Vous êtes sur la page 1sur 4

Direitos Humanos

Documentrio "Pera, nosso direito!" ser lanado simultaneamente em trs capitais


21 de janeiro de 2008

"Pera, nosso direito!", dirigido pelo premiado cineasta Renato Barbieri, ser lanado no prximo dia 26, simultaneamente em Braslia, Teresina e Macei. O documentrio mostra a experincia da Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos - Abrandh em dois projetos-piloto com comunidades muito pobres, no Piau e em Alagoas. um filme que precisa ser visto e debatido. Pode ser muito til em processos de formao, cursos e como estimulador de debates, pois demonstra que direitos no so dados, direitos so resultado de luta, de conquista.

Braslia(DF), 20/01/2008 - Direitos no so dados, no so comprados, nem vendidos. So conquistados pelos prprios sujeitos de direitos, na sua ao cotidiana para se afirmarem enquanto atores polticos.

Esta a idia fundamental que norteou o trabalho desenvolvido pela Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos (ABRANDH) junto com as comunidades de Sururu de Capote, em Macei(AL), e da Vila Santo Afonso, em Teresina(PI).

Com o apoio da FAO (Organizao das Naes Unidades para Agricultura e Alimentao), a ABRANDH realizou dois projetos-pilotos nestas duas comunidades entre 2004 e 2006, sempre com a participao ativa e decisiva da populao das mesmas.

Os pilotos tiveram como objetivo central o fortalecimento da luta das comunidades pela realizao do Direito Humano Alimentao Adequada (DHAA) e dos seus demais direitos humanos, consagrados e protegidos pela Constituio Federal e por tratados inmeros e convenes internacionais.

Agora, a luta das famlias de Sururu de Capote e da Vila Santo Afonso est disponvel no documentrio "Pera, nosso direito", dirigido por Renato Barbieri. Autor de extensa e premiada filmografia, Barbieri tem no currculo a direo de "Atlntico negro: na rota dos orixs", "A inveno de Braslia", "Do outro lado da sua casa", "As vidas de Maria", "A idade do Brasil", "Terra de quilombo", entre outros. O documentrio "Atlntico negro: na rota dos orixs", relato das relaes culturais entre o Brasil e a frica, participou do Festival de Cannes em 1999.

"Pera, nosso direito!", filmado no segundo semestre de 2007 em Braslia, Teresina e Macei, tem 33 minutos de durao e recheado de depoimentos dos protagonistas dos projetos-pilotos, expressando a emoo, a indignao e a fora de pessoas que vivem marginalizadas e submetidas de forma sistemtica e permanente violao dos seus direitos constitucionais. Alm disso, o vdeo tambm conta com a participao de militantes e especialistas em direitos humanos e integrantes da Abrandh.

At maro ser divulgada uma publicao apresentando em detalhes a metodologia e o desenrolar de todas as etapas dos projetos-pilotos. Uma verso preliminar do texto deste documento est disponvel para download no site da Abrandh
http://www.direitos.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 31 May, 2011, 03:32

Direitos Humanos

(www.abrandh.org.br), na seo "Artigos e Documentos".

Ao Global – o lanamento do documentrio ser realizado no dia 26/01 (sbado), simultaneamente em Braslia, Teresina e Macei, como atividade integrante do Dia de Mobilizao e Ao Global do Frum Social Mundial ( www.forumsocialmundial.org.br). A prxima edio do FSM ocorrer em Belm(PA), em janeiro de 2009, e neste ano ocorrero apenas fruns regionais espalhados pelos cinco continentes, alm do Dia de Mobilizao e Ao Global, com atividades em todos os cantos do planeta neste 26 de janeiro.

Na capital federal, o lanamento ocorrer no auditrio da Central nica dos Trabalhadores (CUT-DF), no CONIC. Em Teresina, o lanamento ter vez na sede do Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional (CONSEA-PI), na Casa dos Conselhos (endereo abaixo). E na capital alagoana, o auditrio da Delegacia Regional de Trabalho (DRT-AL) sediar a exibio de lanamento. Em todos os locais, aps a exibio ser realizado um debate sobre o vdeo e sobre o trabalho desenvolvido com as comunidades.

Sobre a Vila Santo Afonso

A Vila Santo Afonso uma comunidade que surgiu em uma rea de ocupao, em 2001, em Teresina, capital do Piau. A populao da Vila oscilante e em dezembro de 2006 foram contabilizadas 288 famlias.

Ao longo dos anos, a comunidade resistiu aos inmeros mandados judiciais de despejo, executados de forma violenta, e permaneceram na rea, conquistando recentemente o direito definitivo de residir na localidade.

De acordo com a pesquisa realizada pela Abrandh em 2005, em parceria com outras instituies do estado do Piau, verificou-se que o nmero de famlias da Vila em situao de insegurana alimentar grave era de 54,34%. Comparando com a media de insegurana alimentar grave encontrada no Brasil (6,50%), o resultado alarmante.

A renda da maioria das famlias gerada por trabalhos espordicos e sem vnculo formal de emprego. A inconstncia de renda um dos fatos que prejudica a acessibilidade econmica aos alimentos e a outros direitos fundamentais. A pesquisa constatou, tambm, que 73% das famlias no tinham acesso a de transferncia de renda, apesar do quadro de extrema pobreza da comunidade.

Hoje a Vila Santo Afonso possui uma associao de moradores e conquistou o acesso a inmeros programas e polticas pblicas promotoras de direitos. As vitrias iniciais fortaleceram a mobilizao da comunidade, que continua ativa em busca da realizao plena dos seus direitos fundamentais.

Sobre Sururu de Capote

A comunidade de Sururu de Capote situa-se em uma rea de preservao de mangue s margens da Lagoa Munda, no
http://www.direitos.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 31 May, 2011, 03:32

Direitos Humanos

centro de Macei, capital de Alagoas. A comunidade Sururu de Capote possui cerca de 450 casas.

A comunidade, mesmo estabelecida na rea h quase 20 anos, nunca foi reconhecida oficialmente. Sua existncia foi negada pelo governo, no houve qualquer melhoramento de infra-estrutura urbana, de acesso a servios pblicos bsicos e a programas sociais.

O nome da comunidade uma referncia ao sururu (Mytella charruana), um molusco tpico de Alagoas. O sururu a principal fonte de renda dos moradores da comunidade, que pescam, tratam e vendem o molusco para elaborao de pratos tradicionais nos restaurantes da rea turstica de Macei.

Os moradores da comunidade Sururu de Capote vivem em estado de extrema pobreza: moram em barracos construdos com materiais como lonas, plsticos, madeira e papelo e esto em situao de completo abandono por parte do poder pblico, especialmente em relao aos direitos moradia e alimentao adequada.

O projeto-piloto ajudou a envolver diversas organizaes da sociedade e instituies do poder pblico no apoio luta das famlias de Sururu de Capote pelo reconhecimento e garantia de seus direitos fundamentais, incluindo o direito a permanecer na rea, alvo de forte especulao do mercado imobilirio local. Programas como o PETI (Programa de Erradicao do Trabalho Infantil) e o Bolsa Famlia tem minorizado a situao de misria enfrentada pelas famlias, e instituies como a Petrobrs, a Organizao Internacional do Trabalho (OIT), diversas ONGs, o Ministrio Pblico de Alagoas, entre outras, so ou pretendem ser parceiras da comunidade.

:: Servio

Lanamento do documentrio "Pera, nosso direito!" (direo de Renato Barbieri)

>> Em Braslia(DF): 26/01/2008 – 10h Local: Auditrio da CUT-DF (CONIC - SDS Ed. Venncio V - 1 e 2 subsolos – 61-3225.9374) Realizao: Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos (ABRANDH) Apoio: Frum de Direitos Humanos do Distrito Federal e Regio e Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicao Social

>> Em Teresina(PI): 26/01/2008 – 10h Local: Casa dos Conselhos, Av. Pinel, S/N, bairro Por Enquanto, Zona Norte Realizao: Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos (ABRANDH) Parceria: Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional do Piau (CONSEA-PI)

>> Em Macei(AL): 26/01/2008 – 10h Local: Auditrio da DRT, praa Montepio, Centro (ao lado da OAB) Realizao: Ao Brasileira pela Nutrio e Direitos Humanos (ABRANDH) Apoio: Delegacia Regional do Trabalho de Alagoas (DRT-AL)
http://www.direitos.org.br Fornecido por Joomla! Produzido em: 31 May, 2011, 03:32

Direitos Humanos

CONTATOS: ABRANDH: Rogrio Tomaz Jr. (Assessor de Comunicao) 61-3340.7032 / 61-8112.5186 – rogerio@abrandh.org.br

Elisabetta Recine (Coordenadora-Tcnica da ABRANDH) 61-3340.7032 – recine@unb.br

Valria Burity (Coordenadora do projeto-piloto na Vila Santo Afonso) 61-3272.8705 / 61-8185.0542 – valeria.burity@abrandh.org.br

Renato Barbieri (Diretor): Videografia: 61-3202.1584 / 8122.1139 – renato@videografia.com.br

http://www.direitos.org.br

Fornecido por Joomla!

Produzido em: 31 May, 2011, 03:32

Vous aimerez peut-être aussi