Vous êtes sur la page 1sur 3

Memria referente s aulas do dia 29 de agosto a 02 de setembro 1 Memria Nesta semana, observei um fato que j havia se evidenciado durante

e as visitas feitas turma, com o objetivo de observ-los e escrever o Projeto de Estgio Supervisionado II a partir da realidade dos alunos e de seus interesses. O fato que chamou minha ateno que meninos e meninas brincam separadamente, ou raramente se misturam para brincar. Logo, no primeiro dia de aula, desenvolvendo o Estgio Supervisionado, propus fazermos a brincadeira Dana das Cadeiras Inclusiva com objetivo de formar grupos de trabalho, escolhidos segundo o critrio de afinidade. No desenvolver desta brincadeira observei que os meninos s sentavam no colo dos meninos e as meninas somente sentavam no colo das meninas. E acabou gerando a composio dos grupos da seguinte maneira: grupo Cachorro e Gato: Niclly, Dimilli, velin, Gabrili (formado exclusivamente por meninas), grupo Esquilinho, Coelhinho e Tigre: Larissa, Pedro Kau e Leonardo (houve uma mistura de meninos e meninas) e grupo Dinossauro: Pedro Henrique, Joo Paulo, Roberto e Weslley (formado exclusivamente por meninos). Alm disso, observo que em todas as brincadeiras livres, preferencialmente nas brincadeiras de faz-de-conta, esta formao de grupos por afinidade se repete. As meninas geralmente brincam de casinha, fazendo comidinhas, limpando a casa, dentre outras coisas e os meninos brincam de Garagem (estacionamento/lavagem de carros) e peas de encaixe para construir tais locais. Lembro-me que certo dia as meninas e eu estvamos brincando nas casinhas e alguns meninos chegaram dizendo: - T com fome. Tava trabalhando a noite toda na Frangosul. Imediatamente as meninas comearam a reclamar que no queriam brincar com os meninos. Como estava inserida na situao, fiz minha interveno no sentido de promover a integrao entre meninos e meninas. Fui logo dizendo que um dos meninos era meu marido e que ele estava cansado, ento precisava se alimentar e depois dormir. Em seguida, as meninas todas foram fazendo diversas comidas e oferecendo chimarro (como a me, fez referncia uma das meninas). Um dos meninos disse: -Vou tomar banho antes de me alimentar, mulher. A partir deste momento, continuamos brincando e por alguns instantes meninas e meninos brincaram juntos vivenciando e reinventando sua cultura. Acho, que aqui o importante vc questionar as crianas, abordando que as brincadeiras de cozinhae dirigir ....devem ser compartilhadas por meninos e meninas....pois tanto mulher como homens necessitam realizar essas atividades.

Penso, que tambm poderias discutir sobre cultura linfantil e ldica.....aqui Esta situao suscita a seguinte questo a ser refletida: as brincadeiras de faz-deconta tem enfocado a realidade vivenciada pelos alunos?. O Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil sugere que o professor prepare espaos e materiais que oportunizem a brincadeira de faz-de-conta. Porm, na escola onde estou estagiando, tem uma sala de atividades (lugar onde esto dispostos inmeros jogos, brinquedos, fantasias, dentre outras coisas). Neste espao, as crianas se sentem a vontade para brincar, imaginar, vivenciar e transformar sua realidade vivenciada noutras possibilidades. Percebo que as crianas reproduzem diversos dilogos e situaes vivenciadas entre os adultos. Contudo, esta interao com os adultos permite-lhes transformar os saberes, as atitudes e os comportamentos em juzos, interpretaes e condutas. Ou seja, ao reviver situaes cotidianas nas brincadeiras de faz-de-conta as crianas interpretam e reinventam o seu mundo e os mais diversos papeis sociais, orientados e organizados por diferentes atitudes, comportamentos e saberes. Outra situao que merece reflexo a atividade proposta para simbolizar a formao do grupo: elaborao de um cartaz que representasse o grupo. Solicitei que cada grupo fizesse desenhos que representassem grupo e percebi que cada um registrava graficamente o que gostava, porm no houve um dialogo entre os alunos para decidirem o que desenhariam e cada aluno manteve-se sentado em sua cadeira para desenhar, ou seja, no fizeram uma produo do grupo, apenas desenharam num mesmo suporte. At mesmo no momento de escolherem o nome do grupo cada componente escolhia um nome, e o nico grupo que escolheu o somente um nome Dinossauro fez isto porque um dos colegas deu a sugesto e nenhum dos outros componentes opinou, apesar de minhas tentativas em question-los e instig-los a pensar em outros animais que gostavam. Portanto, estar sentado em uma mesma mesa para fazer atividades no significa que os alunos esto trabalhando em grupo. O referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil (1998), referencia que cabe ao professor promover atividades individuais ou em grupo, respeitando as diferenas e estimulado a troca entre as crianas. A proposta era que a atividade fosse desenvolvida em grupo, porm os componentes agiram de forma individual. No se estabeleceu um dilogo para tomarem deciso em grupo. Penso que ao invs determos conversado no grande grupo sobre as coisas que os alunos gostavam, deveria ter encaminhado tal discusso no pequeno grupo e disso encontrarmos elementos em comum em cada grupo, culminando com o registro grfico.

O estabelecimento do dilogo com a turma constitui-se outra questo a ser pensada. A rodinha um momento especial para a minha anlise, pois um momento em que tanto eu enquanto professora estagiria - quanto os alunos estabelecemos o dialogo, j que estamos todos reunidos. Penso o dilogo como uma conversa entre duas ou mais pessoas, onde uma fala enquanto outra(s) escuta e tambm questiona, responde, expe ideias, pensamentos, sentimentos, etc. Observo que durante ao momento da rodinha ocorrem duas situaes: a primeira, na qual todos ou quase todos os alunos querem falar junto, ou seja, ocorrem os cochichos, e a segunda, na qual, s vezes, tenho que me por no papel de uma investigadora e questionar cada um dos alunos. Saliento que estas situaes de dilogo so bastante distintas e possuem peculiaridades, mas penso que ambas so vlidas por cumprirem com o objetivo principal, que o de estabelecer a comunicao. Quanto a esta questo o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil nos embasa teoricamente dizendo que:
A roda de conversa o momento privilegiado de dilogo e intercmbio de idias. Por meio desse exerccio cotidiano as crianas podem ampliar suas capacidades comunicativas, como a fluncia para falar, perguntar, expor suas idias, dvidas e descobertas, ampliar seu vocabulrio e aprender a valorizar o grupo como instncia de troca e aprendizagem. A participao na roda permite que as crianas aprendam a olhar e a ouvir os amigos, trocando experincias. Pode-se, na roda, contar fatos s crianas, descrever aes e promover uma aproximao com aspectos mais formais da linguagem por meio de situaes como ler e contar histrias, cantar ou entoar canes, declamar poesias, dizer parlendas, textos de brincadeiras infantis etc (19989, p. 138).

Assim, cabe dizer que o perodo da infncia ser deve ser vivido (idealmente) com muita interao entre adulto-criana e criana-criana, permeada por situaes cotidianas que proporcionam a aprendizagem da cultura e, tambm, por muitos momentos de re-interpretao da cultura, nas brincadeiras de faz-de-conta. Porm, o elemento fundamental para conduzir toda e qualquer relao o dilogo. Desta forma, a criana torna-se um sujeito ativo na produo de cultura. Aqui vc abordastes um pouco do que eu sugeri antes na memria.....

Vous aimerez peut-être aussi