Vous êtes sur la page 1sur 21

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO

EA AVALIAO DA APRENDIZAGEM

Ficha Tcnica
Ttulo: Autoria: Coordenao: Edio: Composio Grfica: Direitos de Autor: este artigo no pode ser reproduzido, no todo ou em parte, qualquer que seja o modo utilizado, sem previa autorizao dos autores.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

2|P g i n a

ndice
Ficha Tcnica ................................................................................................................................ 2 ndice ............................................................................................................................................. 3 1 - C r i t r i o s d e E f i c c i a d a F o r m a o ............................................................................ 4 1.1 ANLISE EVOLUTIVA E SISTMICA DOS RESULTADOS DE FORMAO .................................. 5 1.1.1 Avaliao ao Nvel de Aco de Formao (Nveis I e II) ......................................... 6 1.1.2 - Avaliao ao Nvel Operacional / do Rendimento no Posto de Trabalho (Nvel III) ... 9 1.1.3 - Avaliao ao Nvel da Organizao / Empresa (Nvel IV) .......................................... 9 2 - INSTRUMENTOS DE AVALIAO .................................................................................................. 11 Ao Nvel da Aco de Formao (Nvel I e II) ......................................................................... 11 Ao Nvel Operacional / do Rendimento no Posto de Trabalho (Nvel III) ................................ 13 Observaes e Entrevistas .................................................................................................. 13 Anotaes dos ex-alunos ..................................................................................................... 16 Avaliao de desempenho e auto-avaliao ....................................................................... 17 Medies da performance do sistema (sector) .................................................................... 18 Anlise de estatsticas de produo ou explorao ............................................................ 18 Ao Nvel da Organizao / Empresa (Nvel IV) ....................................................................... 18

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

3|P g i n a

1- Critrios de Eficcia da Formao


No quadro empresarial, Formao e desenvolvimento esto relacionados actividade e ao negcio como ferramentas de gesto que as empresas utilizam para melhorar os seus resultados.

Alguns autores referem que a formao uma ferramenta ligada melhoria qualitativa de conhecimentos, capacidades e atitudes actuais dos profissionais que integram a organizao.

Ao ligar Formao e desenvolvimento, estar a equacionar-se a possibilidade de melhoria dos desempenhos futuros ou os resultados futuros da organizao.

Aos diferentes nveis teremos sempre, por um lado, objectivos e, por outro, resultados.

Ao nvel empresarial, a Formao e o desenvolvimento devem ter uma relao valor/custo superior a 1, para que haja contributo positivo para o negcio.

Ao serem implementadas as grandes linhas ou desenvolvida a estratgia empresarial, aparecem as aces de carcter tctico e operacional. Deste modo, a cada nvel, ao serem estabelecidos objectivos e fixados alvos (que servem de critrios de sucesso) so geradas em termos activos ou reactivos necessidades de Formao.

Assim, os projectos de organizao, de modernizao, de conquista de novos mercados, de aumento de resultados globais ou sectoriais, desdobram-se e multiplicam-se as necessidades de Formao.

Ao atribuir um valor a cada aco (analisado de baixo para cima) dever ser possvel estabelecer a relao valor/custo da soluo de cada problema (de cada necessidade de formao).

Em resumo, a eficcia da Formao avalia-se (mede-se) atravs dos seus resultados / consumao dos objectivos:

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

4|P g i n a

Objectivos

Nveis

Resultados

Objectivos de valor final Objectivos da organizao Objectivos de desempenho no posto de trabalho Objectivos de aprendizagem Reaces desejveis

Nvel V Nvel IV Nvel III Nvel II Nvel I

Resultados de valor final Resultados da organizao Resultados no posto de trabalho Resultados de aprendizagem Reaces dos alunos

Ciclo de avaliao (Hamblin, 1974)

1.1 ANLISE EVOLUTIVA E SISTMICA DOS RESULTADOS DE FORMAO

Como temos visto, no de considerar, pois, que o diagnstico e a avaliao de formao estejam desligados. Deste modo, o diagnstico de Formao deve identificar: Objectivos estratgicos e globais da empresa; Objectivos operacionais ao nvel departamental e sectorial (qualidade e quantidade de trabalho...); Capacidades e conhecimentos requeridos ao nvel dos postas de trabalho.

E da partir para: O levantamento das necessidades de formao, definio de planos de formao, etc., como j foi dito noutros captulos.

Prope-se, pois que o modelo de avaliao relacionado a estas faixas ou camadas de influncia se estabelea por nveis:

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

5|P g i n a

Nvel 1 Aco de Formao (I e II) Nveis de Avaliao Nvel 2 Operacional / Posto de Trabalho (III) Nvel 3 Organizao / Empresa (IV)

1.1.1 Avaliao ao Nvel de Aco de Formao (Nveis I e II)

Ao avaliar ao nvel da aco de Formao procura-se trabalhar fundamentalmente segundo duas orientaes:

As reaces dos alunos aprendizagem; O resultado da aco de formao.

Assim, considera-se avaliar a reaco dos alunos aprendizagem, a procura e anlise dos elementos que facilitam ou dificultam a aprendizagem, considerando a relao Formando Formador meio.

A avaliao do resultado de aco de Formao consiste na medida absoluta e relativa do ganho final ou do controlo da relao objectivos fixados para a turma (ou grupo de alunos ou do aluno...) face aos resultados obtidos (no final da Formao).

As reaces dos alunos (Nvel I)

O objectivo da avaliao ao nvel das reaces dos alunos o de determinar em que medida o ambiente pedaggico adequado situao de aprendizagem.

Assim, procurar-se- recolher e sistematizar as opinies e sensibilidades dos alunos em relao a: Utilidade da Formao; Interesse das actividades pedaggicas; Qualidade e eficcia do material pedaggico; Adequao da Formao desenvolvida face a expectativas; Actuao do monitor; Actuao dos outros alunos; Actuao do meio (centro de Formao);

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

6|P g i n a

Sugestes para melhoria da aco de Formao.

Frequentemente, no incio de uma aco de Formao o monitor procura estudar a populao segundo alguns dos pontos de vista acima indicados e, no fim da aco, compara as respostas. Isto particularmente importante ao testar um novo curso que resultou de um trabalho de avaliao de um curso anterior.

No entanto, uma avaliao a este nvel no fcil, dado estar-se a analisar atitudes e comportamentos muitas vezes no observveis directamente. Importa, pois, estudar e preparar esta avaliao de forma slida e adequada populao de forma a obter, de facto, informaes fiveis.

Como usual dizer-se, no pelo facto de o Formador ir almoar com os Formandos ou por o orador de um seminrio ser aplaudido de p que garantimos, sem dvida, que houve sucesso em determinada aco.

no entanto aceite que uma relao aberta entre Formador-Formando-objectivos potenciadora de uma eficaz transferncia de conhecimentos. A dificuldade reside na apreciao do peso relativo dos diferentes factores em presena.

A avaliao mais comum ao nvel das reaces dos alunos tem lugar na prpria sala da aco e, normalmente, junto do fim de determinados pontos do programa. Constitui assim uma avaliao a quente. Pretende-se, deste modo, determinar qual a opinio dos alunos ou participantes em relao ao que acabaram de assistir, de aprender ou de participar.

O contedo desta avaliao est perspectivado normalmente para a qualidade da sesso ou sesses e para a importncia do seu contedo e objectivos, em termos de conhecimentos, capacidades, etc., face s funes ou futuras funes dos formandos.

As principais crticas usualmente levantadas a este tipo de avaliao tm a ver com:

Os participantes so normalmente indulgentes; Os participantes so normalmente levados pelo ambiente e pela oportunidade, mais do que pelo real valor acrescido para os prprios e para as suas futuras funes;

difcil na generalidade dos casos a um formando exprimir qual o ganho;

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

7|P g i n a

O formador , na grande maioria dos casos, pela sua presena, factor de polarizao de crticas positivas ou menos negativas.

De referir, no entanto, que esta forma de avaliar imprescindvel por ser a oportunidade nica em que formador, formandos e curso se renem para discutir uma evoluo, em termos dos objectivos propostos e da relao pedaggica, para a aco de Formao.

Assim, e pese embora as crticas, deve ser praticada com objectividade e de forma desapaixonada, de quem procura melhorar e evoluir.

O Resultado da Aco de Formao (Nvel II)

O objectivo da avaliao ao nvel da aco o de determinar a eficcia da aco de formao, isto , determinar em que medida os objectivos e finalidades da aco de formao para os alunos foram atingidos.

Para conseguir este fim essencial a utilizao de testes adequados, isto , vlidos e fiveis.

De notar que no se consideram escalas qualitativas de validade em termos de testes que nos permitam afirmar ou escolher este ou aquele tipo de teste como o melhor ou o mais eficaz.

A regra de ouro neste campo consiste em procurar que o teste (ou tipo de teste) seja um reflexo do objectivo definido para o mdulo ou curso, tendo ainda em conta o mtodo ou a tcnica pedaggica utilizados.

Por definio, uma aco de Formao vlida a que atinge os seus objectivos.

Em termos de aco de Formao poderemos ento dizer que esta vlida se a maior parte dos alunos atinge a maior parte dos objectivos.

No sendo razovel, por razes pedaggicas, fixar que todos os alunos passem nos testes (ou seja que atinjam todos os objectivos), normal fixar um critrio de validade de 80 / 80 (mnimo).

Nestes termos considera-se que o critrio de validade ser tomar como referncia, por exemplo, para um teste final de uma aco de Formao ou para um conjunto de testes, que 80 por cento dos alunos atinjam 80 por cento dos objectivos globais.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

8|P g i n a

De salientar, no entanto, que os resultados finais no so suficientes para se afirmar qual o sucesso e qual a eficcia da aco de Formao.

De facto, o grupo de alunos em Formao poderia j possuir a maioria dos conhecimentos, capacidades e atitudes antes de participar na aco de Formao.

A eficcia da aco de Formao dever ser, pois, estabelecida em termos de ganho, isto , a diferena entre o saber-fazer, entrada para o curso e sada.

1.1.2 - Avaliao ao Nvel Operacional / do Rendimento no Posto de Trabalho (Nvel III)

Considera-se que o desempenho nos postos de trabalho aps o fim da Aco de Formao constitui a prova de fogo da Formao.

O ambiente tranquilo e calmo da aco de Formao ficou para trs e o aluno est agora em posse dos conhecimentos e capacidades que adquiriu e aperfeioou frente ao seu novo posto de trabalho.

Trata-se agora de saber em que medida a aprendizagem anterior o colocou, de facto, apto e capaz para assumir as responsabilidades e desempenhar com o nvel qualitativo e quantitativo esperado as suas funes e tarefas.

A este nvel de anlise pretende-se determinar ainda o grau de integrao do ex-aluno no ambiente de trabalho e a sua efectiva contribuio para o sector, linha, etc., de trabalho e para os resultados desta.

A avaliao a este nvel s tem sentido aps um perodo de integrao e adaptao.

1.1.3 - Avaliao ao Nvel da Organizao / Empresa (Nvel IV)

Na perspectiva de abordagem da avaliao que enquadra esta actividade no modelo sistmico, a faixa de anlise que se reveste de aspectos extremamente interessantes, difceis, desafiadores e motivadores, coincide com o nvel superior da empresa e contm em si as preocupaes de desenvolvimento dos recursos humanos.

De facto, no enquadramento e fixao de objectivos estratgicos de carcter operacional, estrutural, etc., est implcita uma componente extremamente importante que est ligada evoluo qualitativa do efectivo humano.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

9|P g i n a

Deve, portanto, ser estabelecida uma metodologia de actuao que, tambm a este nvel, permita diagnosticar, prever, aferir e determinar actuaes e orientaes que coordenem o desenvolvimento do efectivo.

Um modelo de Formao dirigido a resultados pressupe que a construo e desenvolvimento de planos estratgicos sejam orientados pela ligao entre objectivos de empresa, objectivos operacionais, etc., e que toda a aco de Formao seja enquadrada por relaes custo/benefcio aos diferentes nveis.

Dado isto, de reforar a ideia que h objectivos aos diferentes nveis a que correspondem resultados no tempo. Deste modo, s possvel avaliar, no sentido preciso do termo, se houver estratgias e tcticas bem configuradas no tempo e representadas em planos, actividades, etc., face s quais se iro referir os resultados obtidos.

Considera-se que toda a aco ou actividade realizada ou desenvolvida no seio da uma organizao ou de uma empresa contribui, de forma directa ou indirecta, para os resultados desta.

Assim, importa Formao determinar qual a relao entre o xito da sua aco e os resultados da empresa. No de admitir que haja um departamento de formao que desempenhe a sua actividade com excelentes indicadores se a organizao ou empresa a que pertence no melhoram os seus resultados a nvel global. Ao nvel de uma Aco de Formao esta questo coloca-se da mesma forma: A aco de formao X contribui para melhorar os resultados da empresa Y? Em que medida?

Como bvio, a este nvel de anlise o grau de interdependncia aumenta e torna-se mais complexa a identificao de causas de problemas e proposta de solues.

Ao nvel de uma organizao nunca clara (e muito menos fcil de estabelecer) a relao entre a actividade de Formao, de outras funes e os resultados finais.

No plano empresarial ou organizacional, os objectivos ou finalidades podem ser descritos e analisados segundo diferentes critrios, por exemplo: Crescimento da produtividade (nvel macro); Reduo do nmero de avarias; Aumento de encomendas;

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

10 | P g i n a

Crescimento dos lucros; Melhoria do clima da organizao (satisfao profissional, relaes humanas, etc.); Baixa do nmero de reclamaes dos clientes; Baixa dos custos de Formao.

2 - INSTRUMENTOS DE AVALIAO

Para os diversos nveis de avaliao que descrevemos anteriormente, podemos utilizar os seguintes instrumentos:

Ao Nvel da Aco de Formao (Nvel I e II)


Para recolha de informaes sobre as reaces dos alunos, normalmente recorre-se a vrios tipos de instrumentos:

Questionrios; Entrevistas; Discusses; Observaes.

de referir que, por simples que paream, os questionrios de avaliao envolvem tcnicas complexas de elaborao, o que advm do facto de se estar a lidar com comportamentos e reaces humanas.

Assim, um responsvel de Formao dever considerar orientaes de fundo que devem presidir sua elaborao:

Qual a dominante do questionrio: o Formador? O meio? Os alunos? Os meios

pedaggicos?

Questes abertas ou fechadas?

Questes com nmero par de escolhas? Com quantas escolhas?

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

11 | P g i n a

Questionrio annimo? Questionrios iguais em todos os mdulos/cursos?

Exemplo de Questionrio:

A avaliao a este nvel deve ser praticada logo aps o fim do mdulo ou curso. a nica oportunidade de obter um nmero de questionrios (preenchidos com aceitvel fiabilidade) superior a 60 ou 70 por cento do total possvel.

Os questionrios rubricados traduzem tambm uma mais objectiva expresso de opinio, pelo que se deve procurar, sem forar, que todo o Formando o faa. Por outro lado, ir permitir uma maior correco na anlise e interpretao dos resultados.

Os instrumentos utilizados para a avaliao dos resultados na aco de formao, j foram abordados no mdulo de Avaliao da Aprendizagem.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

12 | P g i n a

Ao Nvel Operacional / do Rendimento no Posto de Trabalho (Nvel III)


Os instrumentos de avaliao adoptados para determinar em que medida as normas de rendimento nos postos de trabalho so cumpridas ou conseguidas por ex-alunos, so, segundo Hamblin: Observao e entrevista de ex-alunos e seus superiores hierrquicos; Anotaes pessoais dirias feitas pelos alunos; Avaliao e auto-avaliao; Medio da performance do sector em que esto inseridos os ex-alunos; Anlise de estatsticas de produo ou explorao.

Observaes e Entrevistas As observaes e entrevistas consistem na deslocao do (s) responsvel

(responsveis) pela avaliao ao local de trabalho onde: Observa os alunos a realizarem as tarefas que foram objecto de Formao; ou Entrevista ex-alunos (ou os seus superiores).

Devem ser cuidadosamente preparadas de forma a, no perturbando ou interferindo com o normal desempenho, ser possvel obter o maior nmero de elementos necessrios.

Os questionrios completam com utilidade os outros instrumentos de avaliao citados.

Estes devem ser concebidos para obter, para cada tarefa desenvolvida ou visada pela Formao, um conjunto de informaes.

Para as tarefas efectivamente realizadas pelos alunos, pedir aos ex-alunos e aos seus superiores hierrquicos para descreverem as diferenas entre o saber-fazer adquirido e a maneira correcta de proceder e explicar as razes.

Em particular:

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

13 | P g i n a

Pertinncia e validade dos objectivos de Formao. Os ex-alunos efectuam realmente as tarefas previstas? Os processos e mtodos de trabalho aprendidos na Aco de Formao so idnticos e/ou correspondem aos seguidos no posto de trabalho?

Opinies relativas utilidade da formao face ao trabalho efectivamente realizado. O curso foi til? O mdulo X foi til?

Avaliao feita pelos alunos sobre os seus prprios progressos depois da Formao. Os ex-alunos esto a evoluir rapidamente? De modo satisfatrio?

Tempo atribudo para realizar as tarefas Diferenas entre o ambiente de trabalho e o utilizado na Aco de Formao tiveram importncia?

Equipamento e Material Os equipamentos, ferramentas e utenslios utilizados na Aco de Formao eram os mesmos que se utilizam no posto de trabalho? Isso tem importncia negativa/positiva em termos pedaggicos? E em termos de rendimento no posto de trabalho? Progresso aps a aco de formao (avaliado pelos ex-alunos). Qualidade e quantidade de trabalho, por exemplo: Erros frequentes? Os procedimentos aprovados, em vigor no posto de trabalho, so cumpridos? Impressos e formulrios so correctamente preenchidos e entregues nos prazos definidos?

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

14 | P g i n a

O controlo de qualidade detecta situaes de excepo? Os nveis de produo so mantidos? Encomendas entregues dentro dos prazos? Lista de espera aumentou? Diminuio do nmero de reclamaes? Diminuio do nmero de conflitos? Houve acidentes de trabalho? Causas? Relacionada com deficincia da aco de formao? Rpida insero dos ex-alunos no posto de trabalho? Bom acolhimento e aceitao?

, no entanto, normalmente delicado, mas tambm necessrio, confrontar a opinio dos superiores hierrquicos e a dos ex-alunos, e verificar tambm se os dados recolhidos atravs da observao e outros meios confirmam as opinies expressas.

A elaborao dos questionrios ou deve ser feita com base nas informaes recolhidas em entrevistas e observaes anteriores. Estas informaes ajudaro a identificar os sectores susceptveis de beneficiar de estudos mais desenvolvidos e evitar perguntas desnecessrias.

Se possvel, dever ser cuidadosamente elaborado, discutido em grupo, eventualmente analisado com um dos visados (ex-aluno ou superior) e s aps ter sido assim validado poder/dever ser aplicado.

Elaborar os questionrios um trabalho complexo.

necessrio assegurar-se que: O questionrio vlido e fivel; O questionrio fcil de preencher; As respostas so registadas de maneira a facilitar a anlise e o tratamento das informaes.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

15 | P g i n a

O tratamento das respostas, recolhidas por meio de questionrios que apresentam conjuntos preestabelecidos de respostas, no apresenta qualquer dificuldade, mas as respostas possveis no poderiam ser seno aquelas que o conceptor escolheu.

assim necessrio prever tambm perguntas abertas, destinadas a recolher um mximo de informao num determinado domnio.

De qualquer forma e para que esta actividade seja realizada de forma clara e objectiva, preciso dar sempre ao grupo em causa as informaes seguintes: Objectivo do questionrio; Utilizao prevista dos dados; Vantagens previstas do inqurito. Refira-se ainda que a recolha de dados atravs de questionrio normalmente menos dispendiosa do que atravs de observao/entrevista.

No entanto, este instrumento apresenta alguns inconvenientes, sendo de referir os seguintes: Validade dos dados pode ser menor; normalmente difcil conseguir que a recolha de dados seja realizada no nmero e prazo estipulados.

Anotaes dos ex-alunos Um dos instrumentos frequentemente citados por especialistas o recurso a dirios elaborados por ex-alunos e que relatam todas as tarefas e actividades realizadas por estes.

A observao e anlise de anotaes pessoais dirias pressupe que o ex-aluno regista as suas prprias actividades, assim como o faz o observador. Para este fim poder-se-ia conceber fichas adequadas e especficas para a funo ou tarefa em questo.

O ex-aluno deve assim registar, em fichas prprias, a forma como desempenha as suas funes e tarefas.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

16 | P g i n a

Dever ser possvel conduzir o ex-aluno ao registo das dificuldades, erros, resultados anormais (muito bons ou muito maus), etc., e, principalmente, a sua evoluo ou progresso.

Assim, ser normalmente possvel observar a evoluo da qualidade e quantidade de trabalho ao longo do perodo de adaptao e, aps este, para o nvel ideal de desempenho. Este instrumento no deve ser empregado quando o ex-aluno no pode registar as suas actividades no prprio momento em que as efectua.

Pode-se pr em dvida a validade das suas informaes obtidas atravs das anotaes pessoais.

No entanto, estas apresentam algum interesse no sentido em que permitem recolher directamente, sem grandes despesas, grandes quantidades de informao. Alm disso, regra geral, este instrumento mais aceitvel pelo ex-aluno do que a sua observao por outra pessoa.

Avaliao de desempenho e auto-avaliao Pode-se considerar que a avaliao de desempenho constitui um instrumento que completa as observaes/entrevistas, questionrios, anotaes pessoais dirias, etc.

Os instrumentos descritos atrs servem essencialmente para reunir os factos que ulteriormente sero utilizados como base para a avaliao.

Em contrapartida, a avaliao de desempenho consiste em atribuir directamente uma nota aos resultados de um trabalhador ou ao funcionamento de qualquer servio e fazer um balano global da sua actividade num determinado perodo.

Deste modo pode contribuir de forma muito importante para a deteco de necessidades de Formao e, no contexto que estamos a analisar, para a avaliao ao nvel do posto de trabalho.

Geralmente a chefia directa que convidada a proceder avaliao dos seus subordinados.

O superior deve, ento, receber tambm formulrios apropriados que permitam, na medida do possvel, o emprego de uma base de avaliao uniforme e auto-validada.

De preferncia, de considerar a utilizao pelas chefias directas de uma chave de correco baseada em normas susceptveis de traduzir resultados bons, aceitveis, medocres, etc.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

17 | P g i n a

Refira-se, no entanto, que qualquer avaliao realizada unicamente pela chefia directa pode ser perturbada por factores subjectivos em relao ao ex-aluno ou em relao Formao. Para o evitar, pode-se deixar o ex-aluno ler e comentar a avaliao do seu superior.

Pode-se tambm pedir aos alunos para fazerem uma auto-avaliao que fornece informaes complementares e, por vezes, revela zonas de conflito que apontam para uma anlise mais profunda.

Medies da performance do sistema (sector) No caso em que tenham estabelecido normas de produto ou indicadores de produto em termos de performance do sistema, necessrio verificar atravs de medies se ela satisfatria. Basta faz-las nalguns locais ou sectores de trabalho ao acaso.

Anlise de estatsticas de produo ou explorao Se as normas de rendimento do posto de trabalho esto relacionadas a objectivos de produtividade, necessrio determinar se estes foram atingidos.

A melhor forma de proceder consiste em recorrer anlise de estatsticas e ficheiros de produo (pedidos, encomendas, trabalhos acabados, etc.).

No se tendo acesso a estes dados, as informaes referidas devem obter-se por observao directa, entrevistas com as chefias directas ou questionrios.

Ao Nvel da Organizao / Empresa (Nvel IV)


Ao nvel organizacional, os efeitos da Formao e de outras medidas propostas como soluo de causas de problemas podem ser avaliadas com base nos seguintes instrumentos:

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

18 | P g i n a

Anlise de estatsticas e ficheiros empresariais: Unidades de trabalho, avarias resolvidas, nmero de encomendas atendidas, de pedidos satisfeitos, de produtos vendidos, etc. (por hora/dia/semana/ms/ano, segundo os casos); ndice de defeitos de fabrico e de reincidncia; Qualidade do produto; Produtividade bruta e especfica; Rotao do pessoal e absentismo; Dados financeiros (custos de manuteno, de explorao, custos por cliente, receitas, etc.); Custos de Formao;

Anlise de indicadores e relatrios de gesto;

Entrevistas e observaes;

Questionrios.
FONTE: Extrado e adaptado de QUALIDADE E EFICCIA NA FORMAO , Joo Garcez Lencastre, Coleco Aprender, I.E.F.P.

Tipos de desvios e aces de regulao

Avaliada uma Aco de Formao, toda uma srie de desvios pode ser constatada.

Caso isso acontea impe-se um exerccio de reflexo e anlise para descobrir a causa dos desvios e desencadear as aces de regulao necessrias para evitar que aqueles ocorram futuramente.

Entre os possveis desvios e respectivas aces de regulao podemos enumerar: Ao nvel da Aco de Formao propriamente dita Objectivos que se verificou serem difceis de alcanar. Haver ento que reformular a definio desses objectivos. Distribuio de tempos mal calculada (Excesso de tempo, falta de tempo) Haver que proceder ao reajustamento dos tempos, de acordo com o que a prtica tiver sugerido.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

19 | P g i n a

Contedos inadequadamente trabalhados. Haver que prever a correco dessas anomalias em prximas sesses atravs por exemplo, de uma melhor planificao das mesmas. Planos de sesso inadequados Haver que reformular os planos de sesso visando adequ-los aos objectivos definidos e aos meios a utilizar. Adopo de mtodos pedaggicos no apropriados Dever-se- corrigir e modificar os mtodos at obter a eficcia desejada. Falta de impacto dos meios udio-visuais Dever proceder ento escolha de outros meios ou reformular os escolhidos.

Ao Nvel Operacional / Rendimento no Posto de Trabalho Objectivos no adequados s necessidades de Formao detectados. Ser necessrio reformular os objectivos e adequ-los s necessidades de Formao. Contedos inadequados face s tarefas e operaes efectuadas nos postos de trabalho respectivos. Dever-se- trabalhar os contedos de modo a adequ-los s tarefas e operaes efectuados nos postos de trabalho.

Ao nvel da Organizao / Empresa Aces de Formao que se constata no estarem a contribuir para os objectivos globais da empresa, ou objectivos sectoriais desta Ser necessrio reorientar as Aces de Formao para as integrar naquelas.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

20 | P g i n a

BIBLIOGRAFIA

SAMPAIO, Jos L. S. - "Avaliao da Formao Profissional: tcnicas e instrumentos", Coleco Formar Pedagogicamente (n 6), IEFP, Lisboa, 1991. RIBEIRO, Rui - "Impacto da formao sobre os resultados: um problema de avaliao", in Revista Formar (n 4),IEFP, Lisboa, 1991, p. 20-23. Vrios - "Avaliar a avaliao", Lisboa, Coleco Cadernos do Correio Electrnico, ASA, 1993. BOTERF, Guy de, DUPOUEY, Paul - "L'audit de la formation professionnel", Paris, Les ditions d'Organisation, 1985. BOTERF, Guy de - "75 fiches-outils: l'ingnierie et l'valuation de la formation", Paris, Les ditions d'Organisation, 1990. TOURNEUR, Y.; VASAMILLET, C. - "L'evaluation au service de la formation: situations tchniques", Turim, 1981.

MDULO IX AVALIAO DA FORMAO E A AVALIAO DA APRENDIZAGEM

21 | P g i n a

Vous aimerez peut-être aussi