Vous êtes sur la page 1sur 3

01/01/12

Desenvolva a cultura inovadora com as perguntas certas

Ca ei a
De en ol a a c l a ino ado a com a pe g n a ce a

Detalhes Publicado em Ter a, 20 Setembro 2011 11:00 Publicado por Thiago Prado
Incorporar o pensamento criativo ao trabalho aproxima colaboradores da alta gesto e ajuda a enfrentar mudanas constantes.

H menos de uma dcada, a capacidade de planejamento estratgico de uma corporao era, provavelmente, seu maior trunfo. Para o bem e para o mal, essa sacada foi por gua abaixo. Com mudanas cada vez mais velozes, impossvel saber o que acontecer com o seu negcio em alguns anos. Em palestra no MIT Sloan Management (Massachusets Institute of Technology), Emmanuel Maceda, dirigente da Bain & Company, contou como a companhia superou a crise econmica mundial baseada na liderana inovadora. Na companhia, a liderana inovadora se baseia em trs pilares: clientes, pessoas e produtos. Na prtica, isso significa que, por exemplo, mesmo altos diretores lidam diretamente com os clientes, para que tenham noo de como se a empresa percebida pelo mercado. A finalidade, revela Maceda, fazer das pessoas o corao sustentvel da vantagem competitiva da companhia . Quando a capacidade de adivinhar o futuro se esvai, outras habilidades ganham destaque. Talvez
tappnews.com.br/ /1099-desenvolva-a-cultura-inovadora-com-as-pergu 1/3

01/01/12

Desenvolva a cultura inovadora com as perguntas certas

a mais abrangente seja a gesto de equipe inovadora e criativa, capaz de fazer as perguntas certas. A capacidade de fazer perguntas desafiadoras coibida por muitas empresas que pressionam os colaboradores pela resposta certa. Para Jairo Siqueira, consultor em criatividade, inovao e negociao, estimular que os funcionrios faam perguntas um atalho para o desenvolvimento da cultura inovadora. As seis habilidades necessrias ao pensamento inovador so, segundo estudo do Center for Creative Leadership: 123456prestar ateno; personalizao; associao de imagens; atitudes srias; pesquisa colaborativa; perspiccia.

Confira dicas que valorizam o pensamento inovador. 1 - Abertura: a empresa precisa deixar claro que est aberta a mudanas que agreguem valor. 2 - Exemplo: ao inovar na forma de trabalho, os gestores do o exemplo e motivam as pessoas a apresentarem sugest es. 3 - Troca de experi ncias: sem espao para individualismo, a sada estimular o trabalho em equipe e a troca de ideias. 4 - Suporte ao erro: por meio dos erros que se encontra o caminho para o aprendizado. Os colaboradores devem ter conscincia de que podem errar. 5 - Descentralizao: o lder deve nortear as a es, mas no concentrar fun es, boicotando a autonomia das pessoas e, assim, matando a criatividade. 6 - Comunicao integral: se a criatividade valorizada, a empresa precisa dispor de canais de comunicao acessveis.

Leia tambm: Como a pressa de alcanar o sucesso afeta a carreira da Gerao Y Inteligncia emocional mais valorizada do que QI 10 raz es para o lder receber feedback

Fonte : Portal HSM

O que achou desta matria? Deixe seu comentrio abaixo e compartilhe com seus amigos.

Sha e

tappnews.com.br/

/1099-desenvolva-a-cultura-inovadora-com-as-pergu

2/3

01/01/12

Desenvolva a cultura inovadora com as perguntas certas

tappnews.com.br/

/1099-desenvolva-a-cultura-inovadora-com-as-pergu

3/3

Vous aimerez peut-être aussi