Vous êtes sur la page 1sur 3

Grelha de Anlise de Filme Ficha Tcnica Ttulo Realizador Actores Filadlfia Jonathan Demme Tom Hanks, Denzel Washington,

Antonio Banderas, Jason Robards e Mary Steenburgen Andrew Beckett (Tom Hanks), um promissor advogado que trabalha para uma firma de Filadlfia, despedido quando descobrem ser portador do vrus da Sida. Beckett contrata os servios de Joe Miller (Denzel Washington), que forado a encarar os seus prprios medos e preconceitos. 1993 Cerca de 125 min

Sinopse Data Durao

Roteiro de Anlise 1. Como se comea a manifestar exteriormente a doena de Beckett? 2. Qual a reaco de Joe Miller quando Beckett, j no seu escritrio, e enquanto lhe aperta a mo, o informa de que sofre de sida? 3. Parece-te que esta atitude de Miller preconceituosa? Justifica. 4. Qual o argumento que a firma de advogados usa para justificar o despedimento de Beckett? 5. Qual a verdadeira razo? 6. Como encara Miller os homossexuais? 7. Que acontece a Beckett quando est a pesquisar na biblioteca pblica? 8. Quem vem em sua defesa? Que acontece depois? 9. Como a relao de Beckett com a sua famlia? 10. Em tribunal, como argumenta e justifica a firma de advogados para quem Beckett trabalhava, o facto no ter despedido uma secretria que tambm tinha sida? 11. Poderemos considerar este argumento como sendo preconceituoso? Justifica. 12. A partir de uma certa altura, Beckett parece desinteressar-se pelo desfecho do julgamento. Em que pensa agora na maior parte do tempo? 13. Qual o desfecho do julgamento?

Roteiro de Anlise 1. Atravs de manchas na pele, chamadas sarcoma de Kaposi, e diarreias. 2. Miller retira-a assustado e afasta-se. 3. Sim, porque por desconhecer os mecanismos de transmisso da doena e por a associar a comportamentos homossexuais, Miller deixa transparecer o seu preconceito para com Beckett, evitando o contacto fsico. 4. A firma acusa Beckett de ter extraviado doumentos importantes. 5. Os documentos foram extraviados para justificar o despedimento, quando a verdadeira razo o conhecimento de que Beckett homossexual e seropositivo. 6. Miller no compreende os homossexuais e no aceita o seu modo de vida. 7. convidado a retirar-se da sala de consulta pblica por ser seropositivo. 8. Miller, que assiste cena, compreende o que ser discriminado, intervm e acaba por aceitar ajudar Beckett. 9. uma relao muito boa, pois os seus familiares aceitam a sua orientao sexual e acompanham a evoluo da doena. 10. Baseia-se no facto de a secretria ter contrado sida numa transfuso, enquanto Beckett, como homossexual, ter contribudo pelo seu comportamento desviante, para a sua doena. 11. Sim, preconceituoso porque revela que a razo do despedimento nem sequer a sida propriamente dita, mas sim a homossexualidade de Beckett. 12. Beckett preocupa-se agora com a sua finitude, com a morte. 13. Os jurados decidem a favor de uma indemnizao significativa a conceder a Beckett.

Vous aimerez peut-être aussi