Vous êtes sur la page 1sur 3

Dirio da Repblica, 2. srie N.

166 27 de Agosto de 2009

34823

MINISTRIO DA DEFESA NACIONAL


Gabinete do Ministro
Despacho n. 19681/2009 A Polcia Martima, enquanto parte integrante da estrutura operacional da Autoridade Martima Nacional, e na qualidade de autoridade policial armada e uniformizada e de polcia criminal para efeitos de aplicao da legislao processual penal, dotada de competncia especializada nos espaos e matrias legalmente atribudas ao Sistema de Autoridade Martima, onde assume, em termos de exerccio de polcia, um papel primordial. Neste quadro, esto cometidas Polcia Martima um vasto conjunto de competncias especficas, que incluem funes de controlo, vigilncia e fiscalizao de actividades martimas, e a conduo de operaes martimas realizadas nos espaos martimos sob soberania e jurisdio nacional, nos espaos dominiais pblicos hdricos e nos portos, s quais acresce a necessidade de garantir, durante o perodo total dirio e durante todo o ano, um servio policial s comunidades ribeirinhas e aos operadores martimos. Importa, ento, disciplinar um enquadramento horrio que regule o exerccio da actividade desta fora policial, com salvaguarda, designadamente, da necessidade em preservar a segurana de pessoas e bens e de outros factores ou ocorrncias que envolvam a segurana da navegao. Neste contexto, acompanhando o novo quadro normativo aplicvel aos trabalhadores que exercem funes pblicas, nomeadamente no que se refere aos perodos normais e horas limites de trabalho, e tambm recolhendo alguma identidade com o regime aplicvel a outras foras policiais, mas sem prejudicar a natureza especfica da Polcia Martima enquanto rgo policial e de polcia criminal e das misses que lhe esto cometidas, fundamental que o regulamento de horrio de trabalho aqui aprovado contenha certas especificidades da realidade martima, de modo a salvaguardar a segurana de pessoas e bens e de outros factores ou ocorrncias que envolvam da navegao e a proteco do meio marinho. Assim, nos termos do disposto no n. 2 do artigo 34. do Estatuto do Pessoal Militarizado da Polcia Martima, aprovado pelo Decreto-Lei n. 248/95, de 21 de Setembro, ouvida a Associao Scio-Profissional da Polcia Martima, nos termos do artigo 5. da Lei n. 53/98, de 18 de Agosto, determino o seguinte: 1 aprovado o Regulamento do Horrio de Trabalho do Pessoal Militarizado da Polcia Martima, anexo ao presente despacho e do qual faz parte integrante. 2 O presente despacho entra em vigor no dia 1 do ms seguinte ao da sua publicao. 14 de Agosto de 2009. O Ministro da Defesa Nacional, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira. ANEXO Regulamento do Horrio de Trabalho do Pessoal Militarizado da Polcia Martima

2 Para alm do horrio normal de funcionamento dos servios, ou sempre que o estado de segurana ou circunstncias especiais o exijam, podem ser constitudos piquetes, em nmero e dimenso adequados situao. 3 As regras relativas apresentao ao servio do pessoal militarizado da PM sujeito a trabalho por turnos e servio de piquete, so fixadas por despacho do comandante-geral, visando harmonizar os diferentes horrios de servio. 4 A durao semanal de trabalho para o pessoal militarizado da PM fixada em 36 horas semanais, sendo o servio realizado fora do perodo normal remunerado atravs do regime jurdico de compensaes do pessoal que presta servio nos rgos e servios da Autoridade Martima Nacional. Artigo 4. Perodo de funcionamento dos Comandos 1 Entende-se por perodo de funcionamento dos comandos da PM, o perodo dirio durante o qual exercida a actividade do pessoal militarizado da Polcia Martima, integrado ou a prestar servio naqueles comandos. 2 O perodo de funcionamento dos comandos da PM no pode iniciar-se antes das 8 horas nem terminar depois das 20 horas, salvo em situaes excepcionais de interesse pblico, designadamente, quando possa estar em causa a segurana de pessoas e bens e factores ou ocorrncias que envolvam a segurana da navegao. 3 A definio do perodo de funcionamento dos comandos da PM, nos parmetros estabelecidos no nmero anterior, compete ao comandante-geral da PM, que o deve fixar de acordo as especificidades funcionais, condicionantes e exigncias dos comandos da PM. 4 Fora do perodo fixado no n. 2, o funcionamento dos comandos da PM assegurado por um servio de piquete. Artigo 5. Atendimento ao pblico 1 O perodo de atendimento ao pblico corresponde ao perodo de tempo dirio durante o qual os comandos da PM esto abertos para atender o pblico. 2 O perodo normal de atendimento deve efectuar-se entre as 9 horas e as 17 horas. 3 Nos comandos locais da PM cujo efectivo de pessoal militarizado no possibilite a aplicao integral do perodo estabelecido no nmero anterior, o comandante-geral define, por despacho, um perodo especfico de atendimento. 4 Para alm do perodo normal, o atendimento ao pblico pode ser assegurado, em permanncia, por um servio de piquete. 5 Os perodos de atendimento estabelecidos nos termos do presente artigo so afixados em local visvel ao pblico, nos respectivos locais de atendimento.

CAPTULO II Durao do trabalho


SECO I Regime geral de durao do trabalho
Artigo 6. Durao semanal do trabalho 1 O horrio de referncia para o pessoal militarizado da PM fixado em 36 horas semanais. 2 O pessoal militarizado da PM tem direito a um dia de descanso semanal acrescido de um dia de descanso complementar, que devem coincidir, em regra, com o domingo e o sbado, respectivamente, sem prejuzo das situaes excepcionais previstas no n. 2 do artigo 4. do presente despacho. 3 O pessoal militarizado da PM assegura, ainda, para alm do horrio normal de funcionamento, o servio de piquete, de acordo com as exigncias decorrentes da funo e da categoria funcional. Artigo 7. Assiduidade e pontualidade 1 O controlo da assiduidade e da pontualidade feito nos mesmos termos aplicveis aos trabalhadores da Administrao Pblica, com as adaptaes decorrentes da especificidade funcional da PM. 2 O pessoal de comando e de chefia, ainda que isento de horrio de servio, est obrigado observncia do dever de assiduidade, bem como ao cumprimento da durao semanal de servio estabelecida. 3 Por despacho do comandante-geral da PM podem ser definidos grupos ou categorias de pessoal que, face especificidade das respectivas funes, ficam, exclusivamente, sujeitos ao controlo hierrquico.

CAPTULO I Disposies gerais


Artigo 1. Objecto e mbito O presente regulamento define o regime de durao e horrio de servio aplicvel ao pessoal militarizado da Polcia Martima (PM). Artigo 2. Servio permanente 1 O servio do pessoal militarizado da PM de carcter permanente e obrigatrio. 2 O pessoal militarizado da PM deve manter permanente disponibilidade para o servio, ainda que com sacrifcio dos interesses pessoais. 3 Sem prejuzo do regime normal de trabalho, o pessoal militarizado da PM no pode recusar-se, sem motivo justificado, a comparecer no seu posto de trabalho ou a nele permanecer para alm desse perodo, nem eximir-se a desempenhar qualquer misso de servio, desde que compatvel com a sua categoria funcional. Artigo 3. Horrio e durao semanal de trabalho 1 Sem prejuzo do disposto no artigo anterior, o horrio de trabalho fixado nos termos da lei geral.

34824

Dirio da Repblica, 2. srie N. 166 27 de Agosto de 2009


Modalidade B
Manh Tarde Sada Entrada Sada

4 O controlo da assiduidade e de pontualidade em cada comando compete ao respectivo comandante-local.

SECO II Regimes e condies de prestao do trabalho


Artigo 8. Horrio de trabalho 1 Entende-se por horrio de trabalho a determinao das horas do incio e do termo do perodo normal de servio dirio ou dos respectivos limites, bem como dos intervalos de descanso. 2 O perodo normal de trabalho dirio interrompido por um intervalo de descanso no inferior a uma hora nem superior a duas, de modo a que o pessoal no preste mais de cinco horas de servio consecutivo, salvo no caso de jornada contnua. 3 O limite de tempo de servio consecutivo pode ser alterado por motivos fundamentados de servio. Artigo 9. Modalidades de horrio de trabalho 1 As modalidades de horrio de trabalho do pessoal militarizado da PM so as seguintes: a) Horrio rgido; b) Horrio flexvel; c) Jornada contnua; d) Trabalho por turnos. 2 Em funo da natureza das actividades desenvolvidas, o comandante-geral pode autorizar o pessoal militarizado da PM a adoptar as modalidades de horrio de trabalho estabelecidas nas alneas b), c) e d) do nmero anterior, nas condies estabelecidas no presente despacho. 3 O comandante-geral pode ainda definir, por despacho, horrios adaptados s exigncias e condicionantes dos vrios comandos da PM. 4 A adopo de qualquer das modalidades de horrio previstas no presente artigo no dispensa o pessoal militarizado da PM da prestao do servio de piquete, salvo deciso em sentido diferente do comandante-geral. Artigo 10. Horrio rgido 1 Horrio rgido aquele que, exigindo o cumprimento da durao semanal de trabalho, se reparte por dois perodos dirios, com horas de entrada e sada fixas idnticas, separadas por um intervalo de descanso. 2 O horrio rgido o seguinte: Perodo da manh das 9 horas s 12 horas e 30 minutos; Perodo da tarde das 13 horas e 30 minutos s 17 horas. 3 Em casos excepcionais, sempre que o interesse dos utentes o justifique, pode o comandante-geral da PM fixar, dentro do perodo de funcionamento dos comandos da PM, horrio diferente do referido no nmero anterior. Artigo 11. Horrio flexvel 1 Horrio flexvel aquele que permite ao pessoal militarizado da PM, para o efeito autorizado, gerir os seus tempos de trabalho, escolhendo as horas de entrada e de sada em cada dia de servio normal. 2 O regime de horrio flexvel definido por despacho do comandante-geral atendendo aos seguintes critrios: a) Prvia definio do pessoal a quem aplicvel; b) No afectao do normal e eficaz funcionamento dos comandos da PM, designadamente do atendimento pblico; c) Impossibilidade de prestao de mais de 9 horas dirias; d) Cumprimento da durao do trabalho aferida quinzenalmente ou mensalmente. 3 A prestao de servio com horrio flexvel decorre entre as 8 horas e as 20 horas com plataformas fixas que correspondem aos perodos de permanncia obrigatria, de acordo com as seguintes modalidades: Modalidade A
Manh Entrada Sada Entrada Tarde Sada Entrada

10 horas 12 horas e 30 minutos 15 horas e 30 minutos 17 horas 4 O pessoal militarizado da PM que pretenda gozar de horrio flexvel deve requerer, previamente, ao respectivo superior hierrquico, apresentando os documentos comprovativos da sua condio. 5 A modalidade de horrio flexvel pode ser autorizada ao pessoal militarizado da PM nas seguintes situaes: a) Tenha a seu cargo descendente, ascendente ou afim na linha recta, adoptando ou adoptado, com idade inferior a 12 anos ou que seja portador de deficincia; b) Tenha a seu cargo cnjuge ou pessoa com quem resida em unio de facto, descendente, ascendente ou afim na linha recta, adoptando ou adoptado que, em razo de doena ou acidente, necessite de acompanhamento por terceira pessoa; c) Seja portador de deficincia ou sofra de doena que o incapacite parcialmente para o trabalho; d) Se encontre abrangido pelo estatuto do trabalhador-estudante. Artigo 12. Jornada contnua 1 A jornada contnua consiste na prestao ininterrupta de trabalho, salvo um perodo de descanso no superior a 30 minutos, que, para todos os efeitos, se considera tempo de trabalho. 2 A jornada contnua deve ocupar, predominantemente, um dos perodos do dia e determinar uma reduo do perodo normal de trabalho nunca superior a uma hora. 3 A jornada contnua pode ser autorizada pelo comandante-geral da PM nos casos previstos no n. 5 do artigo 11. e, em casos excepcionais, devidamente fundamentados. Artigo 13. Servio de piquete 1 Designa-se por servio de piquete o sistema organizado de meios humanos e materiais destinado a assegurar o regular e eficiente funcionamento dos comandos da PM, fora dos perodos de funcionamento e atendimento estabelecidos nos termos dos artigos 4. e 5. do presente despacho. 2 O servio de piquete obrigatrio para todo o pessoal militarizado da PM e tem natureza prioritria sobre qualquer outro. 3 O exerccio de funes em servio de piquete pode ir at s 24 horas dirias, no podendo o pessoal que lhe est afecto ausentar-se do seu local de trabalho, salvo para o desempenho de funes prprias do servio, tomada de refeies ou por motivos de carcter urgente, superiormente autorizados. 4 O pessoal militarizado da PM em servio de piquete no pode abandonar o local de trabalho sem que se apresente o pessoal que o deva substituir. 5 Quando se verificar que a durao do servio de piquete se prolonga para alm do termo previsto, o perodo excedente compensado por deduo no perodo normal de servio imediato. 6 H lugar a dispensa da primeira prestao normal de servio subsequente ao termo da prestao do piquete, salvo em condies excepcionais devidamente fundamentadas. 7 As escalas-tipo do piquete so estabelecidas, trimestralmente, por despacho dos respectivos comandantes-regionais sob proposta dos comandantes-locais, e supervisionadas por estes. 8 As regras a observar na elaborao das escalas so estabelecidas por despacho do comandante-geral. Artigo 14. Servio por turnos 1 Considera-se trabalho por turnos qualquer modo de organizao do trabalho em equipa em que o pessoal militarizado da PM ocupe sucessivamente os mesmos postos de trabalho, a um determinado ritmo, incluindo o ritmo rotativo, que pode ser do tipo contnuo ou descontnuo, o que implica a execuo do trabalho a horas diferentes no decurso de um perodo situado de dias ou semanas. 2 O patrulhamento na rea de actuao da PM efectuado na modalidade de trabalho por turnos. 3 O trabalho por turnos pode ainda ser adoptado, em casos excepcionais, quando as necessidades do servio o aconselhem.

9 horas

11 horas e 30 minutos 14 horas 16 horas e 30 minutos

Dirio da Repblica, 2. srie N. 166 27 de Agosto de 2009


4 A fixao dos turnos obedece ao princpio da rotatividade devendo ser garantido, pelo menos, um dia de descanso semanal coincidente com o domingo num perodo de quatro semanas. 5 Os horrios dos turnos podem coincidir parcialmente, por forma a concentrar o esforo de trabalho em perodos de maior actividade. 6 O regime de turnos permanente quando o trabalho prestado nos sete dias da semana, e semanal quando prestado nos dias teis. 7 O regime de turnos total quando prestado em, pelo menos, trs perodos de trabalho dirio e parcial quando prestado apenas em dois perodos. 8 A durao de trabalho em cada turno no pode ultrapassar os limites mximos dos perodos normais de trabalho, salvo em casos excepcionais autorizados por despacho do comandante-geral. 9 Para efeitos de trabalho por turnos, considera-se perodo nocturno o que decorre entre as 22h00 e as 07h00 do dia seguinte. 10 Em regime de trabalho por turnos permanente, o piquete deve restringir-se prestao de servio em dias de descanso semanal ou complementar. EXRCITO

34825

Comando do Pessoal Direco de Administrao de Recursos Humanos


Despacho n. 19683/2009 Manda o Chefe do Estado-Maior do Exrcito que o militar em seguida mencionado tenha a situao que a seguir lhe vai indicada: Passagem situao de reserva TCOR SGE NIM 08929478 Jos Avelino Alves Rodrigues, nos termos da alnea c) do N. 1 do Artigo 152. do EMFAR, conjugado com o n. 5 do Artigo 3. do Decreto-Lei n. 166/05 de 23Set, devendo ser considerado nesta situao desde 26 de Janeiro de 2009. Fica com a remunerao mensal de 2.959,27. Conta 38 anos, 01 ms e 02 dias de servio, nos termos do Artigo 45. do EMFAR. 3 de Agosto de 2009. Por subdelegao do Chefe do Estado-Maior do Exrcito, o Director de Administrao de Recursos Humanos, Rui Manuel da Silva Rodrigues, major-general. 202217978

SECO III Proteco no trabalho


Artigo 15. Proteco da maternidade Sem prejuzo do disposto no regime legal de proteco da maternidade, o pessoal militarizado da PM do sexo feminino, em estado de gravidez, que atravs de declarao mdica faa prova do seu estado, e preste servio em regime de turnos que abranjam o perodo nocturno, tem direito a optar por outra modalidade de horrio de servio.

MINISTRIO DA ADMINISTRAO INTERNA


Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria
Despacho n. 19684/2009 Aprovao do equipamento alcoolmetro quantitativo da marca Drager, modelo Alcotest 7110 MK IIIP, para quantificao da taxa de lcool no sangue. Considerando que a aprovao do uso de equipamentos de controlo e fiscalizao do trnsito, uma competncia da Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria, conforme resulta do estabelecido na al. f) do n. 1 do artigo 2. do Decreto-Lei n. 77/2007, de 29 de Maro, conjugado com o disposto na al. q) do n. 1 do artigo 2. da Portaria n. 340/2007, de 30 de Maro; Considerando que os artigos 1. e 14. do Regulamento de Fiscalizao da Conduo sob Influncia do lcool ou de Substncias Psicotrpicas, aprovado pela Lei n. 18/2007, de 17 de Maio, determinam que nos testes quantitativos de lcool no ar expirado, a realizar pelas entidades fiscalizadoras na via pblica no mbito da fiscalizao da conduo sob influncia do lcool, s podem ser utilizados analisadores aprovados por despacho do presidente da Autoridade Nacional de Segurana Rodoviria; Considerando que o equipamento alcoolmetro quantitativo da marca Drager, modelo Alcotest 7110 MK IIIP, obteve uma aprovao do modelo n. 211.06.07.3.06, do Instituto Portugus da Qualidade, por Despacho n. 11037/2007, de 24 de Abril de 2007; Considerando que o equipamento, alcoolmetro qualitativo da marca Drager, modelo Alcotest 7110 MK IIIP, contm os elementos necessrios para medir a concentrao de lcool no sangue, no mbito da fiscalizao da conduo sob influncia do lcool est apto para ser utilizado na fiscalizao do trnsito, reunindo. Assim, ao abrigo e, nos termos conjugados do disposto na alnea f) do n. 1 do artigo 2. do Decreto-Lei n. 77/2007, de 29 de Maro e na alnea q) do n. 1 do artigo 2. da Portaria n. 340/2007, de 30 de Maro, bem como do disposto no n. 1 do artigo 14. do Regulamento de Fiscalizao da Conduo sob Influncia do lcool ou de Substncias Psicotrpicas, aprovado pela Lei n. 18/20076, de 17 de Maio, aprovo, para utilizao na fiscalizao do trnsito, o alcoolmetro qualitativo da marca Drager, modelo Alcotest 7110 MK IIIP, requerido pela empresa Tecniquitel Sociedade de Equipamentos Tcnicos, Lda. 25 de Junho de 2009. O Presidente, Paulo Nuno Rodrigues Marques Augusto. 202218885

CAPTULO III Disposies finais e transitrias


Artigo 16. Situaes excepcionais Em caso de sinistros martimos, alteraes da ordem pblica e outras situaes excepcionais em que estejam em causa os direitos, liberdades e garantias dos cidados, no se aplicam os limites horrios estabelecidos no presente regulamento, devendo ser assegurada a permanncia contnua no servio e a total disponibilidade para o mesmo. Artigo 17. Regime compensatrio Enquanto no for aprovado o sistema retributivo especfico do pessoal militarizado da PM, a retribuio devida pelos regimes e modalidades de prestao de servio previstos no presente despacho continua a integrar, para alm da remunerao base, o suplemento de condio de militarizado e o regime de compensaes do pessoal, previsto para o pessoal que preste servio nos rgos e servios da Autoridade Martima Nacional. Artigo 18. Legislao complementar Os despachos a que se refere o presente regulamento so publicados em ordem de servio do comando-geral da PM. 202220528

Secretaria-Geral
Despacho (extracto) n. 19682/2009 Por despacho de 26 de Maio de 2009 do Secretrio-Geral do Ministrio da Defesa Nacional e na sequncia de aprovao em concurso interno de ingresso geral oramental torna-se pblico que se procedeu, ao abrigo no disposto nos artigos 20. e 21. da Lei n. 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, celebrao de contrato de trabalho em funes pblicas, por tempo indeterminado, com Ana Filipa Rolo Feiteira, para o preenchimento de um posto de trabalho de especialista de informtica de grau 1, nvel 2, do afecta ao mapa de pessoal da Secretaria-Geral do Ministrio da Defesa Nacional, com efeitos reportados a 1 de Julho de 2009. 30 de Junho de 2009. A Secretria-Geral-Adjunta, Teresa Chaves Almeida. 202218528

Guarda Nacional Republicana Comando da Administrao dos Recursos Internos


Despacho n. 19685/2009 Subdelegao de competncias 1 Nos termos do disposto nos artigos 35. a 41. do Cdigo do Procedimento Administrativo, e no uso dos poderes que me foram conferidos

Vous aimerez peut-être aussi