HIDE e SHADE. O AutoCAD mostrar a pea dividida em pequenos tringulos ou somente as linhas de definio da mesma. FACETRES Controla o nmero de faces com que o AutoCAD mostra superfcies arredondadas aps o uso dos comandos HIDE, SHADE e RENDER. Aceita valores entre 0,1 a 10. Quanto maior o valor, melhor ser a qualidade da apresentao e, consequentemente, mais demorada a operao.

35

AutoCAD2000 3D

Comando UNION
Conceito O comando UNION equivale operao de unio de conjuntos. No caso de slidos, transforma dois ou mais objetos em uma nica pea, da qual podero ser extradas as propriedades fsicas. Dicas O comando UNION pode ser aplicado entidade REGION.

Comando SUBTRACT
Conceito O comando SUBTRACT remove de um objeto A as partes comuns entre A e outros objetos B, C, D, etc. O objeto gerado um novo slido, que pode inclusive ser envolvido em outras operaes booleanas.

Comando INTERSECT
Conceito O comando INTERSECT gera um objeto slido a partir do volume comum a dois ou mais objetos.

Comando FILLET
Conceito O comando FILLET cria arredondamentos em cantos vivos de peas slidas. Opes de comando Chain: Seleciona um perfil formado por vrias entidades num nico click de mouse. Radius: Solicita valor para o raio. <Select edge:> Solicita ao usurio que selecione uma aresta.

Comando CHAMFER
Conceito O comando CHAMFER cria chanfros nas arestas de peas slidas.

Comando SLICE
Conceito O comando SLICE divide um objeto slido em duas partes utilizando como divisor um plano indicado pelo usurio.

36

AutoCAD2000 3D

Opes de comando - Object: O plano de corte definido por um objeto (circunferncia ou polilinha) - Zaxis: O plano de corte definido por um ponto onde passa o mesmo e pela direo positiva do eixo Z. - View: O plano de corte paralelo tela. - XY: O plano de corte paralelo ao plano XY. - YZ: O plano de corte paralelo ao plano YZ. - ZX: O plano de corte paralelo ao plano ZX. - <3points>: O usurio indica trs pontos que definiro o plano de corte. Dicas Para gerar cortes parciais em peas slidas, corta-se a pea em vrias partes, remove-se a parte que no mais interessar e une-se (via comando UNION) as partes restantes.

Comando SECTION
Conceito O comando SECTION extrai seces de peas slidas que passam por planos indicados pelo usurio. O objeto gerado uma entidade do tipo REGION, que pode ser explodida e editada. Opes de comando - Object: O plano de corte definido por um objeto (circunferncia ou polilinha) - Zaxis: O plano de corte definido por um ponto onde passa o mesmo e pela direo positiva do eixo Z. - View: O plano de corte paralelo tela. - XY: O plano de corte paralelo ao plano XY. - YZ: O plano de corte paralelo ao plano YZ. - ZX: O plano de corte paralelo ao plano ZX. - <3points>: O usurio indica trs pontos que definiro o plano de corte. Dicas Use o comando ALIGN para posicionar as seces obtidas com o comando SECTION reposicionar as seces obtidas. Para que as mesmas fiquem no mesmo plano da tela utilize a UCS View.

Comando INTERFERE
Conceito O comando INTERFERE analisa a interferncia entre vrios slidos gerando um objeto na regio comum a ambos.

37

AutoCAD2000 3D

Comando ISOLINES
Conceito O comando ISOLINES determina a quantidade de wireframes (linhas estruturais) de objetos slidos.

Comando MVIEW
Conceito MVIEW um comando de apresentao (2D ou 3D) utilizado para criar a arte final do desenho. Com ele, voc pode dividir a tela em janelas, mostrar o desenhos sobre diferentes pontos de vista em cada janela, e assim por diante. No desenho abaixo foram criadas cinco janelas. Para cada janela foi definido um ponto de vista diferente. Foram utilizados, para isso, os comandos VPOINT, PAN e ZOOM. Opes de comando - ON: Ativa Janela de Visualizao - OFF: Congela Janela de Visualizao - HidePlot: Esconde, para efeito de impresso, as linhas que ficam por detrs da pea (invisveis) - Fit: Cria o nmero de janelas solicitado pelo usurio ocupando toda a rea da tela. - 2/3/4: Cria duas, trs ou quatro janelas de uma s vez. - Restore: Restaura uma definio de layout de pgina salva anteriormente. Dicas Para que seu desenho possa ser impresso no Paper Space sem que apaream as linhas localizadas na parte de trs do mesmo, voc dever aplicar a opo do comando MVIEW HIDEPLOT nas janelas existentes. Isso s pode ser feito no Paper Space. Essa operao no precisar ser repetida em impresses futuras, a menos que o arquivo no tenha sido salvo aps a execuo da mesma. A opo Hide Plot do comando PLOT, no tem efeito sobre desenhos impressos a partir do Paper Space.

Vous aimerez peut-être aussi