Vous êtes sur la page 1sur 1

QUAL O CHEIRO DE SUA CASA?

Voc se lembra de ter passado perto de alguma casa que cheirava a bife frito ou a frango assado? Esse um cheiro fcil de sentir, principalmente se estamos com fome. Voc j entrou em alguma casa que cheirava a chiqueiro de porco? Chega a embrulhar o estmago de quem no est acostumado... E por falar em cheiro, o texto de Joo

12.3 diz que, quando Maria ungiu os ps de Jesus, com uma libra de blsamo de nardo puro, um perfume especial, "encheu-se toda a casa com o perfume do blsamo". Fao, ento, uma pergunta:
Qual o cheiro de minha casa? E da sua casa?

Procurando na prpria Bblia, os "perfumes", os "cheiros" (alm de o da "mosca morta") de Eclesiastes 10.1, cinco deles nos ajudam a fazer uma anlise do nosso lar. CHEIRO: DE CONFUSO - Em Gn. 27, encontramos a casa de Isaque e Rebeca em dia de confuso. Rebeca e seu filho Jac se uniram para enganar o velho pai, Isaque, que enxergava pouco. Jac se fantasiou de Esa seu irmo, e quando se aproximou, o pai lhe tocou e se enganou: disse que a voz era de Jac mesmo, mas o cheiro era o de Esa; era o cheiro do campo. Este texto retrata o cheiro da mentira dentro de casa, entre marido, esposa e filhos. Fala sobre o cheiro na parcialidade na educao dos filhos: o pai defendendo um e a me o outro. Este texto nos mostra um lar dividido, quem sabe, semelhana do seu lar, cheio de confuso um lutando contra o outro dentro da prpria famlia. CHEIRO: DE MORTE - Outro cheiro que sinto na Bblia, est em Joo 11, na morte de Lzaro. Depois de 4 dias no tmulo, sua irm afirma: "j cheira mal, porque j de quatro dias". H famlias que ainda lutam para se manterem estruturadas, pelo menos na aparncia; porm no so poucas as que j se desfizeram, j desmoronaram, j esto sepultadas existencialmente. Os sonhos, ideais, relacionamentos, j morreram... CHEIRO: DE DOR - Visitando a casa de J, vemos que todas as aflies pela qual passou no deixaram, tambm de exalar um cheiro, o cheiro de sua dor "... e pelo mau cheiro sou repugnante aos filhos de minha me" (J 19.17). Quem conhece a histria de J sabe que ele no havia procurado estes problemas: a dor pela perda dos filhos, dos bens, e da sade, tampouco estes problemas aconteceram como castigo de Deus. Ele enfrentou esta fase, com firmeza e f, fiel a Deus, e saiu vitorioso. Sua famlia cheira a dor? Busque e espere no Senhor. CHEIRO: DE CRISTO - Em 2 Co 2.15, Paulo afirma que "somos para com Deus o bom perfume de Cristo". Ser este o cheiro de nosso lar? O cheiro da presena de Jesus atravs do nosso testemunho: o perdo, a moderao, a humildade, a mansido, o domnio prprio, etc? Nossa vida no lar, de comunho com Deus, de orao, leitura da Bblia, de adorao, tem exalado este perfume? O perfume de Cristo supera ao cheiro da morte, da dor, da imoralidade e da confuso. Aleluia! Concluso: Passar perfume sem tomar banho no a mesma coisa que pass-lo depois do banho. Voltando ao nosso texto inicial, a mulher derramou um perfume em Jesus, quebrando o alabastro (Mc. 14.3). Da mesma forma, para se ter o perfume de Cristo, preciso quebrar a velha natureza, os pecados, o egosmo, o orgulho; e se esforar por uma nova vida, uma vida pura diante do Senhor. Precisamos do "lavar regenerador e renovador do Esprito Santo". Leia Tito 3. 3-8.

Vous aimerez peut-être aussi