Vous êtes sur la page 1sur 20

4.2.

Modelo Comportamental
Depois de obtido o Modelo Ambiental, segue-se a modelao do comportamento do interior do sistema de acordo com o Modelo Comportamental. Este descreve o comportamento dos elementos internos reagindo e interagindo aos estmulos do exterior. Para especificar um sistema segundo o Modelo Comportamental utilizam-se algumas tcnicas como o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD), ferramenta a partir da qual as restantes ferramentas so desenvolvidas; o Diagrama de Entidade Associao ou Relacionamento (DEA ou DER); o Dicionrio de Dados (DD); a Especificao de Processos (EP).

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Um Diagrama de Fluxo de Dados apresenta uma perspectiva lgica do sistema e no uma perspectiva fsica. Mostra o que acontece no sistema e no como este poderia ser implementado. O objectivo de um Diagrama de Fluxo de Dados descrever, graficamente, o fluxo da informao e as transformaes aplicadas aos dados. Para representar um sistema como uma rede de processos internos que interage com o meio ambiente, um DFD composto por quatro objectos: fluxos de dados; processos; arquivos ou depsitos de dados; entidades externas.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Componentes Para construir um Diagrama de Fluxos de Dados necessrio utilizar determinados smbolos que representem graficamente os seus componentes (quadro 5). No entanto, existem ligeiras variantes dos smbolos dentro da mesma categoria, dependendo dos autores que os criaram. Quadro 5
Smbolo Designao Descrio O fluxo utilizado para trocar informao de um ponto para outro do sistema, representando dados em movimento. Os dados fluem entre processos, entre processos e arquivos de dados e entre processos e entidades externas. Os fluxos que interligam uma entidade a um processo representam a interface entre o sistema e o seu meio exterior. Cada fluxo de dados tem um nome que descreve a informao que por l passa, por exemplo: - pedidos - consulta clientes Um processo transforma fluxos de dados de entrada em fluxos de dados de sada. Cada processo descrito por um nmero e uma frase simples, iniciada por um verbo, por exemplo: - Calcular IRS - Validar Entrada - Reservar Quarto

Fluxo de dados

Processo, ou funo

aco

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Quadro 5 (cont.)

Smbolo

Designao

Descrio Um arquivo um local de armazenamento permanente ou temporrio de dados estticos. Os fluxos de dados que entram ou saem dos arquivos s podem conter os dados que estes mantm. Os fluxos de entrada num arquivo permitem criar, alterar e eliminar uma ou mais ocorrncias dos elementos guardados. Os fluxos de sada num arquivo resultam da leitura de uma ou mais ocorrncias dos elementos guardados. Os arquivos devem ter fluxos nos dois sentidos, isto . os dados devem entrar e sair. Em diagramas complexos, para evitar o cruzamento ou longas linhas de fluxos de dados, pode-se desenhar um arquivo mais do que uma vez. Cada depsito de dados definido por um nome que representa a informao guardada, por exemplo: - Pedidos; - Clientes; - Contas a pagar. Um processo transforma fluxos de dados de entrada em fluxos de dados de sada. Uma entidade externa encontra-se do lado de fora do sistema, mas comunica com ele. Pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas, uma organizao ou outro sistema fora do sistema em estudo. Funciona sempre como a origem ou o destino dos dados. Em diagramas complexos, para evitar o cruzamento ou longas linhas de fluxos de dados, pode-se desenhar uma mesma entidade externa mais do que uma vez. Cada entidade externa definida por um nome no singular, por exemplo: - Departamento de Contabilidade; - Cliente

Arquivo ou depsito de dados

Entidade externa

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


A figura 1.6 exemplifica a aplicao dos smbolos de um DFD apresentados no quadro 5 atravs da esquematizao de um sistema de gesto de pagamentos dos clientes.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Construo de DFD No desenho de um DFD, devem-se conhecer as regras de construo e saber utiliz-las. Para alm do que j foi referido na descrio dos componentes de um DFD (quadro 5), os quadros 6 e 7 acrescentam outras regras a no perder de vista.
Quadro 6

Regras Escolher nomes significativos para todos os componentes de um DFD. Numerar todos os processos de acordo com o diagrama a que pertencem. Evitar desenhar DFD complexos. Refazer os DFD tantas vezes quantas as que forem necessrias. Garantir o princpio da conservao de dados. Dados que saem de um arquivo devem ter sido previamente l armazenados. Dados produzidos por um processo tm de ter sido gerados por esse processo. No detalhe de um DFD, os fluxos de dados que entram e saem num diagrama de nvel superior devem entrar e sair no de nvel inferior. No detalhe de um DFD, um arquivo de dados que existe entre dois ou mais processos no nvel mais alto passa a ser representado em todos os nveis inferiores que envolvam esses processos. No representar num DFD fluxos de controlo.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Quadro 7

DFD

Mais regras

Orientao A leitura dos fluxos num desenho deve ser feita de cima para baixo e da esquerda para a do direita. desenho O desenho desenvolve-se a partir do canto superior esquerdo. Entidade externa Deve posicionar-se nos limites do desenho. Nunca estabelecer ligao directa com outra entidade ou arquivo. Pode haver a necessidade de duplicar uma entidade externa. Sempre que possvel, deve posicionar-se no centro do desenho. Recebe dados de um processo esquerda ou acima. Fornece dados a um processo direita ou abaixo. Deve ter sempre fluxos de entrada e sada. Pode haver a necessidade de duplicar um arquivo. Processo de origem deve estar acima ou esquerda do processo de destino. Podem estar ligados por fluxos de dados directamente entre si ou indirectamente atravs de um arquivo. Deve ter sempre fluxos de entrada e de sada. Os dados de sada resultam dos de entrada. No faz sentido a duplicao de um determinado processo. Deve ser sempre numerado. Ao dividir um processo, todos os fluxos, arquivos ou entidades externas ligados a um nvel superior tm de aparecer no nvel imediatamente inferior. Todos os fluxos de entrada ou de sada tm sempre como destino ou origem um processo. Todos os fluxos dos nveis superiores devem aparecer nos nveis inferiores.

Arquivo

Processo

Fluxo de dados

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


O primeiro DFD de um sistema define apenas os principais processos, os principais depsitos de dados e os fluxos de dados. Para construir este DFD, parte-se do diagrama de contexto e da lista de eventos, utilizando a abordagem top-down. Comea-se por desenhar um processo para cada evento da lista de eventos. Atribui-se um nome aos processos de acordo com as respostas que do aos eventos. Desenham-se os fluxos de dados de entrada e sada, de modo que o processo emita a resposta adequada a cada evento. Desenham-se os arquivos necessrios para armazenar os dados que sero usados por outros processos. Por fim, verifica-se a coerncia entre o DFD, o diagrama de contexto j construdo e a lista de eventos. Aps concluso do primeiro DFD, e utilizando a abordagem top-down, pode-se continuar a decompor sucessivamente os processos, expandindo-os e detalhando-os, de forma a obter processos mais simples, que no podem ser mais decompostos, conhecidos por primitivos funcionais.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


A diferena entre os diagramas de contexto (nvel superior), primeiro DFD e DFD de nveis inferiores centra-se no maior ou menor detalhe que feito do sistema (quadro 8).
Quadro 8

Smbolo Contexto Muito geral Apenas um processo Global Principais funes Principais ligaes

Designao

Descrio Superior

Primeiro

0 (zero)

Nveis inferiores

Detalhado Complexidade baixa 2 a 3 nveis Complexidade mdia 3 a 6 nveis Complexidade alta 5 a 8 nveis

Inferior

Segue-se a exemplificao de um caso de estudo da construo do primeiro DFD (figura l.8) a partir da definio de objectivos, lista de eventos e Diagrama de Contexto (figura 1.7) segundo o Modelo Ambiental. A partir do primeiro DFD exemplificada a expanso do primeiro processo (figura 1.9) e o particionamento de todos os processos (figura 1.10) segundo o Modelo Comportamental.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Objectivo Registar a matrcula de alunos

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


Diagramas de contexto Um diagrama de contexto um Diagrama de Fluxo de Dados em que apenas apresentado um nico processo e as entidades externas. No Modelo Ambiental, o diagrama de contexto construdo depois de identificados os objectivos, as entidades externas, os eventos e as respostas do sistema. A abordagem bottom-up tem como objectivo agrupar processos, segundo determinadas regras, a fim de obter um DFD mais refinado de nvel superior. Utilizando a abordagem bottom-up (do particular para o geral), pode-se obter o DFD de nvel 0 e o de contexto, por sucessivos agrupamentos de processos que no DFD de nvel n tenham ligaes entre si atravs dos mesmos arquivos ou que produzam respostas relacionadas. Assim, comea-se por verificar, por exemplo, se no existe um grupo de processos em que s eles esto associados a um arquivo de dados. Se existir, cria-se um processo no nvel mais alto que oculte o arquivo e englobe as funes anteriores.

4.2.1. Diagrama de Fluxo de Dados


A figura 1.11 apresenta um Diagrama de Fluxos de Dados de nvel 0 e a figura 1.12 um diagrama de contexto, resultante do agrupamento de processos que se encontram associados a um arquivo de dados comum (facturas passadas). Para assinalar esta rea, foi utilizada uma linha tracejada a vermelho no desenho.

4.2.2. Dicionrio de Dados


O Dicionrio de Dados uma ferramenta de texto de suporte anlise, que contm informao sobre os dados. Permite descrever os fluxos de dados, os depsitos de dados, os elementos de dados e outros elementos que compem um diagrama de fluxos de dados. A necessidade de descrever todo o comportamento funcional de um DFD ainda maior medida que os seus detalhes se ampliam. Assim sendo, possvel produzir documentos escritos, para alm dos grficos, que tornam possvel gerir todo o detalhe do sistema, identificando os seus elementos e aspectos que um documento grfico no consegue descrever. O Dicionrio de Dados permite, pois, descrever com rigor, de forma formal e estruturada, os detalhes lgicos dos componentes do sistema, mas no se debrua sobre a estrutura organizacional deles. Resumindo, torna visvel para anlise: o significado dos fluxos de dados e dos depsitos de dados num diagrama de fluxo de dados; a composio das estruturas de dados que se movimentam plos fluxos e das que so armazenadas nos depsitos de dados; os valores e as unidades importantes dos elementos de dados que compem a estrutura de dados dos fluxos e dos depsitos de dados; os relacionamentos entre depsitos de dados, teis para a construo de diagramas de entidade relacionamento.

4.2.2. Dicionrio de Dados


Num dicionrio de dados, os elementos de dados complexos so definidos em termos de elementos de dados mais simples e estes em unidades e valores que eles podem assumir (figura 1.13). Conclui-se que: os fluxos de dados so estruturas de dados em movimento; os depsitos de dados ou arquivos so estruturas de dados estticos; as estruturas de dados so compostas por elementos de dados ou de outras estruturas de dados ou de ambos; os elementos de dados so dados que no necessitam de decomposio.

4.2.2. Dicionrio de Dados


Para descrever os componentes do sistema, o Dicionrio de Dados adopta uma linguagem que faz uso de smbolos como os apresentados no quadro 9.
Quadro 9

Smbolo = + () n{ }m [] 1 // * * @ sublinhado equivalente / composto de E Dado ou estrutura opcional

Significado

Vrias ocorrncias de / Iterao n indica o mnimo e m o mximo de repeties. Quando no especificados signi-fica zero ou mais repeties Dados ou estruturas alternativas / Apenas um entre Ou [separador de opes dentro de [ ] ) Nome (rtulo) de um grupo repetitivo Valores possveis Comentrio Chave primria dos depsitos de dados /Atributo identificador

4.2.2. Dicionrio de Dados


O quadro 10 mostra os elementos que podem estar presentes na descrio de um item de um Dicionrio de Dados.
Quadro 10

Nome Depsito de dados Fluxo de dados Elemento de dados Entidade externa x x x x

Descrio x x x x

Contedo x x

Fluxos de entrada x

Fluxos de sada x

Origem

Destino

Tipo, formato, etc.

x x x

x x

No dicionrio de dados, o contedo de um item descrito pela identidade: termo = definio do termo O quadro 11 mostra dois exemplos da aplicao dos smbolos do Dicionrio de Dados, e a respectiva leitura, na definio dos termos "aluno" e "telefone".
Quadro 11

TERMO aluno

DEFINIO DO TERMO = nome + apelido + ["interno" l "externo"] + 0{telefone}2 + (telemvel) O aluno representado pelo nome, apelido, interno ou externo escola, 0 a 2 telefones e, opcionalmente, telemvel. = (telefone_casa) + (telefone_emprego) O telefone pode ser apenas o de casa, apenas o do emprego, ambos ou nenhum.

telefone

4.2.2. Dicionrio de Dados


O exemplo que se segue elucida a utilizao do Dicionrio de Dados (DD) num processo de anlise de um sistema, completando o Diagrama de Fluxos de Dados (DFD). A figura 1.14 exemplifica a descrio de um depsito de dados de um DFD, identificando unicamente a estrutura do seu contedo.

facturas = N_factura + Data + Nome_cliente + Endereo + {N_quarto + N_dias + Custo_da} + Total + Estado Endereo = Rua + Nmero + Localidade + (Telefone) Estado = ["Pago" | "Deve"]

Do Dicionrio de Dados anterior, conclui-se que, neste, se descrevem de forma sumria todos os elementos de dados, atributos ou campos que o compem.

Vous aimerez peut-être aussi