Vous êtes sur la page 1sur 29

Processos de Degradao Natural

RECURSOS HDRICOS DEGRADADOS

POR QUE OCORRE A DEGRADAO?

H uma demanda, cada vez maior, por abastecimento de gua nos diversos setores da sociedade e somado a ela vem ocorrendo uma crescente degradao dos corpos hdricos. Motivos: - Presses sociais por espaos a serem ocupados; - Prticas econmicas ecologicamente inadequadas; - Negligncia das autoridades pblicas que permitem, em grande parte dos municpios brasileiros, o lanamento de efluentes domsticos/industriais, sem qualquer tratamento nos rios. - Agresses ambientais em suas cabeceiras e, por vezes, em toda a extenso das bacias hidrogrficas

POLUIO DIFUSA E PONTUAL


Formas em que a fonte de poluentes pode atingir um corpo d'gua: Poluio pontual: os poluentes atingem o corpo d'gua de forma concentrada no espao (entradas em locais especficos). Ex: descarga em um rio de um emissrio transportando os esgotos de uma comunidade Poluio difusa ou no-pontual: os poluentes adentram o corpo d'gua distribudos ao longo de parte da sua extenso. Ex: drenagem pluvial natural, que descarregada no corpo d'gua de uma forma distribuda, e no concentrada em um nico ponto.

FONTES DE POLUIO

Poluio Natural Poluio produzida por esgoto domstico; Poluio produzida por esgoto industrial; Poluio produzida por drenagens de reas agrcolas e urbanas.

FONTES DE POLUIO
A palavra esgoto costuma ser usada para definir tanto a tubulao condutora das guas servidas, como tambm o prprio lquido que flui por estas canalizaes. Hoje este termo usado quase que apenas para caracterizar os despejos provenientes das diversas modalidades do uso.

POLUIO NATURAL

Ocorre com o arraste pelas guas das chuvas, de partculas orgnicas e inorgnicas do solo, de resduos animais silvestre e de folhas e galhos de rvore e vegetao. Dificilmente altera as caractersticas da gua, tornando-a imprpria para o uso mais nobre (abastecimento pblico). Mesmo com tal fonte poluidora, a gua apresenta parmetros fsicos, biolgicos e qumicos que atendem aos padres para o abastecimento pblico, sendo comum um simples desinfeco, precedidas ou no de filtrao.

POLUIO DOMSTICO

PRODUZIDA

POR

ESGOTO

Tratados ou no quando lanados num corpo dgua, alteram as caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. A alterao ser maior ou menor em funo do grau de tratamento a que foi submetido o esgoto, assim como o grau de diluio proporcionado pelo corpo receptor.

Esgoto Domstico: Esgotos Sanitrios + Esgotos Comerciais (residncias) (supermercado, oficinas etc.)

Caractersticas que demandam preocupao: matria orgnica, microrganismos patognicos e concentraes de nitrognio e fsforo.

POLUIO INDUSTRIAL

PRODUZIDA

POR

ESGOTO

As industrias geram efluentes com caractersticas qualitativas e quantitativas muito diversificadas. Podem conter elevadas concentraes de matria orgnica, metais pesados, compostos txicos, microrganismos patognicos e substncias mutagnicas e cancergenas.
Vazo Especfica Equivalente populacional de Cargas Orgnicas (C. O)

Fontes de Despejos

Abatedouro Bovino
Fabricao de cerveja Fabricao de couro Fabricao de papel

1.500-2.000 L/boi
8 L/L cerveja 80-1.000 L/couro 50-100 L/Kg papel

55 hab./boi
175 hab./ m3 cerveja 40 hab./ pele bovina 460 hab./ t papel

CARACTERSTICAS DOS ESGOTOS

O esgoto sanitrio contm, aproximadamente, 99,9% de gua. O restante, 0,1%, a frao que inclui slidos orgnicos e inorgnicos, suspensos (no filtrveis) e dissolvidos(filtrveis), bem como os microrganismos

CARACTERSTICAS FSICAS

Compreendem: temperatura, odor, cor e turbidez e vazo. 1. TEMPERATURA: em geral, pouco superior das guas de abastecimento (pela contribuio de despejos domsticos que tiveram as guas aquecidas) ou valores reais elevados, pela contribuio de despejos industriais.

A velocidade de decomposio do esgoto proporcional ao aumento da temperatura, como na de natureza biolgica, sendo a faixa ideal para a atividade biolgica 25 35C.

CARACTERSTICAS FSICAS
2. ODORES : so causados pelos gases formados no processo de decomposio, assim o odor de mofo, tpico de esgoto fresco razoavelmente suportvel e o odor de ovo podre, insuportvel, tpico do esgoto velho ou sptico, em virtude da presena de gs sulfdrico; 3. COR E TURBIDEZ: indicam de imediato o estado de decomposio do esgoto. A cor acinzentada acompanhada alguma turbidez tpica do esgoto fresco e a cor preta tpica do esgoto velho. Mas podem apresentar qualquer outra cor, nos casos de despejos industriais txteis ou de tintas. A turbidez relacionada a concentrao de slidos em suspenso.

CARACTERSTICAS FSICAS
4.VARIAO DE VAZO: depende dos costumes dos habitantes. A vazo domstica do esgoto calculada em funo do consumo mdio dirio de gua de um indivduo. Estima-se que para cada 100 litros de gua consumida, so lanados aproximadamente 80 litros de esgoto na rede coletora, ou seja, 80%. fundamental para o projeto de sistemas de coleta, tratamento e disposio de esgotos e para minimizar os custos associados com a implantao dos sistemas de coleta, tratamento e disposio de esgotos;

CARACTERSTICAS QUMICAS

A composio qumica dos esgotos domsticos extremamente varivel, dependendo dos hbitos da populao e diversos outros fatores, pelo fato da utilizao de modernos produtos qumicos de limpeza utilizados nas residncias. A origem dos esgotos permite classificar as caractersticas qumicas em dois grandes grupos: da matria orgnica e da matria inorgnica. Matria orgnica: cerca de 70% dos slidos no esgoto so de origem orgnica, geralmente esses compostos orgnicos so uma combinao de carbono, hidrognio e oxignio, e algumas vezes com nitrognio; Matria inorgnica: formada principalmente pela presena de areia e de substancias minerais dissolvidas.

MATRIA ORGNICA

Constituda: protenas (40 a 60%), carboidratos (25 a 50%), gordura e leos (10%) e uria, surfactantes, fenis, pesticidas. Protenas: so produtoras de nitrognio e contm carbono, hidrognio, oxignio, algumas vezes fsforo, enxofre e ferro. O gs sulfidrico presente nos esgotos proveniente do enxofre fornecidos pelas protenas. Carboidratos: contm carbono, hidrognio e oxignio. So as primeiras substncias a serem destrudas pelas bactrias, com produo de cidos orgnicos. Ex: aucares, o amido, a celulose e a fibra da madeira .

MATRIA ORGNICA

Gordura: a matria graxa (leos). Est sempre presente no esgoto domstico proveniente do uso de manteiga, leos vegetais, em cozinha. Quando chegam s canalizaes em grande volume ou concentrao, aderem s paredes das canalizaes e provocam seu entupimento. Detergente: os surfactantes so constitudos por molculas orgnicas com a propriedade de formar espuma no corpo receptor ou na estao de tratamento em que o esgoto lanado. Tendem a se agregar interface ar-gua, e nas unidades de aerao aderem superfcie das bolhas de ar, formando uma espuma muito estvel e difcil de ser quebrada.

MATRIA INORGNICA

A matria inorgnica contida nos esgotos formada, principalmente, pela presena de areia e de substncias minerais dissolvidas. A areia proveniente de guas de lavagem das ruas e de guas de subsolo, que chegam as galerias de modo indevido ou que se infiltram atravs das juntas das canalizaes. Raramente os esgotos so tratados para remoo de constituintes inorgnicos, salvo e a exceo de alguns despejos industriais

CARACTERSTICAS BIOLGICAS
1. Microorganismos: os principais so as bactrias, os fungos, os protozorios, os vrus e as algas, importantes para os processos de tratamento (processos biolgicos). As bactrias so as mais importante, responsveis pela decomposio e estabilizao da matria orgnica, tanto na natureza como nas unidades de tratamento biolgico. As algas no interferem diretamente nas unidades convencionais de tratamento, salvo nas lagoas de estabilizao onde desempenham um papel importante na oxidao aerbia e reduo fotossinttica das lagoas.

CARACTERSTICAS BIOLGICAS
2. Indicadores de poluio: so vrios organismos (patgenos) cuja presena num corpo dgua indica uma forma qualquer de poluio. Para indicar a poluio de origem humana adotam-se os organismos do grupo coliformes como indicadores. As bactrias coliformes so tpicas do intestino humano e de outros animais de sangue quente. Esto presentes nas fezes humanas (100 a 400 bilhes de coliformes/hab.dia) e so de simples determinao.

POLUIO PRODUZIDA POR DRENAGENS DE REAS AGRCOLAS E URBANAS

Deflvio superficial agrcola representa o carregamento de produtos aplicados para os cursos dgua (fertilizantes, adubos e fitossanitrios). Dependem das prticas agrcolas em cada regio e da poca do ano. Deflvio superficial urbano, todos os materiais acumulados em valas,bueiros so arrastados pelas guas pluviais para os cursos dgua. Quanto mais deficiente a limpeza pblica maior este tipo de poluio.

EFEITOS DA POLUIO DAS GUAS

Provoca alteraes em suas caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas. Podem ser ou no representativa para os usos a que as guas do corpo receptor se destinam, dependendo da intensidade da carga de poluentes lanadas. De forma geral, so gerados certos inconvenientes, como, por exemplo, o desprendimento de maus odores, o sabor estranho na gua potvel, mortandade de peixes e a sade pblica pode ser ameaada pela contaminao das guas.

EFEITOS DA POLUIO DAS GUAS

Contaminao microbiolgica: h a presena de patgenos causadores de doenas de veiculao hdrica ( febre tifoide, clera, hepatite) Variao rpida e imprevisvel na qualidade da gua: lanamento de poluentes (corantes, agrotxicos e metais pesados) em guas utilizadas para o abastecimento pblico, podem prejudicar a qualidade da gua tratada e por em risco a sade da populao. Crescimento excessivo de algas: liberao de toxinas com efeitos sobre a sade do homem, e outras substancias que do gosto e odor para as guas.

EFEITOS DA POLUIO DAS GUAS

Encarecimento do tratamento da gua: leva busca por novas fontes, muitas vezes distantes do centro de consumo o que encarece o produto. Limitao do uso em outras atividades: alterao da qualidade da gua prejudica sua utilizao em diversos usos (recreao problemas estticos e agropecuria contaminao de alimentos). Destruio de peixe: desaparecimento de organismos aquticos, degenerao e o enfraquecimento dos peixes, substituio das espcies.

MODIFICAES NATURAIS HDRICOS DEGRADADOS

DOS

RECURSOS

Acrescenta que, a qualidade final da gua no rio ou lago reflete necessariamente as atividades que so desenvolvidas em toda a bacia hidrogrfica. Ou seja, o uso e ocupao do solo, grau de controle sobre as fontes poluidoras, e as alteraes que ocorrem na bacia hidrogrfica.

Os rios espelham, de maneira indireta, as condies naturais e as atividades humanas desenvolvidas na bacia hidrogrfica.
As vezes, os fatores naturais, como topografia, geologia, solos, clima e vegetao podem iniciar os desequilbrios que sero agravados pelas atividades humanas na bacia hidrogrfica,especialmente pelo manejo inadequado dos solos urbano e rural.

MODIFICAES NATURAIS HDRICOS DEGRADADOS

DOS

RECURSOS

Fatores com elevado potencial para causar degradao de corpos hdricos. So eles: -Represas (hidroeltrica, para abastecimento de gua, ajuda a navegao); -Eroso, aterro, pastagem em zona ribeirinha, -Derrubada e desbaste de rvores, minerao, -Descargas pontuais de fontes municipais e de fontes industriais, e escoamento no-pontual de fonte urbana e agrcola; -Pesca em excesso; -Construo de estrada.

MODIFICAES NATURAIS HDRICOS DEGRADADOS

DOS

RECURSOS

Elementos interativos definem as condies de degradao fluvial: a) o aspecto fsico do rio (a forma e tamanho do canal, sedimentos); b) a quantidade de gua; c) a qualidade da gua; d) condies das reas contguas ao rio (zona ribeirinha); e) diversidade e a populao de espcies vivendo no rio. Atualmente, os principais problemas resultantes do uso dos recursos hdricos esto relacionados:

a) Alteraes no ciclo hidrolgico e na disponibilidade de gua; b) Aumento da toxicidade das guas superficiais e subterrneas; c)Eutrofizao.

ALTERAES NO CICLO HIDROLGICO E NA DISPONIBILIDADE DE GUA

A degradao dos cursos dgua influenciam a dinmica natural do Ciclo Hidrolgico. Quando se impermeabiliza os solos (asfaltar/concretar), pela retirada de vegetao ou pelo manejo inadequado do solo, ocorre um aumento do escoamento superficial e uma diminuio da infiltrao, do fluxo subsuperficial e da percolao. Diminui-se a evapotranspirao e interceptao, diminuindo a precipitao com o Desmatamento.

ALTERAES NO CICLO HIDROLGICO E NA DISPONIBILIDADE DE GUA

Como consequncia: -Tm-se as grandes enchentes em algumas regies e secas em outras o processo de desertificao; -Desaparecimento das nascentes e reduo das guas dos rios; o rebaixamento dos lenis freticos; - Aquecimento global; -Desequilbrio dos ecossistemas e a reduo da biodiversidade terrestre e aqutica.

AUMENTO DA TOXICIDADE DAS SUPERFICIAIS E SUBTERRNEAS

GUAS

O grande nmero de pontos que contribuem com fontes pontuais e difusas de poluio: esgotos, adubos e agrotxicos, resduos de currais, chiqueiros e galinheiros, lixo, despejos industriais e reas desmatadas sujeitas eroso e ao transporte de terra pelas chuvas, geram resduos representando a causa do estado de sade ou da qualidade de suas guas.

O que faz a maioria dos sistemas aquticos do Brasil necessitar de medidas de recuperao e manejo.

EUTROFIZAO

Significa o processo de enriquecimento dos corpos hdricos (rios, audes, lagos, crregos) por nutrientes (principalmente fsforo e nitrognio), podendo ocorrer sob condies naturais ou artificiais (aplicao de fertilizantes, dejetos orgnicos, efluentes industriais). Este incremento de nutrientes propicia o desenvolvimento de algumas espcies de algas e a diminuio do oxignio na gua, favorecendo o aumento de bactrias anaerbias, podendo atribuir sabor e cheiro desagradvel ao lquido, restringindo o seu uso. A reduo do oxignio muitas vezes causa a morte da ictiofauna (peixes).

Vous aimerez peut-être aussi