Vous êtes sur la page 1sur 14

CARREIRAS JURDICAS 2011

Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Direito das Famlias Tema II Casamento Material para o Curso Mdulo Bsico dos Tribunais. Elaborao: Luciano L. Figueiredo1. 1. Conceito Art. 1.511. O casamento estabelece comunho plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cnjuges. 2. Espcies de casamento: a) Casamento Civil Art. 1.512. O casamento civil e gratuita a sua celebrao. Pargrafo nico. A habilitao para o casamento, o registro e a primeira certido sero isentos de selos, emolumentos e custas, para as pessoas cuja pobreza for declarada, sob as penas da lei. b) Casamento Religioso com Efeitos Civis Art. 1.515. O casamento religioso, que atender s exigncias da lei para a validade do casamento civil, equipara-se a este, desde que registrado no registro prprio, produzindo efeitos a partir da data de sua celebrao. O TJ da Bahia por um voto de diferena, julgando MS de n 34739-8 acatou a tese do casamento esprita, tendo em vista a lei no definir o que religio e o estado ser laico. c) Formas Especiais de Casamento: I. Casamento Por Procurao Pblica (art. 1542 CC) Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procurao, por instrumento pblico, com poderes especiais. 1 A revogao do mandato no necessita chegar ao conhecimento do mandatrio; mas, celebrado o casamento sem que o mandatrio ou o outro contraente tivessem cincia da revogao, responder o mandante por perdas e danos. 2 O nubente que no estiver em iminente risco de vida poder fazer-se representar no casamento nuncupativo. 3 A eficcia do mandato no ultrapassar noventa dias. 4 S por instrumento pblico se poder revogar o mandato.
1 Advogado. Scio do Figueiredo & Ghissoni Advocacia e Consultoria. Graduado em Direito pela Universidade Salvador (UNIFACS). Especialista (Ps-Graduado) em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Direito Civil. Palestrante. Autor de Artigos Cientficos e Livros Jurdicos. Contato: lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br. Site: www.direitoemfamilia.com.br. Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

II. Casamento In Articulo Mortis Ou In Extremes ou Nuncupativo (art. 1540) Art. 1.540. Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, no obtendo a presena da autoridade qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poder o casamento ser celebrado na presena de seis testemunhas, que com os nubentes no tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, at segundo grau. III. Casamento no Caso De Molstia Grave (Art. 1539) Art. 1.539. No caso de molstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato ir celebr-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever. 1 A falta ou impedimento da autoridade competente para presidir o casamento suprirse- por qualquer dos seus substitutos legais, e a do oficial do Registro Civil por outro ad hoc, nomeado pelo presidente do ato. 2 O termo avulso, lavrado pelo oficial ad hoc, ser registrado no respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando arquivado. 3. Pressupostos de Existncia do Casamento I. Diversidade de sexos II. Consentimento (vontade dos nubentes); III. Celebrao por autoridade materialmente competente. # Sobre a autoridade celebrante, h se de observar que: a) O art. 1550, VI do CC afirma que o casamento anulvel caso haja incompetncia da autoridade celebrante. A doutrina, interpretando este artigo, divide em: a.1) Incompetncia absoluta (material). a.2) Incompetncia Relativa (territorial). b) Note-se que o novo CC acolheu a teoria do funcionrio de fato (teoria da aparncia) Art. 1554 do CC: Art. 1.554. Subsiste o casamento celebrado por aquele que, sem possuir a competncia exigida na lei, exercer publicamente as funes de juiz de casamentos e, nessa qualidade, tiver registrado o ato no Registro Civil. # A Teoria da Aparncia deve ser entendida como um verdadeiro princpio jurdico - Ag. Rg. No Agravo 712-646, STJ. c) Demais disto, h no Cdigo Civil adoo da tese do casamento putativo:

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Art. 1.561. Embora anulvel ou mesmo nulo, se contrado de boa-f por um ou ambos os cnjuges, o casamento, em relao a estes como aos filhos, produz todos os efeitos at o dia da sentena anulatria. 1 Se um dos cnjuges estava de boa-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s a ele e aos filhos aproveitaro. 2 Se ambos os cnjuges estavam de m-f ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis s aos filhos aproveitaro.

4. Pressupostos de Validade do Casamento. 4.1 Capacidade Nbil Art. 1.517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorizao de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto no atingida a maioridade civil. Pargrafo nico. Se houver divergncia entre os pais, aplica-se o disposto no pargrafo nico do art. 1.631. Se houver divergncia entre os pais, o magistrado instado a solucionar a questo, aplicando o art. 1631 do CC, como faz remisso o pargrafo nico do art. 1517 do CC:

Art. 1631. Durante o casamento e a Unio Estvel, compete o Poder Familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro exercer com exclusividade. Pargrafo nico: Divergindo os pais quanto ao exerccio do Poder Familiar, e assegurado a qualquer deles recorrer ao Juiz para soluo do desacordo.

Demais disto, a denegao injusta da autorizao pode ser suprimida pelo magistrado (Art. 1519): Art. 1.519. A denegao do consentimento, quando injusta, pode ser suprida pelo juiz. A autorizao dos responsveis pode ser revogada at o momento da celebrao do matrimnio (Art. 1518).

Art. 1.518. At celebrao do casamento podem os pais, tutores ou curadores revogar a autorizao.

Outrossim, antes dos 16 anos possvel, excepcionalmente, hipteses de casamento, desde que seja: Art. 1.520. Excepcionalmente, ser permitido o casamento de quem ainda no alcanou a idade nbil (art. 1517), para evitar imposio ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

4.2 Impedimentos matrimoniais Os impedimentos trazem hipteses nas quais vedado o casamento. Art. 1.521. No podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil; II - os afins em linha reta; III - o adotante com quem foi cnjuge do adotado e o adotado com quem o foi do adotante; IV - os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive; V - o adotado com o filho do adotante; VI - as pessoas casadas; VII - o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. possvel o casamento entre parentes de 3 grau? E. 98, CJF Art. 1.521, IV, do novo Cdigo Civil: o inc. IV do art. 1.521 do novo Cdigo Civil deve ser interpretado luz do Decreto-Lei n. 3.200/41 no que se refere possibilidade de casamento entre colaterais de 3 grau A oposio dos impedimentos pode acontecer at o momento da celebrao. Art. 1.522. Os impedimentos podem ser opostos, at o momento da celebrao do casamento, por qualquer pessoa capaz. Pargrafo nico. Se o juiz, ou o oficial de registro, tiver conhecimento da existncia de algum impedimento, ser obrigado a declar-lo Os impedimentos, quando verificados, causam a nulidade do casamento (art. 1548, II). Art. 1.548. nulo o casamento contrado: I - pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil; II - por infringncia de impedimento. 4.3 Causas Suspensivas As causas suspensivas esto elencadas no art. 1523 do Cdigo Civil: Art. 1.523. No devem casar: I - o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viva, ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, at dez meses depois do comeo da viuvez, ou da dissoluo da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal;

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Pargrafo nico. permitido aos nubentes solicitar ao juiz que no lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provando-se a inexistncia de prejuzo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cnjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente dever provar nascimento de filho, ou inexistncia de gravidez, na fluncia do prazo. Legitimidade (art. 1524 do CC): Art. 1.524. As causas suspensivas da celebrao do casamento podem ser argidas pelos parentes em linha reta de um dos nubentes, sejam consangneos ou afins, e pelos colaterais em segundo grau, sejam tambm consangneos ou afins. A ocorrncia de causa suspensiva leva como conseqncia a observncia, obrigatria, do regime de separao legal de bens (art. 1641): Art. 1.641. obrigatrio o regime de separao de bens no casamento: I das pessoas que contrarem com inobservncia das causas suspensivas de celebrao do casamento II da pessoa maior de 70 anos III de todos que dependerem, para casar, di o suprimento judicial Como na hora da prova? 02. (DPE_PA_2009/FCC). De acordo com o Cdigo Civil, NO podem se casar (A) o vivo ou a viva que tiver filho do cnjuge falecido, enquanto no fizer inventrio dos bens do casal e der partilha aos herdeiros. (B) o divorciado, enquanto no houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal. (C) os parentes afins em linha colateral. (D) o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. (E) o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto no cessar a tutela ou curatela, e no estiverem saldadas as respectivas contas. Resp.: D 4.4 Anulabilidade do Casamento As causas de anulao esto elencadas a partir do art. 1550 do CC. Art. 1.550. anulvel o casamento: I - de quem no completou a idade mnima para casar; II - do menor em idade nbil, quando no autorizado por seu representante legal; III - por vcio da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento;

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

V - realizado pelo mandatrio, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogao do mandato, e no sobrevindo coabitao entre os cnjuges; VI - por incompetncia da autoridade celebrante. Pargrafo nico. Equipara-se revogao a invalidade do mandato judicialmente decretada. O casamento do qual resulte gravidez no gera anulabilidade, em razo de ser esta uma hiptese na qual se torna desnecessria a autorizao legal (art. 1551 c/c 1520). Art. 1.551. No se anular, por motivo de idade, o casamento de que resultou gravidez. A legitimao para pleitear anulao do casamento do menor de 16 anos do cnjuge menor, representantes legais ou ascendentes (art. 1552). Art. 1.552. A anulao do casamento dos menores de dezesseis anos ser requerida: I - pelo prprio cnjuge menor; II - por seus representantes legais; III - por seus ascendentes. Traz ainda o Cdigo Civil, como hiptese outras de anulao do casamento o Erro Essencial quanto Pessoa, disciplinado nos arts. 1556 e 1557: Art. 1.556. O casamento pode ser anulado por vcio da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto pessoa do outro. Art. 1.557. Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cnjuge: I - o que diz respeito sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado; II - a ignorncia de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportvel a vida conjugal; III - a ignorncia, anterior ao casamento, de defeito fsico irremedivel, ou de molstia grave e transmissvel, pelo contgio ou herana, capaz de pr em risco a sade do outro cnjuge ou de sua descendncia; IV - a ignorncia, anterior ao casamento, de doena mental grave que, por sua natureza, torne insuportvel a vida em comum ao cnjuge enganado. # Questo de Concurso: A impotncia gera anulao do casamento? Casou-se com transexual? Link com Direito da Personalidade e Resp - REsp 1.008.398-SP, Rel. Min. Nancy Andrighi, julgado em 15/10/2009. Quais os prazos para anulabilidade?
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Art. 1.560. O prazo para ser intentada a ao de anulao do casamento, a contar da data da celebrao, de: I - cento e oitenta dias, no caso do inciso IV do art. 1.550; II - dois anos, se incompetente a autoridade celebrante; III - trs anos, nos casos dos incisos I a IV do art. 1.557; IV - quatro anos, se houver coao. 1o Extingue-se, em cento e oitenta dias, o direito de anular o casamento dos menores de dezesseis anos, contado o prazo para o menor do dia em que perfez essa idade; e da data do casamento, para seus representantes legais ou ascendentes. 2o Na hiptese do inciso V do art. 1.550, o prazo para anulao do casamento de cento e oitenta dias, a partir da data em que o mandante tiver conhecimento da celebrao. Como na hora da prova? 05 (TJ/DFT/2007). Assinale a proposio falsa: (A) considerado nulo o casamento celebrado por pessoa que, destituda da competncia exigida na legislao, exera publicamente as atribuies de juiz de casamentos e, nessa condio, tenha feito o registro do ato no Registro civil; (B) mostra-se anulvel o casamento contrado por algum que, no instante do consentimento, revela-se incapaz de assentir ou de manifestar inequivocamente aquele consentimento; (C) afigura-se anulvel o casamento daquele cuja idade mnima para casar no restou implementada; (D) no se enquadra como anulvel o casamento do menor em idade nbil, mesmo que no autorizado por seus representantes legais, se estes houverem, por qualquer modo, assentido na sua aprovao. Resp.: a

5. Eficcia Pessoal: Deveres do Casamento Esto disciplinados no artigo 1566 do CC: Art. 1.566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

5. Eficcia Patrimonial: Regime de Bens Trata-se do estatuto patrimonial do casamento, o qual se inicia com o matrimnio, regido pelos princpios: a) Liberdade de escolha b) Variabilidade c) Mutabilidade
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

a) Liberdade de Escolha - Pacto Antenupcial: Art. 1.653. nulo o pacto antenupcial se no for feito por escritura pblica, e ineficaz se no lhe seguir o casamento.

Art. 1.654. A eficcia do pacto antenupcial, realizado por menor, fica condicionada aprovao de seu representante legal, salvo as hipteses de regime obrigatrio de separao de bens. Art. 1.655. nula a conveno ou clusula dela que contravenha disposio absoluta de lei. Art. 1.640. No havendo conveno, ou sendo ela nula ou ineficaz, vigorar, quanto aos bens entre os cnjuges, o regime da comunho parcial. Pargrafo nico. Podero os nubentes, no processo de habilitao, optar por qualquer dos regimes que este cdigo regula. Quanto forma, reduzir-se- a termo a opo pela comunho parcial, fazendo-se o pacto antenupcial por escritura pblica, nas demais escolhas. b) Variabilidade c) Mutabilidade (art. 1639) Art. 1.639. lcito aos nubentes, antes de celebrado o casamento, estipular, quanto aos seus bens, o que lhes aprouver. 1 O regime de bens entre os cnjuges comea a vigorar desde a data do casamento. 2 admissvel alterao do regime de bens, mediante autorizao judicial em pedido motivado de ambos os cnjuges, apurada a procedncia das razes invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. O NCC, no 2 do art. 1639, permite a mudana do regime de bens, sendo necessrio: a) b) c) d) Pedido conjunto de ambos os cnjuges Procedimento de jurisdio voluntria (no pode haver lide). O juzo competente o juzo de famlia. No pode vim a prejudicar terceiros. Por isso devem publicar editais.

# Questes de Concursos: a) possvel a mudana daqueles regimes referentes a casamentos celebrados na vigncia do CC/ 1916? > Aqueles que vedam a conduta utilizam o fundamento do Art. 2.039 CC.
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Art. 2039. O regime de bens nos casamentos celebrados na vigncia do Cdigo Civil anterior, e o por ele estabelecido. O STJ tem decidido no sentido da possibilidade da mudana do regime de bens para casamentos anteriores em mais de uma oportunidade (RESP 730546 MG), asseverando que o art. 2039 refere-se, em verdade, apenas ao regime supletivo. Alm do mencionado julgado decidiu o STJ (REsp 821.807/PR): Direito civil. Famlia. Casamento celebrado sob a gide do CC/16. Alterao do regime de bens. Possibilidade. - A interpretao conjugada dos arts. 1.639, 2, 2.035 e 2.039, do CC/02, admite a alterao do regime de bens adotado por ocasio do matrimnio, desde que ressalvados os direitos de terceiros e apuradas as razes invocadas pelos cnjuges para tal pedido. - Assim, se o Tribunal Estadual analisou os requisitos autorizadores da alterao do regime de bens e concluiu pela sua viabilidade, tendo os cnjuges invocado como razes da mudana a cessao da incapacidade civil interligada causa suspensiva da celebrao do casamento a exigir a adoo do regime de separao obrigatria, alm da necessria ressalva quanto a direitos de terceiros, a alterao para o regime de comunho parcial permitida. - Por elementar questo de razoabilidade e justia, o desaparecimento da causa suspensiva durante o casamento e a ausncia de qualquer prejuzo ao cnjuge ou a terceiro, permite a alterao do regime de bens, antes obrigatrio, para o eleito pelo casal, notadamente porque cessada a causa que exigia regime especfico. - Os fatos anteriores e os efeitos pretritos do regime anterior permanecem sob a regncia da lei antiga. Os fatos posteriores, todavia, sero regulados pelo CC/02, isto , a partir da alterao do regime de bens, passa o CC/02 a reger a nova relao do casal. - Por isso, no h se falar em retroatividade da lei, vedada pelo art. 5, inc. XXXVI, da CF/88, e sim em aplicao de norma geral com efeitos imediatos. Recurso especial no conhecido. (REsp 821.807/PR, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 19.10.2006, DJ 13.11.2006 p. 261) b) A mudana do regime de bens, autorizada por sentena, tem efeitos ex nunc ou ex tunc? Como na hora da prova? 01. (DPE_SE_2006/CESPE). Acerca do casamento, julgue os itens que se sucedem. A sentena que autoriza a mudana do regime de bens vale como instrumento hbil revogao do pacto antenupcial, passando a produzir efeitos a partir de seu trnsito em julgado. Resp.: Certo. 5.1 Espcies
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

a) comunho universal; b) comunho parcial; c) separao convencional; d) separao legal ou obrigatria; e) participao final nos aquestos. Passa-se a verificao um a um dos regimes. a) Regime Da Comunho Parcial De Bens Ou Regime Supletivo Art. 1.658. No regime de comunho parcial, comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constncia do casamento, com as excees dos artigos seguintes. Art. 1.661. So incomunicveis os bens cuja aquisio tiver por ttulo uma causa anterior ao casamento. Art. 1.662. No regime da comunho parcial, presumem-se adquiridos na constncia do casamento os bens mveis, quando no se provar que o foram em data anterior.

O que no entra (no-comunica) na comunho parcial (art. 1659): Art. 1.659. Excluem-se da comunho: I - os bens que cada cnjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constncia do casamento, por doao ou sucesso, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cnjuges em sub-rogao dos bens particulares; III - as obrigaes anteriores ao casamento; IV - as obrigaes provenientes de atos ilcitos, salvo reverso em proveito do casal; V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profisso; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cnjuge; VII - as penses, meios-soldos (rendimento militar), montepios (penso militar) e outras rendas semelhantes. O que entra (comunicam aquestos) na comunho parcial (art. 1660): Art. 1.660. Entram na comunho: I - os bens adquiridos na constncia do casamento por ttulo oneroso, ainda que s em nome de um dos cnjuges; II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior MEGA SENA EM SSA; III - os bens adquiridos por doao, herana ou legado, em favor de ambos os cnjuges; IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cnjuge STIO DE UM S;
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

10

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cnjuge, percebidos na constncia do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunho SAFRA DO STIO DE UM S.

b) Regime Da Comunho Universal De Bens: Art. 1.667. O regime de comunho universal importa a comunicao de todos os bens presentes e futuros dos cnjuges e suas dvidas passivas, com as excees do artigo seguinte. Bens excludos (no comunicam) da comunho universal (art. 1668): Art. 1.668. So excludos da comunho: I - os bens doados ou herdados com a clusula de incomunicabilidade e os subrogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissrio, antes de realizada a condio suspensiva; III - as dvidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos (presentes de casamento), ou reverterem em proveito comum; IV - as doaes antenupciais feitas por um dos cnjuges ao outro com a clusula de incomunicabilidade ALIANA DE CASAMENTO; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659. Crdito trabalhista entra na comunho (parcial ou universal) ou no? Pela dico do art. 1659, VI e art. 1668, V, os quais determinam que proventos como decorrentes do trabalho pessoa de casa cnjuge no entram, a resposta seria negativa. Porm, vale observar a jurisprudncia contra legem: o STJ tem sustentado que, em caso de separao do casal, crditos trabalhistas devem ser includos na partilha dos bens (ver RESP. 421.801 RS). Entendimento repetido em 19.06.2009. c) Regime Da Separao Convencional De Bens: Neste regime cada conjugue possui patrimnio prprio e separado, podendo administrar livremente os seus bens (art. 1687) Art. 1.687. Estipulada a separao de bens, estes permanecero sob a administrao exclusiva de cada um dos cnjuges, que os poder livremente alienar (independentemente de outorga uxria) ou gravar de nus real. Malgrado a separao, as despesas do casal devem ser custeadas por ambos os cnjuges, na proporo dos seus rendimentos, salvo estipulao em contrrio do pacto antenupcial (art. 1688).

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

11

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Art. 1.688. Ambos os cnjuges so obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporo dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulao em contrrio no pacto antenupcial. Este regime de separao convencional apresenta inconveniente ao reconhecer direito concorrencial da viva/o em face dos descendentes do falecido (art. 1829, I). Art. 1.829. A sucesso legtima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes, em concorrncia com o cnjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunho universal, ou no da separao obrigatria de bens (art. 1.640, pargrafo nico); ou se, no regime da comunho parcial, o autor da herana no houver deixado bens particulares; d) Separao Obrigatria De Bens (art. 1.641) Situaes em que o legislador impe o regime de separao obrigatria. Art. 1.641. obrigatrio o regime da separao de bens no casamento: I - das pessoas que o contrarem com inobservncia das causas suspensivas da celebrao do casamento; II - da pessoa maior de setenta anos; III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. Segundo smula do STF, a separao obrigatria de bens incide nos bens presentes poca do casamento, e no nos aquestos futuros bens adquiridos onerosamente na constncia do casamento (smula 377, STF): Smula 377, STF: no regime de separao legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento. Assim que o STJ, mesmo com a publicao do NCC, continua aplicando a referida smula. Transcreve-se: Incide a smula 377 do STF que, por sinal, no cogita do esforo comum, presumido, neste caso, segundo o entendimento pretoriano majoritria (STJ, 4 T, REsp 154.896/RJ, Rel. Min. Fernando Gonalves. Julgado. 20.11.03) Mesmo entendimento: (STJ, 3 T, REsp 736.627/PR, Rel. Min. Carlos Alberto Menezes Direto. Julgado. 11.04.06) Aplica-se esse regime a unio estvel? DIREITO DE FAMLIA. UNIO ESTVEL. COMPANHEIRO SEXAGENRIO. SEPARAO OBRIGATRIA DE BENS. ART. 258, NICO, INCISO II, DO CDIGO CIVIL DE 1916. 1. Por fora do art. 258, nico, inciso II, do Cdigo Civil de 1916 (equivalente, em parte, ao art. 1.641, inciso II, do Cdigo Civil de 2002), ao casamento de sexagenrio, se homem, ou cinquentenria, se mulher, imposto o regime de separao obrigatria de bens. Por esse motivo, s unies estveis aplicvel a mesma regra, impondo-se seja observado o

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

12

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

regime de separao obrigatria, sendo o homem maior de sessenta anos ou mulher maior de cinquenta. 2. Nesse passo, apenas os bens adquiridos na constncia da unio estvel, e desde que comprovado o esforo comum, devem ser amealhados pela companheira, nos termos da Smula n. 377 do STF. 3. Recurso especial provido. (REsp 646259 / RS. Ministro LUIS FELIPE SALOMO. Quarta Turma. DJ 22/06/2010) e) Participao Final Nos Aquestos Neste novo regime, cada cnjuge possui patrimnio prprio (como no regime da separao), cabendo, todavia, poca da dissoluo da sociedade conjugal, direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento (art. 1672 e 1673). Art. 1.672. No regime de participao final nos aqestos, cada cnjuge possui patrimnio prprio, consoante disposto no artigo seguinte, e lhe cabe, poca da dissoluo da sociedade conjugal, direito metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia do casamento.

Art. 1.673. Integram o patrimnio prprio os bens que cada cnjuge possua ao casar e os por ele adquiridos, a qualquer ttulo, na constncia do casamento. Pargrafo nico. A administrao desses bens exclusiva de cada cnjuge, que os poder livremente alienar, se forem mveis. No entram no patrimnio comum (art. 1674): Art. 1.674. Sobrevindo a dissoluo da sociedade conjugal, apurar-se- o montante dos aqestos, excluindo-se da soma dos patrimnios prprios: I - os bens anteriores ao casamento e os que em seu lugar se sub-rogaram; II - os que sobrevieram a cada cnjuge por sucesso ou liberalidade; III - as dvidas relativas a esses bens. Pargrafo nico. Salvo prova em contrrio, presumem-se adquiridos durante o casamento os bens mveis. Como na hora da prova? 05. (DPE_PA_2009/FCC). No regime matrimonial de participao final dos aquestos: a) H presuno juris et de jure de que os bens mveis foram adquiridos durante o casamento. b) se no houver conveno antenupcial admitindo a livre disposio dos bens imveis particulares, nenhum dos cnjuges poder alien-los sem a anuncia do outro. c) sobrevindo a dissoluo da sociedade conjugal, apurar-se- o montante dos aqestos, incluindo-se, na soma dos patrimnios prprios, as dvidas relativas a esses bens. d) se um dos cnjuges vier a pagar dbito do outro, utilizando bens de seu patrimnio, o valor desse pagamento, sem atualizao monetria, dever ser imputado, na data da dissoluo, meao do outro consorte. e) as dvidas de um dos cnjuges, quando superiores sua meao, obrigam ao outro ou a seus herdeiros.
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

13

CARREIRAS JURDICAS 2011


Luciano Figueiredo lucianolimafigueiredo@yahoo.com.br Aula 03 E 04

Resp.: b 03 (TJ/AL/2008). No que diz respeito disciplina do regime de bens no casamento, assinale a opo correta. A) Em inovao trazida pelo Cdigo Civil de 2002, existe a possibilidade legal de o cnjuge que se sinta prejudicado ante a postura perdulria do outro ajuizar ao visando alterao do regime de bens da comunho parcial para a separao absoluta. B) Desde que por motivos relevantes e mediante instituio por pacto antenupcial, o incio do regime de bens pode ocorrer antes da data de celebrao do casamento. C) Os regimes de bens esto estabelecidos no Cdigo Civil em numerus clausus, de forma que no pode haver combinao entre eles para a formao de regime misto ou diverso dos demais. D) No regime da participao final dos aquestos, integram o patrimnio prprio de cada cnjuge tanto os bens que possua ao casar quanto os adquiridos na constncia do casamento, a qualquer ttulo. E) Se, no regime da comunho parcial de bens, no for possvel comprovar a data de aquisio de um automvel, haver presuno de que tenha sido adquirido antes do casamento. Resp.: D

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | 30350105

14

Vous aimerez peut-être aussi