Vous êtes sur la page 1sur 26

GNESE E (RE)PRODUO DO ESPAO DA BAIXADA FLUMINENSE

Maria Aparecida de Figuerdo1[1]

Resumo

O presente trabalho analisa o passado da baixada fluminense. Um regio do Estado do Rio de Janeiro que nos ltimos anos vem alcanando um notvel crescimento.

Palavras-chaves: Rio de Janeiro, regio, histria, baixada fluminense

Abstract

Our goal is to study the past of baixada fluminense. One part of Rio de Janeiro state wich is growing very fast .

Keywords: Rio de Janeiro, region, history, baixada fluminense

Apresentao

O objetivo deste trabalho realizar uma sntese do processo de formao, produo e reproduo do espao da Baixada Fluminense desde o perodo colonial. Para isso, ser feita uma abordagem histrica, espacial e econmica da rea ao longo dos sculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. De um modo geral, predominava na rea de estudo a agricultura como atividade predominante, existindo em menor escala atividades secundrias como a policultura e estabelecimentos comerciais. Tal padro espacial mudar a partir da ltima metade do sculo XX. Da em diante registra-se a transformao desse espao de caracterstica rural, para um padro urbano e industrial em decorrncia do processo da segunda fase da industrializao brasileira e do Rio de Janeiro o que acarretou impactos scio-espaciais na Baixada Fluminense.

1.1. Da colonizao, ocupao at o ciclo do ouro

rea integrante da Regio Metropolitana do Rio de Janeiro teve nos municpios que compem a Baixada Fluminense, diviso adotada pela Secretaria de Desenvolvimento da Baixada Fluminense, grande parte do seu desenvolvimento econmico e social atrelado ao Rio de Janeiro. Caracterizada por uma paisagem natural composta por plancies, colinas, morros, manguezais, serra do Mar ao fundo, matas, rica rede hidrogrfica desaguando na Baa de Guanabara tendo a mesma como porta de entrada, essa era

a viso daqueles que se destinavam a Baixada Fluminense nos primeiros sculos da colonizao e ocupao. Tem-se o registro da concesso das primeiras sesmarias nos anos de: 1558, no rio Guandu nas terras de Sepetiba; 1565, nos rios Mag, Iguau; 1566, rio Mag; 1568, no rio Inhomirim, e no mesmo ano uma grande sesmaria doada a Brs Cubas que tinha 3000 braas de testada pela costa do mar e 9000 fundos pelo rio
Meriti, (...) que por no ter tomado posse, em 1577 e em 1602 foi partilhada entre sesmeiros. (MATOSO apud LAMEGO, 1964, p.195 )

, seguida por outras concesses que vo

ocorrendo ao longo dos anos de mil quinhentos, seiscentos, setecentos e com isso a presena dos primeiros desbravadores (homem branco) em terras ocupadas por indgenas. Das sesmarias foram surgindo fazendas que se dedicavam a atividade econmica predominante alicerada no plantio e cultivo da cana-de-acar com a presena de engenhos para o fabrico do acar e aguardente, ambos localizados s margens dos rios, tendo-se o registro de um dos primeiros engenhos s margens do rio Mag no sculo XVI. O aparecimento das fazendas foi acompanhado pela presena religiosa materializada nas construes de capelas. A igreja dividia seu territrio em jurisdio religiosa como freguesias, parquias ou curatos, no caso de freguesias estas possuam a igreja matriz que ligada a ela existiam vrias capelas erguidas nas fazendas. Essas capelas serviam como clula inicial de aldeias, freguesias, vila ou cidade. Dentre algumas freguesias que surgiam podemos citar: Freguesia de Santo Antnio de Jacutinga, Freguesia de Nossa Senhora da Conceio de Marapicu, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim, Freguesia de Nossa Senhora do Pilar, Freguesia de So Joo de Meriti e Freguesia de Piedade de Iguau. Alm da monocultura da cana desenvolvia-se em menores escalas o plantio de produtos agrcolas como arroz, feijo, milho, mandioca, legumes entre outros e praticava-se o extrativismo de madeira retirada das matas transformada em lenha. Tanto os gneros de primeira necessidade quanto a lenha produzida destinavam-se as prprias fazendas como tambm abasteciam o mercado consumidor do Rio de Janeiro.

Para a realizao de tais atividades foi utilizada a mo-de-obra escrava negra, datando em meados do sculo XVI o primeiro carregamento de negros que chegou em terras fluminenses. Desta maneira inicia-se aos poucos a ocupao da Baixada Fluminense, ainda que dispersa, sob a gide da monocultura da cana, assim como as demais atividades relacionadas ao extrativismo e lavoura de subsistncia, usufruindo-se das condies naturais favorveis disponveis. Sendo tal rea, em suas plancies, cortada por vrios rios que desguam na Baa de Guanabara, logo surge um obstculo para aqueles que desejavam utilizla como via de comunicao terrestre, tal como a presena dos brejos, reas pantanosas ou alagadias que se localizavam nos terrenos marginais aos rios como Meriti, Sarapu, Iguau, Pilar, Inhomirim, decorrente da influncia das mars ou das cheias peridicas que ocorriam nos terrenos adjacentes de altitudes superiores s preamares mximas. Porm, se a via de comunicao terrestre pela plancie dificultada, a soluo do problema para a comunicao foi encontrada na via aqutica, com a utilizao dos rios que possibilitavam o contato da Baixada Fluminense, no s ela, como todo o recncavo da Guanabara com o Rio de Janeiro e seu porto. Contudo, foi atravs do emprego da mo-de-obra escrava que se criavam a condio favorvel para a navegao nesses rios, onde ela cuidava da limpeza, desobstruo dos mesmos, assim como, a abertura de canais, permitindo o transporte da produo agrcola da rea a princpio e tambm o recebimento de mercadorias e pessoas que se dirigiam a ela por meio de barcos, lanchas, canoas, saveiros e outras embarcaes. Embora as plancies no fossem adequadas como via de comunicao terrestre, isso no impediu que surgissem caminhos terrestres para a circulao de mercadorias, produtos e pessoas na Baixada Fluminense, neste caso, a opo foi as reas livres de encharcamento, como salienta SOARES:

(...) A drenagem insuficiente tornava pantanosas quase todas as plancies, dificultando a sua ocupao. (...) Por outro lado, o brejo sempre

fora um obstculo ao estabelecimento de comunicaes terrestres entre a cidade e o seu recncavo. A prpria regio, porm, possua outros elementos que lhe permitiriam solucionar essa dificuldade. (...) as abas das montanhas que enquadram a Baixada da Guanabara permitiram a adoo de um itinerrio terrestre que possibilitava contornar a parte encharcada. (SOARES, 1962, p.158)

A respeito da circulao na Baixada Fluminense BERNARDES assinala:

(...) de duas maneiras se fazia a circulao: 1) por via fluvial at o limite da navegabilidade dos baixos cursos e a partir dos portos estabelecidos pelo sop dos morros, at base da serra; por terra firme, contornando os trechos mais freqentemente alagados e aproveitando, sempre que possvel, as zonas de colinas e morros que circulavam as baixas plancies. (BERNARDES apud PERES, 2000, p.10)

Como pode-se notar, rios e terrenos no alagados tornaram possvel o desbravamento da Baixada, os rios por navegao, onde as embarcaes aportavam em pequenos portos fluviais localizados nas suas margens, para da em diante, seguir por terra firme buscando os caminhos existentes. No final dos anos do sculo XVII sob o ciclo da cana tem-se o registro da abertura de novos caminhos. Esses surgem impulsionados pelo descobrimento e explorao de minas de ouro nas Minas Gerais (Ciclo do Ouro), tendo por objetivo facilitar o escoamento da produo e abastecimento da rea, provocando o intercmbio do interior (no caso Minas Gerais) com o litoral (no caso Rio de Janeiro), onde o porto do Rio atuou de forma atrativa e as terras da Baixada Fluminense, como de todo recncavo da Guanabara, serviram de passagem. Cabe ressaltar que tambm surgiram caminhos particulares que deram acesso a esses caminhos. PERES nos fala a respeito desses novos caminhos, apresentando-os em ordem cronolgica:

Durante o sculo XVIII, trs eram os caminhos oficialmente reconhecidos entre o Rio de Janeiro, atravs da Baixada Fluminense e a regio da Gerais. Descritos em ordem cronolgica de abertura tnhamos: Caminho Novo do Pilar ou do Guaguass ou ainda de Garcia Rodrigues Pais, aberto em 1699 e 1704. Caminho Novo do Inhomirim ou Caminho Bernardo Soares Proena ou Caminho Proena, aberto em 1724. Caminho de Mestre de Campo Estevo Pinto ou Caminho Novo do Tingu, aberto em 1728. (PERES, 1993, p.9)

Esses caminhos novos ofereceram de imediato a reduo dos dias de viagem at o interior, foi o que ocorreu com o surgimento do Caminho Novo do Pilar que diminuiu a viagem do Rio a Minas Gerais de 3 meses para pouco mais de 15 dias, tempo gasto por aqueles que usavam o Caminho dos Guaians que partia de Parati para alcanar o alto do Paraba, atravs da Serra do Cunha, nica via de acesso a regio das minas, sendo tambm o caminho do Pilar superado pelo Caminho do Inhomirim que reduziu a viagem do Rio de Janeiro a Minas Gerais para quatro dias. Desses trs caminhos novos dois tinham seus trajetos iniciados em portos, o Caminho de Garcia Pais e o Caminho do Proena. O Caminho de Garcia Pais iniciava-se no porto fluvial do Pilar (afluente do rio Iguau) feito de norte para sul, ou seja, do interior para o litoral, PERES apresenta seu percurso:

Aps cruzar o rio Paraba, acompanha o Ribeiro do Lucas at Cavar, e em seguida o rio Ub, indo atingir a Roa do Alferes (hoje Pati dos Alferes). Subindo a Serra da Manga Larga e cruzando o vale do rio SantAna, chegava-se ao alto da Serra do Couto onde em dia claro se descobre o Rio de Janeiro. Atingia-se a plancie prxima ao engenho do capito-mor Francisco Gomes Ribeiro (na antiga fbrica nacional de motores), em busca do porto fluvial do Pilar, para prosseguir por mar, em barcos e saveiros, ou por terra rumo s capelas de N. Sra. Da Piedade de Iguau; a de Sto. Antnio de Jacutinga; a de S. Joo Batista de Meriti e a de N. Sra. da Apresentao de Iraj, caminho da crte. (ibid., p.3)

Com relao ao trajeto crte toda a ligao entre Iraj a Pilar era feita atravs de caminhos particulares. J o Caminho do Proena comeava no Porto da Estrela margem do rio Inhomirim, em Mag. No seu percurso atravessava uma

localidade chamada Crrego Seco (atualmente Petrpolis) seguindo pelo rio Piabanha at alcanar o rio Paraba. E o caminho do Tingu que cortava a serra do Tingu transpondo a serra do Mar encontrando-se com o caminho de Garcia Pais e o caminho de Bernardo Proena. Esses caminhos eram considerados os caminhos do ouro, porm o sculo XVIII teve a abertura de inmeros outros, citando apenas alguns deles: Caminho do Comrcio, Caminho do Couto, Estrada da Polcia, Estrada da Taquara, Estrada Unio Indstria, Estrada de Estrela a Minas, Estrada de Mag aos portos, Estrada normal da Estrela. E nesta poca do Ciclo do Ouro que temos o surgimento de um outro ciclo com marco inicial na primeira metade do sculo XVIII, trata-se do Ciclo das Tropas ou Tropeirismo, que foi responsvel pelo transporte das riquezas oriundas da minerao e abastecendo-a de mantimentos e mercadorias, chegou a transportar colheitas das grandes plantaes de caf, alm de muitas das vezes ter a companhia de viajantes, cientistas, comerciantes ou curiosos que visitavam o pas. Essas tropas eram formadas predominantemente por muares, sabendo-se que as primeiras manadas de muares e eqinos entraram no Brasil dispersando-se por So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro oriundas da Argentina e Uruguai das regies da bacia do Prata. As tropas podiam ser de propriedade das fazendas ou dos prprios tropeiros, contudo, era o meio de transporte mais adequado para a ligao do interior com o litoral, elas dominaram os caminhos que davam acesso as duas reas. Peres aponta as dificuldades encontradas:

As dificuldades dos caminho que castigavam as tropas eram por demais penosas. Contornar as serras com estreitas passagens onde o precipcio espreitava homens e animais ao sabor de pedras rolantes, e que ao menor descuido iriam fazer companhia s carcaas que, rodeado de urubus, jaziam no fundo do abismo. (ibid., 2000, p.41)

Em resumo, s as tropas de muares poderiam enfrentar situaes ou condies to adversas, j que as estradas no permitiam o emprego de carros de boi ou carretas puxadas por cavalos, ainda que, as tropas defrontassem com trechos ngremes dos caminhos da serra, rios sem pontes que cortavam as estradas e muitas vezes fundos demais para serem atravessados, dependendo de uma embarcao para atingir a outra margem ou levando dias a procura de um lugar mais raso. No tardou que o Ciclo do Ouro aliado ao Tropeirismo viesse a acarretar mudanas na paisagem da Baixada e interferisse na vida poltica e econmica do Rio de Janeiro. Na paisagem as conseqncias foram segundo PERES:

Estabelecidas trilhas regulares de penetrao, plantaram pelos caminhos, pousos para seu descanso e alimentao da alimria; No rastro de sua passagem alinharam as primeiras casinhas acompanhando o caminho irregular; Rodeados pela agricultura de subsistncia e pequenos casebres, aumentaram os nmeros de vendas, estalagem e ranchos, para descanso do tropeiros definindo a rua principal. (ibid., p.21)

quanto ao Rio de Janeiro em 1763 foi elevado a sede do vice-reinado, no esquecendo a importncia adquirida pelo seu porto para a exportao do ouro que para l se destinava e o deslocamento do eixo econmico do pas para o Sul. Esse perodo provocou na baixada Fluminense maior fluxo de mercadorias, pessoas, intensificando-se a relao do interior com o litoral, onde as vias de circulao fluvial e terrestre tiveram maior destaque que no sculo anterior, marcado pela monocultura da cana. Mesmo assim, esses primeiros sculos com a presena da cana, dos engenhos, da utilizao dos rios, da movimentao nos caminhos, que apresentaram grande expresso na rea no repercutiram no crescimento e desenvolvimento da mesma a ponto de atribuir-lhe funes prprias e at aglomeraes, LAMEGO explica a causa:

que as curtas distncias da cidade, o transporte fluvial e martimo e a prpria situao financeira dos colonos empenhados aos comerciantes do Rio de Janeiro que lhes adiantavam o capital em troca da produo agrcola, quase impossibilitavam a presena de intermedirios naqueles portos. E assim, embora uma larga tarja de lavoura contornasse a Guanabara, os produtos alimentcios de consumo imediato, tais como a farinha, o feijo, o milho e o arroz, alm das caixas de acar, rumavam diretamente das fazendas para o mercado carioca. (LAMEGO, op.

cit., p.199)

Soares tambm contribui na anlise abordando o papel desempenhado pelas vias fluviais e os caminhos de acesso ao interior:

Se as fluviais da Baixada da Guanabara no geraram aglomerados durante o apogeu do ciclo do acar nessa regio, tambm os caminhos de acesso ao interior do sculo XVIII o Caminho Novo de Garcia Rodrigues Pais, a variante de Bernardo Proena e o Caminho de Terra Firme por sua vez s contriburam de incio para dar maior importncia cidade do Rio de Janeiro, que teve ampliada sua rea de influncia e se foi projetando cada vez mais, alcanando em 1763 a situao de capital da Colnia. (SOARES, op. cit., p.163)

Em linhas gerais, a Baixada, at ento, no havia adquirido em suas terras, funes de grande relevncia que lhe oferecesse algum progresso. Todavia, com a chegada do sculo XIX ela vivenciou um perodo auge de durao curta, que logo depois foi delineado por profundas transformaes, levando-a ao declnio. Quais os fatos iro ocorrer e seus desmembramento?

1.2. Ciclo do caf, vilas e decadncia

Os anos de mil novecentos reservaram para o pas mudanas significativas e a Baixada Fluminense dentro deste cenrio foi atingida por alguns fatos decisivos para a sua vida econmica, tais como o Ciclo do Caf; surgimento das primeiras vias frreas e a libertao dos escravos.

Em fins do sculo XVIII, aparecem as primeiras plantaes de caf no Rio de Janeiro e que logo se espalharam pelo vale do Paraba atingindo tambm Minas Gerais e So Paulo, tem-se o incio do Ciclo do Caf. Na Baixada o caf no chegou a substituir a cana, sendo seu cultivo pouco expressivo na rea onde suas terras apresentavam-se cansadas do plantio da cana, entretanto o caf provocou efeitos desencadeantes. A monocultura cafeeira desenvolvida no plantio resultou para Baixada Fluminense no surgimento e aglomeraes populacionais fixadas no ponto de encontro entre as vias de circulao aqutica e terrestre; houve a intensificao e abertura de novas estradas vinculadas com aquelas oriundas no perodo do Ciclo do ouro; aparelhamento para armazenagem e transporte regular de mercadorias volumosas; grande fluxo de pessoas; proliferao de vrios portos fluviais ao longo dos rios que desguam na Baa de Guanabara e conseqentemente a elevao de determinadas localidades a categoria de vilas em decorrncia do ciclo cafeeiro. SOARES relata sobre este momento:

Essas aglomeraes que se desenvolveram em certos portos fluviais da baixada, no deveram sua existncia s necessidades de organizao da zona circulante e sim s necessidades do movimento de mercadorias e de viajantes de regies distantes, facilitando-lhes o escoamento de sua produo e o provimento de suas necessidades. Apesar de levadas categoria de vilas, na primeira metade do sculo XIX, em decorrncia da importncia que adquiriram neste trfego entre o porto e seu hinterland, elas no apresentavam muitas das caractersticas que fazem de um aglomerado uma verdadeira cidade. Nessas vilasentrepostos, a mercadoria das pessoas que animavam sua vida e lhe davam movimento eram elementos em trnsito, que ali estavam de passagem ou para tratar de negcios, como tropeiros, viajantes, mercadores, comissrios de caf, sendo a populao estvel pequena e constituda, predominantemente, por negociantes, botequineiros e ferradores. (ibid., p.165)

Ela ainda nos fala das caractersticas dessas vilas denominada de vilasentrepostos, (...) eram acima de tudo depsitos, onde ficavam as mercadorias com destino ao
interior (fardos da fazenda, sal, etc) ou os produtos que desciam da serra, principalmente o caf, aguardando praa nas embarcaes que os levariam at o porto do Rio de Janeiro. (ibid.,

p.165)

LAMEGO menciona o caso de Itagua que at antes o Ciclo do Caf era um imenso territrio dominado pelos jesutas, fundao de colgios e aldeias indgenas, mas com o advento do caf tal situao modificada, pois o produto agrcola que passava por ali a caminho do Rio de Janeiro ou parava para o embarque fluvial e martimo, ocasionou na construo de casas, vendas, lojas beira da estrada, assim como, a edificao de um pelourinho no meio de arbustos que cobria o terreno entre a estrada e a aldeia de Itagua. Mediante ao exposto Itagua foi elevada a categoria de vila, fato relacionado a fatores externos. O mesmo ocorreu com Iguau que foi elevada a vila em 1833, povoado localizado margem direita do rio Iguau por onde passavam as tropas em direo ao Porto de Pilar, incio do Caminho de Garcia Pais. A vila de Iguau adquiriu importncia devido seus portos fluviais fixados no rio de mesmo nome. Tambm tem-se a criao da Vila de Estrela, em decorrncia do seu porto margem do Rio Inhomirim e cuja populao ao redor denominava-se Estrela. Alm de ponto inicial do Caminho do Inhomirim que tornou-se o preferido pelos tropeiros por ser menos ngreme e mais prximo ao vale do Paraba. Tanto o porto de Iguau quanto o de Estrela embarcavam a produo cafeeira da serra, porm Iguau enfrentava a concorrncia do porto de Estrela que realizava a navegao a vapor, sem contar com a diminuio do seu volume dgua em conseqncia do desmatamento da serra Tingu que alimentava suas nascentes. Se a primeira metade do sculo XIX representou para a Baixada um momento de opulncia, foi justamente a partir da segunda metade que a mesma entra num perodo de decadncia e abandono. Primeiramente, o grande trfego de mercadorias e principalmente do caf que transitava pela Baixada atravs de seus caminhos e rios, ficavam merc das inconvenincias naturais dos rios, como a dependncia da mar nos baixos cursos, o baixo nvel das guas no tempo das secas, o constante entulhamento dos rios e canais e grandes ventanias.

Essas dificuldades encontradas para o escoamento das mercadorias e produtos agrcolas levavam a procura de solues achando-as nos trilhos, ou seja, na instalao de vias frreas. No dia 30 de abril de 1854 Mau inaugura a primeira estrada de ferro do Brasil saindo de Mag em direo Raiz da Serra, depois prolongada at Petrpolis e Areal, marcando o incio do surgimento da ferrovia que ir drenar o movimento comercial no transporte de mercadorias e do caf, at ento realizada pelos caminhos que levavam ao interior e principalmente pelos rios que desguam na Baa de Guanabara permitindo o acesso ao Porto do Rio. Com a implantao da primeira linha frrea, no tardou e outras surgindo, inclusive partindo do Rio de janeiro em direo a Baixada Fluminense. Em 1858, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, que passava pelas estaes de Maxambomba (atual estao de Nova Iguau) e Queimados que logo se estendeu a Belm (atual Japeri), chegando ao vale do Paraba em 1864. Outra estrada de ferro cortou a Baixada, foi a estrada de ferro Leopoldina Railway que tinha seu ponto inicial em So Francisco Xavier, chegando em Duque de Caxias em abril de 1886. Belford Roxo foi outra rea agraciada pelos trilhos com a implantao da Estrada de Ferro Rio dOuro (atual ramal Belford-Roxo Central do Brasil) que tambm passava por So Joo de Meriti, no s usa estrada de ferro, como a Linha auxiliar que teve sua construo iniciada de 1892 e ia em direo a Estrada de Ferro Central do Brasil encontrando-a em Japeri. Nesse percurso, a Linha auxiliar cruzava os bairros de den e Tomazinho em So Joo de Meriti. A ferrovia contribuiu de maneira decisiva para a crise na Baixada Fluminense, outros fatores atuaram de forma definitiva, a abolio da escravido em 1888, contudo a prpria proibio do trfico negreiro em 1850, j havia provocado efeitos sobre a rea que utilizava-se dessa mo-de-obra para movimentar engenhos; a monocultura canavieira; cultivo nas vrzeas; abertura de valas, regos e canais tornando as terras mais enxutas; limpeza, desobstruo e

conservao dos rios e canais; a decadncia da vida agrcola que esbarrava com as terras desgastadas pela cultura canavieira e a concorrncia da cana campista. Temos os elementos que do conta do declnio econmico da Baixada, a ferrovia; a falta de mo-de-obra; as condies de desgaste dos solos que conseqentemente afetou a agricultura; o abandono dos rios e canais com o surgimento dos brejos aliado ao aparecimento do impaludismo e o desinteresse do Rio de Janeiro pela rea. Com a implantao da ferrovia na Baixada, ela atendeu a demanda solicitada ao transporte de caf que vinha sendo realizada por via terrestre e fluvial, exposto a todos os perigos no trnsito do interior ao porto do Rio, levado pelas tropas que percorriam os caminhos terrestre ficando armazenado nas vilasentreposto para seguir viagem pelos rios. At esse momento o caf foi responsvel pela construo de um aparato em funo de si mesmo (trapiches; estabelecimentos comerciais que giravam com vultosos capitais) que provocou a elevao de localidades a vilas, porm a ferrovia promoveu a decadncia dessas reas, sofrendo esvaziamento e abandono. O esvaziamento populacional devido a diminuio do fluxo de pessoas, incluindo negociantes do caf estabelecidos no local ou no, dos tropeiros (chegando ao fim do ciclo do troperismo) e o abandono da rea agravado pela ausncia da conservao dos rios, dos lugares propcios ao encharcamento e a invaso do mato sobre os caminhos e conseqentemente o aparecimento de doenas devido as condies insalubres. Os trilhos localizados nas reas livres de alagamento mais prximo ao sop dos morros atraram o surgimento de casas ao seu longo e as terras e fazendas foram valorizadas, alm de atrair o deslocamento populacional que antes se dava prximo aos rios. Se grande parte da Baixada Fluminense na segunda metade do sculo XIX foi assolada por um perodo de decadncia na sua economia que tambm refletia o descaso das autoridades em reverter tal quadro, isso, contudo, no significou a ausncia de atividade.

Em terras pertencentes a Itagua que devido o trnsito do caf fora elevada a categoria de vila, quando tem sua economia atingida pela mudana do meio de transporte ferrovirio adotado pelos cafeicultores, encontra nas plancies o desenvolvimento da pecuria que chegou a surpreender em rendas. Outro caso deu-se nas terras de Mag menos afetada pela crise, que, por exemplo, Iguau, de seus portos Mau e Estrela desembarcavam pequenas embarcaes a vapor que escoavam a produo de caf vinda da serra. Entretanto, os dois principais portos na Baixada eram o prprio Estrela e Iguau, sendo aquele mais prximo ao porto do Rio e a serra. Ainda na primeira metade do sculo XIX instalou-se em suas terras por iniciativa de D.Pedro I uma fbrica de plvora transferida da Lagoa Rodrigo de Freitas e concluda sua construo em 1831 nas proximidades do porto de Estrela. Para seu funcionamento foram adquiridas trs fazendas a da Cordoaria, da Mandioca e do Velasco porque eram abundantes em mananciais e matas, atendendo a demanda solicitada pela fbrica que mais tarde abasteceu o exrcito imperial e os aliados durante a Guerra do Paraguai. J na segunda metade do mesmo sculo tem-se a implantao da indstria txtil com as fbricas Pau Grande, Andorinhas e depois no sculo seguinte a Fbrica de Tecidos Esther. No caso da fbrica Pau Grande, ela promoveu a criao de vilas operrias, escolas, igrejas, armazns e o desenvolvimento de atividade agrcola. Em linhas gerais, as ltimas dcadas do sculo XIX reservou para a Baixada Fluminense um perodo de crise e declnio econmico, mas que teve na ltima dcada em meio a tal fase plantada a semente que ofereceu a rea uma nova etapa de desenvolvimento econmico.

1.3. O ltimo ciclo monocultor e a transio de um espao predominante rural para urbano concluso

Os anos noventa do sculo XIX marcaram o incio do cultivo de um produto agrcola que proporcionou Baixada Fluminense, em especial as terras de Nova Iguau (que englobava ao que corresponde atualmente aos municpios de Queimados, Belford Roxo, Nova Iguau, Japeri, So Joo de Meriti, Mesquita, Nilpolis, Duque de Caxias) um novo desenvolvimento econmico para rea. Tratava-se do plantio, cultivo e o beneficiamento da laranja. Fatores de ordem geogrfica, infra-estrutural e naturais faziam desta rea um lugar atrativo para o desenvolvimento da citricultura. Geograficamente mais uma vez apontada a proximidade ao Rio de Janeiro, ao seu mercado consumidor e ao seu porto. Na questo infra-estrutural ressaltado o fato da rea ser cortada pelo transporte ferrovirio que permitia o recebimento de mercadorias e matria-prima, escoamento da produo e acesso fcil ao porto por meio dos trilhos. Associado a infra-estrutura a presena de grandes latifndios decadentes que foram aos poucos retalhados em stios e chcaras destinados a citricultura. Houve o interesse poltico no desenvolvimento dessa atividade agrcola demonstrada por Nilo Peanha, ento presidente do Estado e da Repblica em relao ao frete, ao transporte, a conservao da laranja, como a iseno de direitos aduaneiros sobre frutas entre o Brasil e Argentina. O mesmo ainda promoveu obras de drenagem e recuperao das regies pantanosas prximas aos rios Iguau, Sarapu, Inhomirim e Pilar, proporcionando a proliferao dos laranjais. J as condies naturais nas terras de Nova Iguau apresentavam-se favorveis, com solo do tipo argilo/arenoso, clima quente e mido, grande parte do seu territrio composto pelas abas, encostas e contrafortes da serra de Madureira e pela regio de morros que antecede a serra do Mar, essas encostas

possibilitaram o escoamento do excesso de gua e a insolao necessria qualidade do fruto, ou seja, um quadro natural propcio ao cultivo da laranja. Numa primeira fase os laranjais se localizaram nas zonas de morros, nos contrafortes e mesmo nas encostas ngremes da serra de Madureira, porm com a valorizao da laranja, ela comeou a lastrar-se pelas baixas colinas e plancie onde loteadores e cultivadores drenaram a plancie com a abertura de valetas, permitindo a ocupao pelos laranjais. O plantio da laranja ocorria em pequenas propriedades e como j foi mencionado anteriormente, as condies fundirias nas terras de Nova Iguau eram marcada pelos grandes latifndios decadentes, tornando essas propriedades alvo de fracionamento por firmas ou seus prprios proprietrios na poca que a laranja desencadeava seu desenvolvimento e apogeu, perodo compreendido entre 1920 e 1940. O desenvolvimento e crescimento do cultivo da laranja encontraram nos capitais um fator determinante, associado ao ambiente de incentivo e apoio a citricultura. A presena dos investimentos dava-se da seguinte maneira, segundo salienta SOARES:

(...) financiando a constituio de laranjais para obteno da fruta para a exportao, quer pela compra de grandes reas para fragmentao e venda, sob a forma de chcaras j plantadas com laranjeiras, quer pela aquisio e plantio de imensas propriedades com laranjais, quer ainda, pela instalao em certos pontos da regio e, principalmente, na cidade, de packing-houses os barraces para beneficiamento do produto. Os prprios elementos tradicionais do municpio, possuidores de grandes propriedades improdutivas, com o xito da citricultura e, diante da crescente procura de terras para o plantio de laranjeira, passaram a subdividi-las arrend-las e, finalmente, eles prprios comearam a constituir os seus laranjais. (SOARES, op.cit., p.205)

Vindas do Rio de Janeiro muitas firmas empreenderam seu capital na aquisio de grandes extenses de terra que as subdividiam e as arrendavam para o plantio da laranja, encarregando-se as prprias firmas no beneficiamento e

exportao, atitude tambm adotada por alguns proprietrios particulares de terras. Mediante a multiplicao de propriedades aptas a lavoura citricultora, em especial entre os perodos de 1920 a 1940, tem-se um aumento populacional na rea rural, decorrente do fluxo de mo-de-obra utilizada, incluindo-se assalariados, meeiros e lavradores. Sendo assim Nova Iguau (sua rea central) tornou-se ao longo do tempo um posto de concentrao, beneficiamento e exportador (graas a presena da ferrovia) da produo citrcola praticada em suas terras, que corria em vrias localidades como Belford Roxo, Queimados, Nova Iguau, Japeri, So Joo de Meriti, Mesquita, Nilpolis. Devido sua grande extenso territorial, Nova Iguau dividida em distritos no era homognea, caractersticas apontadas no relato de SOARES:

(...) [Nova Iguau] centro administrativo de um municpio amplo e muito diversificado, que se compunha de nove distritos: Nova Iguau, Queimados, Cava, So Joo de Meriti, Bonfim, Xerm, Nilpolis, Duque de Caxias e Estrela. Trs reas com caractersticas diferentes podiam ser distinguidas no municpio. A primeira era construda, aproximadamente; pelos distritos de Cava, Queimados, Xerm e Estrela, compreendendo grande rea de relevo acidentado, mas tambm zonas pantanosas, com vastas extenses recobertas de florestas ou de mangues e fracamente povoadas nas quais predominavam os latifndios. Outra rea, constituda pelo distrito de Iguau era intensamente aproveitada para a citricultura; nela a terra estava grandemente fragmentada e apresentava aprecivel densidade de populao. Finalmente, uma rea ainda menor, vizinha ao antigo Distrito Federal e constituda pelos distritos de Nilpolis, So Joo de Meriti e Duque de Caxias, se caracterizava por populao densa, de tipo suburbano, que mantinha relaes de trabalho dirio com a metrpole. Tal rea j se revelava auto-suficiente em relao sede municipal no setor de comrcio (subsistncia e primeira necessidade) e de servio e apresentava, tambm, incipiente funo industrial. (ibid.,

p.209)

Assim, Nova Iguau assume papel de centro beneficiador da laranja, chegando a beneficiar a produo praticada em Campo Grande, Santa Cruz e Bangu, e ponto de embarque da maior parte da produo ctrica ao seu redor. Em conseqncia de sua importncia, o poder pblico local e at a iniciativa privada

investiram na abertura, melhoria e conservao de estradas facilitando vrias partes de Nova Iguau e acesso a rea central, tanto para a chegada da produo laranjeira quanto para uso dos lavradores, moradores que se dirigiam a sede. Contudo, mais uma vez, o progresso que atingiu Nova Iguau e por conseqncia grande parte da Baixada Fluminense, no repercutiu de maneira a proporcionar especificamente ao distrito de Nova Iguau a capacidade de formao de um ncleo urbano, onde sua rea territorial fosse influenciada efetivamente, caracterizando-se pela diversificao do comrcio, proliferao da indstria, mudana na hierarquizao dos centros. Mesmo toda a riqueza produzida no se reverteu num aumento em rea ou populao (s acontecendo no campo), isso porque apenas um pequeno grupo com negcios de arrendamento de terras, beneficiamento e exportao da laranja residia no municpio, construindo belas residncias e principalmente o papel preponderante do Rio de Janeiro nesse ciclo, atuando da mesma forma que ocorreu no perodo do caf, conforme descreve SOARES:

(...) como o comrcio do caf, no passado, a laranja traria as maiores vantagens para a prpria metrpole, atravs do movimento de seu porto, do lucro de seus bancos e da riqueza dos exportadores. Nem mesmo sbre todo o municpio de que era a sede, Nova Iguau pode exercer sua influncia, pois desde cedo, a metrpole lanara seus tentculos sobre as reas municipais que lhe eram contguas, as quais passaram a ter existncia quase autnoma, a tal ponto que, com o correr dos anos, se transformariam em outros tantos municpios (So Joo de Meriti, Nilpolis e Duque de Caxias). (ibid., p.213)

Se na primeira metade do sculo XX predominava na Baixada Fluminense a ocupao das suas terras sobre a forma de chcaras, stios e fazendas com a populao ocupada no campo direcionada para o plantio e cultivo da laranja, isso no se caracterizou como um fenmeno unnime. J desde o final do sculo passado, tem-se o registro de residncias localizadas prximas ou ao redor da via frrea e esse processo ganhou maior destaque no sculo seguinte, intensificandose a partir da sua segunda metade.

Em terras hoje que pertencem a Duque de Caxias, o primeiro lote data de 1918, este em uma rea ao longo da ferrovia, outros so abertos em 1922 dando origem aos futuros bairros Vila Centenrio, Vila Itamarati e Parque Lafaiate. Nilpolis tambm conheceu o incio do retalhamento de suas terras pela mesma poca, quando em 1916 Joo Alves de Mirandela com sua propriedade situada na parada ferroviria Engenheiro Neiva (atual Nilpolis) realiza tal feito. O perodo compreendido entre 1920 a 1940 representou para rea de desenvolvimento da citricultura sua melhor fase, porm as terras que pouco sua influncia vivenciou foram mais afetadas pelo parcelamento de suas glebas, principalmente as mais prximas ao Rio de Janeiro. Em decorrncia do perodo econmico favorvel houveram investimentos pblicos direcionados para a rea, com a expanso do sistema de transporte na abertura de rodovias no final da dcada de 20 do sculo XX, como as: Rodovia Washington Luiz, a antiga Rio - So Paulo, a Avenida Automvel Club; expanso da rede eltrica; implantao do programa de saneamento da Baixada (elaborado pelo governo de Getlio Vargas, em 1934) visando solucionar problemas que sempre a assolam, possibilitando desenvolvimento dos transportes e ocupao de terras; alm da eletrificao da ferrovia ramal Central do Brasil Japeri em 1938 at Nova Iguau, atingindo Japeri em 1943. Como todos os ciclos que atingiram a Baixada Fluminense proporcionando um perodo de apogeu econmico, a citricultura tambm encontrou seu declnio e conseqentemente sua repercusso negativa na rea. Alm de Nova Iguau, So Paulo e Campo Grande eram produtores de laranja. A produo citricultora realizada em Nova Iguau tinha nos mercados consumidores da Inglaterra, Frana, Canad, Argentina, Sucia, Noruega e Finlndia seu destino. No obstante este ciclo comeou a apresentar os primeiros sintomas de seu declnio, depois agravado por outros fatos que levaram a decadncia do cultivo da laranja, entrando a Baixada Fluminense numa fase de transio e transformao desse espao.

SOARES (1964) aponta os vrios elementos que acarretaram a crise da citricultura, entre eles foram: o grande abalo sofrido pelas exportaes brasileiras de laranja decorrente da ecloso da 2 Guerra Mundial, fazendo com que um do seu principal mercado consumidor, o europeu, no demandasse mais pelo produto, sobrando apenas a Argentina e o prprio mercado interno; a inexistncia de um grande frigorfico localizado no porto evitando que os frutos estragassem na espera do transporte e facilitando a exportao, assim como, possibilitando um maior controle da produo e impedindo que quando ocorresse uma grande oferta no mercado argentino, no ocasionasse a queda do preo. Contudo, ficou por conta dos navios frigorficos de companhias estrangeiras e transporte da mercadoria perecvel. Havia problemas no transporte das chcaras produtoras aos pontos de embarque ferrovirio, seja por meio dos caminhes afetados pelo racionamento e escassez de combustvel, encontrando-o no mercado negro com custo crescente, alm do prprio transporte ferrovirio j se apresentar deficiente, prejudicando uma melhor distribuio do produto no mercado interno e mesmo a ampliao do mesmo. A ecloso da 2 Guerra Mundial envolvendo a Europa no conflito e fatalmente as exportaes brasileiras de laranja, por ela ser um dos principais mercado consumidor brasileiro, aliado aos problemas relacionados ausncia de investimentos e melhoramento do transporte e armazenamento do produto, explica, em parte, a crise citricultora alcanando sua decadncia e fim. Em conseqncia do quadro apresentado, SOARES (1964) menciona que no tardou para que a crise se agravasse surgindo a praga da mosca do mediterrneo, decorrente do apodrecimento das frutas nos ps devido carncia de transporte e compradores e at o rgo criado carregado de fiscalizar, proteger a citricultura demonstrou-se ineficiente e desonesto. Diante de tal conjuntura os citricultores vivenciaram extremas dificuldades vinculadas a falta de mercado consumidor; transporte ineficiente e de alto custo; endividamento; estado precrio dos pomares e abandono da limpeza e tratamento dos laranjais associado ao seu baixo rendimento, que com o lucro obtido no

cobria as despesas nem o aumento crescente da mo-de-obra utilizada, que via nas indstrias instaladas no Rio de Janeiro um grande atrativo; e para encerrar em definitivo o cultivo da laranja, aqueles citricultores que lutaram e resistiram a crise mantendo seus pomares em boas condies, foram proibidos de exportar o produto numa atitude do governo de atender ao mercado interno. A partir deste momento finaliza-se o ciclo da laranja, iniciando a transio e transformao do espao da Baixada Fluminense onde chcaras ou terras destinadas ao cultivo da citricultura so fracionadas dando lugar a pequenos lotes residenciais para venda direta ou para construo, venda ou aluguel de casas, sada adotada por vrios citricultores vendo o fim deste ciclo e estando endividados. O fim da citricultura repercutiu em definitivo na transformao do espao rural em urbano, j que o Rio de Janeiro consolida-se mais uma vez na absoro e influncia de sua rea contgua. Essa influncia est estritamente relacionada ao processo de

industrializao que atinge o pas durante os anos da 2 Guerra Mundial, orientando-se para a substituio de importaes com a implantao progressiva das indstrias de bens de consumo durvel e bens de capital prosseguindo pelas dcadas seguintes, cabendo a Regio Sudeste, principalmente os estados de So Paulo e Rio de Janeiro, papel concentrador. Esse processo culminou na mudana da imagem de um pas predominantemente agrcola e rural para um pas urbanoindustrial, tendo a interferncia do Estado como agente estratgico na economia e em especial em setores de atividades voltadas para a infra-estrutura. Aps o trmino da 2 Guerra Mundial intensifica-se a ocupao nas reas prximas ao Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense torna-se alvo da proliferao de loteamentos e especulaes de terra, especialmente onde o plantio de laranja fazia-se presente mas j no fornecia retorno econmico para os agricultores. Alm do aumento dos loteamentos que ocorre, o final da dcada 40 do sculo XX representa para Nova Iguau a perda de territrio dando origem a trs novos municpios no Estado: Nilpolis, So Joo de Meriti e Duque de Caxias, que j

apresentavam a presena de loteamentos de maneira mais acentuada, alm de sofrerem maior influncia do Rio de Janeiro. O grande fluxo de migrantes, principalmente de nordestinos, aps a dcada de 50 sculo XX em direo ao Rio de Janeiro, na busca de melhores condies de vida e oportunidade de trabalho promovida pela industrializao, acarretou na ocupao da periferia, j que o Rio de Janeiro no apresentou capacidade suficiente nem to pouco planejamento para absorver esse contingente populacional, associado ao alto custo da moradia imposto pelo mercado imobilirio excluindo a populao de baixa renda, restando a ela procurar as reas perifricas localizadas mais prximas ao Rio de Janeiro, transformando as mesmas em cidades dormitrios. nesse cenrio que a Baixada Fluminense se inseri como rea de expanso do Rio de Janeiro, apresentando a proliferao de loteamentos com baixo custo da moradia e carncia de infra-estrutura na sua grande maioria. Segundo CARNEIRO (2001), a expanso da periferia se dava com a valorizao dos loteamentos que adquiriam alguma infra-estrutura obtida por meio da mobilizao da populao, j que o Estado no demonstrava interesse em promover a mesma, com isso os outros loteamentos prximos se valorizavam atraindo populao com poder aquisitivo melhor e os proprietrios dirigiam-se para reas mais distantes reproduzindo o mesmo processo. A integrao da Baixada Fluminense ao Rio de Janeiro teve como espinha dorsal a linha frrea, ramal Central do Brasil-Japeri, ocorrendo uma ocupao concentrada no se dando o mesmo na Rodovia Presidente Dutra entregue ao trfego em 1951. Tal importncia da ferrovia pode ser justificada no valor atribudo aos lotes localizados prximos a ela, sendo mais valorizados, devido o trfego de trens destinado ao transporte coletivo, levando os trabalhadores residentes na rea ao Rio de Janeiro, local de trabalho. No caso da Rodovia Presidente Dutra, CARNEIRO (2001) argumenta que a poltica destinada a esta rodovia era o transporte de cargas aproveitando o Vale do Paraba e a proximidade com So Paulo; embora existisse poucos loteamentos j era possvel o acesso as terras no atingidas pela ferrovia.

Assim, o perodo entre o final da dcada de 40 at 60 do sculo XX caracterizou-se numa expanso urbana acentuada que direcionou-se pelo eixo ferrovirio e deu origem a uma periferia prxima ao ncleo do Rio de Janeiro. Dados do censo demogrfico do IBGE 1950 e 1960 registram esse grande acrscimo populacional com decrscimo no de 1970, onde merecem ser destacados esses nmeros e seus respectivos municpios, conforme tabela 1. TABELA 1 Populao na Baixada Fluminense
Municpio Duque de Caxias Nilpolis Nova Iguau So Joo de Meriti 1950 92.459 46.406 145.649 76.462 1960 241.026 95.111 356.645 190.516 1970 431.397 128.011 727.140 302.394

Fonte: IBGE. Censo Demogrfico 1950, 1960 e 1970.

Se a industrializao provocou um grande fluxo de migrantes para a capital e os altos preos dos terrenos junto a incapacidade de absoro de todo esse fluxo pelo Rio de Janeiro, destinaram os migrantes para rea mais prxima encontrando disponibilidade de terra farta decorrente do fim da atividade motriz desenvolvida que era o cultivo da laranja, gerando um perodo de loteamentos carentes em infra-estruturas, como a Baixada Fluminense alm da especulao de terras, se enquadrou nesse novo perodo de transformao para o modelo de desenvolvimento urbano-industrial. Dados dos censos industriais do IBGE 1960, 1970 e 1980 apresentam as dcadas sucessoras ao fim da agricultura como atividade econmica predominante e referente ao processo de industrializao que se realiza no pas e nas vrias unidades estaduais. No nosso caso especfico, a Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, caracterizada pela presena de estabelecimentos industriais ligados aos gneros de minerais no metlicos; metalurgia; mecnica; material eltrico e de comunicaes; material de transporte; madeira; mobilirio, papel e papelo; borracha; qumica; farmacutico, perfumaria; produtos de material

plstico, txtil; vesturio, calado e artefato de tecidos; produtos alimentares, editora grfica e outras. Todos esses gneros apresentam aumento na quantidade de novos estabelecimentos na Baixada Fluminense, com destaque para metalurgia; material eltrico e telecomunicaes; material de transporte; mobilirio; qumica; produtos de material plstico; txtil; vesturio, calado e artefatos de tecidos; produtos alimentares e editora grfica. Os municpios mais abrangidos pelos gneros industriais descritos foram Duque de Caxias, Nova Iguau e So Joo de Meriti e em menor destaque Nilpolis e Mag. Mesmo registrando atividades industriais diversificadas, a Baixada Fluminense configurou-se em relao ao Rio de Janeiro como rea de influncia onde sua populao recorria em busca de emprego, servios pblicos gratuitos, lazeres insuficientes na sua rea de origem. Como j mencionado, a segunda fase da industrializao brasileira que se concentrou na Regio Sudeste com peso maior em So Paulo, depois Rio de Janeiro, neste no se disseminou em todo seu territrio, culminou com a adoo de uma poltica de criao de distritos industriais com o objetivo de descentralizar a atividade industrial existente, onde diversos estados abraaram, isso na dcada de 70 do sculo XX. Essa poltica de carter nacional foi aderida pelo Estado do Rio de Janeiro e dois municpios da Baixada foram contemplados, Duque de Caxias e Nova Iguau em fins da dcada de 70 do sculo XX. Novo Iguau composto pelos setores de material eltrico, metalrgico e mecnico e Duque de Caxias os ramos qumico, mecnico e metalrgico, municpio este que na dcada de 50 do sculo XX recebeu uma refinaria de petrleo REDUC (Refinaria Duque de Caxias). Apesar do processo de industrializao, o Estado foi perdendo seu posto de 2 economia do pas, cujo modelo de desenvolvimento estava calcado no Estado dependente (FIRJAN, 2002) devido a cidade do Rio de Janeiro ter sido a capital do pas at 1960 onde foram instaladas sedes de vrias empresas estatais ou rgos federais, como BNDES, PETROBRAS, Companhia Siderrgica Nacional

(CSN). O fator determinante para perda desse posto foi a indefinio de um modelo de desenvolvimento para sua economia. Em linhas gerais, a partir da segunda metade do sculo XX a Baixada Fluminense exerce um papel de periferia e rea de expanso da cidade do Rio de Janeiro. Ao contrrio do que ocorreu nos sculos anteriores, em que sua vida econmica estava mais direcionada as atividades que atendiam a demanda externa como o cultivo cana-de-acar, minerao servindo suas terras de caminho as reas de explorao em Minas Gerais e a citricultura. Porm, todas essas fases no proporcionaram o desenvolvimento da rea e de sua populao, embora sua posio geogrfica tenha sempre sido privilegiada, o que retrata a ausncia de uma poltica de desenvolvimento econmico planejada pelos governos visando estimular e aproveitar seu potencial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARNEIRO, Sergio Arthur Trindade. Os (des) caminhos do migrante nordestino em Nova Iguau (RJ): de uma periferia a outra. Niteri. Monografia de concluso de graduao em Geografia.UFF, 2001. LAMEGO, Alberto Ribeiro. O homem e a Guanabara. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1964. PERES, Guilherme. Tropeiros e viajantes na Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: Grfica Shaovan Ltda, 2000. POLYDORO, Leonardo. Nova Iguau: uma nova identidade territorial?. Niteri . Dissertao de Mestrado em Geografia. UFF, 2002.

SOARES, Maria Therezinha de segadas. Nova Iguau: absoro de uma clula urbana

pelo grande Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Geografia. Ano24, n.2, p.157-241, abr.-jun.1952.

Vous aimerez peut-être aussi