Vous êtes sur la page 1sur 3

imprimir

Pescadinha frita e a sardinha frita so as grandes campes em quantidade de mega 3


O Fantstico lana um alerta. A Semana Santa chegou e, com ela, vem mais uma misso para nossa Dona Encrenca: descobrir quais peixes brasileiros so os melhores para a sade!

Nunca se comeu tanto peixe no Brasil. S nos ltimos sete anos, o consumo subiu 40%. Quem est de dieta, ento, no pensa duas vezes. Mas ser que todo peixe light? O Inmetro quer incentivar o consumidor a se alimentar de forma cada vez mais saudvel e consciente. Por isso, avaliou o teor de gordura nos peixes mais consumidos no Brasil. Confira o relatrio do Inmetro com a anlise completa dos peixes e dos azeites. O badejo e o cherne so encontrados em alto mar. J o namorado, a sardinha, a pescadinha e o robalo esto presentes em grande parte da costa do Brasil. Os ltimos trs so peixes de gua doce: a truta, comum na Regio Sudeste; e duas estrelas da Regio Amaznica: o pirarucu e o filhote, tambm conhecido como piraba. Pegamos esses peixes, e fizemos eles grelhados, fritos e refogados e avaliamos o comportamento dos teores de gordura e colesterol nesses nove tipos de peixe, afirmou o diretor substituto da Qualidade do Inmet, Paulo Coscarell. Vamos ao primeiro tipo de preparo: peixe grelhado. Ateno para os resultados, porque a diferena de gordura entre os peixes chegou a 900%. Os mais gordurosos so a pescadinha, o filhote e a truta. Entre os grelhados mais saudveis, ficaram o badejo, o robalo e o namorado. Que tal um peixinho frito? Os campees de gordura nessa modalidade so a pescadinha e a sardinha. Com 300 gramas, l se vo 90% da nossa cota diria de gordura recomendada. De vez em quando, no tem problema. Agora, se voc no resiste a um fritinho, saiba que o badejo e o namorado as opes mais leves. Em fevereiro, o Inmetro mediu os nveis de gordura e colesterol na feijoada. Quem analisou os resultados foi o cardiologista Carlos Scherr.

Agora o Inmetro tambm mediu o teor de colesterol dos peixes. O badejo e o namorado grelhados so os que oferecem menos quantidade dessa gordura, que em excesso pode entupir as artrias do corao. J o primeiro lugar disparado ficou com o pirarucu refogado, seguido pelo cherne grelhado ou frito e pela pescadinha frita. A gente fala muito de colesterol e no fala de gordura saturada. A gordura saturada uma coisa que, quando a gente come, se transforma dentro da gente em trs vezes mais colesterol. Ento, importante saber a gordura saturada, e os peixes tm baixa gordura saturada, explica o cardiologista Carlos Scherr. Entre os peixes analisados, os campees de gordura saturada foram o filhote grelhado ou refogado, o pirarucu refogado, a sardinha frita e o cherne refogado na manteiga. Boa parte daqueles que tm mais gordura ruim, a gordura saturada, eles tambm tm mais a gordura boa, que o mega 3, acrescenta o cardiologista Carlos Scherr. O mega 3 um tipo de gordura altamente benfica que precisa ser ingerida, porque no produzida pelo nosso organismo. Protege o corao, o sistema circulatrio e ainda fortalece as nossas defesas. As grandes campes de mega 3 foram a pescadinha frita e a sardinha frita. Mais vale um peixe gordo do que uma carne de boi magra. O peixe gordo jamais ser to gordo quanto uma carne magra, porque o peixe faz exerccio o tempo inteiro, explica o cardiologista Carlos Scherr. Vai caprichar na peixada? O Inmetro analisou tambm a gordura presente em quatro tipos de azeite. Descobriu que praticamente no h diferena entre o azeite de oliva comum, o virgem e o extra-virgem, o que uma tima noticia para o consumidor J que eles so muito semelhantes, ele pode levar em considerao, por exemplo, o preo e o sabor. Claro que tambm tem uma influncia com relao ao sabor, disse Paulo Coscarell. J o azeite de dend, da boa moqueca baiana, apresentou quase trs vezes mais gordura saturada do que os outros tipos de azeite. Mesmo ele tendo um percentual de gordura saturada maior, ele um azeite que usado eventualmente. Voc no usa o azeite de dend todos os dias, completou Paulo. Acompanhe o Fantstico tambm no Twitter e no Facebook.

saiba mais
Inmetro testa SAC de telefonia mvel e fixa e TV por assinatura

Feijoada fica light quando carne cozida separada do feijo

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1659458-15605,00.html

2000-2011 Globo.com. Todos os direitos reservados. Poltica de privacidade

Vous aimerez peut-être aussi