Vous êtes sur la page 1sur 2

Quarta 14/12/2011 Redaco

VINHODOPORTO

PORTO24 (ONLINE)

MARCAVINHODOPORTOPRECISADEMAISCOMUNICAO
O vinho do Porto a marca mais antiga da cidade mas ainda no suficientemente bem comunicada, havendo 25% de turistas que no visitam as caves, adiantouLusaoautordeumestudosobreotema. Ascavessoumactivoimportante.Soumatributo distintivodoterritrio.Masaindaprecisoexplicar a alguns turistas que o vinho produzido em Portugal. Temos de comunicar melhor esseactivo. Estaumaoportunidadequetemdeseragarrada, explicaPedroQuelhasBrito. O professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e da Escola de Gesto do Porto o autor do Estudo de mercado sobre aatractividadedas caves do Vinho do Porto, que, estaquartafeira,vaiserapresentadonaAssociao dasCavesdeVinhodoPorto. Ofactodeamarcamaisantigadacidadenoestar ainda suficientemente bem comunicada oaspectoque Pedro Quelhas Brito destaca nas conclusesdoestudo. Promoodeveenvolvertodos Temos de ensinar como se aprecia, como se degusta. Temos de valorizar tambm O vinho do Porto est estruturalmente ligado cidade,mastalvezissoestejaasermalaproveitado pelascidades,alertaPedroQuelhasBrito. Sinalticaeestacionamento AfaltadesinalticasobreascavesdovinhodoPorto uma das crticas feitas pelos 600 turistas entrevistados neste estudo, realizado entre agosto de2010ejunhode2011. Parecequenohconvviodacidadecomascaves e com o vinho do Porto. uma questo de comunicao, frisa o investigador, avisando que 25%dosturistasquevisitamacidadeescapams caves. preciso apanhlos. Temos de conquistar gente maisjovem,oquepodeserfeitoatravsdorecurso aos media sociais, que so o meio onde eles se movimentam,observa. Existem ainda outros obstculos que restringem a capacidade das caves para produzir riqueza, considera Quelhas Brito, esclarecendo que necessrio eliminar alguns obstculos ao

desenvolvimentodamarca. Em causa, para alm da sinaltica, est dificuldade de os autocarros tursticos pararem junto as caves. precisohavermaisflexibilidaderelativamenteao estacionamento,defende. Opoderdamarca OpoderdascavesedovinhodoPortoestpresente num dos dados apurados pelo estudo: 43% dos inquiridos esto dispostos a pagar 3 vezes mais pelavisitascaves.
1

oaspectocultural, histrico, de tradio, explica, vincando que este tem de ser um trabalho estrutural e que envolva a populao da cidade, a restaurao,aslojaseospostosdeturismo. At porque, destaca o investigador, quando questionados sobre qual a palavra que lhes vem cabeaquandoouvemfalaremPorto,arespostade 71%dosinquiridosvinhodoPorto.

Quarta 14/12/2011 Redaco

VINHODOPORTO

PORTO24 (ONLINE)

Isto no quer dizer que as entradas so baratas. Significaquevaleapena.umamedidafidedignade mostrarqueestosatisfeitos,avisa. O poder exportador da marca medese pela estimativa de que um quinto dos que visitam as caves podem tornarse consumidores regulares de vinhodoPorto. Cerca de 56% dos inquiridos manifesta inteno de visitar as caves do vinho do Porto, mas 40,3% no tinhapostoessahipteseantesdechegarecidade, concluioestudo. O investigador explica que este estudo

encomendado pela Associao das Empresas do Vinho do Porto pensou, pela primeira vez, no aspecto espacial, preocupandose no apenas com os visitantes das caves mas tambm com os da cidade.

Vous aimerez peut-être aussi