Vous êtes sur la page 1sur 5

Julgados de paz e tribunais judiciais

Tribunais Judiciais so tribunais que gozam, no essencial, e por um lado, de competncia-regra no mbito dos litgios de direito privado e, por outro, de competncia em matria criminais. Encontra-se previsto no art 209/1 da CRP. Julgados de Paz so tribunais estaduais no includos na orgnica e na estrutura dos tribunais judiciais nem dos tribunais administrativos e fiscais. O art. 209/2 da CRP menciona-os expressamente.
Princpio do dispositivo (ou da disponibilidade das partes) e princpio do inquisitrio Segundo o princpio do dispositivo as partes detm o nus processual, i., s partes a quem incumbe a iniciativa ou impulso de colocar em marcha a actividade do tribunal para a resoluo do conflito de interesses (ver art. 3/1 CPC). s partes cabe tambm a formulao do pedido e a alegao do facto que lhe serve de fundamento (264/1 e 2 CPC) Sobre o princpio do inquisitrio, este projecta-se essencialmente na fase de instruo da causa: as partes devem submeter-se s inspeces necessrias, responder ao que lhes for perguntado e facultar o que lhes for requisitado, de acordo com o art 265 CPC. Aces declarativas e aces executivas

As aces declarativas destinam-se a compor o conflito de interesses atravs da declarao, pelo tribunal, da soluo concreta do litgio, da situao real que sustenta a pretenso do autor (causa de pedir), tal como ela resulta do pedido.

J as aces executivas visam obter as providncias adequadas reparao efectiva do direito violado, realizando-o coercivamente, atravs, em ltima ratio, do recurso fora pblica para reconstituir in natura ou por equivalente as posies jurdicas subjectivas ao exequente. A aco executiva no traduz o direito a obter o resultado til da actividade mas apenas o direito de exigir ao rgo judicirio competente o exerccio dessa actividade.

Sobre o conceito de objecto do processo

O objecto do processo formado pela causa de pedir, que constitui os factos que servem de fundamento aco (de acordo com os artigos 467/1/d), e pelo pedido, que se traduz na concreta pretenso enquanto efeito jurdico pretendido pelo autor (segundo o art. 467/1/e). Contudo a causa de pedir ter que ser concretizadora dos factos concretos.

Mediao e arbitragem

A mediao constitui um expediente de harmonia com o qual, ocorrendo um conflito de interesses, os litigantes usam estruturas de autocomposio do respectivo litgio, que o mesmo dizer que o resultado compositivo produto do poder de autodeterminao da vontade consensual dos litigantes das pretenses a compor, exactamente quando esse resultado obtido com o auxlio de terceiros auxiliares, os mediadores.

A confiana da resoluo do litgio justia privada, atravs de um tribunal arbitral, um outro meio complementar (ou alternativo) de resoluo de conflitos de interesses. Esta uma manifestao do poder de autodeterminao da vontade das pessoas.

Providncias cautelares conservatrias e antecipatrias

As providncias cautelares conservatrias tm em cista prevenir o efeito til da aco principal, visam assegurar a permanncia da situao existente poca em que o conflito de interesses foi desencadeado ou quando se verificou a situao periculum in mora. O arresto e o arrolamento constituem duas modalidades deste tipo de providncia cautelar.

As providncias cautelares antecipatrias podem ser provisrias e de resoluo definitiva de litgio. As primeiras so constitudas pela restituio provisria da posse, os alimentos provisrios, o arbitramento para reparao provisria do dano e, em certa medida, o embargo de obra nova e a suspenso de deliberaes sociais. J nas providncias antecipatrias de resoluo definitiva do litgio h um conjunto de providncias cautelares que ostenta maior autonomia relativamente tutela dos direitos, que so aquelas em que o conflito

de interesses fica sanado com o decretamento da providncia. Por exemplo, quando se pretenda que a providncia produza efeitos dentro de certa baliza temporal.

Princpio da igualdade de armas e princpio do inquisitrio

De acordo com o princpio da igualdade de armas, ao longo de todo o processo, as partes devem ser tratadas luz de um estatuto de igualdade substancial, mesmo que haja uma desigualdade de meios econmicos ou desigualdade de poder no trfego jurdico, conforme preceitua o art 3/A CPC.

Sobre o princpio do inquisitrio, este projecta-se essencialmente na fase de instruo da causa: as partes devem submeter-se s inspeces necessrias, responder ao que lhes for perguntado e facultar o que lhes for requisitado, de acordo com o art 265 CPC.

Arbitragem ad hoc e arbitragem institucionalizada

As partes devolvem a um terceiro, por elas escolhido e em homenagem s suas especficas competncias e aptides tcnicas, no a resoluo de uma controvrsia jurdica mas antes a emisso de um juzo tcnico que antecipadamente elas se obrigam a aceitar como sendo uma expresso directa da sua vontade.

Por sua vez, na arbitragem institucionalizada, a resoluo do litgio tem lugar atravs de um ou mais rbitros sob a gide de uma instituio permanente, j constituda e que est disposio dos litigantes (quer antes do litgio existir entre eles, quer depois de o litgio ter sido a eventualmente dirimido).

Fumus boni iuris e periculum in mora nas providncias cautelares

As providncias cautelares visam antecipar determinados efeitos das decises judiciais, prevenir a violao grave ou dificilmente reparvel de

direitos e preservar o statu quo enquanto no for proferida a deciso definitiva respeitante ao conflito de interesses.

Numa primeira fase, o juiz verificar se esto cumpridos dois requisitos: a femus boni iuris, que representa a probabilidade sria da existncia da posio jurdica invocada e a periculum in mora, que consiste num fundado receio que a outra parte causa grave leso ou dificilmente reparvel.

Jurisdio Voluntria e Jurisdio Contenciosa

A jurisdio voluntria corresponde resoluo de conflitos de interesses sem a interveno dos tribunais. Trata-se de um modelo ideal em que a formao e o exerccio da autonomia privada reconhecida pela OJ no contacto social juridicamente relevante dispensaria o recurso aos tribunais.

Quando, porm, a autonomia privada de uma parte no se pode exprimir por oposio de uma outra parte, surge a necessidade de o conflito ser regulado por um orgo heterocompositivo. O poder de autodeterminao de vontade de uma pessoa lesada concretiza-se no direito aco. Nestes casos, a actividade jurisdicional dirigida composio do conflito de interesses contenciosa.

Aces declarativas de condenao e aces declarativas de simples apreciao

Nas aces declarativas de condenao, o autor arroga-se na titularidade de um direito, que afirma estar a ser violado ou cuja violao previsvel, e pretende que o rgo judicirio declare a existncia ou a ameaa dessa violao, condene o ru a realizar uma prestao destinada a reintegrar o direito violado, reparar a falta cometida ou a impedir uma violao iminente.

Relativamente s aces declarativas de simples apreciao, estas visam apenas que o tribunal declare a existncia ou a inexistncia de um direito ou de um facto. Apenas se pretende obter do tribunal uma deciso que ponha fim a uma situao de incerteza jurdica objectiva perante uma posio jurdica actual ou perante factos prejudiciais de situaes jurdicas actuais ou factos intimamente conexionados com tais situaes jurdicas.

Princpio do contraditrio

A lei oferece a cada parte a possibilidade de contestar e controlar a actividade da outra ao longo de todo o processo (no apenas na fase inicial dos articulados), atravs da apresentao da contestao ou da rplica (3/3 CPC). Ou seja: no podem ser tomadas quaisquer providncias contra uma pessoa sem que ela seja previamente ouvida; o juiz no pode decidir sem que as partes tenham tido a possibilidade de se pronunciarem sobre tais questes.

Vous aimerez peut-être aussi