Vous êtes sur la page 1sur 28

ESTADO DA PARABA PREFEITURA MUNICIPAL DE BAYEUX SECRETARIA DE EDUCAO ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO MDIO NA MODALIDADADE NORMAL PROFESSORA HELENA

HARDMAN PIRES CURSO PEDAGGICO

RACKLAYNE KAROENY DOS SANTO FRANA.

DISLEXIA ME DE TODOS OS DISTRBIOS

BAYEUX PB DEZEMBRO DE 2011

RACKLAYNE KAROENY DOS SANTO FRANA

DISLEXIA ME DE TODOS OS DISTRBIOS

Trabalho de Concluso de Curso TCC, apresentado Coordenao da Escola Normal da Prefeitura Municipal de Bayeux-PB, como exigncia complementar para a obteno do ttulo de professora do Ensino Infantil e das primeiras cinco sries do Ensino Fundamental. Orientadores: Professores Ms Antnio Fbio Cabral da Silva e Ms Gesio Lima Vieira

BAYEUX PB DEZEMBRO DE 2011

Racklayne Karoeny dos Santos Frana

DISLEXIA ME DE TODOS OS DISTRBIOS

Trabalho de Concluso de Curso TCC, apresentado Coordenao da Escola Normal da Prefeitura Municipal de Bayeux-PB, como exigncia complementar para a obteno do ttulo de Professora do Ensino Infantil e das primeiras cinco sries do Ensino Fundamental.

APROVADO EM:_________/_________/______________

BANCA EXAMINADORA

PROF. MS. ANTONIO FBIO CABRAL DA SILVA ORIENTADOR

PROFESSOR EXAMINADOR

PROFESSOR EXAMINADOR

DEDICATRIA

A todos os meus mestres.

EPIGRAFE

tudo questo de atitude (Pitgoras)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente a Deus, pela fora, coragem, sade, sabedoria e determinao para realizar os meus objetivos. A todas as pessoas que fazem parte da minha vida, e que cooperaram de uma forma direta ou indireta, na realizao desse trabalho. Pois, cada uma dessas pessoas contribuiram para o meu crescimento intelectual, por isso tero minha eterna gratido e reconhecimento.

RESUMO

Este trabalho faz uma abordagem a principal dificuldade de aprendizagem encontrada pelas crianas, revisando os conceitos sobre os distrbios de aprendizagem tendo como foco a dislexia e a atuao do professor na aquisio da aprendizagem do aluno dislxico. A pesquisa apresenta o conceito de dislexia, suas formas, causas e caracterstica. O objetivo principal o esclarecimento dessa dificuldade, buscando informaes que possam facilitar o trabalho dos educadores e minimizar os problemas encontrados ao se trabalhar com crianas dislxicas Portanto a percepo do distrbio nos alunos e o conhecimento de estratgias permite ao professor orientar o aluno dislxico o que pode diminuir os problemas de performance e rendimento escolar A proposta desta pesquisa focada em obter dados referentes dislexia, que possam proporcionar aos portadores do distrbio, aos educadores e profissionais da rea um maior conhecimento a respeito do assunto, bem como servir como base de apoio s pessoas com esse transtorno.. PALAVRAS CHAVES: Dislexia; Distrbios de aprendizagem, Informao, estratgias.

ABSTRACT
This work makes a learning approach to the main difficulty encountered by children, reviewing concepts about learning disorders focusing on dyslexia and the role of teacher in acquisition of dyslexic student learning.The search displays the concept of dyslexia, its forms, causes and characteristic. The main goal is the clarification of this difficulty, seeking information that would facilitate the work of educators and minimize problems encountered when working with children dislxicas So the perception of disorder in students and knowledge of strategies allows the teacher to guide the Dyslexic student what can decrease the problems school yield and performance The proposal of this research is focused on getting data relating to dyslexia, which might provide to carriers of the disorder, educators and industry professionals a better knowledge regarding the subject, as well as serve as a basis of support for people with this disorder.

WORDS KEYS : Dyslexia; Learning disorders, information strategies.

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABD- Associao Brasileira de dislexia

SUMRIO

INTRODUO ..........................................................................................................10 1 AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA .................................... 11 2 DEFICINCIA NA LEITURA .................................................................................. 13 2.1 DISLEXIA ........................................................................................................... 14 2.2 SINTOMAS DA DISLEXIA .................................................................................. 17 2.3 FORMAS DE DISLEXIA ..................................................................................... 19 2.4TIPOS DE DISLEXIA ........................................................................................... 19 2.5 . A ATUAO DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM ................................... 23 3 METODOLOGIA DA PESQUISA .......................................................................... 25 CONSIDERAES FINAIS ..................................................................................... 26 REFERNCIAS ........................................................................................................ 27

10

INTRODUO

A temtica desse trabalho a dificuldade de aprendizagem, mas especificamente a dislexia, a dislexia um terno muito presente hoje em dia, mas o que dislexia?Quais so seus sintomas e formas? Qual o papel do professor? Essas so perguntas na qual essa pesquisa tem o objetivo de responder atravs de conceitos sobre os distrbios de aprendizagem e dislexia e uma exposio clara da atuao do pedagogo na aquisio da aprendizagem do aluno dislxico. Atualmente 90% das crianas que esto cursando a educao bsica enfrentam alguma dificuldade de aprendizagem relacionada linguagem como a dislexia (DAVIS, 2004; Mc CABE, 2002), e mundial sofre de dislexia. A dislexia um distrbio de aprendizagem que se caracteriza por uma Dificuldade em ler e escrever, e na escola com o olhar diferenciado do professor que isto fica mais evidente. De acordo com Davis (2004, p.38), a dislexia pode ser definida como:
(...) um tipo de desorientao causada por uma habilidade cognitiva natural que pode substituir percepes sensoriais normais por conceituaes; dificuldades com leitura, escrita, fala e direo, que se originam de desorientaes desencadeadas por confuses com relao aos smbolos. A dislexia se origina de um talento perceptivo. Davis (2004, p.38)

cerca de 10 a 15% da populao

Para melhor compreenso do assunto o trabalho foi dividido em trs partes: inicialmente fala-se sobre os distrbios de aprendizagem; posteriormente sobre os conceitos de dislexia suas formas seus sintomas e, para finalizar, sobre como o professor deve trabalhar com crianas dislxicas. Logo aps, apresentam-se as consideraes finais, proporcionando reflexes sobre a temtica envolvida.

11

1 AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Muitas vezes associamos o mau rendimento escolar com as dificuldades de aprendizagem, mas o que dificuldade de aprendizagem? A dificuldade de aprendizagem a situao em que o aluno encontra obstculos no desenvolvimento escolar e no consegue acompanhar o ritmo de desenvolvimento esperado. Por causas genticas, neurolgicas ou ate emocionais. Porem tem que saber separar e avaliar os termos, pois existe uma gradativa diferena entre alunos que passam por dificuldade na aprendizagem e alunos que tem dificuldade de aprendizagem. Acredita-se que atualmente no Brasil, existam cerca de 15 milhes de pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial, como por exemplo, a mental, auditiva, visual, fsica, de conduta ou vrias deficincias em conjunto, e que cerca de 90% das crianas que esto cursando a educao bsica enfrentam alguma dificuldade de aprendizagem relacionada linguagem como a dislexia que o tema central dessa pesquisa. A dificuldade de aprendizagem uma incapacidade apresentada por alguns indivduos diante de situaes inovadoras, so vrios os fatores que pode desencadear uma dificuldade de aprendizagem. Kirk (1962 p. 263) define dificuldade na aprendizagem como:
Uma dificuldade de aprendizagem refere-se ao retardamento, a um transtorno, ou desenvolvimento lento, em um ou mais processo da fala, linguagem, leitura escrita, aritmtica, ou outras reas escolares, resultante de uma deficincia causada por uma possvel disfuno cerebral e/ou alterao emocional. (KIRK, 1962 p. 263)

Esse pensamento j est bastante ultrapassado, Kirk no leva em considerao os fatores sociais como agentes diretos nessa dificuldade. Como j foi dito so vrios fatores que levam as dificuldades na aprendizagem, mas o meio social um fator primordial, pois o ambiente no qual a criana vive pode fazer a diferena entre uma deficincia e um problema verdadeiramente incapacitante. As condies da casa e da escola afetam no desenvolvimento intelectual da criana e no seu potencial na aprendizagem. As crianas que recebem estimulam em ambas as partes - escola e famlia -,

12

est mais propicia ao processo de aprendizagem e mais segura quanto a se prpria. No entanto as crianas quem no recebem esses estmulos esto mais sujeita a desenvolver uma dificuldade, embora isso no signifique que isso ir ocorre, mas essas crianas adquiriro mais lentamente as habilidades cognitivas bsicas, por no possurem habilidades sociais, um exemplo disso so aquelas crianas que ficam acuadas na sala de aula e que no consegue desenvolver nenhuma relao com outros colegas e que no consegue acompanhar o desenvolvimento das outras crianas. Embora no exista um consenso quanto definio do termo dificuldade de aprendizagem, uma coisa saber que os alunos cada vez mais so influenciados pelo contexto familiar, social, econmico e por que no poltico. Chegamos concluso que leso craniana pode ocorrer em crianas com dificuldade nas escolas ou em crianas se nenhum problema escolar. Garcia (1998) afirma que, por muito anos acreditavam-se que todo estudante com dificuldade de aprendizagem havia vivenciado alguma espcie de dano cerebral. Porm, segundo o prprio autor, atualmente a maioria das crianas com dificuldade de aprendizagem no possuem nenhum relato de leso cerebral. Mesmo quando possui nem certo dizer que essa seja a fonte de sua dificuldade escolar. As leses cerebrais no so as nicas responsveis pela dificuldade de aprendizagem. Existem vrios fatores como: problemas familiares, emocionais, escolas superlotadas e no equipadas, falta de material, sem mencionar aos professores desmotivados e mal remunerados. O insucesso escolar no um problema meramente educacional, mas um problema social, cultura e econmico.

13

2 DEFICINCIA NA LEITURA

Quando falamos de dificuldade de aprendizagem logo nos torna a mente a palavra dislexia, isso no pro acaso, acontece que cerca de 10 a 15% da populao mundial sofre de dislexia. Muitos no acreditam que a pessoa que possui esse transtorno tem um crebro absolutamente normal, mas acreditam que a dislexia possa surgi em crianas de inteligncia normal, onde a criana possui certa deficincia na leitura, mas que ainda compatvel com suas capacidades intelectuais. So diversos os fatores que podem influenciar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem de uma lngua. Entre os fatores que dificultam, prejudicam ou at mesmo impedem este processo esto os distrbios de aprendizagem. J, no Brasil, de acordo com dados da ABD, a dificuldade afeta cerca de 10% a 15% da populao. Acredita-se que parte desses estudantes pode sofrer de alguma forma de dislexia, pois a grande maioria das crianas que apresentam dificuldades no aprendizado possui algum sintoma da dislexia. Muitos so os distrbios de aprendizagem detectados e estudados por pesquisadores ao redor do mundo, no entanto, o presente trabalho aborda especificamente a dislexia. A dislexia pode ser considerada como um distrbio especfico da linguagem, e a sua maior caracterstica a dificuldade que o aluno tem em decifrar ou compreender palavras. Para a Associao Brasileira de Dislexia (ABD, 2011), o transtorno uma insuficincia do processo fonoaudiolgico e est includa geralmente entre as dificuldades de leitura e aquisio da capacidade de escrever e soletrar, ou seja, podemos entend-la como uma alterao de leitura. A dislexia considerada uma sndrome de origem neurolgica que pode ter como principais causas a gentica ou ser adquirida aps a pessoa sofrer um acidente vascular cerebral, ou AVC, por exemplo. J, para Fonseca (1995), a dislexia um sintoma caracterizado quando a criana no tem a capacidade de leitura fluente ou no consegue encontrar sentido frente ao texto escrito.

14

As deficincias so percebidas medida que a criana apresenta dificuldades na linguagem falada e escrita, colocando-se como um grande desafio para o professor.

2.1 DISLEXIA

Quando falamos de dislexia varia definies aparecem, a mais antiga afirmava que dislexia era uma condio que ocorria quando uma pessoa de inteligncia normal tinha dificuldades em ler.Um dos conceitos mais completo afirma que a dislexia, trata-se de uma perturbao que se manifesta na dificuldade em aprender a ler, apesar de o ensino ser convencional, a inteligncia adequada, e as oportunidades socioculturais suficientes. Deve-se a uma incapacidade cognitiva fundamental, freqentemente de origem constitucional. Origem etimolgica da para: DIS distrbio e LEXIA (do latim) leitura; (do grego) linguagem. DISLEXIA dificuldades na leitura e escrita Comit de Abril de 1994, da International Dyslexia Association - IDA, possui a definio mais atualizada e diz que: Dislexia um dos muitos distrbios de aprendizagem. um distrbio especfico da linguagem, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficincia no processo fonolgico. Enfim, dislexia um tipo de distrbio de leitura que provoca uma dificuldade especfica na aprendizagem, da identificao dos smbolos grficos, embora a criana apresente inteligncia normal, integridade sensorial e receba estimulao e ensino adequados. A dislexia apresentada em vrias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, freqentemente includas problemas de leitura, em aquisio e capacidade de escrever e soletrar. Quase todos a consideram uma forma de transtorno da aprendizagem, quando se ouve a palavra dislexia pensa-se apenas em problemas que crianas estariam tendo na escola com leitura, escrita, ortografia e matemtica. Alguns a associam apenas a troca de letras ou palavras, outros lentido de aprendizagem. Mas isso somente um aspecto da dislexia. Tambm importante ressaltar que o fato de uma criana ter um problema com leitura, escrita, ortografia ou matemtica

15

no significa que ela seja burra ou idiota, pois o lado positivo da dislexia que muito gnios so considerados dislxicos. Ter dislexia no faz de cada dislxico um gnio, mas bom para a autoestima de todos os dislxicos saberem que suas mentes funcionam exatamente do mesmo modo que as mentes de grandes gnios. Dislxicos Famosos: Agatha Christie; Alexander Graham Bell; Alexander Pope; Albert Einstein; Ben Johnson; Beryl Reid (atriz inglesa); Bruce Jenner; Charles Darwin; Cher (cantora); Constantino (Rei da Grcia); Darcy Bussel; David Bailey; David Murdock; Dexter Manley; Francis Bacon; Franklin D. Roosevelt; George Washington; George W. Bush Jr.; General George Patton; Greg Louganis; Hans Christian Andersen; Harrison Ford; Harry Belafonte; Henry Ford; Jackie Stewart (piloto de corridas); John F. Kennedy; John Lennon;

16

Lawrence Lowell; Leslie Ash (atriz inglesa); Leonardo Da Vinci; Magic Johnson; Michelangelo; Muhammad Ali; Napoleo Bonaparte; Nelson Rockefeller; Nicholas Bush; Pablo Picasso; Paul Stewart (piloto de corridaslFilho de Jackie Stewart); Robin Williams; Richard Chamberlain; Richard Rogers (Arquiteto ingls); Sarah Miles (Atriz inglesa); Stephen J. Cannell; Susan Hampshire (Atriz inglesa); Ted Turner; Thomas A. Edison; Tom Cruise; Tom Smothers; Vincent van Gogh; Walt Disney; Winston Churchill; Whoopi Goldberg;

Nem todos os dislxicos desenvolvem os mesmos dons, mas eles certamente possuem algumas funes mentais em comum. Aqui esto as habilidades bsicas de que todos os dislxicos compartilham segundo Ronald D. Davis (2004): So capazes de utilizar seu dom mental para alterar ou criar percepes

(a habilidade primria). So altamente conscientes do meio ambiente; So mais curiosos que a mdia; Pensam principalmente em imagens, em vez de palavras;

17

sentidos);

So altamente intuitivos e capazes de muitos insights; Pensam e percebem de forma multidimensional (utilizando todos os

Pode vivenciar o pensamento como realidade; So capazes de criar imagens muito vvidas.

Essas habilidades resultam em duas importantes caractersticas do dislxico, a primeira: inteligncia acima do normal; a segunda: criatividade extraordinria, isso claro se essas habilidades no forem sucumbidas pelo meio, como pais, professores, sociedade, a verdade que o meio social por falta de informao acaba delineando limite, impedido o dislxico de expor suas habilidades, ou o prprio dislxico no se dar conta do que capaz, e acaba associando suas habilidades a um simples levo jeito para isso sem perceberem que seu talento especial vem das mesmas funes mentais que os impedem de ler e escrever muito bem.

2.2 SINTOMAS DA DISLEXIA

Sinais encontrados em Dislxicos: Na Primeira Infncia: andar; Atraso ou deficincia na aquisio da fala, desde o balbucio pronncia Atraso no desenvolvimento motor desde a fase do engatinhar, sentar e

de palavras; Parece difcil para essa criana entender o que est ouvindo; Distrbios do sono; Sensibilidade s alergias e s infeces; Tendncia hiper atividade motora; Chora muito e parece inquieta ou agitada com muita freqncia; Dificuldades para aprender a andar de triciclo; Dificuldades de adaptao nos primeiros anos escolares.

O sintoma mais conclusivo do risco de dislexia em uma criana, pequena ou

18

mais velha, o atraso na aquisio da fala e sua deficiente percepo fontica. Quando este sintoma est associado a outros casos familiares de dificuldades de aprendizado, essa criana pode vir a ser avaliada j a partir de cinco anos e meio, idade ideal para o incio de um programa remediativo, que pode trazer as respostas mais favorveis para superar ou minimizar essa dificuldade. Crianas entre 4 e 6 anos: A omisso, inverso ou a confuso de fonemas; Vocabulrio empobrecido; Dificuldade na expresso oral; Baixo nvel de compreenso da Iinguagem; Dificuldade em aprender a diferenciar cores, formas, tamanhos, posies; Problemas de lentido motora e atraso na aquisio de conhecimento do

esquema corporal, orientao e sequenciaro. Crianas entre 6 e 9 anos: Permanecem ou aumentam as inverses, confuses, trocas e omisses

de fonemas; O vocabulrio passa a ser cada vez mais empobrecido em relao faixa

etria e escolaridade alcanada; Na leitura, geralmente silabada, hesitante e mecnica, freqente a

presena de confuso entre letras, como por exemplo, entre: a/o; a/e; u/o; b/d; p/q; u/n, assim como aparecem omisses, inverses e adies de slabas nas palavras, o que dificulta ainda mais o entendimento do texto; forma; H omisses e inverses de letras, slabas ou palavras, que persistem Na escrita percebem-se confuses de letras semelhantes pelo som ou

apesar do treino ortogrfico; A escrita e a estruturao das idias so confusas;

Crianas com mais de 9 anos: Dificuldade na estruturao das frases; Inadequao no uso dos tempos verbais; Dificuldade persistente na compreenso da leitura, assim como na

expresso oral e escrita; Escrita muito irregular, com incorrees ortogrficas, semntica e

19

sinttica; Transparecem as dificuldades s outras aprendizagens escolares que

tenham como base a leitura e sua compreenso; Negam-se ou evitam ler, principalmente em voz alta; Compreendem melhor o que lido para eles do que o que lem e Como se cansam devido ao esforo mental, escreve mais devagar e sua

caligrafia pode ser muito irregular.

2.3 FORMAS DE DISLEXIA

Para Mariana Almeida (2002), existem trs tipos de dislexia, a acstica que surge com a insuficincia para a diferenciao acstica dos fonemas e na anlise bem como na sntese destes, proporcionando alteraes de fonemas. Nesse caso o aluno confunde os fonemas atravs de sua semelhana articulatria. O segundo tipo, visual, manifesta-se quando ocorre coordenao viso-espacial imprecisa e aparece quando o aluno confunde as letras de maior semelhana grfica, o que faz com que na maioria das vezes os alunos sejam encaminhados a oftalmologistas. E por ltimo, o tipo motriz, que atua como uma mistura das duas primeiras, que aparece na dificuldade da criana em seu movimento ocular, ocorrendo uma limitao bastante caracterizada do campo visual que gera atrasos e falhas ao ler.

2.4 TIPOS DE DISLEXIA

Disgrafia - Nos diferentes aspectos da Dislexia, a Disgrafia caracterizada por problemas com a Linguagem Escrita, que dificulta a comunicao de idias e de conhecimentos atravs desse especfico canal de comunicao. H dislxicos sem problemas de coordenao psicomotora, com uma linguagem corporal harmnica e um traado livre e espontneo em sua escrita, embora, at, possam ter dificuldades com Leitura e/ou com a interpretao da Linguagem Escrita. Mas h dislxicos com graves comprometimentos no traado de letras e de nmeros. Eles podem cometer

20

erros ortogrficos graves, omitir, acrescentar ou inverter letras e slabas. Sua dificuldade espacial se revela na falta de domnio do traado da letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. H disgrficos com letra mal grafada, mas inteligvel, porm outros cometem erros e borres que quase no deixam possibilidade de leitura para sua escrita cursiva, embora eles mesmos sejam capazes de ler o que escreveram. comum que disgrficos tambm tenham dificuldades em matemtica. Alguns pontos apresentados por dislexicos A escrita disgrfica pode observar-se atravs das seguintes

manifestaes: Traos pouco precisos e incontrolados; Falta de presso com debilidade de traos; Traos demasiado fortes que vinquem o papel; Grafismos no diferenciados nem na forma nem no tamanho; A escrita desorganizada que se pode referir no s a irregularidades e

falta de ritmo dos signos grficos, mas tambm a globalidade do conjunto escrito; Realizao incorreta de movimentos de base, especialmente em

ligao com problemas de orientao espacial, etc. Discalculia A discalculia uma forma de dislexia que est principalmente relacionada s crianas, um tipo de transtorno evolutivo e no lesional. De acordo com Garcia (1998), no um transtorno causado por problemas como deficincia mental, dficits visuais ou auditivos, nem por m escolarizao. Esta forma de dislexia tem como caracterstica a dificuldade que a criana possui em qualquer uma das atividades aritmticas bsicas, tais como quantificao e numerao ou o clculo. Tambm, causada atravs de uma disfuno nas reas temporo-parietais e, segundo Menezes (2011), um transtorno que ocorre atravs de uma falha na rede por onde passam os impulsos nervosos. Neste caso, as crianas no tm a capacidade de compreender as relaes de quantidade, ordem, espao, distncia e tamanho das coisas. No existe apenas um nico motivo em que possam justificar os fundamentos das dificuldades com a matemtica, dificuldades estas que podem surgir por falta de habilidade para determinao de razo matemtica ou pela dificuldade na elaborao do clculo (STOWE, 2000).

21

Na maioria das vezes, o que surge associada a outros distrbios como por exemplo, o transtorno do dficit de ateno, que reconhecido pela dificuldade de concentrao e organizao que a criana apresenta (STOWE, 2000). Hiperatividade No caso da hiperatividade podem-se citar duas

caractersticas diferenciais, a primeira a que considera uma criana hiperativa a que apresenta comportamento extremamente impulsivo, que fala sem pensar, no tem pacincia, no sabe esperar, acaba interrompendo tudo e todos sua frente, enfim, age sem pensar e sem medir as conseqncias de suas atitudes. Com isso, na maioria das vezes acaba planejando e optando mal, possuindo atitudes perigosas algumas vezes (CHESS; MAHIN, 1982). Por outro lado, o segundo tipo caracterizado mais pelas dificuldades de foco de ateno. considerado como uma forte estimulao nervosa que faz com que a criana mude de um estmulo a outro, sem conseguir se concentrar em um nico objetivo, o que a primeira vista aparenta ser uma pessoa desligada, que se distrai facilmente com um mnimo estmulo ao alcance de sua viso, qualquer som ou cheiro (BALLONE, 2011; CHESS; MAHIN, 1982). Deve-se ressaltar que essa criana presta ateno em tudo ao mesmo tempo, sendo incapaz de selecionar apenas um fato e ignorar os demais. Interessante a ser considerado que a pessoa no tem a capacidade de estabelecer o foco principal entre todos os estmulos que chegam seu crebro, em que deveria fixar sua ateno seletiva, e essa a principal caracterstica do hiperativo (SMITH et al, 1998). Em relao ao diagnstico do transtorno, este mais acessvel aps a entrada da criana na escola, devido comparao com os outros colegas, surgindo com evidncia a diferena no comportamento. Isto pode ser notado fortemente pois, mesmo as crianas que so consideradas bastante irrequietas antes de serem matriculadas na escola, podem se tornar atentas, participativas e de bom comportamento, e apenas as crianas que realmente apresentarem algum transtorno no o sero (CHESS; MAHIN, 1982). A prevalncia do Dficit de Ateno e Hiperatividade est entre 3% e 5% em crianas em idade escolar e costuma ser mais comum em meninos do que em meninas. Em adolescentes de 12 a 14 anos, pode ser encontrada numa prevalncia de 5,8% (MORAES, 2003). Hipoatividade Este conceito exatamente inverso forma citada da hiperatividade, ou seja, inclui a criana que est na maioria das vezes desligada do

22

mundo, sonhando. Ela tambm pode apresentar memria pobre e comportamento vago e dificuldade em interagir com outras crianas (FONSECA, 1995). A hipoatividade tem como forte caracterstica um nvel baixo de atividade motora, apresentando reao lenta a qualquer estmulo que lhe for imposto. Por outro lado, uma criana que geralmente no traz incmodos em seu convvio porque bem mais comportada que as outras. A ligao da hipoatividade com a dislexia gera uma grande dificuldade a esse indivduo, pois, ao processar o que est acontecendo a sua volta, tem a necessidade de um aperfeioamento de tcnicas na escola, alm da necessidade de recursos psicopedaggicos bastante especficos e que fornecem uma base mais ativa de estmulos criana no ambiente em geral onde convive (MORAES, 2003). Deficincia de ateno Existem crianas dislxicas para as quais o maior problema est concentrado na dificuldade de focar a ateno, sustentando a coordenao seletiva dessa ateno, alm da manuteno da ateno por um certo perodo de tempo que possa garantir o registro de um certo estmulo, possibilitando sua integrao frente ao aprendizado. No entanto, como, de alguma maneira, quase sempre esse fato da ateno citado na dislexia, alguns profissionais nomearam essa dificuldade a partir de sua caracterstica de deficincia de ateno, com os seguintes termos como, por exemplo, "Attention Deficit Disorder- ADD", ou Distrbio de Deficincia de Ateno DDA; "Attention Deficit Hyperactivity Disorder -ADHD" ou Distrbio de Deficincia de Ateno com Hiperatividade - DDAH (STOWE, 2000). Por outro lado, esse tipo de criana possui certa oscilao em sua capacidade de concentrao, portanto, algumas vezes correspondem perfeitamente s expectativas escolares e algumas vezes se mostram totalmente dispersivas, dando a impresso de que no aprenderam nada ou ento que tudo o que foi aprendido foi esquecido. Assim, estas crianas podem conseguir uma boa nota em um dia e serem reprovadas, no mesmo contedo, em sua prxima avaliao, o que faz com que pais, educadores e principalmente o aluno no consiga compreender o porqu de o fato ocorrer (GARCIA, 1998).

23

2.5 A ATUAO DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM

O pedagogo tem funo fundamental na educao. Tem como papel despertar o interesse pelo saber, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e capacidade de construir sua prpria historia de vida do aluno (RODRIGUES e SILVEIRA, 2011). Ensinar no uma tarefa fcil. Faz-se necessrio que o pedagogo detenha teorias capazes de analisar e refletir sobre sua prtica, bem como compreender como o aluno aprende. O princpio fundamental do trabalho do pedagogo estimular a descoberta e utilizao da lgica do pensamento na construo de textos e palavras; proporcionar a leitura e a escrita espontnea; explorar as funes da escrita; apontar as diferenas entre a lngua falada e a lngua escrita como formas de expresso de linguagem (SCHIMER e cols., 2004). H algumas aes importantes que os educadores devem colocar em prtica para que o aluno dislxico se desenvolva e acompanhe os demais colegas de sala de aula. Antes de titularem que o aluno "indisciplinado, no aprende, no se interessa", este deve observ-lo, investig-lo, para concluir e poder agir diante da dificuldade desse aluno.. Porm um dos maiores problemas encontrados, que os professores do ensino fundamental no tm a formao precisa na graduao para realizar o diagnstico desse distrbio de aprendizagem. Por isso, devem especializar-se para evitar que o aluno sofra discriminao na vida escolar e receba um acompanhamento adequado (RICHART e BOZZO, 2009). SANTOS (2011) afirma que para se trabalhar com a criana dislxica, o professor necessita ser capacitado e ter conhecimento acerca da Dislexia. Ele precisa saber o que a dislexia, sua causa, bem como saber diagnostic-la. Com essas informaes o professor pode trabalhar com o aluno em sala de aula, no deixando que este se sinta excludo e com auto-estima baixa. As dificuldades apresentadas por alunos dislxicos no podem ser avaliadas como dificuldades gerais da sala de aula, pois cada indivduo apresenta um desenvolvimento intelectual diferente, e, portanto, no podemos avaliar as crianas dislxicas com a mesma metodologia que utilizamos com alunos normais. A avaliao um processo contnuo e permanente do desenvolvimento das competncias e capacidades de cada aluno, observando-se as condies de

24

aprendizagem que se do antes, durante e depois da execuo de cada atividade. O professor deve trabalhar, em sala de aula, com os alunos dislxicos, com atividades multisensoriais, onde se explora e estimulam os sentidos da viso, audio, tato, paladar, olfato (RICHART e BOZZO, 2009) e promove o desenvolvimento da conscincia fonolgica (DEUSCHLE e CECHELLA, 2008) O professor precisa estar preparado para o difcil trabalho de lidar com as desigualdades e ao mesmo tempo saber avaliar, pois toda a classe ganha experincia, e aprende a conviver com a diversidade, presente em todas as camadas da sociedade. BRAGGIO (2011) sugere alguns aspectos prticos em relao avaliao: No esperar acumular contedos para comear a aplicar as avaliaes; Sempre que possvel, preparar avaliao individualizada; Dar ao aluno a opo de fazer prova oral ou atividade que utilize diferentes expresses e linguagens; Somente aplicar a avaliao se o professor entender que o aluno ter realmente condies de revelar seu aproveitamento por meio dela.

25

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

O trabalho foi desenvolvido atravs da pesquisa bibliogrfica, fundamentandose no objetivo j produzido sobre o assunto e ideia que possibilitassem repensar os mtodos do professor com os alunos dislxicos. Com a finalidade de proporcionar informaes que colaborassem com discusses posteriores e permeassem novas atuaes. Gil (1999) explica que a pesquisa bibliogrfica se desenvolve atravs de material de livros e artigos cientficos, revistas, jornais, monografias e dissertaes. Dessa forma rene os conhecimentos sobre a temtica pesquisada e atribui a ela uma nova leitura, expondo as minhas ideias, propondo-se a repensar a atuao do professor na aquisio da aprendizagem do aluno dislxico.

26

CONSIDERAES FINAIS

Neste trabalho foi realizada uma coleta de informaes acerca da dislexia, suas causas e caractersticas, a fim de que possa ser mais bem compreendida por educadores e familiares, e at mesmo pelo prprio dislxico. Portanto, pode-se concluir que a dislexia um transtorno de aprendizagem que tem como causas, gentica e neurolgica. Existe varias formas de dislexia, cada uma com suas caractersticas singulares, mas ambas com pontos em comum. Para a maioria dos autores nunca tarde demais para ensinar dislxicos a ler e a processar informaes com mais eficincia, no entanto, diferente da fala, que adquirida por qualquer criana, a leitura precisa ser ensinada. E a utilizao de mtodos adequados, muita ateno e carinho, podem auxiliar na velocidade da evoluo do indivduo. As crianas dislxicas que receberam tratamento mais cedo apresentam uma menor dificuldade ao aprender a ler, o que evita com que a criana se atrase na escola ou passe a desgostar dos estudos. Ou seja, crianas dislxicas que foram tratadas desde cedo superam o problema e passam a se assemelhar quelas que nunca tiveram qualquer dificuldade de aprendizado. Por outro lado, interessante ressaltar que a dislexia no se trata de um problema superado com o tempo; um transtorno que no pode passar despercebido, e com isso, pais e professores precisam se esforar para identificar a possibilidade de seus filhos ou alunos sofrerem de dislexia Por fim, importante citar que o auxlio aos dislxicos a melhorar sua leitura bastante trabalhoso e exige muita ateno e repetio, porm, um bom tratamento pode resultar em bons resultados. E se for trabalhado desde cedo na vida escolar de uma criana, pode possuir grande competncia para conseguir certa correo das falhas ao ponto que a possa ter uma vida normal e saudvel.

27

REFERNCIAS

ABD

ASSOCIAO

BRASILEIRA

DE

DISLEXIA.

Disponvel

em:

<http://www.dislexia.org.br>. Acesso em: 04/out. /2011 s 17h32min. BALLONE, G. J. Linguagem In. PsiqWeb Psiquiatria Geral. 2001. Disponvel em: <http://www.psiqweb.med.br/cursos/linguag.html>. Acesso em: 15/set./2011 s 21h12min. BRAGGIO, M. A. A incluso do dislxico na escola. Disponvel Acesso

em:<http://www.dislexia.org.br/material/estudantes/incluso_dislexico.doc> em: 4/out./2011 s 14h23min.

CHESS, S.; MAHIN, H. Princpios e Prtica da Psiquiatria Infantil. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1982. DAVIS, Ronald D. O dom da dislexia. Rio de Janeiro: Rocco. 2004. DEUSCHLE, V. P.; CECHELLA, C. O dficit em conscincia fonolgica e sua relao com a dislexia: diagnstico e interveno. Revista CEFAC. vol 11. supl. 2. So Paulo/SP. 2008. FONSECA, Vitor da. Introduo s dificuldades de aprendizagem. 2. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldade de aprendizagem. Linguagem, leitura, escrita e matemtica.Porto Alegre,RS: Artmed,1998. GIL, A. C. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5 ed., S Paulo: Atlas, 1999. MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Discalculia. Dicionrio Interativo da Educao Brasileira. So Paulo: Midiamix. Disponvel em: <http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=133> 12/set./2011 s 17h23min. RODRIGUES, M. Z.; SILVEIRA, L. Dislexia: Distrbio de aprendizagem da leitura e escrita no ensino fundamental. 2008. Disponvel em: Acesso em:

<http://www.webartigos.com.artides55511dislexia-disturbio-de-aprendizagem-daleiturae-escrita-no-ensino-fundamentalpagina1.html>. Acesso em: 04/out./2011 s 17h34min. RONALD, D. Davis; ELDON, M. Braun. O Dom da Dislexia. Editora Rocco, 2004. SANTOS, C. M. B. et al. Linguagem: como trabalhar com a criana dislxica? Disponvel em: <http://www.faesi.com.br/downloads/6/tcc%20Pronto%20_%20maria %20lucia%20rozeli.pdf.>. Acesso em: 10/out./2011 s 17h45min.

Vous aimerez peut-être aussi