Vous êtes sur la page 1sur 15

Captulo 3 Grupo como apoio social

"A um homem nada se pode ensinar. Tudo o que podemos fazer ajud-lo a encontrar as coisas dentro de si mesmos." Galileu

3.1 A experincia da vivncia grupal


Existem vrias teorias de grupo, chamadas de grupoterapias, estudadas por vrias correntes da Psicologia. Entre elas, pode-se citar a teoria psicanaltica, com Freud e Bion; Pichon Rivire, com os grupos operativos; uma vertente mais sociolgica, com Kurt Lewin; Moreno, com psicodrama, entre outros. Existem, portanto, estudos voltados para a macro-sociologia e a Psicologia, que abordam os grandes grupos, e a micropsicologia, com o estudo dos pequenos grupos (Zimerman, 1997). Interessa, neste trabalho, focalizar algumas noes bsicas dos grupos e suas caractersticas, j que o foco desta pesquisa so os grupos voltados para a Promoo da Sade. Um grupo formado por um conjunto de pessoas, a comunidade formada por um conjunto de grupos, e a sociedade o conjunto interativo de vrias comunidades. Mills define grupo como: "unidades compostas de duas ou mais pessoas que entram em contato para determinado objetivo, e que consideram significativo o contato e representam no apenas microsistemas, mas so tambm, fundamentalmente, microcosmos de sociedades mais amplas." (1970: 13) Outra definio, bastante conhecida, a de Olmsted que entende grupo como: "uma pluralidade de indivduos que esto em contato uns com os outros, que se consideram mutuamente e que esto conscientes de que tm algo significativamente importante em comum." (1970 apud Braghirolli, et al., 1999: 122). Segundo Zimerman (1997), todo ser humano gregrio por natureza, existindo em funo dos seus relacionamentos. Como diz Osrio (1997), a interao entre os membros de um grupo o fenmeno que centraliza a atividade de qualquer agrupamento humano. Os seres humanos nascem e pertencem a um primeiro grupo que a famlia nuclear; depois, passam a estabelecer outros grupos, como o da escola, trabalho, crculo social, entre outros.

importante fazer a distino entre grupo e agrupamento. Para ser considerado um grupo, preciso que exista, entre as pessoas, uma interao social e algum tipo de vnculo, pode-se dizer que a passagem da condio de um agrupamento para a de um grupo, consiste na transformao de interesses comuns para a de "interesses em comum" (Zimerman, 1997:28). Para exemplificar um agrupamento, podemos pensar numa fila de nibus, onde as pessoas esto com interesse comum de pegar o nibus, mas no possuem nenhum vnculo entre si. Dessa forma, para que seja caracterizado um grupo preciso que:
y y

Os integrantes estejam reunidos em torno de um interesse comum; No grupo, o "todo maior do que as partes" (como numa Gestalt), ou seja, um grupo se constitui como uma nova identidade sendo mais do que apenas o somatrio dos seus membros; preciso que se mantenham discriminadas as identidades individuais, de forma que as pessoas mantenham a sua individualidade e no virem uma massa indiscriminada; preciso que haja alguma forma de interao afetiva entre os membros do grupo, ou seja, que seja estabelecido algum tipo de vnculo entre os integrantes; inerente formao de um grupo a presena de um "campo grupal dinmico", onde transitam fantasias e ansiedades. Assim, pode-se defini-lo: "o campo composto por mltiplos fenmenos e elementos do psiquismo e, resulta que todos esses elementos, tanto os intra como os intersubjetivos, esto articulados entre si, de tal modo que a alterao de cada um deles vai repercutir sobre os demais, em uma constante interao entre todos" (Zimerman, 1997:29).

Em todo grupo se forma o chamado "Campo grupal" (Zimerman, 1997), um campo onde fenmenos circulam. Zimerman (1997) descreve seis fenmenos importantes que definem o campo grupal:
y

A ressonncia, que um fenmeno comunicacional, onde a fala trazida por um membro do grupo vai ressoar em outro, transmitindo um significado afetivo equivalente, e assim, sucessivamente. O fenmeno do espelho, conhecido como galeria dos espelhos, onde cada um pode ser refletido nos, e pelos outros; o que nada mais , do que a questo da identificao, onde o indivduo se reconhece sendo reconhecido pelo outro, e assim vai formando a sua identidade; A funo de "continente", ou seja, o grupo coeso exerce a funo de ser continente das angstias e necessidades de cada um de seus integrantes.

O fenmeno da pertencncia, chamado por Zimerman de vnculo do reconhecimento, que " o quanto cada indivduo necessita, de forma vital, ser reconhecido pelos demais do grupo como algum que, de fato, pertence ao grupo. E tambm alude necessidade de que cada um reconhea o outro como algum que tem o direito de ser diferente e emancipado dele" (1997: 39); A discriminao, que a capacidade de fazer a diferena entre o que pertence ao sujeito e o que do outro; ou seja, diferenciar entre fantasia e realidade, presente e passado, entre o desejvel e o que possvel naquele momento, etc. A comunicao, seja ela verbal ou no-verbal fenmeno essencial em qualquer grupo onde mensagens so enviadas e recebidas, podendo haver distoro e reaes da parte de todos os membros do grupo.

Zimerman (1997) classifica ainda, dois tipos de grupos, segundo o critrio de finalidade, em operativos e psicoterpicos. Em relao aos grupos operativos, a sua sistematizao foi feita por Pichon Rivire desde 1945, que definiu grupo operativo como "um conjunto de pessoas com um objetivo em comum" (apud Bleger, 1993:55). Como diz Bleger (1993), os grupos operativos trabalham na dialtica do ensinar-aprender; o trabalho em grupo proporciona uma interao entre as pessoas, onde elas tanto aprendem como tambm so sujeitos do saber, mesmo que seja apenas pelo fato da sua experincia de vida; dessa forma, ao mesmo tempo em que aprendem, ensinam tambm. Assim: "o ser humano est integralmente includo em tudo aquilo em que intervm de tal maneira que quando existe uma tarefa sem resolver h, ao mesmo tempo, uma tenso ou conflito psicolgico, e quando encontrada uma soluo para um problema ou tarefa, simultaneamente fica superada uma tenso ou um conflito psicolgico" (Bleger, 1993:62). Os grupos operativos abrangem quatro campos: 1. Ensino-aprendizagem: cuja tarefa essencial o espao para refletir sobre temas e discutir questes, pode-se exemplificar com os "grupos Balint" nos hospitais, com objetivo de trabalhar a relao mdico-paciente mais satisfatria, e os "grupos de reflexo" que sero abordados mais adiante. 2. Institucionais: grupos formados em escolas, igrejas, sindicatos, promovendo reunies com vistas ao debate sobre questes de seus interesses.

3. Comunitrios: utilizados em programas voltados para a Promoo da Sade Mental, por exemplo, grupo de gestantes e de crianas, onde profissionais no-mdicos so treinados para a tarefa de integrao e incentivo a capacidades positivas. 4. Teraputicos: como o nome j diz, objetiva a melhoria da situao patolgica dos indivduos, tanto a nvel fsico quanto psicolgico, que seriam os grupos de auto-ajuda, Alcolicos Annimos, etc. ( Zimerman, 1997:76) Os grupos psicoterpicos, Zimerman denomina-os para "formas de psicoterapia que se destinam prioritariamente, aquisio de insights, notadamente, dos aspectos inconscientes dos indivduos e da totalidade grupal" (1997:78); que seriam os chamados grupoterapias, com abordagens diversas como a psicanaltica, a teoria sistmica, a abordagem cognitivo-comportamental e a psicodramtica. Para maiores informaes de essas abordagens ver Zimerman (1997). importante ressaltar, ainda, que tanto o grupo operativo pode propiciar um beneficio psicoterpico, quanto os grupos psicoterpicos se utilizam do enfoque dos grupos operativos. J que "os grupos de ensino no so diretamente teraputicos, mas a tarefa da aprendizagem implica em terapia; toda aprendizagem bem realizada e toda educao sempre, implicitamente, teraputica" (Bleger, 1993:63). E ainda, "pensar equivale a abandonar um marco de segurana e ver-se lanado numa corrente de possibilidades (Bleger, 1993:65). Braghirolli (1999), estudando o comportamento e a formao dos grupos, coloca a necessidade que existe nas pessoas de participar dos mesmos, levantando a seguinte indagao: "Por que as pessoas se renem em grupos?". As pesquisas demonstram que o ser humano nasce com necessidades sociais e que a participao nos grupos tem inteno de satisfaz-las. A teoria das necessidades pessoais, de Schultz, coloca que "as pessoas no se integraro em um grupo se ele no trouxer a satisfao de certas necessidades fundamentais que so: necessidade de incluso, necessidade de controle e necessidade de afeio." (apud Braghirolli, et al., 1999: 128). A necessidade de incluso definida como a necessidade de se sentir integrado, valorizado, aceito totalmente pelos demais; a "necessidade de controle" pode ser entendida como a necessidade de estabelecer, para si mesmo, quais so as suas responsabilidades e as dos outros. O indivduo precisa sentir-se totalmente responsvel pelo grupo, seus objetivos, estrutura, funcionamento e progresso; e a "necessidade de afeio", que descrita como a necessidade que aparece depois das duas necessidades anteriores, e que representa o desejo de ser valorizado, de ser percebido como insubstituvel pelo grupo. Seria o desejo secreto de todos os indivduos, como participantes de um grupo. O indivduo quer ser, ao mesmo tempo, valorizado por sua competncia e aceito como pessoa (Braghirolli et al.; 1999).

O estudo dos grupos interessante porque existe, atualmente, uma proliferao de espaos de convivncias para idosos, ou os chamados "grupos de terceira idade", que se fazem presentes em universidades pblicas, em centros de sade, em rgos privados como o SESC, em espaos culturais e religiosos. Atualmente, a sociedade busca esses espaos, como forma de engajar e reintegrar os idosos ao meio social. Debert estuda esses novos espaos, que trabalham com a temtica do envelhecimento na atualidade, os denominado de "formas de gesto da velhice" (1999:30). So formas que procuram entender o dilogo entre as representaes do envelhecimento e as prticas voltadas para um envelhecimento saudvel ou bem-sucedido; formas estas, ocupadas pelos diversos programas voltados para a terceira idade, ou para o pblico idoso. Debert (1999) chama a ateno para o contexto, onde se d o surgimento dos grupos de convivncia e as universidades, voltadas ao atendimento ao idoso. Os grupos surgem num contexto, onde uma nova linguagem aparece para tratar os velhos e aposentados, linguagem esta onde: "Terceira idade substitui a velhice; a aposentadoria ativa se ope aposentadoria; o asilo passa a ser chamado de centro residencial, o assistente social de animador e a ajuda social ganha nome de gerontologia. Os signos do envelhecimento so invertidos e assumem novas designaes: "nova juventude", "idade do lazer". Da mesma forma invertem-se os signos da aposentadoria, que deixa de ser um momento de descanso e recolhimento para tornar-se um perodo de atividade e lazer." (Debert, 1999: 61) O que se observa, que existe uma preocupao, nesse novo contexto, que extrapola o problema econmico e inicia uma problematizao ao redor da integrao do idoso na sociedade, populao antes tida como marginalizada. Os grupos surgem, ento, para dar conta desse novo contingente que comea a aparecer e se fazer presente na sociedade. Visa-se, nesta dissertao, enfocar a discusso sobre grupos que tenham como direcionamento a Promoo da Sade, ou seja, que objetivem a melhoria da qualidade de vida dos idosos. Neri define qualidade de vida na velhice, qualidade esta onde "envelhecer satisfatoriamente depende do delicado equilbrio entre as limitaes e as potencialidades do indivduo, o qual lhe possibilitar lidar, em diferentes graus de eficcia, com as perdas inevitveis do envelhecimento" (1993:13).

3.2. Apoio social e Rede social no espao grupal


Parte-se do pressuposto, que os grupos de encontro, que se pretende utilizar como campo de investigao para esta pesquisa, se configura como grupos de apoio social. Definir apoio social no tarefa fcil, na medida em que existem vrios significados na bibliografia referendada. Arrosi (1993) cita Paykel (1993) que coloca em questo a prpria terminologia "apoio", j que esta traz implcita a existncia de um benefcio; e Brugha (1993) define apoio social como "aqueles aspectos das relaes sociais que se pensam terem um efeito benefcio para a sade fsica e mental" (apud Arrosi, 1993:26). Outra questo importante, em relao a este conceito, so as variveis pelas quais o apoio social pode ser analisado. Segundo Arrosi (1993), os pesquisadores definem apoio social segundo dois tipos: A) Apoio emocional, que referente ajuda emocional, tais como carinho, afeto, estima valor, etc; B) Apoio instrumental, referente ajuda material, ajuda informacional, etc. Para Arrosi (1993), devido s mltiplas definies de apoio social, este no se constitui como um conceito universal. preciso defini-lo segundo o contexto em que est sendo analisado, levando-se em conta os fatores culturais e socioeconmicos, os programas de interveno e as iniciativas comunitrias de cada sociedade; e ainda, a maneira como esses fatores determinam o significado de apoio social. Aqui, se utiliza a seguinte definio de Apoio Social como sendo: "qualquer informao, falada ou no, e/ou auxlio material oferecidos por grupos e/ou pessoas, com os quais teramos contatos sistemticos, que resultam em efeitos emocionais e/ou comportamentos positivos. Trata-se de um processo recproco, ou seja, que gera efeitos positivos tanto para o sujeito que recebe como tambm para quem oferece o apoio, permitindo que ambos tenham mais sentido de controle sobre suas vidas. Desse processo se apreende que as pessoas necessitam uma das outras." (Minkler, 1993 apud Valla, 1998:156) Minkler (1985), estudando a relao entre apoio social e envelhecimento, coloca que existem trs eventos estressores, no processo de envelhecer: o luto, a aposentadoria e a realocao involuntria. Segundo essa autora, tanto o apoio social como o senso de controle so elementos chaves, para se entender a natureza e a intensidade do impacto desses eventos estressores na velhice.

Esses eventos so situaes caracterizadas pela perda de suporte social. O problema maior, nas pesquisas que estudam suporte social e envelhecimento, est na dificuldade em se determinar, se a evidncia do resultado de sade funo do efeito "buffering", ou se a presena (ou ausncia) de um suporte social mnimo, que est em jogo para manter a sade e a auto-estima (1985: 202). Vrios estudos, sobre mortalidade e luto, demonstram elevado ndice de mortalidade, nas pessoas, acima de 50 anos, nos seis meses aps a viuvez (Parkes, Benjamin and Fitzgerald 1969 apud Minkler, 1985:203). Em relao ao segundo evento estressor, que a aposentadoria, Minkler chama ateno para a necessidade de se levar em conta se a pessoa teve controle sobre a mesma; no caso, se a aposentadoria voluntria ou no, e o tempo em que esse evento ocorre no ciclo de vida. Minkler cita um estudo longitudinal, feito por Wans (1982), sobre a relao entre aposentadoria e seu efeito na sade. Nesse estudo, constatado que a aposentadoria, por si, no tem efeito significante no status da sade, porm, observado um efeito sinrgico na aposentadoria, em combinao com outros eventos de vida; pontuando a importncia de se ter uma viso da aposentadoria como efeito relevante, junto com outros estressores na sade. Nesse estudo, tambm se observa, que a rede social no apresenta efeito direto na sade, mas que ela aparece, como tendo um efeito negativo direto no montante das mudanas e experincias de vida. Em relao ao terceiro evento estressor, a realocao involuntria, Minkler (1985) ressalta, que apesar deste evento ocorrer menos nas pessoas mais velhas do que nas jovens, estudos indicam, que a realocao no planejada ou involuntria apresenta efeitos negativos na sade das pessoas idosas (Lawton, 1980; Kasl & Rosenfield, 1980 apud Minkler, 1985: 209). Minkler (1985) afirma que o apoio social a varivel contextual, que fornece a melhor viso, para mediar os estudos sobre os efeitos dos maiores estressores de vida, na sade das pessoas mais idosas. O apoio social tem, ainda, sua contribuio, no sentido de "criar uma sensao de coerncia da vida e de controle sobre a mesma, o que, por sua vez, afeta o estado de sade das pessoas de uma forma benfica" (Cassel, 1976 apud Valla, 1998:156). Como diz Valla, as pessoas ao terem menor oportunidade de participar no processo de tomada de decises, podem gerar um sentimento de falta de controle e conseqentemente, afetar a sua morbidade e mortalidade (Minkler, 1985 apud Valla, 1999). E ainda, "uma sensao de no poder controlar sua prpria vida juntamente com a sensao de isolamento podem ser relacionados com o processo sade-doena." (Valla, 1999:10). Este autor segue discutindo sobre educao popular, sade e apoio social, na atual conjuntura, e faz um alerta, para a necessidade dos servios de sade, de contemplarem as necessidades socais da populao, sendo preciso para isso, levar em conta o que as pessoas pensam sobre seus problemas e para as

solues que buscam, de forma espontnea. Nesse ponto, apoio social faz a interseo com a questo do empoderamento: "Se de um lado, o apoio social oferece a possibilidade de realizar a preveno atravs da solidariedade e do apoio mtuo, de outro, oferece tambm uma discusso para os grupos sociais sobre o controle do seu prprio destino e autonomia das pessoas perante a hegemonia mdica, atravs da "nova" concepo do homem como uma unidade." (Tognoni, 1991; Valla 1997b apud Valla, 1999: 12). Refletindo sobre isso, pode-se transpor essa idia para pensar os grupos voltados para a Promoo da Sade, como estratgias ou espaos, onde possa se dar essa escuta, para as necessidades das pessoas. Os grupos devem se configurar, como espaos onde as pessoas possam falar sobre seus problemas, e buscar solues, conjuntamente com os profissionais, de forma que a informao circule, da experincia tcnica vivncia prtica das pessoas que adoecem. Diz-nos Valla, "um envolvimento comunitrio, pode ser um fator psicossocial significante na melhoria da confiana pessoal, da satisfao com a vida e da capacidade de enfrentar problemas. A participao social pode reforar o sistema de defesa do corpo e diminuir a suscetibilidade doena." (1999: 10). Um conceito diretamente relacionado com o de apoio social o conceito de cuidado. O apoio pressupe o cuidado. Boff (1999), em seu livro "Saber Cuidar", afirma que o cuidado algo que se encontra na raiz de todo o ser humano; algo que faz parte da constituio humana. Como nos diz Boff: "o ser humano um ser de cuidado, mais ainda, sua essncia se encontra no cuidado. Colocar cuidado em tudo o que projeta eis a caracterstica do ser humano" (1999: 35). Para o envelhecimento, o cuidado de fundamental importncia. O cuidado o antdoto, para o abandono de muitos idosos. O indivduo, quando vai avanando no tempo, vai se tornando mais vulnervel a doenas, e muitas vezes podem precisar de cuidados. Mas o cuidado, no uma atitude s para os enfermos e os idosos, uma atitude universal. Durante toda a vida, o ser humano foi cuidado, principalmente no incio do seu desenvolvimento (primeira infncia). Quando adquire um grau maior de independncia, passa a ser cuidador, a ser o sujeito que oferece cuidados: cuidados com os filhos, com a casa, etc. Assim, Boff (1999) coloca que a definio de cuidado contm em si, dois significados: um significado relacionado com o cuidado com o outro, que a atitude de zelo, de ateno para com o outro; e um significado de preocupao, de inquietao do prprio sujeito que cuida, porque se sente envolvido com o outro. Dessa forma: "o cuidado o permanente companheiro do ser humano. Quer dizer: o cuidado sempre acompanha o ser humano porque este nunca deixar de amar e

de se desvelar por algum (primeiro sentido), nem deixar de se preocupar e de se inquietar pela pessoa amada (segundo sentido)." (Boff, 1999: 92). O ser humano um ser que tem sentimentos, inclusive isso que o diferencia da mquina. a capacidade de envolver-se, de afetar e ser afetado pelo outro, que o torna humano. esse sentimento, que se chama cuidado e se situa na lgica do afeto. O cuidado pressupe uma relao, e essa relao no deve ser de domnio sobre o outro, mas de convivncia. O cuidado se d na "interao e comunho" (Boff, 1999: 96). a partir do cuidado com o outro, que o ser humano desenvolve a dimenso de alteridade, de respeito, valores fundamentais da experincia humana. Assim, o cuidado se d numa relao afetiva, e engloba o modo de ser do ser humano, em seus laos afetivos. "Dar centralidade ao cuidado no significa deixar de trabalhar e de intervir no mundo. Significa renunciar vontade de poder que reduz tudo a objetos, desconectados da subjetividade humana. Significa recusar-se a todo despotismo e a toda dominao. Significa impor limites obsesso pela eficcia a qualquer custo. (...) significa colocar-se junto ao p de cada coisa que queremos transformar para que ela no sofra, no seja desenraizada de seu habitat e possa manter as condies de desenvolver-se e co-evoluir junto com seus ecossistemas e com a prpria Terra (...)." (Boff, 1999: 102). Outro conceito, muitas vezes confundido com o de apoio social, o conceito de Rede Social, com particular interesse para este trabalho. Segundo Arrosi (1993), a considerao da rede social, como uma medida do apoio, ainda algo controverso. OReilly (1993) defende, que o apoio social, e o efeito de sua proviso, uma funo da rede social do indivduo; e apesar da rede social ter uma dimenso interativa e estrutural, que pode afetar o apoio social recebido, estas no so em si mesmas aes do apoio social, nem so necessariamente indicadores de condutas de apoio (apud Arrosi, 1993:27). Sadoum (1991) define rede social de uma pessoa, como o conjunto de relaes humanas, que tem um impacto duradouro na vida de uma pessoa; como por exemplo, o grupo de outros significativos, aos quais os indivduos vm aos poucos, e que formam um sistema de apoio natural. A rede social opera, mobilizando recursos pessoais, e permite aos indivduos, que necessitam ajuda atenuar a sua carga emocional e melhorarem sua capacidade de defesa (apud Arrosi, 1993). Desse modo, pode-se dizer que o apoio se constitui em um pano de fundo, e a rede social atua mais como uma teia de relaes sociais, que rodeiam o indivduo, onde o apoio pode fluir ou no. O conceito de rede social definido por diversos autores como Lewin, Moreno, Barnes, Bott entre outros (Sluzki, 1997). Porm, interessa, principalmente,

neste trabalho, a definio de "rede social significativa ou rede social pessoal" (Sluzki, 1997:37), porque diferencia da definio de rede social, que em um nvel mais macro, compe o universo relacional do indivduo. Sluzki define rede social pessoal como: "a soma de todas as relaes que um indivduo percebe como significativas ou que define como diferenciadas da massa annima da sociedade. Essa rede corresponde ao nicho interpessoal da pessoa e contribui substancialmente para seu prprio reconhecimento como indivduo e para a sua auto-imagem." (Sluzki, 1997:41) Nessa rede esto includas todas as relaes do indivduo, divididas em famlia, amizades, relaes de trabalho ou escolares e relaes comunitrias (Sluzki, 1997). Outro ponto importante no trabalho de Sluzki a definio das funes da rede. A rede social teria como principais funes:
y y

A companhia social, que se refere realizao de atividades conjuntas, ou simplesmente o estar juntos; O apoio emocional, que se refere aos intercmbios que conotam uma atitude emocional positiva, clima de compreenso, simpatia, empatia, estmulo e apoio; o poder contar com a ressonncia emocional e a boa vontade do outro; Guia cognitivo e conselhos, como as interaes destinadas a compartilhar informaes pessoais ou sociais, esclarecer expectativas e propiciar modelos de papis; A regulao social, que permite interaes, que lembram e reafirmam responsabilidades e papis, neutralizam os desvios de comportamentos, que se afastam das expectativas coletivas, permitem uma dissipao da frustrao e da violncia, e favorecem a resoluo de conflitos; Ajuda material e servios, que proporcionam colaborao especfica, com base em conhecimento de especialistas, ou ajuda fsica, incluindo os servios de sade; Acesso a novos contatos, se refere abertura de portas, para a conexo com pessoas e redes, que at ento no faziam parte da rede social do indivduo.

(Sluzki, 1997: 49-53). Nesse sentido, pode-se dizer que o apoio social flui atravs da rede social, quando ela desempenha uma das suas funes. Existem vrios estudos epidemiolgicos, que fazem a correlao positiva entre rede social e sade (Holmes, 1956; Tilman e Hobbs, 1949; Gore, 1973; apud Sluzki, 1997: 68).

Sluzki (1997) aponta, a partir de sua investigao da relao entre rede social e sade, que: "a pobreza relativa de relaes sociais constitui um fator de risco para a sade comparvel ao fumar, presso arterial elevada, obesidade e a ausncia de atividade fsica. Esse esboo de direcionalidade da correlao entre rede e sade possui importantes implicaes clnicas assim como para o planejamento da sade pblica." (1997:69). Ao examinar-se a evoluo do mapa da rede social, durante o ciclo de vida, observam-se trs fatores que ocorrem no envelhecimento, e que causam impacto na rede social pessoal: 1. Reduo dos vnculos existentes, por morte, ou enfraquecimento dos seus membros, o que vai causar uma retrao da rede social; 2. Menos oportunidade para renovao da rede social, assim como menos motivao para estabelecer novos vnculos;

3. Maior dificuldade para a manuteno da rede social, devido diminuio da mobilidade e da acuidade sensorial, reduzindo as habilidades e o interesse em expandir a rede. (Sluzki, 1997:117) Com isso, as pessoas idosas tendem a reduzir os seus contatos sociais e seus vnculos, ficando cada vez mais recolhidas s relaes familiares. Um aspecto importante que com a diminuio da vida social das pessoas, muitas vezes, devido aposentadoria, desaparecem tambm os vnculos com as pessoas da mesma gerao, e isso provoca um enfraquecimento do apoio da histria pessoal, "muitas das lembranas de acontecimentos - voc lembrase de... - simplesmente se esvaecem com o desaparecimento das pessoas que os compartilham e com as quais se podem falar disso." (Sluzki, 1997:118). Sluzki (1997) chama a ateno para a depresso, quadro clnico muito freqente na velhice, como resultado da solido; da perda de papis; de lembranas e de funes; e, conseqentemente, da identidade e da imagem que a pessoa faz de si. Ainda este autor define uma viso evolutiva da rede social, que teria a seguinte seqncia: uma curva de ascenso nos primeiros anos de vida, at a idade adulta, pela incorporao de novos vnculos adquiridos na escola, namoro, trabalho, festas; seguida de um perodo de estabilidade, com o casamento, filhos e trabalho; e por fim, uma retrao, na qual as relaes vo se extinguindo, pela morte de amigos e parentes, pela aposentadoria, pela sada dos filhos de casa.

3.3. O Grupo de Encontro de Idosos


O Projeto de Valorizao do Envelhecer - PROVE, sediado no Instituto de Neurologia Deolindo Couto - INDC da UFRJ; como o nome j diz um trabalho que objetiva a valorizao do processo de envelhecimento, atravs do desenvolvimento de um trabalho Interdisciplinar, de carter acadmicoassistencial, articulando ensino-pesquisa-extenso-assistncia a partir de parcerias com diferentes instncias da UFRJ. O PROVE aberto a todas as pessoas acima (ou em torno) dos 60 anos, de ambos os sexos, que pertenam comunidade vicinal da Praia Vermelha e seus arredores, e que queiram estar com outras pessoas da mesma idade, aprendendo e ensinando, atravs de grupos direcionados Promoo da Sade. O grupo de encontro do PROVE tem como objetivo oferecer aos idosos, um espao para se trabalhar, junto com eles, temticas ligadas ao processo de envelhecimento; e tem como metodologia de trabalho, a utilizao de palestras de Orientao para a Sade. Existe ainda, como mtodo onde se desenvolve um trabalho de educao em sade, a conscientizao enquanto prtica de libertao, segundo a pedagogia de Paulo Freire (1980). A conscientizao pressupe a "prxis humana", ou seja, a relao entre ao e reflexo, que "implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo" (Freire, 1980:26). A conscientizao exatamente lanar um olhar crtico sobre os fenmenos; " a dialetizao dos atos de denunciar a estrutura desumanizante e de anunciar a estrutura humanizante" (1980:27). Nestes grupos, opera-se, ainda, a informao-reflexo, que tem como objetivo a conscientizao dos idosos, para a construo positiva do processo de envelhecer, objetivando a autonomia positiva. Para isso, preciso estar em sintonia com o que Freire (1980) chama de Educao Libertadora. Esta visa libertar as pessoas dos preconceitos que enrijecem as atitudes e as crenas, acerca de si mesmo e do mundo. Freire, pertinentemente, afirma: "a conscientizao o olhar mais crtico possvel da realidade, que a ds-vela para conhec-la e para conhecer os mitos que enganam e que ajudam a manter a realidade da estrutura dominante" (1980: 29). Bleger, nos fala do grupo enquanto lugar de aprendizagem afirmando que: "o processo de aprendizagem funciona no grupo (...), no no sentido de que tudo consiste em tirar de cada um o que j tem de dentro de si, mas no sentido de que o grupo que cria seus objetivos e faz suas descobertas atravs da ativao daquilo que existe em cada ser humano de riqueza e experincia, ainda que pelo simples fato de viver" (1993:66). Dentro deste grupo de encontro do PROVE, realizada uma vez por ms, a atividade de Orientao para a Sade" onde so ministradas palestras,

baseadas no programa do Ministrio da Sade "Viva Bem a Idade que Voc Tem". A essa cartilha so acrescentados materiais obtidos, atravs de pesquisa bibliogrfica, de forma a adicionar temas afins aos expostos na cartilha. Esta atividade tem por objetivo a informao em sade, que definida como sendo "toda forma de conhecimento relacionada produo, gesto e disseminao de informaes que possam ser utilizados para solucionar ou amenizar problemas de sade de um indivduo ou de um grupo de indivduos promovendo a melhoria da qualidade de vida" (1). Segundo Silva Bezerra (1999), a informao tambm vista como uma representao social da realidade, sendo necessria a participao ativa do usurio, na sua produo. Desta maneira, a informao exerce uma funo estratgica na gesto de sade, tornando-se um dos principais recursos a contribuir para a elevao de padres da qualidade da sade em geral, objetivando ajudar numa melhor utilizao dos recursos humanos. Pode-se refletir, sobre o grupo como espao para a educao. Educao, esta, como um processo de transformao do sujeito. A educao transformadora aquela que propicia ao sujeito uma apropriao do conhecimento. Segundo Moraes (2), a informao s til e produtiva quando o sujeito se apropria dela. Deste modo, enfoca-se, neste trabalho, a educao do ponto de vista de Freire (1987) como a educao libertadora, no-alienante. Freire afirma que no se pode pretender libertar os homens se a educao alienante. "A libertao autntica, que a humanizao em processo, no uma coisa que se deposite nos homens. No uma palavra a mais, oca, mitificante. uma prxis, que implica a ao e a reflexo dos homens sobre o mundo para transform-lo." (1987:67). Com relao ao processo de aprendizagem, Davini (1994) coloca a implicao do sujeito na produo de mudanas, afirmando: "se o pensamento e a ao esto conectados, se necessrio produzir mudanas nos modos de pensar e perceber que orientam as prticas, a questo de mudana subjetiva no aleatria, so nossa teorias (como teorias internalizadas) as que determinam aquilo que vemos e so nosso modelos mentais que muitas vezes representam barreiras a aprendizagem. No se trata de ignorar a presena da "realidade objetiva", mas de reconhecer a primazia do sujeito na produo do sentido da experincia" (apud Ribeiro e Motta, s/d:07). Davini aborda, ainda, o processo de aprendizagem, como um processo ativo do sujeito. Segundo ela, a aprendizagem no se processa em um determinado momento como um abrir e fechar os olhos; pelo contrrio, requer um tempo, no qual o sujeito "investigue ativamente aplicando suas formas de conhecer e aproximando-se cada vez mais da matriz interna do assunto, em um processo

de idas e vindas de reflexo e ao." (1994: 32). Assim, na medida em que se concebe o processo de aprendizagem, enquanto um processo de reflexo e ao, ocorre a dinmica da aprendizagem que se apresenta como: "este processo, de ao assimiladora e de aproximao sucessiva, sempre se inicia a partir da primeira viso que o sujeito tem do assunto, viso altamente carregada de costumes e tradies. Mas nem sempre tais costumes e tradies sero eliminados durante o processo. Muitas se transformaro, enriquecidas pelo novo contedo a ser assimilado; outras permaneceram, na medida em que no entrem em contradio com o que foi aprendido. A viso baseada em costumes e tradies se transformar na medida em que o educando sinta necessidade, a partir de sua prpria reflexo e busca ativa durante o processo. E, assim que, a cada momento de aproximao ao fundamental do assunto, o sujeito construir ativamente novas regulaes, ou melhor dizendo, novos comportamentos cada vez mais ajustados ao objeto em questo. Construindo gradualmente sua prpria sntese modificar sua prpria ao prtica abandonando os comportamentos anteriores. Assim, no avanar isoladamente no conhecimento, mas haver tido oportunidade de avanar em seus prprios esquemas de assimilao pelo exerccio de ao intelectual." (apud Ribeiro e Motta, s/d:32) Deste modo, a informao educativa promotora de mudanas, envolve programas que se desenvolvem em diferentes ambientes que contm as populaes alvo. O planejamento de grupos, com o objetivo da informao-reflexo, , portanto, baseado nas necessidades especficas, que emergem desses ambientes; e todos eles precisam da colaborao de um especialista, sendo seu relacionamento direto com os indivduos, que j freqentam ou venham a freqentar determinados grupos, inseridos em projetos. Esses grupos tm como objetivo contribuir para o alcance de melhores nveis de sade da populao focalizada. Esta atividade, de Orientao em Sade, desenvolvida nos grupos informativos-reflexivos, como o grupo do Prove. Atravs da informao, se discutem as questes que surgem, sempre remetendo ao envelhecimento. importante ressaltar, que o grupo do PROVE no tem um carter teraputico, a priori, mas, como se trabalha na linha dinmica, acredita-se que ele tenha um efeito teraputico, obtido a partir da interao das pessoas e da reflexo de questes.

Nessa linha, nesse grupo que, profissionais e estagirios, trabalham junto aos idosos o gerenciamento democrtico do projeto; momento onde se discutem as atividades, que esto sendo desenvolvidas, e onde so ouvidas as propostas de atividades dos usurios. De acordo com o grupo, se faz a escolha do melhor horrio, do melhor dia para que a atividade acontea, garantindo assim, a adeso dos idosos nas atividades. Ainda nesse gerenciamento, so discutidas, junto com os idosos, as questes operacionais de andamento do projeto, como por exemplo, as questes institucionais, como: dificuldade de lugar, atrasos, falta de profissionais, greve, entre outros assuntos; de modo que essas questes no venham comprometer o desempenho do trabalho. Dessa forma, as palestras ministradas nessa atividade, tem por objetivo fazer a conexo entre sade e condies de vida, atravs do acesso a informaes pertinentes ao processo de envelhecer, e se configuram, portanto, como um veculo para a "desnaturalizao" - desmistificar preconceitos concebidos como naturais - ligados ao envelhecimento, tais como: "velho intil", "velho no faz sexo", "velho sinnimo de doena". Nesse sentido, a cartilha do "Viva bem a idade que voc tem" pode ser pensada como: "um instrumento que vem a contribuir com as prticas educativas em sade, sendo subsdio para os profissionais, pois sem a construo de um novo saber, o trabalho em sade no alcana os objetivos desejados - as doenas continuam atingindo a populao, fazendo-nos perguntar qual a eficcia e finalidade de nossa atuao como profissionais em defesa da sade e da vida." (Valla, 1993:30). Deste modo, estas informaes, contidas na cartilha, esto sendo promotoras de mudana na atitude desses idosos, para um modo mais saudvel, no seu processo existencial. Isto porque, atravs das informaes dadas nas palestras de orientao para a sade, possvel, s pessoas idosas, aprenderem a vivenciar melhor suas capacidades e limites frente ao envelhecimento e se proporem a mudar suas atitudes diante desse fato. Notas: (1) Informaes retiradas do site: MORAES, I.H.S & MURAT, M. Informaes em sade. Junho de 2000. <http// www.ensp.fiocruz.br/ infosade> (2) Anotaes da aula "Aspectos Genealgicos da Informao em Sade". Prof.a. Illara Moraes. Disciplina : "Informao e Informtica em Sade" do Mestrado em Sade Publica. Maio de 2000.

Vous aimerez peut-être aussi