Vous êtes sur la page 1sur 2

Arte contempornea

um perodo artstico que surgiu na segunda metade do sculo XX e se prolonga at aos dias de hoje. Aps a Segunda Guerra Mundial, sobrepe-se aos costumes a necessidade da produo em massa. Quando surge um movimento na arte, esse movimento revela-se na pintura, na literatura, na moda, no cinema, e em tantas outras artes to diferentes. Sendo a arte transcendente, para um determinado movimento surgir muito provvel que surge antes na sociedade. A arte comea a incorporar ao seu repertorio questionamentos bem diferentes das rupturas propostas pelas Arte Moderna e as Vanguardas Modernistas. Este perodo evidencia-se fulminantemente na dcada de 60, com o aviso de uma viagem ao espao. As formas dos objetos tornam-se, quase subitamente, aerodinmicas, alusivas ao espao, com forte recorrncia ao brilho do vinil. Na dcada de 70 a arte contempornea um conceito a ter em conta. Surge, enfim a Op Art, baseada na geometrizao da arte, Pop Art, (principais artistas: Andy Warhol e Roy Liechtenstein)baseada nos cones da poca, no mundo festivo dos setentas, uma arte comercial, que mais tarde se tornaria uma arte erudita. A partir de meados das dcadas de 60 e 70, notou-se que a arte produzida naquele perodo j no mais correspondia Arte Moderna do incio do sculo XX. A arte contempornea entra em cena a partir dos anos 70, quando as importantes mudanas no mundo e na nossa relao de tempo e espao transformam globalmente os seres humanos. Entre os movimentos mais clebres esto a Op Art, Videoarte, a Happening, a Fluxus, a Pop Art, o Expressionismo Abstracto, a Arte conceptual, a Arte Povera, o Minimalismo, a Body Art, o Fotorrealismo, a Internet Art e a Street Art, a arte das ruas, baseada na cultura do grafiti e inspirada faccionalmente na gerao hip-hop, tida muitas vezes como vandalismo.

Arte moderna
Arte Moderna o termo genrico usado para editar a maior parte da produo artstica do fim do sculo XIX at meados dos anos 1970 (embora no haja consenso sobre essas datas e alguns de seus traos distintivos[1]), enquanto que a produo mais recente da arte chamada frequentemente de arte contempornea (alguns preferem chamar de arte ps-moderna). A arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual no mais era importante que ela representasse literalmente um assunto ou objeto (atravs da

pintura e da escultura) -- o advento da fotografia fez com que houvesse uma diminuio drstica. Durante as primeiras dcadas, a arte moderna foi um fenmeno exclusivamente europeu. As primeiras sementes de ideias modernas vieram dos artistas do estilo romntico, como Charles Baudelaire, e dos realistas. Em seguida, representantes do impressionismo e ps-impressionismo experimentaram comeando com as maneiras novas de representar a luz e o espao atravs da cor e da pintura. Nos anos pr-I Guerra Mundial do sculo XX, uma exploso criativa ocorreu com fauvismo, cubismo, expressionismo e futurismo.

Futurismo
O futurismo um movimento artstico e literrio, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicao do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francs Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnolgicos do final do sculo XIX. Os primeiros futuristas europeus tambm exaltavam a guerra e a violncia. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

Vous aimerez peut-être aussi