Vous êtes sur la page 1sur 11

Junho/2009

EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTURIA - INFRAERO Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Superior III Engenheiro Agrnomo


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova 23, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
000010001001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Bsicos Conhecimentos Especficos Redao

- contm a proposta e o espao para rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. C D E - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Voc dever transcrever a redao, a tinta, na folha apropriada. Os rascunhos no sero considerados em nenhuma hiptese. - Voc ter o total de 4 horas para responder a todas as questes, preencher a Folha de Respostas e fazer a Prova de Redao (rascunho e transcrio). - Ao trmino da prova devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas e a folha de transcrio da Prova de Redao. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


1. CONHECIMENTOS BSICOS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 01 a 10, considere o texto abaixo. (B) O primeiro voo Mais do que um marinheiro de primeira viagem, o passageiro de primeiro voo leva consigo os instintos e os medos primitivos de uma espcie criada para andar sobre a terra. As guas podem ser vistas como extenso horizontal de caminhos, que se exploram pouco a pouco: aprende-se a nadar e a navegar a partir da segurana de uma borda, arrostando-se gradualmente os perigos. Mas um voo coisa mais sria: h o desafio radical da subida, do completo desligamento da superfcie do planeta, e h o momento crucial do retorno, da reconciliao com o solo. Se a rotina das viagens areas banalizou essas operaes, nem por isso o passageiro de primeira viagem deixa de experimentar as emoes de um herico pioneiro. Tudo comea pelo aprendizado dos procedimentos iniciais. O novato pode confundir bilhete com carto de embarque, ignora as siglas das placas e monitores do aeroporto, atordoa-se com os avisos e as chamadas da locutora invisvel. J de frente para a escada do avio, estima, incrdulo, quantas toneladas de ao devero flutuar a quilmetros de altura com ele dentro. Localizada a poltrona, afivelado o cinto com mos trmulas, acompanha com extrema ateno as estudadas instrues da bela comissria, at perceber que ele a nica testemunha da apresentao: os demais passageiros (maleducados!) leem jornal ou conversam. Quando enfim os motores, j na cabeceira da pista, aceleram para subir e arrancam a plena potncia, ele se segura nos braos da poltrona e seu corpo se retesa na posio seja-o-que-Deusquiser. Atravessadas as nuvens, encanta-se com o firmamento azul e no tira os olhos da janela at perceber que um embevecido solitrio. Alguns buscam cochilo, outros conversam animadamente, todos ignoram o milagre. Pouco a pouco, nosso pioneiro vai assimilando a rotina do voo, degusta o lanche com o prazer de um menino diante da merenda, depois prepara-se para o pouso na mesma posio que assumira na decolagem. Tudo consumado, resta-lhe descer a escada, bater os ps no cho da pista e convencer-se de que o homem um bicho estranho, destinado a imaginar o irrealizvel s pelo gosto de vir a realiz-lo. Nos voos seguintes, ler jornal, cochilar e pouco olhar pela janela, que d para o firmamento azul. (Firmino Alves, indito) 2 (D) (E) (B) (C) (E) (C) (D) (E) (C) (D) No contexto do primeiro pargrafo, entre as expresses marinheiro de primeira viagem e passageiro de primeiro voo estabelece-se uma relao de (A) analogia de sentido, em que se ressalta, todavia, uma diferena marcante entre as situaes a que se referem. subordinao de sentido, uma vez que o entendimento da primeira expresso depende da compreenso da segunda. semelhana meramente formal, pois o sentido da primeira em nada lembra o sentido da segunda. sucessivas alternncias, pois ora se est caracterizando uma, ora se est caracterizando a outra. antagonismo de sentido, uma vez que o imobilismo de uma situao se ope ao dinamismo da outra.

_________________________________________________________

2.

Na frase a rotina das viagens areas banalizou essas operaes, o sentido do verbo banalizar equivalente ao sentido que assume o verbo sublinhado em: (A) (B) A agncia de turismo fez de tudo para popularizar seus planos de viagem. O comandante vulgarizou-se ao se dirigir daquele modo tripulao. A companhia apequenou seus novos projetos diante da crise. O progresso trivializou experincias que eram vistas como temerrias. A nova diretoria restringiu algumas das iniciativas programadas.

_________________________________________________________

3.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. No 1o pargrafo, o segmento arrostando-se gradualmente os perigos tem o sentido de prevenindo-se passo a passo contra os riscos.

II. No 2o pargrafo, o segmento estima, incrdulo tem


o sentido de aprecia, duvidoso.

III. No 3o pargrafo, o segmento um embevecido


solitrio tem o sentido de o nico enlevado. Em relao ao texto, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 4.

I. II. III. I e II. II e III.

_________________________________________________________

Ao detalhar e comentar as experincias de um passageiro imaginrio, o autor do texto vai qualificando a evoluo de suas reaes, deixando clara a tese de que, ao fim e ao cabo, (A) o esprito herico do pioneirismo d lugar ao sentimentalismo piegas. o fascnio de uma aventura coletiva se converte em aflio individual. a expectativa dos grandes desafios leva a uma inesperada frustrao. a consumao de um ato herico inspira novas ousadias. a reiterao de um feito transmuda o encantamento em indiferena.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


5. Considerando-se o sentido do contexto, nas expresses localizada a poltrona e afivelado o cinto, as formas sublinhadas poderiam ser precedidas por 8. Est correto o emprego do elemento sublinhado na frase: (A) Ao se valer da expresso Tudo consumado, em cujo grave sentido se manifesta na Bblia, o autor reveste de solenidade o final do voo. O passageiro novato, na aterrissagem, assumiu a mesma posio defensiva a que recorrera na decolagem. O homem um bicho de quem a natureza imprimiu uma obsessiva necessidade de sonhar alto. A expresso menino diante da merenda atesta de que h um prazer algo ingnuo e infantil no passageiro de primeiro voo. Diante do avio, em cujo avulta a gigantesca estrutura de ao, o passageiro demonstra sua preocupao e incredulidade.

I. conquanto. II. uma vez.


(B)

III. to logo. IV. ao estar sendo.


(C) Complementa corretamente o enunciado da questo o que est SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 6.

II e III. I e III. I e IV. I e II. II e IV.

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

9.

As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas em: (A) A comearem pelos procedimentos bsicos iniciais, toda operao representa um grande desafio para um passageiro de primeiro voo. O que logo atemorizam os passageiros de primeiro voo, num aeroporto, so as pequenas providncias para o embarque. As nuvens, o firmamento azul, tudo se lhe afiguram espetculos novos, momentos palpitantes, emoes inesquecveis. Julgam os novatos que no deveriam assistir aos passageiros o direito de permanecerem indiferentes ao espetculo que se v pela janela. A expectativa dos novos espetculos que sucedero nas alturas faz com que esses passageiros no tirem os olhos da janela.

Ao utilizar pela primeira vez um aeroporto, o novato percorre o aeroporto como se estivesse num labirinto, buscando tornar o aeroporto familiar aos seus olhos, aplicando seus olhos na identificao das rampas, escadas e corredores em que se sente perdido. Evitam-se as viciosas repeties do texto acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por: (A) (B) (C) (D) (E) percorre-o o percorre percorre-o - tornar-lhe - aplicando-os - torn-lo - torn-lo - aplicando-lhes - aplicando-os

(B)

(C)

(D)

percorre-lhe - tornar-lhe - os aplicando o percorre - o tornar - aplicando-lhes

(E)

_________________________________________________________

10.

_________________________________________________________

Est adequada a correlao entre os tempos e os modos verbais na seguinte frase: (A) possvel que um novato venha a confundir o bilhete com o carto de embarque, ou que ignorasse as siglas que desfilem nos monitores. No estranha que um novato confunda o bilhete com o carto de embarque, ou demonstre ignorar as siglas que desfilam nos monitores. No deveria estranhar que um novato confundira o bilhete com o carto de embarque, ou que ignora as siglas que desfilam nos monitores. Seria mesmo possvel que algum tome o bilhete como carto de embarque, ou no reconhecesse as mensagens dos monitores? A quantos no ter ocorrido confundir o bilhete com o carto de embarque, ou se embaralhando com as mensagens dos monitores? 3

7.

Est clara e correta a redao do seguinte comentrio sobre o texto: (A) Uma vez embarcado e vencido a preocupao, a tenso e o temor iniciais, o novato se entretia com o espetculo cujo desenrolar assiste na janela. A indiferena dos passageiros que leem jornal ou conversam, parece, aos olhos do passageiro de primeira viagem, um descazo para a vista area. To logo o avio arranca na pista, em face de seu temor primitivo, esses passageiros retesam o corpo, na medida em que est prestes a decolagem. Entre a decolagem e a aterrissagem, operaes que o deixam tenso, ele se atm a contemplar o firmamento azul, cuja beleza parece hipnotiz-lo. Parece no haver, para os homens, desejos que no possam realizar-se, mormente quando sua dificuldade os tornam ainda mais inexequveis.

(B)

(B)

(C)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


Ateno: Para responder s questes de nmeros 11 a 15, considere o texto abaixo. Reorganizao da INFRAERO (A) O presidente da INFRAERO assegurou que no haver privatizao da estatal. O comunicado foi feito durante entrevista sobre a contratao de empresa para estudar a reestruturao da INFRAERO, cuja gesto essa providncia permitir aperfeioar. Caber ao BNDES coordenar os trabalhos dos consultores contratados e submet-los apreciao dos conselheiros. Tudo o que pode ser feito para melhorar a empresa, viabilizando sua entrada no mercado de capitais, j foi aprovado no conselho de administrao da INFRAERO, explicou o presidente. E acrescentou: O trabalho do BNDES vai ajud-la a se preparar ainda mais para avanar nos mercados nacional e internacional. O presidente do BNDES tambm se pronunciou: O que ns queremos fortalecer a capacidade de investimento e de desenvolvimento do sistema aeroporturio brasileiro. Segundo ele, isso s poder ser feito de maneira articulada com a principal empresa de infraestrutura porturia. A contratao da consultoria est prevista em um termo de cooperao tcnica firmado entre o Ministrio da Defesa e o BNDES. Ser concedido, aos licitantes vencedores, o prazo de nove meses para a concluso dos estudos.
(Adaptado de matria divulgada em maro/2009 no site www.infraero.gov.br)

13.

O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do singular para preencher de modo correto a lacuna da frase: ...... (convergir) para o ingresso da INFRAERO no mercado de capitais as recentes providncias para a contratao de um servio de consultoria. ...... (caber) aos licitantes vencedores valer-se dos nove meses que tm de prazo para concluir os estudos. A orientao a de que se ...... (submeter) ao BNDES, na condio de rgo coordenador, os trabalhos dos consultores contratados. Quanto s normas de contratao da consultoria, ...... (dispor-se) de acordo com um termo de cooperao tcnica j firmado. ...... (impor-se), para o ingresso da empresa no mercado de capitais, reformulaes de ordem tcnica e administrativa.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

14.

Atente para as seguintes frases:

I. Se o que se deseja, o ingresso, da INFRAERO no


mercado de capitais, ser preciso contar com o auxlio de uma consultoria especializada, para promover a reestruturao da empresa bem como a melhoria de sua gesto.

II. A reestruturao da empresa, assim como o


aperfeioamento de sua gesto, tarefa de que se ocupar uma consultoria especializada, a ser contratada proximamente, por meio de licitao pblica j prevista em um termo de cooperao tcnica.

11.

A entrevista concedida pelo presidente da INFRAERO centra-se, fundamentalmente, (A) (B) no desmentido de insistentes rumores acerca da possvel privatizao daquela estatal. no detalhamento das condies de uma licitao para contratar os servios de empresa de consultoria. no informe acerca da contratao de consultoria especializada em reestruturao e gesto empresarial. no anncio de que o BNDES oferecer seus servios de consultoria para o aperfeioamento de gesto da estatal. na divulgao de medidas jurdicas que possibilitaro a entrada da empresa no mercado de capitais. 15.

III. Aproveitando a oportunidade da entrevista concedida, em que se pronunciou acerca da contratao de consultoria especializada, o presidente da INFRAERO asseverou, para dirimir dvidas, que no se cogita de privatizar a INFRAERO. Est plenamente adequada a pontuao do que est enunciado em (A) (B) (C) (D) (E)

(C) (D)

(E)

I, II e III. I e II, somente. I e III, somente. II e III, somente. II, somente.

__________________________________________________________________________________________________________________

12.

Atente para as seguintes afirmaes:

I. Caber ao BNDES submeter aos consultores contratados o processo de aperfeioamento de gesto promovido pela INFRAERO.

preciso corrigir, em nvel estrutural, a redao da seguinte frase: (A) Em sua tarefa de coordenao, caber ao BNDES viabilizar o ingresso da INFRAERO no mercado de capitais e aprimorar nosso sistema aeroporturio. A par de desmentir rumores sobre a privatizao da INFRAERO, seu presidente anunciou a contratao de uma empresa de consultoria. Durante a entrevista, foram desmentidos boatos sobre a privatizao da INFRAERO e anunciou-se o trmite de contratao de empresa de consultoria. Prev-se o auxlio de uma empresa de consultoria num termo de cooperao tcnica, firmado entre o BNDES e o Ministrio da Defesa. Coube direo da INFRAERO, em vista dos rumores sobre a privatizao da empresa, esclarecer tambm que a mesma ser reestruturada.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

II. As medidas necessrias para o ingresso da


INFRAERO no mercado de capitais foram respaldadas pelo conselho de administrao. (B)

III. Sendo a principal empresa brasileira do setor, a


INFRAERO contar com o apoio do BNDES para o fortalecimento do sistema aeroporturio. Em relao ao texto, est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 4 (C)

(D)

I. II. III. I e II. II e III.

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


20. Legislao 16. A responsabilidade de designar um representante da Unio nos atos constitutivos da INFRAERO do (A) (B) (C) (D) (E) 17. Conselho de Aviao Civil. Comando da Aeronutica. Comando da Defesa. Presidente da Repblica. Sistema de Aviao Civil. (D) um representante da Aeronutica, um do Conselho de Aviao Civil e uma Procuradoria. um Conselho Consultivo de Aviao Civil, alm das unidades especiais e uma Procuradoria. (C) A Agncia Nacional de Aviao Civil constituda de uma Diretoria, contando tambm com (A) uma Corregedoria, uma Procuradoria e um representante do Comando da Aeronutica. uma Procuradoria, uma Corregedoria, um Conselho Consultivo e uma Ouvidoria, alm das unidades especializadas. uma Ouvidoria, uma Procuradoria, um representante do Conselho de Aviao Civil e unidades especializadas.

(B)

_________________________________________________________

A formao, o treinamento e o aperfeioamento de pessoal especializado, que so programas necessrios para o exerccio da atividade na INFRAERO, atribuio (A) (B) (C) (D) (E) da prpria INFRAERO. do Ministrio da Aeronutica. do Comando da Aeronutica. da Agncia Nacional de Aviao Civil.

(E)

_________________________________________________________

21.

A Comisso Nacional de Segurana da Aviao Civil NO tem como objetivo promover a coordenao entre (A) (B) o controle de trfego areo. a administrao aeroporturia. as empresas de transporte areo. o policiamento. os servios de controle de passageiros.

do Ministrio da Defesa. (C) (D) (E) 22.

_________________________________________________________

18.

De acordo com a legislao especfica, os relatrios anuais das atividades da Agncia Nacional de Aviao Civil devem ser encaminhados ao (A) Comando da Aeronutica e, por intermdio do Congresso Nacional, para a Presidncia da Repblica. Ministrio da Defesa e, por intermdio da Presidncia da Repblica, ao Congresso Nacional. Congresso Nacional e, por intermdio do Ministrio da Defesa, para o Comando da Aeronutica. Ministrio da Defesa e, por intermdio do Congresso Nacional, para a Presidncia da Repblica. Comando da Aeronutica e, por intermdio do Ministrio da Defesa, ao Conselho de Aviao Civil.

_________________________________________________________

(B)

Tendo o Sr. Fulano de Tal adquirido uma passagem area na Empresa ADS Linhas Areas, esta ter, a partir da data de sua emisso, validade de at (A) (B) (C) 18 (dezoito) meses. 16 (dezesseis) meses. 1 (um) ano. 14 (catorze) meses. 20 (vinte) meses.

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

(D) (E) 23.

19.

Dentre as atribuies da Agncia Nacional de Aviao Civil, de sua competncia representar o Pas junto aos organismos internacionais nos assuntos relativos (A) ao sistema de controle de trfico areo e investigao de acidentes aeronuticos internacionais, em quaisquer hipteses. Aviao Civil, todos os atinentes ao sistema de controle do espao areo e ao sistema de investigao de acidente aeronutico, em todas as hipteses. infraestrutura aeronutica e aeroporturia internacional. ao Conselho de Aviao Civil internacional, infraestrutura aeronutica e aeroporturia internacional. Aviao Civil, exceto nos atinentes ao sistema de controle do espao areo e ao sistema de investigao de acidentes aeronuticos.

_________________________________________________________

Em conformidade com a lei, no que concerne aos aerdromos pblicos que forem sede de Unidade Area Militar, as esferas de competncia das autoridades civis e militares, quanto respectiva administrao, sero definidas (A) (B) (C) pela Fora Nacional de Segurana Pblica. por atos contratuais. a critrio do Comandante da sede militar. por ato do Secretrio de Estado da Segurana Pblica. em regulamentao especial. 5

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

INFRAERO-Conh.Bsicos1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


24. Ocorrendo infrao aos preceitos do Cdigo Brasileiro de Aeronutica, e/ou legislao complementar, a autoridade aeronutica poder proceder a providncias administrativas, como a suspenso de certificados, licenas, concesses ou autorizaes, devendo a pena ser aplicada para perodo NO superior a (A) (B) (C) (D) (E) um ano, em carter improrrogvel. 180 (cento e oitenta) dias, em carter improrrogvel. um ano, podendo ser prorrogada por 180 (cento e oitenta) dias. 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogada uma vez por igual perodo. 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser prorrogada duas vezes, por igual perodo. (B) 28. Dentre outras hipteses, ao ser realizada determinada licitao na modalidade de concorrncia, do tipo tcnica e preo, o prazo mnimo at o recebimento das propostas ou da realizao do evento ser de (A) cinco dias teis, contados a partir da data da entrega, aos interessados, do edital na ntegra. trinta dias, contados a partir da data da publicao do ato que autorizar a realizao do certame. quarenta e cinco dias, contados a partir da ltima publicao do edital resumido. quinze dias, contados a partir da data em que ocorrer a efetiva disponibilidade do edital. acordo com os requisitos estabelecidos, conforme critrio da autoridade competente no respectivo edital.

(C)

(D)

_________________________________________________________

25.

Durante o voo 4528 da empresa XYZ Linhas Areas, ocorreu o bito do Sr. Beltrano de Tal e, no voo 4529 da mesma companhia, o nascimento de Ciclana de Tal. Os Comandantes de ambos os voos devero anotar e extrair cpia, para os fins de direito, no (A) (B) (C) (D) (E) Dirio de Voo. Dirio de Bordo. Relatrio de Voo. Comprovante de Passageiros Embarcados. Relatrio de Passageiros Desembarcados.

(E)

_________________________________________________________

29.

Nos processos administrativos, em que so interessados Santos Eletrnica Ltda. e Vilma Metais Ltda., que tramitam junto INFRAERO, surgiram fatos novos e circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada a essas pessoas jurdicas. Nesses casos, certo que referidos processos (A) podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio. no podero ser revistos administrativamente, por no terem sido declarados definitivamente findos. dependem, para reviso, de provocao por parte da mais alta autoridade do respectivo rgo ou Pasta. podero ser revogados mediante ato a ser praticado pela Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio. dependem do uso do poder discricionrio da autoridade competente para serem revistos.

_________________________________________________________

26.

No que diz respeito documentao do direito de funcionamento e autorizao de empresas estrangeiras de transporte areo para atuarem no Brasil, obrigatria a apresentao, dentre outros documentos, do (A) (B) (C) (D) (E) certificado de habilitao internacional de todos os comandantes da Cia. Area. atestado comprobatrio da permanncia de 25% da frota de aeronaves no Pas. ltimo balano mercantil legalmente publicado no pas de origem. registro da frota total de aeronaves existente na empresa estrangeira. regulamento das atividades areas da empresa estrangeira em todos os espaos areos em que atua.

(B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

30.

27.

A Superintendncia de Manuteno DOMN da INFRAERO, em decorrncia do elevado custo de manuteno dos veculos que compem a frota de vrias unidades dessa empresa em Braslia, submeteu considerao da Superintendncia de Licitaes e Contratos DALC, a aquisio de novos veculos, mediante a prvia alienao daqueles considerados inservveis, em face das condies antes citadas. Diante dessa situao ftica, os veculos considerados inservveis sero alienados, mediante as condies estabelecidas no edital, observado o procedimento licitatrio correspondente modalidade de (A) (B) leilo, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. concurso, devendo os interessados apresentarem as propostas de preos acompanhadas das correspondentes caues. tomada de preos, desde que os interessados estejam devidamente cadastrados, pelo menos nos 15 dias anteriores data do evento. convite, mediante a participao de interessados devidamente cadastrados at a data do evento. concorrncia do tipo menor preo, observada a prvia qualificao dos interessados.

Em conformidade com o decreto que aprovou o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, a pena aplicvel e imposta pela Comisso de tica a um empregado pblico da INFRAERO deve ser a de (A) suspenso pelo prazo de at 60 dias, e ser anotada no pronturio do faltoso, aps sua cincia formal ou de seu representante legal. declarao de inidoneidade, devendo ser registrada na prpria deciso, assinada pela maioria absoluta de seus integrantes ou suplentes, com cincia do faltoso. suspenso pelo prazo de at 30 dias, cuja deciso dever ficar registrada nos respectivos autos, para posterior cincia do faltoso. censura, e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. multa correspondente a 10% dos vencimentos lquidos desse empregado na data do evento faltoso, a ser descontada em at 5 parcelas.
INFRAERO-Conh.Bsicos1

(B)

(C)

(C)

(D)

(D) (E) 6

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


31. CONHECIMENTOS ESPECFICOS (A) Instrues: Para responder s questes de nmeros 31 a 35, considere os dados abaixo: A Diretoria de um certo rgo pblico determinou a execuo das tarefas: (B) (C) (D) (E) Item Tarefa Disponibilizar as tabelas de vos e horrios por companhia area em um servidor intranet do rgo para que todos os que tenham acesso possam utiliz-las e baix-las em seus computadores pessoais. Para tanto, preciso realizar a operao "X" de levar essas tabelas do computador pessoal de quem as produz (desde que autorizado) para o servidor central da intranet. Analisar as informaes recebidas via correio eletrnico porque muitas delas podem ser boatos. Tambm, quando estiver em uma pgina internet e clicar em links para endereos da rede, deve haver cautela, pois nessa operao possvel que sejam instalados cdigos nos computadores capazes at mesmo de modificar a pgina inicial do navegador. 32. serial port. plug and play. on board. free connection. free slot. A tecnologia referida na tarefa III

_________________________________________________________

No que concerne tarefa V, as duraes maior e menor so obtidas, respectivamente, pelas frmulas (A) =MAIORVALOR(D9;D15) e =MENORVALOR(D9;D15) =MXIMO(D9;D15) e =MNIMO(D9;D15) =MXIMO(D9:D15) e =MNIMO(D9:D15) =MAIORVALOR(D9:D15) e =MENORVALOR(D9:D15) =MAIORVALOR(D9+D15) e =MENORVALOR(D9D15)

(B)

(C)

II

(D)

(E)

Utilizar, quando possvel, a tecnologia que faz com que o computador reconhea e configure automatiIII camente qualquer dispositivo que seja instalado, facilitando a expanso segura dos computadores e eliminando a configurao manual. a. Copiar formatos de caractere e pargrafo entre textos, sempre que possvel, para tornar o trabalho mais produtivo (editor de textos Microsoft).

_________________________________________________________

33.

A operao "X" mencionada na tarefa I (A) (B) (C) (D) (E) um upload. uma cpia especial. um download. uma anexao em e-mail. uma remessa na forma oculta.

IV

b. Utilizar textos colunados com linhas de separao entre colunas, nas produes de mini jornais ou panfletos a serem distribudos ou afixados nos aeroportos (editor de textos Microsoft).

_________________________________________________________

Elaborar uma Microsoft):

tabela

como

segue

(planilha

34.

Quanto tarefa II, a preocupao da direo principalmente com fatores potencialmente maliciosos do tipo (A) home e ad-aware. ad-aware e cavalo de tria. spyware e host. cavalo de tria e firewall. hoax e spyware.

Cia Area Vale do Silcio No do vo Linhas (Coluna C) 9 10 33 45 83 42 36 40 25 Maior durao Menor durao (Coluna D) 1:30 2:40 4:45 2:59 13:16 2:25 5:00 13:16 1:30 Durao do vo

(B) (C) (D) (E) 35.

V
11 12 13 14 15

_________________________________________________________

As recomendaes a e b da tarefa IV so possibilitadas (A) (B) (C) pela cpia e por operao iniciada no menu Editar. pelo pincel e por operao iniciada no menu Inserir. pelo pincel e por operao iniciada no menu Formatar. pela cpia e por operao iniciada no menu Exibir. pela cpia e por operao iniciada no menu Formatar. 7

(D) (E)
INFRAERO-Anal.Sup.III-Eng.Agrnomo-23

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


36. A quantidade de matria orgnica acumulada por uma planta 93g/m/ano e cerca de 10% dessa energia passam para o nvel trfico seguinte. O gasto de energia com a respirao por essa planta de 5g/m/ano. A produtividade primria lquida dessa planta (A) (B) (C) (D) (E) 37. 78,7g/m/ano. 85,5g/m/ano. 88,0g/m/ano. 96,8g/m/ano. 107,8g/m/ano. 41. A principal funo do Lupinus albus (tremoo-branco), considerada uma Leguminosa, a (A) (B) (C) (D) (E) 42. contenso de pragas. disperso de sementes. reteno de gua no solo. fixao de nitrognio no solo. atrao de pssaros migratrios.

_________________________________________________________

So fatores de formao do solo: (A) (B) (C) (D) (E) relevo, clima e organismos. terra, clima e relevo. material de origem, clima e vento. relevo, gua e hidrlise. iluviao, eluviao e intemperismo.

_________________________________________________________

Os pesticidas orgnicos foram desenvolvidos a partir da dcada de 40 do sculo XX. Sua grande eficcia contra pragas da lavoura surpreendeu a todos. Por outro lado, sua alta persistncia no ambiente resultou, aps algum tempo, num grande ndice de mortalidade de aves, as quais no entravam em contato direto com esses produtos. Este fato se relaciona ao conceito ecolgico de magnificao trfica, que significa (A) (B) degenerao da cadeia alimentar. acumulao de resduos txicos nos animais de maior porte, porque estes consomem maior quantidade de alimento. aumento gradativo da concentrao de produtos txicos, de forma crescente, a cada nvel trfico da cadeia alimentar. uma maior resistncia de animais de nveis trficos inferiores toxidade desses produtos, em relao a animais que ocupam nveis trficos superiores. aumento gradativo da sensibilidade de animais que ocupam nveis trficos superiores, em relao a substncias txicas.

_________________________________________________________

43.

As plantas de manguezais, pela prpria natureza do solo, no dispem de oxignio para a respirao. Elas emitem razes para cima que, saindo do solo, garantem o suprimento de oxignio. Estas razes so conhecidas como (A) (B) (C) (D) (E) rizoma. pneumatforos. velame. estranguladoras. carnvoras.

(C)

_________________________________________________________

44.

(D)

Para a construo de viveiros devem ser consideradas algumas caractersticas do terreno utilizado. Destas, destacam-se:

(E)

KK plana com ligeira declividade (1 a 2%), facilitando o escoamento da gua.


O local deve ser protegido de ventos, mas com

_________________________________________________________

II recebimento de quantidade suficiente de KK para suprir


as necessidades e exigncias das mudas. O KK deve apresentar-se livre de ervas daninhas, efetuando-se a limpeza do local e a remoo de vegetao existente, tocos, razes, pedras e outros materiais.

38.

NO importante na arborizao urbana: (A) (B) (C) (D) (E) proteo contra ventos. sombreamento. conforto trmico. diminuio da poluio sonora. disseminao de sementes.

III

IV Deve haver facilidade para as instalaes de KK e


KK .
Para completar corretamente o texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

_________________________________________________________

39.

A carncia de clcio no solo em lavouras agrcolas diagnosticada (A) (B) (C) (D) (E) pelo crescimento das razes. pelo estmulo da produo de frutos e gros. pelo aumento do teor de clcio das forrageiras e dos alimentos. pela neutralizao de venenos produzidos dentro das plantas. pelo pH do solo, definido por anlise laboratorial e deformao foliar.

I
(A) (B) (C) (D) (E)
Topografia

II
sementes em extino luminosidade natural

III
entorno do viveiro entorno do viveiro

IV
rede de gua

V
canteiro de mudas energia eltrica energia eltrica energia eltrica canteiro de mudas

Topografia Topografia Topografia Rede de gua

_________________________________________________________

40.

O uso ideal de viveiros permanentes para (A) produo de mudas para um determinado projeto ou rea a ser recuperada ou florestada com espcies nativas e por um perodo limitado. produo de mudas de forma contnua e com tempo indeterminado. armazenagem na rea que ser reflorestada. desenvolvimento de mudas de outros viveiros. produo, exclusivamente, de espcies climxicas. 45.

canteiro de mudas luminosida- canteiro de rede de de natural mudas gua sementes escoamen- rede de da regio to da gua gua sementes entorno do energia em eltrica viveiro extino

_________________________________________________________

Os fatores importantes para o desenvolvimento das plantas so: (A) (B) (C) (D) (E) insolao, fotoperodo, clima, gua e nutrientes. tubetes, areia, vermiculita, gua e nutrientes e sol. adubo, terra, vermiculita e pedriscos. hmus, casca de pinus, gua e vermiculita. argila, areia e gua.
INFRAERO-Anal.Sup.III-Eng.Agrnomo-23

(B) (C) (D) (E) 8

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


46. Todos so micronutrientes: (A) (B) (C) (D) (E) 47. N, Fe, Ca, S, Mg. P, Ca, B, S, Zn. N, P, Ca, Fe, Cu. B, Fe, Mn, Zn, Cu. N, Cu, Zn, B. 50. Um sistema conservacionista de solo caracterizado pela superfcie do solo (A) (B) perturbado antes do plantio. O controle de ervas daninhas realizado utilizando herbicidas. no perturbado antes do plantio. Preparo em faixas estreitas e pouco profundas utilizando o cinzel ou algum outro implemento. At um tero da superfcie do solo cultivado no plantio. Utilizao de herbicidas e tcnicas de cultivo para controlar ervas daninhas. perturbado ou no pelo preparo antes do plantio, mas, pelo menos, 10% dos resduos permanecem na superfcie do solo. Implementos como escarificadores, cultivadores e grades de disco so utilizados. Herbicidas e tcnicas de cultivo so utilizados para o controle de ervas daninhas. perturbado ou no cujo preparo e plantio mantm, pelo menos, 30% dos resduos em superfcie. O controle de ervas daninhas realizado utilizando-se herbicidas e/ou tcnicas de cultivo. perturbado pelo preparo antes do plantio, mas, pelo menos, 30% dos resduos permanecem na superfcie do solo. O controle de ervas daninhas realizado utilizando-se herbicidas.

_________________________________________________________

rvores pioneiras so as que (A) (B) germinam na sombra, tm desenvolvimento rpido e a disperso das sementes feita pelos animais. precisam de luz para germinar e crescer, tm crescimento mdio, sementes mdias e pequenas, tempo de vida de 10 a 100 anos e a disperso das sementes feita principalmente pelo vento. germinam e crescem na sombra, tm crescimento lento ou muito lento, sementes grandes, tempo de vida de mais de 100 anos e a disperso das sementes feita principalmente por animais. germinam e crescem no sol, tm crescimento muito lento, sementes grandes, tempo de vida at 5 anos e a disperso das sementes feita pelo vento. precisam de plena luz para germinar e crescer, tm crescimento rpido, sementes e frutos pequenos, tempo de vida at 10 anos e a disperso das sementes feita por animais e pelo vento. (D) (C)

(C)

(D)

(E)

(E)

_________________________________________________________

51.

So tipos de solo: (A) (B) (C) (D) (E) areia, brita e neossolo. argila, argissolo e espodossolo. neossolo, latossolo e espodossolo. vermiculita, neossolo e latossolo. argila, areia e vermiculita.

_________________________________________________________

48.

A funo do nitrognio nas plantas (A) ser o principal agente do crescimento das plantas e do desenvolvimento foliceo. A maior parte dele a planta absorve nas primeiras fases da sua vida e deixa armazenado em seus tecidos de crescimento. A falta desse elemento, nessa fase inicial, retarda o crescimento e consequentemente a produo. Podese, no geral, perceber que a falta de nitrognio deixa a folha com a cor verde-plida ou verde-amarelada, enquanto o excesso produz abundante folhagem de colorao verde-escura. transformar os hidratos de carbono em acares. Ele participa ativamente do processo de diviso das clulas. um dos agentes direto da formao da clorofila e ainda aumenta o desenvolvimento radicular propiciando planta maior capacidade de absorver os elementos frteis do solo. Age diretamente na qualidade dos frutos e maturao das sementes e a deficincia desse elemento pode ser percebida quando as folhas tomam uma colorao arroxeada. produzir amidos e acares, para a respirao e desenvolvimento das razes. Sem ele a planta no se desenvolve. Fica ali atrofiada. O nitrognio absorvido pela planta em menor quantidade e fica acumulado nas folhas e nos talos mais que nos frutos. compor a estrutura da clorofila e produzir acares, para regularizar a absoro de outros nutrientes e promover a formao de gorduras e leos. produzir amidos e acares, para a respirao e desenvolvimento das razes. Sem ele a planta no se desenvolve. 54.

_________________________________________________________

52.

Os solos so estruturados da seguinte forma em ordem crescente de tamanho: (A) (B) (C) (D) (E) orgnicos, argilosos, siltosos, arenosos e laminares. granulares, blocos angulares, sulcos, subangulares e colunares. granulares, laminares, siltosos, argilosos e orgnicos. prismticos, subprismticos, arenosos, siltosos e argilosos. granulares, laminares, blocos angulares, blocos subangulares, colunares e prismticos.

(B)

_________________________________________________________

53.

APA significa rea (A) (B) (C) (D) (E) do Patrimnio Ambiental. de Proteo Ambiental. de Preservao Ambiental. Particular Ambiental. Para uso Ambiental.
o

(C)

(D)

_________________________________________________________

(E)

Na Lei federal n 6.766/79 aps suas atualizaes, o parcelamento de solo que ultrapassar uma rea de 100ha, dever ser objeto de (A) (B) (C) (D) (E) certificao do INCRA para outras aprovaes. anlise do impacto urbano. estudo de impacto ambiental submetido a CETESB para aprovao. estudo de impacto ambiental submetido ao DAIA para aprovao. licenciamento prvio emitido pela Prefeitura municipal. 9

_________________________________________________________

49.

So tipos de eroso: (A) (B) (C) (D) (E) soerguimento, laminar e vooroca. laminar, vooroca e sulcos. voorocas, salpicamento e soerguimento. sulcos, salpicamento e soerguimento. salpicamento, laminar e sulcos.

INFRAERO-Anal.Sup.III-Eng.Agrnomo-23

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


55. Na Lei federal n 4.771/65 a largura da faixa de APP (rea de Preservao Permanente) em cursos dgua de (A) (B) (C) (D) (E) 15,00 m para cursos dgua de at 10,00 m de largura. 30,00 m para qualquer largura de cursos dgua. 30,00 m para cursos dgua de at 10,00 m de largura. 50,00 m para cursos dgua acima de 50,00 m de largura. 100,00 m para cursos dgua entre 10,00 m e 30,00 m de largura.
o

59.

Os andaimes devem ser construdos ou montados sempre que houver necessidade de executar trabalhos em lugares elevados, que no possam ser realizados com segurana, a partir do cho, e cujo tempo de durao ou tipo de atividade no justifique o uso de escadas com o mesmo objetivo. Nesses casos, quanto segurana:

I. os andaimes e seus componentes devem ser


capazes de sustentar pelo menos duas vezes a carga mxima de trabalho.

II. as plataformas de trabalho devem possuir guardacorpos de 0,90 m a 1,20 m de altura.

_________________________________________________________

III. as plataformas de trabalho devem ter, no mnimo,


1,00 m de largura.

56.

A manuteno preditiva

IV. as torres de andaimes mveis no devem exceder


em altura a quatro vezes a menor dimenso da base. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E) 60.

I. a atuao realizada com base em modificao de


parmetro de condio ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemtica.

II. tem como funo a operao segura e contnua do


equipamento, sistema ou instalao pelo maior tempo possvel.

III. prediz as condies dos equipamentos e sistemas,


ou seja, esta manuteno privilegia a disponibilidade na medida em que no promove a interveno nos sistemas, pois as medies e verificaes so efetuadas com os sistemas operando. Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 57.

I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.


o

_________________________________________________________

Com base na Lei n 8.666/93 e alteraes posteriores, considere:

I, somente. II, somente. I e II, somente. I e III, somente. I, II e III.

I. Licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, refere-se modalidade Tomada de Preos.

_________________________________________________________

A gesto dos servios de manuteno compreende a estabilizao de dois processos, a saber, gerenciamento (A) (B) (C) (D) (E) de rotina e implantao de melhorias. de problemas crnicos e implantao de plano de ao. de pessoal e implantao de plano de ao. organizacional e implantao de plano de atribuies. de pessoal e implantao de estrutura organizacional matricial.

II. Licitao entre quaisquer interessados que, na fase


inicial de habilitao preliminar, comprovem possuir os requisitos mnimos de qualificao exigidos no edital para execuo de seu objeto, refere-se modalidade Concurso.

III. Licitao entre quaisquer interessados para escolha


de trabalho tcnico, cientfico ou artstico, mediante a instituio de prmios e/ou remunerao aos vencedores, conforme critrios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedncia mnima de 45 (quarenta e cinco dias), refere-se modalidade Concorrncia.

_________________________________________________________

IV. Para obras e servios de engenharia, a legislao


vigente estabelece que a Tomada de Preos tem o valor estimado de contratao at R$ 1.500.000,00 (hum milho e quinhentos mil reais).

58.

A organizao de manuteno em sistemas de operao contnua (H24) pode apresentar resumidamente, em linhas gerais, uma classificao de falhas. Considere as falhas:

V. Ao conjunto de elementos necessrios e suficientes, com nvel de preciso adequado, para caracterizar a obra ou servio, ou complexo de obras ou servios objeto da licitao, elaborado com base nas indicaes dos estudos tcnicos preliminares, que assegurem a viabilidade tcnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliao do custo da obra e a definio dos mtodos e do prazo de execuo, denominamos Projeto Bsico. Est correto o que se afirma SOMENTE em (A) (B) (C) (D) (E)

I. II. III. IV.

provenientes dos registros e controles tcnicos. decorrentes de desvios de qualidades e custos. decorrentes de falhas do plano e programa. oriundas dos procedimentos e insumos.

A correlao entre as falhas de manuteno e as etapas de projeto, em sistema de operao contnua (H24), est apresentada corretamente em:
Planejamento Operao Execuo Gerenciamento

(A) (B) (C) (D) (E) 10

I II III II III

III I I IV IV

II III IV I I

IV IV II III II

I e II. I, III e V. I, IV e V. II e III. III, IV e V.


INFRAERO-Anal.Sup.III-Eng.Agrnomo-23

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova 23, Tipo 001


REDAO 1. Leia detidamente o texto seguinte: No trabalho, nossas aes costumam ser movidas ora pela fora de uma obrigao, ora pelo senso do dever, ora pelo sentimento da vontade. Mas as aes mais produtivas so aquelas em que esses trs impulsos encadeiam-se numa escala ascensional: o imperativo mecnico de se obrigar a fazer ala-se ao discernimento de um dever fazer, e este ganhar pleno impulso quando resultar de um obstinado querer. Qualquer que seja nossa funo, a realizao plena do nosso trabalho depende, em grande parte, desse encadeamento de impulsos. Por isso, a ao mais eficaz e objetiva jamais dispensa o concurso da vontade ntima.
(Nicolau Vergueiro, indito)

2.

Sem perder de vista o conjunto do texto acima, desenvolva uma dissertao, na qual voc se posicionar, de forma clara e argumentativa, diante da afirmao que se acha sublinhada.

INFRAERO-Anal.Sup.III-Eng.Agrnomo-23

11

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi