Vous êtes sur la page 1sur 16

1 Edio

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 1

25/03/2011 16:17:28

FICHA CATALOGRFICA

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Como estudar, fazer provas, concursos e vestibulares : 1. ed. So Paulo :Meca, 1998. Vrios autores. Vrios colaboradores. 1. Pesquisa bibliogrfica 2. Redao de trabalhos de pesquisa 3. Trabalhos escolares.

CRDITOS
DIREO EDITORIAL Cosmo Juvela SUPERVISO E PESQUISA marCos Juvela COORDENAO EDITORIAL Daniela Costa DIAGRAMAO, CAPA E ILUSTRAO alex ramos
bydesigner@bol.com.br

981366

CDD371.32

ndice para catlogo sistemtico:


1. Trabalhos escolares : Educao 371.32

IMAGEM DA CAPA antnio e sylvie Craxi


in: Valores humanos - uma viagem do eu ao ns. Editora Meca

Copyright by
Rua Arajo, 81 Vila Buarque So Paulo SP CEP 01220-020 Tels.: (11) 3259-9034 3259-9049 3257-0312 3257-5346

editora meca ltda.

meca@editorameca.com.br www.editorameca.com.br

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 2

25/03/2011 16:17:29

Pirmide da Sabedoria
Voc dotado de inteligncia. Se estudar e ler sempre, essa inteligncia vai lhe proporcionar conhecimento. Utilizando seu conhecimento com sensibilidade, voc viver com sabedoria, respeitando a tica, a verdade e a justia - a base dos valores humanos. Assim, formando-se, aplicando as matrias da pirmide abaixo, voc estar habilitado a transformar o mundo em um lugar justo e belo, onde as oportunidades para uma vida prspera e feliz existiro para todos.

Livros para formar um bom cidado

Livros para formar um bom profissional

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 3

25/03/2011 16:17:33

COMO ESTUDAR, FAZER PROVAS, CONCURSOS E VESTIBULARES

INTRODUO
Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da educao, de 1996, as avaliaes

nas escolas, se tornaram mais flexveis e j no dependem exclusivamente do resultado da aplicao de provas e exames. Antigamente, era comum as avaliaes se caracterizarem por questes meramente decorativas, onde o estudante, s vsperas das provas, se esforava por memorizar um volume considervel de matria, que em seguida esqueceria quase toda, porque o estudo foi dirigido apenas para a realizao da prova e no para a compreenso da matria em seu sentido mais amplo. Embora esse quadro tenha mudado um pouco, na medida em que hoje existe uma preocupao maior com os critrios de preparao do aluno e sua avaliao, de vital importncia que o estudante se conscientize e se prepare para as diferentes formas de avaliao existentes nos dias de hoje, pois esta tende a considerar a conjugao de outros fatores, segundo o critrio do prprio professor.

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 4

25/03/2011 16:17:37

NOS DIAS DE HOJE


Em razo da flexibilidade existente nas avaliaes de hoje, estas podem assumir as mais diversas modalidades, desde uma simples entrevista individual com o aluno at as tradicionais provas escritas, embora estas, devam deixar de lado as questes meramente decorativas e passar a avaliar a capacidade reflexiva dos alunos e seus conhecimentos bsicos da matria em questo, porque o objetivo essencial avaliar o que efetivamente o aluno sabe e no o que ele no sabe.

? ?
COMO ESTUDAR
Antes de abordarmos mais profundamente as provas propriamente ditas, devemos nos concentrar no estudo, porque ele a base para a realizao de uma prova bem sucedida. O hbito de estudar o maior aliado do estudante, porque quanto mais regular for o estudo, melhor ser a qualidade do aprendizado.

Entenda por hbito, o costume de fazer qualquer coisa como a mais natural do mundo. O hbito de estudar o costume de faz-lo, sem precisar de ordem mental ou estmulo especial para cada vez que voc estuda. O hbito gera dependncia e quando, por qualquer motivo, se interrompe a rotina do hbito, a pessoa experimenta a sensao incmoda de que alguma coisa lhe est faltando. Por exemplo, um bom hbito de estudo sublinhar cada idia significativa que voc encontrar no livro que est lendo, ou perguntar ao professor cada vez que voc sentir que determinado ponto de sua exposio possa ser ampliado. O hbito de estudar criado simplesmente por repetio e acumulao de atos. Isto significa que quanto mais voc estudar regularmente, mais proveitoso ser o estudo e a sua assimilao, e mais facilidade ter em reter de forma no descartvel o que aprendeu.

No ato do estudo, temos que pr em jogo a nossa vontade de aprender, realizar e produzir. No estude sem vontade, porque poder criar um pssimo hbito. No deixe passar nada, pois tudo importante. O que voc aprendeu hoje vai precisar amanh, depois, enfim, todo o tempo. Depois de ter estudado, faa questionrios, resumos, esboos, etc. Estudar importante no s para a realizao das provas e para obter diplomas, mas tambm para o nosso desenvolvimento fsico e mental. Para realizar um bom estudo, necessrio estar calmo e sossegado, por isso, necessrio saber escolher o local adequado, o horrio certo, o material necessrio, as fontes adequadas, etc. Mas, para compreendermos uma nova lio, precisamos estudar a lio anterior.
Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 5

O HBITO DE ESTUDAR

APRENDA A ESTUDAR

25/03/2011 16:17:43

Observe que estudar de dia menos cansativo e mais produtivo. Comece verificando se cadernos, lpis, livros, canetas, borrachas, etc., esto em perfeita ordem. Assim no tera de interromper o estudo para procurar objetos Quando iniciar os estudos, avise a todos que vai estudar e pea a todos que no interrompam sua atividade, porque assim sua concentrao no ser prejudicada Leve seu trabalho a srio e v at o fim; no desista antes de terminar pois voc assumiu um compromisso.

MTODO DE ESTUDO PARA MEMORIZAO


Finalidade: Este recurso oferece orientao bsica sobre como estudar disciplinas que tm muitos dados a serem memorizados, visando a uma aprendizagem coletiva. Este mtodo consiste em trs passos:

a) LER o texto, mais de uma vez se for necessrio, procurando entender o seu contedo. Use o dicionrio. b) SELECIONAR os dados importantes para memorizao, segundo os critrios do professor. Indique esses dados com um sinal na margem (uma chave, um colchete). Sublinhe as palavras chave. c) ESTUDAR cada trecho at conseguir fixar os dados selecionados. OBS. 1) Faa o estudo com esprito crtico, procurando estabelecer relaes e tirar concluses prprias. 2) Para estudar novamente, observe os itens A e C.

MTODOS DE ESTUDO PARA MATRIAS DE CINCIAS EXATAS, MEMORIZAO, LNGUAS ESTRANGEIRAS E PESQUISAS
1 - MTODO DE ESTUDO PARA CINCIAS EXATAS Finalidade: Neste recurso, so dadas orientaes sobre a aprendizagem de disciplinas, em relao s quais, apenas o entender no basta, porque indispensvel saber fazer. Este mtodo serve para matemtica, fsica, qumica, ou qualquer outra matria que exija a prtica de exerccios, como o estudo de lnguas estrangeiras. O mtodo segue trs passos: a) Ler o texto todo, procurando entender toda a teoria e analisar os exerccios resolvidos e corrigidos, para rever as noes tcnicas bsicas. b) Fazer o mximo de exerccios possveis, suficientes para assegurar uma real aprendizagem da matria. Consulte as fontes sempre que necessrio. c) Certifique-se de que os resultados dos exerccios esto corretos. Se possvel, tenha sempre mo um livro auxiliar de resolues e exerccios que apresente as solues e os mtodos de resolues passo a passo.

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 6

25/03/2011 16:17:47

2 - MTODO DE ESTUDO PARA LNGUAS ESTRANGEIRAS Finalidade: No presente recurso, voc ser orientado a exercitar-se em cada etapa do estudo. comum os professores darem maior valor diferentes partes da matria - Independentemente da solicitao do professor, voc deve valorizar igualmente todas as partes, para chegar a um melhor aprendizado. Entretanto, dedique especial cuidado quilo que o professor solicita mais. a) Vocabulrio: sublinhe as palavras desconhecidas e procure conhecer-lhes o significado no texto. Use o dicionrio, faa tradues e verses dessas palavras at memoriz-las. b) Grafia: copie as palavras tantas vezes quantas necessrias, at conseguir escrev-las corretamente. c) Gramtica: Utilize-se do Estudo Dirigido para Cincias Exatas, no item anterior, porque este mtodo engloba tambm disciplinas que necessitam de exerccios. d) Pronncia: Leia as palavras em voz alta, comeando lentamente e aumentando o ritmo medida que conseguir dominar a pronncia. Use o dicionrio para esse fim. 3 - MTODO DE FAZER PESQUISA Este mtodo traz um roteiro auxiliar para anlise e seleo de textos, visando a elaborao de algum trabalho. Esse roteiro somente deve ser utilizado quando no houver orientao especfica do professor. comum que os alunos, por falta de orientao ou interesse, escolham um determinado texto relacionado com o tema da pesquisa e o copiem pura e simplesmente. Esse procedimento quase sempre no acrescenta nada ao conhecimento do aluno. Este roteiro muito semelhante Prtica de Estudo para Memorizao. Aps a seleo das fontes e o estabelecimento da fonte bsica para a pesquisa, voc dever selecionar os dados que sero utilizados para o desenvolvimento do tema.

A Orientao para a pesquisa consta do seguinte roteiro: a) Selecionar as fontes para pesquisas. b) Analisar as fontes selecionadas e: - verificar quais que sero utilizadas - estabelecer prioridades, determinando a fonte bsica. c) selecionar os dados que sero utilizados para o desenvolvimento do tema. d) Fazer um esquema de trabalho, preparando um roteiro para a redao. e) Elaborar e redigir o trabalho.

Leia com esprito crtico, procurando estabelecer relaes e tirar concluses prprias - Um bom trabalho deve constar de: ttulo, ndice, introduo, desenvolvimento, concluso e bibliografia.

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 7

25/03/2011 16:17:50

DICAS IMPORTANTES PARA UM BOM ESTUDO


1 Quando for iniciar o seu estudo, avise a todos em sua casa, assim voc no ser interrompido e sua concentrao no ser prejudicada. 2 Procure AUTOMOTIVAR-SE: escreva uma relao de motivos por que deve estudar cada disciplina do currculo. Relacione a utilizao do estudo de cada matria. Pense com clareza no auxlio que o estudo pode dar-lhe para realizar seu objetivo. 3 Quando iniciar o estudo , determine etapas. bom inclusive escrev-las para delas no se desviar. Isto o que se chama mtodo. Faa como o engenheiro que antes de construir uma casa, elabora uma planta. 4 Quem vai a uma viagem prepara cuidadosamente todo o equipamento, da mesma forma, antes de iniciar o estudo, verifique se est de posse de todo material que ir utilizar, como caneta, lpis, borracha, rguas, compasso, etc. 5 Se voc ainda no um estudante consumado, cuide tambm do ambiente de estudo. No permita que circunstncias alheias ao estudo, como msica, barulho, luz, ou at o desconforto do ambiente atrapalhem sua concentrao. 6 A ordem, disciplina, limpeza, a beleza do trabalho parecem coisas sem grande importncia, contudo, uma forma poderosa de auto-estimao, que auxilia e muito no aproveitamento. 7 A manh a melhor hora para se estudar. A tardinha a pior - Procure estudar de manh ou no comeo da noite. 8 No permita que interesses estranhos interfiram no seu trabalho. Deixe para as frias uma poro de coisas que lhe ocorram ser feitas agora. 9 Fixe o lugar e as horas de estudo - Isso o ajudar a obter concentrao e esse ato se transformar em HBITO. 10 No estude sem resoluo e sem energia, porque isso pode criar em voc um pssimo hbito. Quando resolver estudar, faa-o com todo o vigor!

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 8

25/03/2011 16:17:53

DIFICULDADES MAIS COMUNS AO ESTUDAR


1) Quando voc no consegue aprender alguma coisa, no falta de inteligncia: que falta aprender algo que serve de base nova aprendizagem. Procure sempre o que , e desaparecer a dificuldade. 2) A aprendizagem como uma corrente, cada elo seguinte, depende do elo anterior. Quando encontrar uma dificuldade, procure o elo que est faltando. 3) Quase todo fracasso nos estudos causado pelo desnimo e o desinteresse provm da falta dos elos anteriores. Voc fica pensando que pouco inteligente quando, de fato, voc apenas ignora as bases do elo anterior. 4) No faa como certos alunos que se dedicam exclusivamente aos esportes, porque no obtm xito imediato nos estudos. Enfrente suas dificuldades corajosamente, sem recorrer a um subterfgio. No h necessidade de renunciar ao esporte ou ao lazer para ser bom estudante. Divida o estudo e a diverso de acordo com o tempo disponvel. 5) H erros, como os de ortografia, que s se corrigem praticando a forma correta. Nesse caso, no procure adivinhar a escrita correta, o melhor usar um dicionrio. 6) Quando no conseguir resolver uma questo, firme bem seus dados na conscincia, antes de deitar, ordene a mente que a resolva durante o sono. provvel que isto acontea. comum, muitas vezes, acordar no dia seguinte com a mente descansada e resolvida a chave dos problemas.

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

??

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 9

25/03/2011 16:17:57

TESTE DE QUALIDADE DO SEU ESTUDO


A seguir, apresentamos um pequeno teste que se prope a avaliar a qualidade do seu estudo. Leia a cada pergunta com cuidado - Responda SEMPRE, S VEZES ou NUNCA. Escolha a resposta que mais se aproxima do seu modo de agir. Lembre-se que o resultado deste teste depende da sua sinceridade em respond-lo. A finalidade principal deste questionrio no descobrir suas dificuldades, mas sim ajud-lo a venc-las. Veja no final do teste, o resultado da sua avaliao.

QUESTES

SEMPRE

S VEZES NUNCA

1) Tenho hora certa para estudar.......................................................... 2) Tenho os livros, os cadernos e demais elementos necessrios para estudar. 3) Tenho lugar certo para estudar. ........................................................ 4) Apronto todo o material necessrio antes de estudar. ...................... 5) Quando chega a hora de estudar, comeo imediatamente............... 7) Antes de comear a estudar nova lio, recordo a anterior. ............. 8) Leio sem dificuldades. ..................................................................... 9) Estudo sem permitir interrupo. ..................................................... 10) Procuro dividir as horas de estudo entre as diversas rea de estudo ou disciplinas. . 11) Estudo com cuidado as lies que no gosto. .................................. 12) Estudo sozinho. ............................................................................... 13) Anoto as tarefas a executar. ............................................................. 14) Quando estudo, tenho um dicionrio disposio.......................... 15) Procuro o significado das palavras novas......................................... 16) Procuro realizar mais do que o professor pede. ............................... 17) Procuro tirar prova do que aprendi fazendo resumo ou formulando perguntas para que eu mesmo responda sobre o que foi estudado. . 18) Tenho ordem e capricho nos trabalhos escritos. .............................. 19) Releio o meu trabalho escrito antes de entregar. .............................. 20) Presto ateno nas aulas. ................................................................. 21) Fao perguntas ao professor quando tenho dvidas. ........................ 22) Dedico-me com disposio aos estudos. ......................................... 23) Conservo-me calmo ao fazer as provas............................................ 24) Esforo-me para no atrasar os estudos............................................ 25) Quando estudo em grupo, revejo sozinho o que foi estudado. ........

10

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 10

25/03/2011 16:17:58

CONCLUSO:
Se voc atingiu o nvel muito bom ou timo; parabns, voc est acima da mdia em relao aos hbitos dos demais estudantes. Se atingiu o nvel bom, voc encontra-se em um nvel satisfatrio, mas com um bom potencial para melhorar; se voc situou-se nos nveis deficiente ou regular, precisa reeducar-se no sentido de melhorar seus hbitos de estudo.

Cada resposta Cada resposta Cada r esposta

SEMPRE,

corresponde 10 pontos;

S VEZES, corresponde 5 pontos; NUNCA, c or r e s ponde 0 pontos .

PONTOS

AVALIAO

Menos de 100 ...................................................................................................... Deficiente De 105 a 140 ........................................................................................................... Regular De 145 a 180 .............................................................................................................. Bom De 185 a 220 ................................................................................................. Muito bom De 225 a 250 ......................................................................................................... timo

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

11

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 11

25/03/2011 16:18:02

PROVAS E VESTIBULARES
O QUE VOC DEVE SABER A RESPEITO DAS PROVAS
O aluno deve ter em mente que as avaliaes, cada vez mais, procuraro extrair a aprendizagem bsica do estudante, dando pouca importncia s questes que exijam uma mera preparao de ltima hora. Considerando que ele ainda passar por muitas fases em sua vida escolar e profissional, onde ter de se submeter a avaliaes de toda ordem, importante que conhea algumas regras bsicas que iro melhorar seu desempenho nas provas:

REGRAS PRTICAS E LEMBRETES IMPORTANTES:

O resultado das avaliaes est diretamente relacionado com o grau de preparao do aluno. O estudante deve se preocupar primeiramente com o contedo bsico da matria, procurando entend-la na forma mais ampla e global, de forma a permitir um aprendizado mais reflexivo, e posteriormente memorizar os dados fundamentais sua compreenso deve evitar o estudo baseado simplesmente na memorizao de fatos e dados. A preparao para qualquer avaliao deve ser feita de forma racional e contnua, e realizada em um prazo compatvel com o volume de matria e seu grau de dificuldade. A preparao deve ser feita com antecedncia evitando o estudo de ltima hora, principalmente quando o aluno tenha de enfrentar diversas avaliaes numa mesma semana, ou at mesmo mais de uma por dia. s vsperas da prova, o estudante dever realizar a reviso da matria previamente estudada, assim, ficar tranquilo por j ter estudado os seus pontos fundamentais, e aproveitar este tempo que antecede o dia da prova, para avivar os termos e os detalhes mais importantes, que lhe sero de extrema utilidade no momento da realizao da prova. Esta prtica se torna absolutamente indispensvel quando na semana de provas os exames forem realizados todos os dias. A autoconfiana e a tranquilidade so fortes aliados no momento de uma avaliao, mas estas dependem diretamente do grau de preparao do aluno devidamente preparado, o aluno se sentir mais vontade e ter mais condies de melhorar seu desempenho na prova, seja porque sua memria trabalhar melhor ou porque seu raciocnio se desenvolver de forma mais eficaz. Aplicao de tcnicas bsicas que tornam o estudo mais organizado, e consequentemente mais eficaz, como tambm de tcnicas dirigidas para o momento da realizao dos exames. Ao invs de adotar longos perodos de estudo, divida os perodos em pequenas etapas, intercaladas de alguns minutos de recreao. No determine tambm, perodos de estudo muito curtos. Assim, voc desperdia o esforo inicial que foi necessrio para se organizar e situar-se dentro do contedo a ser estudado. Quando estiver cansado com um tipo de estudo, no insista; mude de matria ou de atividade - Assim voc foge do tdio e a assimilao no fica prejudicada.

12

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 12

25/03/2011 16:18:02

COMO SE PREPARAR PARA AS PROVAS


Em primeiro lugar, deve-se ter em mente, que o estudo verdadeiro e eficaz, aquele que no se restringe mera necessidade de se obter um bom resultado em uma avaliao, mas sim, aquele que objetiva a compreenso plena da matria a ser estudada. O principal fator que determina o resultado a ser obtido nos exames de avaliao, o grau de preparao do estudante por isso, esta deve ser realizada de maneira gradual, contnua e organizada. Os estudos de ltima hora so de pouca eficcia, principalmente quando for grande o volume de matria a ser estudada. Para o bom xito no estudo, necessrio sentir interesse nessa prtica. importante lembrar que: ESTUDE COM INTERESSE 1) Estudando com interesse voc se cansa menos e se aborrece menos. 2) Escutando com interesse a aula, voc segue melhor a exposio do professor e executa melhor o seu plano de trabalho. 3) Compare a compreenso e a assimilao obtida quando se estuda com e sem interesse. 4) Verifique que quando voc estuda com interesse, interrompe menos vezes uma atividade.
A VONTADE DE ESTUDAR A vontade a capacidade de cumprirmos o que nos propusermos a realizar: a determinao interior que o jovem deve pr em jogo e que lhe permitir compreender e terminar os seus perodos ou jornadas de estudo, resistindo a inmeras tentaes, como cansao, sono, divagao, aborrecimento, diverses, amizade, jogos, esportes, etc.

NO DEIXE ACUMULAR MATRIA Para que a compreenso plena da matria se d com mais fluncia e tranquilidade, o melhor a se fazer iniciar o estudo to logo ela seja passada pelos professores; expediente aparentemente sem importncia, mas que possibilitar a obteno de algumas vantagens: a) A soluo das dvidas com o prprio professor conforme elas forem surgindo, pois as principais questes surgem somente quando o aluno tem um contato mais aprofundado com a matria. Dessa forma, o estudante poder sanar uma questo na aula seguinte ao dia em que a matria for passada pelo professor. b) O contato antecipado com a matria possibilita um estudo mais organizado, resultando em uma assimilao mais ampla e eficiente. Assim, o estudante ter maior tranquilidade para desenvolver suas pesquisas e elaborar seu plano de estudo - livre de presses e no estado psicolgico adequado, o aprendizado se tornar espontneo. c) O acmulo de matria sem estudo altamente improdutivo e irracional. O aluno que fica semanas sem abrir o caderno e deixa para faz-lo s vsperas dos exames, passando at noites em claro para compensar o atraso, semelhante quela pessoa que aps trs dias sem comer, ingere todo alimento que consegue para saciar sua fome, resultando numa indigesto e num tremendo mal estar. Iniciar os estudos to logo a matria seja ministrada, evita essa situao que no contribui em nada com o aprendizado. Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

13

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 13

25/03/2011 16:18:02

RESUMOS E ESQUEMAS
Uma forma muito til e prtica de se entender e at memorizar o que se est estudando a utilizao de esquemas, resumos ou fichas. Na prpria elaborao desses resumos, o estudante j toma contato com a essncia da matria, familiarizando-se, com as questes mais relevantes. Em um segundo momento, as fichas, esquemas e resumos sero utilizadas para a reviso da matria, momento ideal para memorizar os pormenores, como dados, datas, nomes, frmulas, etc.

ORGANIZAO DO TEMPO
Todo programa de estudo deve, primeiramente, levar em conta o tempo que o aluno pode dispor para tanto, o volume de matria a ser assimilada e o lapso de tempo em que existe entre este momento e a data da prova. Tudo isso considerado, preciso saber, que uma segunda reviso quase sempre necessria, porque neste ato o indivduo tem maior capacidade de integrar com eficincia os esquemas, resumos e anotaes importantes, e o estudante j visualiza o contexto global da matria. o momento de traduzir todas as anotaes e resumos e transform-los em um nico texto, mais arejado, objetivo e com nexo de continuidade e clareza.

NO DEIXE PASSAR NENHUMA DVIDA


Procure no dar sequncia a um estudo j iniciado antes de solucionar uma dvida ocorrida, pois o esclarecimento de uma questo no momento em que ela surge pode ser a chave do entendimento da matria seguinte, porque muitas vezes o contedo daquilo que se est estudando sequencial. Toda vez que surgir uma interrogao sobre uma questo, o momento certo de se fazer um estudo mais concentrado a cerca dela, evitando assim, problemas para o futuro.

O QUE FAZER ANTES DA PROVA


Embora pouco lembrado pelos estudantes, muito importante a sade fsica, bem como o estado psicolgico do estudante na poca das provas. Se o aluno exagerar no consumo de caf, acumular noites mal dormidas, substituir as refeies por lanches rpidos e com menor valor nutritivo, reduzir suas horas de descanso ou at se utilizar de certos estimulantes, ficar com sua condio fsica abalada inevitavelmente sentir cansao e ficar com seu sistema nervoso alterado, redundando na falta de concentrao e dificuldade para assimilar e memorizar os dados essenciais para a compreenso do que est sendo estudado ou revisado. Por isso, a reviso que antecede a prova no deve ser feita de forma frentica e descontrolada. Antes, pelo contrrio, dever ser o momento de maior equilbrio e tranquilidade, onde o estudante dever repassar a matria e tirar as ltimas dvidas, j se programando para que sobre um tempo de descanso at o incio da prova.

O QUE FAZER DURANTE A PROVA


Quando chega a hora da prova, no h mais o que falar em estudo, porque o que tinha de ser feito nesse sentido j foi. Nesse momento, o objetivo maior do estudante extrair o mximo de si, traduzindo para o papel todo o conhecimento adquirido nos estudos e na sala de aula. A preocupao agora conseguir fazer uma prova compatvel com o seu conhecimento e seu esforo.

14

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 14

25/03/2011 16:18:05

CONSELHOS TEIS
Antes de mais nada, o melhor certificar-se com antecedncia do local onde se realizar o exame. s vezes, deixar para faz-lo na ltima hora pode trazer intranquilidade e aborrecimentos. Deve se certificar de que est munido de todo o material necessrio para a execuo da prova, como canetas, lpis, borracha; e quando for o caso, dicionrios, rgua, compasso, esquadros, tabelas e carto de inscrio. - Nos momentos que antecedem qualquer avaliao, o estudante no deve conversar com os colegas sobre a matria da prova, porque na maioria das vezes, esse ato promove a intranquilidade e a falta de confiana. Tendo estudado de acordo com o estabelecido pelo professor e obedecido as tcnicas bsicas de estudo, ele ter um balano de suas reais possibilidades de xito e dever criar uma expectativa favorvel para a prova, sem medo e ansiedade. Nesse momento, o melhor se distrair com assuntos que no dizem respeito prova, como cinema, esporte, poltica, etc. - Preste muita ateno s explicaes iniciais do professor, pois elas so teis e s vezes indispensveis para a execuo de sua prova. Concentre-se e saiba ouvir. - Procure no ficar nervoso, desatento ou apressado e nem procure concluir logo sua prova para sair da sala. Tambm no responda s questes sem refletir sobre elas em profundidade, para no desperdiar a oportunidade de sair-se bem. Faa uma leitura rpida da prova toda, para ter uma viso global dela. Faa uma pequena marca ao lado das questes mais fceis. D preferncia em resolv-las primeiro. Nesse momento, voc pouco poder fazer em relao uma questo que no sabe entretanto, voc no poder se dar ao luxo de errar uma questo, cuja soluo voc tem boas possibilidades de responder com xito. Disso resulta uma regrinha simples mas de valor inestimvel: Responda primeiro s questes mais fceis, e depois as que considera mais difceis, assim voc utilizar o tempo de forma mais racional. Obs.: O sucesso na resoluo das questes mais fceis, primeiramente escolhidas por voc, lhe dar mais segurana e tranquilidade para prosseguir na execuo da prova, e consequentemente na resoluo das questes mais difceis. Procure ler bem cada questo, elaborando mentalmente a resposta antes de escrev-la. Isso o ajudar a lembrar-se melhor da matria estudada e dar redao mais ordenada e completa s respostas. Cuidado com a redao! - Pense bem na hora de escrever Cuidado com a apresentao geral da sua prova! Procure dar maior valor qualidade das respostas, mesmo que em prejuzo, s vezes, da quantidade. De um modo geral, os alunos cuja preocupao principal responder a todas as questes correm o risco de faz-lo de maneira apressada e superficial. Se houver tempo, voc deve rever o que foi feito, principalmente nos pontos em que teve maior dificuldade. No tenha pressa de entregar a prova. Aproveite ao mximo o tempo permitido, pois no raro haver o que corrigir.

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

15

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 15

25/03/2011 16:18:07

Todos somos iguais perante o Criador. Mas cada um de ns um ser especial, identificado pela individualidade: nosso DNA, nossa assinatura, nossa personalidade, e tambm, nossos sonhos e aspiraes. Em cada um de ns existe latente um talento para algumas atividades. A chave-mestra da felicidade pode abrir muitas portas. Uma delas descobrir nossa vocao, investir no seu desenvolvimento e aplic-la na profisso que escolhermos e que desempenharemos ao longo de nossa existncia. Assim, voc optar pela atividade certa e descobrir que o segredo da felicidade transformar o dever em prazer.

A escolha certa da profisso a chave-mestra da felicidade!

16

Como estudar, fazer provas, ConCursos e vestibulares

4 - COMO ESTUDAR FAZER PROVAS E EXAMES - 2011.indd 16

25/03/2011 16:18:30

Vous aimerez peut-être aussi