Vous êtes sur la page 1sur 19

A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS EMPRESAS DE COMRCIO ELETRNICO Vincius Barbosa Scolanzi1 Patrcia Irina Loose2 RESUMO

A Internet tem sido usada, a cada dia com mais freqncia, nas relaes de compra e oferta de produtos e servios. Assim, o nmero de consumidores lesados ao fazer compras on-line tem aumentado significativamente e, portanto, esse campo merece toda ateno. Este trabalho destina-se ao estudo da responsabilidade civil dos comerciantes eletrnicos, mais precisamente do site e-commerce MercadoLivre que tem sido alvo de denncias de consumidores que foram lesados ao adquirirem produtos atravs do mesmo para, depois, expandir os resultados obtidos com essa investigao a outras empresas que atuam no mesmo ramo. A princpio, foi pertinente traar breves consideraes sobre a Internet e o e-commerce e fazer uma anlise sobre a responsabilidade civil no mbito mercantil. Posteriormente, a possibilidade de se imputar ao MercadoLivre a responsabilizao por danos a terceiros suscitou a necessidade de se estudar, especificamente, as relaes comerciais as quais ele possui participao, bem como todas as variveis que com ela se relacionam. Por fim, o trabalho permitiu considerar que, no tocante responsabilidade civil, possvel imputar s empresas de ecommerce o dever de reparar danos causados a consumidores devido s prticas de comrcio as quais elas atuam como fornecedoras, aplicando os dispositivos encontrados no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Palavras-chave: E-commerce; Internet; Direito do Consumidor; responsabilidade civil.

ABSTRACT
Internet has been used, every day with more frequency, in the relationships of purchase and offer of products and services. So, the number of consumers harmed when they buy things "on-line" has been increasing significantly and, therefore, that field deserves all attention. This article aims to study the "electronic" merchants' civil responsibility, more precisely of the MercadoLivres e-commerce web site, that has been targed of accusations of consumers that were harmed when they acquired products through this one, for later to expand the results obtained with that investigation to other companies that act in the same area. At first it was pertinent to trace brief considerations about the Internet and the e-commerce and to do an analysis about the civil responsibility in the mercantile ambit. Later, the possibility to impute MercadoLivre the responsibility for damages caused consumers suscitaded the necessity of studying, specifically, the commercial relationships which he possesses participation, as well as all the variables it has a relation to. Finally, this article allowed considering that, concerning the civil responsibility, it is possible to impute to the e-commerce companies the duty of repairing damages caused to consumers as a result of the trade practices which they act as suppliers, applying the devices found in the Brazilians Consumers Defense Code. Key-words: E-commerce; Internet: Consumers right; civil responsibility.

Bacharelando em Direito pela Faculdade Estcio de S de Ourinhos. Endereo eletrnico: viscolanzi@hotmail.com 2 Professora da Faculdade Estcio de S de Ourinhos (SP).

INTRODUO
A Internet tem revolucionado o mundo dos negcios. Devido comodidade que ela proporciona por possibilitar compras sem que os consumidores saiam de casa, as compras on-line esto se tornando ntimas da populao. Tendo em vista este tipo de comrcio, como no h uma relao direta entre o consumidor e o fornecedor dos produtos ou servios ofertados na rede e, s vezes, nem h garantias que este de fato existe, aquele freqentemente lesado e no tem condies de reclamar por seus direitos. Desse modo, esse tipo de comrcio o palco ideal para a prtica de fraudes e estelionatos, pois o fornecedor tem a chance de permanecer s obscuras por meio de dados e informaes falsas passadas para o consumidor. Por este motivo, o presente trabalho destina-se a estudar a responsabilidade civil dos comerciantes eletrnicos em sua atividade mercantil, mais especificamente a responsabilidade civil do MercadoLivre para, posteriormente, ampliar o resultado deste estudo s outras empresas que atuam como fornecedores de produtos e servios na Internet.

1. A INTERNET E O E-COMMERCE 1.1 Definio de Internet


Entende-se por Internet um grande grupo de computadores interligados em rede de modo a permitir que seus usurios, em qualquer lugar do planeta, intercomuniquem-se e troquem idias, dados, arquivos, informaes etc. Para isto, basta estar na frente de um computador conectado a um provedor3. Lvy (2000, p. 255) imputa Internet a seguinte definio:
O nome Internet vem de iternetworking (ligao entre redes). Embora seja geralmente pensada como sendo uma rede, a Internet na verdade o conjunto de todas as redes e gateways que usam protocolos TCP/IP. Note-se que a Internet o conjunto de meios fsicos (linhas digitais de alta capacidade, computadores, roteadores etc.) e programas (protocolo TCP/IP) usados para o transporte de informao. A Web (WWW) apenas um dos diversos servios disponveis atravs
3

Provedor a central que propicia o acesso dos computadores Internet.

da Internet, e as duas palavras no significam a mesma coisa. Fazendo uma comparao simplificada, a Internet seria o equivalente rede telefnica, com seus cabos, sistemas de discagem e encaminhamento de chamadas. A Web seria similar a usar um telefone para comunicaes de voz, embora o mesmo sistema tambm possa ser usado para transmisses de fax ou dados.

1.2

A Internet na atualidade
Atualmente, a Internet possui cerca de 40 mil redes4 que interliga mais de 600 milhes

de usurios5 e mais de 300 mil vezes maior que sua genitora, a ARPANet. Em se tratando de Brasil, 14% da populao tm acesso rede6 e, de acordo com Franco Junior (2003, p. 13), em 2000, o Brasil j se havia tornado o segundo pas do mundo em nmero de provedores de acesso Internet e j mostrava a maior taxa de crescimento mundial em nmero de usurios acessando-a. Devido a sua magnitude e a rapidez com que proporciona comunicao instantnea entre os usurios da rede, ela se tornou um dos principais meios de comunicao e prestao de servios do mundo. Porm, ela pode ser considerada perigosa, j que ainda no h leis que limitam o acesso e nem os atos praticados pelos internautas. Segundo Scorzelli (1997, p. 17), no h rgo de controle desta fantstica rede de computadores chamada Internet. A Internet por isso, considerada, anrquica, por no estar submetida a governos, leis ou polcia.

1.3

E-commerce
H definies suficientemente complexas para caracterizar o e-commerce. Franco

Junior (2003, p. 25) profere que o e-commerce a parte visvel do e-Business. por meio dele que as transaes de compra e venda de produtos e servios acontece. Mas o que eBusiness? Como funciona? O que mais ele engloba se o e-Commerce apenas uma parte dele? Enfim, para fins desta pesquisa no necessrio uma definio to exata e complicada de e-commerce, muito menos preciso ter o conhecimento de todos esses outros conceitos que ela abrange. Basta saber do que se trata o e-commerce.

Disponvel em http://www.abranet.org.br/home/historiadainternet/nossosdias.htm. Acesso em 18 de maio de 2006. 5 Acessvel em http://www.abranet.org.br/home/historiadainternet/numeros.htm. Acesso em 18 de maio de 2006. 6 Acessvel em http://www.abranet.org.br/home/historiadainternet/numeros.htm. Acesso em 18 de maio de 2006.

O termo e-commerce nada mais do que uma denominao tcnica para comrcio eletrnico, ou seja, para o comrcio estabelecido atravs da Internet. A IBM, uma das pioneiras no uso do e-commerce, o define da seguinte maneira:
O e-commerce, numa definio objetiva, a capacidade de comprar e vender produtos e servios pela Internet. Indo um pouco mais a fundo, o conceito abrange tambm a exposio de bens e servios on-line, a colocao de pedidos, a emisso de faturas, o atendimento ao cliente e o manuseio de pagamentos e das transaes.7

Em suma, essa a idia que deve ser aplicada palavra e-commerce neste trabalho.

1.4

A evoluo do e-commerce no Brasil


O comrcio eletrnico, muito embora extremamente significativo, jovem. H apenas

cinco anos era simplesmente uma criana que tentava dar seus primeiros passos, porm, uma criana muito esperta e astuta. Segundo dados do site e-CommerceOrg, os indicadores de crescimento no poderiam ser melhores: em seus primeiros anos de vida, 2001, o e-Commerce lucrava anualmente 549 milhes de Reais, que passaram para 850 milhes em 2002, 1.180 milhes em 2003, 1.750 milhes em 2004 e 2.500 milhes em 2005. Para 2006, a previso um faturamento de 3.900 milhes de Reais, ou seja, 56% a mais do que no ano anterior8. O nmero de consumidores que se habilitam a essa prtica tambm aumenta arduamente; em 2003 eram 2.510 milhes, contra 3.284 milhes em 2004 e 4.771 milhes em 2005; ou seja, entre 2003 e 2005 houve um crescimento de pouco mais de 90% no nmero de consumidores on-line9. Em suma, pode-se considerar que o crescimento apresentado pelo comrcio eletrnico no Brasil extremamente elevado, cerca de 355% entre 2001 e 2005 e, se a previso para o faturamento em 2006 estiver correta, entre 2001 e 2006 essa taxa subira para 610%. Tais nmeros relacionados com as taxas tambm colossais de crescimento do nmero de compradores podem ser indicativos de que, num futuro iminente, o e-commerce derrube o comrcio tradicional e, assim, necessrio desde j que a populao seja educada sobre o assunto para evitar danos futuros ao realizarem compras atravs da Internet.
7

Disponvel em: http://www-306.ibm.com/e-business/br/about_ondemand/integration/e-commerce.shtml. Acesso em 19 de maio de 2006. 8 Dados todos retirados de http://www.e-commerce.org.br/STATS.htm#D. 9 Dados todos retirados de http://www.e-commerce.org.br/STATS.htm#D.

2. SOBRE O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 2.1 Definio de consumidor


O Cdigo de Defesa do Consumidor foi bastante abrangente em suas definies de consumidor, fornecedor, produto e servio. Em seu artigo segundo, define-se consumidor como sendo toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final10 (compreendendo como destinatrio final aquele que retira o produto do mercado e o consome, sem utiliz-lo para gerar lucros). O Cdigo inclui ainda, na categoria de consumidor, a coletividade de pessoas, determinveis ou indeterminveis, que tenham interferido nas relaes de consumo. Segundo Bulgarelli11 (apud, GRINOVER et al, 2005, p.38), no CDC, o consumidor pode ser acatado como aquele que se encontra numa situao de usar ou consumir, estabelecendo-se, por isso, uma relao atual ou potencial, ftica sem dvida, porm a quem se deve dar uma valorizao jurdica. Dessa forma, aquele que adquire um bem com o intuito de aplic-lo em qualquer meio de produo que seja, no considerado consumidor e, logo, no encontra respaldo no Cdigo de Defesa do Consumidor.

2.2 Conceito de fornecedor


Em relao ao conceito de fornecedor, situado no artigo terceiro do diploma em questo, o legislador foi mais abarcante ainda, considerando como fornecedor no apenas a pessoa fsica ou jurdica que se relaciona diretamente com o consumidor, como tambm todos aqueles que contriburam para que o produto ou servio chegasse ao consumidor. Dessa forma, produtores, construtores, fabricantes, importadores e inclusive comerciantes so considerados fornecedores, basta que pratiquem atividade comercial de forma habitual e com gerao de lucros que constituem renda. Nas palavras do artigo terceiro:
Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 4 de junho de 2006. 11 BULGARELLI, Waldrio. Tutela do consumidor na jurisprudncia de lege ferenda, in Revista de direito mercantil, Nova Srie, ano XVII, n 49, 1984.
10

produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios.12

2.3 Conceito de bem e servio:


Para fins de comrcio, considera-se bem qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial13; servio consiste em qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, de crdito e securitria, salvo as decorrentes de relaes de carter trabalhista14.

2.4

Definio de relaes de comrcio


Compreendem relaes de comrcio todos e quaisquer atos de compra e venda de

produtos ou servios bem como a oferta destes. Desse modo, a publicidade tambm considerada relao de comrcio e, logo, tambm regrada pelo Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor.

3. RESPONSABILIDADE CIVIL 3.1 Noo bsica


A sociedade no est livre de conflitos; muito pelo contrrio, conflitos so inerentes vida em conjunto. Os seres humanos so diferentes e, assim, pensam e agem de forma distinta uns dos outros e isto, quase sempre, resulta em litgios os quais o ordenamento jurdico de determinado local deve absorver. Araldi (2006) pontua que:
A vida em sociedade impe regras de conduta aos seres humanos. No convvio dirio, nas relaes sociais, no exerccio das atividades profissionais, no
12

BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 10 de junho de 2006. 13 BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 10 de junho de 2006. 14 BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 10 de junho de 2006

desempenho e execuo do trabalho, na mercancia, enfim, em toda e qualquer forma de relacionamento, as pessoas esto constantemente sujeitas a cometer ou sofrer aes potencialmente danosas. No por outra razo, os sistemas jurdicos prevem formas de reparao a serem empreendidas pelo causador do dano em favor daquele que foi lesado.

Os legisladores brasileiros, atentos aos riscos da vida em sociedade descritos no texto de Araldi, criaram dispositivos legais destinados a imputar ao indivduo que causou dano a outro, a obrigao de reparar tal leso. Nisto consiste a Responsabilidade Civil, que basicamente consiste no dever (imputado ao agente causador do dano) de se reparar a leso causada a outrem atravs de indenizao, ou seja, atravs da liquidao do dano ou de sua compensao. O Cdigo Civil vigente disserta sobre esse tema em seus artigos 186 e seguintes da parte geral, e nos artigos 927 e seguintes da sua parte especial, sob o ttulo Da responsabilidade civil.

3.2

Responsabilidade objetiva e subjetiva


A responsabilidade civil se subdivide em duas vertentes: a responsabilidade objetiva e

a subjetiva. Esta, tambm denominada de teoria da culpa, fundamenta toda a responsabilidade na culpa; no havendo culpa, no h obrigao de indenizar. A responsabilidade objetiva (abalizada na teoria do risco), ao contrrio, no se fundamenta na culpa, pois esta presumida devido ao fato de, em muitos casos, ser extremamente difcil para o lesado provar a culpa do agente. Para ela, basta haver um nexo de causalidade entre a conduta do agente que supostamente causou o dano e o fato que ocasionou o dano ao lesado para se presumir a culpa do primeiro e, dessa forma, para que haja o dever de indenizar. Segundo Gonalves (2002, p. 10):
A responsabilidade civil desloca-se da noo de culpa para a idia de risco, ora encarada como risco-proveito, que se funda no princpio segundo o qual reparvel o dano causado a outrem em conseqncia de uma atividade realizada em benefcio do responsvel (ubi emolumentum, ibi onus, isto , quem aufere os cmodos (lucros) deve suportar os incmodos ou riscos), ora mais genericamente, como risco criado, a que se subordina todo aquele que, sem indagao de culpa, expuser algum a suport-lo, em razo de uma atividade perigosa, ora, ainda, como risco profissional, decorrente da atividade ou profisso do lesado, como ocorre nos acidentes do trabalho.

O Cdigo Civil de 2002 acata como regra a responsabilidade civil subjetiva, ao colocar a culpa ou dolo como pressupostos da responsabilidade civil, mas ele no deixa de 7

lado a modalidade objetiva, pois pontua, em seu artigo 927, pargrafo nico, que haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. 15

4. RESPONSABILIDADE CIVIL NO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 4.1 A responsabilidade civil objetiva e solidria como regra
O Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC), fundamentado na teoria do risco, adota como regra a responsabilidade civil objetiva e solidria. Esta teoria, no que diz respeito ao CDC, promulga que todo aquele que exerce atividade mercantil cria o risco de dano a terceiros e, se concretizado tal dano, deve repar-lo independentemente da existncia de culpa. O fornecedor obtm proveito (lucro) atravs de sua atividade (lcita) e, em contrapartida, deve arcar com os riscos da atividade. Alm dessa teoria, o CDC atenta ao fato de o consumidor ser a parte mais fraca das relaes de comrcio (e no o fornecedor, como se figurava antes da Revoluo Industrial). Assim, h mais um motivo para se utilizar a responsabilidade objetiva. Dessa forma, tendo em vista a vulnerabilidade e hipossuficincia do consumidor (ou seja, a falta de conhecimentos tcnicos sobre os produtos a venda e de condies monetrias para travar disputa jurdica com as empresas fornecedoras) e a teoria do risco, o CDC passou a utilizar a inverso do nus da prova, ou seja, o acusado deve provar sua inocncia ao invs de o consumidor provar a culpa de quem o lesionou. A adoo da responsabilidade civil objetiva pelo CDC evidente em seu artigo doze (o fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existncia de culpa, pela reparao dos danos causados aos consumidores16); e a responsabilidade solidria dos fornecedores explcita no pargrafo

15

BRASIL. Cdigo Civil. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Disponvel em: http://dji.com.br/codigos/2002_lei_010406_cc/010406_2002_cc.htm. Acesso em 29 de agosto de 2006. 16 BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 5 de setembro de 2006.

nico do artigo stimo (tendo mais de um autor a ofensa, todos respondero solidariamente pela reparao dos danos previstos nas normas de consumo17). Deve-se frisar, porm, que o CDC no abandonou a responsabilidade civil subjetiva, pois disciplina que, em relao aos profissionais liberais, a responsabilidade ser apurada atravs da verificao de culpa; ao menos, que a atividade exercida pelo profissional liberal for de carter finalista, isto , se os resultados do servio prestado dependem s dele. Um outro fato relevante a ser citado a caracterizao de fornecedor como sendo pessoa que exerce atividade (logo de carter habitual) de produo, montagem, fabricao etc. Destarte, um contrato de compra e venda celebrado entre pessoas (sem que nenhuma possa ser considerada fornecedora) regido pelo Cdigo Civil.

4.2

Diferena entre vcio e defeito


O Cdigo de Defesa do Consumidor diferencia vcio de defeito da seguinte forma:

vcio consiste em simples inadequao do produto ou servio para os fins a que se destinam; assim, o vcio se limita esfera do produto ou servio, no atinge diretamente o consumidor. Em contrapartida, defeito se refere insegurana do produto ou servio (trata-se de vcio agravado). Ele ultrapassa a esfera material e pode atingir a integridade do consumidor (acidentes de consumo). Esta diviso fica clara pelo fato de o CDC tratar sobre a responsabilidade relacionada ao defeito do produto e do servio separadamente responsabilidade pelo vcio do produto e do servio.

4.3

Responsabilidade pelo fato do produto e do servio


O Cdigo em questo regra a responsabilidade relacionada ao defeito ou seja,

insegurana que o produto ou servio apresenta e a acidentes de consumo em seu captulo quarto, seo trs. Ele trata, em seu artigo doze, sobre a responsabilidade dos fornecedores reais (fabricantes, construtores e produtores); dos fornecedores presumidos (importadores) e dos fornecedores aparentes (aqueles que colocam o nome ou a marca no produto final como, por exemplo, os franqueadores) em relao ao produto. Sempre que algum for lesado devido

17

BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 5 de setembro de 2006.

comercializao de um produto defeituoso ou em decorrncia de acidentes de consumo envolvendo um produto, o fornecedor deste obrigado a reparar o dano. Este artigo tambm conceitua produto defeituoso (pargrafo primeiro) como sendo os que no oferecem a segurana que deles legitimamente se espera, levando-se em considerao as circunstncias relevantes18, como a sua apresentao, ou seja, a forma como foi colocado no mercado; os riscos que dele se espera e a poca em que foi colocado em circulao, isto , o risco que corre o fornecedor ao descobrir um defeito no produto aps a sua colocao no mercado (teoria dos riscos de desenvolvimento). pertinente salientar que, conforme o pargrafo segundo do artigo doze, a inovao tecnolgica no concretiza defeito, ou seja, um produto de qualidade inferior no considerado defeituoso pelo fato de outro com melhor qualidade ser apresentado ao mercado. A responsabilidade objetiva do comerciante abordada no artigo treze, sendo ele responsvel pelo fato do produto e do servio quando os fornecedores que contriburam para a chegada do produto at ele no puderem ser localizados ou no forem identificados no produto, ou quando ele no acondicionar os produtos perecveis de maneira apropriada. O CDC pontua, ainda, que quem ressarcir o prejuzo ao consumidor prejudicado pode exercer direito de regresso contra os outros responsveis pelo evento e que se houver mais de um autor, todos respondem solidariamente. Em seguida, o artigo quatorze fundamenta a responsabilidade dos fornecedores em relao prestao de servio. Sem fugir regra, a responsabilidade aplicada a objetiva. O fornecedor tem a obrigao de indenizar o consumidor sempre que o servio, sobre o qual ele tem responsabilidade, apresentar algum defeito. O servio, da mesma forma que o produto, considerado defeituoso:
Quando no fornece a segurana que dele o consumidor pode esperar, levando-se em considerao as circunstncias relevantes, entre as quais: o modo de seu fornecimento; o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam; e a poca em que foi fornecido.19

18

BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 6 de setembro de 2006. 19 BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 6 de setembro de 2006.

10

Novamente, o CDC adverte sobre o fato de a evoluo tecnolgica no caracterizar defeito. No pargrafo segundo do artigo quatorze, ele pontua que o servio no considerado defeituoso pela adoo de novas tcnicas .20 importante, tambm, a dimenso dada para consumidor pelo artigo dezessete, ao dizer que, para efeitos da responsabilidade civil pelo fato do produto e do servio, equiparamse a consumidores todas as vtimas dos danos causados durante o consumo.

4.4

Responsabilidade pelo vcio do produto e do servio


Como foi visto anteriormente, vcio se refere mera inadequao do produto ou do

servio para os fins a que se destina. Tais vcios, em relao a produtos, so divididos em vcios de qualidade - aqueles que tornam o produto inadequado, imprprio ou lhe diminuam o valor; e vcios de quantidade - aqueles referentes a disparidades do contedo do produto em relao a sua rotulagem, mensagem publicitria etc., respeitadas as variaes da sua natureza. A responsabilidade em relao ao vcio do produto estudada nos artigos dezoito e dezenove do Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. O artigo dezoito rege que todos os fornecedores inclusive os comerciantes so responsveis solidariamente pelos vcios de quantidade e qualidade do produto, e prev, em seu pargrafo primeiro, sanes a que podem ser submetidos os fornecedores diante de um produto viciado caso o vcio no seja sanado num perodo de trinta dias, ou em perodo estipulado pelas partes, no podendo ser inferior a sete e superior a cento e oitenta dias (pargrafo segundo). Os pargrafos seguintes do referido artigo regram outras medidas as quais o consumidor pode acatar para restituir os prejuzos causados pelo produto viciado; e o pargrafo sexto apresenta os produtos que so absolutamente imprprios ao uso e consumo. Sobre os vcios de quantidade, o caput do artigo dezenove regra a responsabilidade dos fornecedores da mesma forma que a responsabilidade referente aos vcios de qualidade. Seus incisos e pargrafos apresentam sanes aos quais podem ser submetidos os fornecedores escolhe do consumidor lesado, para que a este seja restitudo o dano sofrido. O fornecedor de servios responsvel pelas atividades que exerce, ficando obrigado a reparar todo e qualquer dano que sua atividade provocar ao consumidor. Sendo o dano referente a vcios (no caso de servios vcios de qualidade), assim como nos casos de vcios
20

BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 6 de setembro de 2006.

11

de produtos, o consumidor pode exigir qualquer uma das sanes dispostas nos incisos e pargrafos do artigo vinte do CDC para sanar seu prejuzo.

4.5

Excludente de responsabilidade
Alguns artifcios de excluso de responsabilidade dos fornecedores, como por

exemplo a estipulao contratual de clusula que impossibilite, exonere ou atenue a obrigao de indenizar21 (artigo vinte e cinco), so estritamente vedados pelo CDC. Alm disso, este postula que a ignorncia do fornecedor em relao inadequao de produtos e servios no caracteriza excludente de responsabilidade. Em contrapartida, o CDC indica algumas situaes em que o fornecedor no responsvel pelos danos causados ao consumidor: se ele comprovar que no colocou o produto no mercado (por exemplo: se um lote de mercadoria for roubado e colocado em circulao por terceiros); se o defeito no existe ou se o culpado pelo dano exclusivamente o consumidor ou terceiro. H de se observar que a culpa exclusiva do consumidor ou terceiro exclui totalmente a responsabilidade do fornecedor, mas a culpa concorrente entre o consumidor e fornecedor somente atenua a responsabilidade deste. Alm desses casos, h excluso de responsabilidade por causa fortuita ou de fora maior. Embora no esteja previsto no CDC, a doutrina e a Jurisprudncia a acatam como excludente de responsabilidade quando o fato referente causa fortuita ocorre aps a colocao do produto no mercado ou aps a execuo do servio.

5. O MERCADOLIVRE 5.1 O que MercadoLivre


Fundada no Brasil em 2 de agosto de 1999 sob o nome MercadoLivre Atividades de Internet Ltda., a empresa de comrcio eletrnico MercadoLivre constitui o maior complexo de e-commerce da Amrica Latina, com mais de 15,5 milhes de usurios. Alm de presente na nao brasileira, encontra-se presente tambm na Argentina, Colmbia, Chile, Equador, Mxico, Peru, Uruguai e Venezuela e possui parceria com grandes empresas como Google,
21

BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 6 de setembro de 2006.

12

MSN, Yahoo, AOL, ICQ, UOL, Terra, Cidade Internet, CanTV, Starmedia, Grupo Clarin, BOL, Organizaes Globo, Inktomi, Kazaa, IG, Grupo Abril, HPG, Grupo Televisa, Virtualia e Data Full, entre outras. O MercadoLivre consiste em uma plataforma virtual de comrcio. Ele permite que seus usurios devidamente cadastrados comprem e vendam os mais diversos tipos de produtos pagando uma taxa sobre o valor destes, referente aos servios prestados pelo site. Ele conta, tambm, com um sistema de avaliao de seus usurios o qual, assim que consumada uma venda entre eles, o consumidor qualifica a sua relao com usurio fornecedor e este avalia aquele. Segundo o prprio MercadoLivre, sua comunidade de compra e venda possui 90% dos usurios pessoas fsicas ou pessoas jurdicas de pequeno e mdio porte, mas grandes empresas tambm usam a plataforma disponvel no site para venderem produtos 22.

5.2 O cadastro no MercadoLivre


Para utilizar o MercadoLivre, basta cadastrar-se preenchendo um formulrio no qual dever ser inserido o nome e sobrenome do futuro usurio, bem como o seu e-mail e telefone fixo. Alm disso, deve-se escolher um apelido pelo qual o novo usurio ser identificado pelos outros indivduos que utilizam o site e, por fim, deve-se escolher a sua senha secreta de acesso. Os dados dos usurios so confidenciais de modo que somente depois de concretizado um negcio entre dois usurios que o consumidor ter acesso aos dados do vendedor. Percebe-se que este cadastro pode ser facilmente falsificado, pois no exige outros dados pessoais que sejam mais difceis de serem burlados, e isto muito contribui para que ocorram leses aos usurios consumidores.

5.3

Das relaes de comrcio


As relaes comerciais estabelecidas atravs do MercadoLivre possuem grande

complexidade e, por isto, so difceis de serem estudadas genericamente. Sabe-se que o usurio vendedor pode optar por vender um produto atravs do sistema de Leilo, no qual o
Disponvel em: http://www.mercadolivre.com.br/brasil/ml/p_loadhtml?as_menu=MPRESS&as_html_code=SML_01. Acesso em 21 de outubro de 2006.
22

13

vendedor estipula um lance mnimo, um prazo em que podero ser dados outros lances e, ao final deste prazo, arremata o produto aquele que pagou mais; ou atravs da Compra Imediata, modo pelo qual o usurio vendedor estipula um preo ao seu produto e negocia com os usurios compradores (em ambos os casos, o MercadoLivre cobra uma taxa do usurio vendedor pela concretizao da venda do produto anunciado no site). Estes so os dois tipos mais comuns de comrcio no site em questo. Tambm possvel comprar no MercadoLivre atravs do Mercado Pago, um sistema PayPal, que permite maior segurana aos seus usurios ao comprar e vender produtos. Neste sistema, o MercadoLivre atua como guardio da quantia paga pelo usurio consumidor durante quatorze dias e age como intermediador da relao informando ao fornecedor que a outra parte j efetuou o pagamento e protegendo o consumidor caso ele no receba o produto ou caso o produto no seja compatvel com o ofertado. Para fazer uso desse modo de negociao, o MercadoLivre cobra do usurio consumidor taxas que variam de 2.99% a 9.99% do valor do produto.

5.4

Casos concretos de leses a consumidores


H vrios casos relacionados a leses de carter consumerista ocorridas atravs do site

MercadoLivre vinculados na mdia. Dentre todos, alguns sero elencados neste trabalho com a finalidade de dar uma dimenso ftica aos crimes cometidos atravs da empresa em questo e, assim, concretizar a idia de que o MercadoLivre no constitui plataforma de e-commerce suficientemente segura. Alguns casos mostram, ainda, que o entendimento jurisdicional atual tem revelado o dever de indenizar do MercadoLivre. 5.4.1 Casos ainda no solucionados No dia 26 de outubro de 2006, o usurio Francisco ofereceu reclamao ao site Reclameaqui por no ter recebido o produto comprado do usurio vendedor BILBOARD (uma cmera digital SAMSUNG modelo A 503), atravs do site de vendas MercadoLivre. No relato, Francisco afirma que tentou vrias vezes registrar o negcio no campo oferecido pelo site relacionado s TRANSAES SUSPEITAS, porm no obteve sucesso, pois, segundo o MercadoLivre, "o produto inserido no corresponde ao nmero do nosso registro". O usurio lesado afirma, ainda, que tentou entrar em contato com o vendedor e com o MercadoLivre 14

atravs de e-mail, mas ambos no respondem. A questo ainda no foi solucionada e o MercadoLivre ainda no respondeu reclamao.23 O usurio Hedwander denunciou, no dia 23 de outubro de 2006, a leso que sofreu ao comprar no MercadoLivre. O denunciante foi prejudicado ao comprar da usuria vendedora MARA_DELA, atravs do sistema Mercado Pago, uma cmera digital Olympus que nunca recebeu. Segundo ele, houve tentativa de se estabelecer contato com a vendedora atravs de emails e telefones, porm ningum respondeu; ele afirma, ainda, que o MercadoLivre tambm no responde os e-mails a ele direcionados. Dois dias aps a denncia ter sido vinculada no site Reclameaqui, o MercadoLivre se pronunciou sobre o caso, porm este ainda no foi solucionado.24 Em 25 de outubro de 2006, a usuria Marilene postou, no site Reclameaqui, queixa referente a uma compra feita atravs do MercadoLivre. Segundo ela, a mesma reclamao foi apresentada ao prprio site de e-commerce e, tambm, Delegacia de Represso aos Crimes de Informtica - DRCI-RJ. A usuria foi lesada ao comprar, atravs do sistema de Leilo, um Windows Xp Sp2 Professional Brasil Botvel (com um cd-rom do Office e o frete relacionado entrega dos produtos inclusos no preo total do negcio) do vendedor RAULVIEIRAML(106) que, de acordo com o descrito na denncia, enviou a ela produtos falsificados ao invs dos originais. A consumidora afirma, ainda, que os telefones fornecidos pelo MercadoLivre referentes ao usurio vendedor no pertencem a ele, e que o e-mail fornecido tambm j foi modificado. O MercadoLivre pronunciou-se sobre o assunto dizendo que no poderia fazer nada sobre o assunto e o caso ainda no foi resolvido.25 Outros casos podem ser visualizados nos sites www.reclameaqui.net e www.mercadolivre.memebot.com. 5.4.2 Casos j apreciados pelo Judicirio

Reclamao disponvel em: http://www.reclameaqui.net/sec.htm?conteudo=reclamacoes&cat_id=24&em_id=928. Acesso em 01 de novembro de 2006. 24 Reclamao disponvel em: http://www.reclameaqui.net/sec.htm?conteudo=reclamacoes&cat_id=24&em_id=928. Acesso em 01 de novembro de 2006. 25 Reclamao disponvel em: http://www.reclameaqui.net/sec.htm?conteudo=reclamacoes&cat_id=24&em_id=928. Acesso em 01 de novembro de 2006.

23

15

Foi publicada, em 24 de agosto de 2005, no site Forumdoconsumidor, uma matria que trata sobre condenao indenizatria imputada ao site MercadoLivre devido a no entrega de produto vendido. Segundo o texto da notcia:
O site de vendas Mercado Livre ter de ressarcir uma consumidora por no cumprir a promessa de entregar o produto que ela comprou. A deciso do juiz da 33 Vara Cvel de Belo Horizonte, Jos Antnio Braga. O juiz julgou o pedido parcialmente procedente e condenou o site a indenizar a consumidora em R$ 205 por danos materiais. Cabe recurso. [...] Para o juiz, se h falhas e o servio se torna defeituoso, no fornecendo a segurana necessria e esperada pelos clientes, a empresa deve responder pelos danos causados, mormente em se tratando de servio eletrnico. Os danos morais foram julgados improcedentes.26

O MercadoLivre foi, tambm, em outro caso, condenado em segunda instncia a pagar indenizaes por produtos no entregues. Em acrdo proferido pela 1 Turma Recursal dos Juizados Especiais Cveis e Criminais do Distrito Federal, a empresa ficou obrigada a pagar ao usurio lesado uma indenizao de R$ 640,00 por danos materiais e R$ 1.000,00 referentes a danos morais. O site tambm foi condenado a pagar as custas processuais e dos honorrios advocatcios, num valor de R$ 200,00.27

5.6

A responsabilidade civil
Tendo em vista uma negociao padro (aquela que no utiliza dispositivos como o

Mercado Pago), o MercadoLivre, muito embora no atue diretamente no negcio, fornecedor de servios tanto ao usurio vendedor (pois deste ele cobra uma taxa sobre o valor do produto vendido referentes aos servios prestados pelo site) como ao consumidor, pois as taxas de servios imputadas ao primeiro, normalmente, so repassadas a este no preo do produto e, ainda, o negcio s pode ser realizado se houver a vontade do ltimo. Porm, esta idia de enquadrar o MercadoLivre somente como prestador de servios est mudando. A referida empresa deve tambm ser considerada fornecedora dos produtos ofertados atravs de seu site de e-commerce, uma vez que ela age como vitrine para o usurio vendedor expor seus produtos e angaria lucros com as vendas. Dessa forma, o
Notcia completa disponvel em: http://www.forumdoconsumidor.org.br/Boletim_new.asp?Num=387. Acesso em 01 de novembro de 2006. 27 Acrdo disponvel em: http://juris.tjdf.gov.br/docjur/246247/247030.txt. Acesso em 01 de novembro de 2006.
26

16

MercadoLivre compe o plo fornecedor concomitantemente com o usurio vendedor e deve responder, solidariamente, pelas leses ocorridas atravs do seu site, de acordo com as regras dissertadas no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor. Um outro argumento relevante para se imputar responsabilidade civil ao MercadoLivre a fragilidade do consumidor frente s relaes de consumo. Como j proferido, o consumidor figura o plo frgil das relaes comerciais: ele vulnervel por no ter capacidade tcnica de conhecer profundamente o produto ofertado, alm de no possuir condies de avaliar a veracidade do que lhe passado pelo usurio vendedor, muito menos de descobrir se este, de fato, existe e se confivel pois o cadastro de usurios do MercadoLivre, bem como seu sistema de avaliao, frgil e pode ser facilmente burlado por usurios mal intencionados. Alm disso, o consumidor (pessoa fsica ou pessoa jurdica de pequeno porte) hipossuficiente, ou seja, ele no possui condies monetrias de competir em p de igualdade com seu fornecedor em futura ao jurdica. devido a isso que o CDC prima por conceder ao consumidor muito mais vantagens e muito mais proteo do que ao fornecedor, dando ao primeiro a possibilidade de recorrer a qualquer um dos que contriburam para que o produto chegasse as suas mos quando se sentir lesado em relao ao bem adquirido. Faz-se mister, ainda, pontuar um outro motivo para se imputar responsabilidade civil ao MercadoLivreque no tocante s relaes nele estabelecidas, argumento este referente ao fato de grande parte das leses cujos consumidores so pacientes ocorrer devido a fragilidade do cadastro de usurios necessrio para atuar em relaes mercantis dentro do site.

5.7 Dos Termos e Condies Gerais do MercadoLivre Atividades de Internet Ltda.


O texto referente aos Termos e Condies Gerais de uso do site MercadoLivre28 possui um tpico exclusivo referente s responsabilidades do site frente s relaes de consumo estabelecidas atravs dele. Nesse tpico, alertado aos usurios que o site no se responsabiliza pela existncia e por qualquer caracterstica dos produtos ofertados e to pouco oferece garantia referente a vcios e defeitos nas negociaes estabelecidas entre usurios, alm de frisar que cada Usurio conhece e aceita ser o nico responsvel pelos produtos que anuncia ou pelas ofertas que realiza.
28

Texto disponvel em: http://www.mercadolivre.com.br/seguro_terminos.html. Acesso em 01 de novembro de 2006.

17

Segundo, ainda, o referido tpico, o MercadoLivre no o proprietrio dos produtos oferecidos, no guarda a posse deles e no realiza as ofertas de venda. Tampouco intervm na entrega dos produtos cuja negociao se iniciem no site; e:
MercadoLivre no ser responsvel pelo efetivo cumprimento das obrigaes assumidas pelos Usurios. O Usurio reconhece e aceita que ao realizar negociaes com outros Usurios ou terceiros faz por sua conta e risco. Em nenhum caso MercadoLivre ser responsvel pelo lucro cessante ou por qualquer outro dano e/ou prejuzo que o Usurio possa sofrer devido s negociaes realizadas ou no realizadas atravs do MercadoLivre.

Enfim, o MercadoLivre espalha no texto referente aos seus Termos e Condies Gerais de uso, vrios alertas dirigidos aos usurios de que no se responsabiliza por eventuais danos decorrentes das atividades exercidas nas fronteiras do site. Tendo em vista os regulamentos previstos no Cdigo de Defesa do Consumidor e encarando tais termos de uso como sendo um contrato ao qual todos os usurios esto vinculados, pode-se encarar tais clusulas como nulas, pois o Cdigo acima citado pontua, em seu artigo vinte e cinco, que vedada a estipulao de clusula contratual impossibilite, exonere ou atenue a obrigao de indenizar.29 Dessa forma, tais avisos no vinculam os usurios do site e, assim, estes podem pleitear ao junto ao poder competente para serem ressarcidos de eventuais leses sofridas atravs do MercadoLivre.

CONSIDERAES FINAIS
Tendo em vista todas as informaes expostas neste estudo, pode-se considerar que, no tocante responsabilidade civil, possvel imputar ao MercadoLivre as regras disciplinadas no Cdigo Brasileiro de Defesa do Consumidor, pois o site figurado como fornecedor dos produtos comercializados atravs de sua plataforma de e-commerce. Dessa forma, qualquer pessoa lesada, ao adquirir bens atravs do MercadoLivre, tem amparo legal para ajuizar ao cvel diante do poder judicirio e pedir ao site o ressarcimento pelos danos sofridos. Esta posio que situa o MercadoLivre como fornecedor encontra sustento na Teoria do risco e nas qualidades do consumidor ante as relaes de consumo, sejam estas a
BRASIL. Cdigo de Defesa do Consumidor. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990. Disponvel em: http://dji.com.br/leis_ordinarias/1990-008078-cdc/codigo_de_defesa_do_consumidor.htm. Acesso em 01 de novembro de 2006.
29

18

vulnerabilidade e a hipossuficincia pois, ao analisar estes trs tpicos em conjunto, o Cdigo de Defesa do Consumidor define que, numa relao de comrcio, quem se coloca em posio de risco o fornecedor, logo, este quem deve privar pela efetiva concretizao da venda, sem prejuzo a nenhuma das partes. Faz-se mister relatar, por fim, que as idias alcanadas com este estudo tangem no somente o MercadoLivre, mas podem ser estendidas a todas as outras entidades de ecommerce existentes, uma vez que o MercadoLivre constitui uma das plataformas de comrcio eletrnico mais complexas em atividade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARALDI, Udelson Josue. Responsabilidade civil objetiva: alcance do disposto no pargrafo nico do art. 927 do novo Cdigo Civil. Jus Navigandi, Teresina, ano 10, n. 1070, 6 jun. 2006. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8474>. Acesso em 29 ago. 2006. FRANCO JNIOR, Carlos F. E-business: tecnologia de informao e negcios na Internet. So Paulo: Atlas, 2003. p. 13-60; 251-257. GAMA, Hlio Saghetto. Curso de direito do consumidor. 2.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. GONALVES, Carlos Roberto. Direito das obrigaes: parte especial (responsabilidade civil). 2.ed. So Paulo: Saraiva, 2002. 171 p. (Coleo Sinopses Jurdicas). GRINOVER, Ada Pellegrini et all. Cdigo brasileiro de defesa do consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. 8.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. p. 163-221. LVY, Pierre. Cibercultura. Traduo: Carlos Irineu da Costa. 2. ed. So Paulo: 2000. 234 p. SCORZELLI, Patrcia. Comunidade ciberntica e o direito. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1997. p. 5-97.

19

Vous aimerez peut-être aussi