Vous êtes sur la page 1sur 61

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica

Decio Tenenbaum

Objetivo: Capacitar o profissional de sade a identificar as nuances e as alteraes do funcionamento mental de seus pacientes, fundamentais para o diagnstico clnico, atravs do estudo da psicopatologia fenomenolgica e da psicopatologia psicodinmica. Material Didtico: www.tenenbaum.med.br/psicanalise/transparencias Endereo para correspondncia: decio@tenenbaum.com

Roteiro do curso (8 aulas):

1 aula: O que psicopatologia - metodologia do exame psquico - normal e patolgico - para que serve a psicopatologia 2 aula: A Psicopatologia Geral Alteraes cognitivas (do pensar) 3 aula: A Psicopatologia Geral - Alteraes do pragmatismo (do querer) 4 aula: A Psicopatologia Geral Alteraes afetivas (do sentir) 5 aula: A Psicopatologia Geral O diagnstico psiquitrico

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

6 aula: A Psicopatologia Psicanaltica - normal X patolgico - conceitos bsicos da psicopatologia psicanaltica: . mecanismos de defesa . teoria do trauma . teoria da libido . teoria da dualidade pulsional . teorias do conflito . teorias da falha/falta . teoria da relaes objetais 7 aula: A Psicopatologia Psicanaltica - A Nosologia psicanaltica - O diagnstico psicanaltico 8 aula: - A linguagem corporal e a psicopatologia . Facies . Gesticulao . Postura - A psicopatologia e a sintomatologia corporal: . expresses corporais de conflitos psicolgicos inconscientes . expresses corporais de fragilidades egicas decorrentes de falhas no desenvolvimento psicolgico . expresses corporais de desorganizao do ego

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Bibliografia: - Alonso-Fernndez, F. (1972) Fundamentos de la Psiquiatria Actual. Editorial Paz Montalvo, Madrid. - Eksterman, A. (1989) Os Trs Eixos Tericos do Pensamento Clnico de Freud, in A Presena de Freud, Editora Imago, R.J. - Frosch, J. (1990) Psychodynamic Psychiatry: Theory and Practice, vols. I e II. International Universities Press, U.S.A. - Jaspers, K. (1973) Psicopatologia Geral. Livraria Atheneu, R.J. - Selye, H. (1965) Stress A Tenso da Vida. Edies Ibrasa, S.P., 2 edio. - Szpilka, J. (1973) Bases para una Psicopatologia Psicanalitica. Ediciones Kargieman, B.Aires. - Tenenbaum, D. (1993) O Corpo. Do Discurso Mdico Psicanlise A Linguagem Corporal. Mesa-redonda patrocinada pela Associao Brasileira de Medicina Psicossomtica, Regional do Rio de Janeiro, na Universidade Santa rsula, R.J. - Thma, H., Kchele, H. (1992) Teoria e Prtica da Psicanlise, vol.I Fundamentos Tericos. Ed. Artes Mdicas, P.Alegre.

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Normalidade:

A anormalidade s pode ser diagnosticada ou conceitualizada levando-se em conta diferentes critrios de referncia.

Em relao ao comportamento humano, a normalidade est geralmente associada ao que compreensvel e a anormalidade ao que incompreensvel.

preciso levar-se em conta os contextos: cultural (variaes culturais) histrico (poca em que se vive) etrio social (idade da pessoa) (permissividade, receptividade e tolerncia do ambiente em que se vive)

Frosch, J. Psychodinamic Psychiatry

Psicopatologia Geral e Psicpatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Critrios para a avaliao da normalidade:


1- Lei da maioria ou mdia: - normal - comum, habitual - adaptado realidade 2- Sentimentos subjetivos do indivduo: - segurana - adequao - iniciativa - esperana - confiana de ser capaz de lidar com as situaes da vida 3- Performance do indivduo: - uso de suas capacidade; - talento X oportunidades; - nvel de stress ao realizar suas atividades; - trabalho X lazer

4- Nvel de maturidade emocional: a) Reaes apropriadas situao conforme sua etapa no desenvolvimento psicolgico e cronolgico. Reaes regressivas; b) Capacidade de lidar com afetos dissonantes: - capacidade de tolerar separaes e perdas. Aceita substitutos; - capacidade de tolerar regresses e indiferenciaes entre eu-no eu; - capacadidade de tolerar a presena de irracionalidades; - respostas psicolgicas ao stress: regresso, retraimento, somatizao; c) Funes do ego: - relao com a realidade (percepo do mundo externo, das representaes mentais do mundo externo e perceber-se em relao com os 2 anteriores) - sentimento (senso) de realidade (despersonalizao, irrealidade, distrbios no sentimento do tempo, estados hipntico, sentimentos ocenicos e csmicos) - teste da realidade (capacidade de chegar a concluses lgicas a partir dos fenmenos observados). - constncia da realidade e do objeto. - alienao e sintonia do ego

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Desenvolvimento histrico das concepes sobre o acontecer mental: Antiguidade


Graa e/ou castigo divino, embora j seja possvel encontrar em alguns autores gregos descries de doenas mentais relacionadas a problemas humorais-hormonais. Alienatio mentis de Asclepades, sc. I. Persuaso (convencer, induzir) de cerca de 1300 o primeiro registro na literatura especializada de uma forma de tratamento especfico para as doenas mentais. Acreditava-se que as condutas desordenadas dos casos de parania poderiam ser debeladas por persuaso e artifcios como cartas forjadas. At a primeira metade sculo XVII ainda predominava a idia da persuaso moral como forma de tratamento.

Idade Mdia
Consolidao do monotesmo: retorno especulao metafsica, agora na forma da demonologia. Doena mental = castigo divino e/ou possesso demonaca.

Concepes

Metodologias

Prticas religiosas

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Desenvolvimento histrico das concepes sobre o acontecer mental: Sculos XV e XVI


(Renascimento) Inicio da busca da localizao orgnica das doenas mentais.

Sculo XVIII
Consolidao da concepo de que sofrimento mental uma doena e inicio da observao sistemtica dos fenmenos mentais para a elaborao de uma nosologia. Predomnio da Escola Francesa (Pinel, Esquirol e seguidores). Sugesto ( propor, insinuar, fazer com que uma idia se apresente mente):

Concepes

Metodologias

Magnetismo Paracelsus (1493-1541) foi o primeiro a sugerir que deveria haver um fator responsvel pela afetao de uma mente por outra. Acreditava que seria uma espcie de fludo magntico. Mesmer (1734-1815, estudou medicina em Viena) desenvolveu a teoria do magnetismo animal (mesmerismo: fora vital de que so dotados certos indivduos e que propicia uma srie de fenmenos paranormais) poca urea deste tipo de tratamento.

- James Braid (Esccia, 1795-1860) e Bertrand (1730-1840) mostraram que o mesmerismo era um estado subjetivo que poderia ser produzido por sugesto. Chamaram este tipo de sugesto de hipnotismo. - Jean-Martin Charcot (Paris, 1825-1893) demonstrou o efeito da sugesto hipntica na histeria. Berheim (1840-1919) e Libault (1823-1904) desenvolveram o hipnotismo no que ficou conhecido como Escola de Nancy. - Joseph Franois-Felix Babinski (Paris, 1857-1932) e Froment esclareceram o efeito do sugesto hipntica como sendo a implantao de uma idia que inibiria idias opostas a esta. O efeito inibidor da idia implantada dependeria da fora da relao entre o mdico e o paciente.

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Desenvolvimento histrico das concepes sobre o acontecer mental: Sculo XIX


Elaborao da primeira nosologia clnico-etiolgica das psicoses. Predomnio da Escola Alem de Psiquiatria. Conceito de psicose: Viena, 1844. Edmund Husserl (1859-1938) desenvolve um mtodo filosfico novo: a Fenomenologia, o qual se caracteriza pela realizao de uma srie de redues fenomenolgicas que descrevem os traos essenciais, as intenes, da conscincia concebidas como universais e necessrias. Seu maior expoente na Psiquiatria: Karl Jaspers. Psicoses Endgenas (funcionais) Emil Kraepelin (1856-1926) Psicoses Exgenas Psicoses Orgnicas Pierre Marie Felix Janet (Paris, 1859-1947) presena de idias fixas na origem da histeria, as quais provocariam uma restrio ou uma dissociao da conscincia. Josef Breuer (Viena, 1842-1925) presena de reminiscncias na origem da histeria levando a uma dissociao da conscincia Demncia precoce Psicose Manaco-Depressiva Parania

Concepes

Metodologias

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Definio:

- Estudo descritivo dos fenmenos psquicos anormais, exatamente como se apresentam experincia humana. - A Psicopatologia tenta descrever a experincia vivida pelos doentes em relao aos fenmenos mentais anormais. O relato do exame psquico deve ser feito de modo descritivo sem usar termos tcnicos.

Fundamentos:
- Fenomenologia - Psicodinmica

Metodologia do Exame Psicolgico:


Distrbios Fenomenolgicos observao objetiva

Distrbios Psicodinmicos

observao subjetiva (empatia)

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

As diferenas:

Psicopatologia Geral Definio estudo dos fenmenos mentais anormais

Psicopatologia Psicanaltica estudo das alteraes do funcionamento mental

Critrios de normalidade

bem demarcados e baseados na Lei da Mdia e na perfomance individual observao objetiva

baseados nos nveis de maturidade emocional

Metodologia

observao subjetiva

Objetivos

descrio e classificao dos fenmenos mentais estruturao de uma nosologia dos distrbios mentais

descrio da dinmica mental base da compreenso do funcionamento mental

O Diagnstico, a Psicopatologia Geral e a Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Diagnstico

Concepo

Objeto

Instrumentos

Psiquitrico

Fenomenolgica

Fenmenos mentais

Sinais e sintomas

Psicanaltico

Psicodinmica

Sentido das experincias existenciais

Sinais e sintomas Mecanismos de defesa Histria Pessoal


(traumas, perdas, paradas, etc.)

Transferncia

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Conceito de Enfermidade:

Psiquiatria Desvio de um tipo descrito e sntese do que desvia em um novo tipo descritivo

Psicanlise Desvio de um fim vivente e sntese do que desvia em relao ao grau de efeito contraproducente

Cf. Ludwig Binswanger

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

Psicopatologia Geral Fundamental para o conhecimento da doena

Psicopatologia Psicanaltica Fundamental para o conhecimento do doente

Subsdios para o diagnstico da doena

Subsdios para a conduo do tratamento

Delimitao: a) do campo teraputico b) do tipo de dilogo

Construo: a) do dilogo teraputico b) dos objetivos teraputicos c) das estratgias clnicas

Psicopatologia Geral e Psicopatologia Psicanaltica


Decio Tenenbaum

DISTRBIOS FENOMENOLGICOS:
- Alteraes cognitivas (do pensar) - Alteraes do pragmatismo (do querer) - Alteraes afetivas (do sentir)

DISTRBIOS PSICODINMICOS:
- Represso ou Recalque (verdrngung) - Recusa (verleugnung) - Rejeio ou repdio (verwerfung) - Demais mecanismos de defesa
regresso negao deslocamento converso projeo formao reativa introjeo isolamento do afeto idealizao identificao com o agressor

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Exame Psquico:
- vestes e higiene pessoal - facies - postura - atitude perante a entrevista - interesse pelo exame - rapport - elogiou ou atacou o entrevistador? - fez pedidos pessoais? - aceitou o exame com o passar do tempo?

1- Apresentao:

2- Funes mentais:
Esfera Cognitiva
- Conscincia - Ateno - Orientao - Sensopercepo - Pensamento - Memria - Juzo Crtico - Conscincia do Eu - Conscincia e Sensao de Doena

Afetividade
- Relao da pessoa com seus afetos, emoes e sentimentos

Pragmatismo
- Conduta - Linguagem - Escrita - Mmica

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Conscincia:

1- Obnubilao
- embotamento ou torpor - sonolncia vigil - coma carus

2- Estreitamento

3- Estado crepuscular

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Ateno:
1- Tipos de ateno: - Espontnea - Voluntria - Reflexiva

2- Psicopatologia - Aprosexia - Hipoprosexia - Hiperprosexia - Paraprosexia ou Disprosexia

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Orientao:

1- Autopsquica

2- Alopsquica: tempo e espao

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Senso-percepo:
- Alteraes Quantitativas:
Variaes normais
diminuda pela ateno aumentada pela ateno maior claridade

Variaes patolgicas

acelerada retardada apercepo abolida agnosia

- Alteraes Qualitativas:
Iluses Alucinaes Sensoriais: auditivas, visuais, olfativas, gustativas, tteis Cenestsicas Cinticas

Pseudo-alucinaes Alucinoses Alucinaes psquica Alucinaes verbomotoras Alucinaes hipnaggicas Alucinaes extra-campinas Alucinaes auditivas de observao dos prprios atos Eco ou sonorizao do pensamento Percepo delirante

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Memria:
1. Alteraes Quantitativas:
orgnica parciais psicolgica

Amnesias
totais antergrada retrgrada global

quanto evoluo (reversvel , irreversvel, progressiva)

Hipomnesia
quanto extenso e contedo (macia, lacunar, seletiva)

Hipermnesia Dismnesia

2. Alteraes Qualitativas:
Dej v Jamais v Alomnesia Paramnesia fantstica ou delrio de memria Criptomnesia Ecmnesia Paramnesia reduplicadora

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Categorias do Pensar:

O Reino da Experincia: Os objetos da experincia so constitudos a partir das nossas intuies e/ou sensaes, localizados no tempo e nos espao e colocados em relaes causais com os outros objetos da nossa experincia. A experincia sempre a aplicao de nossos conhecimentos (teorias) s nossas sensaes. O mundo que conhecemos o resultado. Conhecimentos a priori organizam nossas experincias Ex.: conceitos de substncia, de tempo, de espao.

O Reino da Metafsica: Transcendente

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Pensamento:

1- Ideao 2- Associao de idias 3- Curso do pensamento 4- Contedo do pensamento 5- Imaginao

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Pensamento:
1- Ideao - Alteraes Quantitativas:
Bradipsiquia Taquipsiquia

- Alteraes Qualitativas
Ideao delirante Ideao obsessiva Idais supervaloradas Idias fixas

2- Associao de Idias
acelerado

Alteraes do Ritmo
retardado

Alterao da Forma coerncia

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Idias Patolgicas:
Delirante Origem Nos choques e reaes do indivduo com o ambiente No reconhecido. Aceita como verdade e luta-se para mant-la Alterado Ativa, buscando provas p/ refor-la Influenciado Obsessiva Ncleo instintivoafetivo Reconhecido e luta-se para afast-la Inalterado Passiva, incapaz de afast-la Alterado devido inibio da vontade Aumentada (aumento da ansiedade) Neuroses obsessivas e de angstia Supervalorada Em crenas que provocam estados passionais Permite discusso e ser contraditada Inalterado Passiva:no se preocupa que pensem diferente Influenciado Fixa Nos choques com o meio. Por reproduo mnemnica verdadeira e controlada pelo juzo Inalterado Inalterada ou controlada pela idia No influenciado, mas a idia pode condicionar a conduta Diminui com o tempo

Erro

Juzo Vontade Comportamento

Carga afetiva Estados em que ocorrem

Aumentada ou inalterada Estados delirantes

Aumentada, podendo provocar estados passionais e delrios

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Pensamento:
3- Curso do Pensamento
acelerado retardado prolixidade perseverao interceptao rigidez estereotipia verbigerao desagragao

4- Contedo do Pensamento
incoerente delirante obsessivo

5- Imaginao
aumentada Alteraes Quantitativas diminuda

Fabulao Alteraes Qualitativas Mentira

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Vivncia delirante:
1- Definio:
Significao anormal que adicionada, sem motivo adequado para tal, a uma percepo, a um pensamento ou a uma representao.

2- Caractersticas:
inverossimilaridade certeza absoluta incorregibilidade carater de realidade

3- Vivncias delirantes bsicas:


humor pr-delirante percepo delirante inspirao delirante

4- Vivncias delirantes secundrias:


delrio crnico sistema delirante

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Vivncia deliride:

1- Definio:
So pensamentos anmalos que no alteram a personalidade e sem a experincia de origem extra-psquica.

2- Tipos:
Idia deliride secundria a outro transtorno psquico Idia deliride reativa

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Juzos:
- Definio:
Atividade psquica mediante a qual a tarefa de sntese mental realizada, o que permite chegar-se a uma concluso entre idias ou conhecimentos.

1- Alteraes Quantitativas:
Juzo insuficiente Juzo debilitado Juzo suspenso

2- Alteraes Qualitativas:
Juzo desviado delirantes manacos melanclicos

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

O Eu:

Conjunto de atividades que impem categorias a sensaes recebidas e chegam a compreender o mundo (eu virtual ou a mente)

Inteligncia encarnada, emocional, com caractersticas, amigos, uma histria, uma cultura, um contexto (eu como pessoa).

Aquele que atua como agente, que delibera e age, que moral ou imoral, responsvel ou irresponsvel, aquele que vive no mundo prtico (eu prtico).

O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Decio Tenenbaum

O Sujeito da experincia engloba:


A pessoa que sou (o Eu como sujeito) A pessoa que gostaria de ser (o Eu como objeto: mim) A identidade As identificaes A subjetividade (o mundo interno) A inter-subjetividade O Eu corporal O corpo como objeto O corpo como instrumento O self A realidade

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Esfera Cognitiva

Conscincia do Eu:
1- Identidade do Eu
- Despersonalizao e desrealizao - Falta do sentimento de constncia vital - Falta do sentimento de plenitude presente - Delrio de ssias

2- Unidade do Eu
- Heautoscopia - Delrio do prprio ssia - Personalidades alternantes - Personalidades mltiplas

3- Atividade do Eu
- Por imprio do passado - Por imprio de um presente inautntico - Por imprio do futuro - Falta do sentimento de atividade prpria paralisia do eu e possesso - Convico de inexistncia pessoal - Hipnose

4- Limites do Eu
- Transitivismo - Extase

SURGIMENTO DO SUJEITO

Freud M. Klein

Winnicott

Lacan

CONSTRUO DA IDENTIDADE

Atravs de uma relao didica

Na relao com o outro (social)

Na reflexo sobre o prprio imaginrio

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Afetividade
1- Afetos: conforto (prazer) e desconforto (desprazer) 2- Emoes bsicas: amor, raiva e susto 3- Sentimentos:
desprazerosos: angstia, ansiedade, pena, desgosto, vergonha,
repunncia, humilho, medo, etc.

prazerosos: alegria, felicidade, otimismo, satisfao, etc.

4- Alteraes Quantitativas:
Hipertimia (prazerosa, desprazerosa, meista) Hipotimia Atimia

5- Alteraes Qualitativas:
Tenacidade Labilidade Incontinncia Ambivalncia Perplexidade Neotimias Catatimias

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Pragmatismo

1- Conduta:
1.a) Do Perodo de Elaborao:
Alteraes Quantitativas abulia, hipobulia, hiperbulia
impulsos (da nutrio, sexuais e gregrios)

Alteraes Qualitativas
compulses

1.b) Do Perodo Executivo:


Apraxia (ideatria e/ou motora) Ecopraxias Amaneiramento Extravagncias Estereotipias Interceptao cintica Obedincia automtica Negativismo Flexibilidade Crea ou Catalepsia Cataplexia

2- Linguagem:
2.a) Oral

alteraes orgnicas disartria, dislalia, afasias, disfemia alteraes psicolgicas disfonias, taquilalia, bradilalia,
verbigerao, mutismo, musitao, monlogo, neologismos, jergafasia, ecolalia, estereotipia verbal

2.b) Escrita disgrafia, agrafia e alexia


alteraes quantitativas hipermimia, hipomimia, amimia

2.c) Mmica
alteraes qualitativas paramimias

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Classificao das Doenas:

Nosografia Nosologia Sndrome

Nosografia Psiquitrica:
1- Diagnstico Sindrmico 2- Diagnstico Nosolgico: Neuroses Perverses Orgnicas Psicoses Funcionais Oligofrenias

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Sndromes Psiquitricas no Hospital Geral:

1- Confuso mental

2- Desagregao

3- Depresso

4- Agitao psicomotora

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Quadros Psicticos:

1- Psicoses Orgnicas:

1.a) Sndrome Psicorgnico Agudo

1.b) Sndrome Psicorgnico Crnico

1.c) Psicoses Senis e Pr-senis

Psicopatologia Geral
Decio Tenenbaum

Quadros Psicticos:

2- Psicoses Funcionais:

2.a) Psicoses Manaco-Depressivas (Transtornos do Humor) Tipos Dinmica Conduta

2.b) Psicoses Esquizofreniformes Tipos Dinmica Conduta

Teoria Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Principais Temas da Teoria Psicanaltica:


1- Explicao

das Neuroses

2- Explicao das Psicoses 3- Explicao dos Processos Mentais 4- Explicao do Desenvolvimento Psicossexual 5- Explicao da Estrutura Adaptativa do Ego e das Relaes Objetais 6- Estudo da Comunicao Teraputica

Teoria Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Principais Teorias Psicanalticas:

Teorias sobre a mente

Teorias sobre o adoecer

Teorias sobre a cura

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Teorias sobre o adoecer:

Teorias do conflito - com ela mesma; - com sua imagem; da pessoa - com seus objetos
(externos e internalizados);

Teorias da falta/falha bsica Balint: a falha bsica decorre da discrepncia entre as necessidades bio-psicolgicas da poca de formao do ego e o cuidado, ateno e afeio, material e psicolgica recebida nesta poca das pessoas responsveis pela criana. Lacan: a falta est relacionada com falhas na funo paterna.

- com seus desejos;

- com a sociedade; - com a cultura;

OPOSIO OU COMPLEMENTAO?

Psicopatologia Psicanaltica

Referncias conceituais constituintes da Nosologia Psicanaltica:

1- Primeiros Conceitos Freudianos de Trauma e Defesa 2- O Modelo Topogrfico da Mente 3- A Teoria da Libido 4- A Teoria da Dualidade Pulsional e as derivaes da Pulso de Morte e da Agressividade 5- O Modelo Estrutural da Mente 6- A Teoria das Relaes Objetais

43

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Referncias conceituais constituintes da Nosologia Psicanaltica:


1- Primeiros Conceitos Freudianos de Trauma e Defesa:

2- O Modelo Topogrfico da Mente:

3- A Teoria da Libido:

4- A Teoria da Dualidade Pulsional e as Derivaes da Pulso de Morte e da Agressividade:

5- O Modelo Estrutural da Mente:

6- A Teoria das Relaes Objetais:

44

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Nosografia Psicanaltica:

Srie Complementar: - Frustrao externa;

- Incapacidade anmica de levar a cabo as exigncias da realidade;

- Inibio evolutiva do desenvolvimento psicossexual e sua inclinao conflituosa;

- Aumento ou diminuio da quantidade de libido devido a alteraes puramente orgnicas (doenas orgnicas, puberdade, climatrio, esgotamento, etc.)

45

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Classificao das Doenas:

Nosografia Psicanaltica:

1 Classificao:.

1- Psiconeuroses:
Histeria Neurose Obsessiva Fobia Parafrenias

2- Neuroses Atuais:
Neurose de Angstia Neurastenia Hipocondria

46

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Classificao das Doenas:

Nosografia Psicanaltica:

2 Classificao:

1- Psiconeuroses:
Histeria Fobia Neurose Obsessiva

2- Neuroses Narcsicas:
Demncia Precoce Melancolia Parania

47

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Classificao das Doenas:

Nosografia Psicanaltica:

3 Classificao: 1- Psiconeuroses:
Histeria Fobia Neurose Obsessiva

2- Neuroses Narcsicas:
Melancolia

3- Psicoses:
Esquizofrenia

48

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Nosografia Psicanaltica:

4 Classificao:

1- Transtornos Psicorreativos

2- Neuroses de converso, Organoneuroses .

3- Transtornos funcionais vegetativos com etiologia psquica estabelecida.

4- Impedimento do desenvolvimento psquico devido a estados emocionais deficitrios precoces; danos fsicos precoces e malformaes.

5- Impedimentos do desenvolvimento psquico resultantes de graves processos patolgicos crnicos ainda com possibilidades de abordagem psicodinmica

6- Impedimentos do desenvolvimento psquico em virtude de situaes externas que provocam uma grave deteriorao da personalidade

cf. Thom e Kchele

49

O EGO
Decio Tenenbaum

Sistema virtual que operacionaliza o funcionamento dos diversos sistemas (mnmicos, volitivos, identificatrios, sensoriais, perceptivos, cognitivos, afetivos,etc.) e programas (de aproximao da realidade e de interao ambiental em seus diferentes nveis de relacionamento: ntimo, pessoal e social) mentais, tornando possvel a transformao dos fatos vividos (sejam impulsos, desejos, situaes reais, situaes imaginadas e etc.) em experincias existenciais.

50

DESENVOLVIMENTO

HUMANO

mundo subjetivo

espao ntimo

espao pessoal mundo objetivo


cf.Abram Eksterman/C.M.P.

espao social

51

O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Decio Tenenbaum

SISTEMA DO EU

BIOFISIOLOGIA

CONSCINCIA

SISTEMA SOCIOCULTURAL

52

Psicopatologia Psicanaltica
Decio Tenenbaum

Fato vivido

Reaes Emocionais (tenses regressivas)

Exigncia de trabalho mente (ao ego)

Respostas emocionais e cognitivas adequadas

Experincias histricas no elaboradas (traumas)

Ansiedades Neurticas: - fobias - histrionismos - rituais e compulses Ansiedades psicticas: - perseguio - despersonalizao - desagregao - mania - depresso - hipocondria

Experincia existencial
53

DESENVOLVIMENTO

HUMANO
Decio Tenenbaum

mundo subjetivo

espao ntimo

espao pessoal

mundo objetivo

espao social

54

A PRTICA CLNICA
Decio Tenenbaum

Sindrome de Adaptao Geral:


agente estressor

Fatores condicionantes hereditariedade, exposies anteriores, dieta, etc. STH: Hormonio Somatotrfico aumenta produo de PC nas supra-renais TTH: Hormonio Tireotrfico estimulante da Tireide ACTH: Hormonio Adrenocorticotrfico aumenta produo de AC nas supra-renais

AC glicocorticides ou corticides anti-inflamatrios PC mineralocorticides ou corticides pr-inflamatrios

55

A PRTICA CLNICA
Decio Tenenbaum

Evoluo da Sndrome de Adaptao Geral:

Reao de alarme

Resistncia

Esgotamento

56

A Linguagem Corporal
Decio Tenenbaum

Teorias psicanalticas explicativas da relao mente-corpo: A mais antiga: teoria econmica: energias psquicas capazes de intervir nos fenmenos orgnicos (libido, catexia, defesa). Pontos chaves: - sublimao: base da formao cultural do ego - formao de sintomas: base da psicologia psicanaltica e subsdio para o estudo da patologia geral

Organizao simblica da mente: Na interao com o mundo a mente organiza as percepes e individualiza o ambiente. O amalgama de elementos das fantasias inconsciente com as informaes sensoriais estrutura o universo simblico dentro do qual o indivduo passa a viver. Ao construir o ambiente pessoal (mundo bom, mau, agressivo, amoroso, etc), a mente obriga o corpo a se adaptar ao mundo particular criado pelo prprio indivduo e pela sua cultura e que passa a ser sua realidade (troposfera ecolgica de cada pessoa). Esse ambiente pode assegurar desde adaptaes timas at psicotizantes que deterioram e desintregam a capacidade adaptativa (Abram Eksterman)

57

PRTICA

CLNICA

Disciplina Objeto do estudo

Psicanlise
Psicologia do Inconsciente

Med. Psicossomtica
Estudo das relaes corpo -mente com nfase na explicao psicolgica da patologia somtica Transcrio dos sintomas corporais para a linguagem psicolgica

Psicologia Mdica
Estudo das relaes assistenciais

Objetivo

Mudana Psquica (mtodo teraputico)

Profilaxia dos aspectos irracionais das relaes assistenciais (preveno da iatrogenia) Tratamento

Foco

Funcionamento mental

Patogenia

Proposta

Instrumento de pesquisa da mente

Assistncia integral

Assistncia integral

Cf. Abram Eksterman/C.M.P.

58

A
As diferenas profissionais:

PRTICA

CLNICA

Interveno Objeto Campo Mtodo Instrumento Diagnstico Objetivo

Psicanlise Inconsciente Transferencial Hermenutico Relao palavra Psicodinmico

Medicina Psicossomtica Patogenia Assistencial Hermenutico Palavra relao Psicodinmico e Fenomenolgico Transcrio psicolgica dos sintomas corporais (assistncia integral)

Psicologia Mdica Processo teraputico Assistencial Hermenutico Palavra relao Psicodinmico e Fenomenolgico Desirracionalizao do Campo assistencial (preveno da iatrogenia)

Transformao psquica

Cf. Abram Eksterman/C.M.P.

59

A Linguagem Corporal
Decio Tenenbaum

A Linguagem Corporal e a Psicopatologia Facies Gesticulao Postura Sintomatologia Corporal: - Expresses corporais de conflitos psicolgicos inconscientes - Expresses corporais de fragilidades egicas decorrentes de falhas no desenvolvimento psicolgico - Expresses corporais de desorganizao do Ego

60

A Linguagem Corporal
Decio Tenenbaum

Sintomatologia corporal e histria pessoal:


1. Reaes emocionais transitrias

2. Conflitos psicolgicos inconscientes

3. Fragilidades egicas decorrentes de falhas no desenvolvimento

4. Desorganizao do ego

61

Vous aimerez peut-être aussi