Vous êtes sur la page 1sur 1

Dia 09/10 DIREITO TRIBUTRIO PROF.

MAURICIO ANDREIUOLO
Questo01

No direito tributrio brasileiro, h um desnivelamento hierrquico entre os tratados internacionais e a legislao tributria interna, pois, quando em vigor, os tratados internacionais revogam ou modificam a legislao tributria interna e devem ser observados pela que lhes sobrevenha.

Considere que um decreto presidencial tenha majorado a alquota do imposto sobre a importao de determinado bem de 10% para 200%. Nesse caso, por se tratar de tributo com funo extrafiscal de controle da balana comercial, a referida majorao no fere o princpio do no-confisco.

Questo02

A doutrina designa fato gerador continuado aquele cuja realizao ocorre ao longo de um espao de tempo, como no caso do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza.

Questo03

Considere a seguinte situao hipottica. Em razo do pagamento a menor do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias (ICMS), a autoridade fazendria competente lavrou auto de infrao contra a xito Papelaria Ltda., em maio de 1995. Regularmente notificada, a contribuinte apresentou defesa, que foi julgada em 15/10/1999, sendo que o edital de notificao da contribuinte foi publicado em 20/1/2000. O dbito foi devidamente inscrito em dvida ativa em 10/1/2001 e o aforamento da ao de execuo fiscal ocorreu em 12/5/2004. Ao tomar conhecimento da ao de execuo fiscal, a xito Papelaria Ltda. ops exceo de prexecutividade, alegando a prescrio, em 10/1/2005. Nessa situao, o juzo competente deve acolher as alegaes da xito Papelaria Ltda., uma vez que ocorreu a prescrio do crdito tributrio.

Questo04

Considere que, em virtude de erro na determinao da alquota do imposto sobre servios (ISS), certo contribuinte tenha efetuado o pagamento a maior do tributo e, em razo disso, ajuizou ao de repetio de indbito contra a fazenda pblica municipal, tendo sido julgado procedente o pedido do contribuinte. Nesse caso, os juros moratrios sero devidos a partir do trnsito em julgado da deciso que conceder a repetio do indbito.

Questo05

Considere que certo contribuinte decida promover ao de repetio de indbito em razo do recolhimento indevido do ICMS, cujo fato gerador ocorreu em janeiro de 2007. Nesse caso, conforme a jurisprudncia do STJ, o prazo para o contribuinte propor ao de repetio de indbito tributrio ser de dez anos a contar da ocorrncia do fato gerador.

Questo06

O STF j decidiu que ilegtima a incidncia da contribuio para o financiamento da seguridade social (COFINS) sobre o faturamento das empresas distribuidoras de derivados de petrleo, pois as mesmas gozam de imunidade tributria.

Questo07

Caso certa entidade municipal leve a efeito a construo de uma ponte, no valor de R$ 7.200.000,00, que beneficie a populao de duas cidades, uma vez que a distncia percorrida pelas pessoas diminuir de 30 km para 7 km, para efeitos de cobrana da contribuio de melhoria, a valorizao dos imveis beneficiados ser presumida, cabendo aos contribuintes interessados fazer prova da inexistncia da valorizao imobiliria.

Questo08

Caso a fazenda pblica do estado de Gois ajuize ao de execuo fiscal contra certo contribuinte e no sejam localizados bens penhorveis, o processo deve ser suspenso por um ano, findo o qual se iniciar o prazo da prescrio qinqenal intercorrente.

Questo09

Se, no curso de ao de execuo fiscal, certo contribuinte adquirir, em leilo judicial, um veculo automotor cujo antigo proprietrio no tenha quitado as dvidas do imposto sobre a propriedade de veculos automotores (IPVA) e de multas por excesso de velocidade, nesse caso, a arrematao ter o efeito de extinguir os nus que incidem sobre o bem arrematado, passando este ao arrematante livre e desembaraado dos encargos tributrios.

Questo10

Vous aimerez peut-être aussi