Vous êtes sur la page 1sur 9

Estudo dirigido para concursos Pblicos Wilmar Borges Leal Junior PDF para Download Direito Penal 2

Lei Penal no Tempo x Continuidade delitiva.

STF Smula n 711 - 24/09/2003 - DJ de 9/10/2003, p. 6; DJ de 10/10/2003, p. 6; DJ de 13/10/2003, p. 6. Lei Penal Mais Grave - Aplicabilidade - Crime Continuado ou Crime Permanente - Vigncia e Anterioridade A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

possvel combinao de leis. 1.C ) No se admite combinao de leis no Direito penal, pois assim agindo o juiz eleva-se a legislador, criando uma terceira lei, Nelson Hungria 2. C) Se o Juiz o todo de uma lei ou de outra para favorecer o sujeito, pode escolher parte de uma ou de outra para o mesmo fim. Basileu Garcia, Demanto, Greco, LFG ... Art. 3 Codigo Penal. Lei temporria ( temporria em sentido estrito ) E aquela que tem prefixado no seu texto o tempo de vigncia.

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Lei Excepcional ( temporria em sentido amplo ) E a que atende a transitrias necessidades, estatais, tais como, guerra, calamidades, epidemias, etc..

Os fatos praticados durante a vigncia da lei temporria continuam a serem punidos mesmo depois de sua vigncia. As leis temporrias e excepcionais so ultra-ativas, pois, se assim no fossem, se sancionaria o absurdo de reduzir as disposies dessas leis a uma espcie de ineficcia preventiva em relao as fatos, por elas validamente vedados, que fossem cometidos na eminncia do seu vencimento. Zaffaroni, percebendo que CF/88 no traz qualquer exceo a proibio da ultra-atividade malfica, julga o art. 3 inconstitucional. Prevalece constitucionalidade do art. 3, a lei nova no revoga a anterior, porque no trata exatamente da mesma matria, do mesmo fato tpico. Prevalece que o art. 3 constitucional. Norma Penal em Branco: Heterogenia: Lei Complementada por uma espcie normativa de lei ( ex: portaria ) Homogenia: Lei Complementada por outra lei o Alterao do Complemento:

1.C) o complemento da Norma Penal em Branco, quanto alterado, deve sempre retroagir se mais benfico para o acusado, obedecendo mandamento constitucional.\ * Mudou o complemento? mais benfico ? retroage: Paulo Jose da costa Junior 2.C) a alterao da norma complementadora ter, sempre, efeitos irretroativos, por no admitir a revogao das normas em conseqncia da revogao de seus complementos. * Nunca retroage, ainda que mais benfica, Frederico Marques 3.C) s tem importncia a variao da norma complementar na aplicao retroativa da lei penal em branco, quando esta provoca uma real modificao da figura abstrata do Direito Penal. E no quando importe a mera modificao de circunstancia. Mirabete 4.C) quando a legislao complementar no se reveste de excepcionalidade e nem traz consigo a sua auto-revogao, com o caso das portarias sanitrias, se revogado ou modificada, pode conduzir a descriminalizao. Alberto Silva Franco * Excepcional ou no excepcional.

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Lei 11.106/05
ANTES Rapto Violento ( art. 219 CP ) Rapto Consensual ( art. 220 CP ) DEPOIS Migrou para o 1 do art. 148 CP. Principio da Continuidade Normativo Tipica Foi abolido do nosso ordenamento jurdico, Abolitio Criminis

Abolitio Criminis Supresso da Figura Criminosa, a inteno do legislador no mais considerar o fato criminoso. Diferentemente do: Principio da Continuidade normativa Tpica.

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Migrao do contedo criminoso para outro tipo penal, ou, para outra lei. aqui a inteno do legislado manter o carter criminoso do fato. o Ex: trafico de drogas, estava no art. 12, Lei 6368/76 passou a ser o art. 33 Lei 11343/06, 12, migrou de tipo e de lei Ex: o Atentado violento ao pudor estava no art. 214 e agora uma modalidade de estupro no art. 213 do CP Mudana de entendimento juris jurisprudencial retroage? De acordo com o STJ, no cabe reviso criminal com amparo em questo jurisprudencial, controvertida nos tribunais. ( RESP. 759256/SP )

Eficcia da lei penal no espao

Sabendo que um fato punvel pode eventualmente atingir os interesses de dois ou mais estados igualmente soberanos, o estudo da lei penal no espao, procura, descobrir qual o , mbito espacial de aplicao da lei penal brasileira, bem como, de que forma o Brasil se relaciona com outros pases em matria penal. Princpios Aplicveis. 1. Principio da Territorialidade aplica-se a lei do pas local do crime. Territorialidade: se 2. Principio da Naci Nacionalidade Ativa: aplica-se a lei do pais da nacionalidade do se agente. 3. Principio da Nacionalidade Passiva: aplica-se a lei do pais da nacionalidade do se agente quando ofender um concidado ( Brasileiro matando Brasileiro ) 4. Principio da defesa ou Principio Real: aplica-se a lei do pais da nacionalidade se do bem jurdico lesado. 5. Principio da justia Universal: o agente fica sujeito a lei do pais onde for encontrado. 6. Principio da Representao A lei penal nacional aplica-se aos crimes Representao: se praticados em aeronaves e embarcaes privadas, quando no estrangeiro e ai embarcaes no sejam julgados. Qual dos princpios o Brasil Adotou? A regra no Brasil a Territorialidade, (1) Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira sem prejuzo de convenes, tratados e regras de se brasileira, direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional nacional.
Obs: o art 5 adotou a territorialidade temperada pela intraterritorialidade

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Em vermelho: Absoluto Em Azul: exceo: Moderada,

Local BR, Lei BR Territorialidade (art. 5 CP) Local Estrangeira, Lei BR Extraterritorialidade (7 CP) Local BR, Lei Estrangeira Intraterritorialidade () o Imunidade Diplomtica

Lei Penal no Espao P. Territorialidade Territrio Nacional? Espao fsico geogrfico + espao jurdico ( equiparao ) art. 5 1 e 2 do CP. Art. 5 1 e 2 do CP: Concluses. Quando os navios ou aeronaves brasileiras forem pblicos ou estiverem a servio do governo brasileiro, quer se encontre em territrio nacional ou estrangeiro, so considerados parte do nosso territrio. Se privados, quando em alto-mar ou espao areo correspondente, seguem a lei da bandeira que ostentam, ( principio da bandeira ), Quanto aos estrangeiros em territrio brasileiro, desde que pblicos, no so considerados parte de nosso territrio. Embaixada no extenso do territrio que representa, as embaixadas so inviolveis mais no extenso do territrio que representa.

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Quando um crime se considera praticado no Territrio nacional? Lugar do Crime: Teoria da Atividade: considera lugar do crime aquele em que o agente desenvolveu a conduta criminosa. Teoria do Resultado: Lugar do crime da produo do resultado. Teoria Mista ou da Ubiqidade: Lugar do crime o local da conduta OU do resultado

O Brasil adotou a Teoria Mista ou da Ubiqidade, art. 6 do CP.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=TC48G3P2Rh0&feature=player_embedded]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Hj4nP6OC6Aw&feature=player_embedded]

LUTA: Lugar do crime Ubiqidade Tempo do Crime Atividade

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Se o territrio brasileiro ocorre somente a preparao do crime, o fato, em regra, no interessa ao direito brasileiro. Passagem Inocente: O Brasil adota a chamada passagem inocente, Lei 8617/93. Quando o navio passa pelo territrio nacional apenas como passagem necessria para chegar ao seu destino ( no nosso territrio no atracar ) no se aplica a lei brasileira. Os avies no desfrutam da passagem inocente, apenas os navios. Crime a distancia ou de espao maximo:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nXlAdn5F1WQ&feature=player_embedded]

O delito percorre territrios de pases soberanos; Gera conflito internacional de jurisdio ( qual pais aplicar sua lei ?? ) Soluo dada pelo art. 6 do CP, Teoria da Ubiquidade Crime Plurilocal ou de espao interno O delito percorre diferentes territrios do mesmo pais. ( gera um conflito interno de competncia ) qual juiz aplicar a lei. Soluo regra: art. 70 CP ( Teoria do Resultado ) Extraterritorialidade. Art. 7 do Cdigo Penal. Inciso: I ( Extraterritorialidade incondicionada ) a) b) c) d) Principio da Defesa Principio da Defesa Principio da Defesa 1C1 (Justia Universal) - 2C (Principio da Defesa) - 3C ( P. Nacionalidade Ativa )

Inciso: II ( Extraterritorialidade condicionada ) a) Principio da justia Universal b) Principio da nacionalidade ativa c) Principio da Representao Pargrafo 3 ( Extraterritorialidade Hipercondicionada )
1

C = Corrente, L-se, 1C, Primeira corrente

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

a) 1C: Principio da Nacionalidade Passiva (LFG & FMB) b) 2C: Principio da Defesa ou Real Art. 7 II, Caso: Brasileiro nos EUA mata um americano. Aplica-se a lei brasileira? Sim, desde que presentes os requisitos do pargrafo 2 Concurso das seguintes condies, condies cumulativas..

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

PENAL AULA 2 | Wilmar Borges Leal Junior http://esferajuridica.wordpress.com

Vous aimerez peut-être aussi