Vous êtes sur la page 1sur 17

ACIPAI

Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes

ACIPAI
Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes

I. Prembulo A ACIPAI (Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes) uma organizao no-governamental, sem fins lucrativos, de orientao humanista e cultural, vocacionada para a assistncia e integrao de imigrantes, designadamente com origem no continente asitico, promovendo voluntariado activo e trabalho comunitrio. A sua aco pretende contribuir para o conjunto de trabalho promovido por outras associaes e entidades de solidariedade social no sentido de melhorar a qualidade de vida para todos os cidados em Portugal. A nvel global, o nosso esforo procura contribuir para a criao dum modelo vivel de projecto social tendente paridade e a uma organizao da sociedade mais solidria. A ACIPAI ser particularmente vocacionada para a difuso da lngua, valores e prticas culturais de Portugal entre estrangeiros imigrantes, mas tambm das lnguas, valores e prticas culturais da ndia e de outras regies da sia e, em contexto mais amplo, de todos os que contribuem para o patrimnio cultural que partilhamos no espao scio-geogrfico nacional. A mediao e transferncia de conhecimentos, crenas, linguagens, modos de fazer de uns e outros e a educao para os valores ticos de harmonia societria so alguns dos seus grandes objectivos. A defesa dos princpios constitucionais, entre os quais a igualdade de oportunidades e direitos dos indivduos, e a necessidade de educar para a integrao social e incluso da diversidade fazem tambm parte das nossas prioridades. Constituda por cidados nacionais e imigrantes de vrias nacionalidades, a sua estrutura vocacionada para cumprir mltiplos objectivos no contexto da facilitao da integrao plena e melhoria da harmonia social. As colectividades de imigrantes que estejam interessadas em tornar-se scias, bem como outras pessoas colectivas, podero solicitar o seu ingresso na ACIPAI, como unidades interdependentes. Os vnculos que determinam a relao hierrquica entre a ACIPAI e as suas potenciais unidades interdependentes, sero baseados no princpio de subordinao Direco central da primeira, com o cumprimento das disposies do seu Estatuto e regulamentos e sob o princpio da compatibilidade. A ACIPAI est, portanto, aberta a todas as pessoas que partilhem os seus princpios orientadores, sem distino de idade, sexo ou gnero, origem social, nacionalidade, pertena tnica, poltica, religiosa, ou outras caractersticas potencialmente discriminadoras. Pelo que os seus regulamentos internos no podero conter restries de natureza tnica ou outra, que possam impedir o acesso dos scios efectivos com pelo menos 18 anos de idade a qualquer cargo ou rgo da associao. Os corpos gerentes podero ser formados inteiramente por scios que no sejam de origem indiana, mas recomenda-se que conheam razoavelmente a cultura deste pas. Neste contexto, salvaguarda-se apenas o cargo de Presidente da Direco que dever ser ocupado por pessoa de origem indiana e com conhecimento razovel da cultura deste pas, de modo a preservar os princpios motivadores da sua fundao.

II. Aprovao dos Estatutos da Associao A primeira Assembleia Geral da ACIPAI, a convocar a partir desta data, deliberar sobre a aprovao do presente documento que compreende o projecto de Estatutos e Regulamento Geral Interno para se associar mesma, bem como das categorias, deveres e obrigaes dos scios.

III. Regulamento Geral Interno e Estatutos Nota 1 - Todas as disposies constantes nos Estatutos consideram-se como parte integrante do Regulamento Geral Interno. Nota 2 - Todas as omisses regulamentares no presente documento sero alvo de especificao em regulamentos especficos a serem criados para o efeito.

REGULAMENTO GERAL INTERNO

1. Denominao A presente associao, designada simplesmente como ACIPAI, tem como denominao completa: Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes e como designao internacional: Indo-Portuguese Cultural Association for Immigrants Support

2. Logtipo A Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes ser identificada pelo acrnimo nominativo ACIPAI e pelo logtipo misto a cores ou simplificado a preto e branco, conforme a representao e descrio que se seguem: Logtipo misto a cores

Logtipo misto a preto e branco

a) Descrio Chakra de 24 raios equidistantes em cor preta. Entre os 7 raios da metade superior est inscrito o acrnimo nominativo ACIPAI em cor preta, sobre um fundo de cor aafro. Entre os 9 raios da metade inferior, inscreve-se a palavra Portugal em cor preta sobre um fundo de cor verde, ficando os espaos entre os raios restantes a cor branca. b) Simbologia A representao desenvolvida a partir da combinao de simbologias de reconhecimento imediato na cultura portuguesa e em culturas originrias da sia, sendo por isso de alcance abrangente e inclusivo como se pretende da actuao da presente associao. Chakra significa roda, centro de fora, movimento giratrio incessante. A chakra de 24 raios, que remete para a chakra de Ashoka da bandeira indiana, representa o dinamismo da actividade da associao que se pretende incessante 24 horas por dia. O esquema tripartido de cores aafro, branco e verde pretende significar pluralismo e sincretismo cultural: A cor aafro, que secunda o acrnimo nominativo ACIPAI, representa o poder da aco desinteressada e de reconhecimento imediato entre pessoas originrias do continente asitico. A cor branca representa a centralidade da importncia dos objectivos pacificadores de verdade e harmonia. A cor verde, que secunda a palavra Portugal o espao scio-geogrfico de origem e actuao da associao -, remete duplamente para o significado de esperana no esquema de cores da bandeira portuguesa e para a preservao do equilbrio ambiental e da diversidade.

3. Associados A ACIPAI est aberta a todas as pessoas que partilhem os seus princpios orientadores, sem distino de idade, sexo ou gnero, origem social, nacionalidade, pertena tnica, poltica, religiosa, ou outras caractersticas potencialmente discriminadoras. Pelo que os seus regulamentos internos no podero conter restries de natureza tnica ou outra, que possam impedir o acesso dos associados com pelo menos 18 anos de idade a qualquer cargo ou rgo da associao. Os corpos gerentes podero ser formados inteiramente por scios que no sejam de origem indiana, mas recomenda-se que conheam razoavelmente a cultura deste pas. Salvaguarda-se apenas o cargo de Presidente da Direco que dever ser ocupado por pessoa de origem indiana. 3.1. Admisso Sero associados (scios) todos os que identificando-se com os princpios da ACIPAI e objectivos constantes deste regulamento, e que a lei permita, preenchendo os requisitos aqui estabelecidos, tenham sido admitidos como tal e mantenham o cumprimento das obrigaes sua qualidade e categoria de associado.

a) O processo de admisso de scios da exclusiva competncia da Direco, sob proposta do candidato ou de seu representante legal, atravs do preenchimento de modelo adoptado. b) Quando menores de 18 anos de idade, devem os interessados apresentar, conjuntamente com a proposta, autorizao escrita do encarregado de educao, ou uma declarao escrita de responsabilidade da parte de um scio que se encontre em pleno gozo dos seus direitos estatutrios. 3.2. Direitos e Deveres 3.2.1. So scios em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, todos os que tenham completado pelo menos 18 anos de idade e mantenham, ao momento, o cumprimento actualizado das obrigaes sua qualidade de associado. A qualidade de associado no transmissvel, quer por acto entre vivos, quer por sucesso; o associado no pode incumbir outrem de exercer os seus direitos pessoais (Cdigo Civil, Art. 180). Os scios e dirigentes da ACIPAI, no respondem solidria nem subsidiariamente pelas obrigaes da Entidade. Os seus direitos: a) Participar nas actividades da Associao; b) Solicitar todos os esclarecimentos sobre o funcionamento da Associao, ou que lhe digam respeito; c) Apresentar propostas Direco sobre assuntos que digam respeito Associao; d) Usufruir dos servios prestados pela Associao gratuitamente, ou com os descontos especificados por categoria de scio, em vigor; e) Dar conhecimento ao Presidente da mesa da Assembleia Geral sobre qualquer resoluo ou acto dos rgos Sociais que se lhe afigure contrrio aos interesses da Associao ou ao disposto nos Estatutos; f) Usufruir dos benefcios que possam ser concedidos pela Associao, nos termos da Lei e dos seus Estatutos; g) Eleger e serem eleitos para os Corpos Gerentes; h) Requerer a convocao de Assembleias Gerais, nos termos estabelecidos nos Regulamentos; i) Deliberar e votar em Assembleia Geral; j) Escusar-se de assumir ou renunciar a cargos para que foram eleitos ou designados, mediante pedido por escrito dirigido ao Presidente da mesa da Assembleia Geral: i) Os membros dos rgos Sociais, que pretendem ser dispensados das suas funes, devem comunicar por escrito a sua renncia, ao Presidente da mesa da Assembleia Geral; ii) Considerar-se- desistncia do cargo, a falta consecutiva, sem justificao, a duas (2) reunies ordinrias.

Os seus deveres: a) Cumprir as disposies regulamentares da Associao, respeitar as decises e deliberaes dos seus rgos, interpor queixa Direco ou Presidente da mesa da Assembleia Geral contra qualquer acto de discriminao, cometido no mbito do exerccio da Associao, pelos seus associados ou colaboradores; b) Zelar pelo patrimnio da Associao, pelo seu bom nome e engrandecimento; c) No desenvolver aces contrrias aos fins e interesses da Associao e se estas lesarem os seus bens patrimoniais, pagar (o prprio ou o seu responsvel legal) a respectiva indemnizao pelos prejuzos causados; d) Efectuar o pagamento da quota de associado na sua categoria, quando esta tiver lugar, no valor e tempo estipulados para o efeito; e) Desempenhar os cargos para que forem eleitos com seriedade e honestidade de acordo com os princpios definidos pelos Estatutos e Regulamentos. 3.2.2. So scios sem pleno gozo dos seus direitos estatutrios: a) Todos os que ainda no tenham completado pelo menos 18 anos de idade. i) Os seus direitos so em tudo semelhantes aos dos scios em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, excepto os discriminados em g), h), i), j); ii) Os seus deveres so em tudo semelhantes aos dos scios em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, excepto os discriminados em e). b) Todos os que no mantenham, ao momento, o cumprimento actualizado das obrigaes sua qualidade de associado, e esta ainda no tenha sido retirada. i) Os seus direitos so limitados apenas aos discriminados em a), b), c); ii) Os seus deveres so em tudo semelhantes aos dos scios em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, excepto os discriminados em d), e). 3.3. Categorias de associados A ACIPAI composta por nmero ilimitado de associados/scios, distribudos em categorias, a seguir designadas: Scios (No-Efectivos), Scios Efectivos, Scios Fundadores, Scios Honorrios e Scios Cooperantes. a) Scios (No-Efectivos) Todos os associados que no tenham completado 18 anos de idade e todos os que no mantenham ao momento o cumprimento actualizado das obrigaes sua qualidade de associado. i) A idade inferior a 18 anos no isenta o pagamento de quota. b) Scios Efectivos - Todos os scios com pelo menos 18 anos de idade que mantenham ao momento o cumprimento actualizado das obrigaes sua qualidade de associado, incluindo o pagamento de quota quando esta tiver lugar. c) Scios Fundadores - Aos fundadores da Associao e assim reconhecidos pelo perodo indeterminado de durao da mesma, atribuda, sem necessidade de outro procedimento, a qualidade, vitalcia ou enquanto a ela no renunciarem, de Scios Fundadores e, por isso tambm Scios Honorrios, no tendo, por isso, qualquer obrigao de pagamento de quota.

d) Scios Honorrios A qualidade de Scio Honorrio pode ser atribuda a todas as pessoas singulares ou colectivas que se distingam por servios relevantes prestados causa da Associao, no tendo, por isso, qualquer obrigao de pagamento de quota. A atribuio da qualidade ser proposta pela Direco e deliberada pela Assembleia Geral, por tempo determinado ou indeterminado, e retirada pelo mesmo procedimento ou por renncia do visado. e) Scios Cooperantes Scios Efectivos que por serem qualificados em determinada rea de actuao da Associao podero ser remunerados na prestao desses servios pela Associao. Esta qualidade no isenta de pagamento de quota nem do cumprimento das obrigaes sua qualidade de associado. 3.4. Retirada da qualidade de associado O associado que por qualquer forma deixar de pertencer associao no tem o direito de repetir as quotizaes que haja pago e perde o direito ao patrimnio social, sem prejuzo da sua responsabilidade por todas as prestaes relativas ao tempo em que foi membro da associao (Cdigo Civil, Art. 181). A qualidade de associado pode ser retirada por vontade do visado ou imposta pelos motivos que aqui se discriminam: a) Incumprimento no pagamento da quota, quando esta tiver lugar. Nestas circunstncias, o procedimento automtico, considerando-se desassociado sessenta (60) dias aps o envio de notificao do incumprimento de pagamento se no for regularizada a situao. A partir do momento da data de notificao, o visado perde a qualidade de associado em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, incluindo a possibilidade de exercer qualquer cargo nos rgos da Associao ou exercer o direito de voto. A readmisso na qualidade de novo scio ser permitida, sob o procedimento de admisso habitual, aps um perodo mnimo decorrido de 60 dias (aprox. 2 meses) da data determinada pela excluso. b) Comportamento considerado lesivo dos interesses e finalidades da Associao. Nestas circunstncias, o procedimento dever ser sempre devidamente fundamentado e apreciado em Assembleia Geral, nos termos dos Estatutos e Regulamentos em vigor. No perodo decorrente entre a divulgao da proposta de desassociao pela Direco e a deliberao da Assembleia, o visado perde a qualidade de associado em pleno gozo dos seus direitos estatutrios, incluindo a possibilidade de exercer qualquer cargo nos rgos da Associao ou exercer o direito de voto. 3.5. Quota contributiva de associado O estabelecimento da jia e quota contributiva para os associados deliberado em Assembleia Geral, sob o princpio da no violao das disposies estatutrias.

4. Actividades e servios prestados pela Associao Na consecuo dos seus objectivos descrito nos estatutos, a ACIPAI poder: a) Efectivar trabalhos de atendimento, ensino, formao acadmica, pesquisa, divulgao, conferncias e outros eventos acadmicos e culturais, traduo e

publicaes, bem como participar na formao de pessoal tcnico relacionado com seus fins; b) Poder organizar-se em tantas unidades de prestao de servios, quantas se fizerem necessrias, as quais se regero por regulamentos internos especficos; c) Poder firmar convnios ou contratos e articular-se, pela forma conveniente, com rgos ou entidades, pblicas ou privadas. 4.1. Acesso aos servios prestados pela Associao e participao nas suas actividades As pessoas que recorrem aos servios da Associao e participam nas suas actividades tero direitos e deveres comparveis com os atribudos aos associados neste mbito, exceptuando os privilgios reservados para estes.

5. Do patrimnio, sua constituio e utilizao Constituem receitas da Associao, as descritas no Art. 3 dos Estatutos e nos termos seguintes: a) As rendas da Associao somente podero ser realizadas para a manuteno de seus objectivos. b) So despesas da Associao as que resultam do exerccio das suas actividades em cumprimento dos Estatutos, do Regulamento Interno e das disposies que sejam impostas por lei.

6. Da administrao e rgos Os rgos da Associao so os descritos nos Art. 4, 5, 6 e 7 dos Estatutos. 6.1. Mandatos a) Os mandatos dos titulares da Direco, da mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, por eleio em listas maioritrias (que incluiro 1 ou mais suplentes respectivos) em Assembleia Geral, so de trs (3) anos e coincidentes, sendo permitida a reeleio. b) Os mandatos iniciam-se com a tomada de posse perante o Presidente da mesa da Assembleia Geral cessante. i) Compete a um dos secretrios da mesa da Assembleia Geral substituir o Presidente na sua falta ou impedimento. ii) Caso o Presidente da mesa da Assembleia Geral cessante ou o seu substituto no confiram posse nos trinta (30) dias imediatos eleio, os membros eleitos pela Assembleia Geral iniciaro automaticamente o exerccio de funes, salvo se houver impugnao judicial do acto eleitoral.

6.2. Assembleia Geral 6.2.1. A Assembleia Geral ser presidida por uma mesa composta por membros eleitos, assim distribudos: um (1) Presidente e dois (2) Secretrios. a) Ocorrendo vaga em qualquer cargo de titular da mesa da Assembleia Geral, caber ao respectivo suplente substitu-lo at o fim do perodo para que foi eleito. b) Ocorrendo vaga de um membro e do respectivo suplente, a Assembleia Geral reunir no prazo mximo de trinta (30) dias para eleger o novo membro. 6.2.2. So atribuies da Assembleia Geral: a) Eleger os titulares da mesa da Assembleia Geral, da Direco, e do Conselho Fiscal e seus respectivos suplentes, atendendo a que: i) Qualquer scio pode ser eleito para qualquer cargo dos rgos da associao desde que tenha completado pelo menos 18 anos de idade e se encontre em pleno gozo dos seus direitos estatutrios. b) Aprovar o Regulamento Geral Interno da ACIPAI, atendendo a que: i) O Regulamento Geral Interno, ou regulamentos especficos que lhe sejam associados, desde que aprovados pela Assembleia Geral e no colidam com o Estatuto adquirem valor estatutrio. c) Decidir sobre alteraes dos estatutos, atendendo a que: i) Com a aprovao de um outro estatuto consideram-se revogadas as disposies que anteriormente serviram para reger a vida interna da Associao. ii) A deliberao sobre a reviso de estatutos exige o voto favorvel de pelo menos 3/4 dos associados presentes (Cdigo Civil, Art. 175). d) Deliberar sobre o oramento e o plano anual de actividades elaborado pela Direco, ouvido previamente quanto quele, o Conselho Fiscal; e) Apreciar e votar o relatrio anual de actividades que inclui um relatrio de contas, aps parecer do Conselho Fiscal; f) Deliberar sobre a convenincia de efectuar operaes de crdito, aquisio, alienao ou onerao de bens pertencentes Associao, atendendo a que: i) A deliberao sobre a alienao de bens imveis, agravamento de nus reais sobre os mesmos e emprstimos financeiros de valor superior a cem (100) salrios mnimos exige um quorum de pelo menos 2/3 dos membros da Assembleia Geral. g) Deliberar sobre propostas de absoro ou incorporao de outras entidades Associao; h) Autorizar a celebrao de convnios e acordos com entidades pblicas ou privadas; i) Deliberar sobre a cessao da qualidade de associado, mediante proposta justificada da Direco; j) Deliberar sobre outro assunto para que tenha sido convocada; k) Deliberar sobre a extino da Associao e o destino do patrimnio, atendendo a que:

i) A deliberao sobre a extino da Associao e o destino do patrimnio exige o voto favorvel de pelo menos 3/4 dos membros da Assembleia Geral (Cdigo Civil, Art. 175). 6.2.3. Deliberaes: A assembleia no pode deliberar, em primeira convocao, sem a presena de metade, pelo menos, dos seus associados (Cdigo Civil, Art. 175). As reunies ordinrias e extraordinrias instalar-se-o em segunda convocao, trinta (30) minutos aps a hora indicada, com qualquer nmero de presentes, excepto quando o presente Regulamento exija maioria qualificada de representao. b) As votaes so nominais, salvo se envolverem a eleio ou indicao de qualquer pessoa para cargo ou rgo, caso em que so tomadas por escrutnio secreto; c) As deliberaes so tomadas por maioria absoluta dos membros presentes assembleia, excepto quando o presente Regulamento exija maioria qualificada; d) Nas votaes que no sejam estatutariamente secretas, direito de cada participante apresentar declarao de voto por escrito, a qual fica apensa acta da assembleia. 6.2.4. Convocao: A Assembleia Geral rene ordinariamente uma vez em cada ano, preferencialmente at ao fim do ms de Fevereiro, quando convocada pela administrao, ou ainda por qualquer de seus membros se a primeira no o tiver feito (Cdigo Civil, Art. 173), com o fim de: a) Tomar conhecimento da dotao oramentria e plano de actividades anual para a Associao; b) Apreciar e deliberar sobre o relatrio de actividades, que inclui tambm o relatrio de contas, referente ao exerccio anual encerrado. A Assembleia Geral rene extraordinariamente quando convocada pelo seu Presidente, pela Direco, pelo Conselho Fiscal ou por 1/5 de seus membros, quando requerida com um fim legtimo. A convocao das reunies ordinrias ou extraordinrias ser feita mediante edital, com indicao da hora, local e pauta dos assuntos a serem tratados, a ser fixado na sede da entidade e correspondncia pessoal (preferencialmente por correio electrnico) para cada um dos associados, com antecedncia mnima de oito (8) dias (Cdigo Civil, Art. 174). So anulveis as deliberaes tomadas sobre matria estranha ordem do dia, salvo se todos os associados comparecerem reunio e todos concordarem com o aditamento (Cdigo Civil, Art. 174). A comparncia de todos os associados sanciona quaisquer irregularidades da convocao, desde que nenhum deles se oponha realizao da assembleia (Cdigo Civil, Art. 174).

6.3. Direco 6.3.1. A Direco o rgo executivo da Associao, constitudo por cinco (5) membros eleitos em lista maioritria, assim distribudos: um (1) Presidente, um (1) Vice-Presidente, um (1) Secretrio, um (1) Tesoureiro e um (1) Vogal (devendo ser designados 1 ou mais suplentes).

a) Relativamente aos critrios de elegibilidade, salvaguarda-se a excepcionalidade do cargo de Presidente da Direco, nos seguintes termos: este cargo s poder ser ocupado por pessoa de origem indiana (em conformidade com a legislao indiana em vigor ao momento) e com conhecimento razovel da cultura deste pas; b) Ocorrendo vaga em qualquer cargo de titular da Direco, caber ao respectivo suplente substitu-lo at o fim do perodo para que foi eleito; c) Ocorrendo vaga de um membro e do respectivo suplente, a Assembleia Geral reunir no prazo mximo de trinta (30) dias para eleger o novo titular. 6.3.2. So atribuies da Direco: a) Executar o programa anual de actividades; b) Elaborar e apresentar Assembleia Geral o relatrio anual de actividades e o respectivo demonstrativo de resultados do exerccio cessante; c) Elaborar o plano anual de actividade e oramento para o exerccio seguinte; d) Elaborar o Regulamento Geral Interno e regulamentos especficos que lhe sejam associados para regular unidades de prestao de servios ou departamentos que sejam criados; e) Estabelecer contactos, convnios ou acordos com instituies pblicas e privadas, tanto no Pas como no exterior, para mtua colaborao em actividades de interesse comum. f) Deliberar com a presena da maioria dos seus titulares, tendo o Presidente, alm do seu voto, direito a voto de desempate. Compete ao Presidente: a) Representar a Associao judicial e extrajudicialmente; b) Cumprir e fazer cumprir este Estatuto e os demais regulamentos internos; c) Convocar e presidir as reunies da Direco; d) Dirigir e supervisionar todas as actividades da Associao; e) Assinar quaisquer documentos relativos s operaes activas da Associao. Compete ao Vice-Presidente: a) Substituir o Presidente em qualquer das suas competncias, sempre que lhe for delegada essa funo pelo primeiro, por justificada falta ou impedimento. Compete ao Secretrio: a) Secretariar as reunies da Direco e sempre que necessrio das Assembleias Gerais e redigir actas; b) Manter a documentao de secretaria organizada, com os respectivos livros e correspondncias. c) Colaborar com o Tesoureiro, auxiliando na preparao e organizao dos documentos relativos tesouraria. Compete ao Tesoureiro: a) Contabilizar e zelar pelas contribuies, rendas, auxlios e donativos efectuados Associao, mantendo em dia a escrita contabilstica;

b) Efectuar ou supervisionar os pagamentos de todas as obrigaes da Associao; c) Acompanhar e supervisionar os trabalhos de contabilidade da Associao, contratos com terceiros e servios prestados ou venda de produtos a terceiros, cuidando para que todas as obrigaes fiscais e legais sejam devidamente cumpridas em tempo til; d) Apresentar relatrios de receitas e despesas, sempre que forem solicitadas; e) Apresentar o relatrio de contas anual para ser submetido Assembleia Geral; f) Apresentar semestralmente o balano de receitas e despesas actualizado ao Conselho Fiscal; g) Elaborar, com base no oramento realizado no exerccio, a proposta oramentria para o exerccio seguinte a ser submetida Direco, para posterior apreciao da Assembleia Geral; h) Conservar sob sua guarda e responsabilidade, todos os documentos relativos tesouraria; i) Assinar, em conjunto com o Presidente, todos os cheques emitidos pela Associao. Compete ao Vogal: a) Colaborar com os outros membros da Direco, auxiliando-os no desempenho das suas funes. 6.4. Conselho Fiscal 6.4.1. O Conselho Fiscal constitudo por trs (3) membros de reconhecida idoneidade, eleitos em lista maioritria, assim distribudos: um (1) Presidente e dois (2) Vogais. So impedidos estes membros de exercer cumulativamente cargos de Direco da Associao. a) Ocorrendo vaga entre os membros do Conselho Fiscal, caber a um suplente substitu-lo at o fim do mandato para o qual foi eleito. b) Ocorrendo vaga de um membro e do suplente respectivo, a Assembleia Geral reunir no prazo mximo de trinta (30) dias para eleger o novo integrante. 6.4.2. So atribuies do Conselho Fiscal: a) Examinar os documentos e livros de escrita contabilstica da Associao; b) Examinar o balano semestral apresentado pelo Tesoureiro e dar parecer a seu respeito; c) Apreciar os balanos e inventrios que acompanham o relatrio anual de actividades da Direco; d) Apreciar o oramento anual que acompanha o plano anual de actividades da Direco; e) Dar parecer sobre a aquisio, alienao e onerao de bens pertencentes Associao. f) Deliberar com a presena da maioria dos seus titulares, tendo o Presidente, alm do seu voto, direito a voto de desempate. O Conselho Fiscal reunir a cada seis (6) meses e extraordinariamente, sempre que necessrio.

7. Disposies gerais Os cargos dos rgos de administrao da Associao no so remunerados, seja a que ttulo for, ficando expressamente vedado por parte de seus titulares ou suplentes o recebimento de qualquer lucro, gratificao ou bonificao relativa ao exerccio do cargo. Os funcionrios ou outras entidades individuais (podendo tratar-se de no-scios ou scios cooperantes) que prestarem servios profissionais Associao sero enquadrados pela legislao de trabalho portuguesa em vigor ao momento. O oramento da ACIPAI ser anual e compreender estimativa de todas as receitas e despesas, discriminadas por dotaes, de modo a evidenciar sua fixao para cada rgo, projecto, unidade ou programa de trabalho. O exerccio financeiro da Associao coincidir com o ano civil. Bens imveis, designadamente instalaes, terrenos, etc. que venham a entrar para o patrimnio da Associao, tero obrigatoriamente que constar dos Estatutos.

8. Das Omisses As dvidas e omisses ao presente sero resolvidas pela Direco ou por deliberao da Assembleia Geral, consoante a natureza dos casos, sem prejuzo das disposies legais em vigor.

9. Entrada em vigor O presente Regulamento Interno e Estatuto, que aqui constam, entram em vigor no dia seguinte ao da sua aprovao.

10. Estatutos

ESTATUTOS

Artigo 1
DENOMINAO, SEDE E DURAO 1 - A associao, sem fins lucrativos, adopta a designao ACIPAI - Associao Cultural Indo-Portuguesa de Apoio a Imigrantes, pessoa jurdica de direito privado, e tem a sede na Rua da Padaria, n 16, 1 Dt, 1100-389 Lisboa, freguesia da S, concelho de Lisboa e constitui-se por tempo indeterminado. 2 - A associao tem o numero de pessoa colectiva 510020291 e o nmero de identificao na segurana social 25100202916.

Artigo 2
FIM 1 - A ACIPAI tem como fim a assistncia, integrao e incluso de imigrantes, designadamente com origem no continente asitico e em particular da ndia, e em contexto mais amplo, de todos os que integram o espao scio-geogrfico nacional. Atravs de: a) Difuso da lngua, valores e prticas culturais de Portugal entre estrangeiros imigrantes, mas tambm das lnguas, valores e prticas culturais da ndia e de outras regies da sia entre os residentes nacionais; b) Mediao e transferncia de conhecimentos, crenas, linguagens, modos de fazer e patrimnio cultural das diversas comunidades presentes em territrio nacional; c) Assistncia no exerccio de cidadania, na traduo e interpretao de legislao e documentos jurdicos, no acesso a servios e entidades pblicas, emprego, habitao, educao e sade. Vocacionada para a promoo dos valores ticos de harmonia societria e ambiental, atravs da educao para a responsabilidade social; Apoia e promove aces de divulgao literria, cultural e artstica que contribuam para o alargamento do conhecimento do patrimnio cultural das diversas comunidades que partilham o espao scio-geogrfico nacional; Contribuir para o fortalecimento do associativismo e da intercooperao entre a sociedade civil, organizaes governamentais e rgos pblicos nacionais, embaixadas e consulados.

Artigo 3
RECEITAS 1 Constituem receitas da associao, designadamente: a) a jia inicial paga pelos scios; b) o produto de quotizaes fixadas pela assembleia geral; c) os rendimentos de bens prprios da associao e as receitas das actividades sociais; d) as liberalidades aceites pela associao; e) os subsdios que lhe sejam atribudos.

Artigo 4
RGOS 1 So rgos da associao: a) Assembleia Geral b) Direco c) Conselho Fiscal

Artigo 5
ASSEMBLEIA GERAL 1 - A assembleia geral, o rgo soberano da associao, constituda por todos os associados em pleno gozo dos seus direitos. 2 A competncia da assembleia geral e a forma do seu funcionamento so os estabelecidos no Cdigo Civil, designadamente no artigo 170, e nos artigos 172 a 179. 3 A mesa da assembleia geral composta por trs (3) associados, um (1) Presidente e dois (2) Secretrios, competindo-lhes dirigir as reunies da assembleia e lavrar as respectivas actas.

Artigo 6
DIRECO 1 - A direco, o rgo executivo da associao, eleita em assembleia geral, composta por cinco (5) associados. 2 direco compete a gerncia social, administrativa e financeira da associao, representar a associao em juzo e fora dele. 3 A forma do seu funcionamento a estabelecida no artigo 171 do Cdigo Civil.

4 A associao obriga-se com a interveno de duas assinaturas.

Artigo 7
CONSELHO FISCAL 1 - O conselho fiscal, eleito em assembleia geral, composto por trs (3) associados. 2 Ao conselho fiscal compete fiscalizar os actos administrativos e financeiros da direco, fiscalizar as suas contas e relatrios, e dar parecer sobre os actos que impliquem aumento das despesas ou diminuio das receitas. 3 A forma do seu funcionamento a estabelecida no artigo 171 do Cdigo Civil.

Artigo 8
ADMISSO E EXCLUSO As condies de admisso e excluso dos associados, suas categorias, direitos e obrigaes, constaro de regulamento a aprovar pela assembleia geral.

Artigo 9
EXTINO. DESTINO DOS BENS Extinta a associao, o destino dos bens que integrarem o patrimnio social, que no estejam afectados a fim determinado e que no lhe tenham sido doados ou deixados com algum encargo, ser objecto de deliberao dos associados.

***
*

Vous aimerez peut-être aussi