Vous êtes sur la page 1sur 19

Escola Superior de Educao de Santarm Licenciatura em Animao Cultural e Educao Comunitria Unidade Curricular de tica e Deontologia da Animao Sociocultural

Docente: Ramiro Marques

tica de Karl Marx

2011/2012

Discentes: Ana Margarida Corra Sousa - 100231014 Vanessa Isabel Bento Ferreira - 100231009

ndice
Introduo .................................................................................................................... 3 Biografia de Karl Marx .................................................................................................. 4 Conceito de Marxismo .................................................................................................. 6 Conceitos justificativos da tica de Karl Marx ............................................................... 7 Materialismo Dialctico ............................................................................................. 7 Luta de classes ......................................................................................................... 9 Sociedade Comunista ............................................................................................. 12 tica Burguesa como oposio Moral Proletria ...................................................... 14 Valores ticos e morais, privilegiados por Karl Marx ................................................... 17 Concluso .................................................................................................................. 18 Bibliografia.................................................................................................................. 19 Fontes da Internet ................................................................................................... 19

Introduo
No mbito da Unidade Curricular de tica e Deontologia da Animao Sociocultural, do 3 Semestre da Licenciatura em Animao Cultural e Educao Comunitria, lecionada pelo docente Ramiro Marques, foi-nos solicitada a realizao de um trabalho, relacionado com a temtica da unidade curricular. Assim, e depois de um breve estudo, na lista disponibilizada pelo docente no seu site, sobre vrios temas possveis de ser explorados, optmos por trabalhar a tica de Karl Marx. Para tal, comemos por explorar os textos da autoria do docente, que se encontram tambm nesse site, bem como numa outra pgina sua, na internet. . De seguida, inicimos uma pesquisa sobre a vida e obra de Karl Marx. Partimos para execuo de um plano de trabalho, que nos orientasse na explorao de conceitos, relacionados com esta tica. Por conseguinte, comemos a definir os conceitos justificativos tica de Karl Marx: materialismo dialctico; luta de classes; e sociedade comunista. Respeitando a ordem do nosso plano de trabalho, procedemos elaborao de um texto sobre a tica burguesa, em oposio moral burguesa. Por fim, identificmos os valores ticos e morais, defendidos por Marx, em oposio aos valores de uma sociedade capitalista.

Biografia de Karl Marx

Foto1: Karl Marx/ Citao

Filsofo e economista, historiador e socilogo, alemo, Karl Heinrich Marx, nasceu em Trier, mais especificamente no sul da Alemanha, a 5 de Maio de 1818. Ambos os pais, descendiam de judeus, mas teriam no entanto, se convertido mais tarde ao protestantismo. Karl Marx obteve uma educao burguesa, tendo estudado na sua terra natal, em Bona e em Berlim, de 1836 a 1841, sendo neste momento que entra em contacto com a filosofia hegeliana, filosofia esta que viria a marcar o resto da sua vida, a nvel da sua formao intelectual. Devido s opinies polticas, por Marx manifestadas, este viu-se obrigado a abandonar os estudos de Direito que tinha j iniciado, e assim se dedicou escrita de artigos jornalsticos, para a revista Rheinish Zeitung, da qual se assumiu como Diretor, em 1842. Um ano depois, esta publicao proibida, e Marx abandona a Alemanha, para se instalar na Cidade de Paris. neste momento que Marx conhece Friedrich Engels1, com quem estabelece uma colaborao, que se manter ao longo da vida de ambos. Em 1843 Marx, casa-se com a namorada de infncia, Jenny Von Westphalen.

Friedrich Engels, nascido em Barmen, em 1820, foi um terico revolucionrio alemo, que junto com

Karl Marx, fundou o chamado socialismo cientfico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida o Manifesto Comunista. Tambm ajudou a publicar, aps a morte de Marx, os dois ltimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.

Em 1845 expulso de Frana, e muda-se para a Cidade de Bruxelas, de onde tambm mais tarde expulso, mudando-se posteriormente para Londres, em 1847,momento que marca a sua ligao Liga dos Comunistas. neste momento que juntamente com Engels, Marx escreve o Manifesto Comunista, publicado em 1848, obra esta que se converteria no manual do socialismo revolucionrio. Com o rebentar da revoluo, neste mesmo ano, Marx parte para a Alemanha, de onde expulso no ano seguinte, e volta assim para Londres. De regresso a Londres, Marx testemunha da impiedosa explorao das classes trabalhadoras, durante o comeo da industrializao. Em 1950, Marx encontra-se no mais alto nvel de pobreza, passando dependncia absoluta, da ajuda econmica, que Engels, lhe prestava. Neste ponto, preciso salientar que Marx viveu toda a sua vida a estudar, a escrever e a organizar movimentos operrios europeus, sem nunca desenvolver qualquer atividade profissional renumerada, valendo-lhe este apoio financeiro, de Engels. Inclusive, trs dos seus filhos morreram muito novos, por faltas de cuidados mdicos e a sua famlia viveu sempre rodeada de grandes dificuldades econmicas. Em 1864, o isolamento poltico de Marx termina, com a Fundao da Associao Internacional dos Trabalhadores, que o adotou como lder intelectual, aps a derrota do anarquista Mickhail Bakunin. Relativamente aos seus estudos na rea da economia, estes foram compilados em trs volumes, cujo ttulo O CAPITAL. preciso salientar, que o primeiro dos volumes, fora publicado no ano de 1867, e os dois restantes, s viriam a ser publicados mais tarde, aps a sua morte, pelo seu amigo, e grande filsofo, Engels. Muitos consideram esta obra como o marco, do pensamento socialista marxista. Para alm, de se destacar em O CAPITAL, Marx deixou-nos ainda um grandioso nmero de ensaios e tratados, na rea da Histria, da Poltica, e da Sociologia: Os Manuscritos Econmico Filosficos; Manifesto do Partido Comunista; Contributo para a Crtica da Economia Poltica; Misria da Filosofia; A Ideologia Alem; Crtica da Filosofia do Direito de Hegel; A Guerra Civil em Frana e Crtica do Programa de Gotha.

Foto2: Volume 1, da obra - O Capital

Na ltima dcada da sua vida, a sua militncia tornou-se um pouco mais crtica e indireta. Em 1883, viria a falecer, na cidade de Londres, aps longos meses de doena grave, que seria agravada pela morte de sua mulher, bem como da sua filha mais velha.

Conceito de Marxismo
Marxismo diz respeito ao Conjunto de teorias socioeconmicas, derivadas do pensamento de Karl Marx, e que a intelectualidade socialista do primeiro quartel do sculo XVIII, elevou categoria de doutrina poltica.

Conceitos justificativos da tica de Karl Marx

Materialismo Dialctico
Karl Marx iniciou as suas noes com base nas escritas de um filsofo, G. W. F. Hegel, o qual desenvolveu o conceito da dialctica (dia - ideia + lctica - ciclos), visto que Hegel estuda a ideia, com a estrutura de um ciclo. Marx, porm, no se limita ao estudo das "ideias", mas da histria materialista. Discordando da forma como Hegel props a sua dialtica, mas concordando em parte com a mesma, Marx inverteu o sentido do conceito definido por Hegel, visto que este pretende aplic-lo na sociedade. Hegel entende que a histria a evoluo da ideia e na evoluo histrica o papel fundamental cabe anttese. S a luta, a oposio, ou mesmo a guerra, criadora, pois s do confronto surge a sntese, e s esta comporta a novidade e mudana e s esta faz ouvir a histria. A alterao feita por Marx deu origem ideia de que a Histria entendida como um produto da Luta de classes e a luta de classes vista como o motor da Histria. Posto isto, chegamos concluso de que Hegel utilizava um ciclo descrito por tese, sntese e anttese, o qual Marx utilizou para aplicar na sociedade, mas alterando a ordem, primeiro, tal como Hegel tem a tese, depois alterou para anttese e sntese. Marx afirma que as origens das mudanas sociais so todas materialistas. Para a sociedade de hoje, esta forma visionria das mudanas sociais, significa que pertencem s dimenses culturais da tecnologia e da economia. Durante o desenvolvimento da tecnologia os povos passaram de caadores recolectores, prtica da agricultura, depois sucedeu-se a Revoluo Industrial, as alteraes na tecnologia conduziram a mudanas na organizao social, nas crenas e nos valores. O povo de caadores- recolectores segundo Karl Marx, praticava uma forma de Comunismo Primitivo. Neste tipo de sociedades agrrias, que o filsofo considerou como feudais, o principal conflito acontecia entre os proprietrios das terras (latifundirios ou aristocratas) e os que trabalhavam as terras (servos). O principal conflito na era industrial ocorria entre:  Os operrios, a quem Marx chamou de proletariado (a partir do Latim), que sobreviviam da venda do seu trabalho.

Os Industriais, a quem Marx chamou de burguesia (das palavras de origem latina Burgo e Burgus), estes precisavam do trabalho alheio, para fazer lucro.

A classe explorada (proletariado) era favorvel e beneficiria da mudana no sentido de uma maior igualdade, enquanto a classe exploradora (burguesia) resistia a esta mudana. A sociedade possui a capacidade para a sua prpria destruio, o comunismo foi substitudo pelo feudalismo devido sua queda, depois caiu o feudalismo, que foi mais tarde substitudo pelo capitalismo, aquando a queda deste. Karl Marx, desejava que o capitalismo casse, devido dinmica de tenso entre trabalhadores e proprietrios e a consequente revoluo, resultaria no comunismo, no qual o estado se afastaria e a economia seria baseada na mxima: De cada segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades.

Luta de classes
Luta de classes, diz respeito designao dada pelo idelogo comunista Karl Marx, em conjunto com Friedrich Engels, para classificar o que tomavam como confronto, entre o que consideravam os opressores - classe burguesa, e os oprimidos, o proletariado - consideradas pelos mesmos como classes antagnicas, e absolutamente caracterizadoras do regime de produo capitalista. Esta luta de classes visvel sobre vrios domnios (nomeadamente econmico, ideolgico e poltico. Na base do pensamento, de Karl Marx est a ideia de que tudo est em constante processo de mudana. Os conflitos que resultam das contradies de uma mesma realidade, so exatamente os responsveis por essa mesma mudana. Assim, para Marx, o conflito que explica a histria a luta de classes. Segundo Marx, as sociedades assumem determinada estrutura, de modo a prever, somente os interesses da classe, que domina. No capitalismo, a classe dominante a Burguesia, e aquela que vende a sua fora de trabalho e recebe apenas parte do valor daquilo que produziu, denomina-se de proletariado. A histria evolui medida que a luta de classes tambm vai evoluindo. A partir do momento em que tivermos uma sociedade sem classes, assistimos ao fim da histria. Sendo que para Marx, o Comunismo representa exatamente esse fim da histria. Marx explica-nos a evoluo histrica da seguinte forma:  Numa primeira fase, haveria uma sociedade sem classes, que tanto Karl Marx, bem como Engels, determinaram como comunismo primitivo, no sentido da partilha integral de bens por todos;  Numa fase posterior, aparece-nos a propriedade privada, no que diz respeito aos meios de produo (anttese). ento a partir deste momento, que comea a luta de classes. preciso compreender que a anttese engloba uma evoluo das relaes de produo (que passou do regime esclavagista, para o feudal, e por consequncia para o capitalista). O regime defendido por Marx, regime socialista, corresponde ento sntese.

Neste domnio, h que diferenciar que Marx e Engels, apresentam-nos uma tica diferente. Enquanto para Marx, alvo do nosso estudo, so as foras materiais, que determinam, a evoluo da histria, para Engels so as ideias que nos conduzem histria. H neste sentido, uma clara alterao radical, do idealismo para o materialismo. Centrando-me no ponto importante, Karl Marx, defende que as ideias dominantes em certa poca ou em certo pas, no so ideias puras, no descendem de Deus ou da Razo, nem so estas que determinam a vida ou a evoluo da histria. Estas no passam de um espelhar das relaes materiais (econmicas e/ou sociais), entre fortes e fracos, ricos e pobres, dominadores e dominados. Partindo deste princpio, Marx, diz-nos que quem domina a histria no deus, nem as ideias, nem os homens (nem aqueles considerados como homens grandiosamente cultos), mas sim as foras materiais, as foras econmicas e produtivas. Deste modo, parece-nos percetvel, que numa religio onde no existem classes, a religio no assume qualquer lugar, uma vez que segundo Marx, esta s precisa para manter e justificar as desigualdades a nvel social e a alienao. No entanto preciso compreender, que a moral, que est ao dispor da classe dominante, no ser posta de lado, com o Comunismo (sendo que esta varia de acordo com o tipo de sociedade em que se aplica, bem como com o regime econmico instaurado). Como exemplo, no regime esclavagista, existia uma moral claramente esclavagista, assim como no regime feudal, havia um moral feudal, e assim consequentemente, sendo percetvel que num regime determinantemente socialista reinar uma moral socialista. Perguntamo-nos ento nesta medida, qual a funo que a moral exerce. A moral diz respeito proteo do modo de produo, e das estruturas de classe em cada tipo de sociedade: cada modo de produo gera determinadas ideias e sentimentos sobre o bem e o mal, determinantes para manter esse modo de produo. Assim tudo o que trate de manter este modo de produo tido como bom, e o que o possa colocar em causa, como moralmente mau. neste sentido, que Marx, levando a sua tese, at s ltimas consequncias defende a emergncia de um homem novo, com uma nova moral, mostrando-nos que ambas as coisas s so possveis a partir do momento que se abolirem as classes sociais. Antev assim a criao de uma sociedade de igualdade, onde a partilha entre 10

todos a base, e o egosmo desaparece. A partir deste momento deixaria de existir um Estado, bem como exrcitos, polcias, igrejas e at mesmo a famlia. claro que isto tudo pode ser contestvel, at porque no sculo XX, foram enumeras as tentativas de implementar esta teoria de um Homem novo, bem como de uma nova moral, e todas essas experiencias fracassaram, deixando para trs um elevado nmero de pobreza, de assassnios, e consequente um atraso tecnolgico e sinais claros de destruio e selvageria. O marxismo prev assim, que o proletariado se libertar dos vnculos que mantm com as foras opressoras, dando origem a uma nova sociedade.

11

Sociedade Comunista
O comunismo promover o
2

uma ideologia de

poltica e

socioeconmica,

que sem

pretende classes

estabelecimento

uma sociedade igualitria,

sociais e aptrida , baseada na propriedade comum e no controlo dos meios de produo e da propriedade em geral. Karl Marx referiu que o comunismo seria a fase final na sociedade humana, o que seria alcanado atravs de uma revoluo proletria. O "comunismo puro", no sentido marxista refere-se a uma sociedade sem classes, sem Estado e livre de opresso, onde as decises sobre o que produzir e quais as polticas a implementar, so tomadas democraticamente, permitindo que cada membro da sociedade possa participar no processo decisrio, tanto na esfera poltica, como econmica, da vida da sociedade. Como uma ideologia poltica, o comunismo geralmente considerado como a etapa final do socialismo, um grupo amplo de filosofias econmicas e polticas que recorrem a vrios movimentos polticos e intelectuais, com origens nos trabalhos de tericos da Revoluo o Industrial e da Revoluo Francesa. Pode-se uma dizer o comunismo contrrio do capitalismo, oferecendo alternativa para

os problemas da economia de mercado capitalista e do legado do imperialismo e do nacionalismo. Marx afirma que a nica maneira de resolver esses problemas seria pela classe trabalhadora (proletariado), que, segundo Marx, so os principais produtores de riqueza na sociedade e so explorados pelos capitalistas de classe (burguesia), substituindo a burguesia, por um povo igualitrio - proletariado, a fim de estabelecer uma sociedade livre, sem classes ou divises raciais. As formas dominantes de comunismo, como Leninismo, Maosmo so baseadas no Marxismo, embora cada uma dessas formas tenha modificado as ideias originais, com verses no-marxistas do comunismo (como o Comunismo Cristo e o Anarco-Comunismo) tambm existem. Karl Marx, nunca forneceu uma descrio detalhada de como o comunismo poderia funcionar como um sistema econmico (tal foi feito por Lenine), mas subentende-se que uma economia comunista, consistiria na propriedade comum dos meios de produo, culminando com a negao do conceito de propriedade privada do capital, que se refere aos meios de produo, na terminologia marxista. No uso moderno, o comunismo muitas vezes usado para se referir ao Bolchevismo, na

Aptrida, trata-se de um individuo que no possui uma ptria, no assume uma identidade verdadeira.

12

Rssia, ou o Marxismo-Leninismo, designao mais empregue, noutros pases. Como um movimento poltico, o sistema comunista teve governos, que apresentavam como regra, uma preocupao de fundo para com o bem-estar do proletariado, segundo o princpio "a cada um segundo as suas necessidades, de cada um segundo as suas capacidades.

13

tica Burguesa como oposio Moral Proletria


A teoria marxista, procura explicar a evoluo das relaes econmicas nas sociedades humanas, ao longo do processo histrico. Segundo a conceo marxista, notvel uma permanente dialtica das foras entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, sendo deste modo a Histria da Humanidade, constituda por uma permanente luta de classes. Isto visvel, na primeira fase do primeiro captulo do Manifesto Comunista, escrito por Marx, intitulado de Burgueses e Proletrios.

|A HISTRIA DE TODA A SOCIEDADE AT AQUI, A HISTRIA DE LUTAS DE CLASSES.}

Foto3: Capa d`O Manifesto Comunista 1

Foto4: Primeira Frase, do 1 captulo 1

A histria passada de toda a sociedade, a histria da luta de classes. Para Engels, estas classes so o produto das relaes econmicas da sua poca. Apesar das diversidades notveis, a escravido, a servido e o capitalismo, seriam as etapas sucessivas, de um processo exclusivo. Na base de toda a sociedade, encontra-se a produo econmica. Perante esta base econmica, encontramos uma superestrutura, um estado e as ideias que se estabelecem sobre o mesmo (econmicas, sociais, polticas, morais, filosficas e mesmo artsticas). Marx pretende a inverso da pirmide social, melhor dizendo, quer meter no poder, a maioria, ou seja os proletrios, sendo do seu ponto de vista, a nica fora capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade, sociedade esta de carcter socialista, cuja Marx defende.

14

Deste modo, para Marx, os trabalhadores estariam assim dominados por uma ideologia da classe dominante. As crises econmicas atingiriam o capitalismo, tendo este se tornado o impedimento, para o desenvolvimento, das foras produtivas. aqui que Marx enquadra os valores do socialismo, uma vez que para ele, a ideia de que uma humanidade inteira se dedica a trabalhar e a produzir, subordinada a um lote de grandes empresrios, impensvel. A economia do futuro, que associaria todos os homens e povos do planeta, do ponto de vista de Marx, s poderia ento ser uma produo controlada por estes homens. Para Marx, claramente visvel que quanto mais o homem se unifica, no domnio econmico, mais ela necessita ento de socialismo. Para que haja uma revoluo, no basta existir uma crise econmica, as aes que as classes sociais tomam, que so o ponto decisivo para esta revoluo. Do ponto de vista de Marx, bem como de Engels, em toda e qualquer sociedade, em que a propriedade privada, existem lutas de classes (senhores - escravos; nobres feudais - servos; burgueses - proletrios). A luta que o proletariado exerce, no deveria reger-se segundo Marx, apenas pela luta que os sindicados exercem, na procura de melhores renumeraes e condies de vida, esta luta deveria assumir-se como uma luta ideolgica, onde o socialismo fosse dado a conhecer aos trabalhadores, para que os mesmos o pudessem assumir, como luta politica, na tomada de poder. Marx, defende que neste campo, o proletariado deveria tomar como arma fundamental o poder poltico sendo este de caracter revolucionrio, com uma estrutura democrtica, capaz de educar os trabalhadores, no sentido de os levar a organizar-se para tomar o poder, atravs de uma revoluo, de carcter socialista. Para justificar, esta sua posio, Karl Marx, demonstra-nos como no Capitalismo, haver sempre algum tipo de injustia, a nvel social (sendo que a nica forma de se ficar rico, seria a explorao dos trabalhadores classe proletria). O Capitalismo, ento nos demonstrado por Marx, como algo selvagem, no sentido em que o operrio produz mais para o seu patro, do que o seu prprio custo para a sociedade. O capitalismo apresenta-se deste modo como um regime econmico, que necessariamente de explorao. neste sentido, que Marx expe a lei fundamental do sistema, designada por mais-valia. O conceito da mais-valia, justifica ento a obteno de lucros, no regime capitalista. Partindo do princpio, de Marx, o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia 15

trata-se do valor extra da mercadoria, ou seja a diferena entre o que o empregado produz e o que ele recebe. Exemplo: Os operrios em determinada produo produzem bens (Ex: 100 carros num ms), se dividirmos o valor dos carros pelo trabalho realizado dos operrios, chegamos ao valor do trabalho de cada operrio. Entretanto, estes carros so vendidos por um preo maior, e esta diferena traduz-se no lucro do proprietrio da fbrica, a esta diferena Marx denomina ento de valor excedente ou mais-valia. Como sabemos, na sociedade burguesa, h luta de classes, havendo claramente uma moralidade de classe, assumindo-se, conservadora ou revolucionria. Encontramos portanto no domnio do relativismo da moral, uma vez que a moralidade burguesa assume-se de determinada forma, e a moralidade proletria de outra, sendo que para esta tudo o que conduza derrota da burguesia e vitria do proletariado justo (mesmo que para isso sejam precisas cometer atitudes que a moral burguesa condena). Assim, para Marx, a moral no existe fora da sociedade, e no existem nem leis morais, nem leis naturais, eternas. A moral depende das condies econmicas, e apresenta-se sempre ao dispor da classe que domina. Serve como exemplo, uma sociedade que dominada pela ditadura do proletariado, apresenta uma moral, que est claramente ao servio da luta de classes e do partido dirigente.

16

Valores ticos e morais, privilegiados por Karl Marx


Em primeiro lugar, o Marxismo uma crtica permanente ao Capitalismo - ao criticar as consequncias do mesmo na sociedade. Ao falarmos destas consequncias percetvel que tenha de se falar de certos valores, que contrapem os valores que o capitalismo limita, ou mesmo nega. Em segundo lugar, e sendo o Marxismo uma utopia de emancipao social, humana, ou de nova sociedade, como alternativa social, na qual desaparecem os males sociais criticados, este projeto Socialista - Comunista, privilegia os valores de igualdade, justia, liberdade e dignidade humana. Para que estes valores dominem as condies de existncia, Marx considera trs conceitos determinantes para que isto se concretize:  Desejvel: Pela superioridade dos valores defendidos, sobre aqueles que regem o capitalismo, e por responder ao interesse, bem como necessidades de toda a sociedade;  Possvel: Se existirem as condies histricas e sociais para a sua realizao;  Realizvel: Se dadas essas condies, os homens tomarem

conscincia da necessidade e possibilidade de uma nova sociedade, organizando-se e atuando, no sentido de a instaurar. A crtica de Marx ao capitalismo justifica-se ento pela profunda desigualdade n o acesso riqueza social, bem como s injustias que dela derivam; pela negao ou limitao das liberdades individuais e coletivas, ou minimizao das mesmas; pelo modo como os homens so tratados (nomeadamente a nvel da produo e do consumo), sendo estes interpretados como simples meios ou instrumentos. Deste modo percebe-se que tudo isto limite os valores defendidos por Marx, os quais j referimos a cima.

17

Concluso
Depois de todo o trabalho por ns desenvolvido, chegmos concluso de que Marx, era possua um apurado senso analtico e um caracter bastante impetuoso, que utilizava para se impor, at na relao com a famlia e com os amigos. A sua anlise da histria e da sociedade capitalista baseia-se num conceito materialista (por oposio ao conceito idealista de Hegel), segundo o qual o desenvolvimento da sociedade determinado, pelas formas de produo (economia). Na sua anlise do capitalismo, Marx afirmava que as classes trabalhadoras assumiriam o poder atravs da revoluo, e estabeleceriam uma ditadura do proletariado, que evoluiria para a criao de uma sociedade sem classes, ou seja socialista. Enquanto doutrina poltica, o marxismo exerceu uma influncia, sem paralelo, sobre o pensamento social e a poltica internacional. A evoluo poltica da ltima metade deste sculo, que cristalizou nos acontecimentos mais recentes no centro e leste da Europa, com a falncia das sociedades teoricamente baseadas no marxismo, veio provar, no entanto, que as teorias e o pensamento de Karl Marx, estavam longe de constiturem uma cincia da histria, na realidade pouco sobreviverem sua poca.

18

Bibliografia
 SOARES, Maria Fernanda Martins Soares; MAFRA Isabel; COSTA Emlia Celestino; CARDOSO Artur Lopes; PINHEIRO Jorge; LOURENO Joo; Nova Enciclopdia Portuguesa; volume 8, Editora Clube Internacional do Livro. Alves Ftima; ARDES Jos; CARVALHO Jos; Pensar Azul Filosofia 10ano; Texto Editores;

Fontes da Internet
http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/A%20%C3%89TIC A%20DE%20KARLMARX[1].pdf y y y y http://www.citador.pt/frases/citacoes/a/karl-marx http://pt.wikipedia.org/wiki/Materialismo_dial%C3%A9tico http://prof-hugofonseca.blogspot.com/2010/06/karl-marx-aula-ii.html http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 12.doc

19

Vous aimerez peut-être aussi