Vous êtes sur la page 1sur 18

Introduo Harmnica Diatnica

Propriedades do som:
Todo e qualquer som musical possui simultneamente quatro propriedades: 1 - Altura: a propriedade que o som tem de ser mais grave ou mais agudo. Podemos diferenciar facilmente sons de alturas diferentes. obs: Ao contrrio do que se pode pensar, a altura nada tem a ver com o volume. 2 - Durao: o tempo de produo do som. Dois sons de mesma altura podem ser diferenciados se suas duraes forem diferentes. Essa propriedade d origem ao ritmo. 3 - Intensidade: a propriedade que o som tem de ser mais forte ou mais fraco. Dois sons de mesma altura e durao, podem ser diferenciados se suas intensidades forem diferentes. 4 - Timbre: a qualidade do som, que permite reconhecer sua origem. Dois sons de mesma altura, durao e intensidade, podem ser diferenciados se seus timbres forem diferentes.

Notao Musical
A escrita e a leitura musical pode parecer, para um aluno iniciante, algo extremamente complicado. Porm se aprendermos corretamente as regras da grafia musical, descobriremos que estas so embasadas em conceitos simples e de fcil assimilao. Quanto mais o aluno estudar, mais perceber que o complicado adquirir um hbito de leitura e escrita - j que dificilmente colocamos esse tem nos assuntos que estudamos diariamente, como tcnica, harmonia, etc... por isso que este assunto est colocado j no incio do curso, no intuito de criar esse hbito desde o comeo da instruo musical. Como vimos, o som tem quatro propriedades: altura, durao, intensidade e timbre. As regras da grafia musical garantem a notao precisa destas propriedades.

A primeira propriedade do som que abordaremos a notao a altura, para isso em primeiro lugar devemos conhecer o pentagrama: O pentagrama, um conjunto de cinco linhas que formam entre si quatro espaos como podemos ver na figura 1:

no pentagrama que escrevemos as notas, as pausas e as claves musicais. Seu funcionamento bastante simples: As notas podem ser escritas tanto nas linhas como nos

espaos, quanto mais a nota for escrita nas linhas ou espaos superiores, mais alta (aguda) ela ser; quanto mais ela for escrita nas linhas ou espaos inferiores, mais grave ela ser (figura 2):

A seqncia das notas obedecer sempre a ordem da escala natural: d, r, mi, f, sol, l, si (graus conjuntos) e podemos estabelecer que qualquer uma das linhas ou espaos vai ter a altura de qualquer uma das notas. Por exemplo, se dissermos que a primeira linha inferior a nota d, ento o prximo espao ser r, e a linha seguinte (segunda linha) ser mi, e o espao acima ser f e assim por diante como mostra a figura 3. Podemos escolher outras linhas ou espaos para ser a nota d, como mostra as figuras 4 e 5. Podemos escolher outra nota, que no seja a nota d, para servir como ponto inicial, como nas figuras 6 e 7:

Portanto para que se saiba a altura de todas as notas no pentagrama preciso estabelecer a altura de uma nica nota, porque automaticamente as demais alturas sero definidas. O sinal que utilizamos para estabelecer a altura das notas no pentagrama chama-se Clave. Existem sete claves musicais, porm apenas trs desenhos que so: a clave de Sol (figura 8), a clave de D (figura 9) e a clave de F (figura 10):

Com esses trs desenhos, temos as sete claves que so: Clave de Sol (que indica que a nota localizada na segunda linha o Sol); Clave de D na primeira linha (que indica que a nota localizada na primeira linha o D); Clave de D na segunda linha (que indica que a nota localizada na segunda linha o D); Clave de D na terceira linha (que indica que a nota localizada na terceira linha o D); Clave de D na quarta linha (que indica que a nota localizada na quarta linha o D); Clave de F na terceira linha (que indica que a nota localizada na terceira linha o F) e Cave de F na quarta linha (que indica que a nota localizada na quarta linha o F). Veja as sete claves na figura 11.

Escala Natural
Uma escala uma sucesso de sons. A escala natural aquela que no possui nenhuma alterao, ou seja em sua estrutura s existe as sete notas naturais: d, r, mi, f, sol, l, si; veja na figura 12 a escala natural grafada e sua estrutura intervalar:

A estrutura da escala natural possui dois tipos de distncias intervalares: o tom e o

semitom. Por isso essa escala pode ser chamada de diatnica. Entre as notas d e r; r e mi; f e sol; sol e l; l e si, existe a distncia de um tom, enquanto entre mi e f e si ed, a distncia de meio tom, ou um semitom.

A escala cromtica
A escala cromtica, diferentemente da natural, divide uma oitava em doze sons. Para isso so adcionados semitons entre as notas que distam um tom entre si. Portanto entre d e r; r e mi; f e sol; sol e l; l e si, ser adcionado um som. Esses novos sons sero representados por meio dos sinais de alterao. Existem cinco sinais de alterao, por ora s abordaremos dois: o sustenido (#) que eleva um semitom na altura de uma nota, e o bemol (b) que abaixa um semitom na altura de uma nota. Portanto a escala cromtica ter todas as distncias entre as notas iguais a um semitom. Veja na figura 13 a escala cromtica na ascendente escrita com sustenidos e na descendente escrita com bemis, reparem que as alteraes so escritas esquerda da nota:

A escala natural e a escala cromtica nos mostram que existem dois tipos de semitons diferentes: o semitom diatnico, que envolve duas notas de nomes diferentes; e o semitom cromtico, que envolve duas notas de mesmo nome, veja na figura 14 alguns exemplos de semitons diatnicos e cromticos:

Observamos ainda, na escala cromtica, que existem notas de nomes diferentes mas de mesma altura, essas notas chamamos de notas enharmnicas, a figura 15 mostra alguns exemplos:

Numerao das oitavas

Dizemos que um som oitava acima de outro quando ele tem o dobro da altura, ou que ele oitava abaixo quando tem a metade da altura. Por uma srie de razes esses sons que tem a relao de dobro ou metade, recebem o mesmo nome de nota. Sendo assim um som que dobra a altura de uma nota D tambm ser chamado de D, e o som que tiver a metade da altura dessa nota D tambm se chama D. O nome oitava surgiu porque se passam oito notas entre o primeiro som e sua oitava (D, R, Mi, F, Sol, L, Si, D). Como utilizamos em msica vrias oitavas tornou-se nescessrio a numerao dessas notas que tem o mesmo nome para no haver confuso em relao a suas alturas, segue-se na figura 16 algumas oitavas numeradas em duas pautas com a clave de F na quarta linha (na pauta de baixo) e com a clave de Sol (na clave de cima).

As notas no brao da guitarra:


A guitarra um intrumento transpositor de oitava, ou seja, todas as notas soam oitava abaixo do que esto escritas. Na figura 17a vemos distribudas no pentagrama as notas relativas as cordas soltas da guitarra, enquanto na figura 17b vemos a notao do som real dessas mesmas notas:

Portanto, a afinao da guitarra (som real) : Primeira corda: mi3; Segunda corda: si2; Terceira corda: sol2; Quarta corda: r2; Quinta corda: l1; Sexta corda: mi1. Porm escrevemos (em clave de sol): Primeira corda: mi4; Segunda corda: si3; Terceira corda: sol3; Quarta corda: r3; Quinta corda: l2; Sexta corda: mi2. Na figura 18 e podemos conferir a escala cromtica (ascendente e descendente) na primeira corda. A figura 19, mostra a escala cromtica na segunda corda:

A figura 20, mostra a escala cromtica na terceira corda:

A figura 21 mostra a escala cromtica na quarta corda:

A figura 22 mostra a escala cromtica na quinta corda:

A figura 23 na sexta corda:

Durao A durao, ser a segunda propriedade que abordaremos. Para isso temos de conhecer as

figuras rtmicas, que esto mostradas na figura 24:

Como vimos no quadro anterior, existem sete figuras rtmicas: a semibreve, a mnima, a semnima, a colcheia, a semicolcheia, a fusa e a semifusa. Sendo que a semibreve a mais longa e a semifusa a mais curta. Cada uma das figuras rtimicas (ou figuras positivas) tem uma pausa (ou figura negativa) correspondente. muito importante entender que AS FIGURAS NO TM VALOR DE TEMPO DEFINIDO, ao contrrio do que pode se pensar. O valor de tempo de cada figura definido pela frmula de compasso, ou seja uma figura pode ter valores de tempo diferentes em frmulas de compasso diferentes. Porm cada figura vale a metade do valor de tempo da figura anterior, e, consequentemente, o dobro do valor de tempo da figura posterior. Portanto podemos definir a proporo entre as figuras: em qualquer frmula de compasso, a semibreve a figura mais longa, como a mnima vale a metade do valor da semibreve, so nescessrias duas mnimas para ocupar o mesmo espao de tempo de uma semibreve; o mesmo espao de tempo pode ser ocupado por quatro semnimas, ou por oito colcheias, ou por dezesseis semicolcheias, ou por trinta e duas fusas, ou ainda por sessenta e quatro semifusas. Esses nmeros (1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64) mostram a proporo entre as figuras, e as representaro nas frmulas de compasso. Compasso O compasso a diviso da msica em partes de iguais ou diferentes duraes. Seu tamanho definido pela frmula de compasso, e seu comeo e seu fim determinado pela barra de compasso como vemos na figura 25:

A frmula de compasso formado por dois nmeros em forma de frao (porm sem a barra de diviso entre eles). Ela determina qual figura que vale um tempo (unidade de tempo) e quantas delas cabe em um compasso. O nmero de baixo mostra a unidade de tempo (qualidade), ele dever ser um dos nmeros que representam as notas pela proporo (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64). O nmero de cima mostra a quantidade de unidades de tempo que cabem em um compasso. Uma formula de compasso 2/4, ter duas semnimas (figura rtmica que 4 vezes menor que a semibreve) cada compasso. Portanto a frmula de compasso (em compassos simples) mostram como a diviso de um compasso. A figura 26 mostra os compassos binrios simples (compasso com duas unidades de tempo):

A figura 27 mostra os ternrios simples:

E a figura 28 mostra os quaternrios simples:

Os compassos binrios tm o primeiro tempo forte (acentuado) e o segundo tempo fraco; os ternrios tem o primeiro tempo forte e os dois seguintes fracos; o compasso quaternrio tem o primeiro tempo forte, o segundo e o quarto fracos, e o terceiro semiforte. Os compassos mistos so aqueles que misturam dois ou mais compassos. Se somarmos um compasso 2/4 a um 3/4 teremos um compasso misto 5/4, que teria o primeiro tempo forte, o segundo o quarto e o quinto fracos e o terceiro (onde se iniciaria o 3/4) semiforte. Esse mesmo compasso (5/4) poderia ter o quarto tempo semiforte, ao invs do terceiro. o que indicaria que o primeiro compasso da soma seria o 3/4 e o segundo o 2/4. A figura 29 mostra alguns exemplos de compassos mistos:

Ligadura de valor: A ligadura de valor uma linha curva que liga duas figuras rtmicas unindo os seus valores

de tempo. Podemos ligar figuras de valores iguais ou diferentes que estejam em um mesmo compasso ou no. S podemos usar a ligadura de valor em notas de mesma altura. Veja a figura 30:

Ponto de aumento: O ponto de aumento um ponto colocado direita de uma nota acrescentando a ela a metade de seu valor de tempo original, por exemplo: uma semibreve pontuada tem o mesmo valor de uma semibreve ligada uma mnima; uma semnima pontuada tem o mesmo valor de uma semnima ligada uma colcheia. Chamamos a figura pontuada de figura composta. A figura 31 mostra alguns exemplos de figuras pontuadas.

Podemos adcionar uma figura pontuada um segundo ponto de aumento, aumentando a metade do valor acrescentado pelo primeiro, por exemplo: uma semibreve pontuada equvalente a uma semibreve ligada a uma mnima ligada a uma semnima, como vemos na figura 32:

Frmulas de compasso compostas As frmulas de compassos compostas, so aquelas que utilizam como unidade de tempo uma figura composta (pontuada). Como s existe nmeros proporcionais para representar as figuras simples, as frmulas de compasso compostas vo mostrar como a subdiviso do compasso, ao contrrio das simples que mostram como a diviso do compasso. Por exemplo, uma frmula de compasso binria simples que utiliza a semnima como unidade de tempo (2/4), mostra que o compasso dividido em duas semnimas. J uma frmula de compasso binria composta que utiliza a seminima pontuada como unidade de tempo, por no ter um nmero que represente a semnima pontuada, tem de mostrar a subdiviso do compasso, ou seja, cada compasso dividido em duas semnimas pontuadas, e subdividido em seis colcheias, da a frmula de compasso ser expressa com os nmeros 6/8. A figura 33, mostra os compassos binrios compostos possves:

A figura 34, mostra os compassos ternrios compostos possves:

A figura 35, mostra os compassos quaternrios compostos possves:

Subdivises do tempo: Como pudemos ver um compasso pode ser dividido em diferentes nmeros de tempo (binrio, ternrio etc..). Sendo que existem os tempos fortes, fracos e semifortes. Agora veremos que os tempos tambm podem ser divididos em duas (compassos simples) ou trs partes (compassos compostos). Como uma diviso dentro de outra, chamamos de subdiviso. Tomemos como exemplo um compasso simples qualquer com a pulsao de semnima (ou seja com a unidade de tempo representada pelo nmero 4) esta figura, que vale um tempo, pode ser subdividida em duas partes iguais representadas por duas colcheias. Por isso todos os compassos simples, no importando a sua diviso, tem a subdiviso de seu tempo binria. Esta duas partes so denominadas pores. A primeira a poro forte do tempo, enquanto a segunda a poro fraca. Em um compasso composto, a unidade de tempo se subdvide em trs partes iguais. Por isso os compassos compostos tm subdiviso ternria. A primeira a poro forte do tempo enquanto as duas seguintes so as pores fracas. O ritmo vai se formando atravs dessas relaes com a unidade de tempo. A figura 36 mostra como um binrio simples e um composto podem ser divididos:

Andamentos: Chamamos de andamento a velocidade de uma pulsao. Como vimos as frmulas de compasso nos dizem como a diviso do compasso e a subdiviso dos tempos, mas no indica o andamento. O andamento pode ser indicado pela qantidade de pulsaes que ocorrem em um minuto.

Por exemplo: se escolhemos uma frmula de compasso simples, tendo a semnima como unidade de tempo, e com um andamento em que ocorra um pulso a cada segundo, ao final de um minuto tero ocorridos 60 pulsaes. Esse andamento pode ser definido como 60 bpm (batidas por minuto). Como a unidade de tempo a semnima, igualamos a semnima a 60 bpm, como vemos na figura 37:

Os andamentos tambm podem ser indicados por termos que so, do mais lento para o mais rpido: Largo (40 54 bpm), Larghetto (54 66 bpm), Adgio (66 76 bpm), Andante (76 92 bpm), Andantino (92 108 bpm), Moderato (108 120 bpm), Allegro (120 144 bpm), Vivace (144 168 bpm) e Presto (168 208 bpm). Subdivises do tempo: Como pudemos ver um compasso pode ser dividido em diferentes nmeros de tempo (binrio, ternrio etc..). Sendo que existem os tempos fortes, fracos e semifortes. Agora veremos que os tempos tambm podem ser divididos em duas (compassos simples) ou trs partes (compassos compostos). Como uma diviso dentro de outra, chamamos de subdiviso. Tomemos como exemplo um compasso simples qualquer com a pulsao de semnima (ou seja com a unidade de tempo representada pelo nmero 4) esta figura, que vale um tempo, pode ser subdividida em duas partes iguais representadas por duas colcheias. Por isso todos os compassos simples, no importando a sua diviso, tem a subdiviso de seu tempo binria. Esta duas partes so denominadas pores. A primeira a poro forte do tempo, enquanto a segunda a poro fraca. Em um compasso composto, a unidade de tempo se subdvide em trs partes iguais. Por isso os compassos compostos tm subdiviso ternria. A primeira a poro forte do tempo enquanto as duas seguintes so as pores fracas. O ritmo vai se formando atravs dessas relaes com a unidade de tempo. A figura 36 mostra como um binrio simples e um composto podem ser divididos:

Andamentos: Chamamos de andamento a velocidade de uma pulsao. Como vimos as frmulas de compasso nos dizem como a diviso do compasso e a subdiviso dos tempos, mas no indica o andamento. O andamento pode ser indicado pela qantidade de pulsaes que ocorrem em um minuto. Por exemplo: se escolhemos uma frmula de compasso simples, tendo a semnima como unidade de tempo, e com um andamento em que ocorra um pulso a cada segundo, ao final de um minuto tero ocorridos 60 pulsaes. Esse andamento pode ser definido como 60 bpm (batidas por minuto). Como a unidade de tempo a semnima, igualamos a semnima a 60 bpm, como vemos na figura 37:

Os andamentos tambm podem ser indicados por termos que so, do mais lento para o mais rpido: Largo (40 54 bpm), Larghetto (54 66 bpm), Adgio (66 76 bpm), Andante (76 92 bpm), Andantino (92 108 bpm), Moderato (108 120 bpm), Allegro (120 144 bpm), Vivace (144 168 bpm) e Presto (168 208 bpm). Intensidade A intensidade a propriedade do som que vai ser grafada pelos sinais de dinmica. Dinmica a graduao de intensidade na execuo musical. Quando um trecho musical executado com pouca intensidade, dizemos que ele piano, quando com muita intensidade, se diz forte.

A partir desses dois pontos de referencia, podemos montar uma escala de graduao de dinmica numa escala crescente de intensidadecom os seguintes sinais:

Vous aimerez peut-être aussi