Vous êtes sur la page 1sur 6

Substncias qumicas so molculas, que podem ser representadas por frmulas, como a gua, H2O.

As substncias qumicas so formadas porelementos qumicos, ou seja, aqueles que integram a tabela peridica.Analisando-se o exemplo da prpria gua, tem-se que, tanto o Hidrogniocomo o Oxignio, esto na tabela peridica, nas famlias 1 e 8, respectivamente. A substncia qumica pode ser formada por tomos do mesmo elemento qumico, como o O2, ou oxignio, que chamada substncia simples, ou por elementos qumicos diversos, como o cido sulfrico, H2SO4, chamadasubstncia composta.

Caractersticas das Substncias Qumicas


Todas possuem a unidade de sua estrutura (molculas) iguais entre si; possuem composio e caractersticas fixas, no h alterao da temperatura durante os processos de mudana de estado fsico (como fuso e ebulio); sua composio fixa garante que podem ser representados com frmulas. Chama-se alotropia quando o mesmo elemento qumico pode originar substncias diferentes. Isso muito comum com o Carbono, mas tambm pode ocorrer com outros elementos, como o Oxignio, nas formas de O2, parte do ar disponvel na atmosfera e O3 (oznio). A diversidade de elementos qumicos pode ser arranjar de formas complexas ou simples, criando milhares de substncias qumicas com propriedades completamente diferentes. So chamadas substncias puras aquelas que possuem as mesmas molculas em toda a sua composio, ainda que estas molculas sejam formadas por tomos diferentes. As substncias com molculas diferentes so chamadas compostas ou misturas. Muitas vezes, a mistura de substncias gera outra substncia se existir reao qumica, mas pode no haver formao de substncia qumica diversa da original, caracterizando apenas uma substncia composta. Um exemplo a mistura de gua (H2O) e Cloreto de Sdio (NaCl), que gera apenas a gua salgada. Alm disso, h tambm o conceito de homogeneidade e heterogeneidade. A mistura de substncias qumicas ser homognea quando sua aparncia demonstrar a mesma caracterstica, como, por exemplo, a mistura de gua e lcool. O mesmo no se pode dizer de uma mistura com gua e areia. Algumas misturas, durante a fuso, mantm um comportamento de substncias simples, uma vez que sua temperatura no se altera durante o processo. Essas so chamadas misturas eutticas.

Exemplos:
NaCl. cloreto de sdio. o sal de cozinha. CH3COOH. cido actico. o vinagre. H2CO3. cido carbnico. gs dos refigerantes. NaOH. hidrxido de sdio. soda custica. H2O2. dixido de hidrognio. gua oxigenada.

Separao de Misturas
A separao de misturas em substncias simples pode ser realizada atravs dos seguintes procedimentos:

y y y y y y y y y y y

Peneirao: usada entre dois slidos de tamanhos diferentes. Exemplo: Pedra e areia. Levigao: usada entre slidos heterogneos atravs da mistura de um deles gua. Centrifugao: atravs da utilizao de uma centrifuga, que agiliza a decantao. Decantao: quando houver substncias com diferentes densidades. Uma delas se deposita no fundo do recipiente e pode ser retirada. Dissoluo fracionada: pode ser utilizada quando um dos componentes da misture solvel em lquido. Depois de dissolvida uma das partes, a outra filtrada e o restante evaporado. Destilao simples: quando h temperaturas de ebulio distintas. Destilao fracionada: semelhante destilao simples, mas no vidro h diversos obstculos que retm as partes da mistura aos poucos. Catao: separao manual de slidos diferentes. Flotao: usada para separar slidos de densidade diferentes. Enquanto um deles afunda, o outro permanece na superfcie. Fuso fracionada: quando as substncias qumicas possuem pontos de fuso diferenciados, uma delas aquecida e separada. Sublimao: a passagem de solido para gs que algumas substncias qumicas podem sofrer, com o aquecimento adequado.

Alm disso, ainda possvel fazer a separao magntica ou a separao por filtragem. Fontes: CPV EDITORA. Ensino Mdio 1a srie Fascculo 1. CPV: So Paulo. 2003.

Reacao quimica
Uma reao qumica uma transformao de determinados compostos qumicos chamados reagentes noutros compostos qumicos chamados produtos, com conservao dos elementos qumicos inciais. Isto significa que, numa reao qumica, h apenas rearranjo das ligaes entre elementos, havendo conservao dos elementos iniciais e por isso conservao de massa. As reaes qumicas so transformaes da estrutura fina da molcula. Tais reaes podem juntar duas molculas para construir uma maior, quebrar uma molcula para produzir duas menores ou, por troca de tomos, constituir duas novas molculas. Nas reaes qumicas, as ligaes qumicas so criadas ou rompidas.

exemplos:reao de Oxidao da palha de ao (bombril) Palha de ao + Oxignio --> ao oxidado Reao de oxidao de uma maa cortada. Quando se corta uma maa, e a deixa exposta, ela comea a ficar escura, isto devido a sua oxidao. Reao de saponificao

Algumas donas de casa, realizam esta reao qumica para a produo do sabo caseiro. Os ingredientes usados so: Gordura; Soda Custica; gua e Cinzas. Preparao de um caf. Quando se faz um caf, usando acar, gua, e p de caf, realiza-se uma reao qumica, onde o produto final o caf. Combusto de gasolina em um carro Quando a gasolina reage com o oxignio do ar produz dixido de carbono (CO2), gua (H2O) e a energia que utilizada para fazer com que o carro entre em movimento Combusto do gs de cozinha Gs Butano reage com o oxignio produzindo dixido de carbono, gua e energia (fogo) atomos e moleculas

O que um tomo ?
Todas as substncias so feitas de matria e a unidade fundamental da matria o tomo. O tomo constitui a menor partcula de um elemento. O tomo composto de um ncleo central contendo prtons (com carga positiva) e nutrons (sem carga). Os eltrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do ncleo em diferentes trajetrias imaginrias chamadas rbitas.

O que um Elemento ?
Elemento uma substncia feita de tomos de um tipo. Existem cerca de 82 elementos que ocorrem naturalmente e cerca de outros 31 elementos criados artificialmente como listados na Tabela Peridica.

O que Nmero Atmico e Peso Atmico ?


y

Nmero Atmico de um elemento o nmero de prtons no ncleo de um tomo. Como tomos so eletricamente neutros, o nmero de prtons igual ao nmero de eltrons. Peso Atmico (eu massa atmica relativa) de um elemento o nmero de vezes que um tomo daquele elemento mais pesado que um tomo de hidrognio. O peso atmico do hidrognio tomado como sendo a unidade [1]. Nmero de Massa of an element is the sum of the number of protons and neutrons in the nucleus of an atom.

Os elementos esto arranjados em ordem crescente de nmero atmico (juntamente com suas massas atmicas) em uma tabela chamada Tabela Peridica.

O que uma Molcula ?


Uma molcula formada quando tomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molcula a menor partcula de uma substncia que pode normalmente existir de maneira independente. Exemplos:
y y

Dois tomos de oxignio se combinam para formar uma molcula de oxignio [O2]. Um tomo de carbono se combina com dois tomos de oxignio para formar uma molcula de dixido de carbono [CO2].

O que um Composto ?
Um composto formado quando tomos ou molculas de diferentes elementos se combinam. Em um composto, os elementos esto quimicamente combinados em uma proporo fixa. Exemplos:
y y

Hidrognio e oxignio so combinados na proporo fixa de 2:1 para formar o composto gua [H2O]. Carbono e oxignio so combinados na proporo fixa de 1:2 para formar o composto dixido de carbono [CO2].

QUMICA - 5. Introduo estrutura atmica


Muitos materiais, quando atritados em outros, ficam eletrizados > adquirem carga eltrica. Cargas eltricas de sinais diferentes se atraem e cargas eltricas de sinais iguais se repelem. A matria possui uma natureza eltrica. O ar no conduz corrente eltrica= isolante eltrico. Quando submetidos a baixas presses, os gases tornam-se condutores eltricos. O cientista JOSEPH JOHN THOMSON (INGLS 1856-1940) encontrou partculas menores que o tomo, com carga netativa: ELTRON. Caa omodelo de Dalton. Agora sabia-se que o tomo DIVISVEL. A carga eltrica do tomo seria nula. Mais tarde foi descoberta a partcula 1836 vezes mais pesada que o eltron, com carga eltrica positiva: PRTON. Thomson introduziu a natureza eltrica da matria. Os tomos apresentam um raio dez a cem mil vezes maior que seus ncleos. Assim, o modelo de Ernest RUTHERFORD (1871-1937) ou "modelo planetrio" o modelo atmico mais recente: - o tomo no macio;

- a maior parte da massa do tomo se encontra no NCLEO, dotado de carga eltrica positiva, onde esto os prtons; - na regio ao redor do ncleo (ELETROSFERA) esto os eltrons, mais leves que prtons. - o raio do tomo muitssimo maior que o raio do ncleo. Em 1932 JAMES CHADWICK descobriu o NUTRON: localiza-se no ncleo, sem carga eltrica, massa muito prxima do prton. NMERO ATMICO (Z) o nmero de prtons presentes no ncleo de um tomo : 6C NMERO DE MASSA (A) a soma do nmero de prtons (Z) e de nutrons (N) presentes no ncleo de um tomo: A=Z+N. Nas reaes qumicas, os acontecimentos estudados pelos qumicos esto relacionados a alteraes que ocorrem na eletrosfera dos tomos, no no ncleo. o nmero de prtons no se modifica durante as reaes, pois este nmero determina as propriedades qumicas do tomo. Por isso, hoje, ELEMENTO QUMICO o conjunto de tomos que possuem o mesmo nmero de prtons, isto , o mesmo nmero atmico. ISTOPOS so dois ou mais tomos que possuem mesmo nmero atmico (Z) e diferentes nmeros de massa (A). ISBAROS so dois ou mais tomos que possuem mesmo nmero de massa (A) e diferentes nmeros atmicos (Z). ISTONOS so dois ou mais tomos que possuem mesmo nmero de nutrons (N) e diferentes nmeros atmicos (Z) e de massa (A). Istopos sempre pertencem ao mesmo elemento qumico, pois possuem o mesmo Z. Quando um tomo est ELETRICAMENTE NEUTRO, ele possui prtons e eltrons em igual nmero. Quando um tomo eletricamente neutro perde ou recebwe eltrons, transforma-se em ON. Se recebe eltrons > on negativo > ANIO Se perde eltrons > on positivo > ction. Obs.: a alterao ocorre na eletrosfera, no no ncleo.

A ONDA no transporta matria, somente energia. FREQUNCIA o nmero de oscilaes por unidade de tempo, expressa em hertz (Hz): oscilaes por segundo. Chamamos de ONDAS MECNICAS aquelas ondas que, como o som, necessitam de um meio material para se propagar. No se propagam no vcuo.

As ONDAS ELETROMAGNTICAS no necessitam de um meio material para se propagar. Conseguem se propagar no vcuo. Ex. a luz, de rdio, tv, microondas. A velocidade da onda eletromagntica no vcuo 3,0 x 108 ,/s. Quanto maior for a frequncia de uma onda, maior ser a energia transportada. As ondas de luz colorida transportam diferentes quantidades de energia, dependendo da cor. Modelo atmico de NIELS BOHR (1885-1962): - Os eltrons nos tomos movimentam-se ao redor do ncleo em trajetrias circulares, chamadas de CAMADAS ou NVEIS. - Cada um desses nveis possui um valor determinado de energia. - No permitido a um eltron permanecer entre dois desses nveis. - Um eltron pode passar de um nvel para outro de maior energia, desde que absorva energia externa. Quando isso ocorre, dizemos que o eltron foi excitado e que ocorreu uma TRANSIO ELETRNICA. - A transio de retorno do eltron ao nvel inicial se faz acompanhar da liberao de energia na forma de ondas eletromagnticas. Este modelo chamado tambm de modelo RUTHERFORD-BOHR. impossvel ter absoluta certeza da posio de um eltron em um tomo. Essa incerteza levou ao "Princpio da Incerteza de HEISENBERG" (Werner Heisenberg 1901-1976). Os nveis de energia so formados por subdivises: SUBNVEIS => s, p, d, f, g. Cada subnvel comporta um certo nmero mximo de eltrons: s-2 p-6 d-10 f-14... Os eltrons procuram distribuirem-se nos subnveis de menor energia, desde que haja lugar disponvel: ESTADO FUNDAMENTAL.

Tabela peridica
A tabela peridica dos elementos qumicos a disposio sistemtica dos elementos, na forma de uma tabela, em funo de suas propriedades. So muito teis para se preverem as caractersticas e tendncias dos tomos. Permite, por exemplo, prever o comportamento de tomos e das molculas deles formadas, ou entender porque certos tomos so extremamente reativos enquanto outros so praticamente inertes. Permite prever propriedades como eletronegatividade, raio inico, energia de ionizao.

O restante consulte o livro

Vous aimerez peut-être aussi