Vous êtes sur la page 1sur 19

As Novas Tecnologias no Ensino* Major TMMA Joaquim Manuel Martins do Vale Lima, Fora Area Portuguesa

* O presente artigo constitui uma adaptao do trabalho de maior amplitude realizado pelo autor no mbito do Curso Geral de Guerra Area no ento Instituto de Altos Estudos da Fora Area Portuguesa. Consoante a poltica editorial deste peridico, os artigos publicados representam pensamento de seus respectivos autores e no do Departamento de Defesa, da Fora Area, da Universidade da Fora Area ou de qualquer outro rgo nacional ou estrangeiro, independentemente da apreciao positiva que possam ter recebido na Fora a que o autor pertena. Na publicao deste artigo respeita-se a grafia original. Nota da ASPJ em portugus.

A designao "Novas Tecnologias da Educao", na sua forma mais genrica, utilizada em variadssimos contextos, perdendo, por vezes, o seu sentido mais profundo. Numa perspectiva de ensino e aprendizagem, ser conveniente esclarecer alguns conceitos relativos s tecnologias da informao e da comunicao e definir, de seguida, com rigor, algumas implicaes pedaggicas das mesmas.

Conhecidas genericamente como Tecnologias da Informao, e mais usualmente como "Novas Tecnologias da Informao", o seu conceito recente. So tecnologias electrnicas para coligir, armazenar, processar e comunicar a informao.1 Podem considerar-se duas categorias de tecnologias: as que so capazes de processar a informao (como os computadores) e as que disseminam a informao, como os sistemas de telecomunicaes. Actualmente estas duas categorias tm vindo a fundir-se, tendo como objectivo principal disponibilizar a informao com rapidez, segurana e exactido.

sabido que a Escola** enfrenta, hoje, grandes desafios que exigem uma actualizao e reconverso das potencialidades que as novas tecnologias pem ao seu dispor. Deve ser, portanto, papel dos diversos sistemas que proporcionam educao investigar e dar resposta s necessidades, expectativas e projectos de uma sociedade em clere processo de evoluo e de mudana. Essa investigao deve ser desencadeada no mbito das Novas Tecnologias da Educao e apadrinhada pelas instituies que cumprem, ainda que como actividade complementar ou subsidiria, essa nobre misso de ensinar, formar e preparar os seus quadros para o desempenho das suas funes. Num mundo em constante mudana, o conhecimento e manipulao das novas tecnologias do ensino permitiro s organizaes em geral, e s Foras Armadas em particular, o acesso a informaes essenciais. A existncia de uma rede de ensino e investigao avanadas permite hoje uma difuso rpida da informao

e do conhecimento. A Sociedade da Informao reclama uma contnua consolidao e actualizao dos conhecimentos por parte dos cidados para que possam tornar-se exploradores dinmicos do mundo que os envolve e contribuirem para o sucesso, eficincia e eficcia no seio das organizaes em que se inserem.

** Trata-se do conceito alargado de "Escola" que abarca no s as Instituies Oficiais de Ensino, mas tambm, e no contexto deste artigo essencialmente, as reas das mais diversas organizaes e instituies (nas quais se incluem, naturalmente, as Foras Armadas) que se dedicam formao e preparao dos seus quadros para o desempenho de funes profissionais especficas.

Consideraes gerais As transformaes que ocorreram no mundo contemporneo, motivadas pelo incremento, desenvolvimento e aplicao das novas tecnologias, conduziram passagem da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informao. Com efeito, a sociedade em que vivemos uma sociedade da comunicao generalizada, uma sociedade marcada pelo predomnio dos meios de comunicao. Gianni Vattimo afirma que o papel desempenhado pelos meios de comunicao social caracteriza a nossa sociedade, no como "uma sociedade mais transparente, mais consciente de si, mais iluminada, mas como uma sociedade mais complexa, at catica".2 Por outras palavras, importa reconhecer, antes de mais, na perspectiva do autor, que estamos beira de novos desafios que implicam respostas eficazes face aos impactos que a Sociedade da Informao irremediavelmente est a causar. sabido que as novas tecnologias esto a reestruturar a sociedade, a produzir mudanas sociais significativas e no consensuais, a suscitar dilemas e escolhas ticas e a introduzir rupturas nas concepes poltico-econmicas dominantes. Porm, em certas sociedades a transio da revoluo agrria para a revoluo industrial foi muito lenta. Independentemente dos modelos de sociedade, desenvolveram-se concepes que tendem a encarar o desenvolvimento tecnolgico a partir de perspectivas antagnicas que poderamos designar de pessimismo e optimismo tecnolgico. Quer um, quer outro parecem ser concepes exageradas. O primeiro, porque v toda a tecnologia como um mal, um fatalismo, a expresso do colapso da civilizao. O segundo por fazer depender exclusivamente da tecnologia, a felicidade humana.

O Conceito de Sociedade da Informao. A Sociedade da Informao, como conceito, no novo. Surgiu nas dcadas de 60 e 70 do sculo passado, associado s correntes filosficas e teorias sociolgicas. A expresso "Terceira Vaga" de Alvin Toffler evidencia o surgimento, depois das revolues agrcola e industrial, de uma nova revoluo que estar na base da Sociedade da Informao.

Hoje, imprescindvel promover o acesso universal info-alfabetizao e info-competncia, no s como forma de superao de provveis discriminaes sociais, mas tambm como medida efectiva no sentido de garantir a sobrevivncia das organizaes. Esta preocupao reveladora do sentido tico que deve estar subjacente s transformaes da sociedade, no sendo, por essa razo, possvel identificar esta posio com o "pessimismo tecnolgico". Naturalmente, a ameaa da info-excluso existe. Quem no souber no futuro operar com as tecnologias da informao e da comunicao ser um analfabeto funcional. Ora, a literacia tecnolgica no atingiu ainda, em muitas sociedades, ndices razoveis.

De acordo com Daniel Bell, o desenvolvimento crescente da Sociedade da Informao no psindustrialismo provocar uma alterao do quadro de referncia social, uma vez que as telecomunicaes sero decisivas no modo de encarar as mudanas econmicas e sociais, a aquisio e criao do conhecimento, as mudanas no mundo do trabalho e das relaes sociais.3

Se os meios de comunicao convencionais se baseavam numa lgica unidireccional cultivando um modelo de cidado passivo e obediente (espectador), a Sociedade da Informao criou, atravs da interactividade, cidados activos conectados com a fonte da informao. A soma da dimenso multimdia com a interactividade conduziu ao aparecimento do pensamento em rede. Este pensamento conduziu a um reforo da diversidade e da individualizao, pondo fim uniformidade e massificao.

Tendo crescido ao longo dos ltimos trinta anos, a Sociedade da Informao desabrochou pouco antes do limiar do sculo XXI. O primeiro passo deu-se com a transformao da informtica e das telecomunicaes em protagonistas decisivos dos tempos modernos. A disponibilizao de recursos multimdia e a crescente capacidade de armazenar e gerir dados transformaram radicalmente o cenrio da informao e da comunicao. A digitalizao, explorada com o desenvolvimento das redes de computadores, permitiu representar informao (texto, imagens ou som). O computador pessoal, com a capacidade de se conectar atravs de uma simples rede telefnica a outros computadores, formando redes cada vez mais complexas, abriu as portas interactividade, sem limites geogrficos ou culturais, deixando o espao de ser a varivel decisiva, cedendo o lugar ao tempo como factor estratgico. , alis, aqui que assenta uma das mais bem sucedidas conquistas da Sociedade da Informao: a Internet.

O desafio para uma audincia qualificada que estar no cerne desta revoluo passa por, percebendo a dinmica da Sociedade da Informao, contribuir para que efectuem as mudanas necessrias, afim de retirar dela o mximo proveito.

A Sociedade da Informao e a Educao. A revoluo induzida pelo desenvolvimento da Sociedade da Informao , hoje, um dado inquestionvel. Discretamente, quase sem se perceber, foram-se desenvolvendo, nos anos 70 e 80 do ltimo sculo, as bases de uma revoluo que s tem paralelo nas maiores mudanas histricas. Como todas as grandes revolues da Humanidade, tambm esta arrasta esperana e receios, mas sobretudo incertezas. Nenhum de ns pode, com segurana, prever o que vai ser a Sociedade da Informao em toda a sua plenitude.

Reclama-se hoje que os meios de comunicao tenham uma funo educativa na nossa sociedade. Alvin Toffler afirma que a justia social e a liberdade dependem hoje cada vez mais da maneira como cada sociedade trata trs questes: a educao, a tecnologia da informao e a liberdade de expresso. No entender deste autor, todo o fenmeno educativo exige uma reconceptualizao. As mudanas no processo educativo exigiro novos canais, um sistema rico em escolhas que permita preparar as pessoas para uma vida decente na Sociedade da Informao. Ainda segundo Toffler, a educao no apenas uma prioridade para as elites (professores, pais, reformadores pedaggicos) mas um assunto que interessa aos sectores mais avanados da economia. Por isso, no possvel ignorar a relao entre o sistema educativo do futuro e o sistema meditico do futuro. A situao actual , no entender de Toffler, bastante problemtica. Este autor afirma que "Os laos entre a educao e os seis princpios do novo sistema meditico interactividade, mobilidade, convertibilidade, conectividade, ubiquidade e globalizao praticamente no foram explorados".4 verdade que a Sociedade da Informao exige uma contnua consolidao e actualizao dos conhecimentos dos cidados. O reconhecimento da relao inalienvel entre a Sociedade da Informao e a Educao leva perspectivao das bases em que assentar a Escola do Futuro.

A Escola do Futuro. A evoluo rpida do conhecimento e da tcnica e a proliferao da informao baseada em suportes electrnicos exigem um novo desempenho das instituies. A Escola deve ajudar cada aluno a adquirir saberes e competncias de base, a facilitar a adaptao mudana e a desenvolver o gosto e a capacidade de aprender e reaprender ao longo da vida. A crescente quantidade de informao necessria para qualquer actividade e o facto de esta se encontrar cada vez mais disponvel fizeram com que os tradicionais sistemas de informao se encaminhassem vertiginosamente para um estado de obsolescncia. , pois, por demais evidente a necessidade de adaptar os sistemas de ensino a esta nova realidade que se caracteriza pelo reduzido tempo de vida til do conhecimento e pela urgncia de repensar os conceitos de escola, educao, ensino e aprendizagem.

O conceito clssico de ensino assenta no pressuposto do saber inquestionvel do mestre e na sua autoridade, num processo de transmisso do saber sob a forma discursiva, frequentemente expositiva, sem dimenso interactiva e adaptativa. Ora, esta forma de ensinar

e transmitir o saber parece cada vez mais desajustada face s exigncias do novo mundo do progresso tecnolgico e cientfico.

A educao deve transmitir, cada vez mais, saberes adaptados a uma Sociedade da Educao (Learning Society) como base das competncias do futuro. Da tradicional transmisso dos saberes, evoluiu-se para uma Sociedade do Saber baseada na capacidade individual da construo dos conhecimentos, onde as tecnologias da informao e da comunicao so instrumentos ao servio dessa construo. Deste modo, a Sociedade da Informao ser marcada pelo primado do saber.

Torna-se, assim, evidente a necessidade de uma profunda transformao nos mtodos de ensino. A Escola do Futuro deve inculcar a arte de pensar e aprender ao longo de toda a vida, estimular e desenvolver a motivao pela aprendizagem, atribuindo aos alunos um papel activo no processo de aprendizagem.

O novo modelo de ensino emergente reclama um novo modelo de escola, quer em termos de espao geogrfico, quer em termos de equipamentos. Ser mais uma escola-centro de recursos, baseada nas novas tecnologias com menos salas de aulas tradicionais e mais centros de documentao e informao.

O novo papel que a Escola deve desempenhar pode ser cumprido se existirem programas mais flexveis, competncias interdisciplinares e ensino individualizado, reforo da capacidade de ensino, graas a uma melhoria da formao inicial e contnua e utilizao mais adaptada das novas tecnologias e dos meios. A educao deve facultar a todos a possibilidade de dispor, recolher, seleccionar, ordenar, gerir e utilizar a informao. A Escola deve tirar partido da profunda revoluo no mundo da comunicao operada pela digitalizao da informao, pelo aparecimento da multimdia e pela exploso das redes telemticas. Tais modelos de ensino e de escola exigem uma nova qualificao e um novo perfil do professor na Sociedade da Informao.

O Perfil do Professor na Escola do Futuro. A importncia do papel do professor enquanto agente da mudana, favorecendo a compreenso mtua e a tolerncia, ganha actualmente maior significado. inegvel que os professores desempenham um papel importante na formao de atitudes face ao processo de ensino e aprendizagem. Cumpre-lhes a rdua e difcil tarefa de despertar nos alunos o esprito de curiosidade, o desenvolvimento da autonomia, do rigor intelectual e a criao de condies indispensveis para a promoo do sucesso da educao informal e da educao permanente.

Se certo que ensinar uma arte e que nada pode substituir a riqueza do dilogo pedaggico, a revoluo meditica abre hoje ao ensino vias jamais exploradas. As tecnologias da informao e comunicao multiplicaram enormemente as possibilidades de busca de informaes e os equipamentos interactivos e multimdia colocaram disposio dos alunos um manancial inesgotvel de informaes. Por isso, os alunos tornaram-se investigadores. Uma das funes dos professores consistir, doravante, em ensinar os alunos a gerir, na prtica, a informao que lhes chega. Ora, esta funo introduziu uma nova forma de relacionamento entre alunos e professores.

evidente que a introduo e desenvolvimento das novas tecnologias e sua aplicao ao ensino em nada diminuiu o papel do professor. Modificou-o profundamente. O professor deixou de ser o nico detentor do saber e passou a ser um gestor das aprendizagens e um parceiro de um saber colectivo. No possui, seguramente, a quantidade de conhecimentos que circulam hoje nas redes telemticas. Mas possui uma experincia profunda e insubstituvel, em termos de comunicao e relaes humanas. Deste modo, compete-lhe exercer toda a sua influncia no sentido de organizar o saber que, muitas vezes, debitado de uma forma catica, sem esprito crtico e sem eficcia. O novo perfil do professor levar, decididamente, a situ-lo na vanguarda do processo de mudana que a Sociedade da Informao ps em marcha.

Para habilitar o professor a assumir este novo papel, indispensvel que a sua formao inicial e contnua lhe confira um domnio significativo destes novos instrumentos pedaggicos. Para isso necessrio proceder a estudos prvios sobre o impacto das novas tecnologias no contexto educativo.5 Os professores devem ainda revelar sensibilidade em relao s modificaes profundas que as novas tecnologias provocam nos processos cognitivos.

Doravante, no basta que os professores ensinem os alunos a aprender; tm que os ensinar tambm a pesquisar e a relacionar entre si diversas informaes, despertando neles o esprito crtico. Porque a quantidade de informaes que actualmente circula nas redes de informao imensa, tornou-se um pr-requisito orientar-se no meio dos saberes. Porm, a introduo das tecnologias evoludas no mereceu da parte de todo o corpo docente as melhores reaces. Muitos deles revelaram, a nvel afectivo, cognitivo e disciplinar, uma atitude negativa face introduo das novas tecnologias. Este processo que obrigou a um redimensionamento dos actores no palco escolar parece estar hoje em vias de resoluo progressiva.

As novas tecnologias educativas A utilizao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) no processo de ensino e aprendizagem levantou uma srie de interrogaes, quer acerca do papel das mesmas no contexto educativo, quer acerca das competncias e atitudes a desenvolver por alunos e professores quer, ainda, acerca da avaliao do carcter pedaggico dos programas

educativos. Num primeiro momento, as novas tecnologias foram encaradas com desconfiana e como uma ameaa para os professores, nomeadamente uma ameaa sua autoridade, sua segurana e sua profisso. Com efeito, impe-se, neste mbito, uma distino essencial. A informao no necessariamente conhecimento. Por outro lado, se todo o acto educativo deve ser um acto de comunicao, os conceitos designam realidades diferentes. Assim, uma das questes mais discutidas, embora tenha sido tambm das mais inteis, foi a de saber se as tecnologias podiam substituir o professor. Se certo que as novas tecnologias podem ameaar a segurana do professor como detentor do saber, a figura do mesmo, enquanto pessoa, insubstituvel. As tecnologias jamais permitiro uma relao pedaggica profunda que o professor tipifica, patente na comunicao face-a-face, na ateno no estandardizada e na emoo autntica.

Uma vez superada esta questo, as novas tecnologias passaram a ter um uso significativo em contexto educativo. A opo que conheceu desenvolvimentos espectaculares foi o ambiente multimdia interactivo que combina vrios meios de informao: computadores, discos pticos, modems e outras aplicaes. Atravs do cran do computador o aluno l o texto, v imagens (fixas ou animadas), ouve sons. Tem o controlo da sequncia da matria que estuda, pode estabelecer ligaes com bancos de dados que contm informao e pode trocar mensagens com colegas em escolas diferentes.

Superadas as questes relativas ao conhecimento das aplicaes do computador no ensino, levantaram-se questes relativas identificao, avaliao e adopo de software, utilizao dos recursos disponveis e s atitudes acerca do uso de computadores. O problema que ento emergiu foi o da qualidade pedaggica do software educativo.6 Os primeiros programas educativos eram constitudos por programas tutoriais e simulaes relativamente simples e no levantavam interrogaes essenciais em relao ao processo de ensino e aprendizagem. No entanto, foram surgindo programas mais sofisticados, nomeadamente simulaes e jogos de qualidade do ponto de vista conceptual e grfico, elaborados por equipas mistas compostas por tcnicos informticos e pedagogos. Tais programas demonstraram a capacidade de originar ambientes de aprendizagem atractivos. A sua introduo conduziu ao esbatimento dos papis tradicionais dos alunos e professores, dando lugar a novas formas de interaces e iniciativas, permitindo um envolvimento mais autntico dos alunos na sua prpria aprendizagem e o desenvolvimento de competncias complexas.

A metamorfose operada nas tecnologias de comunicao conduziu a que deixasse de fazer sentido referir apenas o computador como nica tecnologia. A tecnologia multimdia permitiu a definio de um ambiente no linear, multicanal e multidimensionado. O recurso a ambientes atractivos com tecnologia integrada conduziu ao aparecimento da Pedagogia Multimdia.

A Comunicao e a Pedagogia Multimdia. At h pouco tempo, falar de comunicao multimdia implicava abordar os vrios meios de comunicao audiovisual, interpessoais ou de massas, que se poderiam combinar ou integrar num s acto comunicativo com caractersticas de homogeneidade espacial, temporal e temtica. Nos pases onde mais se tm desenvolvido as tecnologias de informao e comunicao, a expresso multimdia designa a simbiose entre as tecnologias de informao e da comunicao, envolvendo meios informticos, auditivos, visuais e audiovisuais e utilizando constelaes de materiais que, podendo variar um pouco na sua configurao, contam geralmente com o concurso de computadores, leitores de discos pticos e programas de gesto. Pressupem a integrao e a articulao, a vrios nveis, das respectivas linguagens em presena e estimulam o desenvolvimento de estratgias de interactividade, bem como o desenho de materiais programticos adequados aos objectivos pedaggicos.

Por conseguinte, a questo de saber o que seja a pedagogia multimdia conduz a vrias respostas possveis. Uns, defensores da vertente mais instrumentalista e tradicional da Tecnologia Educativa, apontam para uma mera mas profcua utilizao dos media ao servio do fornecimento programado de conhecimentos, independentemente do processo ou meios pedaggicos usados parar os veicular. Outros salientam fundamentalmente a importncia da comunicao como factor fundamental de aprendizagem.

A Pedagogia multimdia hoje o campo onde se desenvolve a reflexo sobre a utilizao das aplicaes multimdia no ensino, os seus condicionalismos e possibilidades de desenvolvimento, avaliando materiais, processos e resultados independentemente das indicaes, tendncias e desejos e profecias da indstria e comrcio. Segundo os princpios da Pedagogia Multimdia os materiais devem ser utilizados tendo como suporte um esprito crtico e o respeito prioritrio pelos objectivos pedaggicos. A Pedagogia Multimdia reflecte ainda acerca das profundas alteraes que ocorreram no processo educativo em termos de interaco aluno-professor e aluno-aluno.

O Impacto das Novas Tecnologias Educativas. Salientou-se j que o desenvolvimento do multimdia e das telecomunicaes, a sua banalizao e integrao, a curto ou mdio prazo, em diversos sectores do quotidiano, implicou uma nova abordagem do processo de ensino e aprendizagem e da educao em geral. Os ambientes de aprendizagem criados pelas TIC permitiram que os alunos aprendessem por si, reforando a sua autonomia de acordo com diferentes estilos de aprendizagem, refinassem o esprito crtico e aumentassem a autoconfiana e a auto-estima. Alm disso, as TIC facilitaram a comunicao, o acesso informao e diversificaram as fontes da informao.

Estudos qualitativos centrados em processos de implementao de diferentes programas no mbito das TIC e realizados em diferentes pases tm revelado mudanas consistentes na

organizao social da sala de aula, conduzindo a novos padres de participao e, consequentemente, a uma mudana no papel tanto dos professores como dos alunos. A introduo das TIC permitiu a constituio de comunidades de aprendizagem onde existe uma atmosfera de colaborao e cooperao entre professores e alunos e um clima de autenticidade, na medida em que a aprendizagem se processa de um modo contextuado. Alterou os processos cognitivos valorizando o ensino pela descoberta.

Entre o vasto leque de aplicaes das TIC em educao possvel, actualmente, distinguir duas abordagens principais que no se excluem uma outra, antes se complementam. A primeira defende a utilizao das tecnologias como suporte do currculo e adequa-se s prticas comuns seguidas pelos professores. Esta abordagem entende que a utilizao da tecnologia gera o desenvolvimento de actividades motivadoras e permite tornar a aprendizagem do currculo mais eficiente. O aluno pode aprender mais contedos e adquirir um conjunto de competncia num menor espao de tempo. Seria competncia do professor assumir um papel de tcnico, capaz de programar as actividades que envolvessem as TIC de acordo com as exigncias curriculares e de planear as actividades lectivas de forma a ajustar as qualidades da tecnologia ao currculo. A segunda abordagem defende a utilizao da tecnologia como veculo promotor da mudana educativa. Salienta que as aplicaes tecnolgicas permitem o acesso e o processamento da informao e a sua comunicao segundo modalidades que transcendem as prticas comuns da sala de aula e da escola mas que se aproximam do modo como as pessoas trabalham e adquirem experincia. Trata-se da abordagem que maior ateno tem merecido de todos os intervenientes em educao e que implica uma transformao do papel do professor entendido agora como orador, tutor, gestor de projectos, interlocutor, parceiro e facilitador da aprendizagem, entre outros.

Da percepo de que todo o acto educativo um acto comunicativo e que todo o acto comunicativo tem implicaes educativas nasceu o ramo das Tecnologias de Informao e Comunicao Educativa que salienta a necessidade de formao terica e prtica dos professores em comunicao educativa. Trata-se de um novo perfil de professor, mais voltado para actividades de orientao e sensibilizao do que de um perfil essencialmente marcado pela funo, mais ou menos mecnica, de transmisso de conhecimentos.

A Tecnologia Educativa e os Ambientes de Aprendizagem. As novas tecnologias interactivas podem ser, por vezes, encaradas pelos professores como uma sobrecarga, conduzindo-os a uma espcie de sentimento de "fadiga tecnolgica". As investigaes mais recentes revelaram que as tecnologias de vdeo interactivo (IV) so mais vantajosas por possurem maior capacidade de armazenamento de informao, maior qualidade udio, maior flexibilidade e adaptabilidade, devido ao facto de permitirem um input atravs de teclado. Por outro lado, as tecnologias de compacto disco interactivo (CDI) tm como aspectos mais positivos a simplicidade e portabilidade, embora uma das principais desvantagens seja a reduzida possibilidade de adaptabilidade.

Em geral, designam-se por ambientes de aprendizagem os ambientes computacionais que, tendo sido desenhados para tal, criam situaes que conduzem os alunos ao processo de aprendizagem. Durante as trs ltimas dcadas foram surgindo diferentes modelos que conduziram a diferentes concepes da aprendizagem.

Nos anos 80 do sculo passado ocorreu uma explorao das novas tecnologias no domnio pedaggico. Esta explorao conduziu a transformaes significativas ao nvel dos contedos, objectivos, mtodos, tcnicas e meios pedaggicos. Valer a pena determos a nossa ateno sobre a importncia de alguns ambientes de aprendizagem.

a. Ensino a Distncia (EAD). Tendo feito o seu aparecimento nos finais dos anos 70 e princpios dos anos 80 do ltimo sculo, o EAD tornou-se uma valiosa componente de muitos sistemas educativos. A fundao de Universidades Abertas, o desenvolvimento de tecnologias da comunicao e do ensino assistido por udio, vdeo e computador, a nova sofisticao no design dos materiais escritos e o desenvolvimento de sistemas mais aperfeioados de apoio ao formando, contriburam para a disponibilidade e qualidade dos programas do mesmo. O EAD define-se como uma modalidade de ensino e aprendizagem em que os educandos se encontram separados, no tempo e espao, dos educadores. Desde a sua origem at hoje tem recorrido a diferentes tcnicas, meios de comunicao e estratgias de ensino-aprendizagem, at chegarmos hoje ao uso generalizado do multimdia, da informtica e das telecomunicaes avanadas, com potencialidades de trabalho mais atractivas e maior eficincia na aprendizagem. Contrariamente ao ensino tradicional, o EAD d um significado radicalmente novo ao conceito de independncia do aluno. Este responsvel pelo incio do processo de aprendizagem e, em grande parte, pela sua manuteno. Esta modalidade de ensino tem sido utilizada com sucesso no Centro Naval de Ensino a Distncia (CNED) da Marinha Portuguesa. Outra experincia bem sucedida da utilizao do EAD no mbito das Foras Armadas Portuguesas foi o caso do Curso Geral de Guerra Area7 (CGGA), ministrado pelo Instituto de Altos Estudos da Fora Area. Este curso estava estruturado em duas fases, sendo a primeira no-presencial e a outra presencial ou residente. O recurso s novas tecnologias disponiveis permitia a frequncia da primeira fase do curso por uma comunidade de militares fsica ou geograficamente distantes do IAEFA. Entre essas tecnologias incluia-se a telemtica, que, como ferramenta complementar, permitia a efectivao do EAD. A FAP conseguiu, por esta via, encurtar o perodo de permanncia dos oficiais-alunos no IAEFA, disponibilizando-os para o desempenho das suas tarefas ou actividades normais na sua rea de colocao, sem prejuizo para a sua formao.

b. Ensino Assistido por Computador (EAC). O EAC comeou por utilizar programas que, seguindo as perspectivas do behaviorista Skinner,8 serviam para resolver problemas, fazer exerccios, sendo utilizados como apoio suplementar de diferentes reas disciplinares dos

currculos escolares. O desenvolvimento da tecnologia informtica e o aparecimento de novas concepes sobre a aprendizagem concretamente as teorias construtivistas permitiram a explorao de novo software. Os programas rgidos foram substitudos por ambientes flexveis em que o aluno desempenha um papel activo. A explorao do programa pessoal, o que explica que um mesmo programa possa conduzir a aprendizagens diferenciadas. Os novos programas tm em conta no s o nvel intelectual dos alunos, mas tambm as suas expectativas, o seu modo de saber e procurar informao. So fortemente interactivos e valorizam o percurso pessoal de aprendizagem.

O EAC uma metodologia que evidencia um conjunto de vantagens quer em relao ao formando, quer em relao formao, quer ainda em relao instituio que decide pela sua adopo.9 Quanto formao, destacam-se algumas vantagens, nomeadamente, a reduo e simplificao da monitoragem e a simplificao do processo de avaliao. As instituies beneficiam igualmente de vantagens, particularmente com a reduo significativa das despesas (viagens, salrios) e do tempo de formao.

c. Telemtica. A Telemtica (concatenao das palavras Telecomunicaes e Informtica) consiste na comunicao entre computadores atravs das telecomunicaes.10 A telemtica permite que os alunos acedam a dados suficientemente vastos, significativos e relevantes favorecendo o trabalho inter-escolas. Possibilita ainda o acesso a bases de dados e outros servios nomeadamente a informaes habitualmente indisponveis ou de difcil acesso tendo em conta o preo e a localizao. A telemtica tem componentes muito positivas: favorece a sociabilizao dos alunos, particularmente o desenvolvimento de relaes de solidariedade, do reconhecimento do outro, da expressividade. Permite que os educandos passem a ter, nas suas actividades, uma audincia real. De entre as vrias formas de interaco telemtica, podem destacar-se a teleconferncia, o correio electrnico, o hipertexto ou hipermdia e a Internet. De seguida sero abordadas algumas destas formas.

(1) Teleconferncia. A Teleconferncia um sistema de comunicao electrnica entre trs ou mais participantes geograficamente distantes e que ocorre em tempo real. Dependendo dos meios atravs dos quais se efectua a teleconferncia, ela pode subdividir-se em audioconferncia, computador-conferncia e vdeoconferncia. Na audioconferncia os meios usados so telefones de altifalantes ou especiais e pode fazer-se recurso de outros meios como a telecpia, o telex e outros. Computador-conferncia uma forma de comunicao electrnica, com a particularidade de se efectuar entre computadores ou terminais de computador ligados ou no a um computador central. A vdeoconferncia mais uma forma de teleconferncia. Permite o estabelecimento de comunicao entre monitores de vdeo com eventual recurso a gateways para interligao dos participantes. Permite a transmisso simultnea de voz, imagem e dados. Este sistema de comunicar poder estar disponvel na Internet e na rede de televiso por cabo, funcionando em tempo real. Funcionando nestes

termos, permite a troca rpida de informao entre os intervenientes situados em locais geograficamente distantes.

(2) Correio Electrnico. O Correio Electrnico um meio de comunicao que permite a emisso e recepo de informao entre intervenientes situados em locais geograficamente distantes. Permite a transmisso de texto, voz e imagens. Pode assumir diversas formas, entre elas a telecpia, a televoz, a transferncia electrnica de documentos e outras.

(3) Internet. A Internet uma rede computacional mundial. Ela veio confirmar a vocao universal do computador. Iniciada nos Estados Unidos para satisfazer necessidades de pesquisa cientfica de carcter militar, a sua finalidade consistia na criao de plataformas de comunicao. Atravs dela qualquer cidado pode hoje aceder a um conjunto de recursos que englobam a videofonia, a vdeoconferncia, a difuso de informao, a troca de mensagens electrnicas para participar em encontros de informao telemtica e enviar correio electrnico. Pelo seu conceito de liberdade, de gratuitidade de uso e pelas diferentes formas de pesquisa, a Internet prefigura o meio de troca de informao mundial do futuro, sendo j o meio de comunicao privilegiado de formao e educao a distncia. O inconveniente maior da Internet , paradoxalmente, um dos seus maiores interesses: a sua liberdade. Se inegvel que os jovens podem encontrar nela contedos prejudiciais sua formao, igualmente inegvel que este problema no substancialmente diferente dos problemas levantados por outros documentos ou suportes informativos. Outro problema levantado frequentemente pelo uso da Internet o da profuso da informao, que pode dificultar a sua pesquisa e gesto.

d. Computer Based Training (CBT). Os programas de CBT podem ser um precioso auxiliar na apresentao de material visual. O CBT um sistema de treino baseado no computador, apoiado em software especfico, produzido especialmente para esse efeito. Permite a utilizao do computador para ajudar, definir ou apoiar um processo relacionado com o treino e assenta na visualizao pormenorizada de ilustraes ou imagens animadas dos componentes ou rgos dos artefactos ou aparelhos. O CBT um sistema interactivo com animao tridimensional. Trata-se de uma ferramenta essencial em certos tipos de aprendizagem, particularmente nas de carcter tcnico. Este sistema baseado na nova tecnologia ptica ou video-disco, sendo os seus leitores controlados por computador. Com efeito, uma ilustrao pode ter uma importncia funcional na interaco entre o aluno e o programa. Se certo que o tipo de pesquisa, processamento e captao de informao varia de indivduo para indivduo, o material visual pode ser muito til a quem dele precisa. Por conseguinte, uma ilustrao deve ter uma relao clara com o material da aprendizagem. Quando as ilustraes para CBT so desenhadas necessrio atender a certos aspectos tais como o nvel de abstraco (quanto maior for a fidelidade realidade mais conseguida a aprendizagem), a ambiguidade (uma ilustrao deve ser facilmente compreendida, nunca devemos assumir que uma ilustrao fala por si), a quantidade de detalhes (nas imagens reais a ilustrao deve ser mais detalhada); interactividade (recomenda-se a integrao de materiais

visuais), a uniformidade (o CBT deve possuir uma uniformidade de ilustraes e textos, at porque as ilustraes podem distrair o formando), a cor (o uso da cor depende do tipo de ilustrao), o nvel de proficincia ( as ilustraes devem permitir que os alunos descubram algo por si prprios) e os tipos de contedos (os diagramas so preferveis s ilustraes quando pretendemos explorar certas propriedades e mostrar certos processos).

Na prtica, as capacidades das ilustraes e os aspectos tcnicos que lhe so inerentes, como a capacidade de resoluo da imagem, as suas funes, os grupos-alvo a que se destinam so os factores mais significativos em relao sua implementao. Devem ser usadas por motivos didcticos e no por motivos estticos. Tambm neste caso se contam algumas experincias bem sucedidas no processo de ensino-aprendizagem levado a cabo pela FAP. Pode referir-se, a ttulo de exemplo, a formao de tcnicos e especialistas da rea de manuteno dos sitemas de armas tecnologicamente mais evoluidos.

e. Treino Simulado. O Treino Simulado (Simulation in Training) um mtodo que foi incrementado como resultado da complexificao dos sistemas e equipamentos que resultaram do desenvolvimento tecnolgico. A simulao representa um conjunto de operaes semelhantes ao sistema real. Assim, hoje possvel, atravs de sistemas inteligentes de simulao, aprender a conduzir uma central nuclear, pilotar um avio, um comboio, um petroleiro gigante, construir um edifcio, gerir uma empresa, uma cidade, um jardim ou efectuar operaes cirrgicas. O desenvolvimento da realidade virtual permitiu dar um passo em frente no aperfeioamento da aprendizagem por simulao. Esta tecnologia permite simular um espao a trs dimenses ou espao virtual. Com esta tecnologia foram obtidos resultados muito significativos do ponto de vista didctico.11

Um simulador um instrumento que imita o comportamento dinmico do sistema real. Quando usado no treino d a iluso de se aproximar de um sistema real no sentido de promover a aquisio e prtica de competncias, conhecimentos e atitudes.12 Em contexto militar, a simulao teve um desenvolvimento inicial nos treinos de voo mas gradualmente chegou a outras reas.

nos grupos de trabalho que a simulao desempenha um papel importante no treino, no s por bem fundadas razes relacionadas com o treino, mas tambm por razes de custo, segurana e proteco ambiental. A simulao no substitui necessariamente o treino. A tcnica da simulao deve ser usada prioritariamente quando houver uma alta transferncia do treino actual, sendo os custos do treino significativamente reduzidos, ou quando o treino se tornar difcil ou impossvel por razes de segurana pessoal ou por situaes pouco frequentes. Os modernos sistemas de avies, artilharia, msseis, tanques, comandos navais e sistemas de controlo de fogo, so muito caros quer ao nvel da manuteno, quer do uso. So

complexos e sofisticados. Por isso, o recurso simulao desejvel quer por razes de efectividade do treino, quer pelos custos, segurana e proteco ambiental.

No que diz respeito efectividade do treino, a simulao pode ser o nico meio disponvel para treinar estudantes. Quanto aos custos, um simulador tem geralmente custos mais baixos do que um equipamento operacional. Os primeiros estdios de aprendizagem so caracterizados pela existncia de erros que podem ser profundamente onerosos em termos de recursos humanos e financeiros se o equipamento operacional for usado numa situao real. O treino de voo um exemplo bvio desta situao. Quanto segurana, a simulao permite a realizao de tarefas perigosas e de emergncia, o treino de situaes crticas e de stress em condies controladas. Quanto proteco ambiental, sabido que muitos treinos militares tm um impacto ambiental negativo. A simulao permite evit-lo.

Alm dos benefcios anteriormente citados, a simulao pode ser uma soluo para tarefas complexas que suscitam factores causadores de distrbios como o medo, o stress, a disperso da ateno. A simulao permite atravs de actividades de monitoragem que seja dado um feedback apropriado ao treino.

Se tomarmos como exemplo os jogos de guerra facilmente perceberemos as vantagens da simulao. Os objectivos primordiais dos jogos de guerra so treinar os chefes militares para tomar decises, dar-lhes experincia adequada, providenciar-lhes informao para que desempenhem as suas actividades de comando sob condies que no consumam recursos. A simulao permite obter com maior eficincia estes objectivos.

Concluso

Grandes so, com efeito, os desafios lanados educao do sculo XXI. Muitos afirmam que o notvel progresso tecnolgico e cientfico no trouxe mais equilbrio entre o homem e a natureza. As sociedades humanas pressentem que a mera projeco linear da pesada trajectria do sculo que h bem pouco findou no augura um destino felicidade. massificao e ao individualismo que uma primeira gerao tecnolgica da informao e da comunicao vincou, ao exacerbar o modelo econmico triunfante, sucede-se agora uma segunda gerao tecnolgica onde se comea a recuperar a ideia de interaco em rede e onde se valoriza a importncia da vizinhana, ainda que virtual.

Vivemos hoje momentos de tenso. Tenso entre o local e o global, o universal e o singular, a tradio e a modernidade, em suma, a tenso eterna entre o curto e o longo prazo, alimentada

hoje pelo predomnio do efmero. No podemos dizer com segurana que estamos suficientemente preparados para enfrentar os desafios que o futuro nos lana. Rapidamente nos sentimos ultrapassados pelas tecnologias avanadas. Por conseguinte, h que definir os desafios e tenses, a fim de propor novas estratgias educativas. A prpria Escola fala hoje uma nova linguagem: a linguagem da velocidade, da eficcia e da mudana. Esta nova atitude da Escola pode no ser suficiente para superar os desafios e tenses.

Pensa-se na necessidade de uma actualizao constante, em reformas educativas que sejam acompanhadas da tomada de conscincia dos perigos de excluso. O ensino ao longo da vida (Lifelong Education) apareceu mais recentemente como uma proposta de soluo para a mais dolorosa das excluses a excluso devida ignorncia.

A valorizao dos diferentes estilos cognitivos e dos ritmos pessoais de aprendizagem facilitar significativamente o processo de ensino e aprendizagem. Com efeito, uma efectiva aprendizagem deve permitir que os alunos tenham ao seu dispor uma escola-centro de recursos, com nova organizao dos espaos e com novos centros de informao e documentao.

O deslocamento da relao clssica professor-aluno para um novo eixo de referncia em que as ferramentas multimdia desempenham uma funo de mediao, alterou significativamente a correlao de foras. A introduo de ambientes com tecnologia integrada evidenciou que o professor deixou de ser o nico protagonista na veiculao da informao e do conhecimento. Sem pr em causa a importncia do professor, reconhece-se hoje que a Escola do Futuro exige que os professores desempenhem um novo papel, consubstanciado na facilitao dos processos de aprendizagem. Assim, o equilbrio entre a competncia na disciplina ensinada e a competncia pedaggica, aliada competncia tcnica patente na utilizao das novas tecnologias, deve ser sabiamente gerido e cuidadosamente respeitado.

As telecomunicaes desenvolveram modalidades de comunicao de grupo, ou seja, a possibilidade de pessoas geograficamente distantes poderem comunicar atravs do som e da imagem. Como consequncia das aplicaes apoiadas na comunicao por computador, desenvolveu-se a organizao e produo de documentos sob a forma de hipertexto ou hipermdia. Por outro lado, desenvolveram-se as simulaes que so programas que representam uma situao da vida real ou uma situao experimental e so particularmente valiosas para representar situaes cuja explorao directa envolva elevados custos, srios riscos ou uma execuo demorada.

As diversas investigaes realizadas mostraram que o Ensino Assistido por Computador, quando usado exclusivamente como suplemento do ensino tradicional, pode ter um efeito positivo, promovendo uma melhor e mais rpida aprendizagem de certas matrias. No entanto, outras investigaes mostraram que esse efeito era por vezes pouco significativo. Particularmente desencorajantes foram os resultados obtidos por programas que procuravam dispensar completamente a interveno do professor.

Os desafios da Sociedade da Informao exigem respostas eficazes daqueles que se situam no contexto educativo. No se pode olhar para este problema como um fenmeno distante, sem efeitos significativos no nosso quotidiano. As fobias, os receios, as angstias e incertezas que o futuro gera no domnio das tecnologias da comunicao e informao devem ser por todos partilhados. No entanto, eles no devem afectar a nossa capacidade de reflexo e deciso.

Num mundo qual "aldeia global", acessvel num leve gesto de digitalizao, torna-se fulcral conciliar a formao com a informao que, de uma forma fcil e sedutora, se encontra disponvel nas redes telemticas. A procura, seleco, organizao, tratamento, utilizao e produo da informao devem ter como horizonte ltimo de referncia a pessoa humana vista como elemento vital da organizao ou instituio a que pertence. Dewey afirmou que a educao "deve ajudar o aluno a funcionar sem certezas num mundo de mudanas constantes e ambiguidades que confundem".13 Num mundo em que o presente e o futuro se confundem muito provvel que a verdadeira chave para a aproximao da Escola Sociedade da Informao esteja na capacidade humana de manipulao, uso e adaptao s novas tecnologias interactivas. A Escola e as Instituies tm revelado essa capacidade, sabendo adapt-las ao processo educativo. Us-la uma vez mais ser capaz de responder aos sinais do tempo.

Notas 1. Podem considerar-se duas categorias de tecnologias: as que so capazes de processar a informao (como os computadores) e as que disseminam a informao, como os sistemas de telecomunicaes. Actualmente estas duas categorias tm vindo a fundir-se, tendo como objectivo principal disponibilizar a informao com rapidez, segurana e exactido.

2. Gianni Vattimo em "A Sociedade Transparente".

3. Daniel Bell em "The Coming of postindustrial society: a venture in social forecasting".

4. Alvin Toffler em "Os Novos Poderes".

5. Tem sido largamente demonstrado que a tecnologia mais avanada no tem qualquer utilidade para o meio educativo se o ensino no estiver adaptado sua utilizao.

6. Constatou-se que, genericamente, no possua grande valor pedaggico porque os produtores de software no eram necessariamente peritos em questes pedaggicas e didcticas.

7. Este curso constitui, estatutariamente, condio necessria para a promoo a Oficial Superior. Por protocolo estabelecido entre a FAP e a Universidade Autnoma de Lisboa (UAL), o CGGA, mediante a apresentao de um trabalho final, conferia ao oficial-aluno um diploma de ps-graduao em Estudos da Paz e da Guerra. Este diploma dava acesso a um programa de investigao a decorrer no prazo de pelo menos um ano, programa este que, cumprido com sucesso, permitia a atribuio, por parte da UAL, do grau de mestre na mesma rea do conhecimento.

8. Psiclogo contemporneo nascido nos Estados Unidos da Amrica em 1904. Publicou, entre outros, os seguintes trabalhos: Behavior of Organisms: An Experimental Analysis, Verbal Behavior e Science and Human Behavior.

9. O EAC aumenta significativamente a disponibilidade e formao prtica dos formandos, valorizando a auto-aprendizagem.

10. Por exemplo, linhas telefnicas.

11. Hoje possvel obter produtos educativos de formao inicial de auto-aprendizagem das lnguas, das matemticas e das cincias que simulam um envolvimento profundamente ldico ("edutenimento").

12. Os pedagogos reconhecem consensualmente que a visualizao de fenmenos, a representao grfica no cran dos conhecimentos e a sua estruturao elaborada que corresponda a critrios de ergonomia cognitiva so aspectos essenciais no processo de aquisio e estruturao dos conhecimentos.

13. John Dewey (1995): Democracia y educacin. Madrid. Morata, 1995.

Bibliografia ALESSI, S.M.; TROLLIP, S.R. - Computer-Based Instruction: Methods and Development. New Jersey: Prentice Hall, 1991.

BATES, Alan - Technology. Open Learning and Distance Education. London: Routledge, 1995.

BELL, Daniel - The Coming of postindustrial society: a venture in social forecasting. Harmondsworth : Penguin, 1974.

DELORS, Jacques [et al.] - Educao, um tesouro na Escola. Relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o sculo XXI . Porto: Edies Asa, 1996.

DEWEY, John (1995): Democracia y educacin. Madrid. Morata, 1995.

DIZARD; Wilson - Old Media, New Media. New York: Longman, 1997.

FREITAS, Cndido Varela de - Tecnologias de Informao e Comunicao na aprendizagem. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 1997. ISBN: 972-8353-23-5.

GARRIDO, Juan L. [et al.] - A Educao do Futuro, o Futuro da Educao. Lisboa: Edies Asa, 1996.

OLIVEIRA, Isabel,; VIEIRA, Ausenda, ; PALMA, Borges - A integrao dos media nas prticas educativas -. Lisboa: Instituto de Inovao Educacional, 1997.

ROWNTREE, Derek - Exploring Open and Distance Learning. London: Kogan Page, 1992.

TOFFLER, Alvin - Os Novos Poderes. Lisboa: Livros do Brasil, 1987.

VATTIMO, Gianni - A Sociedade Transparente. Lisboa: Relgio d gua, 1991.

--------------------------------------------------------------------------------

Colaborador

O Major TMMA Joaquim Manuel Martins do Vale Lima ingressou na Fora Area Portuguesa em 5 de Janeiro 1983. Desenvolveu a sua actividade na rea de gesto da manuteno de aeronaves na Base Area n 1, em Sintra, entre 1984 e 1986. Frequentou o Curso de Formao de Oficiais do Quadro Permanente entre 1986 e 1988, tendo sido, depois, colocado na Direco de Abastecimento do Comando Logstico e Administrativo da Fora Area, onde permaneceu at 2000. Durante este perodo frequentou, no Instituto de Altos Estudos da Fora Area (IAEFA), o Curso Bsico de Comando (1991) e o Curso Geral de Guerra Area (1998/1999). No ano de 2000 foi colocado no IAEFA, onde desempenhou funes docentes e de chefe da rea de ensino de Comunicao e Informao, tendo a permanecido at 2005, altura em que foi nomeado para a frequncia do Air Command and Staff Course 05/06 no Air Command and Staff College, Maxwell AFB, AL, USA. O Major Joaquim Lima possui o Curso de Formao de Formadores para o Ensino Superior, ministrado no mbito do PRODEP Formao de Docentes para o Ensino Superior. Possui o Grau de Licenciado em Engenharia Mecnica, conferido pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e o Grau de Mestre em Cincia Poltica, pela Universidade Lusfona de Lisboa.

As opinies expressas ou insinuadas nesta revista pertencem aos seus respectivos autores e no representam, necessariamente, as do Departamento de Defesa, da Fora Area, da Universidade da Fora Area ou de quaisquer outros rgos ou departamentos do governo norte-americano.

Vous aimerez peut-être aussi