Vous êtes sur la page 1sur 6

Imprimir

AUTOMAO
/ Instrumentao
07/12/2011 10:52:05

Analisadores de Espectro Entenda a importncia desse instrumento na Automao Industrial


A compatibilidade eletromagntica (EMC) um conjunto de caractersticas que garantem que determinado equipamento no emite interferncias eletromagnticas (EMI) acima dos nveis permitidos pelos rgos internacionais competentes. A EMC passou a ser um fator de qualidade do produto. Por isto o Analisador de Espectro cada vez mais encontrado na indstria.
Alexandre Capelli

Srie de Fourier Sabemos que a anlise espectral to importante quanto a anlise de sinais no domnio do tempo, pois um sinal puro pode gerar infinitas harmnicas. Dependendo da amplitude e da ordem dessas harmnicas, elas podem se sobrepor ao sinal fundamental, distorcendo sua forma de onda (figura 1). Abaixo, nesta mesma figura, temos um pequeno comparativo da natureza do sinal em relao a faixa de frequncia que suas harmnicas podem atingir.

Os domnios do tempo e da frequencia podem ser relacionados entre si atravs da transformada de Fourier. A equao dessa transformada, embora complicada a primeira vista calcula, fisicamente, o espectro das frequncias de um sinal atravs de uma anlise contnua e infinita no tempo. Fica claro que isso impossvel em tempo real.

O que acontece na prtica, entretanto, a anlise do sinal atravs do processamento digital de amostras. Por meio de uma certa quantidade de amostras (leituras em um determinado intervalo de tempo), podemos ter uma boa aproximao do sinal real. O nico cuidado a ser tomado o que chamamos de lei de Shannon. Ela diz que para obtermos uma boa preciso de leitura, a frequncia da amostragem (sampling frequency fs) deve ser, no mnimo, duas vezes maior que a frequncia do sinal de entrada (in) (sinal sob anlise). A figura 2 mostra um exemplo da combinao das frequncias de amostragem e de sinal.

E como fazer essas anlises, afinal? Concretizar os clculos mostrados acima e transform-los em medidas que possam ser utilizadas em uma tela so funes do analisador de espectro. Podemos encontrar dois tipos de analisadores: FFT e heterdino. Analisador de espectro FFT A grosso modo podemos dizer que a diferena entre o analisador tipo FFT (Fast Fourier Transform) e o heterdino a faixa de frequncias em que cada um pode operar. O FFT destinado para baixas frequncias (ordem de 1000 kHz) e o heterdino para altas (e extra-altas) frequncias (vrios GHz). A figura 3 apresenta o diagrama de blocos de um analisador de espectro tipo FFT. A primeira etapa um filtro passa-baixas, que limita a frequncia do sinal de entrada. Aps a filtragem, o sinal enviado a um conversor analgico/digital e, por ser de natureza transitria, , ento, armazenado temporariamente no bloco de memria RAM.

O quarto bloco do instrumento composto pelos circuitos de processamento, cujo software possui um algoritmo de clculo de acordo com a equao citada anteriormente para determinao da srie de Fourier. Esse bloco, segundo as taxas de amostragem, resgata os dados armazenados na RAM e, aps os clculos da FFT, mostra atravs de um diagrama de barras, as respectivas amplitudes das frequncias harmnicas de um sinal em uma tela. A FI, ento, passa por um filtro passa-faixa e, para que o sinal possa ser mostrado com mxima largura, ela amplificada atravs de um amplificador logartmico. At essa etapa o sinal ainda est modulado em RF. A prxima etapa exerce a funo detectora, transformando o sinal de RF em um sinal de vdeo. Aps o filtro passa-baixas, esse sinal mostrado na tela, a qual pode ser do tipo LDC (cristal lquido) ou TRC (tubo de raios catdicos). Um circuito gerador de campo sincroniza o sinal detectado com as frequncias de varredura da tela do instrumento. Analisador heterdino O analisador de espectro heterdino, como o prprio nome sugere, tem sua estrutura de funcionamento muito similar do receptor de rdio tipo heterdino. A figura 4 ilustra seu diagrama de blocos.

Notem que, por funcionar em altssimas frequncias, no h um filtro para o sinal de entrada. O sinal combinado com outro, gerado internamente por um oscilador local, atravs de um circuito mixer. O sinal diferena entre ambos, assim como no receptor heterdino recebe o nome de frequncia intermediria. Principais Parmetros do Analisador de Espectro Os analisadores modernos possuem inmeras funes (e controles), porm, as quatro principais so:

Faixa de frequncia exibida na tela Esse parmetro (frequency display range) determina o tamanho da figura a ser mostrada na tela do analisador. A figura 5 mostra um exemplo, onde podemos notar que o sinal ocupa, aproximadamente, sete divises no eixo Y. Esse ajuste assemelha-se ao volts/div nos osciloscpios.

Faixa de nvel Esse parmetro determina os limites do sinal exibido. Ainda com base na figura 5, notamos que o exemplo mostra um patamar inferior de -100 dBm, e superior a 0 dBm. Resoluo da frequncia O ajuste da resoluo de frequncia uma funo do circuito de filtro da frequncia intermediria (FI), e anlogo ao controle tempo/div nos osciloscpios.
Sweep

time Esse controle especfico para os analisadores de espectro operando em modo heterdino, e determina o tempo necessrio para a gravao do espectro de frequncias a ser estudado. O Analisador de Espectro na Indstria Como, onde, e por que utilizar o analisador de espectro? fato que a anlise de espectro no domnio das frequncias mais comum no campo das telecomunicaes, onde o estudo (e posterior ajuste) da frequncia dos sinais transmitidos fundamental para a boa performance do sistema. Contudo, recentemente, um novo modo de aplicao ganhou muita importncia para o analisador de espectro: a automao industrial. No raro o encontrarmos em empresas nacionais, fabricantes de equipamentos de automao, cujo faturamento devido em grande parte a exportao. Uma

exigncia comum dos consumidores internacionais a compatibilidade eletromagntica. A compatibilidade eletromagntica (EMC) um conjunto de caractersticas que garantem que determinado equipamento no emite interferncias eletromagnticas (EMI) acima dos nveis permitidos pelos rgos internacionais competentes. A EMC passou a ser um fator de qualidade do produto. Ora, mas como um fabricante pode saber se seu produto est ou no dentro da compatibilidade? A que entra a utilidade do analisador de espectro. Esse instrumento capaz de avaliar o nvel de emisso eletromagntica e, o mais importante, determinando qual (ou quais) sua(s) faixa(s) de frequncia(s). De posse dessa informao, a engenharia pode projetar filtros e adequar as tcnicas construtivas do seu produto para que esse torne-se compatvel. Caso o fabricante no possua esse instrumento, ele ser obrigado a recorrer a entidades de Consultoria externas a empresa, o que nem sempre uma boa opo econmica. Claro que a compra de um analisador de espectro deve ser estudada em relao ao custo da sua ausncia. Nem sempre a compra a melhor opo. Opes de ligao do Analisador Semelhante maioria dos instrumentos utilizados em telecomunicaes, o analisador de espectro tem sua entrada de RF com uma impedncia de 50 . Algumas medidas, entretanto, exigem impedncias de 75 (circuitos de CATV, por exemplo). Diversos modelos de analisadores possuem entrada extra de 75 para essa finalidade, porm, caso ela no esteja disponvel, possvel fazer o casamento das impedncias atravs de um pequeno transformador. Esse dispositivo conhecido como matching pad (Diagrama a). Ainda sim, no caso de nem ele estar disponvel, um resistor de 25 ligado em srie com a entrada poder fornecer bons resultados (Diagrama b).

Concluso Alguns analisadores de espectro podem operar em ambas as modalidades (FFT, e heterdino). Como o leitor deve ter percebido, no modo heterdino, o instrumento funciona como um receptor de rdio, sendo comuns modelos que disponibilizam uma sada de udio onde podemos ligar um pequeno altofalante. Caso faamos o ajuste da frequncia entre 560 kHz e 1600 kHz, por exemplo, poderemos ouvir as estaes de AM. * Matria originalmente publicada na revista Mecatrnica Atual; Ano: 10; N 53; Set / Out - 2011
Extrado do Portal Mecatrnica Atual - Todos os direitos reservados - www.mecatronicaatual.com.br

Vous aimerez peut-être aussi