Vous êtes sur la page 1sur 10

Anlise de Fadiga em um elemento linha: Neste tutorial iremos simular um elemento linha, ou seja, um elemento modelado atravs de linhas,

e para as quais escolhemos as sees pr-estabelecidas dentro do software como vigas e tubos, por exemplo. Para este tipo de elemento, no possvel utilizar a tenso obtida pelo ensaio esttico. Devemos, portanto, inserir as tenses manualmente, assim, o mdulo de fadiga funciona no como um ps-processamento (como nos tutoriais antecessores) mas como apenas uma calculadora programada pra realizar os clculos de fadiga atravs dos valores inseridos. Iremos simular a seguinte viga:

Observe que a viga engastada em uma de suas extremidades e possui uma carga pulsante P. Realizaremos a anlise esttica apenas para determinarmos a tenso que iremos inserir manualmente. Pr-processamento: Ttulo: Chamaremos nossa anlise de fadiga na viga: Utility Menu / File / Change title Geometria: Para inserirmos nossa geometria, basta inserirmos os dois pontos extremos da viga e a seguir criar uma linha entre eles: K,1,0,0,0 K,2,1,0,0 L,1,2

Material: Mais uma vez definiremos para nossa anlise de fadiga o coeficiente de Poisson (0.29) e o mdulo de Young (2e11): Preprocessor / Material Props / Material Models Tipo de Elemento: O elemento selecionado ser o elemento viga (BEAM3) que possui 3 graus de liberdade em cada n, possuindo assim alm de translao nas 2 direes do plano, rotao em torno dos eixo Z. Preprocessor / Element Type / Add/Edit/Delete Constantes Reais: Devemos definir para nosso elemento viga a rea da seo a altura da mesma e tambm a seu momento de inrcia de rea. Preencha como na figura abaixo:

Clique a seguir em OK e em Close.

Malha de elementos: Selecione: Preprocessor / Meshig / Size controls / Manual Size / Lines / All Lines No campo (NDIV) insira um valor de 50 e clique em OK. A seguir clique em:

Preprocessor / Meshig / Mesh / Lines / Free Para aumentar a preciso de nossos resultados iremos refinar a malha na regio Soluo: Apoios: Para definir o apoio devemos clicar em: Solution / Define Loads / Apply / Displacement / On Keypoints Selecionaremos o ponto da extremidade esquerda e restringiremos todos os graus de liberdade (viga engastada). Fora: Aplicaremos uma carga P no extemo da direita: Solution / Define Loads / Apply / Structural / Force/Moment / On Keypoints Preencheremos a janela como a abaixo:

Soluo: Solution / Solve / Current LS.

Ps-processamento: Nesta etapa, utilizarmos o recurso Element Table para plotar as tenses de trao e compresso nas superfcies superior e inferior da viga respectivamente que sero os valores mximos de tenso que a viga suportar. Para isso devemos acessar o help do elemento BEAM3 e na primeira tabela de elementos retirar a sigla que identifica a tenso de flexo no topo e na base da viga:

Assim, obtemos que para as grandezas desejadas os smbolos so SBYT e SBYB. A seguir obteremos na janela abaixo a simbologia para obter as grandezas e tambm a numerao para obt-las tanto no n I quanto no n J (primeiro ou segundo n do elemento).

Assim para obtermos a tenso nas fibras superiores do n I devemos clicar em: General Postproc / Element Table / Define Table / Add Preencheremos a janela que surgir do seguinte modo:

O primeiro campo foi preenchido com o nome que utilizaremos para nossa grandeza (tenso nas fibras superiores no n I). Na caixa da esquerda selecionamos By sequence num e na da direita LS, 2 (tendo estes sido tirados das tabelas anteriores). Clique em OK nas janelas que surgiro. Podemos agora plotar ou mesmo listar os valores da tenso na parte superior da viga atravs do recurso Element Table. Iremos plotar e retirar a mxima tenso: General Postproc / Element Table / Plot Element Table Na janela que surgir selecionaremos TRAC_I e clicaremos em OK.

Ir ser plotada a seguinte tela:

No topo da tela obtemos a informao da tenso mxima e a mnima:

O sinal na verdade apenas indica o sentido da fora (tenso ou compresso). Tomaremos em nossa anlise o maior mdulo (a tenso mnima) que de 3.76 x 108. Anlise de Fadiga: Manteremos as configuraes padro de local, evento e cargas. Propriedades de fadiga do material: Mais uma vez iremos inserir a curva S-N: General Postprocessor / Fatigue / Property Table / S-N Table Lembrando mais uma vez, que como o carregamento pulsante e possui tenso mdia no nula, devemos inserir a curva S-N j com as influncias da tenso mdia.

Locais de interesse: Ao inserir nosso local de interesse, pouco importa a numerao do n, uma vez que utilizaremos o mdulo de fadiga apenas como uma calculadora e no como um mdulo de ps-processamento que assume os valores obtidos na anlise anterior. Iremos determinar o local de interesse da seguinte forma: General Postprocessor / Fatigue / Stress Locations

Adotaremos um valor unitrio para os coeficientes de reduo da vida em fadiga, uma vez que este tutorial apenas didtico. Definido nosso local, iremos definir agora as duas cargas de nosso ciclo de carregamento: 3.76e8 e 0 (ciclo pulsante). Cargas: Nosso carregamento tem a forma abaixo:

Como mencionamos, devemos inserir as cargas manualmente em: General Postprocessor / Fatigue / Store Stresses / Specified Val Preencheremos a janela da seguinte forma:

Preencheremos a janela seguinte da seguinte forma:

A seguir iremos inserir o valor do segundo carregamento (nulo). Este dever ser inserido da mesma forma do primeiro, com a diferena que obviamente receber a numerao 2. Eventos: Por fim, definiremos o numero de ciclos do evento, bem como seu fator de escala: General Postprocessor / Fatigue / Assign Events

Utilizaremos uma vida igual a 108 ciclos, para simular uma condio de vida infinita. Obteno dos resultados: Calculando os resultados, obtermos a seguinte tela: General Postprocessor / Fatigue / Calculate Fatig

Os resultados indicam que com a configurao de fora atual, a viga apenas suportaria 7.136 x 104 ciclos de carregamento, apresentado assim um fator de carregamento de simplesmente 1401.28! Varias so as alternativas possveis para resolver o problema. Podemos tanto alterar a seo da viga para diminuir a tenso nela aplicada, reduzir a carga P, substituir o material do componente, ou mesmo uma composio das solues apresentadas entre outras possveis. Por meio de iteraes podemos encontrar que um fator de escala de 0.44 capaz de estabelecer a vida infinita, ou seja, precisamos diminuir a tenso no componente a 44% da tenso do projeto original.

Vous aimerez peut-être aussi