Vous êtes sur la page 1sur 32

PEQUENO GLOSSRIO DE RELIGIO DA MESOPOTMIA

Diariamente, adore seu/sua Deus(a) pessoal Com oferendas, preces e incenso perfumado D seu corao ao seu Deus/sua Deusa, Pois Ele/Ela foi o/a Escolhido/a para ser seu Deus/sua Deusa pessoal. Preces, splicas, erguer a mo num cumprimento, Tais atos deves ofertar a cada manh Para que seu poder seja maior, E desta maneira voc, atravs do seu Esprito Protetor, ter enorme sucesso.

Provrbio Babilnico

Absu (Apsu, Abzu, Apzu): Literalmente, gua doce. Na cosmologia sumria, o imenso espao e fonte das guas primordiais, onde mora Ab, o pai das guas e senhor da sabedoria. Na cosmologia babilnica, o marido de Tiamat, pai dos primeiros deuses, e aps a morte deste, o reino das guas doces subterrneas, lar de Ea e dos Sete Sbios. Tambm nome do templo de Ea em Eridu.

Abubu: Personificao do dilvio como arma, torrentes e enchentes. Usado como um epteto e como arma por vrios deuses, como Ninurta, Nergal e Adad. Tambm descrita como a voz de Humbaba.

Adad (Sumrio Ishkur, Semtico Oriental Hadad, Adar, e Addu, tambm Rimmon, Ramman, "o que faz a terra tremer"): Deus das tempestades, controlador de canais de irrigao e filho de Anu. Deus dos relmpados, chuva e da fertilidade. Identificado pelos romanos com Jupiter. No pico de Gilgamesh, o deus dos ventos, troves e tempestades. Smbolo: touro e relmpado. Deus oracular. Centro de culto: Aleppo.

Na Mesopotmia, sua presena surge aps os tempos pr-Sargnidos. Reverenciado principlamente pelos povos ao Norte da Babilnia, conforme evidncias encontradas nas cidades de Mari e Ebla. No segundo milnio antes de nossa era, Adad era o deus da cidade de Aleppo, mas em outras reas da Sra, seu culto se funde com o de outros deuses do tempo, como Baal e Dagan.

Adad foi um deus importante na Assria. Tiglath-Pilesar I construiu um santurio para ele e Anu na capital Ashur. Adad freqentemente invocado em maldies, bem como em documentos especiais e privados, como figura de proteo e advertncia para todos.

Adapa (Uan, Oannes): De acordo com o mito, Adapa filho do deus Ea/Enki, o deus da sabedoria, bem como tambm o Sacerdote-Rei de Eridu, a cidade mais antiga da Babilnia. Ele foi o primeirodos Apkallu, os Sete Sbios enviados por Ea, que trouxeram as artes e civilizao para a humanidade. Enki deu a Adapa conhecimento, mas no a vida eterna. Adapa tambm era um pescador, e um dia, quando estava pescando para prover o templo de Ea, o Vento Sul, Sutu, entornou seu bote, atirando-o contra as rochas, e Adapa, furioso, quebrou a asa do Vento Sul. Por este ato, ele teve de responder frente a Anu nos cus. Ea aconselha Adapa a no beber ou comer da mesa de Anu, e com isto, Adapa acaba no recebendo a vida eterna. Adapa o precursor do Ado bblico, o primeiro homem.

Acdia (cade): Primeira cidade babilnica, escolhida e fundada por Sargo I em 2475 ANE.

cade/Acdio: Idioma semtico do leste, semelhante ao hebreu e ao rabe; inclui dialetos dos babilnicos assrios, escrito em sistema cuneiforme, que so sinais que possuem valores logogrficos, silbicos e freqentementerminativos. Idioma usado a cerca de 2400 a 100 Antes da Nossa Era (Antes de Cristo, AC).

Alala: Cano da colheita, ou talvez o deus a quem tal cano dedicada.

Allat/Allatu: Deusa babilnica da cpula, esposa de Nergal. Veja Ereshkigal.

Allulu: Ser metade pssaro, metade humano, que amou Ishtar, e que teve suas asas quebradas.

Amurru: Deus principal dos Amoritas, chamado de Deus do Oeste da Natureza, mas de templos e atribuies ainda incertas. Nome do Vento do Oeste em acdio.

Anu: Deus sumrio do firmamento, filho de Nammu, pai de Enlil, esposo de Ki. deus de Uruk, templo Eanna; filho de Anshar e Kishar, consorte de Ki/Antu, pai de Ellil, Adad, Gerra, Sharra, e (em algumas tradies) Ishtar. Seu vizir o deus Ilabrat. Deus principal da gerao mais antiga. Smbolo: coroa de chifres sob o sinal de templo/altar..

Angal (Ishtaran): Deus patrono de Der, a cidade ao leste do rio Tigre.

Anshan: Moderna Tell Malyan. Capital da civilizao Iraniana antiga, prxima de Persepolis. Includa na Lista dos Reis Sumrios.

Anshar: "Cu pleno," deus sumrio e acdio da antiga gerao, pai de Anu, geralmente tido como consorte de Kishar, e assimilado com Assur por semelhana fontica. Seu vizir o deus Kakka

Antu (Antum, Anunitu): esposa de Anu in Uruk, me de Ishtar. Tambm chamado Anunitu, especially in Sippar.

Anunaki (Anunna, Anukki, Enunaki): Termo coletivo sumrio e acdio para os deuses da fertilidade e do Mundo Subterrneo, sob a liderana de Anu. Posteriormente, tornam-se juzes no Mundo Subterrneo, algumas vezes identificados com os Apkalu. Algumas vezes tambm chamados de Igigi.

Anzu (Sumrio Imdugug, Zu em acdio, tambm Azzu): guia de cabea de leo, porteiro de Enlil, nascido na montanha Hehe. Apresentado como o ladro mal-intencionado no mito de Anzu, mas benevolente no pico sumrio de Lugalbanda. Freqentemente mostrado na iconografia na pose de "Mestre dos Animais". No mito babilnico Anzu, ele era o vizir do deus supremo Enlil. Um dia, quando Enlil estava-se banhando, Anzu roubou as tbuas do destino e escapou para o deserto. Aquele que possusse as tbuas do Destino, tornava-se no regente do universo. Ea ento pede deusa-me Belet-Ili para dar luz a um heri divino capaz de derrotar Anzu. Belet-Ili d luz a Ninurta, mandando-o ento para a batalha. Depois de uma luta eletrizante, Ninurta espeta o pulmo de Anzu com uma flecha, recapturando as tbuas do destino. O pico termina com elogios a Ninurta.

Apkalu: De acordo com as tradies mesopotmicas, e conhecidos apenas por referncias indiretas e por Berossus, Ea mandou sete sbios divinos, Apkalu, sob a forma de peixes "puradu" (carpas?), vindos do Absu para ensinar as artes da civilizao (sumrio "me") para a humanidade antes do dilvio. Seus nomes so:

1. Adapa (U-an, chamado Oannes por Berossus), 2. U-an duga, 3. E-me-duga, 4. En-me-galama, 5. En-me-bulaga, 6. An-Enlida, 7. Utu-abzu.

Cada um conhecido por outros nomes ou eptetos, sendo equivalentes a um rei da poca anti-diluviana, da seus nomes coletivos de conselheiros ou "muntalku". Nesta capacidade, a eles dado o crdito de terem construdo as muralhas da cidade. Responsveis por habilidades tcnicas, ficaram tambm conhecidos como artfices, "ummianu" termo que mostra um possvel trocadilho com um dos nomes de Adapa ou U-an. Alguns deles foram poetas, sendo a eles atribudos os picos de Gilgamesh e Erra. Eles foram banidos de volta para o Abzu por terem desagradado a Enki. Aps o dilvio, certos grandes homens das letras e exorcistas receberam o status de sbios, mas

apenas como mortais. Alguns deuses como Ishtar, Nabu e Marduk - tambm reivindicam o poder de controlar os sbios. Na iconografia, os sbios so mostrados como homens-peixe ou com atributos de pssaros apropriados a seres do Mundo Subterrneo.

Arali (Arallu): Nome do deserto entre Bad-tibra e Uruk, onde Dumuzi foi aprisionado, e talvez tambm uma terra mtica onde se achava oura, conhecida como Harallum. Mais tarde tambm um nome para o Mundo Subterrneo.

Aruru: Um dos nome da Gree Deusa Me na mitologia babilnica. Veja Ninhursag.

Asakku: Veja Demnios.

Asarluhi (tambm escrito Asalluhi, Asarluxi): Deus de Ku'ara, filho de Ea, assimilado por Marduk. Possui poderes mgicos e de cura, sendo muito evocado na literatura de encantos e mgica..

Ashnan: Deusa dos gros e cereais, tal qual Ceres. Filha de Enlil. A ela, foram dados por Enki os campos frteis da Sumria. Deusa de gree poder, com um culto forte e tendo Shakkan por consorte.

Asqulalu (arma): Objeto ainda sem identificao definida, arma de atirar. A palavra tambm pode significar um planta e um fenmeno atmosfrico.

Assur (Ashur): Deus nacional da Assria, epteto do Enlil Assrio. Substitui Marduk como heri do Enuma Elish, na verso assria. Patrono da cidade de Assur.

Atrahasis: Em sumrio, o mais sbio, o heri do mito do dilvio. Ensinado pelo deus Enki/Ea para construir a arca e escapar das guas torrenciais. O venervel rei de Shuruppak (prximo a atual povoao de Tell Fara), pai de

Uta-Napishtim, o Babilnico No. Epiteto de Utnapishtim, e de Adapa.

Aya (Ai): "Aurora," a esposa do deus-sol babilnico Shamash.

Aiabba:O mar, o oceano, em semtico. Veja Tiamat.

Babilnia (Babil): "Portal dos Deuses", capital dos Babilnicos, situada no rio Eufrates. Patrono: Marduk. Residncia de grandes reis a partir do segundo milnio. Tambm chamada de Shuanna.

Babiloniaca: Veja Berossus.

Bel:Ttulo, Senhor, adotado por vrios deuses como cabeas de seus panteons locais. O termo se refere a Marduk na Babilnia, Assur na Assiria, e Ninurta no pico Anzu.

Belet Ili (Ninhursag): "Senhora de todos os deuses", nome da Grande Deusa Me. A grande Deusa-Me dos sumrios, consorte adorada de Enki. Deusa sumria do tero e das formas. Os deuses lhe pediram para criar os homens, para que estes pudessem trabalhar o solo e construir canais, e mulheres, para que estas gerassem as futuras geraes de servos dos deuses. Ela criou inicialmente sete homens e sete mulheres, e como resultado, aps 600 anos, homens e mulheres j tinham-se tornado numerosos na terra. Os mitos mais importantes a ela atribudos estaro aqui nestas pginas.

Belet-seri: "Senhora dos espaos abertos (onde residem os espritos)" deusa que faz os registros do Mundo Subterrneo. Epteto: Escriba da Terra.

Belili:Um dos nomes da deusa Geshtin-anna, irm de Dumuzi, esposa de Ningishzida. Epteto: Aquela que sempre chora .

Berossus: Sacerdote de Marduk na Babilnia. Escreveu Babilonaca em grego, a cerca de 281 ANE para Antiquio I, a fim de narrar as antigas tradies culturais da Mesopotmia para os gregos. O trabalho apenas conhecido em partes, de citaes feitas por outros escritores gregos.

Birdu: Deus do Mundo Subterrneo, consorte da deusa Manungal. Assimilado com Meslamta'ea, um nome de Nergal.

Homem-touro: Palavra kusarikku, anteriormente traduzida como biso. Criatura composta, morta em combate no mar por Ninurta, e um dos seres mortos por Marduk no Enuma. Elish. Presente na iconografia a partir dos primeiros perodos dinsticos.

Caldeus: Habitantes da Caldia ou Baixa Mesopotmia, onde se encontra Ur (Genesis 11:28), uma cidade antiga dos sumrios. Foram os sumrios que inventaram a escrita, a astrologia e as artes mgicas no quarto milnio antes da nossa era. Os sumrios foram admirados at os tempos romanos por seus conhecimentos nas artes da adivinhao e interpretao de sonhos. Veja Magos.

Calendrio: Os Sumrios provavelmente foram os primeiros povos a terem o calendrio, um instrumento importantssimo sem o qual a agricultura no poderia ser planejada de forma adequada. Havia doze meses lunares no ano, mas como os meses eram menores do que os nossos, em geral era adicionado um dcimo-terceiro ms, chamado de Elul. A semana tinha sete dias; o dia, dividido em seis partes de duas horas de durao, contendo trinta partes. Os babilnicos mediam o tempo atravs de relgios do sol ou da gua. Podemos ver que nosso sistema do ano de doze meses e da semana de sete dias deve muito aos mesopotmicos. O ano comeava no Equincio da Primavera (final de maro/abril) e tinha os seguintes meses: Nisan; Iyyar; Sivvan; Tammuz; Ab ; Elul; Tisri; Marchesvan; Kislev; Sebut; Adar.

Damkina:"Esposa fiel", deusa sumria, consorte de Enki, deus do Absu em Eridu.

Dannina: "Fortaleza", termo para o Mundo Subterrneo.

Demnios: Na antiga Babilnia, so mencionados muitos demnios nas tbuas de argila, ex. Alu, que esmagava pessoas adormecidas. A demonesa Lamastu, de face clara e relhas de burro, de seios expostos e presas venenosas, matava bebs ainda no seio de suas mes. Doenas e tristezas eram tidas como personificaes de demnios, de ambos os sexos. Grupos de demnios so os seguintes:

Asakku: (Sumrio Asag), sete criados por Anu e derrotados por by Ninurta, uma vitria tambm atribuda a Nergal Gallu, termo que originalmente se referia tambm a polcia local. Sebitti, "Os Sete". Nomes acdios: Bennu "Ataques" Idiptu "Vento" Libu "Cascudo" Lamashtu, demonesa, tambm uma doena Mimma lemnu "Algo terrvel" Miqut "parada cardaca" Muttabriqu "relmpagos" Pasittu "Aquela que tudo elimina" (um epteto de Lamashtu) Ugallu (leo demnio) Rabishu "Aquele que anda de joelhos" Sidana "Vaciladores" Suruppu, uma doena causada pelas guas das enchentes Tirid "Expulso" Umma "Febre" Umu, um demnio das tempestades. Nomes sumrios::

Saghulhaza, "Aquele que traz o mal" Guardies dos portais do Mundo Subterrneo: Engidudu (tambm um epiteto de Erra), Endushuba, Endukuga, Endashurimma, Ennugigi, Enuralla/Nerulla, Nerubea.

Der: Cidade a Leste do Tigre, no Norte da Babilnia. Deus patrono: Ishtaran.

Dilmun: Cidade ou localidade, provavelmente o nome sumrio para o paraso. Ver Enki e Ninhursag.

Dimkurkurra: "Criador de leis" epteto sumrio de Marduk no the Epic de Creation.

Guardies do Mundo Subterrneo: Engidudu (tambm um epteto de Erra), Endushuba, Endukuga, Endashurimma, Ennugigi, Enuralla/Nerulla, Nerubea.

Duku: Montanha sagrada, nome smrio para o local csmico em Ubshuukkinakku, onde os deuses se reuniam para decidir os destinos, e presente em todos os templos das maiores divindades da Mesopotmia.

Dumuzi: " Filho fiel", deus sumrio deus, consorte de Ishtar, irmo de Geshtin-anna, rei-pastor de Uruk, guardio do portal dos cus de Anu, junto com Gishzida, e pescador de Ku'ara. Passa metade do ano no Mundo Subterrneo. Nome pronunciado Du'uzi na Assiria; chamado Tammuz ina Babilnia e Adonis na Grcia. Ver O CICLO DE INANA neste site.

Dunnu: Cidadde nas proximidades de Isin e Larsa na Mesopotmia Central e importante no Perodo Babilnico Antigo.

Duranki: Elo entre o cu e a terra, nome do templo de Enlil e tambm usado para o prprio deus do Ar.

E-akkil: Templo do deus Pappsukkal em Kish.

Eanna: " Morada dos Cus", nome do templo de Anu e Ishtar em Uruk, tambm chamado de "Puro Tesouro".

Earth: Grande deusa na Teogonia de Dunnu; e um nome para Mundo Subterrneo.

Ea-sharru: "Ea o rei" , ou nome de Enki.

Ea-engurra: Templo do deus Ea em Eridu.

Educao: Em geral, a educao de um jovem babilnico, de ambos os sexos e das camadas mais elevadas, envolvia o treinamento como escriba. Sabe-se que mulheres ricas tinham considervel liberdade e influncia na Mesopotmia. A educao de um ou uma estudante comeava aos oito ou nove anos de idade. Aps levantar-se ao nascer do sol, o estudante levava seu lanche para a escola, que era em geral conhecida como a "casa das tbuas". Na casa das tbuas [de escrita cuneiforme] ele encontrava seu(sua) professor(a). O diretor da escola, ou seja, a pessoa de cargo mais importante, tinha um ttulo que pode ser traduzido como Especialista. Diferentes professores especializavam-se nos vrios aspectos da cultura e da escrita da regio. Em geral, um estudante mais velho tinha sob seus cuidados um estudante mais jovem. Os trabalhos estudantis em geral constituam em fazer cpias de material contido em tbuas existentes, sendo que estas cpias eram feitas em tbuas de argila molhada. O objetivo da educao era obter o grau de escriba, e entender a linguagem dos homens e dos deuses.

E-galgina: "O palcio do Todo Sempre" nome de um local no Mundo Subterrneo.

E-galmah: Templo da deusa Gula em Isin.

E-igi-kalama: Templo de Lugal-Marada em Marad.

E-halanki: Altar da deusa Zarpanitum na Babilnia.

Ekur: "Morada da Montanha" O templo do deus Enlil em Nippur, onde nasceu Ninurta.

E-kurmah: "Grande Morada da Montanha" o templo de Ninazu.

Elam: Pais ao Leste da Babilnia no Iraque moderno. Cidades importantes: Susa e Anshan. Idioma no identificado com qualquer grupo conhecido, escrito em cuneiforme.

Ellil (Illil, Sumrio Enlil): Deus sumrio deus, cujos atributos e natureza ainda so incertos. O mais importante da gerao mais nova dos deuses sumrios e acdios. Centro de culto Nippur. Templo chamado Ekur. Esposa: Ninlil/Mulittu; filho Ninurta. A interpretao antiga de seu nome como Senhor Vento/Ar incerta. Eptetos: Rei das terras populosas. Smbolo: coroa em forma de chifre sobre o sinal de altar. Filho de Anu e Ki. Veja tambm Anzu, Ninurta.

E-meslam: Templo de Nergal em Kutha.

Enbilulu: Deus sumrio deus da irrigao, canais e agricultura. Assimilado com Adad na Babilnia.

Engidudu: Veja Demnios e Erra.

E-nimma-anku: Nome de um templo desconhecido.

E-ninnu: "House de Fifty" Templo de Ningirsu in Girsu.

Enki: Sumrio deus das guas doces, da sabedoria e das artes, que podia trazer os mortos vida, pois dele era toda a fonte do conhecimento mgico da vida e da imortalidade. Adorado principalmente em Eridu, uma das primeiras cidades do mundo, e chamado de Ea na Babilnico, Rei do Absu. Enki possua o secredo dos "me", termo que significa 'cultura, civilizao", cuja base o progresso pelo conhecimento que deve liderar a humanidade. Ele trouxe a civilizao para as pessoas e assinalou a cada um o seu destino. Enki criou a ordem do universo, encheu os rios de peixes, inventou o arado para que os fazendeiros pudessem trabalhar a terra e criar gado. Enki saiu das guas do Golfo Prsico como deus dos peixes. Sua esposa Ninhursag.Veja Ea; ver tambm Enki e Ereshkigal; Enki e Inana. Ver MITOS DE ENKI neste site.

Enkidu (Previamente Ea-bani): Irmo de alma de Gilgamesh, o homem selvagem primitivo que se torna civilizado pela intercesso de uma iniciada do templo de Inana/Ishtar. Assimilado em parte por Shakkan como mestre dos animais e parte com Lahmu, como o heri primitivo.

Enkimdu: Deus sumrio dos fazendeiros, proprietrios de terra e agricultores.

Enkurkur: Senhor da Terra, ttulo sumrio.

Enlil: Na mitologia sumria, o mais importante e poderoso da nova gerao dos deuses, o deus dos ares que tambm rege sobre a terra.

Enmesharra: Deus do Mundo Subterrneo.

Enugi: Deus sumrio da irrigao, dos canais, diques e atendente de Enlil.

Enushirgal Templo do deus da Lua em Ur.

Ereshkigal(Ninmenna): "Rainha da grande terra", "Rainha da Terra", irm de Ishtar, esposa de Nergal, me de Ninazu. A babilnica Persfone, esposa de Nergal, a deusa dos mortos do Mundo Subterrneo. Muitoa hinos so dedicados a ela. Ver o mito de Nergal e Ereshkigal, e Eridan: Rio do Mundo Subterrneo.

Eridu: Cidade muito antiga, s margens do Golfo da Arbia. Tambm o nome de um bairro da Babilnia. Centro de culto do deus Ea/Enki.

Erkalla: "Grande cidade" Veja Mundo Subterrneo.

Erra: Deus da guerra, da caa e das pragas. Etimologia "terra ardente" provavelmente incorreta. Assimilado com Nergal e Gerra. Templo Emeslam na cidade de Kutha. Epteto Engidudu "Senhor que caa na noite". Veja Nergal. Deus babilnico da guerra, da morte e outros desastres. Seu maior aliado a fome causada pelas secas. Pode ser identificado com Nergal, o deus da morte. Ele expressa a morte simbolicamente como letargia e estupor. A guerra tem sido sempre uma grande causa de morte ao longo de toda histria da Mesopotmia. Um dos primeiros poemas picos a serem descobertos e gravados em tbuas de argila o pico de Erra. No incio deste pico, Erra senta-se em seu trono no palcio, enquanto que suas armas, que so na realidade o espelho do deus, ou os demnios, Sibiti, se queixam da inatividade de seu senhor. Erra convence ento o deus da Babilnia a visitar o Abzu. Erra est a ponto de destruir a Babilnia, quando o velho Ishum, ministro de Marduk, lhe diz: "Aqueles que fazem a guerra so ignorantes / A guerra mata os sacerdotes e os que no tem pecado." E apesar de Erra ter comecado a destruio da terra, ele pacificado pelo sbio ministro, chamando seus ces de guerra de volta para si. Marduk retorna e tudo acaba em paz.

Erragal, Erakal: Provavelmente outro nome para Nergal, significando Erra, o grande. Provavelmente pronunciado como Herakles em grego.

E-sagila: Templo de Marduk na Babilnia, a "morada do cu e da terra".

E-sharra: Nome de vrios templos, incluindo o de Anu em Uruk e de Assur na cidade do mesmo nome.

Eshgalla: "Grande Altar"

Eshnuna: Reino ao leste do rio Tigre, incluiu Ishchali, onde material com o mito de Gilgamesh foi escavado, e Tell Hadad, onde foi encontrado o mito de Erra e Ishum..

E-sizkur: "Morada da prece".

E-sikil: "Pura morada", nome do templo de Tishpak (anteriormente de Ninazu) em Eshnuna.

Etana: 12 Rei de Kish aps o Dilvio, pai de Balih; 13 rei-deus da dinastia sumria que reinou na cidade de Kish. Apesar de ter sido escolhido por Anu e rezar diariamente para Shamash, pedindo por um herdeiro, Etana no tinha filhos. Shamash disse-lhe ento para libertar uma guia, que havia sido aprisionada por uma serpente. Etana libertou a guia, e esta, em gratido, carregou o rei nas costas at os cus. L, Etana, em frente ao trono de Ishtar, suplicou por um filho. Ishtar d a ele a planta do nascimento, que Etana provavelmente teve de comer juntamente com sua esposa. Sabemos que finalmente Etana teve um filho. Foi encontrado um pico incompleto sobre Etana.

E-temen-anki: Nome da grande torre Ziggurat de Marduk na Babilnia.

E-ugal:Nome de the templo de Ellil in Dur-Kurigalzu (Veja tambm Parsay).

Eufrates:Rio da Mesopotamia. Nome acdio:Purattu, e hittite Mala.

Gerra: Sumrio Gibil, deus do fogo, assimilated with Erra e Nergal, filho de Anu e Anunitu.

Gilgamesh (Bilgamesh, Galgamishul, anteriormente tambm escrito/lido como Izdubar): Rei de Uruk, filho de Lugalbea e Ninsun no pico do mesmo nome. Nome pode significar "o antigo ancestral tornado jovem" em sumrio. Chamado de deus em alguns textos antigos. Epteto mais recente: Rei da Terra.

Girsu: Importante cidade sSumria do terceiro milnio antes da nossa era. Deus patrono: Ningirsu.

Gishzida (Gizzida, Nin-gishzida): "Madeira de confiana", deus sumrio em geral colocado no mesmo patamar de Dumuzi, filho de o de Ninazu, consorte de Belili, guardio dos portais de Anu. Centro de culto: Gishbea, entre Lagash e Ur. Smbolo: serpente coroada.

.Gudia: Regente da cidade de Lagash c. 2199-2180 BC. Autor de longas inscries em sumrio.

Gushkin-bea: Nome do deus patrono da metalurgia.

Gucianos:Inimigos brbaros das cidades mesopotmicas, que causaram muita destruio no terceiro milnio antes da nossa era.

Haharanu:Um deus, funes e significado do nome desconhecidos.

Hamurabi: Rei da Babilnia 1848-1806 ANE. Autor do famoso cdigo de leis.

Hanigalbat: Nome dado ao reino huriano de Mitani, a Noroeste da Assria.

Hayyashum: Um deus, de funo e significado do nome ainda incerto.

Hehe: Nome de uma montanha mitolgica, local de nascimento de Anu.

Hendursanga: "Ldety mace" epithet de Ishum as herald de Sumer.

Homem-Mulher Escorpio: Criaturas compostas, algumas vezes benficas ao homem. Guardies da montanha Mashu. Na mitologia sumria, os guardies da terra dos imortais. Um dos desafios enfrentados por Gilgamesh em sua busca pela imortalidade

Escravos: Uma grande parte dos trabalhos era feita por escravos. Um homem pobre em geral no os tinha, mas reis e templos tinham muitos deles. Escravos eram marcados, e tinham cabelos curtos, para serem logo identificados, se fugissem. Escravos eram em geral estrangeiros capturados em batalhas e seus descendentes. Havia, entretanto, vrias formas de ganhar a liberdade (ver Cdigo de Hamurabi). Por exemplo, se um escravo se casasse com uma mulher livre, ele adquiria liberdade. A vida de escravo podia Ter vantagens, pois em geral escravos eram propriedade de pessoas de posses, e portanto, melhor do que a vida de uma pessoa livre, mas muito probre.

Horticultura: A maior cultura, principalmente na Babilnia, era a cevada, que comeava a ser cultivada em Julho ou Agosto. Os campos eram primeiramente arados e trabalhados para tornar a terra seca e lamacenta prpria para agricultura. Antes de dezembro comeava a plantao. O implemento mais usado era chamado de arado plantadeira. O arado criava uma abertura na qual a semente era jogada usando um funil. Uma pessoa caminhava ao lado do arado plantadeira, colocando a semente em intervalos regulares. Isto significa que todas as sementes eram enterradas a igualmente a uma certa profundidade. Este implemento s passou a ser conhecido e usado na Gr-Bretanha, por exemplo, na poca medieval (cerca de 1600 da nossa era.). Entre a plantao e a colheita, havia o uso intensivo da irrigao. Em Maio, comeava a colheita, para a qual era em geral necessrio alocar mais mo de obra, ex. escravos e crianas, ou seja, os filhos do fazendeiro. Os trabalhos eram feitos em grupo, onde a primeira pessoa cortava a cevada, a Segunda juntava o material e a terceira o empilhava. Os ltimos estgios,

que exigiam habilidade considervel, eram a separao e seleo dos gros

Hubur: Em sumrio, o rio Ilurugu, situado no Mundo Subterrneo, um rio de provaes usado para resolver disputas. A mesma palavra d o nome a um afluente do rio Eufrates na Sria.

Humbaba (Humwawa):Guardio da floresta dos pinheiros, derrotado por Gilgamesh e Enkidu, ancestral das Grgonas gregas. Sua voz chamada de arma de Abubu.

Hurabtil:Deus elamita, tambm chamado Lahurabtil.

Igigi: Termo sumrio para os grandes deuses e deusas da gerao mais nova, liderados por Enlil, freqentemente identificados com os Anunaki.

Ilabrat: Vizir de Anu.

Illil: Veja Ellil/Enlil.

Imdugug: Veja Anzu.

Imgur-Ellil: Nome das muralhas defensoras da Babilnia.

Irnini (Irnina):Deusa da guerra assimilada por Ishtar.

Ishara: Deusa do casamento e do parto, protetora de juramentos. Centro de culto: Kisurra na Babilnia. Smbolo: escorpio.

Ishkur:Veja Adad.

Inana/Ishtar:1. Grande deusa sumria do amor e da guerra, cujo consorte Dumuzi. 2. Deusa babilnica, "Senhora do Cu e da Terra". Na tradio de Uruk, filha de Ningal e Nana, irm do deus Sol Utu. Smbolos: roseta, estrela matutina e vespertina. A divindade feminina mais fascinante da Mesopotmia, Amante e Amada por excelncia, consorte sagrada de monarcas. Identificada com a egpcia Isis, com a grega Vnus/Afrodite, com a fencia Astarte e com a canania Astoret. Na Babilnia, a deusa de maior culto, sendo que pelo monumental Portal de Ishtar era um dos portais da cidade. Esposa de Dumuzi/Tamuz, sendo personagem de muitos mitos importantes e hinos. O leo, o touro e drages tambm so animais consagrados a ela. Ver O CICLO DE INANA, neste site, traduo do trabalho magistral de Kramer e Wolkstein (1983).

Irkalla: Nome babilnico para a deusa do Mundo Subterrneo. Veja Ereshkigal.

Ishkhara: Deusa babilnica do amor, sacerdotisa de Ishtar.

Ishtaran:Veja Angal.

Ishullanu: Jardineiro do deus sumrio Anu, que oferecia cestas de tmaras para Ishtar, por quem era apaixonado. Por ter sido extremamente possessivo com relao a ela, Ishtar transforma-o num sapo.

Ishum: Deus do fogo e conselheiro de Erra. Assimilado com Hendursanga. Sbio ministro de Marduk no pico de Erra.

Kabti-ilani-marduk: Descendente de Dabibi, autor de Erra e Ishum.

Kakka: Vizir e ministro de Anu. Personagem de grande importncia no mito de Nergal e Ereshkigal.

Kaksisa: Deus babilnico das estrelas; Sirius.

Kalah: Moderna Nimrud, capital dos reis assrio no incio do primeiro milnio antes da nossa era. Centro de culto de Ninurta.

Kalkal: Guradio de Enlil em n Nippur.

Kar-usakar: Cis da lua crescente em Eridu.

(K)huluppu: A rvore da Vida na cosmologia babilnica, encontrada s margens do rio Eufrates. Sua madeira tem poderes medicinais. Ver A rvore de Hulupu em O Ciclo de Inana.

Ki: Deusa sumria da terra, me de Enlil, o deus dos ventos e do ar.

Kish: Antiga cidade, a primeira a se obter emancipao aps o dilvio, de acordo com a Lista de Reis Sumrios. A parte leste da Babilnia ligava-se a Kish por um canal. Centro de culto de Inanna/Ishtar (templo E-hursag-kalama) e Zababa (templo E-mete-ursag). Veja Etana.

Kishar: Deus da gerao antiga, consorte de Anshar.

Kullab: Nome de bairro de Uruk e tambm da Babilnia.

Kush: Deus dos rebanhos.

Kutha: Centro de culto de Nergal, cidade near Babilnia. Templo Emeslam.

Lamashtu: Veja demnios.

Lugalbanda: Pai de Gilgamesh,rei de Uruk, filho de Emerkar, heri endeusado de muitas histrias sumrias. Consorte de the deusa Ninsun, nativo de Kullab, bairro da cidade da Babilnia..

Lugal-dimmer-ankia: Sumrio title "Rei de the deuss de heaven e earth"

Marduk (Assrio: Assur; Sumrio: Enlil; Grego: Zeus): Deus patrono da Babilnia, consorte de Zarpanitum. Templo Esagila, zigurate E-temen-anki. Epteto: Bel (Senhor). Protetor da agricultura, da justia e do direito. Filho de Enki/Ea, pai de Nabu, criou ventos e tempestades como Zeus. Tambm lutou e venceu Tiamat para criar a ordem e o universo. Personagem principal do mito da criao Babilnica, outro grande pico mesopotmico, chamdo de Enuma Elish.

Mashu: Montanha nos confins do mundo, onde o sol nasce. Guardada por seres metade humanos, metade escorpies. Nome significa gmeo. Ver A Cura de Gilgamesh.

Melqart: Deus fencio, equivalente a Nergal. Nome significa "Senhor da Cidade" Patrono de Tira. .

Muhra: face que olha nas duas direes, nome dos guardies do Mundo Subterrneo.Veja tambm Ushmu.

Mulliltu, Mullita: Deusa babilnica deusa, chamada Mullissu em assrio, Ninlil em sumrio, e Mylitta em Grego. Consorte de Ellil e Assur. Venerada em Nippur. Ver Enlil e Ninlil.

Mummu: Vizir do Absu.

Mundo Subterrneo: Conhecido por diversos nomes: A fortaleza de Danina;

Arali; Kutha (cidade da qual Nergal era patrono); Meslam (templo de Nergal em Kutha); As Regies Inferiores: saplatu; O Grande Local: kigallu, gingal; Terra da Qual no se Retorna: Kurnugi; Grande cidade: Erkalla; Grande Portal, chamado Ganzir, palcio Egalgina. Regido por Ereshkigal e Nergal; tendo Belet-Seri. Como escriba. Juzes: os Anunnaki e Gilgamesh.

Mushussu: "Serpente rubra/furiosa" , drago ou monstro composto. Smbolo de Marduk.

Msica:- era principalmente usada para acompanhar o relato de uma histria ou para entoar um verso. Era usada tanto para cerimnias religiosas como entretenimento. A maior parte delas era acompanhada por instrumentos, como a flauta de junco, a lira, o tambor e tamborins, a trombeta e a harpa

Nabu (Nebo): Deus da escrita e da sabedoria. Templos chamado Ezida, possuindo altares importantes nas cidades de Borsipa, Suza e Tashmetum. Culto comea a Ter proeminncia a partir do sculo VIII antes da nossa era. Como o deus mesopotmico da linguage, eloqncia e sabedoria, era o padroeiro dos escribas (homens e mulheres). Filho de Marduk, tinha como esposa Nidaba, tambm deusa da escrita e dos escribas, como mensageiro dos deuses ele podia ser comparado a Hermes. Adorado pelos babilnicos, e um exemplo disso o nome do famoso imperador Nabucodonossor, que quer dizer literalmente "Nabu triunfa".

Nabunassar (Nabu-nasir): Rei da Babilnia 747-734 BC, perodo no qual se acredita ter iniciado uma grande prosperidade.

Namu: Deusa-me sumria, me de Enki e Ereshkigal. Deusa dos Mares, que criou o cu e a terra.

Nana: Deus sumrio da Lua, da cidade de Ur, amado de Ningal. Sumrio moon-deus de the cidade de Ur. Tambm chamado Sin, filho de Enlil e Ninlil.

Nedu/Neti: "Doorkeeper" nome de the doorkeeper de the Mundo Subterrneo.

Nergal: Tambm pronunciado Erakal, "Lord de Erkalla (the grande cidade)", escolhido de Ereshkigal no mito "Nergal e Ereshkigal" . Assimilado com Erra, com muitos aspectos depois assimilados pelo grego Hrcules. Templo Emeslam. Parcialmente assimilado com Gilgamesh como juz do Mundo Subterrneo, e com Ninurta.

Ninazu: Deus de Eshnunna. Templo chamado E-sikil e E-kurmah. Filho de Enlil e Ninlil, concebido durante a descida de Enlil e Ninlil ao Mundo Subterrneo, pai de Ningishzida. Substitudo por Tishpak como patrono de Eshnunna. Deus babilnico da cura, mgica e encantamentos.

Nnive: Capital dos reis assrios, nos sculos stimo e oitavo antes da nossa era. Centro de culto de Ishtar.

Ningal: Amada consorte de Nana/Suen, o deus da Lua, me de Utu, o deus do Sol e Inana, a grande deusa do amor e da guerra.

Nin-shubur: Divindade feminina na Sumria, masculina em acdio. Vizir de Anu e de Ishtar. Assimilada com Ilabrat e Papsukkal. Ver Enki e Inanae A Descida de Inana.

Nummu (Ninsar): Deusa sumria das plantas, filha de Enki. Ela torna-se esposa de seu pai para dar luz deusa Ninkurra, que tambm se casa com seu av Enki para conceber Uttu, a deusa dos teares e das aranhas. Ver mito de Enki e Ninhursag.

Nin-Sun: Deusa sumria e babilnica, da cidade de Uruk, me de Gilgamesh.

Nintu:Nome de Ninhursag.

Ninurta: Provavelmente pronunciado Nimrud e Enurta algumas vezes. Deus

guerreiro sumrio, vencedor herico de muitas vitrias, deus da agricultura e da fertilidade. Filho de Ellil. Assimilado com Ningirsu. Templo: E-padun-tila , tendo talvez o seu templo principal situado em Nippur. Lder dos Anunaki no mito de Anzu. Como Marte, Ninurta patrono daqueles que trabalham com cobre, os primeiros mineiros do planeta.

Nipur: cidade da Mesopotamia central, Centro de culto de Ellil, templo principal: Ekur.

Nisaba (Nissaba): Deusa sumria das artes do escriba, protetora das escolas, professores e estudantes. Seu smbolo o clamo, um tipo de junco duro, usado para escrever, colocado sobre o smbolo de altar. Ela tambm era considerada a deusa protetora da agricultura, da vegetao ordenada e da mgica.

Nisir: O monte bblico Ararat, onde finalmente aportou a arca de Ut-Napishtim .

Nudimmud: Nome sumrio de Ea como deus criador. Ver MITOS DE ENKI, neste site.

Nusku: Deus da luz, com importantes altares junto ao deus da lua em Harran e Neirab. Vizir de Anu e de Ellil. Smbolo: Lmpada.

Oannes: Grego para Uan, um dos nomes de Adapa.

Oferendas: Oferendas de farinha, "mashatu" eram cozidas e espalhadas.; Oferendas de fumaa "qutrinnu", as quais os deuses podiam sentir o cheio nos cus.;Incenso ou "mussakku"; Oferendas de apresentao "taqribtu"; Oferendas de comida, "nindabu" freqentementen de po; Oferendas regulares "ginu"; Sacrificios, freqentementen de ovelhas.

Pabilsag: Deus de Larak, cidade importante antes do Dilvio.

Pagalguena: "Grande canal de Guenna (governador de Nippur)", outro ttulo de Marduk no Enuma Elish.

Panigara (Pap-nigin-gara): Deus guerreiro, assimilado por Ninurta. Epiteto: "Senhor dos marcos de pedra."

Papsukkal: Vizier dos grandes deuses, templo E-akkil em Kish. Assimilado com Ilabrat e Ninshubur. Servia principalmente Enki.

Parsay: Nome de Dur-Kurigalzu, capital cassita, prxima a Bagdad.

Puzur-Amurri: "Secredo do Deus do Oeste" nome do barqueiro de Utnapishtim durante o dilvio no pico de Gilgamesh.

Pazuzu: Demnio mesopotmio do Vento Sul, com quatro asas e cabea de leo

Pukku: Na mitologia babilnica, o tambor que Ishtar deu a Gilgamesh. Ver A rvore de Huluppu.

Puzur-Amurri: O navegador da arca babilnica.

Qingu (Reiu): Nome do lder da batalha do Enuma Elish que lutou do lado de Tiamat. Segura as Tbuas do Destino. Significado do nome desconhecido.

Ramman, Rimmon: "Aquele que faz a terra tremer," nome de Adad. Veja Adad.

Resheph: Deus srio da guerra, com cabea de gazela.

Rim-Sin: Rei de Larsa do perodo dinstico sumrio. Rim-Sin excavou o rio Eufrates com suas mos, pois ele foi um grande gigante.

Salbatanu: Deus babilnico e planeta Marte.

Sargo II: Rei da Assria, 721-705 Antes da Nossa Era. Escreveu uma longa descrio de sua oitava campanha sob a forma de uma carta ao seu deus pessoal.

Sebitti: O grupo dos sete demnios que marcham com Erra para a guerra. As Pliades. Demonacos em algumas tradies, bons em outras. Filhos de Anu e Ki.

Senaqueribe: Rei da Assria a cerca de 704-681 Antes da Nossa Era. Saqueou a Babilnia em 689 BC. Estabeleceu Nnive como sua capital, com palcio real e biblioteca.

Serpente: O predecessor mitolgico da Serpente o deus sumrio deus Enki, o babilnico Ea, deus que rege a terra onde vivem todas as criaturas. Os antigos semitas associavam a serpente com o deus da lua, Nana, talvez pela capacidade de renovao atribuda s serpentes.

Sete Sbios: Veja Apkalu.

Shakkan (tambm chamado Sumuqan e Amakeu): Deus dos rebanhos e pastores, em geral colocado juntamente com Anshan, o deus dos cereais. Tambm pronunciado Shahan.

Shamash (Sumrio Utu, Hebreu Shemesh, Arbico Shams): Deus-sol, patrono

de Sipar e Larsa, templos chamado E-babbar. Espousa Aya/Anunitum: deus da justia e das profecias. Ttulo "meu sol" significa "majestade", conferido a reis mortais e deuses chefes de um panteon espercfico. Na Babilnia, o deus-sol era o protetor da justia e da verdade, juiz do cu e da terra, patrono de Gilgamesh. Filho do deus da lua Sin, irmo de Ishtar e marido de Aya. Primeiramente venerado em Sipar e Larsa, seu culto espalhou-se por Cana e Palestina, Arbia e Prsia. Shamash mostrado com raios flamejantes saindo de seus ombos, saltando entre montanhas, com tiara de chamas na cabea e espada de serra. Foi sob sua autoridade que o rei Hamurabi comps o primeiro cdigo de leis da humanidade. No Egito, era identificado com Ra.

Shapash: Deusa do sol ugartica, a forma feminina de Shamash, muitas vezes chamada de a tocha dos deuses.

Shamhat: Tambm pronunciado Shakat, "voluptuousa" nome da iniciada mandada at Enkidu. Provavelmente pertencia ao culto pessoal do templo de Ishtar em Uruk. Ver Enkidu e a Sacerdotisae A Cura de Gilgamesh.

Shara: Deus sumrio da cidade de Umma, moderna tell Djoha, Nordeste de Uruk. Filho de Ishtar. Epteto: Heri de Anu.

Sharur: Arma pessoal de Ninurta/Ningirsu.

Shuanna: nome para a Babilnia, originalmente o bairro onde se encontravam os templos principais.

Shullat Deus pouco conhecido, consorte de Hanish. Servo do deus sol. Deus babilnico equivalente a Hermes, o mensageiro divino.

Shulpae: Deus sumrio com uma srie de atribuies, incluindo fertilidade e poderes demonacos. Consorte de Ninhursag. Identificado pelo planeta Jpiter.

Shurrupak: cidade de Ut-Napishtim no parte central do Sul da Mesopotmia. Identificada como a moderna Tell Fara.

Shushinak: Deus patrono de Susa, a oeste de Elam.

Shutu: Deus sumrio do Vento Sul.

Sibitti: Na mitologia babilnica, os deuses do inferno e servos de Erra, o deus da morte. Eram os deuses das batalhas e das armas, adoradores do combate e detestando a vida calma das cidades. Erra persuadiu Marduk, o deus da ordem e da justia, para tirar frias nas Esferas Superiores. Assim que Marduk se foi, confuso e desordem foram instalados. Ver o mito Erra e Ishum.

Sibzianna: Deus sumrio do firmamento; Orion.

Siduri (Siduru, Sabatu): Nome da Divina Dona das Tavernas, deusa dos licores e da sabedoria. O equivalente a Hebe, a deusa das bebidas sagradas, mostrada em geral sentada no alto dos cus, tendo uma videira s suas costas. Ver A CURA DE GILGAMESH.

Sin (Suen, Sumrio Nana): Semtico Erah, deus da Lua de Ur, Harran, e Neirab. Consorte de Nikkal (Sumrio: Ningal). Smbolo: disco em forma de crescente. Protetor dos Juramentos. O deus da Lua na Sumria e da Babilnia, regente do calendrio. Frequentelmente pintado com chifres e uma longa barba de lapis lazuli. Seu templo era chamado Enushirgal, onde Gilgamesh orou para ele. Seus orculos continham comentrios que mesmo os deuses deviam escutar. O eclipse da lua era tido como sinal de desastre iminente para a terra.

Sipar: cidade de Shamash e Aya/Anunitum, no Eufrates, ao Norte da Babilnia. Epteto: a cidade eterna.

Sirsasa (tambm Saria): Nome do monte Hermon no Lbano.

Sirsir: Deus barqueiro, patrono dos marinheiros.

Subartu: Provavelmente um termo geral para os pases ao Norte da Assria.

Sultanpepe (antiga Huzirina): local prximo a Harran onde arquelogos acharam textos escolares, incluindo tbuas de exerccios de composies literrias. Estes textos provavelmente foram originados das bibliotecas da Assria nos sculos oitavo e stimo antes da nossa era.

Susa: Capital ocidental do reino elamite reidom, nas montanhas de Zagros. Deus patrono: Shushinak.

Suteanos: Nmades semticos do oeste, que apareceram ao final do segundo e no in[icio do primeiro milnio. Inimigos tradicionais dos acdios.

Tbua dos Destinos: Tbua em cuneiforme na qual eram escritos os destinos. Dava poder supremo a quem a possusse. Antecedente do Livro do Destino no Livro dos Jubileus e da Lei Pr-Islmmica al-mahfuz, "tbua da preservao" sobre a qual eram escritos os desgnios de Alah. Acompanhada pelo selo dos destinos.

Taklimtu: Ritual assrio durante o ms de Dumuzi (final de Junho), quando a esttua de culto de Dumuzi Tammuz), ainda jovem e bonito, era colocado em um ponto de Nnive. Este ritual marcava o final da primavera. umuzi o consorte de Inanna/Ishatar.

Tamuz (Dumuzi): Deus babilnico da primavera, das flores, das plantas verdes e dos filhotes dos rebanhos. Ver O CICLO DE INANA, neste site.

Tarbisu: Povoao antiga, ao Norte de Nnive. Centro de adorao de Nergal.

Tell-Haddad: Local perto do rio Diyala river, a leste do Tigre, antiga Me-Turan.

Tell Harmal: Local perto de Baghdad, antiga Shaduppum.

Tiamat (tambm pronunciado Tiwawat e Tamtu, provavelmente pronunciado Tethys em grego Inico, conhecida como Ayabba em semtico ocidental): Mar, guas salgadas personificadas como a grande Deusa-Me da primeira gerao dos deuses no Enuma Elish. Esposa de Absu. Epitomiza o caos.

Tigre: Rio do Leste da Mesopotmia, antigo "Idiglat"

Tirana: Nome de Uruk, significa arco-ris, usada no perodo Selucido.

Tishpak: Deus patron deus de Eshnunna. Natureza incerta. Provavelmente assimilado com Ninazu.

Tutu: Nome de um deus criador sumrio.

Ubara-Tutu: Pai de Ut-napishtim, Rei de Shuruppak, que reinou por 18.600 anos, de acordo com a Lista dos Reis Sumrios.

Ubshu-ukkinna, Ubshu-ukkinakku: Nome sumrio nome para a sala da assemblia dos deuses presente em muitos templos. Contida na montanha sagrada Duku.

Ugarita: Cidade datada da poca da Idade do Bronze na Sria, onde foram descobertos muitas tbuas escritas em cuneiforme. Algumas tbuas escritas em cuneiforme, mas em cananeu, tambm so conhecidos como material de

Ugarit.

Ukur: Deus do Subterrneo deus, vizir de Nergal, talvez tambm assimilado por Nergal.

Ulaya: Rio de Karkheh a Oeste do Ir.in Western Iran

Ummanu:Os Sete Sbio, que escreveram os grandes poemas picos, como Erra e Gilgamesh.

Ur: Cidade poro s margens do rio Eufrates, prxima ao Golfo. Deus patrono: Nana/Sin. Templo E-kishnugal, local sagrado das sacerdotisas Entu, as princesas reais.

Urshanabi:Sumrio Sur-sunabu. O barqueiro babilnico. No pico de Gilgamesh, o barqueiro de Utnapishtim, o No babilnico.

Uruk: Cidade na Baixa Mesopotmia. Reis incluem Enmerkar, Lugalbanda e Gilgamesh. Deuses patronos: Anu e Ishtar. Templo principal: Eanna. Tambm conhecida como Tiranna, "a cidade do arco-ris" no perodo Selucido. Agora chamada Guerraka, no Sul do Iraque.

Ushmu, Usmu, Ismud: Deus sumrio, dotado de duas faces, vizir de Enki/Ea. Talvez tambm conhecido em acdio como Muhra.

Ut-Napishtim: O No babilnico Noah, cujo nome significa " aquele que achou a vida", ou seja, tornou-se imortal. Heri do Grande Dilvio no pico de Gilgamesh.

Uttu: Deusa sumria da terra e das plantas, filha de Enki, e Ninkurra. Ver Enki e Ninhursag.

Utu: Deus Sol sumrio, filho de Ningal e Nanna.

Ventos: Quatro ventos para os pontos do compasso;

O Vento Sul, caprichoso e feminino, chamado de Respirao de Enki`, O Vento Norte, chamado Istanu, tido como moderado e aprazvel; O Vento Sul, chamado Sadu, literalmente Vento da Montanha; Vento Leste, ou Amurru. Tambm existem sete ventos maldosos, referidos como 'ventos do mal' ou 'Imhullu" Tempestade: Mehu Redemoinho: Asamsatu Tornado Imsuhhu

Wer: Tambm Mer, Ber, e Iwer, deus das tempestades, patrono de Humbaba, identificado com Amurru e Adad.

Zababa (tambm Zamama): Deus guerreiro, patrono de Kish, templo Emeteursag. A etimologia do nome incerta. Ele aparece no Perodo Sumrio Antigo e seu nome consta dos tempos pr-sargnidos. Foi um deus da cidade de Kish, um guerreiro posteriormente identificado com Ningirsu e Ninurta. Diz-se tambm que Inana em seu aspecto de deusa-guerreira esposa de Zababa/Baba. Em inscries hititas o ideograma sumrio ZABABA pode signifcar deuses guerreiros de um certo lugar.

Zakar (Dzakar):Deus babilnico dos sonhos, sendo que os sonhos na Antiga Mesopotmia traziam mensagens dos deuses para os homens.

Zappu:Divindade babilnica das Pleiades.

Zarpanitum (Sarpanitum): Deusa da gravidez, esposa de Marduk na Babilnia. Tambm chamada de Erua.

Zigurate:torre de templo, com degraus ou subida em espiral leveo ao topo, smbolo da unio do cu e da terra. No ponto mais alto do ziggurat, encontrase um templo ou altar sagrado.

Ziusutra: Sacerdote-rei sumrio e sobrevivente do Grande Dilvio. Ver A Cura de Gilgamesh.

Zu : Na mitologia babilnica, deus-pssaro e inimigo dos grees deuses, por ter roubado as Tbuas do Destino. Os deuses ficam impotentes frente ao acontecido. Finalmente, o rei Lugalbea, pai de Gilgamesh, foi capaz de recuperar as Tbuas do Destino, aps matar Zu. Na mitologia assria, Marduk quem esfola o crnio de Zu. Num outro mito, foi Ninurta o heri e matador de Zu (verso escolhida nesta obra).

Vous aimerez peut-être aussi