Vous êtes sur la page 1sur 2

Anexo ao Edital n.

23/2011-PROEN/IFRN ANEXO II CONTEDOS PROGRAMTICOS LNGUA PORTUGUESA O candidato dever tanto ser capaz de compreender e produzir textos quanto de demonstrar conhecimentos sintticos e estilsticos sobre a Lngua Portuguesa. No que se refere compreenso de textos escritos, espera-se que o candidato: Explicite a inteno comunicativa presente em textos literrios e no-literrios; Identifique o gnero textual (editorial, nota, soneto, conto...); Reconhea a macroestrutura dominante (se narrativa, descritiva, explicativa ou argumentativa); Recupere as informaes implcitas; Identifique a funo da linguagem predominante (se referencial, conativa, emotiva, metalingstica, ftica ou potica); Reconhea diferentes formas de citar o discurso alheio (se discurso direto, indireto modalizao em discurso segundo ou ilha textual); Reconhea as variantes lingsticas e avalie sua pertinncia situao de comunicao; Reconhea os fatores de coerncia responsveis pela recuperao do sentido em determinados textos. No que se refere interpretao de textos literrios, espera-se que o candidato: Reconhea traos estilsticos de poca (barrocos, rcades, romnticos...); Reconhea traos estilsticos individuais referentes aos autores das obras indicadas; Reconhea os diversos gneros literrios e suas especificidades (pico, lrico, dramtico; romance, conto, ode...); Identifique e analise elementos constitutivos do texto literrio (figuras de linguagem, metrificao, plano sonoro...); Estabelea relaes entre o texto literrio e a Histria. No que se refere aos conhecimentos lingsticos, espera-se que o candidato: Identifique e analise mecanismos de coeso em textos escritos; Analise os perodos simples e compostos, identifique os elementos constituintes de cada um deles; Estabelea relaes sinonmicas, antonmicas, hiperonmicas, hiponmicas, paronmicas e homonmicas entre palavras; Identifique e analise elementos constitutivos do texto literrio (poesia e fico); Utilize convenes ortogrficas; Reconhea e empregue (observando a adequao ao contexto lingstico) as classes de palavras; Utilize os sinais de pontuao e justifique seus usos.

MATEMTICA Conjuntos: Operaes com conjuntos. Subconjuntos. Conjuntos numricos: nmeros naturais, nmeros inteiros, nmeros racionais, nmeros irracionais, nmeros reais. Divisibilidade e decomposio em fatores primos. Mximo divisor comum e mnimo mltiplo comum. Operaes, propriedades e relao de ordem de nmeros reais. Geometria plana: Congruncia de figuras planas. Semelhana de tringulos. Relaes mtricas nos tringulos e crculos. Circunferncia e crculo. reas de figuras planas, Teorema de Pitgoras. Teorema de Tales. Geometria mtrica espacial: Poliedros regulares. Prisma. Pirmide. Cilindro. Cone. Esfera. Clculo de reas e volumes. Geometria analtica: Sistema cartesiano ortogonal. O ponto. A reta. A circunferncia. Estatstica bsica: Tratamento da informao obtida com a organizao e interpretao de dados em tabelas e grficos. Significado e aplicao das medidas de tendncia central (mdia, mediana e moda). Probabilidade: Probabilidade de um evento num espao equiprovvel. Eventos mutuamente exclusivos. Probabilidade da unio e da interseco de dois ou mais eventos. Probabilidade condicional. Aplicao de probabilidade em situaes problemas. Anlise combinatria: Princpio de contagem. Resoluo de problemas envolvendo a contagem de diferentes tipos de agrupamento. Binmio de Newton. Trigonometria: A trigonometria no tringulo retngulo. A trigonometria em um tringulo qualquer lei dos senos e lei dos cossenos. Arcos e ngulos medidas em graus e radianos, relao de converso. Funes trigonomtricas domnio, conjunto imagem, perodo, grficos, paridade, clculo dos valores

das funes em , e radianos. Identidades trigonomtricas. Equaes e inequaes trigonomtricas. 6 4 3 Funes: A noo de funo como instrumento para lidar com variao de grandezas. Produto cartesiano, conceito de relaes e funes. Conceitos de domnio, contradomnio e conjunto imagem. Funes injetoras, sobrejetoras, bijetoras, funo composta, funo inversa. Caracterizaes e representaes grficas e algbricas das funes afim, quadrtica, modular, exponencial e logartmica, raiz quadrada e f(x) = . Reconhecimento e interpretao de grficos de funes, domnio, imagem, valores destacados no grfico (mximo, mnimo, zeros), simetria, paridade, x1 intervalos de crescimento e decrescimento, anlise da variao da funo. Equaes e inequaes envolvendo funes: resolues grficas e algbricas. Propriedades bsicas de logaritmos e exponenciais. Seqncias numricas: Noo de seqncia numrica. Progresses aritmticas e geomtricas Matrizes, determinantes e sistemas lineares: Conceito e elementos caractersticos de uma matriz. Operaes com matrizes. Conceito e clculo de matriz inversa.Clculo, propriedades e aplicao de determinantes Trigonometria: A trigonometria no tringulo retngulo. A trigonometria em um tringulo qualquer lei dos senos e lei dos cossenos. Arcos e ngulos medidas em graus e radianos, relao de converso. Funes trigonomtricas domnio, conjunto imagem, perodo, grficos, paridade, clculo dos valores das funes em , e radianos. Identidades trigonomtricas. Equaes e inequaes trigonomtricas. 6 4 3 Funes: A noo de funo como instrumento para lidar com variao de grandezas. Produto cartesiano, conceito de relaes e funes. Conceitos de domnio, contradomnio e conjunto imagem. Funes injetoras, sobrejetoras, bijetoras, funo composta, funo inversa. Caracterizaes e representaes grficas e algbricas das funes afim, quadrtica, modular, exponencial e logartmica, raiz quadrada e f(x) = . Reconhecimento e interpretao de grficos de funes, domnio, imagem, valores destacados no grfico (mximo, mnimo, zeros), simetria, paridade, x1 intervalos de crescimento e decrescimento, anlise da variao da funo. Equaes e inequaes envolvendo funes: resolues grficas e algbricas. Propriedades bsicas de logaritmos e exponenciais. Seqncias numricas: Noo de seqncia numrica. Progresses aritmticas e geomtricas Matrizes, determinantes e sistemas lineares: Conceito e elementos caractersticos de uma matriz. Operaes com matrizes. Conceito e clculo de matriz inversa.Clculo, propriedades e aplicao de determinantes.

Funes: A noo de funo como instrumento para lidar com variao de grandezas. Produto cartesiano, conceito de relaes e funes. Conceitos de domnio, contradomnio e conjunto imagem. Funes injetoras, sobrejetoras, bijetoras, funo composta, funo inversa. Caracterizaes e representaes grficas e algbricas das funes afim, quadrtica, modular, exponencial e logartmica, raiz quadrada e f(x) = . Reconhecimento e interpretao de grficos de funes, domnio, imagem, valores destacados no grfico (mximo, mnimo, zeros), simetria, paridade, x1 intervalos de crescimento e decrescimento, anlise da variao da funo. Equaes e inequaes envolvendo funes: resolues grficas e algbricas. Propriedades bsicas de logaritmos e exponenciais. Seqncias numricas: Noo de seqncia numrica. Progresses aritmticas e geomtricas Matrizes, determinantes e sistemas lineares: Conceito e elementos caractersticos de uma matriz. Operaes com matrizes. Conceito e clculo de matriz inversa.Clculo, propriedades e aplicao de determinantes.

Vous aimerez peut-être aussi