Vous êtes sur la page 1sur 4

srlm s 08:00

pesquisa muito recente da chadwick martin bailey mostra que, apesar de todos os avanos de mecanismos mais recentes de compartilhamento de informao, emeio ainda o principal. veja a tabela abaixo, referente aos EUA, separada por idade.

at os 24 anos, emeio perde para facebook; at os 34, est bem perto e, a partir da, passa a ficar longe; entre os maiores de 65 anos, perde de muito. note que esta ltima a gerao telefone, que o usa duas vezes mais que os que tm at 24 anos e que escreve tres vezes mais cartas [de verdade, em papel] que os mais jovens. emeio resiste mas a tendncia contra emeio e correio e a favor de mecanismos mais sintticos de interao. note que os blogs, na tabela acima, pertencem gerao entre 25 e 24 anos, afetando da mesma forma os mais jovens e a gerao imediatamente superior, de 35 a 44 anos e so praticamente irrelevantes para todo o resto. como twitter no parece ser [nem ] competidor de facebook, a pergunta de muitos bilhes de dlares : quem vai suceder facebook, especialmente para as geraes que tm, hoje, menos de 18 anos? alguma coisa baseada em jogos? uma rede social [por princpio] mvel? a combinao dos dois?

em um post anterior, dissemos que as crianas contemporneas nasceram num mundo digital, mvel, conectado e programvel. em casa, olhando pedro e sua turminha jogarem everybody edits, imagino se no vai ser de cosias como esta que vai sair a prxima experincia em rede, em muito larga escala. clique na imagem abaixo e v ver o que .

coisas novas e revolucionrias vo aparecer; at porque outras pesquisas mostram que a atividade de criao [de contedo] sobre as plataformas sociais atuais comeou a se restringir a quem j estava publicando h algum tempo. a porcentagem total de pessoas publicando material no s j estabilizou mas parece estar comeando a decrescer, o que voc pode ver neste link. isso -no caso dos blogs, pelo menos- certamente tem a ver com um efeito que este blog [h quase dois anos, em quem matou a blogosfera?] descreveu neste link, discutindo a profissionalizao dos blogs e sua absoro pela mdia [clssica]. o resultado que gigantes como AOL esto pagando a dezenas de milhares de freelancers para gerar contedo e tirando, por assim dizer, a novidade e o romantismo do processo criativo na web pelo menos para uma certa e grande maioria.

por enquanto, emeio resiste e facebook hospeda tanta gente e vale tanto dinheiro, no presente e futuro prximo, que nem vale a pena pensar em ir atrs. blogs como este sero levados em frente pela gerao 25-34 e uns outros poucos, nas outras faixas de idade e, cada vez mais certamente, em locais como o terraMagazine. twitter assumiu seu papel como mquina de sincronizao do planeta e o faz muito bem e de forma estvel; at o fundador j partiu para fazer outra coisa. no futuro o que tem que nos levar a perguntar mas e o futuro? ser que poderamos tentar escrev-lo de forma diferente, quo diferente?- a partir do brasil? quantas boas idias para empreender h por a? especialmente para a gerao que comea a chegar aos 15 anos? e quanta competncia e capacidade de investimento e realizao temos por aqui? perguntas, perguntas enquanto pensa nas possveis e muitas respostas, estude a imagem abaixo, do global social technographics report da forrester, sobre os papis de quem participa de processos relacionados a contedo na web. e pense: por trs desta demografia, possivelmente em lugares e grupos que no so visveis neste estudo, h centenas de milhes de pessoas no atendidas. e, seguramente, muitas oportunidades de inovao e empreendedorismo.

Vous aimerez peut-être aussi