Vous êtes sur la page 1sur 106

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Associao Brasileira das Empresas de Controles de Vetores e Pragas

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

VIGILNCIA SANITRIA
Municpio do Rio de Janeiro

1. Regulamento da defesa e Proteo Sade. 2. Regulamento da Fiscalizao da Higiene da Alimentao. 3. Lei N 1.353/88 Dispe sobre a obrigatoriedade de DESINSETIZAO e DESRATIZAO nos casos que menciona e d outras providncias. O Decreto N 8.738/89, regulamentou esta Lei. 4. Decreto N 3.371/81 Gneros alimentcios Higiene Habitacional.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

NOTA Coube a mim atarefa de compilar, em curto espao de tempo, a legislao concernente VIGILNCIA SANITRIA: Federal, do estado do Rio de Janeiro e municipal, desta cidade. Isto, parece-me, pelo fato de ser do conhecimento geral, que eu j vinha, h vrios anos, tentando faze-lo. Procurei em vo, inmeras vezes as autoridades competentes. Usando o nome da ABCVP, FIZ PEDIDOS POR ESCRITO, FUNDAMENTANDO AS RAZES, ABRINDO PROCESSOS, PORTANTO. A rigor, foram simplesmente ignorados. Pudera: Alm de no possurem as suas ferramentas de trabalho (a legislao de regncia de suas atividades), consequentemente no as conhecem e pior: No tem interesse de conhec-las, pelo menos no que refere aos vetores e pragas. A legislao compilada foi digitada em 650 (seiscentos e cinqenta) pginas, reunidas em 4 volumes. UM EXAGERO!. Mesmo considerando esta grande quantidade, no garanto que tenha conseguido TODAS. Bastariam trs leis harmnicas: FEDERAL, ESTADUAL e MUNICIPAL. A estadual e a municipal esto a caminho e com certeza sero adotadas por outras unidades da Federao. Qui pelos pases da MERCOSUL. EM TEMPO: Mais importante do que as leis, a conscientizao do respeito sade da populao. A partir da, surgiro leis bem elaboradas que sero cumpridas com naturalidade. MELHOR, QUANDO SE CONCLUIR QUE NENHUMA LEI SER NECESSRIA, PARA SE FAZER O BVIO. Rio de Janeiro, agosto de 1.997. Jos Molica NO EXAGEREM: As restries e proibies so multiplicadas pelos governos. Quando os povos so submetidos em excesso aos governos, tornam-se cada vez mais pobres. Quanto maior o nmero de leis e decretos, mais infratores haver. Portanto diz o sbio: desde que eu no interfira, o povo desenvolver sua potencialidade e se enriquecer. Enquanto eu amar a paz, o povo se por no caminho certo. Se eu estiver livre de desejos, o povo retornar naturalmente simplicidade e moderao. Se os governos forem compreensivos, os povos sero honestos e livres de malcia. Se os governos forem excessivamente interferentes, haver constantes violaes da lei. GOVERNEM UMA GRANDE NAO COMO SE COZINHA UM PEQUENO PEIXE. LO-TZ, 560 a.C.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

NDICE

Pgina 1 5 63 73 76 79 99 101

Lei n 871, de11.06.1986 Alimentos Engenharia Sanitria. Decreto n 6.235, de 30.10.1986 Regulamenta a Lei n 871, acima. Decreto n 2.055, de 06.03.1978 Higiene da alimentao (Revogado). Lei n 1.353, de 10.11.1988 Obrigatoriedade de desinsetizar e desratizar. Decreto n 8.738, de 14.09.1989 Regulamenta a Lei n 1.353, acima. Decreto n 3.371, de 28.12.1981 Inspeo e Fiscalizao Sanitria. Lei n 1.265 (Resumo), de 22.06.1988 Exame bacteriolgico da gua (s exame!) Lei n 948, de 30.12.1986 Desinsetizao e Desratizao P qumico pode ser o responsvel tcnico. Publicadas no D.O. de 31.12.1986, pg. 12.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

REGULAMENTO DA DEFESA E PROTEO DA SADE Alimentos Engenharia Sanitria

DECRETO 6.235 DE 30-10-1986

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Remisso
LEI 871, DE 11-06-1986 (ICM/86, p. 272) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, fao saber que a Cmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 A defesa e a proteo sade individual e coletiva no tocante aos alimentos e engenharia sanitria sero disciplinadas, no Municpio do Rio de Janeiro, pelas disposies desta Lei e do seu Regulamento. Art. 2 Somente podero ser expostos venda alimentos, matrias-primas alimentares, alimentos in natura, alimentos enriquecidos, alimentos dietticos, alimentos congelados, alimentos de fantasia ou artificiais, alimentos irradiados, aditivos para alimentos, produtos alimentcios, materiais, artigos e utenslios destinados a entrar em contato com alimentos que: I tenham sido previamente registrados nos rgos federal e estadual competentes; II tenham sido elaborados, reembalados, transportados, importados ou vendidos por estabelecimentos devidamente licenciados; III tenham sido rotulados segundo as disposies das legislaes federal ou estadual; IV Obedeam, na sua composio, s especificaes do respectivo padro de qualidade, quando se tratar de qualidade, quando se tratar de alimento padronizado, ou aquelas que tenham sido declaradas no momento do respectivo registro quando se tratar de alimentos de fantasia ou artificial, ou ainda no padronizados. Art. 3 O padro de identidade e qualidade dos alimentos, para cada tipo ou espcie, obedecer ao disposto na legislao federal. Art. 4 Aplica-se o disposto nesta Lei s bebidas de qualquer tipo ou procedncia, aos complementos alimentares, aos produtos destinados a serem mascados e a outras substncias, dotadas ou no de alimentos in natura. Art. 5 Excluem-se do disposto nesta Lei os produtos com finalidade medicamentosa ou teraputica, qualquer que seja a forma como se apresentem ou modo como so ministrados.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 6 No exerccio das respectivas funes a autoridade sanitria fica obrigada a exibir a Carteira de Fiscalizao, expedida segundo os modelos oficiais. Pargrafo nico Aquele que de qualquer forma causar embarao ao das autoridades incumbidas de inspeo e fiscalizao sanitrias, receber pena de multa, sem prejuzo dos procedimentos criminais cabveis. Art. 7 A inspeo e a fiscalizao sanitria sero exercidas pela autoridade municipal e, suplementarmente, atravs dos comandos sanitrios subordinados Secretaria Municipal de Sade, nos limites da sua competncia, que no exerccio das suas atribuies no comportando exceo de dia e/ou hora tero livre acesso a todas as dependncias dos estabelecimentos que lidem com gneros alimentcios, bem como os veculos destinados sua distribuio, ao comrcio e ao consumo. Art. 8 O Poder Executivo estabelecer normas sanitrias especficas relativas a: I estabelecimento de beneficiamento e moagem de trigo, milho e mandioca; II fbricas de massas alimentcias e biscoitos; III padarias e confeitarias; IV usinas e refinarias de acar; V industrias de torrefao e moagem de caf; VI destilarias e fbricas de bebidas; VII fbricas de gelo, frigorficos e armaznsfrigorficos; VIII comrcio de: a) lquidos e sorvetes; b) leite e laticnios; c) carnes e derivados; d) pescado; e) ovos, aves e pequenos animais vivos. IX mercados, supermercados, emprios, mercearias, quitandas e depsitos; X restaurantes, churrascarias, bares, cafs, lanchonetes, pastelarias, pizzarias; XI produtores e criadores de animais; XII produtos agrcolas XIII feiras livres e comrcio ambulante; XIV outros estabelecimentos que desenvolvem as atividades referidas nos artigos 12 e 13 desta Lei. Art. 9 Sero obrigatoriamente previstas nos Regulamentos disposies sobre engenharia sanitria habitacional, promoo de higiene e outorga do certificado de inspeo sanitria.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 10 Compete autoridade sanitria realizar, periodicamente ou quando necessrio, coleta de amostras de alimentos, matrias-primas para alimentos, aditivos, coadjuvante e recipientes, para efeito de anlise. Art. 11 Os alimentos manifestamente deteriorados e os alterados, de tal forma que a alterao justifique considerlos, de pronto, imprprio para o consumo, apreendidos e inutilizados sumariamente pela autoridade sanitria, sem prejuzo das demais penalidades cabveis. Art. 12 Todo e qualquer estabelecimento ou local destinado produo, fabrico, preparo, beneficiamente, manipulao, acondicionamento, armazenamento, depsito ou venda de alimentos dever possuir alvar de localizao e caderneta sanitria. Art. 13 proibido elaborar, manipular, armazenar, fracionar ou vender produtos alimentcios, condimentos ou bebidas e suas matrias-primas correspondentes em locas inadequados para esses fins por sua capacidade, temperatura, iluminao e ventilao e demais requisitos de higiene. Art. 14 Considera-se infrao, para os fins desta Lei, a desobedincia ou a inobservncia ao disposto nas normas legais e regulamentares e outras que, por qualquer forma, se destinem preservao da sade. Art. 15 As infraes sanitrias, sem prejuzo das sanes de natureza civil ou penal cabveis, sero punidas, alternada ou cumultivamente, na forma do Regulamento, com penalidade de: I advertncia; II multa; III apreenso, interdio ou inutilizao dos produtos, substncias ou matrias-primas; IV suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva do estabelecimento; V denegao, cassao ou cancelamento de registro ou licenciamento. Art. 16 A autoridade sanitria poder interditar temporria ou definitivamente, os materiais e as instalaes que no satisfaam os requisitos e as exigncias estabelecidas no Regulamento desta Lei. Art. 17 O Regulamento estabelecer os casos em que as penalidades devero ser aplicadas, as circunstncias atenuantes e agravantes, o valor das multas que no poder exceder

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

20 UNIF, admitidas as repeties, assim como o processamento administrativo das penalidades e dos recursos. Art. 18 O Poder Executivo regulamentar a presente Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contado de tal publicao. Pargrafo nico No prazo estabelecido no caput deste artigo sero elaboradas as Normas Reguladoras da presente Lei proposta de Grupo de Trabalho nomeado pelo Poder Executivo, integrado de forma partidria pelos segmentos industriais interessados sob a coordenao da Secretaria Municipal de Sade que indicar tantos representantes quantos sejam necessrios. Art. 19 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. (Roberto Saturnino Braga Prefeito; J Antonio de Rezende; e Jos Eberinos Assad.)

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DECRETO 6.235, DE 3010-1986 (DO-MRJ DE 3-111986) EMENTA

OUTROS ASSUNTOS MUNICIPAIS REGULAMENTO DA DEFESA E PROTEO DA SADE APROVAO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO.

Aprovao do Regulamento da Defesa e Proteo da Sade no Tocante a Alimentos e Higiene Habitacional e Ambiental do Municpio do Rio de Janeiro.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, tendo em vista o disposto no art. 18 da Lei n 871, de 11 de junho de 1986, e de acordo com a regulamentao da matria oferecida no processo n E-14/33.482/85 pelo Grupo de trabalho paritrio constitudo pelo Decreto p 1765, de 2-9-1986, na forma do pargrafo nico do mesmo artigo da referida lei, DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Regulamento da defesa e proteo da sade no tocante a Alimento e Higiene Habitacional e Ambiental, que acompanha o presente decreto. Art. 2 Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. (Roberto Saturnino Braga; J Antonio Rezende; Tito Bruno Bandeira Ryff; Antonio Carlos de Moraes; Luis Edmundo H. B. da Costa Leite e Jos Eberienos Assad.)

REGULAMENTO DA DEFESA DE PROTEO DA SADE, NO TOCANTE A ALIMENTOS E HIGIENE HABITACIONAL E AMBIENTAL. TTULO I Noes preliminares

Art. 1 A defesa e a proteo da sade, individual ou coletiva, no tocante a alimentos e s disposies de engenharia sanitria que se especifica, sero disciplinadas, no Municpio do RIO DE JANEIRO, pelos princpios deste regulamento ressalvadas as competncias federal e estadual. Art. 2 Somente podero ser expostos venda alimentos, matrias-primas alimentares, alimentos in natura, alimentos enriquecidos, dietticos, alimentos de fantasia ou artificiais, alimentos irradiados, aditivos para alimentos, produtos alimentcios, materiais, artigos e utenslios destinados a entrar em contrato com alimentos que:

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

I tenham sido previamente registrados nos rgos federal e estadual competentes; II tenham sido embalados, reembalados transportados, importados ou vendidos por estabelecimentos devidamente licenciados; III tenham sido rotulados segundo as disposies das legislaes federal e estadual;

IV obedeam, na sua composio, s especificaes do respectivos padro de qualidade, quando se trata de alimento padronizado ou daqueles que tenham sido declarados no momento do respectivo registro, quando se trata de alimentos de fantasia ou artificial, ou ainda no padronizado. Art. 3 Aplica-se dispostos neste regulamento s bebidas de qualquer tipo ou procedncias, aos complementos alimentares, aos produtos destinados a serem mascados e a outras substncias, dotados ou no de valor nutritivo, utilizados no fabrico, preparao e tratamento de alimentos, matriasprimas alimentares e alimentos in natura. Art. 4 Excluem-se do disposto neste Regulamento os produtos com finalidade medicamentosa ou teraputica, qualquer que seja a forma como se apresenta ou o modo como so ministrados. Art. 5 O alimento importado obedecer s disposies deste Regulamento e Normas Tcnicas Especiais. Art. 6 Todo o alimento, bem como os requisitos de seu registro, obedecero legislao federal que dispe a respeito de Normas Bsicas sobre Alimentos. Art. 7 A maquinaria, os aparelhos, utenslios, recipientes, vasilhames e outros materiais que entrem em contato com alimentos, empregados no fabrico, manipulao, acondicionamento, transporte, conservao e venda dos mesmos devero ser de material que assegure perfeita higienizao e de modo a no contaminar, alterar ou diminuir o valor nutritivo dos alimentos. Pargrafo nico A autoridade sanitria poder interditar, temporria ou definitiva, os materiais referidos neste artigo, bem como as instalao que no satisfaam os requisitos tcnicos e as exigncias deste Regulamento e das Normas Tcnicas Especiais.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 8 O emprego de produtos destinados higienizao de alimentos, matrias-primas alimentares e alimentos in natura, ou de recipiente ou utenslios destinados a entrar em contato com os mesmos, depender de prvia autorizao do rgo competente. Art. 9 A autoridade sanitria poder, sempre que julgar necessrio, exigir provas laboratoriais de controle de qualidade dos produtos alimentcios bem como dos seus componentes, atravs de laboratrios oficiais e credenciados. Art. 10 Secretaria Municipal de sade incube promover a aplicao do disposto neste Regulamento atravs dos seus rgos especficos, incumbindo-lhe, coordenar e fiscalizar o exato cumprimento de outras normas prprias, constantes das legislaes federal, estadual e municipal. Art. 11 A autoridade sanitria, no exerccio de suas atribuies, no comportando exceo de dia nem de hora, ter livre acesso a todas as dependncias dos estabelecimentos que lidem com gneros alimentcios, bem como aos veculos destinados distribuies e comrcio. 1 No exerccio das respectivas funes, a autoridade sanitria fica obrigada a exigir a Carteira de Fiscalizao, expedida segundo os modelos oficiais. 2 Ser necessrio a presena do mdico veterinrio ou do engenheiro quando a fiscalizao incidir sobre matria relativa s respectivas profisses. 3 Aquele que embaraar a autoridade incumbida da inspeo e fiscalizao sanitria ser punido na forma da legislao em vigor.

TTULO II Registro e Controle

Art. 12 Todo alimento somente ser exposto ao consumo ou entregue venda de registro nos rgos federais competentes e, quando for o caso, tambm nos rgos estaduais, na forma da lei. Art. 13 Esto igualmente obrigados a registros no rgo competente do Ministro da Sade, na forma da legislao federal: I os aditivos intencionais;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

II as embalagens, equipamentos e utenslios elaborados e revestidos internamente de substncias resinosas e polimtricas e destinados a entrar em contato com alimentos, inclusive os domsticos; III os coadjuvantes da tecnologia de fabricao, assim declarado por Resoluo da Cmara Tcnica de Alimentos. Pargrafo nico Os alimentos industrializados vendidos a granel estaro sujeitos a registro quando a Norma Tcnica Especial assim o determinar. Art. 14 Observar-se- a legislao federal quando dispensa de registro no rgo competente do Ministrio da Sade dos seguintes produtos: I matrias-primas alimentares e os alimentos in natura, salvo aqueles cujo registro tenha sido determinado pelo rgo competente do Ministrio da Sade; II aditivos intencionais e os coadjuvantes da tecnologia de fabricao de alimentos dispensados por Resoluo da Cmara Tcnica de Alimentos; III produtos alimentcios, quando destinados ao emprego na preparao dos alimentos industrializados, em estabelecimento devidamente licenciados, desde que inclumos em Resoluo da Cmara Tcnica de alimentos. Art. 15 O registro de aditivos e de embalagens, equipamentos e utenslios, elaborados e revestidos internamente de substncias resinosas e polimtricas, e o de coadjuvante da tecnologia da fabricao, declarado obrigatrio, sero sempre precedidos de anlise prvia, na forma de lei federal.

TTULO III Rotulagem Art. 16 Os alimentos e aditivos intencionais devero ser rotulados de acordo com a legislao federal e Normas Tcnicas Especiais. Pargrafo nico As disposies deste artigo se aplicam aos aditivos intencionais e produtos alimentcios dispensados de registro, bem como s matrias-primas alimentares e alimentos in natura, quando acondicionados em embalagens que os caracterizam. Art. 17 Os rtulos devero mencionar em caracteres perfeitamente legveis: I a qualidade, a natureza e o tipo do alimento, observadas a definio, a descrio e a classificao estabelecida no respectivo padro de identidade e qualidade ou no rtulo

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

arquivado no rgo competente do Ministrio da Sade, no caso de alimento de fantasia ou artificial, ou de alimentos no padronizados; II nome e marca do alimento; III nome do fabricante ou do produtor; IV sede da fbrica ou local de produo; V nmero de registro do alimento no rgo competente; VI indicao do emprego de aditivo intencional, mencionando-o expressamente ou indicando o cdigo de identificao correspondente com a especificao da classe a que pertencer; VII nmero de identificao da partida, lote, data da fabricao e prazo de validade, quando se tratar de alimento perecvel; VIII o peso ou o volume lquido; IX a temperatura mxima permitida para a sua perfeita conservao, quando se trata de alimentos perecveis que exijam conservao sob refrigerao. 1 Os rtulos de alimentos destitudos, total ou parcialmente, de um de seus componentes normais devero mencionar a alterao autorizada. 2 Os nomes cientficos que forem inscritos nos rtulos de alimentos devero, sempre que possvel, ser acompanhados da denominao comum correspondente. Art. 18 Os rtulos de alimentos de fantasia ou artificial no podero conter indicaes especiais de qualidade, nem trazer menes, figuras ou desenhos que possibilitem falsa interpretao ou que induzam o consumidor a erro ou engano quanto a sua origem, natureza ou composio. Art. 19 Os rtulos de alimentos que contiveram corante artificiais devero trazer na rotulagem a declarao colorido Artificialmente. Art. 20 Os rtulos de alimentos adicionados naturais artificiais, com objetivo de reforar ou reconstituir o sabor natural do alimento, devero trazer a declarao Aromatizado Artificialmente, no caso do emprego de aroma artificial. Art. 21 Os rtulos dos alimentos elaborados com essncias naturais devero trazer as indicaes Sabor de... e contm Aromatizantes..., seguidas do cdigo correspondente. Art. 22 Os rtulos dos alimentos elaborados com essncias artificiais devero trazer a indicao Sabor Imitao ou Artificial de... seguida da declarao Aromatizado Artificial.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 23 As indicaes exigidas pelos artigos 17 e 20 deste Regulamento, bem como as que servirem para mencionar o emprego de aditivos, devero constar do painel principal do rtulo do produto, em forma facilmente legvel. Art. 24 O disposto nos artigos 17 e 20, deste regulamento, se aplica, no que couber, rotulagem dos aditivos internacionais e coadjuvante da tecnologia de fabricao de alimentos. 1 Os aditivos intencionais, quando ao uso domstico, devero mencionar, no rtulo, a forma de emprego, o tipo de alimento em que pode ser adicionado e a quantidade a ser empregada, expressa sempre que possvel em medidas de uso caseiro. 2 Os aditivos intencionais e os coadjuvantes da tecnologia de fabricao, declarados isentos de registro pela Cmara Tcnica de Alimentos, devero ter essa condio mencionada no respectivo rtulo. 3 As etiquetas de utenslios ou recipientes destinados ao uso domstico devero mencionar o tipo de alimento que pode ser neles acondicionado. Art. 25 Os rtulos dos alimentos enriquecidos, dos alimentos dietticos e dos alimentos irradiados devero trazer respectiva indicao em caracteres facilmente legvel. Pargrafo nico A declarao de Alimentos dietticos dever ser acompanhada da indicao do tipo de regime a que se destina o produto, expresso em linguagem de fcil atendimento. Art. 26 As declaraes superlativas de qualidade de um alimento s podero ser mencionados, na respectiva rotulagem, em consonncia com a classificao constante do respectivo padro de identidade qualidade ou de Norma Tcnica Especial. Art. 27 No podero constar na rotulagem, designaes, nomes grficos, smbolos, figuras, desenhos ou indicaes que possibilitem interpretao falsa, erro ou confuso, quanto origem, procedncia, natureza, composio ou qualidade do alimento, ou que atribuam qualidades ou caractersticas nutritivas superiores quelas que realmente possuam. Art. 28 No sero permitidas na rotulagem quaisquer indicaes relativas qualidade do alimento que no sejam as estabelecidas por este Regulamento e Normas Tcnicas Especiais.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

10

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 29 As disposies deste Regulamento se aplicam aos textos e matrias de propaganda de alimento qualquer que seja o veculo utilizado para sua divulgao. Art. 30 Os estabelecimentos ao venderem alimentos industrializados, a granel ou a varejo, mantero indicaes ao consumidor quanto sua origem.

TTULO IV Padro de Identidade e Qualidade Art. 31 O padro de identidade e qualidade dos alimentos, para cada tipo ou espcie, obedecer ao disposto na legislao sobre: I denominao, definio e composio, compreendendo a descrio do alimento, citando o nome cientfico, quando houver, e os requisitos que permitam fixar um critrio de qualidade; II requisitos de higiene, compreendendo medidas sanitrias concretas e demais disposies necessrias obteno de um alimento puro, comestvel e de qualidade comercial; III aditivos intencionais que podem ser empregados, abrangendo a finalidade do emprego e o limite de adio; IV requisitos aplicveis a peso e medida; V requisitos relativos rotulagem e apresentao do produto; VI mtodos de colheita de amostra, embalagem e anlise do alimento; Pargrafo nico Os requisitos de higiene abrangero tambm o padro microbiolgico, do alimento e o limite residual de pesticidas e contaminantes tolerados.

TTULO V Inspeo e Fiscalizao de Alimentos CAPTULO I Normas Gerais Art. 32 A inspeo e a fiscalizao sanitria sero exercidas pela autoridade municipal, nos limites de sua competncia. Art. 33 A inspeo e a fiscalizao, de que trata este ttulo, se estendero publicidade e propaganda de alimentos qualquer que seja o meio empregado para a divulgao.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

11

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 34 O poder de polcia sanitria ser exercidos sobre os alimentos, o pessoal que os manipulam e sobre os locais e instalaes onde se fabrique, produza, beneficie, manipule, acondicione, conserve, deposite, armazene, transporte, distribua, venda ou consuma alimentos. Art. 35 No fabrico, produo, beneficiamento, manipulao, acondicionamento, conservao, armazenamento, transporte, distribuio, venda e consumao de alimentos, devero ser observados os preceitos de limpeza e higiene. Art. 36 No acondicionamento no ser permitido o contato direto de alimentos com jornais, papis coloridos, papis ou filmes plsticos usados e com a face impressa de papis, filmes plsticos ou qualquer outro invlucro que possa transferir ao alimento substncias contaminantes. Art. 37 proibido manter no mesmo continente ou transportar no mesmo compartimento de um veculo, alimentos e substncias estranhas que possam contamin-los ou corromplos. Art. 38 No interesse da sade pblica, poder a autoridade sanitria proibir, nos locais que determinar, o ingresso e a venda de gneros e produtos alimentcios de determinadas procedncias, quando plenamente justificados os motivos. Art. 39 Pessoas portadoras de doenas infectocontagiosas ou transmissveis, exceto quando houver um vetor hospedeiro intermedirio obrigatrio, bem como as afetadas de dermatoses exsudativas ou esfoliativas ou portadoras de doenas de aspecto repugnante no podero exercer atividades que envolvam contato ou manipulao de gneros alimentcios. Art. 40 Os utenslios e recipientes dos estabelecimentos onde se consumam alimentos devero ser lavados e higienizados na forma estabelecida pelas Normas Tcnicas Especiais ou usados recipientes no reutilizveis. Art. 41 Nenhum alimento de ingesto direta poder ser exposto venda sem estar devidamente protegido contra poeira, insetos e animais, bem como do contato direto e indireto do consumidor. Pargrafo nico Excluem-se da exigncia deste artigo os alimentos in natura.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

12

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 42 Ser proibida a venda por ambulantes ou em feiras de produtos alimentcios que no puderem ser objeto desse tipo de comrcio. Art. 43 A venda por ambulantes ou em feira de produtos perecveis de consumo imediato, desde que obedecidas as Normas Tcnicas Especiais. Art. 44 A critrio da autoridade sanitria e sob pena de apreenso e inutilidade sumria, os alimentos destinados ao consumo imediato ou mediato, que tenham ou no sofrido processo de coco, s podero ser expostos venda em locais de comrcio de gneros alimentcios, em feiras por ambulantes, se devidamente protegidos. Pargrafo nico Excluem-se da exigncia deste artigo os alimentos in natura e aqueles que, por qualquer forma, possam ser higienizados antes de serem consumidos. Art. 45 A critrio da autoridade sanitria, que levar em conta as caractersticas locais e de fiscalizao, poder, a ttulo precrio, ser autorizada a venda de determinados tipos de alimentos em estabelecimentos no especializados, sob inteira responsabilidade da firma instalada no local com outro ramo de atividade. Art. 46 Os gneros alimentcios e bebidas depositadas ou em trnsito nos armazns das empresas transportadoras ficaro sujeitos fiscalizao da autoridade sanitria. Pargrafo nico As empresas transportadoras sero obrigadas, quando parecer oportuno autoridade sanitria, a fornecer esclarecimento sobre as mercadorias em trnsito ou depositadas em seus armazns, a lhe dar a vista da guia de expedio ou importao, faturas, conhecimentos e demais documentos relativos s mercadorias sob sua guarda, bem como facilitar a inspeo destas e a colheita de amostras.

CAPTULO II Comrcio de Gneros Alimentcios Art. 47 Consideram-se gneros alimentcios quaisquer substncias ou quaisquer substncias que se destinem alimentao. Art. 48 S permitida a produo de gneros alimentcios, sua guarda, armazenagem, exposio venda e ao comrcio, quando prprios para o consumo. 1 Prprios para o consumo sero unicamente os alimentos que se acharem em perfeito estado de conservao e que

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

13

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

por natureza, composio, fabrico, manipulao, procedncia e acondicionamento estiverem isentos de nocividade sade e de acordo com as normas sanitrias vigentes. 2 Imprprios para o consumo sero os gneros alimentcios: a) danificados por umidade ou fermentao, ranosos, mofados ou embolorados, de caracteres fsicos ou organolpticos anormais, contendo quaisquer sujidades ou que demonstrarem descuido na manipulao ou acondicionamento; b) que forem alterados ou deteriorados ou, ainda, contaminados ou infestados por parasitas; c) que forem fraudados, adulterados ou falsificados; d) que contiverem substncias txicas ou nocivas sade; e) que forem prejudiciais ou imprestveis alimentao, por qualquer motivo; f) que no estiverem de acordo com a legislao em vigor; Art. 49 Considerar-se-o contaminados ou deteriorados produtos alimentcios que contenham parasitas e microorganismo patognico ou saprfitas capazes de transmitir doenas ao homem ou aos animais, ou que contenham microorganismos indicativos de contaminao de origem fecal ou de produzir deteriorao de substncias alimentcias, tais como enegrecimento, gosto cido, gs sulfdrico ou gasognios suscetveis de produzir estofamento do vasilhame; Art. 50. considerar-se-o alterados os produtos alimentcios que, pela ao de umidade, luz, temperatura, microorganismo, parasitas, conservao e acondicionamento inadequado ou por qualquer outra causa, tenham sofrido avaria, deteriorao e estiverem prejudicados em sua pureza, composio ou caractersticas organolpticas. Art. 51 Considerar-se-o adulterados os produtos alimentcios: a) quando tiverem sido adicionados ou misturados com substncias que lhes modifiquem a qualidade, reduzam o valor nutritivo ou provoquem deteriorao; b) quando se lhes tiver tirado, embora parcialmente, um dos alimentos de sua constituio normal; c) quando contiverem substncias ou ingredientes nocivos sade ou substncias conservadoras de uso proibido; d) que tiverem sido, no todo ou em parte, substitudos por outros de qualidade inferior; e) que tiverem sido coloridos, revestidos, aromatizados ou adicionados de substncias estranhas, para efeitos de ocultar qualquer fraude ou alterao ou de apresentar melhor

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

14

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

qualidade do que a real, exceto nos casos expressamente previstos pela legislao vigente. Pargrafo nico As disposies das alneas a e b no compreendem os leites preparados, produtos dietticos, nem outros produtos alimentcios legalmente registrados. Art. 52 Considerar-se-o fraudados os produtos alimentcios: a) que tiverem sido, no todo ou em parte, substitudos em relao ao indicado no recipiente; b) que, na composio, peso ou medida, diversificarem do enunciado dos invlucros ou rtulos, ou no estiverem de acordo com as especificaes exigidas pela legislao em vigor. Art. 53 O asseio e limpeza devero ser observados no fabrico, produo, manipulao, preparao, conservao, acondicionamento, transporte e venda de gneros alimentcios. Art. 54 Os gneros alimentcios somente podero ser confeccionados com matrias permitidas e que satisfaam s exigncias da legislao vigente.

CAPTULO III Colheita de Amostras e Anlise Fiscal Art. 55 Compete autoridade sanitria realizar, periodicamente ou quando julgar necessrio, colheita de amostras de alimentos, matrias-primas para alimentos, aditivos, coadjuvantes e recipientes, para efeito de anlise fiscal. Art. 56 A colheita de amostra ser feita sem interdio da mercadoria, quando se tratar de anlise fiscal de rotina. Pargrafo nico Se a anlise fiscal de amostra, colhida em fiscalizao de rotina, for condenatria, a autoridade sanitria poder efetuar nova colheita de amostra, com interdio da mercadoria, lavrando o termo de interdio. Art. 57 A colheita de amostra para fins de anlise ser feita mediante a lavratura do termo de colheita de amostra e esta dever ser em quantidade representativa do estoque existente, dividida em 3 (trs) invlucros, tornadas inviolveis, para assegurar sua autenticidade e conservadas, adequadamente, de modo a assegurar suas caractersticas originais. 1 Das amostras colhidas, duas sero enviadas ao laboratrio oficial para anlise fiscal, a terceira ficar em

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

15

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

poder do detentor ou responsvel pelo alimento servindo esta ltima para eventual percia de contraprova. 2 Se a quantidade ou a natureza do alimento no permitir a colheita de amostra, na forma prevista neste Regulamento e em Normas Tcnicas Especiais, o alimento ser apreendido, mediante lavratura do termo respectivo, e levado ao laboratrio oficial onde, na presena do possuidor ou responsvel e do perito por ele indicado, ou na sua falta, de duas testemunhas, ser efetuada, de imediato a anlise fiscal. Art. 58 A anlise fiscal ser realizada no laboratrio oficial e os laudos analticos resultantes devero ser fornecidos autoridade sanitria, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, e, no caso de alimentos perecveis, no menor prazo possvel, a contar da data do recebimento da amostra. Art. 59 Da anlise fiscal condenatria o laboratrio oficial dever lavrar laudo minucioso e conclusivo, contendo a discriminao expressa, de modo claro e inequvoco, das caractersticas da infrao cometida, alm da indicao dos dispositivos legais ou regulamentares infringidos. Art. 60 Sero encaminhadas cpias do laudo analtico ao detentor do produto e ao fabricante, ficando uma via para instruo do processo administrativo. Art. 61 Quando a anlise fiscal concluir pela condenao do alimento, a autoridade sanitria notificar o responsvel para apresentar defesa escrita e requerer de contraprova, no prazo de 10 (dez) dias. 1 A notificao de que trata este artigo ser acompanhada de 1 (uma) via do laudo analtico e dever ser feita dentro do prazo de 10 (dez) dias, a contar da data do recebimento do resultado da anlise condenatria. 2 Decorrido o prazo referido no caput deste artigo, sem que o responsvel tenha apresentado defesa ou requerido percia de contraprova, o laudo analtico da anlise ser considerado definitivo.

CAPTULO IV Interdio de Alimentos Art. 62 Os alimentos suspeitos ou com indcios de fraudes por alterao, adulterao ou falsificao sero interditados pela autoridade sanitria, como medida cautelar, e deles sero colhidas amostras para anlise fiscal.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

16

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 63 Na interdio de alimentos, para fins de anlise laboratorial, ser lavrado o termo respectivo assinado pela autoridade sanitria e pelo possuidor ou detentor da mercadoria, ou seu representante legal e, na ausncia ou recusa destes, por 2 (duas) testemunhas. Pargrafo nico O termo de interdio especificar a natureza, tipo, marca, procedncia e quantidade da mercadoria, nome e endereo do detentor e do fabricante, e ser lavrado em 4 vias, destinando-se uma delas ao infrator. Art. 64 A interdio do produto ou do estabelecimento, como medida cautelar, durar o tempo necessrio realizao de testes, provas, anlises e outras providncias requeridas, no podendo, em qualquer caso, exceder o prazo de 60 (sessenta) dias, e de 10 (dez) dias para os produtos perecveis, findo o qual o produto ou estabelecimento ficar automaticamente liberado. 1 Se a anlise fiscal no comprovar infrao a qualquer norma legal vigente, a autoridade comunicar ao interessado, dentro de 5 (cinco) dias teis, a contar do recebimento do laudo respectivo, a liberao da mercadoria. 2 Se a anlise fiscal concluir pela condenao do alimento, a autoridade notificar o responsvel na forma do artigo 61 deste Regulamento, mantendo a interdio at a deciso final, que no ultrapassar 90 (noventa) dias. Art. 65 O possuidor ou responsvel pelo alimento interditado fica proibido de entreg-lo ao consumidor, desvilo ou substitu-lo, no topo ou parte, at que ocorra a liberao da mercadoria pela autoridade sanitria, na forma prevista no artigo anterior. Art. 66 Quando resultar provado, em anlise fiscal, ser o alimento imprprio para o consumo, ser obrigatria a sua inutilizao esse for o caso a interdio do setor, seo e/ou estabelecimento, lavrando-se os termos respectivos. Art. 67 Os alimentos manifestadamente deteriorados e os alterados, de tal forma que a alterao justifique consider-los, de pronto, imprprios para o consumo, sero apreendidos e inutilizados sumariamente pela autoridade sanitria, sem prejuzo das demais penalidades cabveis. 1 A autoridade sanitria lavrar o autor de infrao e com imposio da penalidade de inutilizao e o respectivo termo de apreenso e inutilizao, que especificar a natureza, marca, quantidade e qualidade do produto, os quais sero assinados pela autoridade e pelo infrator, ou na recusa deste, por duas testemunhas, alm da autoridade. 2 Se o interessado no se conformar com a inutilizao, protestar no termo respectivo, devendo, neste caso,

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

17

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

ser feita a colheita de amostra do produto para anlise fiscal. 3 Quando o valor da mercadoria for nfimo, poder ser dispensada a lavratura do termo de apreenso e inutilizao, desde que com a dispensa concorde, por escrito, o infrator. 4 Quando, a critrio da autoridade sanitria, o produto for passvel de utilizao para fins industriais ou agropecurios, sem prejuzo para a sade pblica, poder ser transportado, por conta e risco do infrator, para local designado, acompanhado por autoridade sanitria, que verificar sua destinao at o momento de no mais ser possvel coloclo para consumo humano. Art. 68 No sero apreendidos, mesmo nos estabelecimento de gneros alimentcios, os tubrculos, bulbos, rizomas, sementes e gros em estado de germinao, quando destinados ao plantio ou a fim industrial, desde que essa circunstncia esteja declarada no envoltrio, de modo inequvoco e facilmente legvel. CAPTULO VI Percia de Contraprova Art. 69 A percia de contraprova ser efetuada sobre a amostra em poder do detentor, no laboratrio oficial que tenha realizado a anlise fiscal, com a presena do perito do laboratrio oficial e do perito indicado pelo interessado. 1 Ao perito indicado pelo interessado, que ter habilitao legal, sero fornecidas as informaes que solicitar sobre a percia, dando-se-lhe vista da anlise condenatria e demais elementos por ele julgados indispensveis. 2 O no comparecimento do perito indicado pela parte interessada, no dia e hora fixados, sem causa previamente justificada, acarretar o encerramento automtico da percia de contraprova. Art. 70 Aplicar-se-, na percia de contraprova, no ser efetuada a anlise no caso de amostra em poder do infrator indcios de alterao ou violao dos envoltrios autenticados pela autoridade, e, nessa hiptese, prevalecer como definitivo o laudo condenatrio. Art. 72 Da percia de contraprova ser lavrada ata circunstanciada, contendo todos os quesitos formulados pelos peritos, datada e assinada por todos os participantes, cuja primeira via integrar o processo.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

18

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 73 A divergncia entre os resultados da anlise condenatria e da percia de contraprova ensejar recurso autoridade superior, no prazo de 10 (dez) dias, a qual determinar, dentro de igual prazo, novo exame pericial a ser realizado sobre a amostra em poder do laboratrio oficial. Art. 74 Toda a colheita de amostra ter que obedecer tcnica de amostragem, que ser aleatria e representativa do lote ou partida do produto. Art. 75 No sendo comprovada, atravs dos exames periciais, a infrao alegada, e sendo o produto considerado prprio para o consumo, a autoridade competente proferir despacho, liberando-o e determinando o arquivamento do processo.

CAPTULO VII Disposies Finais Art. 76 No caber recurso na hiptese de condenao do alimento em razo do laudo laboratorial condenatrio, confirmando em percia de contraprova, ou no caso de flagrante, fraude, falsificao ou adulterao do produto. Art. 77 Os alimentos de origem clandestina sero interditados pela autoridade sanitria e deles sero colhidas amostras para anlise fiscal. 1 Se a anlise fiscal revelar que o produto imprprio para o consumo, ele ser imediatamente inutilizado pela autoridade sanitria. 2 Se a anlise fiscal revelar tratar-se de produto prprio para consumo, ele ser apreendido pela autoridade sanitria e distribudo a instituies assistenciais pblicas ou privadas, desde que beneficentes, de caridade ou filantrpicas. Art. 78 No caso de condenao definitiva do produto, cuja alterao, adulterao ou falsificao no impliquem em torn-lo imprprio para uso ou consumo, ele ser apreendido pela autoridade sanitria e distribudo a estabelecimentos assistenciais, de preferncia municipal. Art. 79 O resultado definitivo da anlise condenatria de alimentos oriundos de outro Estado ser, obrigatoriamente ao rgo de vigilncia sanitria federal e ao Estado interessado.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

19

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 80 O cancelamento da autorizao para funcionamento de empresa e de licena de estabelecimento somente ocorrer aps a publicao, na Imprensa Oficial, de deciso irrecorrvel, sem prejuzo da identificao nos casos previstos em lei. TTULO VI Funcionamento dos Estabelecimentos Art. 81 Todo estabelecimento ou local destinado produo, fabrico, preparo, beneficiamento, manipulao, acondicionamento, armazenamento, depsito ou venda de alimentos dever possuir Certificado de Inspeo Sanitria, Alvar de Localizao e Caderneta Sanitria. 1 O Certificado de Inspeo Sanitria ser concedido aps inspeo das instalaes pela autoridade sanitria, obedecidas as especificaes deste Regulamento e Normas Tcnicas Especiais. 2 Para cada supermercado ou congnere, a repartio sanitria fornecer um nico certificado de inspeo sanitria e para os mercados, um certificado para cada box. 3 A caderneta sanitria conter as anotaes das ocorrncias verificadas pela autoridade sanitria nas visitas de inspeo rotineiras, bem como as anotaes das penalidades que porventura tenham sido aplicadas. 4 Os veculos de transporte de gneros alimentcios devero possuir Certificado de Inspeo Sanitria A, o qual ser concedido pela autoridade sanitria, aps a inspeo. Art. 82 Nos locais em que se fabriquem, preparem, beneficiem, ou acondicionem alimentos, proibido terem em depsito substncias nocivas sade ou que possam servir para alterar, adulterar, fraudar ou falsificar alimentos. Art. 83 S ser permitido o comrcio de saneantes, desinfetantes e produtos similares, em estabelecimentos de venda ou consumo de alimentos, quando neles existir recinto isolado, em local de difcil acesso s crianas, devidamente aprovado pela autoridade sanitria competente, de acordo com a legislao especfica. Pargrafo nico Os produtos mencionados no caput deste artigo devero ser acondicionados em embalagens impermeveis. Art. 84 obrigatria a existncia de aparelhos de refrigerao ou congelao nos estabelecimentos em que se produzam, fabriquem, beneficiem, manipulem acondicionem, armaze-

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

20

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

nem, depositem ou vendam produtos alimentcios perecveis ou alterveis. Pargrafo nico A critrio da autoridade sanitria, a exigncia de que trata este artigo poder estender-se a veculos de transporte. Art. 85 Nos locais e estabelecimentos onde se manipulem, beneficiem, preparem, fabriquem, ou comercializem produtos alimentcios e bebidas, fica vedada s pessoas que neles exeram as suas atividades: I fumar; II varrer a seco; III permitir a entrada ou permanncia de quaisquer animais. Art. 86 Nos estabelecimentos onde se fabriquem, preparem, vendam ou depositem gneros alimentcios haver recipientes adequados, de fcil limpeza e providos de tampo ou recipientes descartveis para coleta de resduos. Art. 87 Ser obrigatrio rigoroso asseio nos estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios. Pargrafo nico Nos gabinetes sanitrios, que devero ser separados por sexo, na proporo prevista em lei, recebendo luz natural ou artificial, bem como ventilao e isolados dos locais de venda, ser obrigatria a existncia de papel higinico, lavatrio com gua corrente, sabo, toalhas de papel ou secador de ar quente e com aviso afixado em ponto visvel, determinando a obrigatoriedade de seu uso, ficando proibidos recipientes para papel higinico usado, sem tampa. Art. 88 As pessoas que manipulem alimentos, quando no exerccio de sua atividade, devem: I manter o mais rigoroso asseio corporal e de vesturio; II fazer vesturio adequado natureza dos servios; III fazer uso de gorro ou outro dispositivo que cubra os cabelos; IV ter mos obrigatoriamente lavadas com gua e sabo antes do incio das atividades, quando tenham tocado material contaminado ou dinheiro e aps a utilizao do gabinete sanitrio; V ter as unhas curtas, sem pintura e limpas; VI abster-se de tocar diretamente com as mos nos alimentos mais do que o absolutamente necessrio e desde que no possam faze-lo com o uso de utenslios apropriados; VII abster-se de fumar e mascar gomas, bem como de usar adornos nos braos; VIII apresentar fiscalizao sanitria a respectiva carteira de sade atualizada, sempre que for exigido; IX usar somente calados fechados.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

21

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

1 O responsvel pela caixa dever receber diretamente dos fregueses o dinheiro e dar-lhes o troco, sendo absolutamente vedado ao manipulador trocar em dinheiro. 2 As pessoas mencionadas no caput deste artigo no podem praticar quaisquer outros atos capazes de comprometer a limpeza do estabelecimento ou asseio dos alimentos. 3 As exigncias deste artigo so extensivas a todos aqueles que, mesmo no sendo empregados ou operrios registrados nos estabelecimentos de gneros alimentcios, estejam vinculados, de qualquer forma, fabricao, manipulao, venda, depsito ou transporte de gneros alimentcios em carter habitual.

TTULO VII Disposies Gerais para Todos os Estabelecimentos Industriais ou Comerciais de Gneros Alimentcios Art. 89 proibido elaborar, extrair, manipular, armazenar, fracionar ou vender produtos alimentcios, condimentos ou bebidas e suas matrias-primas correspondente, em locais inadequados para esses fins, por sua capacidade, temperatura, iluminao, ventilao e demais requisitos de higiene. Art. 90 Os estabelecimentos industriais e comerciais de gneros alimentcios devero: I dispor de dependncias e instalaes mnimas adequadas, na forma da lei, para a produo, fracionamento, conservao, acondicionamento, e armazenamento e comercializao de alimentos; II manter permanentemente higienizadas suas dependncias, bem como as mquinas, utenslios e outros materiais nelas existentes, sendo proibido utilizar essas dependncias como habitao ou dormitrio ou como rea de circulao para residncia ou moradia; III impedir a existncia de plantas txicas em quaisquer de suas dependncias; IV possuir iluminao por luz natural, sempre que seja possvel, e quando necessrio luz artificial, esta dever ser fria e protegida contra acidentes; V evitar a presena de roedores e insetos, agindo cautelosamente quanto ao emprego de venenos, cujo uso s ser permitido nas dependncias no destinadas manipulao ou depsito de alimentos e realizadas por empresas devidamente registradas e credenciadas pela autoridade competente; VI dispor de adequado abastecimento de gua para atender s necessidades do trabalho industrial ou comercial e s exigncias sanitrias;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

22

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

VII dispor de adequado sistema de esgotamento ligados a tubos coletores e este ao sistema geral pblico, quando existentes, ou a fossas spticas; VIII dispor de ventilao suficientes em todas as dependncias, respeitadas as peculiaridades de ordem tecnolgica cabveis; IX possuir instalaes de frio dotadas de dispositivos de controle de temperatura e umidade, quando se fizerem necessrias, em nmero e com rea suficiente, segundo a capacidade do estabelecimento; X armazenar os produtos elaborados, as matriasprimas, os aditivos e as bebidas, bem como o material destinado ao acondicionamento de alimentos, em locais apropriados, em estantes ou suportes adequados; em caso de sacarias, estas devero ser colocadas sobre estrados, afastados no mnimo 15 (quinze) cm do piso ou das paredes; XI possuir mesas de manipulao revestidas na superfcie de material liso impermevel e resistente; XII possuir pisos de superfcie lisa, de material compacto e resistente, com ralos sifonados, providos de grelhas que se fecham, ligados rede de esgotos e paredes convenientemente impermeabilizada, com material adequado, liso e resistente, at a altura mnima de 2m (dois metros), salvo no caso das cozinhas, onde tal material ser estendido at o teto; XIII possuir a maquinaria, bem como os utenslios e equipamentos de tipo aprovado pela tecnologia especfica; XIV fazer por processos mecnicos, evitando-se, o mais possvel o manual, a operao de acondicionamento do produto final; XV manter os produtos alimentares em locais separados dos usados para produtos saneados, desinfetantes, txicos e produtos similares. 1 Nos estabelecimentos comerciais, no ser permitido a exposio de gneros alimentcios fora de sua rea fsica. 2 Nos locais de elaborao de alimentos, proibido a existncia de outras matrias-primas, instrumentos ou materiais estranhos ao processo de fabricao. 3 Nos locais onde se manipulam ou armazenam produtos alimentcios, as aberturas de comunicao e ventilao devero estar providas de dispositivos adequados para impedir, tanto quanto possvel, a entrada de insetos e de impureza. Art. 91 As firmas proprietrias de estabelecimentos que produzam ou fracionem alimentos no responsveis por todo produto que enviam ao comrcio e, quando verificarem que a elaborao ou acondicionamento se deu em condies higinicas defeituosas, bem como a infrao das disposies vigentes,

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

23

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

devero inutilizar o produto imediatamente, ressalvados os casos de aproveitamento autorizado pela autoridade sanitria. 1 consideram-se como destinados ao consumo quaisquer alimentos encontrados em estabelecimentos comerciais ou industriais prprios, ou em suas dependncias, salvo se estiverem em recipientes de lixo, j inutilizados ou em locais isolados com a indicao imprprio para consumo. 2 A amostra para fins de anlise fiscal, que permanecer nos estabelecimentos pelo prazo necessrio referida anlise, dever ficar em recipientes fechado, isolado e sob refrigerao quando for o caso.

TTULO VIII Estabelecimentos Especiais CAPTULO I Estabelecimentos de Beneficiamento e Moagem de Trigo, Milho, Mandioca e Produtos Congneres Art. 92 Os estabelecimentos de beneficiamento de moagem de trigo, milho, mandioca e produtos congneres tero: I dependncias de moagem, ensacamento e estocagem com piso compacto, resistentes e liso, e paredes revestidas de material tambm liso e impermevel, de modo a facilitar a limpeza permanente da pintura sempre que necessrio; II dependncias de lavagem de matria-prima com o piso compacto, liso e resistente, provido de sistema de escoamento das guas servidas e paredes revestidas de azulejos claros, de preferncia brancos, at a altura mnima de 2 (dois) metros. 1 Os silos observaro as exigncias especficas de construo e tecnologia de armazenamento. 2 A operao e o acondicionamento do produto final dever ser feita por processo mecnicos, evitando-se, tanto quanto possvel, o manual. CAPTULO II Fbricas de Massas Alimentcias e de Biscoitos e Estabelecimentos Congneres Art. 93 As fbricas de massas alimentcias, de biscoitos e estabelecimentos congneres tero locais e dependncias a: a) preparo e elaborao dos produtos; b) acondicionamento, rotulagem e expedio; c) exposio e venda;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

24

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

d) refeitrio; e) vestirio; f) instalaes sanitrias; g) depsitos de combustveis. Art. 94 As dependncias destinadas ao preparo de transformao dos produtos sero constitudas de fornos, cadeiras, maquinarias e depsitos de matrias-primas e de aditivos para alimentos. 1 Os fornos e caldeiras sero instalados em locais apropriados e ficaro afastados 50 (cinqenta) centmetros, no mnimo, das paredes dos compartimentos vizinhos. 2 A maquinaria, de padro consentneo com a sua finalidade, ser instalada sobre bases apropriadas, fixas, e ficar afastada das paredes 50 (cinqenta) centmetros, no mnimo, com passagem livre de, pelo menos, 1 (um) metro e 20 (vinte) centmetros entre as partes mveis de mquinas, de acordo com dispositivos da legislao federal e estadual vigentes, relativos segurana e higiene do trabalho. 3 Os depsitos de matrias-primas alimentares e aditivos para alimento, que entrem na elaborao dos produtos, devero ter proteo permanente contra ao de roedores, insetos nocivos sade. Art. 95 Nas fbricas de massas alimentcias e estabelecimentos congneres, a secagem dos produtos deve ser feita por meio de cmaras ou estufas, sendo estas de especificaes tcnicas aprovadas pelo rgo competente. Pargrafo nico As cmaras de secagem tero, obrigatoriamente, paredes, pisos e tetos revestidos de material liso, compacto, resistente e impermevel, com visores para observao do interior. Art. 96 As massas, durante a operao de secagem, devero ficar, obrigatoriamente, em armaes com prateleiras de material de fcil higienizao, instalados dentro das cmaras. Art. 97 Os produtos alimentcios fabricados que, por fora de sua natureza ou tipo de comercializao, no puderem ser completamente protegidos por invlucros prprios e adequados devero ser abrigados em vitrines. CAPTULO III Padarias, Confeitarias e Congneres Art. 98 As padarias, confeitarias e congneres, quando o prdio em que se instalarem se destinar, tambm, indstria panificadora, tero: a) sala de manipulao;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

25

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

b) sala de expedio; c) loja de vendas; d) vestirios; e) instalaes sanitrias; f) depsitos de combustveis. Pargrafo nico A sala de manipulao, com rea total mnima de 35m2 (trinta e cinco metros quadrados), deve ser constituda de forno, cmaras termoreguladora, fermentao, depsito de farinha, maquinaria, mesa de manipulao e assentos. Art. 99 Os depsitos de farinha devero ter: a) paredes revestidas at o teto com material liso e impermevel; b) piso de material compacto, resistente e liso, sem apresentar fendas, de modo a no permitir o acmulo de detritos; c) ventilao e iluminao suficiente; d) proteo permanente contra roedores, insetos e outros agentes nocivos sade. Art. 100 A maquinaria, de padro consentneo com a sua finalidade, deve ser instalada sobre bases apropriadas, fixas, de modo a evitar a trepidao e estar afastada das paredes 0,50 cm (cinqenta centmetros) no mnimo, com passagem livre de pelo menos 1 (um) metro e 30 (trinta) centmetros entre partes mveis de mquinas. Art. 101 Nas salas de manipulao, devem ser observadas as condies de higiene e sade ocupacional, relativos a iluminao, arejamento, regularizao trmica, limpeza, paredes revestidas at o teto com azulejos brancos, vidrados ou de outro material equivalente e piso de superfcie lisa e resistente, com ralos sifonados, providos de grelhas que se fechem. Art. 102 As dependncias destinadas expedio de pes e demais produtos de fabricao devem ter paredes revestidas de material liso e impermevel, apoiados sobre bases de concreto ou acima do piso, no mnimo, 30 (trinta centmentros) e dotadas de instalaes com dispositivos que protejam os alimentos. Art. 103 As dependncias destinadas confeco de doces e salgados observaro os seguintes requisitos: a) rea total interna com mnimo de 12m2 (doze metros quadrados); b) paredes revestidas de azulejos brancos vidrados ou outro material equivalente;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

26

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

c) fogo gs, eltrico ou outro sistema aprovado, provido de mecanismo de exausto de fumaa e vapores; d) armrios para loua e utenslios; e) bancadas com tampos de material liso e impermevel; f) pias de ao inoxidvel ou ferro esmaltado, providas de guas corrente quente e fria. Art. 104 Nas atividades de produo devem ser usados fermentos selecionados, de pureza comprovada, sendo proibida a fermentao pelas iscas de massa. Art. 105 Nos casos em que o po deve ser embalado, a embalagem ser feita em invlucro impermevel, transparente e fechado, contendo o nome e o domiclio a firma produtora, bem como a data de sua fabricao. Pargrafo nico A Secretaria Municipal de Sade determinar os casos e condies em que o po deva ser embalado. Art. 106 As fbricas de doces e demais estabelecimentos congneres devero ter locais e dependncias destinados: a) elaborao ou preparo dos produtos; b) ao acondicionamento, rotulagem e expedio; c) ao depsito de farinha, acar e matrias-primas; d) venda; e) s mquinas, fornos e caldeiras. Art. 107 As farinhas, pastas, frutas, caldas e outras substncias em manipulao devero ser trabalhadas com amassadores e outros aparelhos mecnicos de tipo aprovado. Art. 18 Os produtos sero protegidos por invlucros adequados ao abrigo dos insetos e poeiras e no podero ser embrulhados em papel de imprensa ou j servido.

CAPTULO IV Usinas e Refinarias de Acar Art. 109 As usinas e refinarias de acar tero: a) dependncias de usinagem com piso compacto, resistente e liso, e paredes revestidas de material liso, de modo a facilitar a limpeza permanente e a conservao, com a renovao da pintura, sempre que necessrio; b) depsitos de acar equipados com estrados de madeira para empilhamento de sacos; c) dependncias destinadas a refeitrios, vestirios e sanitrios.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

27

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 110 Nas usinas de acar, a cana destinada moagem dever sofrer seleo e lavagem com gua corrente e jatos, de modo a separar qualquer substncia estranha. Art. 111 Dever sempre ser assegurada ao produto a maior proteo possvel, evitando-se qualquer contaminao ou alterao. CAPTULO V Estabelecimentos Industriais de Torrefao e Moagem de Caf Art. 112 Os estabelecimentos de torrefao e moagem do caf sero instalados em locais em que no se permitir a explorao de qualquer outro ramo de comrcio ou indstria de produtos alimentcios. Art. 113 Os estabelecimentos de torrefao e moagem de caf tero: a) na dependncia de torrefao, paredes revestidas, at o teto, de azulejos brancos ou outro material liso, compacto e resistente, em cores claras, com cantos arredondados; b) nas dependncias de moagem, acondicionamento, expedio e venda, paredes impermeabilizadas at o teto; c) chamin de material adequado, com vazo suficiente para o exterior; d) mquinas e utenslios de tipo aprovado pela tecnologia especfica; e) local apropriado para depsito de caf cru, provido com estrados de material apropriado, afastado do piso pelo menos quinze centmetros, de forma a assegurar a conservao do produto e a proteg-lo contra a umidade. CAPTULO VI Destilarias, Fbricas de Bebidas, Cervejas e Estabelecimentos Congneres Art. 114 As destilarias, fbricas de cerveja, vinhos, licores, xaropes e outras bebidas devero ter: a) dependncias destinadas elaborao, transformao, estocagem, lavagem de vasilhames, acondicionamento, expedio e venda, com piso compacto, resistente e liso e paredes de material tambm liso, de modo a facilitar a limpeza permanente e a conservao, com a renovao de pintura sempre que necessrio; b) dependncias destinadas a refeitrios, vestirios e sanitrios;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

28

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

c) recipientes destinados a cozimento, fermentao e conservao; tubulaes, torneiras, aparelhagem, equipamentos e utenslios de material incuo. 1 A lavagem de vidraria destinada ao acondicionamento de bebidas dever ser feita com gua corrente e preferencialmente por meio de mquinas apropriadas e higinicas. 2 O envasamento e o fechamento do vasilhame sero feitos por processos mecnicos, evitando-se sempre que possvel o contato humano. Art. 115 Durante todas as fases de elaborao de bebidas, dever ser assegurada ao produto a maior proteo possvel, evitando-se qualquer contaminao ou alterao. Art. 116 As substncias empregadas no fabrico de bebidas devero ser mantidas em depsitos especiais, onde lhe seja assegurada a maior proteo possvel. Art. 117 Nas destilarias, fbricas de cervejas, vinhos e outras bebidas, os tonis de envelhecimento e de armazenamento e os que aguardam o envasamento devero ser arrumados de modo a evitar a ao de roedores. Art. 118 Aos estabelecimentos de depsitos, fracionamento e envasilhamento e de distribuio de bebidas so extensivas todas as disposies deste Regulamento, referente s indstrias de bebidas. CAPTULO VII Fbricas de Gelo, Frigorficos e Armazns Frigorficos Art. 119 Nos estabelecimentos de que trata este Captulo, as cmaras de refrigerao sero providas de antecmaras ou cortinas de ar frio e instaladas de modo a assegurar temperatura e umidade adequadas. Art. 120 Os frigorficos e armazns frigorficos s podero aceitar os gneros alimentcios que estejam em perfeitas condies sanitrias. 1 Os gneros alimentcios em conservao frigorfica devero ser depositados em separado, por espcie, de modo a facilitar a sua inspeo. 2 Ao entrar ou sair dos frigorficos, os gneros alimentcios recebero carimbos prprios, assinalando as respectivas datas nas unidades de embalagens. 3 No eventual retorno da mercadoria que esteja em perfeitas condies sanitrias, no havendo decorrido o prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a empresa frigorfica poder aceit-la, observando o disposto no pargrafo anterior.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

29

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

4 Os gneros alimentcios no podero ficar estocados por mais de 6 (seis) meses, ressalvadas as condies peculiares tecnologia de congelao. 5 Decorrido o prazo de que trata o 4, e no tendo sido entregues a consumo pblico, os gneros alimentcios sero apreendidos, podendo a mercadoria ser doada a instituies de fins filantrpicos, a critrio da autoridade sanitria. Art. 121 O gelo ser fabricado com gua potvel, em forma de material incuo e desenformado por processos higinicos. CAPTULO VIII Estabelecimentos que Comercializam Leite e Laticnios Art. 122 Sob a designao genrica de leite s permitida a comercializao do leite de vaca. Pargrafo nico O leite que proceder de outros mamferos dever ter, no seu invlucro, a indicao precisa do animal de origem e estar sujeito s mesmas exigncias previstas para o leite de vaca. Art. 123 Todo o leite destinado ao consumo humano dever ser pasteurizado ou submetido a processo legalmente permitido, de modo a torn-lo isento de germes patognicos, sem prejuzo de suas propriedades fsicas e qumicas, de seus elementos bioqumicos e de seus caracteres organolpticos normais. Art. 124 Os padres de identidade e de qualidade do leite e dos laticnios so os estabelecidos nos dispositivos da legislao federal. Art. 125 A conservao do leite in natura ser feita por meio de emprego de frio, ressalvado o leite esterilizado. 1 Nos entrepostos e depsitos, o leite ser mantido em cmaras frigorficas que garantam uma temperatura no superior a 5C (cinco graus centgrados). 2 Durante o transporte e nos locais de venda, at a sua entrega ao consumo, o leite poder ser mantido em temperatura no superior a 7C (sete graus centgrados). Art. 126 O transporte e a distribuio do leite sero feitos em viaturas que assegurem a temperatura e que satisfaam as condies sanitrias e higinicas. 1 Nessas viaturas, no ser permitida a conduo de outros produtos, excetuados os derivados do leite.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

30

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

2 As viaturas, referidas neste artigo, devero sofrer vistoria pela autoridade sanitria, anualmente. Art. 127 O leite e seus derivados destinados ao consumo pblico sero transportados e colocados venda envasados em embalagens devidamente aprovadas. Art. 128 S ser permitida a venda de leite e laticnios nos estabelecimentos que disponham de sistema de frio exclusivo destinado sua conservao, atendidas as peculiaridades da tecnologia especfica para cada produto. Art. 129 proibida a abertura de embalagem do leite para a venda fracionada do produto, salvo quando destinado ao consumo imediato, nas leiterias, cafs, bares e estabelecimentos similares.

CAPTULO IX Estabelecimentos que Comercializam Carnes e Derivados ou Subprodutos Art. 130 So consideradas carnes para consumo humano as oriundas das espcies bovina, eqina, suna e caprina, bem como aves, coelhos, caas e animais aquticos e anfbios. Art.131 Somente poder ser exposta venda e ao consumo, com a denominao de carne fresca ou verde, a proveniente de animais sadios, abatidos em matadouros ou abatedouros registrados e fiscalizados, e entregues at 24 (vinte e quatro) horas do abate do animal. 1 Ultrapassadas as 24 (vinte e quatro) horas do abate, a carne somente poder ser entregue ao consumidor se conservada em cmara frigorfica, mediante processo adequado de refrigerao ou congelao e transportada, dessa mesma forma, dos estabelecimentos de abate para os entrepostos ou estabelecimentos de consumo. 2 As carnes conservadas, na forma do pargrafo anterior, denominam-se carnes resfriadas e congeladas, respectivamente. Art. 132 Somente ser permitido expor venda e ao consumo s carnes e derivados provenientes de estabelecimentos devidamente registrados no rgo competente. Art. 133 Os produtos e subprodutos oriundos de animais abatidos em estabelecimentos no registrados, quando expostos venda e ao consumo e julgados pela fiscalizao em condi-

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

31

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

es higinicas satisfatrias, sero distribudos a instituies de fins filantrpicos, de preferncia municipais. Art. 134 Nos estabelecimentos que comercializam carnes, ser facultada a venda de carne fresca moda, sendo feita esta operao, obrigatoriamente, em presena do comprador, ficando, porm, proibido mant-la estocada nesse estado. Art. 135 Nos estabelecimentos que comercializam carnes, ser facultada a venda de vsceras frescas ou frigorificadas. Art. 136 proibida a industrializao nos estabelecimentos que comercializem carnes. 1 Ser facultado vender carnes conservadas e preparadas procedentes de fbricas legalmente licenciadas e registradas, desde que os estabelecimentos mencionados no caput deste artigo possuam balco com vitrina frigorificado, especialmente destinado exposies dos referidos produtos. 2 As carnes preparadas, conservadas ou fabricadas nos estabelecimentos que comercializem carnes, excetuados os casos do 1 , sero sumariamente apreendidas. Art. 137 Os aougues devero obedecer s seguintes condies fsicas: a) rea mnima de 20m2 (vinte metros quadrados), com testada nunca inferior a 4 m (quatro metros); b) paredes impermeabilizadas, at o teto, com azulejos brancos ou de material equivalente de cor clara sendo proibidos a cor vermelha e seus matizes; c) piso de superfcie lisa, compacta, de cor clara, excluindo-se a vermelha e seus matizes, com declive suficiente para o escoamento das guas de lavagem atravs de ralos sifonados, providos de grelhas que se fecham e ligados a rede de esgoto; d) teto pintado de cor clara ou revestido de material impermevel, sendo proibida a cor vermelha e suas matizes; e) portas de frentes guarnecidas por grades de ferro ou ao, de modo a permitir constante e franca renovao de ar, na parte inferior, almofadas em chapa metlica com atura de 20 cm (vinte centmetros). Art. 138 Nos aougues, a iluminao se far por luz natural; quando se tornar necessrio o emprego de luz artificial, esta dever ser a mais semelhante possvel a natural, sendo proibida a colorao vermelha, mediante quaisquer artifcios. Art. 139 Os aougues tero gua corrente em quantidade suficiente e sero providos de pias esmaltadas ou inoxidveis

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

32

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

e lavatrio de loua, com sifo, ligados diretamente rede de esgoto. Pargrafo nico Nas localidades onde no haja rede de esgoto, as guas servidas tero destino conveniente, de acordo com o sistema indicado pelo rgo tcnico. Art. 140 Todo o equipamento, inclusive o tendal, ser instalado a altura mnima, de modo a que as carnes a serem dependuradas para desossa ou pesadas no entrem em contato com o piso dos estabelecimentos. Pargrafo nico Os utenslios e instrumentos sero de ao inoxidvel, sendo desaconselhvel o uso de machados e machadinhas, permitida a utilizao de bandejas de material impermevel de cantos arredondados. Art. 141 Os balces de alvenaria sero revestidos de azulejos brancos ou de material liso e impermevel, desprovidos de molduras, e tero altura mnima de 1m (um metro), devendo assentar diretamente sobre o piso, em base de concreto. 1 Os balces pr-fabricados sero de ao inoxidvel ou de outro material previamente aprovado pelo rgo tcnico, obedecendo s demais especificaes previstas neste artigo. 2 Os balces sero equipados com vitrines frigorficas, com altura de 1m (um metro) e temperatura nunca superior a 07C (sete graus centgrados) onde sero expostas, obrigatoriamente, as carnes destinadas venda. Art. 142 Os aougues sero dotados de geladeiras comerciais ou cmaras frigorficas, com temperatura no superior a 0C (zero grau centgrado), equipadas com estrados de material apropriado e destinadas, exclusivamente, conservao das carnes. Art. 143 Somente ser permitido manter as carnes no tendal, em temperatura ambiente durante a operao de dessossa e corte. Art. 144 As carnes em geral e as vsceras sero mantidas em frigorfico ou em vitrines frigorficadas. Art. 145 A carne encontrada em contato direto com gelo ser apreendida. Art. 146 expressamente proibido o emprego de jornais, revistas e papis usados ou servidos para embrulhar carnes e vsceras. Art. 147 Somente ser permitida a entrega de carnes e vsceras em domiclio quando devidamente acondicionadas em veculos de caixa fechada revestida interna e externamente de

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

33

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

ao inoxidvel, ou vasilhames plsticos capazes de conservar o produto em temperatura no superior a 07C (sete graus centgrados). Art. 148 obrigatria a limpeza e higienizao diria dos aougues e estabelecimentos congneres e de todos os seus equipamentos, utenslios e instrumentos. Art. 149 Os ossos, sebos e resduos, sem aproveitamento imediato, sero armazenados sob refrigerao em caixas fechadas, revestidas interna e externamente de folha-deflandres, alumnio, ao inoxidvel ou vasilhames plsticos higienizados diariamente em local prprio.

CAPTULO X Estabelecimentos que Comercializam Pescado Art. 150 As peixarias so estabelecimentos destinados venda de peixes, moluscos, crustceos e outras espcies aquticas, frescas, frigorificadas ou congeladas. 1 As peixarias so obrigadas a vender o peixe eviscerado e limpo, excetuando-se o pescado mido, de tamanho mximo de vinte e cinco centmetros. 2 Ser facultada, s peixarias, a venda de peixes, moluscos, crustceos e outras espcies aquticas, congeladas, oriundas de estabelecimentos registrados, quando devidamente conservadas e acondicionadas em invlucros rotulados. Art. 151 proibida qualquer industrializao do pescado no local de venda e armazenamento, inclusive a salga, prensagem, cozimento e defumao. Art. 152 As peixarias devero ter as seguintes condies fsicas: a) rea mnima total de vinte metros quadrados, sendo que a largura no dever se inferior a trs metros, nos estabelecimentos especficos, excetuando os localizados em mercados e supermercados, cuja rea total no poder ser inferior a quinze metros quadrados; b) paredes impermeabilizadas at o teto, com azulejos brancos ou outro material equivalente, sendo proibidos a cor vermelha e seus matizes; c) piso de superfcie lisa, compacta, de cor clara, excluindo-se a vermelha e seus matizes, com declive suficiente para o escoamento das guas de lavagens atravs de ralos sifonados, providos de grelhas que se fechem e ligados rede de esgotos;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

34

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

d) teto pintado de cor clara ou revestido de material impermevel, sendo proibido a cor vermelha e seus matizes; e) portas de frente guarnecidas por grades de ferro ou ao, de modo a permitir a renovao do ar, tendo, na parte inferior, almofada em chapa metlica com altura mnima de vinte centmetros; f) instalaes sanitrias, isoladas dos locais de trabalho e obedecendo aos requisitos tcnicos. Art. 153 A iluminao artificial das peixarias ser a mais semelhante possvel natural, sendo permitida, tambm, a luz fria. Art. 154 As peixarias tero gua corrente, em quantidade suficiente, e sero providas de pias inoxidveis e lavatrios de loua, com sifo, ligados diretamente rede de esgotos. Pargrafo nico Nas localidades onde no haja rede de esgotos, as guas servidas tero destino conveniente, de acordo com o sistema indicado pelo rgo tcnico competente. Art. 155 Os balces e alvenaria sero revestidos de azulejos brancos ou material liso e impermevel, desprovidos de molduras e tero altura mnima de um metro, devendo assentar diretamente sobre o piso, em base de concreto. Pargrafo nico Os balces pr-fabricados sero de ao inoxidvel ou outro material previamente aprovado pelo rgo tcnico e devero ficar afastados do piso quinze centmetros, no mnimo, obedecendo s demais especificaes previstas neste artigo. Art. 156 As peixarias sero dotadas de geladeiras comerciais e cmaras frigorficas, com temperatura no superior a 0C (zero grau centgrado) equipado com estrados de material apropriado e destinadas, exclusivamente, conservao do pescado. Art. 157 proibido manter o pescado fora de conservao frigorfica, exceto durante a fase de limpeza e eviscerao. 1 O pescado fresco ou resfriado s pode ser exposto venda desde que conservado sob ao direta do gelo ou em balco frigorficado. 2 O pescado fracionado ser exposto, obrigatoriamente, em balco frigorificado. Art. 158 expressamente proibido o emprego de jornais, revistas e papis usados ou maculados para embrulhar o pescado.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

35

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 159 Somente ser permitida a entrega em domiclio quando devidamente acondicionado em veculo provido de caixa fechada, revestida, interna e externamente, de ao inoxidvel, capaz de conservar o produto a temperatura no superior 0 (zero grau centgrado). Art. 160 obrigatria a limpeza diria das peixarias e todos os seus equipamentos, utenslios e instrumentos. Art. 161 As peixarias tero em local apropriado caixas fechadas, de material aprovado pelo rgo tcnico, revestidas, internamente e externamente, de folha-de-flandres, alumnio ou ao inoxidvel, destinadas a guarda de escamas, vsceras e produtos destinados venda. Art. 162 Somente ser permitida a venda de pescado, fora das peixarias, quando devidamente acondicionado e em veculos frigorficos, vistoriados pela autoridade sanitria. Art. 163 Consideram-se entrepostos do pescado os estabelecimentos que, alm dos seus demais componentes e obedecidas as disposies referentes aos estabelecimentos que o comercializem, forem equipados com cmaras frigorficas, com capacidade suficiente de armazenagem temperatura no superior -25C (vinte e cinco graus centgrados) negativos. Art. 164 proibido o preparo ou fabrico de conservas nos estabelecimentos que comercializem o pescado.

CAPTULO XI Mercados e Supermercados Art. 165 O edifcio ou prdio, cuja construo se destinar a mercado e supermercado, dever atender s exigncias e condies seguintes: a) rea livre, para circulao, correspondente a 40 por cento da rea construda; b) p direito mnimo de 6m (seis metros), medidos da parte mais baixa do telhado, observando-se a regulamentao especfica para os diferentes ramos de comrcio; c) paredes, mesmo as divisrias de boxes, impermeabilizadas, at a altura mnima de 2m (dois metros), com azulejos ou outro material previamente aprovado pelo rgo tcnico competente e de acordo com a regulamentao especfica para os diferentes ramos de comrcio; d) paredes, acima do revestimento a que se refere a alnea anterior, pintadas em cores claras, com tinta a leo, plstica ou outro material previamente aprovado pelo rgo tcnico e mantidas permanentemente ntegras e limpas.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

36

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 166 Os mercados e supermercados sero providos de instalaes frigorficas adequadas ao tipo de comrcio. Pargrafo nico a conservao do pescado, carnes, frutas e demais gneros alimentcios, nas cmaras frigorficas desses estabelecimentos, no dever ultrapassar o prazo de 15 (quinze) dias. Art. 167 As bancas para exposio de conservas de origem animal sero de material liso, impermevel e resistente, com inclinao suficiente para escoamento de lquidos. Art. 168 Os gneros alimentcios devero estar separados dos produtos de perfumaria e de limpeza. Art. 169 Todos os equipamentos, utenslios e instrumentos utilizados nos estabelecimentos devero ser mantidos conservados e limpos. Art. 170 Os pisos dos mercados e supermercados sero mantidos limpos. Pargrafo nico Sero dispostos em locais prprio recipientes de fcil limpeza, para a coleta de lixo e detritos. Art. 171 So proibidos nos mercados e supermercados o fabrico de produtos alimentcios e a instalao de abatedouros de aves e pequenos animais, permitida a fabricao de produtos de panificao. CAPTULO XII Emprios, Mercearias, Armazns, Depsitos de Gneros Alimentcios e Estabelecimentos Congneres Art. 172 Os emprios , mercearias, armazns e depsitos de gneros alimentcios e estabelecimentos congneres tero: a) piso ladrilhado e paredes revestidas com material liso impermevel e resistente, at a altura de dois metros, no mnimo; b) mesas ou balces com tampos lisos impermeveis e resistentes, podendo ser de alvenaria em base de concreto. Art. 173 proibido: a) manter em depsito ou expor venda substncias txicas ou custicas cujas embalagens se prestem a confuso com alimentos; b) expor venda ou ter em depsito, entre os gneros alimentcios, para consumo pblico, gneros deteriorados, falsificados ou fraudados.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

37

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 174 Os gneros alimentcios devero estar protegidos da ao de poeiras, insetos e impurezas, devendo, ainda, evitar-se a ao direta dos raios sobre os alimentos de fcil alterao ou que possam ser ingeridos sem coco. Art. 175 As quitandas, casas e depsitos de frutas devero ter suas instalaes em lojas destinadas exclusivamente a esse ramo de comrcio, sendo proibida a exposio e venda de aves e outros animais, assim como a de combustveis. Art. 176 Nas quitandas, casa e depsitos de frutas, todos os gneros alimentcios devero estar convenientemente protegidos de agentes nocivos sade, devendo, ainda evitarse a ao direta dos raios solares. Art. 177 permitido o armazenamento de banana e outras frutas em estufas, ficando proibido para o seu amadurecimento o uso de quaisquer processos que constituem riscos sade. Art. 178 proibido expor venda ou manter em depsitos frutas amolecidas, esmagadas ou fermentadas, bem como verduras e legumes deteriorados ou imprprios para o consumo. Art. 179 Ser facultada a venda de carvo nas quitandas, desde que exposto em sacos de papel resistente, conservados em perfeito estado, sendo proibido o fracionamento dessa mercadoria. CAPTULO XIII Casas e Depsitos de Ovos, Aves e Pequenos Animais Vivos Art. 180 As casas e depsitos de ovos, aves e pequenos animais vivos podero ter suas instalaes ou lojas destinadas exclusivamente a esse ramo de comrcio, devendo as portas de frente ser guarnecidas por grades de ferro ou ao, de modo a permitir a renovao de ar, tendo, na parte inferior, almofada em chapa metlica com altura de 20 cm (vinte centmetros). Art. 181 As gaiolas sero de fundo duplo mvel, de modo a permitir a sua limpeza e lavagens, providas de comedouros e bebedouros metlicos. Art. 182 expressamente proibido expor venda ou manter no estabelecimento aves e pequenos animais doentes, em ms condies de nutrio, ou confinados em espao insuficiente.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

38

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 183 proibido o abate, bem como a venda de aves e pequenos animais abatidos, assim como a permanncia de equipamentos destinados a tal finalidade. Art. 184 Os ovos venda sero acondicionados em caixas apropriadas, protegidas da ao direta dos raios solares, em locais ventilados, devendo ser considerados imprprios para o consumo os que se apresentarem sujos, gretados, quebrados, putrefeitos ou com odores anormais, bem como os que, ovoscopia, se mostrarem embrionados, infestados, infectados ou mofados. CAPTULO XIV Restaurantes, Churrascarias, Bares, Cafs, Lanchonetes e Estabelecimentos Congneres Art. 185 Os restaurantes, churrascarias, bares, cafs, lanchonetes e estabelecimentos congneres devero possuir: a) fogo dotado de coifa ou cpula equipada com filtro de carvo ou outro material absorvente; b) cozinhas providas de bancadas com tampos de material liso, compacto e resistente, com pias de ao inoxidvel em nmero suficiente, gua corrente quente e fria e dispositivos adequados para guarda dos utenslios e apetrechos de trabalho em condies higinicas. 1 As cozinhas, quando instaladas em edifcios de mais de dois pavimentos, devero possuir sistema exaustor adequado e suficiente, de modo a evitar o superaquecimento, o viciamento da atmosfera interior e exterior por fumaa, fuligem ou resduos gasosos resultantes da coco e fritura dos alimentos. 2 No sero licenciados os estabelecimentos mencionados no caput deste artigo, se as cozinhas no estiverem ajustadas capacidade operacional instalada, de acordo como cdigo de Obras em vigor. Art. 186 Os bares e estabelecimentos que no confeccionam nem sirvam refeies podero ter copas e cozinhas com reas compatveis com os equipamentos e suas finalidades. Art. 187 expressamente proibido o funcionamento desses estabelecimentos quando no dispuserem de gua corrente quente e fria em quantidade suficiente aos seus misteres. Art. 188 As despensas e adegas sero instaladas em locais especficos, obedecendo aos requisitos de higiene.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

39

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 189 Nos restaurantes, churrascarias, cafs, lanchonetes e estabelecimentos congneres observar-se- o seguinte: I os vasilhames e os utenslios utilizados para preparar ou servir alimentos sero de material incuo; II expressamente proibido o uso de pratos, copos, talheres e demais utenslios quando quebrados, lascados, gretados ou defeituosos; III os aucareiros sero de tipo higinicos e providos de tampa de fechamento eficiente; IV as louas, copos, talheres, e demais utenslios, depois de convenientemente lavados em gua quente ou higienizados por outro processo aprovado previamente pela autoridade sanitria, devero ser protegidos da ao de poeiras, insetos e impurezas; V as louas, copos, talheres, e guardanapos devero ser levados para as mesas limpos e secos; VI substncias destinadas preparao dos alimentos devero ser depositadas em locais adequados e convenientemente protegidas, sendo que as carnes, o pescado e os demais alimentos de fcil decomposio sero conservados em geladeiras ou cmaras frigorficas; VII as toalhas de mesa, logo aps a sua utilizao, sero substitudas por outras limpas; VIII nas cozinhas, sero guardados exclusivamente os utenslios e apetrechos de trabalho, bem como as substncias e os artigos necessrios confeco dos alimentos e dispostos de forma a assegurar sua higiene e conservao; XI uma vez confeccionados para consumo imediato, com ou sem coco, assadura, ou fritura, os alimentos no podero ser guardados por mais de 24 (vinte e quatro) horas aps o preparo nem serem utilizados para elaborao de novos pratos; X as sobras e os restos de comida que voltam dos pratos, por no terem sido consumidos, devero ser imediatamente depositados nos recipientes prprios para coleta dos resduos de alimentos; XI proibido produzir bebidas alcolicas no prprio estabelecimento, sendo permitida a sua manipulao para uso imediato e sempre vista do consumidor; XII os copos, taas, clices e demais recipientes para servir bebidas s podero ser resfriados pelo uso direto de gelo obtido de gua filtrada e gua gelada filtrada; XIII o uso de gelo em contato direto com a bebida, somente quando obtido de gua filtrada; XIV o uso obrigatrio de filtros de gua, de modelo aprovado; XV a lavagem prvia, em gua corrente e fria, das xcaras e colheres de caf, que sero conservadas em aparelhos apropriados a uma temperatura no inferior a 90C (noventa graus centgrados).

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

40

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 190 facultado s churrascarias instalar churrasqueiras em locais adequados, mesmo ao ar livre, desde que atendendo aos preceitos de higiene, bem como confeccionar molhos tpicos e usar carvo vegetal como combustvel.

CAPTULO XV Pastelarias, Pizzarias e Estabelecimentos Congneres Art. 191 As pastelarias, pizzarias e estabelecimentos congneres devero ter: a) local de manipulao e elaborao; b) paredes revestidas at o teto de azulejos ou outro material liso, impermevel, devendo a cozinha dispor de rea interna de acordo com o Cdigo de Obras em vigor; c) fogo a gs, eltrico ou de outros sistema aprovados, dotado de coifa ou cpula equipada com filtro de carvo ou outro material absorvente, sendo proibido conduzir a fumaa, fuligem ou resduos gasosos, resultantes de coco e frituras dos alimentos, diretamente para o exterior sem conexo com sistema exaustor; d) local de exposio e venda. Art. 192 As massas e recheios devero ser preparados e utilizados no mesmo dia, no podendo ser conservados no frigorfico por mais de 24 (vinte e quatro) horas. 1 Os ingredientes para confeco dos recheios devero estar em condies de consumo. 2 Na elaborao de massas e recheios, proibida a utilizao de leo e gorduras j servidas previamente. 3 obrigatria a substituio da gordura ou leo de fritura assim que apresentarem sinais de saturao, modificao na sua colorao ou presena de resduos queimados. Art. 193 Os fornos de pizza e mquinas de assar sero instalados em locais adequados, fora do alcance do pblico. 1 As formas de pizza s podero ser de alumnio ou de ao inoxidvel. 2 As massas de pizza, uma vez preparadas, podero ser utilizadas dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas desde que sejam conservadas em frigorficos. 3 Todos os ingredientes para a confeco de pizzas devero ser conservados dentro dos preceitos de higiene e em frigorfico. Art. 194 As pizzas, uma vez preparadas e cozidas, quando destinadas venda em fatias, sero conservadas nas prprias formas, devidamente protegidas do contato direto e indireto do consumidor.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

41

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Pargrafo nico As pizzas s podero ser levadas dos estabelecimentos em embalagens apropriadas. Art. 195 As churrasqueiras, frigideiras e demais aparelhos e utenslios sero rigorosamente limpos e os equipamentos destinados a frituras sero dotados de sistema exaustor. Art. 196 A venda de churrasco e churrasquinho somente ser permitida quando forem preparados no prprio estabelecimento. 1 A carne destinada manipulao de churrascos e churrasquinhos dever ser conservada no frigorfico do estabelecimento em condies higinicas satisfatrias. 2 As carnes, uma vez manipuladas, sero obrigatoriamente conservadas em frigorficos. 3 As verduras e os legumes sero frescos e acondicionados higienicamente. Art. 197 As carnes, lingias, salsichas e outros produtos derivados, para consumo no estabelecimento, tero, obrigatoriamente, invlucro, rtulo ou nota de venda que torne possvel identificar a sua procedncia, devendo ser conservados em frigorficos. Art. 198 S ser permitido o uso de molhos e condimentos oriundos de estabelecimentos industriais quando mantidos nos recipientes originais e sempre protegidos de insetos e impurezas. CAPTULO XVI Estabelecimentos que Comercializam Produtos Alimentcios Liquidificados e Sorvetes Art. 199 As moendas de cana tero instalaes apropriadas, devendo o caldo obtido passar por coadores destinados sua melhor preparao. 1 S ser permitida a utilizao de cana raspada e em condies satisfatrias de consumo. 2 A estocagem e a raspagem e cana sero realizadas em dependncias com piso e parede impermeabilizados. 3 Os resduos de cana devero ser mantidos em depsitos fechados at a sua remoo. 4 O uso de gelo em contato direto com a bebida, somente quando obtido de gua filtrada.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

42

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 200 Os produtos obtidos pela liquidificao de alimentos in natura, com ou sem adio de matria-prima alimentar, sero de preparao recente, para consumo imediato. 1 As frutas, legumes, leite e demais produtos alimentcios utilizados devero estar em perfeitas condies de consumo. 2 A gua em seu estado natural ou slido, quando usada nos produtos liqefeitos e sorvetes, dever ser filtrada e estar em condies de consumo. Art. 201 Os sorvetes, refrescos e refrigerantes sero preparados com gua filtrada e ingredientes em condies de consumo, sendo permitida, quanto aos ltimos, a gaseificao exclusivamente pelo anidrido carbnico puro. CAPTULO XVII Estabelecimento de Horticultura e Fruticultura e Criadores de Animais Art. 202 A autoridade sanitria poder apreender ou determinar a destruio de todo produto de horticultura ou fruticultura quando verificar que, em sua produo, foram utilizados defensivos agrcolas ou agrotxicos de forma indevida, ou em percentuais superiores aos permitidos pela legislao vigente ou, ainda, quando em sua irrigao, rega ou lavagem forem usadas guas poludas, servidas ou contaminadas. Art. 203 Os estbulos, cocheiras, avirios, pocilgas e outros estabelecimentos que, de qualquer modo, criem animais, no podero estar situados em locais onde possam causar incmodo ou insalubridade populao, no podendo, em nenhuma hiptese, esses estabelecimentos, estarem localizados a menos de 50 metros das divisas vizinhas ou de frente dos logradouros. TTULO IX Feiras-Livres e Comrcio Ambulante de Alimentos CAPTULO I Feiras-Livres Art. 204 Todos os alimentos destinados venda nas feiras-livres devero estar agrupados de acordo com a sua natureza e protegidos da ao dos raios solares, chuvas e outras intempries, sendo proibido t-los diretamente sobre o solo.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

43

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Pargrafo nico A exposio de alimentos que a autoridade sanitria especificar somente ser permitida em bancas ou tabuleiros devidamente protegidos e revestidos de chapas de ferro zincado, galvanizado ou outro material equivalente. Art. 205 Nas feiras-livres, permitido vender alimentos in natura e produtos alimentcios de procedncia comprovada da indstria registrada, assim especificados: a) frutas e hortalias; b) galinceos, quando mantidos em gaiolas de fundo duplo mvel, de ferro galvanizado, providas de comedouro e bebedouro metlicos; c) ovos devidamente inspecionados e classificados, oriundos de estabelecimentos registrados; d) aves e pequenos animais abatidos, limpos, eviscerados, originrios de abatedouros registrados e com Inspeo Federal, Estadual ou Municipal, desde que acondicionados em veculos frigorficos com sistema de frio prprio e contnuo, que conserve os produtos temperatura no superior a 7C, e que garantam a proteo contra a poeira, insetos e contato direto ou indireto do consumidor; e) massas alimentcias, cereais e produtos enlatados ou de acondicionamento adequado, com rotulagem indicativa de sua procedncia; f) balas, doces ou biscoitos, quando acondicionados por unidade de peso ou quantidade, em invlucro impermevel, transparente e fechado, devidamente rotulado; g) biscoitos a granel, acondicionados em recipientes apropriados, que s sero abertos durante a venda; h) produtos salgados, defumados e embutidos com especificaes indicativas de sua procedncia; i) laticnios regularmente embalados, rotulados e mantidos sob refrigerao. Art. 206 expressamente proibido: a) vender doces de preparao caseira ou retalhados; b) vender frutas descascadas, raladas ou fracionadas, bem como hortalias cortadas; c) vender carne fresca ou verde; d) vender galinceos doentes ou em mau estado de nutrio; e) vender ovos sujos, gretados, velhos ou anormais; f) vender carne bovina fresca, resfriada ou congelada; g) o fracionamento e a eviscerao dos produtos nos locais de venda, bem como o contato com o piso dos veculos. Art. 207 Aos feirantes obrigatrio: a) trazer em seu poder licena e carteira de sade devidamente atualizada;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

44

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

b) usar durante a jornada de trabalho vesturio adequado, de cor clara; c) manter asseio individual e conservar limpos os tabuleiros, bancas, mesas, veculos e demais instrumentos de trabalho, bem como a rea ao seu redor; d) embrulhar alimentos em papel manilha ou similar, quando necessrio, sendo vedado o emprego de jornais, revistas e papis usados ou maculados; e) manter protegidos os gneros alimentcios que, de acordo com sua natureza, necessitem de proteo contra insetos, poeiras, perdigotos e outros agentes nocivos; f) manter em seu veculo gua potvel corrente. Pargrafo nico A licena sanitria do feirante pessoal e intransfervel e deve ser renovada anualmente. Art. 208 Alm das exigncias contidas neste captulo, os feirantes devero observar, tambm, no que couber, o disposto no captulo seguinte.

CAPTULO II Comrcio Ambulante de Alimentos Art. 209 O comrcio ambulante de alimentos poder ser exercido mediante o emprego de: a) veculos, motorizados ou no, estando includos os trailer, previamente vistoriados e aprovados pela autoridade sanitria; b) tabuleiros adequados com as dimenses mximas de 1m x 60 cm (um metro por sessenta centmetros); c) cestas, caixas envidraadas, pequenos recipientes trmicos e outros meios adequados. Pargrafo nico Os implementos a que se refere este artigo devem ser mantidos em boas condies de higiene e conservao. Art. 210 Os produtos alimentcios e bebidas s podero ser dados ao consumo quando oriundos de estabelecimentos industriais ou comerciais registrados no rgo competente e acondicionados em invlucro ou recipiente rotulado. Art. veculos, produto gidos por 211 As aves abatidas s podero ser vendidas em quando dotados de equipamentos capazes de manter o temperatura de 0C (zero grau centgrado) e proteinvlucro impermevel e transparente.

Art. 212 Somente ser permitida a venda de pescado quando devidamente acondicionado em viaturas providas de instalaes especiais que assegurem frigorificao adequada.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

45

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

1 Nesta modalidade de venda, sero permitidos no interior dos veculos especiais a eviscerao, a limpeza e o fracionamento do pescado. 2 O pescado eviscerado ou fracionado encontrado em contato direto com o gelo ser apreendido e inutilizado. Art. 213 Somente ser permitida a venda de refrescos e sorvetes, quando originrios de estabelecimentos registrados, em recipientes descartveis ou consumveis. Art. 214 As frutas e legumes devero estar em perfeitas condies de consumo e expostas venda em tabuleiros ou outros recipientes adequados. Pargrafo nico No ser permitida a venda de frutas fracionadas. Art. 215 Os veculos empregados no comrcio ambulante devem ser equipados com recipientes adequados, destinados a recolher os resduos e os envoltrios. Art. 216 O pedido de certificado de inspeo sanitria ou de renovao dever ser feito autoridade sanitria em requerimento instrudo com os seguintes documentos: a) carteira de sade; b) carteira profissional; c) prova de que o veculo ou recipiente foi vistoriado pela autoridade sanitria. 1 Os ambulantes sero obrigados a trazer em seu poder a documentao a que se refere este artigo. 2 O certificado de inspeo sanitria do ambulante pessoal, intransfervel e dever ser renovado anualmente. Art. 217 O local de estacionamento do ambulante quando permitido, e que poder variar a critrio da autoridade, dever ser mantido em perfeitas condies de limpeza. Art. 218 Os ambulantes devem apresentar-se tarjados e calados, em condies de asseio, sendo obrigatrio o uso de guarda-p, bon ou gorro ou outra proteo para cabelo. Art. 219 expressamente proibido ao ambulante: a) venda de bebidas alcolicas; b) o uso de fogareiro na via pblica, salvo quando indispensvel atividade licenciada; c) o preparo ou manipulao de qualquer tipo de bebida ou alimento na via pblica, com exceo das atividades licenciadas para esse fim; d) o contato manual direto com os produtos no acondicionados;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

46

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

e) a utilizao dos veculos, cestas, caixas ou tabuleiros destinados ao transporte e venda de alimentos, como depsito de quaisquer mercadorias ou objetos estranhos atividade comercial; f) embrulhar gneros alimentcios em jornais, revistas e papis usados ou maculados; g) o uso de maioneses caseiras ou industrializadas no preparo dos alimentos.

TTULO X Engenharia Sanitria CAPTULO I Normas Gerais Art. 220 Todo prdio destinado habitao ou para fins comerciais ou industriais dever ser ligado s redes de abastecimento de gua e de remoo de dejetos, quando a explorao dos respectivos sistemas for estadual, municipal ou concedida. Pargrafo nico No caso de inexistncia das redes de abastecimento de gua e remoo de dejetos, fica o proprietrio responsvel pela adoo de processos adequados, observadas as normas estabelecidas pelo rgo sanitrio. Art. 221 Processar-se-o em condies que no afetem a esttica nem tragam malefcios ou inconveniente sade e ao bem-estar coletivo ou individual: I a coleta, a remoo, o destino e o acondicionamento do lixo; II o lanamento ao ar de substncias estranhas, sob forma de vapores, gases, poeiras ou qualquer substncia incmoda ou nociva sade; III a drenagem do solo, como medida de saneamento do meio; IV o uso de piscinas; V a manuteno de reas baldias. Art. 222 As habitaes e construes em geral obedecero aos requisitos de higiene indispensveis proteo da sade dos moradores e usurios. 1 As habitaes, os estabelecimentos comerciais ou industriais, pblicos ou privados, e as entidades e instituies de qualquer natureza so obrigados a atender os preceitos de higiene.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

47

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

2 Os projetos de construo de imveis, destinados a qualquer fim, devero prever os requisitos de que trata o presente artigo. Art. 223 Os projetos de sistemas de abastecimentos de gua e coleta de esgotos, destinados a fins pblicos ou privados, devero ser elaborados em obedincia s normas e especificaes baixadas pelo rgo tcnico encarregado de examin-los, sendo vedada a instalao de tubulaes de esgoto em locais que possam representar risco de contaminao de gua potvel. Art. 224 A disposio de esgotos nas praias e nos copos de gua, bem como em reas adjacentes ou de influncia, s poder ser feita de modo a no causar riscos sade. Art. 225 Todo imvel, qualquer que seja a sua finalidade, dever ser abastecido de gua potvel em qualquer quantidade suficiente e dotado de dispositivos e instalaes adequadas, destinados a receber e conduzir os despejos e ligados rede pblica, salvo as excees previstas em lei. 1 Para efeito deste artigo, excluem-se os edifcios cuja disposio dos telhados oriente as guas pluviais para o seu prprio terreno. 2 As guas pluviais provenientes de calhas e condutores das edificaes devero ser canalizadas at as sarjetas, passando sempre por baixo das caladas. Art. 226 A inspeo e a fiscalizao no tocante Engenharia Sanitria, Higiene Habitacional, Ambiental e emisso do Certificado de Inspeo Sanitria sero realizadas sob superviso tcnica do engenheiro.

CAPTULO II Promoo da Higiene Habitacional Art. 227 As habitaes e construes em geral obedecero aos requisitos de higiene indispensvel proteo da sade dos moradores e usurios. Pargrafo nico obrigatrio manter em perfeito estado de asseio e funcionamento as instalaes de banheiros lavabos, mictrios, pias, tanques, ralos, bebedouros, inclusive os sistemas hidrulicos de gua potvel e das servidas, torneiras, vlvulas, bias e todos os seus acessrios e pertences.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

48

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 228 proibido a instalao de peas, canalizaes e aparelhos sanitrios que apresentem defeitos ou solues de continuidade que possam acarretar infiltraes, vazamentos ou acidentes. Art. 229 obrigatrio a limpeza e a desinfeco das caixas de gua e das cisternas, semestralmente, devendo suas tampas ser mantidas com perfeita vedao e sem acmulo de objetos sobre elas. Art. 230 As caixas de gua e cisternas devero: I ser construdas e revestidas com materiais que no possam contaminar a gua; II ter a superfcie lisa, resistente e impermevel; III permitir fcil acesso, inspeo e limpeza; IV possibilitar esgotamento total; V ser protegidas contra inundaes, infiltraes e penetraes de corpos estranhos; VI ter cobertura adequada; VII ser equipada com torneira e bia na tubulao de alimentao, sua entrada, sempre que no se tratar de reservatrios alimentados por recalque; VIII ser dotadas de extravasor com dimetro superior ao da canalizao de alimentao, havendo sempre uma canalizao de aviso, desaguando em ponto perfeitamente visvel; IX ser providas de canalizao de limpeza, funcionando por gravidade ou por meio de elevao mecnica. Art. 231 No sero permitidos: I a passagem de tubulaes de gua potvel pelo interior de fossas, ramais de esgotos e caixas de inspeo de esgotos bem como de tubulaes de esgotos por reservatrios ou depsitos de gua; II qualquer outro processo, instalao ou atividade que, a juzo da autoridade sanitria, possa representar risco de contaminao de guas potvel. Art. 232 A autoridade sanitria competente poder determinar correo ou retificaes, em como exigir informaes complementares, esclarecimentos e documentos, sempre que necessrio ao cumprimento das disposies deste Regulamento e das Normas Tcnicas Especiais. Art. 233 Os poos freticos ou tubulares podero ser interditados e lacrados, desde que suas guas estejam em condies de causar prejuzos sade, aplicando-se tal disposio tambm aos poos abertos para fins industriais ou agrcolas.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

49

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

1 A gua dever ser prvia e regularmente examinada por laboratrio licenciado e credenciado, para avaliao da potabilidade e qualidade, devendo o interessado, sempre que solicitado, apresentar a comprovao dos respectivos exames. 2 Os poos devero: I estar convenientemente situados e adequadamente afastados de fossa, estrumeiras, entulhos ou quaisquer instalaes, de forma a impedir, direta ou indiretamente, a poluio das guas; II estar fechados e dotados de sistemas de suco; III ter as paredes impermeabilizadas, estanques, de modo a evitar a infiltrao das guas superficiais. 3 Os poos que no preencherem as condies do presente artigo devero ser aterrados at o nvel do solo. Art. 234 obrigatria a limpeza de sarjetas, caixas coletoras, calhas e telhados, a fim de evitar estagnao das guas pluviais ou seu transbordamento. Art. 235 vedado: I lanar guas pluviais de esgoto ou servidas para terrenos vizinhos ou adjacentes, sem adequado sistema de escoamento; II interligar instalaes prediais internas com as de prdios situados em lotes distintos. Art. 236 Nas edificaes situadas em logradouros destitudos de coletor pblico de esgoto sanitrio, ser adotado, para tratamento dos esgotos domsticos, o sistema de fossa sptica, com instalaes complementares. Art. 237 As fossas spticas, alm do disposto neste Regulamento e em Normas Tcnicas da ABNT, devem: a) receber todos os despejos domsticos ou qualquer outro desejo de caractersticas semelhantes; b) no receber guas pluviais nem despejos industriais; c) ter capacidade adequada ao nmero de pessoas a atender; d) ser construdas com material de durabilidade e estanqueidade; e) ter facilidade de acesso; f) no ser localizadas no interior das edificaes. Pargrafo nico A fossa sptica que no preencher os requisitos necessrios sua utilizao ser aterrada. Art. 238 Quando a origem de vazamentos ou infiltraes capazes de causar insalubridade, envolvendo diversas unidades imobilirias e a autoridade sanitria no conseguir detectar a origem deles, poder ser exigido laudo tcnico, assinado por profissional habilitado, livremente escolhido pelas partes.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

50

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 239 Em prdios e apartamentos, conjuntos habitacionais ou condomnios, sempre que o vazamento ou as infiltraes pertencerem s partes comuns, ser intimado o condomnio na pessoa do sndico, que providenciar os necessrios reparos ou os consertos em prazo nunca superior a 30 (trinta) dias; caso no haja condomnio registrado e legalizado sero responsabilizados todos os condminos. Art. 240 Nos prdios de apartamentos no ser permitido depositar materiais ou exercer atividades que, pela sua natureza, sejam prejudiciais sade e ao bem-estar dos moradores e vizinhos. CAPTULO III Promoo da Higiene Ambiental Art. 241 proibido o lanamento de efluentes de fossas e resduos ou substncias industriais, de qualquer espcie, em cursos e captaes de gua, sem prvio tratamento. Pargrafo nico As substncias residuais nocivas sade sero obrigatoriamente sujeitas a tratamento que as tornem incuas. Art. 242 Os terrenos baldios sero convenientemente fechados, drenados e periodicamente limpos, sendo obrigatria a remoo ou soterramento de latas, cascos e outros recipientes que possam conter gua, assim como resduos putrescveis. Art. 243 As chamins de qualquer natureza tero altura suficientes para que a fumaa, a fuligem, os gases ou outros resduos expelidos no venham a prejudicar as condies de sade nem causem incmodo aos moradores e a vizinhana. 1 A altura das chamins no poder ser inferior a 5 (cinco) metros do ponto mais alto das coberturas existentes num raio de 50 (cinqenta) metros e, no caso impossibilidade de cumprimento dessa exigncia, ser obrigatria a instalao de aparelho fumvoro conveniente. 2 A autoridade sanitria poder exigir, a qualquer tempo, as obras que se tornarem necessrias correo de irregularidade ou defeitos verificados na instalao ou utilizao das chamins a que este artigo se refere. Art. 244 Nos estabelecimentos industriais, ser obrigatria a instalao de aparelhos ou dispositivos apropriados para aspirao ou reteno de fuligem, detritos, partculas, poeiras, fumaa e outros, resultantes dos processos residuais e industriais.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

51

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

CAPTULO IV Certificado de Inspeo Sanitria Art. 245 Os projetos de construo e instalao, em qualquer estabelecimento comercial ou industrial de gneros alimentcios, devero ser submetido autoridade sanitria antes da expedio de licena de obras, o mesmo ocorrendo nas hipteses de modificaes, tanto na construo como nas atividades, formulando a autoridade sanitria as exigncias decorrentes da legislao prpria. Art. 246 Caber autoridade sanitria competente, antes da expedio do alvar de funcionamento, vistoriar as condies sanitrias das edificaes destinadas ao comrcio ou manipulao de gneros alimentcios. 1 Constatado em vistoria que o local apresenta condies sanitrias satisfatrias ser expedido o correspondente Certificado de Inspeo Sanitria, tendo em vista os artigos 87, 90, 93, 94, 95, 96, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 106, 109, 113, 114, 119, 137, 140, 141, 142, 152, 153, 154, 155, 156, 161, 163, 165, 166, 167, 172, 180, 181, 186, 187, 188, 190, 191, 193 e 199. 2 Ficar sujeito interdio o estabelecimento que estiver funcionando sem o certificado mencionado no pargrafo anterior. Art. 247 Considerando-se infrao, para os fins deste Regulamento, a desobedincia ou inobservncia ao disposto nas normas legais regulamentares e outras que, por qualquer forma, se destinem preveno da sade. Art. 248 Responde pela infrao quem, por ao ou omisso, lhe deu causa, bem como, solidariamente, quem para ela concorreu ou dela se beneficiou. Pargrafo nico Exclui a imputao de infrao a causa decorrente de caso fortuito ou fora maior que vier a determinar avaria, deteriorao ou alterao de produtos de interesse da sade pblica. Art. 249 As infraes sanitrias classificam-se em: leves, graves e gravssimas. Art. 250 So circunstncias atenuantes: I ter o infrator, expontnea e imediatamente, procurado reparar ou minorar as conseqncias do atoa lesivo sade pblica; II ser a irregularidade cometida pouco significativa; III ser o infrator primrio.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

52

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 251 So circunstncias agravantes: I ter o infrator agido com dolo, ainda que eventual, fraude ou m f; II ter o infrator cometido a infrao para ter vantagem pecuniria decorrente de ao ou omisso que contrarie o disposto na legislao sanitria; III deixar o infrator de tomar as providncias de sua alada, tendentes a evitar ou sanar ato ou fato lesivo sade pblica; IV ter o infrator coagido outrem para a execuo material da infrao V ter a infrao conseqncias calamitosas sade pblica; VI ser o infrator reincidente; VII ter o infrator dificultado ou prejudicado a ao fiscalizadora; caracterizada a reincidncia especfica quanto ao infrator, aps deciso definitiva na esfera administrativa no processo que lhe houver imposto a penalidade, cometer nova infrao do mesmo tipo ou permanecer em infrao continuada. Art. 152 Para imposio da pena e sua gradao, a autoridade sanitria levar em conta: I as circunstncias atenuantes e agravantes; II a gravidade do fato, tendo em vista as suas conseqncias efetivas ou potenciais para a sade pblica; III os antecedentes do infrator quanto s normas sanitrias. Pargrafo nico Na aplicao da penalidade de multa, a autoridade sanitria competente levar em considerao a capacidade econmica do infrator. Art. 253 Havendo concurso de circunstncias atenuantes e agravantes, a aplicao da pena ser considerada em razo das que sejam preponderantes. Art. 254 As infraes sanitrias, sem prejuzo das sanes de natureza civil ou penal cabveis, sero punidas, alternativa ou cumulativamente, com penalidade de: I advertncia; II multa; III apreenso e inutilizao dos produtos, substncias ou matrias-primas; IV suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva, parcial ou total, do estabelecimento. V denegao, cassao ou cancelamento de registro ou licenciamento. Art. 255 As penas neste Regulamento sero aplicadas pela autoridade sanitria, conforme suas atribuies conferidas pela estrutura administrativa.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

53

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Pargrafo nico A autoridade sanitria, no exerccio de funes fiscalizadoras, ter competncia para fazer cumprir as leis e regulamentos sanitrios expedindo intimaes, impondo referentes preveno e represso de tudo quanto possa comprometer a sade, tendo livre ingresso em todos os lugares onde convenha exercer a ao que lhe atribuda. Art. 256 Nos casos de reincidncia, as multas previstas neste Regulamento sero aplicadas em valor correspondente ao dobro da multa anterior, no excedendo o valor mximo de 20 (vinte) UNIF. Art. 257 So infraes de natureza sanitria: A) no comrcio de feiras livres e ambulantes: I na falta de documentos: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, apreenso e inutilizao dos produtos, impedimento ou interdio temporria ou definitiva. II deixar de cumprir os preceitos sanitrios ou de higiene relativos ao tipo de comrcio: Pena multa de 2/3 (dois teros) a 12 (doze) vezes o valor da UNIF, apreenso, suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva, cassao ou cancelamento de licenciamento ou interveno; III vender mercadorias no permitidas: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, apreenso e inutilizao dos produtos, substncia ou matrias-primas; IV no manter em uso recipiente para recolhimento de refugos ou detritos: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF; V no manter a limpeza do local ocupado: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF; VI falta de uniforme ou seu uso incompleto ou em ms condies de conservao ou limpeza: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF; VII dificultar ou ludibriar de qualquer forma a fiscalizao sanitria: Pena multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF ou suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva, cassao ou cancelamento de registro ou licenciamento; VIII utilizar-se de outros materiais que no os permitidos para embrulhos ou embalagens; Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

54

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

IX no manter o veculo, balco, tabuleiro ou outro equipamento exigido em lei, em perfeitas condies de conservao, pintura e limpeza; Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva; B) comrcio fixo e indstria: I obstar ou dificultar a ao fiscalizadora: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva; II deixar de executar, dificultar ou opor-se execuo de medidas sanitrias que visem preveno da sade; Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF, apreenso ou inutilizao, suspenso, impedimento ou interdio temporria ou definitiva, cassao ou cancelamento de registro ou licenciamento; III construir, instalar, ou fazer funcionar quaisquer estabelecimentos que manipulem alimentos, aditivos para alimentos, bebidas e demais produtos que interessem sade pblica, sem registros, licena e autorizao dos rgos sanitrios competentes ou contrariando as normas legais pertinentes: Pena multa de 8 (oito) a 12 (doze) vezes o valor da UNIF, e interdio temporria ou definitiva do estabelecimento conforme o caso; IV extrair, produzir, fabricar, sintetizar, transformar, preparar, manipular, purificar, fracionar, embalar ou reembalar, importar, exportar, armazenar, expedir, transportar, comprar, vender, ceder ou usar alimentos ou produtos alimentcios, bem como utenslios ou aparelhos que interessem sade pblica ou individual, sem registro, licena ou autorizao dos rgos sanitrios competentes ou contrariando o disposto na legislao sanitria pertinente: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF, apreenso ou interdio temporria ou definitiva, cancelamento do registro, do licenciamento e da autorizao conforme o caso; V fazer propaganda de produtos alimentcios, contrariando a legislao sanitria: Pena advertncia ou multa de 8 (oito) a 12 (doze) vezes o valor da UNIF, proibio da propaganda ou suspenso de venda; VI rotular produtos alimentcios contrariando as normas legais e regulamentares: Pena advertncia ou multa de 8 (oito) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF, inutilizao ou interdio;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

55

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

VII alterar o processo de fabricao dos produtos alimentcios sujeitos a controle sanitrio, modificar os seus componentes bsicos, nome, e demais elementos de registro, sem a necessria autorizao do rgo sanitrio competente: Pena interdio, cancelamento da licena ou multa de 14 (quatorze) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF; VIII reaproveitar vasilhame de saneantes, seus congneres e de outros produtos capazes de serem nocivos sade, no envasilhamento de alimentos: Pena apreenso, inutilizao, interdio, cancelamento do registro e/ou multa de 8 (oito) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF; IX expor venda ou entregar ao consumo produtos alimentcios cujo prazo de validade tenha expirado, ou apor-lhes novas datas de validade, posteriores ao prazo expirado: Pena apreenso, inutilizao, interdio, cancelamento da licena ou multa de 8 (oito) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF; X descumprimento de normas legais e regulamentares, medidas, formalidades e outras exigncias sanitrias pelas empresas de transporte, seus agentes e consignatrios, comandantes ou responsveis diretos por embarcaes, aeronaves, ferrovias, veculos terrestres, nacionais e estrangeiros: Pena advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 12 (doze) vezes o valor da UNIF ou interdio; XI fraudar, falsificar ou adulterar alimentos: Pena apreenso, inutilizao ou interdio do produto, suspenso de venda ou fabricao do produto, interdio total do estabelecimento, cancelamento de autorizao para funcionamento da empresa, e multa de 14 (quatorze) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF; C) Imveis: I transgredir quaisquer dispositivos do Ttulo X deste Regulamento: Pena: I advertncia; II multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF; III interdio. 1 Considera-se que a infrao foi praticada pelo ocupante quando se referir conservao ou limpeza dos imveis sob sua responsabilidade. 2 Nos demais casos, o proprietrio ser o responsvel pela infrao. II Obstar ou dificultar a ao fiscalizadora: Pena multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, interdio temporria ou definitiva.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

56

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 258 As infraes no previstas neste Ttulo sero punidas, a critrio da autoridade sanitria, com pena de advertncia ou multa de 2/3 (dois teros) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF, apreenso, inutilizao ou interdio do produto, suspenso de venda ou fabricao do produto, interdio parcial ou total do estabelecimento, cancelamento da autorizao para funcionamento da empresa, ou proibio de propaganda. Art. 259 A critrio da autoridade sanitria, as penalidades referidas neste Regulamento podero ser aplicadas isolada ou cumulativamente. Art. 260 Para efeito deste Regulamento, aplicam-se, isolada ou cumulativamente, as penalidades de natureza mdico-veterinria de advertncia, multa de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF, ao responsvel por todo e qualquer imvel onde se criem animais que possam causar incmodo ou insalubridade populao, sem prejuzo da interdio do imvel.

TTULO XII Procedimento Administrativo CAPTULO I Termo de Intimao Art. 261 O termo de Intimao lavrado em 3 (trs) vias e assinado pela autoridade sanitria competente, sempre que houver exigncia a cumprir e desde que, por sua natureza e a critrio da referida autoridade, no exijam a aplicao imediata de qualquer penalidade prevista neste Regulamento. Art. 262 A intimao dever sempre indicar, explicitamente, as exigncias e o prazo concedido para seu cumprimento, que no dever exceder 60 (sessenta) dias. Art. 263 O prazo concedido para cumprimento da intimao poder ser prorrogado por perodo de tempo que, somado ao inicial, no exceda de 90 (noventa) dias. Art. 264 Expirado aquele prazo, somente a autoridade superior que tiver autorizado a prorrogao poder em casos excepcionais, por motivo de interesse pblico, mediante despacho fundamentado, nova prorrogao que perfaa 180 (cento e oitenta) dias, contados da data da cincia de intimao.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

57

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 265 O termo de Intimao ser entregue pela autoridade fiscalizadora, que exigir do destinatrio recibo datado e assinado. 1 Quando esta formalidade no for cumprida, os motivos sero declarados no verso da 1 via do Termo de Intimao. 2 A 2 via do Termo de Intimao, devidamente assinada pela autoridade sanitria, permanecer em poder do intimado, nela sendo anotadas a data e a hora do ciente. Art. 266 O processo constitudo pelo Termo de Intimao ser encaminhado autoridade competente quando: I se destinar ao arquivamento em virtude do cumprimento integral das exigncias no prazo concedido; II houver, em tempo til, pedido de prorrogao de prazo, que poder ser concedido na forma deste Regulamento; III em virtude do no cumprimento das exigncias dentro do prazo concedido, haja decorrido o prazo para interposio de recurso e tenha sido lavrado o Auto de Infrao. Art. 267 Esgotado o prazo do 1 Termo e quando a infrao se referir s atividades indicadas nos itens A e B do art. 258, ser lavrado o 2 Termo, observando-se igual princpio no caso de prorrogao concedidas. 1 O prazo dado pelo 2 Termo improrrogvel e no poder exceder o prazo inicial estipulado no 1 Termo, gerando o seu descumprimento a interdio ou cassao do infrator. 2 O no cumprimento do 2 Termo no comporta novo Auto de Infrao e, consequentemente, novo Auto de Multa. Art. 268 Esgotado o prazo de 1 Termo e quando a infrao se seguir s atividades indicadas no item C do art. 258, podero ser lavrados outros termos de intimao, at que seja sanada ou que a autoridade sanitria decida pela interdio do imvel ou pelo encaminhamento do caso ao Poder Judicirio. 1 O autor de Infrao ou a Interdio s sero impostos quando o infrator no cumprir, no prazo, as exigncias constantes do Termo de Intimao. 2 Quando o infrator comprovar que est cumprindo as exigncias contidas no Termo de Intimao, sem contudo t-las concludo, a autoridade, a seu exclusivo critrio, poder prorrogar o prazo para a concluso, pelo tempo que julgar necessrio.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

58

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

CAPTULO II Auto de Infrao Art. 269 O Auto de Infrao instrumento de f pblica, coercitivo, para aplicao inicial de penalidade prevista neste Regulamento, devendo sempre indicar explicitamente o motivo determinado de sua lavratura, em caracteres bem legveis, assim como o disposto legal em que se fundamenta. Art. 270 Impe-se o Auto de Infrao quando: I no forem cumpridas as exigncias feitas no 1 Termo de Intimao dentro do prazo concedido; II se verificar infrao que, por sua natureza, exija a aplicao de penalidade prevista neste Regulamento. Art. 271 O Auto de Infrao ser lavrado em trs vias, assinado, no s pela autoridade competente, bem como pelo autuado, ou, na sua ausncia, pelo seu representante legal ou preposto. Em caso de recusa, a consignao dessa circunstncia ser feita pela autoridade atuante com a assinatura de duas testemunhas, fazendo-se a entrega imediata da 2 via. Art. 272 O autuado ter o prazo legal de 20 (vinte) dias para interpor recurso escrito autoridade sanitria, que emitir parecer fundamentado, no prazo de 10 (dez) dias, opinando pela manuteno ou cancelamento do Auto de Infrao. 1 Mantido o auto, ser mantida ou modificada a pena. 2 Em caso de sugerir o cancelamento do Auto de Infrao, autoridade sanitria encaminhar o processo ao seu superior hierrquico, que decidir sobre o mesmo. 3 Expirado o prazo regulamentar de 20 (vinte) dias, sem interposio do recurso, ser o Auto de Infrao julgado revelia e convertido na penalidade que couber. Art. 273 Os servidores so responsveis pelas declaraes que fizerem nos Autos de Infrao, ficando passvel de punio em caso de faltas, falsidade, ou omisso dolosa. CAPTULO III Auto de Multa Art. 274 O Auto de Multa dever ser lavrado pela autoridade sanitria, dentro de 60 (sessenta) dias, no mximo, a contar da lavratura do Auto de Infrao ou da data do indeferimento da defesa, quando houver.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

59

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 275 Lavrado o Auto de Multa, ser entregue a 2 via ao infrator e assinada por este, ou, na sua ausncia, por seu representante legal ou preposto. Em caso de recusa ser ela consignada pela autoridade sanitria com a assinatura de duas testemunhas. Pargrafo nico Na impossibilidade de efetivao da providncia a que se refere o artigo, o autuado ser notificado mediante carta registrada ou publicao na Imprensa Oficial. Art. 276 A 1 via do Auto de Multa ser anexada ao processo em curso, aguardando o prazo de 30 (trinta) dias para a comprovao do pagamento da multa efetuada ou prazo de 20 (vinte) dias para a interposio de recursos. 1 No caso de no ser comprovado o pagamento ou no ser interposto recurso, ser o processo remetido ao rgo arrecadador para fins de cobrana judicial. 2 Comprovado o pagamento da multa, o processo ser arquivado. 3 Havendo interposio de recurso, o processo ser encaminhado para a apreciao e julgamento. Art. 277 O recurso dever ser protocolado e s ser aceito se dele constatar, como anexo, a fotocpia da 2 via do Auto de Multa. 1 Processado o recurso, ser providenciada a juntada do processo constitudo pela 1 via do Auto respectivo e do Auto de Infrao que lhe deu origem. 2 Deferido o recurso, o processo ser arquivado. 3 Em caso de deciso denegatria, o processo ser encaminhado ao rgo arrecadador. Art. 278 As multas impostas sofrero reduo de 20 por cento, caso o infrator efetue o pagamento dentro do prazo de vinte dias contados da data de sua aplicao.

CAPTULO IV Disposies Gerais Art. 279 As infraes s disposies legais e regulamentares de ordem sanitria prescrevem em 5 (cinco) anos. 1 A prescrio interrompe-se pela notificao ou outro ato da autoridade competente, que objetive a sua apurao e conseqente imposio de pena. 2 No ocorre o prazo prescricional enquanto houver processo administrativo pendente de deciso.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

60

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 280 Quando o autuado for analfabeto ou fisicamente incapacitado, poder o auto ser assinado a rogo, na presena de duas testemunhas, ou, na falta desta, dever ser feita a devida ressalva pela autoridade autuante. Art. 281 Os rgos da Secretaria Municipal de Sade, aps deciso definitiva na esfera administrativa, faro publicar todas as penalidades aplicadas aos infratores da legislao sanitria. Art. 282 Os Termos, Autos e outros documentos e formulrios impressos usados pela fiscalizao, obedecero aos modelos adotados e aprovados pela Secretaria Municipal de Sade. 1 exceo do Auto de Multa, os demais autos e termos, inerentes a fiscalizao, sero assinados pelo fiscal ou pelo mdico-veterinrio ou pelo engenheiro. 2 Nos casos previstos no 2 do art. 11 deste Regulamento, os autos e termos sero assinados, obrigatoriamente, pelo mdico-veterinrio ou pelo engenheiro, conforme a natureza da matria. Art. 283 Aplicam-se, subsidiariamente e no que couber, as normas da Lei n 133, de 19 de novembro de 1979, que dispe sobre a forma dos atos da administrao direta e autrquica do Municpio do Rio de Janeiro e as do seu Regulamento, baixado pelo Decreto n 2.477, 25 de janeiro de 1980. Art. 284 Os estabelecimentos que comercializem alimentos ficam obrigados a afixar nos CARDPIOS e TABELAS DE PREOS e telefone do rgo competente de Fiscalizao Sanitria, independente da presena de cartazes determinados pela legislao vigente. Art. 285 O S/DGFS divulgar, onde e como for conveniente, as normas a serem observadas em benefcio da sade da populao, advertindo-a de riscos e perigos que possa sofrer. Art. 286 Aos estabelecimentos a que se refere o Ttulo VIII aplicam-se, cumulativamente, as disposies do Ttulo VII. Art. 287 As Normas Tcnicas Especiais referidas no corpo deste Regulamento so as adotadas pela legislao federal.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

61

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

REGULAMENTO DA FISCALIZAO DA HIGIENE DA ALIMENTAO

DECRETO 2.055 DE 06-03-1979

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

62

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DECRETO 2.055, DE 06-03-1979 HIGIENE DA ALIMENTAO CIDADE (DO-MRJ DE 08-03-1979) DO RIO DE JANEIRO FISCALIZAO REGULAMENTO APROVAO.

O prefeito da Cidade do Rio de Janeiro: no uso de suas atribuies legais, decreta: Art. 1 Fica aprovado o Regulamento da Fiscalizao da Higiene da Alimentao na Cidade do Rio de Janeiro, que a este acompanha. Art. 2 Este decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

REGULAMENTO DA FISCALIZAO DA HIGIENE DA ALIMENTAO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ANEXO AO DECRETO 2.055 DE 6 DE MARO DE 1979

Art. 1 O presente Regulamento disciplina e fixa as normas de fiscalizao da higiene da alimentao na Cidade do Rio de Janeiro, de competncia da Secretaria Municipal de Sade. Pargrafo nico A fiscalizao municipal observar a legislao federal e estadual sobre alimentos e tambm obedecer s normas em vigor no mencionadas neste Regulamento. Art. 2 Realizar-se- a fiscalizao atravs das Sees de Higiene e Fiscalizao Alimentar, dos Servios de Medicina Veterinria, dos Centros Municipais de Sade, em todas as modalidades de comrcio onde se encontrarem alimentos. Pargrafo nico Poder a fiscalizao estender-se ainda indstria de alimentos, quando houver solicitao de autoridade estadual ou federal, ou ainda para manter a continuidade do funcionamento do estabelecimento at a deciso superior. Art. 3 A fiscalizao objetivar o exame e o julgamento das condies de funcionamento da atividade ambulante ou estabelecimento, das instalaes, dos meios de transporte e higiene do ambiente e do pessoal, e orientar a execuo das leis sobre: I as condies sanitrias das guas utilizadas na preparao dos alimentos e das operaes de higiene;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

63

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

II as condies sanitrias da coleta e do destino das excretas e do transporte e destino do lixo e resduos alimentares; III as condies de higiene das instalaes sanitrias do comrcio de alimentos; IV as condies de higiene da preparao, do acondicionamento e da exposio, venda e consumo dos alimentos; V as condies de trabalho e sade das pessoas que manipulem, transportem, vendam e preparem alimentos.

Art. 4 As autoridades sanitrias promovero a apreenso e inutilizao dos alimentos que apresentem caracteres organolpticos alterados (cor, cheiro, sabor, consistncias estranhas) ou denotarem falta de asseio na preparao, alterao na embalagem e falta ou erro de rtulo nos produtos industriais. 1 Os produtos industriais devero ter embalagem prpria, consignando o rtulo o nmero de registro na Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos (DINAL) ou carimbo do SIF (Servio de Inspeo Federal), no caso da indstria de produtos de origem animal, e trazendo inscritos corretamente o endereo do fabricante, a qualidade, a composio e o peso e, no caso de alimentos perecveis, a data da fabricao. 2 Quando a alterao ocorrer em depsito, sem exposio do alimento ao consumo, ou quando estiver o mesmo recolhido em recipiente adequado com a observao imprprio para utilizao ou, ainda, lixo, a autoridade no registrar o fato como infrao e deixar de lavrar a multa, por incabvel, anotando, porm, no auto da ocorrncia como semelhante alterao por causas naturais ou imprevisveis, procedendo em seguida inutilizao do alimento ou determinando seu recolhimento origem, o qual dever ser comprovado perante fiscalizao no prazo de 15 dias. 3 Todas as despesas decorrentes da apreenso de alimento imprprio para consumo correro por conta do proprietrio ou depositrio. Art. 5 Os projetos de construo, modificao, acrscimo, reforma e instalao de todas as modalidades de comrcio onde se encontrem alimentos obedecero, alm do disposto nas pertinentes normas de construes e edificaes, as seguintes exigncias: I as paredes dos locais de fabricao, preparo, venda, consumo e estocagem sero revestidas com azulejos, ladrilhos de cermica ou outro material impermeabilizado, de cores claras, que apresente as mesmas caractersticas;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

64

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

II os pisos sero de material resistente, impermevel, perfeitamente ajustado, com declives para os ralos, que devero ser em nmero suficiente; III as pias devero apresentar instalaes de gua corrente, em nmero e condies adequadas, e seus despejos devero passar por caixa de gordura; IV devero existir instalaes frigorficas suficientes e adequadas atividade; V as aberturas sero teladas e os compartimentos devero apresentar aparelhagem para ventilao e exausto, quando exigidos pela legislao; VI os sanitrios sero isolados e separados para cada sexo, em nmero suficiente, proibida a abertura direta para qualquer sala de refeio, fabricao, manipulao e venda de alimentos, e obrigatria manuteno das portas permanentemente fechadas; VII as mesas sero impermeabilizadas e de fcil higienizao. Art. 6 As equipes de fiscalizao tero ingresso, a qualquer dia e hora, aos locais e estabelecimentos de preparo, manipulao e venda de gnero alimentcios, sendo os proprietrios, depositrios ou responsveis obrigados a facilitar o trabalho e a prestar todas as informaes solicitadas pelas autoridades sanitrias. Art. 7 A desobedincia ou inobservncia do disposto na legislao sanitria em geral e em particular constitui infrao, que ser consignada pela autoridade local da Seo de Higiene e Fiscalizao Alimentar em talonrio prprio. Art. 8 A infrao ser punida com a aplicao das seguintes penalidades, sem prejuzo das sanes cabveis: I advertncia; II multa; III apreenso do alimento e sua destinao conveniente, conforme o caso; IV cassao da licena. Art. 9 A pena de multa ser fixada conforme o valor da UFERJ e ser lavrada a arbitrada pelo Diretor do Centro Municipal de Sade de conformidade com este Regulamento. 1 A advertncia a primeira sano que sofre o infrator e s poder ser aplicada uma vez para a mesma infrao, registrada no Boletim de Inspeo Sanitria e na ficha cadastral; qualquer infrao posterior inicia-se com a pena de multa. 2 A intimao considerada forma de advertncia e quando no cumprida ser classificada como infrao grave.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

65

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

3 Nos casos de reincidncia, a multa ser aplicada em dobro, considerando-se a reincidncia quando nova infrao for do mesmo tipo da anterior, tendo sido ou no punido o infrator. 4 Havendo reincidncia por mais de duas vezes, a seguinte, conforme sua gravidade, ser punida com a cassao temporria ou definitiva da atividade ambulante ou da licena do estabelecimento. Art. 10 Conforme a gravidade, e para o arbitramento do valor da multa, a infrao ser classificada, a critrio da Fiscalizao, em: I leve, punida com 2/3 a 6 vezes o valor da UFERJ; II grave, punida com 8 a 12 UFERJ; III gravssima, punida com 14 a 20 UFERJ. Art 11 As penas das infraes e das multas sero lavradas e aplicadas de acordo com a seguinte orientao: a) no comrcio de feiras-livres: conforme as especificaes constantes da legislao pertinente; b) no comrcio ambulante, se classificada a infrao como leve: UFERJ I falta de Certificado de Inspeo Sanitria do Veculo ou unidade licenciada ............ falta de Certificado de Sanidade ............

2 2 1 2/3

II

III falta de uniforme ........................... IV V uniforme incompleto ......................... veculo em mau estado de conservao ou em ms condies de higiene .................... falta de asseio na manipulao ..............

2 2

VI

VII no manter limpeza no local do estacionamento ....................................... VIII no possuir recipiente coletor de resduos e embalagens servidas ....................... IX falta de Nota Fiscal ou documento de procedncia legal de mercadoria ................

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

66

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

usar papis servidos ou sacos j utilizados e jornais ou revista para embrulhar alimentos ................................... no cumprimento de normas baixadas em Portarias pelo Departamento-Geral de Sade Pblica .....................................

XI

c) no comrcio fixo: UFERJ I falta de Alvar: solicitao de interdio ao distrito de Fiscalizao ................. no apresentar Caderneta Sanitria ..........

20 8

II

III no apresentar Certificado de Sanidade vlido dos empregados e/ou responsveis pela firma que produz e/ou comrcio com alimentos ......................................... IV permanecer no trabalho ou recusar-se novo exame de sade no caso de suspeita de doena infecciosa ou dermatose ................ no apresentar o Certificado de Inspeo Sanitria do Veculo de transporte, distribuio ou entrega de alimentos ........... no apresentar o Certificado de Inspeo Sanitria quando o estabelecimento for obrigado a possuir este documento por fora de legislao especial ......................

VI

VII falta de Nota Fiscal comprovando a origem legal dos alimentos ......................... VIII falta de asseio no estabelecimento e nos instrumentos, aparelhos e recipientes ...... IX falta de asseio na manipulao dos alimentos ......................................... falta de asseio pessoal ..................... trabalhar com uniforme incompleto ...........

16

12

10 2 1 2

X XI

XII trabalhar com falta total de uniforme .......

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

67

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XIII fumar em local proibido ou diante do comprador ou quando no preparo de alimentos ... XIV falta de asseio no gabinete sanitrio, utilizao deste como depsito, uso de talha coletiva, abertura para sala de preparao de alimentos .......................... XV varrer a seco ................................. XVI uso de gua no potvel ou no filtrada na preparao de alimentos ....................... XVII no possuir no lavatrio dos empregados ou do pblico, gua corrente, saboneteira, armaes para toalhas ou papel ou secadores a ar ............................................ XVIII no manter as caixas dgua limpas e com tampas que impeam a penetrao de poeiras, insetos e roedores ..................... XIX ausncia de equipamento trmico para gua com temperatura permanente superior a 80 C destinada lavagem de louas, pisos e mesas, aparelhos e instrumentos nas salas de manipulao e preparo de alimentos ............ XX no fornecer ao consumidor e copos e xcaras descartveis e guardanapos de papel, quando o estabelecimento no possuir aparelhagem mecnica e trmica com temperatura permanente a 80 C para lavagem de louas, talheres e outros materiais de uso individual ............... XXI manter lixo fora de depsito tampados e apropriados ou no providencial sua remoo ......................................... no manter disposio do consumidor recipientes adequados para detritos, papis, cascas de frutas, embalagens e resduos de alimentos consumidos no local ..............

4 2

XXII

XXIII expor venda alimento incorporado de elementos estranhos, restos de insetos, objetos de qualquer natureza e outros materiais, ou deteriorado ou com alteraes dos caracteres organolpticos. Apreenso e inutilizao do alimento e multa de ..........

12

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

68

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XXIV expor venda de alimentos de ingesto direta sem proteo em vitrines envidraadas ou coberturas especiais, para evitar contato com insetos, poeiras e mo de consumidores .................................... XXV usar papis servidos, sacos j utilizados, jornais e revistas para embrulhar alimentos ... XXVI manter ou expor carnes, pescado, laticnios e outros alimentos que exijam refrigerao, fora das cmaras, vitrinas ou balcesfrigorficos ................................. XXVII expor venda nos aougues e entrepostos carnes frescas em vitrinas ou balces com temperatura superior a 10 C ...............

XXVIII expor venda pescado em balces ou vitrinas com temperatura superior a 0 C ..... XXIX usar instrumentos, aparelhos, recipientes e embalagens, material capaz de transmitir toxidez aos alimentos ou alterar seu valor nutritivo .................................... XXX usar desinfetantes ou aromticos nos locais de manipulao de carnes, laticnios e pescado .........................................

XXXI manter produtos incompatveis, pesticidas, inseticidas e outros semelhantes prximos ou em contato com os alimentos ............... XXXII ocultar ou no arrumar por espcie os gneros alimentcios nos depsitos ou frigorficos, dificultando a fiscalizao .....

XXXIII manter em estoque carne previamente moda, cuja venda s permitida quando solicitada pelo consumidor e em sua presena ......................................... XXXIV reparar carnes ou carcaas de aves para consumo direto em estabelecimentos sem instalaes adequadas e previamente aprovadas para tal fim ..........................

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

69

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XXXV

deixar incidir luz vermelha ou seus matizes sobre carnes frescas ou refrigeradas ....

XXXVI manter em casas de aves vivas aparelhos, instrumentos e utenslios que possam servir ao abate ................................ XXXVII manter ou permitir a entrada de animais nos locais de venda e preparao de alimentos ..................................... XXXVIII no manter o veculo de comrcio, transporte, distribuio ou entrega de alimentos, limpo, conservado e com estrados sobre o piso .............................. XL possuir no estabelecimento ou local de preparo de alimentos, assim como no veculo de transporte e entrega, qualquer substncia que possa servir sua falsificao ................ XLI recusar-se a exibir cartazes oficiais sobre higiene de alimentao ........................ XLII recusar-se a fornecer dados e informaes de interesse para a fiscalizao ............. XLIII transportar, em viaturas abertas ou recipientes sem tampas, ossos, detritos alimentares ou restos de alimentos ............. XLIV realizar obras de qualquer natureza que interfiram na higiene e comercializao de alimentos sem autorizao do Centro Municipal de Sade ................................. XLV funcionar com estabelecimento localizado em prdio de habitao coletiva ou anexo sem instalaes trmicas protegidas, que evitem a irradiao do calor e a poluio do ambiente .......................................... XLVI no possuir a sala de venda, manipulao e preparo de alimentos sistema de renovao de ar ou da fumaa .......................... XLVII opor-se, impedir ou dificultar a ao da fiscalizao ..........................

14

8 8

XLVIII intimao no atendida ...................

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

70

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

4 Ocorrendo infrao prevista em lei, decreto, regulamento, resoluo ou portaria, mas no relacionada nos pargrafos anteriores, o respectivo Auto registrar o fato reportando-se legislao infringida e a multa ser aplicada no valor de 4 UFERJ, quando classificada como leve, de 8 UFERJ quando grave e de 14 UFERJ quando gravssima. Art. 12 A Licena de Localizao, a ser concedida pela Secretaria Municipal de Fazenda, das atividades relativas ao comrcio, indstria e armazenagem de gneros alimentcios, depender da apresentao de Certificado de Inspeo Sanitria, fornecido pela Secretria Municipal de Sade, comprovando o atendimento do presente Regulamento.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

71

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DIRIO OFICIAL DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO 16 de Novembro de 1988 Pg. 1

LEI N 1353 de 10 de novembro de 1988

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

72

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

LEI N 1353 de 10 de novembro de 1988. DISPE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE DESINSETIZAO E DESRATIZAO NOS CASOS QUE MENCIONA E D OUTRAS PROVIDNCIAS. AUTOR: Ver. PAULO EMLIO OLIVEIRA. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, fao saber que a Cmara Muncipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Ficam obrigados a desinsetizar e desratizar suas instalaes, de acordo com as exigncias tcnicas da Funo Estadual e Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), do rgo fiscalizador profissional competente e da Secretaria Municipal de Sade, os estabelecimentos comerciais: I os supermercados, mercearias, padarias e/ou confeitarias; II os restaurantes, bares e estabelecimentos similares; III hospitais, clnicas, casas de sade, farmcias e drogarias; IV academias de ginstica, institutos de beleza e afins; V estabelecimentos que possuem lojas de departamentos; VI condomnios de edifcios comerciais e residenciais; VII estabelecimentos de horti-fruti granjeiros de atacado e varejo; VIII colgios, creches e estabelecimentos de ensino; IX editoras, livrarias, papelarias e similares. Art. 2 As empresas especializadas para execuo dos servios de desinsetizao e desratizao devero ter como responsvel tcnico o profissional de nvel superior das reas de Farmcia, Biologia, Qumica, Engenharia Agronmica e/ou Medicina Veterinria, devendo ser o responsvel tcnico registrado no Conselho Fiscalizador da Classe e na FEEMA. Art. 3 O rgo sanitrio competente emitir a licena anual que ser renovada at 30 de abril de cada exerccio. Pargrafo nico Entre os documentos necessrios para renovao da licena, dever ser apresentado xerox de documento comprobatrio da realizao de desinsetizao e/ou desratizao feita neste perodo, sendo que no caso de estabelecimentos que comercializem produtos, devero ser feitos no mnimo 02 (duas) desinsetizaes e/ou desratizaes neste perodo.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

73

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 4 O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias a partir de sua publicao, estabelecendo quais as exigncias tcnicas concernentes ao mbito municipal, as multas a serem aplicadas e as demais questes que garantiro o seu cumprimento. Art. 5 Esta Lei entrar em vigor na data da sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1988. ROBERTO SATURNINO BRAGA Prefeito Carlos Artur Pimentel Jos Ebrenios Assad

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

74

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DIRIO OFICIAL DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO 20 de Setembro de 1989 Pg. 4

DECRETO N 8738 de 14 de setembro de 1989

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

75

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DECRETO N 8.738, de 14/09/1989 REGULAMENTA a Lei 1353, de 16 de novembro de 1988, que dispe sobre a obrigatoriedade de desinsetizao e desratizao pelos etabelecimentos que menciona, e d outras providncias. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, de acordo com o disposto na Lei n 1353, de 16 de novembro de 1988, e tendo em vista o que consta do processo 09/6626/89, DECRETA: Art. 1 So obrigados a desinsetizar e desratizar suas dependncias e instalaes de acordo com as exigncias tcnicas baixadas pela Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente FEEMA, pelos rgos fiscalizadores das reas de Farmcia, Biologia, Qumica, Engenharia Agronmica e/ou Medicina Veterinria e pelo Departamento Geral de Controle de Zoonozes, Vigilncia e Fiscalizao Sanitria, da Secretaria Municipal de Sade, os seguintes estabelecimentos: I supermercados, mercearias, padarias e confeitarias; II restaurantes, bares, indstrias e similares; III hospitais, clnicas, casas de sade, farmcias e drogarias; IV academias de ginstica, institutos de beleza e afins; V lojas de departamentos; VI condomnios dos edifcios comerciais e residenciais; VII horti-fruti granjeiros atacado e varejo; VIII abatedouros de pequeno e mdio porte; IX colgios, creches e de ensino em geral; X editoras, livrarias, papelarias e similares. Art. 2 As empresas especializadas em servios de deseinsetizao e desratizao devero ter, como responsvel tcnico, profissional de nvel superior com formao em qualquer das reas mencionadas no art. 1 deste decreto e devidamente registrado e atualizado no respectivo Conselho da Classe e na FEEMA. Art. 3 O Departamento de Controle de Zoonozes, Vigilncia e Fiscalizao Sanitrias, da Secretaria Municipal de Sade, emitir Certificado de Inspeo Sanitria (CIS-B) anual. 1 Para renovao do Certificado de Inspeo Sanitria ser apresentado documento comprobatrio de desinsetio e desratizao feitas no perodo. 2 Os estabelecimentos que comerciam gneros alimentcios apresentaro comprovante de no mnimo, duas desinsetizaes e desratizaes feitas no mesmo espao de um ano;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

76

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

3 O Departamento Geral de Controle de Zoonozes, Vigilncia e Fiscalizao Sanitria poder, sempre que necessrio, exigir nova desinsetizao e desratizao. Art. 4 O no cumprimento das disposies deste Decreto implicar punio ao estabelecimento infrator, de acordo com o previsto no Decreto n 6235, de 30 de outubro de 1986. 1 As infraes sero punidas de acordo com o disposto no art. 258 do Decreto n 6235 de 30 de outubro de 1986, constituindo as penalidades a critrio da autoridade sanitria, em advertncia, em multas de 2/3 (dois teros) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF e na interdio parcial ou total do estabelecimento; 2 Ainda a critrio da autoridade sanitria, as penalidades que trata este artigo podero ser aplicadas isoladas ou cumulativamente. Art. 5 Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, sendo revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 14 de setembro de 1989 425 Ano da Fundao da Cidade

MARCELO ALENCAR PREFEITO EDUARDO CRUAHY FRANCISCO BRUNO ALOE

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

77

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

REGULAMENTO DA INSPEO E FISCALIZAO SANITRIA

Gneros Alimentcios Higiene Habitacional

DECRETO 3.371 DE 28-12-1981

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

78

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DECRETO 3.371, DE 28-12-1981 (DO-MRJ DE 29-12-1981)

INSPEO E FISCALIZAO SANITRIA GNEROS ALIMENTCIOS E HIGIENE HABITACIONAL MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO-RJ REGULAMENTO APROVAO

EMENTA

Aprovao do Regulamento da Inspeo e Fiscalizao Sanitria dos Gneros Alimentcios e da Higiene Habitacional do Rio de Janeiro-RJ. Revogao do Decreto 2.055, de 06-03-1979 (CoadOAE/79, p. 118).

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuies legais, e tendo em vista o que consta do Processo n 09/27, 130/80, DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Regulamento da Inspeo e Fiscalizao Sanitria dos Gneros Alimentcios e da Higiene Habitacional da Cidade do Rio de Janeiro, que acompanha o presente Decreto. Art. 2 Este Decreto entrar em vigor na data de sua publicao, revogados o Decreto n 2.055, de 6 de maro de 1979, e as demais disposies em contrrio. (Jlio Coutinho, Joaquim Torres Arajo, Carlos Alberto de Carvalho, Paulo Csar Catalano, Renato da Silva Almeida e Raimundo Moreira de Oliveira.)

(ANEXO AO DECRETO N 3.371, DE 38 DE DEZEMBRO DE 1981) REGULAMENTO DA INSPEO E FISCALIZAO SANITRIA DOS GNEROS ALIMENTCIOS E DA HIGIENE HABITACIONAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Das Disposies Preliminares

Art. 1 O presente Regulamento disciplina e fixa as normas da Inspeo e Fiscalizao Sanitria dos Gneros Alimentcios e da Higiene Habitacional da Cidade do Rio de Janeiro, de competncia da Secretaria Municipal de Sade. Pargrafo nico A inspeo e fiscalizao sanitria municipal observaro a legislao federal e a estadual sobre alimentos e obedecero s normas em vigor mesmo no mencionadas neste Regulamento.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

79

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 2 A inspeo e fiscalizao sanitria dos gneros alimentcios sero realizadas pelo Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria, em todas as modalidades de comrcio de alimentos, onde quer que se encontrem. Pargrafo nico A inspeo e fiscalizao sanitria estender-se-o tambm indstria de alimentos, na conformidade da legislao em vigor. Art. 3 Os servidores incumbidos da execuo do presente Regulamento tero carteiras pessoais e funcionais expedidas pelo Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria, da Secretaria Municipal de Sade, das quais constaro, alm do nome da Secretaria Municipal de Sade, a denominao do rgo, o nmero de ordem, o nome, a fotografia, a matrcula, o cargo e a assinatura do servidor, a data da expedio, a assinatura do Diretor do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria e o ano do Exerccio sobre tarja de cor viva. Pargrafo nico Os servidores a que se refere o presente artigo, no exerccio de suas funes e sempre com a presena do Mdico Veterinrio, ficam obrigados a exibir, quando em servio, a respectiva Carteira de Fiscalizao atualizada. Art. 4 A inspeo e fiscalizao sanitria objetivaro o exame e o julgamento das condies de funcionamento das atividades ambulantes ou de comrcio fixo e orientao a execuo das leis sobre: I as condies sanitrias das guas utilizadas na preparao dos alimentos e nas operaes de higiene; II as condies sanitrias da coleta e do destino das excretas, do lixo e dos resduos alimentares; III as condies de higiene das instalaes sanitrias do comrcio de alimentos; IV as condies de higiene da preparao, do acondicionamento e da exposio, venda, transporte e consumo dos alimentos; V as condies de trabalho e sade das pessoas que manipulem, transportem, vendam e preparem alimentos; VI as condies tcnicas e higinicas sanitrias dos meios de transporte dos alimentos. Art. 5 As autoridades sanitrias promovero a apreenso e inutilizao dos alimentos que apresentarem caracteres organolpticos alterados (cor, odor, sabor, consistncia) ou denotarem falta de asseio na manipulao, preparao, alterao na embalagem e omisso ou erro de rtulo nos produtos industrializados.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

80

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

1 Os produtos industrializados devero ter embalagem prpria, consignando no rtulo o nmero de registro na Diviso Nacional de Vigilncia Sanitria de Alimentos (DINAL) ou o carimbo do Servio de Inspeo Federal (SIF), no caso da indstria de produtos de origem animal, trazendo inscritos, correcveis, a data da fabricao ou o prazo de validade do produto. 2 Quando a alterao ocorrer em depsito, sem exposio do alimento ao consumo, ou quando estiver o mesmo recolhido em recipiente adequado, com observao IMPRPRIO PARA UTILIZAO ou ainda LIXO, a autoridade no registrar o fato como infrao e deixar de lavrar a multa, por incabvel, anotando, porm, no Auto a ocorrncia como semelhante a alterao por causas naturais ou imprevisveis, procedendo em seguida inutilizao do alimento ou determinando seu recolhimento origem, o que dever ser comprovado perante a fiscalizao no prazo de 15 (quinze) dias. Art. 6 Os compartimentos das edificaes destinados ao pblico ou ao comrcio ou manipulao de gneros alimentcios obedecero, alm do disposto nos regulamentos complementares Lei do Desenvolvimento Urbano n 1.574, de 11 de dezembro de 1967, s seguintes exigncias: I as paredes dos locais de fabricao, preparo, manipulao, venda e estocagem sero revestidas com azulejos, ladrilhos de cermica ou outro material impermeabilizado, at o teto, com cantos e bordos sem arestas, de cores claras, que apresentem as mesmas caractersticas; II os pisos devero ser de material resistente, impermevel, que garantam continuidade, com declives para os ralos, em nmero e tamanho suficientes; III as pias devero apresentar instalaes de gua corrente, em nmero e condies adequadas, e seus despejos devero passar por caixa de gordura; IV devero existir instalaes frigorficas suficientes e adequadas atividade comercial e/ou industrial; V as aberturas recebero telas que impeam o acesso de insetos e os compartimentos devero apresentar aparelhagem para ventilao e exausto, quando necessrio; VI os sanitrios e os vestirios sero isolados e separados para cada sexo, em nmero suficiente, proibida a abertura direta para qualquer sala de refeio, fabricao, manipulao e venda de alimentos, sendo obrigatria a manuteno das portas permanentemente fechadas; VII as mesas, balces, as bancadas, os tanques, bem como os locais onde se manipulem alimentos devero ser de material impermevel e de fcil higienizao.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

81

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 7 As equipes de fiscalizao sanitria tero ingresso, a qualquer dia e hora, aos locais e estabelecimentos de preparo, manipulao e venda de gneros alimentcios, sendo os proprietrios, depositrios ou responsveis obrigados a facilitar o trabalho e a prestar as informaes solicitadas pelas autoridades sanitrias.

Das Penalidades Art. 8 O no cumprimento das normas prescritas pela legislao sanitria constitui infrao, que ser consignada pela autoridade local da equipe de fiscalizao sanitria em talonrio prprio. Art. 9 Sem prejuzo das sanes de natureza civil ou penal cabveis, s infraes sanitrias sero aplicadas, alternativas ou cumulativamente, no comrcio ambulante e no comrcio fixo, penalidades de: I advertncia na Caderneta Sanitria; II apreenso e inutilizao do alimento e sua destinao conveniente, conforme o caso; III multa; IV interdio parcial ou total, temporria ou definitiva, do estabelecimento ou da atividade ambulante. Art. 10 As infraes sanitrias, de conformidade com o artigo anterior, tm a seguinte interpretao: I advertncia orientao educativa, aplicada uma nica vez ao comerciante, por uma mesma irregularidade, devendo ser registrada na Caderneta Sanitria e na Ficha Cadastral; II apreenso retirada coercitiva dos alimentos, ante a comprovao da sua imprestabilidade para o consumo; III multa pena pecuniria aplicada em razo de infrao, aplicada segundo a legislao vigente; IV interdio proibio do exerccio da atividade, parcial ou totalmente, temporria ou permanente, em razo de graves violaes da legislao sanitria. 1 A fiscalizao sanitria poder intimar o infrator para sanar, em prazo por ela assinado, as irregularidades apuradas, que no obriguem a aplicao da sano imediata. 2 Verificado o descumprimento do prazo a que se refere o pargrafo anterior, ou a ocorrncia de infrao, por sua natureza, exija a aplicao imediata de sano, a Fiscalizao Sanitria levar o competente Auto de Infrao, que indicar, explicitamente, os motivos de sua lavratura e os seus fundamentos legais.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

82

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 11 A pena de multa ser fixada conforme o valor da UNIF e ser arbitrada e extrada pelo Setor de Extrao de Multas, do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria, de conformidade com este Regulamento, e apreciada pelo seu diretor e/ou seu substituto por ele designado. 1 Nos casos de reincidncia, a multa ser aplicada em dobro, considerando-se reincidncia quando a nova infrao for do mesmo tipo da anterior, num mesmo exerccio, tendo sido ou no punido o infrator. 2 Havendo reincidncia por mais de 2 (duas) vezes, conforme sua gravidade, a infrao seguinte ser punida com a cassao temporria ou definitiva da atividade ambulante ou da licena do estabelecimento. Art. 12 Conforme a gravidade e para o arbitramento do valor da multa, a infrao ser classificada, pelos critrios estabelecidos neste Regulamento, em: I leve punida com 2/3 (dois teros) a 6 (seis) vezes o valor da UNIF; II grave punida com 8 (oito) a 12 (doze) vezes o valor da UNIF; III gravssima punida com 14 (quatorze) a 20 (vinte) vezes o valor da UNIF. Art. 13 Para imposio de graduao s infraes levar-se-o em conta: I a sua maior ou menor gravidade e suas conseqncias para a sade do pblico consumidor; II as circunstncias atenuantes e as agravantes; III os antecedentes do infrator com relao s disposies das leis sanitrias, seus regulamentos e demais normas complementares. Art. 14 Ocorrendo infrao prevista em lei, decreto, regulamento, resoluo ou portaria, mas no relacionada no presente Regulamento, o respectivo Auto registrar o fato reportando-se legislao infringida e a multa ser aplicada como leve, grave ou gravssima, a critrio da autoridade fiscalizadora competente. Art. 15 O resultado da infrao sanitria imputvel a quem lhe deu causa ou para ela concorreu. 1 Considerando-se causa a ao ou omisso sem a qual a infrao no teria ocorrido. 2 Exclui a imputao de infrao a causa decorrente de fora maior ou proveniente de eventos naturais ou circunstncias imprevisveis, que vierem a determinar avaria, deteriorao ou alterao de produtos ou bens do interesse da sade pblica.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

83

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 16 Quando convier ao interessado, os gneros alimentcios apreendidos podero ser desnaturados e utilizados para outros fins que no o da alimentao do homem, a critrio da autoridade sanitria competente. Art. 17 As penalidades decorrentes de infraes e multas sero extradas e aplicadas de acordo com valores em UNIF e conforme o tipo de comrcio. Art. 18 As penalidades no comrcio de feiras-livres sero aplicadas conforme as especificaes constantes da legislao pertinente. Art. 19 Para o comrcio ambulante as irregularidades sero calculadas de acordo com as seguintes UNIF: UNIF I falta de Certificado de Sanidade ................ 2 II falta de Certificado de Inspeo Sanitria do Veculo ou unidade porttil ................

III falta de Certificado de Inspeo Sanitria do Veculo de transporte e venda de gneros alimentcios pertencentes a empresa estabelecida ........................................ IV veculo em mau estado de conservao ........... V falta de asseio no veculo, nos instrumentos, aparelhos e recipientes ......................... VI utilizao do interior do veculo como dormitrio .......................................... VII conduo, em veculo de transporte e comrcio, de substncias, materiais ou alimentos no autorizados ..............................

4 2

VIII existncia, no local de preparo de alimentos ou no veculo de transporte de entrega, de qualquer substncia que possa servir sua falsificao ou adulterao .............. IX transporte de ossos, detritos alimentares ou restos de alimentos em viaturas abertas ou em recipientes sem tampas ......................... X uso incompleto do uniforme ......................

3 1

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

84

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XI falta de uniforme .............................. XII falta de asseio na manipulao dos alimentos .. XIII falta de asseio pessoal .....................

2 4 2

XIV exposio venda de alimento incorporados de elementos estranhos, insetos, objetos de qualquer natureza e fragmentos de materiais, ou deteriorados ou com alteraes dos caracteres organolpticos: apreenso e inutilizao do alimento e multa de ............... XV exposio venda de alimentos sem a devida proteo em vitrinas ou coberturas especiais que impeam contatos com insetos, poeiras e mos dos consumidores ......................... XVI exposio ou manuteno de laticnios, carnes e outros alimentos, que exijam refrigerao, fora de cmaras, vitrinas ou balces frigorficos .................................. XVII exposio venda de pescado em balces ou vitrinas com temperatura superior a 0 C ..... XVIII manuteno de produtos incompatveis como pesticidas, inseticidas e semelhantes nas proximidades ou em contato com os alimentos ......................................... XIX uso de desinfetantes ou detergentes aromticos nos locais de manipulao de gneros alimentcios ................................... XX uso de instrumentos, aparelhos, recipientes e embalagens que possam transmitir toxidez aos alimentos ...................................... XXI falta de distribuio, nos veculos, de gneros alimentcios por espcie, dificultando a fiscalizao ................................ XXII falta de instalao e recipientes adequados, bem como gua potvel, comprovadamente de boa procedncia e mantida na temperatura em ebulio para coco de alimentos (milho verde, salsichas e outros) ...................

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

85

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XXIII manuteno, no trabalho, de empregado com suspeita de doena infecto-contagiosa ou dermatose ou que se recuse a novo exame de sade ....................................... XXIV manuteno ou permisso de animais nos locais de preparao de alimentos .............. XXV uso do fumo na ocasio de preparo e de manipulao de alimentos .......................... XXVI falta de Nota Fiscal comprovando a origem legal do alimento ............................ XXVII falta de limpeza no local do estacionamento .......................................... XXVIII falta de remoo do lixo ou sua manuteno fora do depsito prprio ou em depsito destampado ............................ XXIX falta de recipientes adequados, disposio do consumidor, para detritos, papis, cascas de frutas e resduos alimentares consumidos no local .......................... XXX uso de papis servidos, sacos j utilizados, jornais e revistas para o embrulho de alimentos ....................................

XXXI manuteno de canudos de suco para refrigerantes, refrescos e outros sem a adequada proteo contra poeiras, insetos e manuseio dos consumidores ............................. XXXII recusa exibio de cartazes relativos fiscalizao sanitria .....................

XXXIII recusa ao fornecimento de dados e informaes de interesse da fiscalizao ........ XXXIV descumprimento de termo de intimao ........

1 2

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

86

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 20 Para o comrcio fixo as irregularidades sero calculadas de acordo com as seguintes UNIF: UNIF I sonegao, no momento da fiscalizao, da Caderneta Sanitria ............................... 20 II sonegao, no momento da fiscalizao, do Certificado de Sanidade Sanitria vlido dos empregados ou responsveis pela empresa que produz ou comercializa com alimentos ........... III no apresentar Caderneta Sanitria ............ IV sonegao, no momento da fiscalizao, do Certificado de Inspeo Sanitria .............. V manuteno, no trabalho, de empregado com suspeita de doena infecto-contagiosa ou dermatose que se recuse a novo exame de sade .....

8 8

VI falta de Nota Fiscal comprovando a origem legal dos alimentos .............................. VII falta de asseio no estabelecimento e nos instrumentos, aparelhos e recipientes ......... VIII falta de asseio na manipulao de alimentos .. IX uso incompleto do uniforme ..................... X falta de uniforme ............................... XI uso de fumo no local de trabalho ............... XII falta de asseio no gabinete sanitrio ........

10

12 10 2 3 2 4

XIII uso de gabinetes sanitrios com defeito ou como vestirio ou depsito ................... XIV instalao de gabinete sanitrio em comunicao direta com a sala de manipulao de alimentos ou com o salo de refeies ......... XV varredura a seco .............................. XVI uso de gua no potvel e filtrada para a preparao de alimentos e adio bebidas de gelo no industrializado tecnicamente ......

4 2

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

87

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XVII

falta de gua corrente, saboneteira, toalha individual ou secador a ar no lavatrio dos empregados ou no do pblico .........

XVIII manuteno das caixas dgua sem a devida limpeza e sem tampas que impeam a penetrao de poeiras, insetos e roedores ....... XIX uso de papis servidos, sacos j utilizados, jornais e revistas para embrulhar alimentos ... XX ausncia de equipamento trmico para gua quente com temperatura permanente superior 80 C para a esterilizao de louas e talheres ............................................ XXI manuteno de lixo em depsito imprprio e sem tampa ..................................... XXII falta de recipientes adequados, disposio do consumidor, para detritos, papis, cascas de frutas, embalagens e resduos de alimentos consumidos no local ...............

XXIII exposio venda de alimentos incorporados de elementos estranhos, insetos, objetos de qualquer natureza e fragmentos de materiais, bem como deteriorado ou com alteraes dos caracteres organolpticos: apreenso e inutilizao dos alimentos e multa de .................................... XXIV exposio venda de alimentos de ingesto direta sem proteo em vitrinas ou coberturas especiais, que impeam contatos com poeiras, insetos e mos de consumidores ........ XXV manuteno ou exposio de laticnios fora de cmaras, vitrinas ou balces frigorficos .. XXVI manuteno, ou exposio venda, de pescado em balces ou vitrinas com temperatura superior a 0 C .............................. XXVII uso de instrumentos, aparelhos, recipientes e embalagens, material capaz de transmitir toxidez aos alimentos ou alterar seu valor nutritivo ....................

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

88

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XXVIII uso de desinfetantes ou detergentes aromticos nos locais de manipulao de gneros alimentcios ......................... XXIX manuteno de produtos incompatveis, como pesticidas, inseticidas e semelhantes, prximos ou em contato com os alimentos ......... XXX ocultao ou falta de arrumao, por espcie, de gneros alimentcios nos depsitos ou frigorficos, dificultando a fiscalizao ..........................................

XXXI exposio ou manuteno de carne previamente moda, cuja venda s permitida quando solicitada pelo consumidor e moda em sua presena ..................................... XXXII preparo de carnes, pescados, carcaas de aves e outros alimentos de consumo direto em estabelecimento sem instalaes adequadas, previamente aprovadas para tal fim ..... XXXIII permisso de incidncia de luz vermelha ou seus matizes sobre carnes frescas ou refrigeradas ............................... XXXIV manuteno, em casa de aves vivas, de aparelhos, instrumentos e utenslios que possam servir ao abate ......................... XXXV manuteno ou permisso de animais nos locais de venda e preparao de alimentos .....

XXXVI manuteno de salgados (charques, xispes, defumados e outros) em bancas imprprias ... XXXVII venda de sucos de frutas ou legumes previamente preparados ........................ XXXVIII exposio ou venda de ovos sujos ou rachados .................................... XL manuseio simultneo de dinheiro e de alimentos ............................................ XLI uso de toalhas coletivas ...................... XLII uso de cepo de madeira para corte de carnes e ossos ......................................

4 3

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

89

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

XLIII uso como dormitrio de reas destinadas aos depsitos e manipulao ou venda de gneros alimentcios ........................ XLIV falta de comprovao de dedetizao semestral ......................................... XLV falta de visor, para o pblico, da rea destinada ao preparo ou manipulao de alimentos ........................................... XLVI existncia, no estabelecimento ou local de preparo de alimentos, de qualquer substncia que possa servir sua falsificao ou adulterao .................................. XLVII falta de sistema de renovao de ar ou exausto de fumaa e gorduras na sala de manipulao e preparo de alimentos .......... XLVIII manuteno de carne em contato direto com o gelo ..................................... XLIX ressalgada de alimentos ...................... L preparo ou industrializao de carnes nos aougues ......................................... LI funcionamento de estabelecimento em prdio de habitao coletiva, ou anexo, sem instalaes trmicas protegidas que evitem a irradiao de calor e a poluio do ambiente ... realizao de obras de qualquer natureza que interfiram na higiene e comercializao de alimentos sem autorizao do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria ...........

14

4 4

LII

10

LIII recusa exibio de cartazes oficiais relativos Fiscalizao Sanitria ............. LIV recusa ao fornecimento de dados e informaes de interesse da Fiscalizao Sanitria ..

LV oposio ao da Fiscalizao Sanitria e impedimento ou estorvo da sua atuao .......... LVI decumprimento de intimao ....................

8 8

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

90

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

LVII descumprimento das normas baixadas em portarias, resolues e demais atos do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria e outros em vigor .............................. Da Higiene Habitacional

Art. 21 A orientao e a fiscalizao da higiene habitacional tm por princpio bsico assegurar as condies do ambiente que melhor possa contribuir para a manuteno e vigilncia da sade da populao. Pargrafo nico Compete ao Servio Sanitrio de Engenharia Sanitria, do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitra, exercer a vigilncia e a fiscalizao das condies de abastecimento de gua, de remoo de entulhos e de escoamento de guas servidas, assim como a vigilncia sanitria dos logradouros, edifcios, construes e terrenos baldios de toda a espcie, inclusive mediante reclamao de interessados. Art. 22 obrigatrio manter em perfeito estado de asseio e funcionamento as instalaes de banheiros, lavabos, mictrios, pias, ralos, bebedouros, inclusive os sistemas hidrulicos de gua potvel e das servidas, torneiras, vlvulas, bias e todos os seus acessrios e pertences. Art. 23 obrigatria a limpeza das caixas de gua e das cisternas, semestralmente, devendo suas tampas ser mantidas com perfeita vedao e sem acmulo de objetos sobre elas. Art. 24 Nas reas servidas por sistema hidrulico potvel sero tolerados poos exclusivamente para fins industriais e agrcolas, convenientemente tampados providos de sistema de suco. Pargrafo nico A gua dever ser prvia e regularmente examinada pelo rgo competente para avaliao da sua potabilidade e qualidade, devendo o responsvel, sempre que solicitado, apresentar a comprovao dos exames realizados e atualizados. Art. 25 Nas reas no servidas por canalizao de gua potvel ou por nascente de boa qualidade e convenientemente captada, permitida a abertura de poos para fornecimento de gua potvel sob as seguintes condies: a) ser a gua previamente examinada sob o ponto de vista de sua potabilidade, e considerada de boa qualidade; b) estarem os poos convenientemente situados e adequadamente afastados de fossas, estrumeiras, entulhos ou quaisquer instalaes de forma a impedir, direta ou indiretamente, a poluio das guas; c) serem as paredes impermeabilizadas, estanques, de modo a evitar a infiltrao de guas superficiais;

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

91

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

d) serem convenientemente fechados e dotados de sistema de suco. Pargrafo nico Os poos sem uso, os inutilizados e os que no preencherem as condies do presente artigo devero ser aterrados at o nvel do solo. Art. 26 Os pisos dos compartimentos das edificaes devero ser sempre executados com material resistente, incombustvel, que garanta continuidade e sem depresses. 1 Os pisos dos compartimentos assentes diretamente sobre o solo devero ser sempre impermeveis. 2 Os pisos dos compartimentos em que se lide com gua e os das reas descobertas devero ter o necessrio declive e ser dotados de ralos, em nmero e tamanho suficiente para assegurar o rpido escoamento das guas, evitando a estagnao. Art. 27 obrigatria a limpeza de sarjetas, caixas coletoras, calhas e telhados, a fim de evitar a estagnao das guas pluviais ou o seu transbordamento. Art. 28 Quando as condies topogrficas exigirem o escoamento de gua de chuva para terreno vizinho sero, para isso utilizados dispositivos convenientes que evitem danos propriedade alheia, assegurando o pronto escoamento daquelas guas. Art. 29 Nas localidades desprovidas de rede de esgotos, o locatrio o responsvel pela limpeza e conservao das fossas e tambm pela remoo das matrias nelas contidas, cabendo ao proprietrio fazer as modificaes que forem julgadas necessrias pela Engenharia Sanitria. Pargrafo nico Quando uma fossa absorvente no preencher os requisitos necessrios sua utilizao ser devidamente aterrada, no sendo permitido o seu esvaziamento. Art. 30 Todos os vazamentos ou as infiltraes em domiclios, que possam causar insalubridade, sero sempre corrigidos pelo proprietrio do imvel causador da irregularidade. Pargrafo nico O ocupante a qualquer ttulo o responsvel por todas as infraes ao disposto neste Regulamento quanto utilizao, conservao e limpeza dos edifcios e as suas instalaes de gua e esgoto, assim como dos terrenos no edificados, utilizados por aluguel, contrato ou arrendamento.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

92

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 31 Desde que a autoridade sanitria no consiga detectar a origem dos vazamentos ou das infiltraes poder exigir laudo tcnico dos interessados, assinado por profissional legalmente habilitado, por eles livremente escolhido. Art. 32 Em prdios e apartamentos, conjuntos habitacionais ou condominiais, sempre que os vazamentos ou as infiltraes pertencerem s partes comuns, ser intimado o condomnio, na pessoa do sndico, que providenciar os necessrios reparos ou consertos em prazo nunca superior a 30 (trinta) dias. Art. 33 proibido o lanamento de fossas e resduos ou substncias industriais, de qualquer espcie, em cursos e captaes de gua sem prvio tratamento. Pargrafo nico As substncias residuais nocivas sade sero obrigatoriamente sujeitas a tratamento que as tornem incuas. Art. 34 Independente do que determinarem os rgo estaduais controladores da poluio atmosfrica, as chamins de qualquer natureza, em uma edificao, tero altura suficiente para que o fumo, a fuligem, os gases ou outros resduos que possam ser expelidos no venham a prejudicar as condies de sade nem causem incmodo aos moradores e vizinhana. 1 A altura das chamins no poder ser inferior a 5 (cinco) metros do ponto das coberturas existentes num raio de 50 (cinqenta) metros e, no caso de impossibilidade no cumprimento dessa exigncia, ser obrigatria a instalao de aparelho fumvoro conveniente. 2 A autoridade competente poder exigir a qualquer tempo as obras que se tornarem necessrias correo de irregularidades ou defeitos que se verificarem na instalao ou utilizao das chamins a que este artigo se refere. 3 As chamins para gs canalizado, quando as houver, sero regidas por regulamento do rgo estadual competente. Art. 35 Nos estabelecimentos industriais, ser obrigatria a instalao de aparelhos ou dispositivos apropriados para aspirao ou reteno de fuligem, detritos, partculas, poeiras, fumaa e outros, resultantes dos processos residuais e industriais. Art. 36 proibido criar sunos em zonas urbanas, suburbanas ou especiais que, por seu porte ou nmero, venham causar incmodo ou insalubridade populao. Pargrafo nico A criao de sunos no ser permitida a menos de 50 (cinqenta) metros de qualquer residncia e a 200 (duzentos) metros das vias de acesso.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

93

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Das Penalidades Art. 37 Sempre que solicitada a interveno da Engenharia Sanitria para atender a reclamos pblicos, uma equipe, chefiada por um engenheiro do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria, verificar a procedncia ou no da reclamao. Pargrafo nico Em caso de ser procedente a reclamao, ser feita intimao com prazo nunca superior a 30 (trinta) dias para o cumprimento das exigncias regulamentares. Art. 38 O prazo concedido para o cumprimento da intimao poder ser prorrogado pela equipe de Engenharia Sanitria por perodo de tempo que, somado ao inicial, no exceda 60 (sessenta) dias quando o recurso for feito em tempo hbil. Pargrafo nico Somente o Chefe do Servio de Engenharia Sanitria poder conceder, excepcionalmente, uma nova prorrogao, que perfaa 180 (cento e oitenta) dias, contado o tempo decorrido desde a cincia da intimao. Art. 39 O no cumprimento de intimao dentro dos prazos previstos no artigo anterior e seu pargrafo nico implica a lavratura de Auto de Infrao e, concomitantemente, de uma segunda intimao com a metade do prazo inicial e sem direito a prorrogao. Art. 40 Pelo no cumprimento da intimao relativa higiene habitacional, ser lavrado Auto de infrao, que redundar em multa no valor de 2/3 (dois teros) a 6 (seis) UNIF. Art. 41 A intimao, em certos casos, poder ter carter interditrio at o cumprimento de suas exigncias. Art. 42 O no cumprimento da segunda intimao implicar a lavratura de Auto de Infrao, concomitante com a nova intimao com prazo de 10 (dez) dias e, assim, sucessivamente, at que seja sanada, em definitivo, a irregularidade. Pargrafo nico O no cumprimento da segunda intimao, a que se refere este artigo, implicar a imposio de multa no valor correspondente ao dobro do valor da multa atribuda pelo no cumprimento da primeira intimao. Art. 43 A partir da segunda intimao, inclusive, o infrator no ter direito a prorrogao de prazo.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

94

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 44 Lavrado o Auto de Infrao, aguardar-se- em agenda um prazo de 15 (quinze) dias teis para que o infrator possa apresentar defesa, por escrito, devidamente fundamentada. Pargrafo nico Decorrido o prazo sem que tenha sido interposto o recurso, o Auto de Infrao ser julgado revelia, seguindo-se a extrao do respectivo Auto de multa. Art. 45 Caber ao Diretor do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria ou ao seu substituto por ee designado ratificar ou cancelar o Auto de multa, no caso de recurso. Art. 46 Todo Auto de Infrao, cujo recurso for indeferido, ser encaminhado ao Setor de Extrao de Multas, do Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria. Art. 47 Quando o infrator comprovar devidamente que est cumprindo as exigncias contidas no termo de intimao, sem contudo hav-las sanado completamente, poder, a critrio da autoridade, ter seu prazo prorrogado por um perodo nunca superior ao inicial. Art. 48 Impedir ou dificultar a aplicao de medidas sanitrias constitui infrao punida com multa no valor de 6 (seis) UNIF.

Disposio Gerais Art. 49 Observadas as restries legais aplicveis espcie, assegurado Fiscalizao Sanitria o ingresso em qualquer local para inspecionar e fiscalizar casos de infiltraes e vazamentos e ainda as condies higinicosanitrias do comrcio e da indstria, adotando as medidas necessrias ao cumprimento das leis dos regulamentos sanitrios vigentes. Pargrafo nico Independentemente das sanes legais, nos casos de oposio ou impedimento ao fiscal, a autoridade sanitria intimar o proprietrio, locatrio, comerciante, industrial, morador, administrador, sndico, responsvel direto ou seus procuradores a facilitarem a visita, no prazo que isto vier a ser assinado, solicitando a interveno da Procuradoria-Geral, a hiptese de ao judicial, ouvindo o Secretrio Municipal de Sade. Art. 50 Nos casos de embarao Fiscalizao Sanitria, poder ser solicitada a interveno da autoridade policial para garantir a execuo da medida ordenada, sem prejuzo das demais sanes previstas na legislao vigente.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

95

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 51 O Departamento-Geral de Fiscalizao Sanitria divulgar, onde e como for conveniente, as normas a serem observadas em benefcio da sade da populao, advertindo-a de riscos e perigos que possa sofrer. Art. 52 Quando ocorrer qualquer irregularidade no prevista neste Regulamento e para a qual no haja punio expressamente calculada, a Fiscalizao Sanitria, para puni-la aplicar os critrios referentes classificao das infraes comerciais segundo sejam: leves, graves ou gravssimas. Art. 53 A empresa que tiver alterado os eu contrato social ou a sua razo social fica obrigada a cumprir todas as exigncias regulamentares formuladas sua antecessora, respondendo ainda pelas penalidades que lhe forem ou vierem a ser impostas. Pargrafo nico A empresa com nova razo social fica obrigada a requerer novo Certificado de Inspeo Sanitria e nova Caderneta Sanitria. Art. 54 O Certificado de Inspeo Sanitria para o comrcio fixo, em incio de atividade ou mudana de razo social, ter validade at 30 (trinta) dias aps a data da emisso do Alvar de Localizao. Art. 55 A Caderneta Sanitria para o comrcio fixo documento obrigatrio, aps o trmino de validade do Certificado de Inspeo Sanitria. Art. 56 A licena de Localizao, a ser concedida pela Secretaria Municipal de Fazenda, das atividades relativas ao comrcio, indstria e armazenagem de gneros alimentcios depender da apresentao do Certificado de Inspeo Sanitria, fornecido pela Secretaria Municipal de Sade, comprovado o atendimento das normas baixadas pelo presente Regulamento. Art. 57 O proprietrio do estabelecimento de gneros alimentcios ser responsvel, para todos os efeitos, por toda e qualquer infrao a este Regulamento e que venha a ser apurada no referido comrcio, como tambm por aquelas que forem praticadas por seus empregados ou prepostos, ainda que o servio fora do estabelecimento, salvo quando estes dolosamente agirem com intuito manifesto de prejudicar o proprietrio. Art. 58 Os gneros alimentcios, bem como toda e qualquer substncia que entre em sua elaborao, estaro sujeitos a exames tecnolgicos laboratoriais.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

96

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

Art. 59 S ser permitido expor venda e ao consumo carnes provenientes de matadouros e abatedouros legalmente licenciados, contendo emblemas, carimbo oficial ou rotulagem que caracterizem e identifiquem a respectiva inspeo veterinria. Art. 60 Os Certificados de Sanidade dos empregados ou prepostos de empresas que comercializam gneros alimentcios devero permanecer no estabelecimento durante o expediente, em lugar de fcil acesso, a fim de serem exibidos Fiscalizao Sanitria. Pargrafo nico Quando no exerccio de funes externas, os empregados ou prepostos devero portar o Certificado de Sanidade, cabendo empresa a responsabilidade pelo efetivo cumprimento do disposto neste pargrafo. Art. 61 Verificada pela Fiscalizao Sanitria a falta de Alvar de Localizao do Estabelecimento, o fato ser comunicado ao Distrito de Fiscalizao local, da Secretaria Municipal de Fazenda, para as providncias cabveis, sem prejuzo das demais sanes previstas neste Regulamento.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

97

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DIRIO OFICIAL DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO 28 de Junho de 1988 Pg. 1

LEI N 1.265 de 22 de junho de 1988

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

98

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DEFESA E PROTEO SADE Certificado de Potabilidade da gua Municpio do Rio de Janeiro A Lei 1.265, de 22-06-1988, publicada na pgina 1 do Dirio Oficial do Municpio do Rio de Janeiro, de 28-06-1988, dispe sobre o controle da potabilidade da gua consumida no Municpio do Rio de Janeiro, mediante anlise de gua coletada em pontos de consumo dos seguintes estabelecimentos: a) de ensino em geral; b) hotis e similares; c) hospitais, clnicas, sanatrios, maternidades, prontos-socorros e similares; d) estaes de metr, aeroportos, estaes rodovirias, ferrovirias e hidrovirias; e) quartis militares e batalhes da Polcia Militar; f) indstrias em geral; g) supermercados; h) edifcios comerciais; i) clubes em geral; j) reparties pblicas. Os responsveis pelos estabelecimentos mencionados anteriormente, devem providenciar a anlise da gua consumida, anualmente, junto a entidades oficiais devendo afixar o certificado de potabilidade em lugar visvel pela fiscalizao. Ateno: Observar que esta lei relaciona apenas alguns poucos estabelecimentos. No obriga a fazer a limpeza dos reservatrios e ainda no estabeleceu penalidade para quem no a cumprir.

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

99

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

DIRIO OFICIAL DO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO 31 de Dezembro de 1986 Pg. 12

LEI N 948 de 30 de dezembro de 1986

MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

100

Associao Brasileira das Empresas de Controle de Vetores e Pragas

LEI N 948 de 30 de dezembro de 1986. DISPE SOBRE A DESINSETIZAO E DESRATIZAO DOS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS QUE ESPECIFICA. AUTOR: Ver. ALBERTO PONTES GARCIA O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, fao saber que a Cmara Municipal do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 Ficam obrigados a desinsetizar e desratizar suas instalaes, de acordo com as exigncias tcnicas da FEEMA e da Secretaria Municipal de Sade, os seguintes estabelecimentos comerciais: I os supermercados, mercearias e padarias; II os bares e restaurantes; III os depsitos e armazns de qualquer natureza; IV outros similares. Art. 2 As empresas encarregadas da execuo dos servios de desinsetizao e desratizao devero possuir um responsvel qumico e ser registrado na FEEMA. Art. 3 Vetado o Poder Executivo regulamentar esta lei, estabelecendo quais so as exigncias tcnicas de que trata o art. 1, as multas a serem aplicadas e as demais questes que garantiro o seu cumprimento. Art. 4 Esta Lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Rio de Janeiro, 30 de dezembro de 1986.

ROBERTO SATURNINO BRAGA Prefeito J Antnio de Rezende Jos Eberienos Assad

VIGILNCIA SANITRIA MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

101

Vous aimerez peut-être aussi