Vous êtes sur la page 1sur 3

1

Perseguidos por fazer o bem: espritas na fronteira em 1920

Da esquerda para a direita: 1) Eduardo Olmedo; 2) Otto Friedrich; 3) Pedro Garcia; 4) Jos Remi Pietsch (Cascavel); 5) Francisco Ferreira da Motta; 6) Jos Vicente Ferreira; 7) Idalino Favassa; 8) Preceolino Favassa; 9) ngelo Favassa; 10) Neusa Favassa Pietsch (Cascavel); 11) Eugnio Venson Quem hoje v os espritas plenamente integrados comunidade, respeitadssimos por seus princpios humanitrios e caritativos, no imagina que eles j enfrentaram perseguies, como se fossem criminosos ou terroristas. Quando se completam os 90 anos da primeira entidade beneficente do Oeste paranaense, a Sociedade Esprita Paz, Amor e Caridade, fundada em Foz do Iguau a 6 de janeiro de 1922, vale a pena recordar alguns momentos marcantes desse quase centenrio. Em abril de 1918, ao ser destacado para servir em Foz do Iguau, o soldado Jos Vicente Ferreira, da Fora Policial do Paran, hoje Polcia Militar do Paran, era mdium no Centro Esprita Paz, Amor e Unio, de Curitiba.

Aos 23 anos, sair da capital para se apresentar no remoto interior, j com famlia constituda, parecia um castigo para esse jovem alagoano que veio tentar a sorte no Paran. Mas Ferreira, a esposa e uma cunhada logo se integraram s atividades na fronteira, passando a divulgar a doutrina esprita por sua arma que mais se destacava: a mediunidade de cura.

Uma novidade positiva em regio na qual o atendimento mdico era extremamente precrio, luxo reservado a quem podia se deslocar via area ou fluvial para Curitiba ou Posadas, a cura espiritual pelo amor encantava a comunidade fronteiria, to carente de cuidados e manifestaes desinteressadas de humanismo e amizade. Mas incomodou alguns interesses rancorosos, que orquestraram uma armadilha para pr os espritas em dificuldades e tentar bani-los de Foz do Iguau. A polcia foi notificada de que os espritas faziam macumba. Nas primeiras dcadas do sculo XX, as religies afro-brasileiras eram ilegais ou controladas pela polcia. Foi preciso que uma emenda do deputado comunista baiano Jorge Amado assegurasse o direito liberdade religiosa, na Constituinte de 1946. Mesmo assim, at 1976 os ritos africanos ainda permaneciam abaixo de controle policial e sob a presso dos intolerantes, que associavam as crenas dos ndios e dos negros a demnios, feitiarias e maldades.

Pode-se imaginar, por volta de 1920, o que representava a acusao de praticar macumba na fronteira. Dependendo de quem denunciasse, a prpria acusao j era a prova e o julgamento. Assim, sem investigar a veracidade da denncia, a polcia proibiu os trabalhos de cura desenvolvidos pelos espritas, condenando-os como prtica de macumba. Jos Vicente, um policial honrado, caiu na clandestinidade, como se fosse um bandido. Para no interromper o atendimento aos desvalidos, viu-se obrigado a transferir as reunies para fora da cidade e em lugar secreto, para evitar dissabores. Ele e os demais adeptos tinham que fazer um percurso de seis quilmetros de ida e volta a p. Quando a perseguio diminuiu, o grupo voltou a trabalhar na cidade, em casas particulares, at conseguir fundar sua associao, em 6 de janeiro de 1922. Em setembro de 1924, quando Foz do Iguau foi ocupada pelas foras revolucionrias paulistas, os mdiuns Jos Vicente, Etelvina e Celestina optaram por fugir para Puerto Aguirre, na Argentina, pois ele era soldado do governo e poderia ser fuzilado. Em abril de 1925, quando a Coluna Prestes partiu de Foz, retornam os soldados do governo e a partir de ento o clima de ameaa e temor foi substitudo por um constante desenvolvimento das atividades comunitrias dos espritas. Em 1945 comeou a funcionar sua Escola Jorge Schimmelpfeng, com 70 alunos, dentre os quais 40 rfos e as demais vagas ocupadas por alunos pobres sem recursos. Depois, voltou-se tambm ao atendimento gestante carente, alfabetizao de adultos, cursos profissionalizantes e decidiu expandir as atividades pela regio. Cascavel, cidade que passa a se formar em 1930, seria uma das beneficiadas por esse trabalho. **
Alceu A. Sperana

Vous aimerez peut-être aussi