Vous êtes sur la page 1sur 19

1

A Identificao dos Arranjos Produtivos Locais: uma Anlise sobre sua Constituio no Contexto Regional e Nacional
Fernando Schiavetto schia@terra.com.br Mestrando em Administrao pela Universidade Paulista UNIP Professor de Administrao da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Carlos Alberto Alves calves@uninove.br Mestre em Administrao pela Universidade Paulista UNIP Professor de Administrao da Universidade Nove de Julho - UNINOVE Resumo Este trabalho pretende analisar aspectos relevantes no processo de formao de um APL Arranjo Produtivo Local, observando as principais caractersticas, funes e objetivos desse tipo de organizao em rede. Para melhor entendimento do assunto so apresentados tambm os propsitos da criao de um APL, os conceitos subjacentes extrados da literatura e os trs passos que conduzem formao desse tipo de rede de negcios: identificao de uma vocao regional para a formao de um APL, preparao das aes para a formao do APL e a realizao do projeto do APL. Mediante a anlise de informaes fornecidas por instituies de fomento e apoio a pequenas e mdias empresas e de instituies de pesquisas nessa rea foi possvel constatar quais so os principais pontos de interesses e as expectativas dos participantes que se integram num projeto desse tipo, assim como a relao com os sistemas produtivos locais voltados para a inovao e desenvolvimento tecnolgico. Palavras-chave: Arranjos Produtivos Locais; Arranjos Inovativos Locais; Redes de Empresas; Cluster.

A Identificao dos Arranjos Produtivos Locais: uma Anlise sobre sua Constituio no Contexto Regional e Nacional
1. Introduo O mundo est em constante mudana e as empresas so causa e efeito desse processo de permanente transformao. O processo de globalizao, no s mundial, mas tambm em termos do ambiente nacional, ao mesmo tempo em que traz benefcios para a economia tambm pode sufocar as organizaes de mdio e pequeno porte que operam em mercados regionais. Est se tornando muito difcil competir e sobreviver sem ganhos de escala produtiva que s as grandes corporaes conseguem obter. A percepo e o reconhecimento desta situao preocupante para um setor significativo na atividade econmica do pas, reacenderam a necessidade do desenvolvimento de novas estratgias voltadas para a promoo e o desenvolvimento scio-econmico regional, despertando nas autoridades governamentais, assim como nas associaes de classe empresariais um maior interesse na atuao das Pequenas e Mdias Empresas. Assim, esto sendo implementadas polticas pblicas, tecnolgicas e industriais que estimulem o crescimento e conseqentemente a sustentabilidade das empresas de pequeno e mdio porte, moldadas base de cooperao por relacionamentos interorganizacionais e de postura gerencial estratgica e competitiva. Estas medidas propostas objetivam o desenvolvimento produtivo baseado em vocao regional, j considerada uma vantagem competitiva por Porter (1998), em uma economia globalizada muitas vantagens competitivas dependem de fatores locais; por isso ganham importncia as concentraes geogrficas de empresas. Desta forma a formao de redes e alianas de empresas com o objetivo de alcanar um maior grau de competitividade num determinado ramo da indstria, tem se constitudo num processo adotado em muitas regies do pas. Tambm fazem parte de programas oficiais e recebem apoio de rgos governamentais, do Servio Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e congregam institutos de pesquisa, instituies financeiras de fomento pesquisa e associaes comerciais, industriais, locais e regionais. O sistema denominado APL Arranjo Produtivo Local uma das formas de associao de empresas que melhor reflete essa tendncia e cujos resultados tm atendido o interesse de todos os elementos envolvidos.

2. O Arranjo Produtivo Local As primeiras noes sobre concentrao territorial de empresas surgiram embrionariamente nos estudos do economista clssico Alfred Marshall, que em 1925 publicou o livro Principles of Economics, onde relatou a existncia de pequenas empresas que formaram um conglomerado territorial em mbito local na Inglaterra. Atravs de um sistema de complementaridade de operaes, esse sistema de produo criou tambm um ambiente propicio para desenvolvimento de novos negcios e ampliao da atuao do conglomerado (HOFFMANN; MORALES, 2006). A partir da dcada de 70, a concentrao de empresas de pequeno porte em uma determinada regio comeou a ser identificada e estudada na Europa, especialmente na Itlia com o surgimento de aglomeraes de empresas de um nico produto, denominadas de distritos industriais, que chamaram a ateno de pesquisadores pela alta eficincia demonstrada (GOLDSTEIN; TOLEDO, 2006). O modelo implantado na Itlia, por exemplo, e que foi denominado de Terceira Itlia, tornou-se conhecido como uma das experincias bem sucedidas por ter consolidado o exemplo mais paradigmtico e freqentemente recorrido como modelo de sucesso deste novo padro de organizao espacial de atividades produtivas. Este tipo de anlise ressalta os possveis ganhos de eficincia proporcionados pela especializao produtiva de empresas localizadas em uma mesma regio geogrfica, atribuindo particular importncia a institucionalidades subjacente s relaes entre agentes econmicos e indutores de colaborao implcita e explcita entre elas (GURISATTI, 1999). Posteriormente, na dcada de 80, ocorreu a concentrao de empresas de alta tecnologia no Vale do Silcio, Califrnia USA, que consolidou a utilizao do modelo como uma estratgia adequada para pequenos empreendimentos, mas de elevada capacidade tecnolgica. Nesse mesmo perodo, o interesse para a formao de redes interorganizacionais de cooperao tcnica e gerencial no Brasil, foi estimulado pelo Governo Federal, principalmente atravs dos programas de apoio Pequena e Mdia Empresa (PME) administrados pelo SEBRAE e conveniados com rgos financiadores e de pesquisa. O SEBRAE considera que APL um aglomerado de empresas localizadas dentro de um mesmo territrio, que apresentam especializao produtiva e que mantm algum vnculo de articulao, interao, cooperao e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associaes empresariais, instituies de crdito e instituies de ensino e pesquisa, principalmente Universidades. Segundo Suffi (2002), a experincia de diversos

clusters bem sucedidos, como o Silicon Valley na Califrnia, e a Terceira Itlia, demonstram que, geralmente, estes clusters tm surgido espontaneamente e que medida que os mesmos evoluem e se fortalecem, comum o surgimento de instituies responsveis pela estruturao de mecanismos de suporte e pela definio de diretrizes para o desenvolvimento comum das atividades. Para o BNDES, um dos agentes envolvidos no processo, APL uma concentrao geogrfica de empresas e instituies que se relacionam em um setor particular e que inclui, em geral, fornecedores especializados, universidades, associaes de classe, instituies governamentais e outras organizaes que provm educao, informao, conhecimento e ou apoio tcnico e entretenimento (BNDES, 2003). APL tambm entendido e classificado como um cluster por diversos autores, uma vez, que a conceituao de cluster encontrada na literatura (SANTOS; CROCCO; LEMOS, 2002; LASTRES; CASSIOLATO; MACIEL, 2003; KREUZ; SOUZA; CUNHA, 2003) se refere a uma aglomerao de empresas de pequeno porte numa determinada regio geogrfica e organizadas para obter vantagem competitiva frente s corporaes de maior porte ou dos concorrentes diretos que atuam individualmente. Apesar da semelhana na conceituao de APL e cluster, existe uma diferenciao entre esses dois modelos de rede, a qual pode ser encontrada na prpria finalidade de um APL que a de produo, ao passo que um cluster pode estar voltado para outro tipo de negcio, como o comrcio ou prestao de servios. No mbito do conceito de Rede de Negcios, a existncia de um APL tambm considerada para alguns autores, um cluster industrial. Goldstein e Toledo (2006) ao discutir a formao de cluster, consideram que:
Trata-se de um aglomerado de empresas, de um modo geral de pequeno e mdio porte, situadas em uma mesma regio geogrfica e com a mesma especializao setorial, organizadas de modo a obter vantagens competitivas em comparao aos seus concorrentes que atuam individualmente. H outras denominaes que costumam ser usadas para definir clusters, como arranjos produtivos locais e distritos industriais. Alguns autores no diferenciam clusters de APLs. (Goldstein e Toledo, 2006)

Portanto, um APL somente poder ser caracterizado pela identificao ou existncia de um expressivo nmero de empresas que exercem uma atividade produtiva principal numa regio delimitada geograficamente e que apresente alguma caracterstica relacionada ao propsito da existncia do arranjo. Alm disso, se faz necessrio observar o potencial scioeconmico dessa regio, procurando-se avaliar pontos importantes como postos de trabalho, gerao de renda, perspectivas e potencial de crescimento, diversificao ou concentrao de

atividades fabris e comerciais e prestao de servios acessrios e de apoio s atividades-fins do arranjo. O APL uma das formas encontradas por pequenas organizaes para fazerem frente concorrncia, organizando-se em comunidades empresariais e conseqentemente expandindo suas fronteiras, tanto do ponto de vista territorial quanto econmico de negcios. Visam maior competitividade mediante a agregao de valor aos produtos e a criao de uma base slida de inovao e desenvolvimento produtivo, que permita a todos os envolvidos participarem do crescimento e da expanso dos negcios, inclusive com a exportao consorciada da produo de cada participante.

3. Arranjos Produtivos Locais no contexto de uma Rede de Negcios Um aspecto que tambm deve ser considerado ao se estudar a configurao de um APL, se refere tnue linha divisria do entendimento de Rede de Negcios e APLs, com a incluso dos Sistemas Produtivos e Inovativos Locais. Um APL reconhecido pela sua atuao em um territrio como um campo de foras, um emaranhado de inter-relaes, ou seja, uma rede de relaes sociais e comerciais, que tem como propsito a projeo em um determinado espao, caracterizando-se portanto como uma rede de negcios. Desta forma, segundo definio do SEBRAE, um APL tambm um territrio onde a dimenso construtiva econmica por definio, apesar de no se restringir a ela. Ao conceituar Redes de Negcios, Kwasnicka (2006) destaca que, nas redes organizacionais, as relaes colaborativas devem superar a percepo da competitividade, transformando a concorrncia em parceria e introduzindo novos papis e novas formas de gerenciamento. Efetivamente, encontramos nessa definio a caracterstica fundamental de um APL que a estrutura em forma de rede, transformando a concorrncia em parceira e desenvolvendo uma forma nica de gerenciamento com a introduo de um novo fator de cooperao nas relaes de negcios. Todavia, o aspecto mais importante a conscientizao de que isoladamente cada um dos integrantes dessa rede no poderia aspirar a uma participao segura e crescente no mercado em que atua. Reunidos em torno de um APL, podem se tornar um grupo suficientemente forte para pelo menos participar da competio com os supostos lderes de mercado e conseguirem melhorar a exposio de seus produtos e de suas marcas.

Ainda conforme Amaral Filho (2002), os arranjos incluem elementos estruturantes comuns a redes de empresas no que diz respeito ao capital social, representado pelo acmulo de compromissos sociais construdos pelas interaes sociais em uma determinada localidade; a estratgia coletiva de organizao da produo, refletora de decises coordenadas entre produtores, sobre quem vai produzir, o que e como produzir; a estratgia coletiva de mercado, ao refletir decises para se atingir os mercados potenciais; e a articulao polticoinstitucional, constituinte do mecanismo pelo qual o ncleo produtivo se relaciona com as organizaes pblicas e privadas responsveis pelas polticas de desenvolvimento das PME. O fator concorrencial o aspecto crtico para o empreendedor que tem condies gerenciais e tcnicas para expandir o seu negcio, mas no tem capacidade de penetrar num mercado, mesmo que ainda pouco explorado. Kwasnicka (2006) refora esse aspecto ao afirmar que:
[...] a aplicao dos conceitos de rede no contexto do atual ambiente de negcios, decorre de duas premissas bsicas; a primeira refere-se ao constante e crescente aumento da concorrncia e competitividade empresarial e a outra, ao fato de que as empresas atuando de forma isolada no tm condies de obter as devidas capacidades de sobrevivncia e desenvolvimento.

Portanto os participantes de um APL buscam na sobrevivncia, uma forma de se relacionarem produtivamente e nesta relao no trafega somente tcnicas produtivas, tecnologia e matria-prima, mas um relacionamento interempresarial onde se trocam informaes, conceitos, estratgias e uma ampla base de conhecimento e de sinergia Outro ponto de convergncia apresentado na justificativa do SEBRAE para promover a formao de APLs:
[...] ao estimular processos de desenvolvimento, preciso ter em mente que qualquer ao neste sentido deve permitir a conexo do arranjo com os mercados, a sustentabilidade por meio de um padro de organizao que se mantenha ao longo do tempo, a promoo de um ambiente de incluso de micro e pequenos negcios em um mercado com distribuio de riquezas, e a elevao de capital social por meio da promoo e a cooperao entre os atores do territrio.

Logicamente, h distino em alguns casos dos atores em um ambiente de formao de Rede de Negcios e de um APL, o que por si s no descaracteriza esta semelhana. Da mesma forma que ocorre em uma rede, um APL tambm promove a unio e a participao de vrias empresas que se fortalecem e ganham competitividade frente concorrncia, utilizando-se de vantagens junto a fornecedores na obteno de recursos financeiros atravs de linhas especiais de financiamento e desenvolvimento de tecnologia junto aos Institutos de Pesquisa.

No que tange aos propsitos, da mesma forma que a concepo de rede, os APLs tambm so criados com o cunho social-econmico de sustentabilidade e de ganho em escala. Todavia o aspecto que pode fazer a diferena entre a estratgia de rede e os APLs, reside justamente na facilidade com que as empresas de uma rede convencional podem tambm participar de outras redes distintas; no caso de um APL, esta flexibilizao no possvel em funo das caractersticas de agrupamento e integrao dependente entre os parceiros. Assim, podemos concluir que os APLs formam uma rede de cooperao entre empresas, potencialmente concorrentes, cuja finalidade e os meios utilizados so os mesmos que uma Rede de Negcios. Ocorre que no caso especfico de um APL, geralmente as empresas so de um mesmo segmento e no caso da Rede de Negcios, cada participante contribui com a sua especialidade ou com uma atividade especfica num dos elos de uma cadeia produtiva ou de negcios. Porm todos buscam nessa unio, criar vantagem competitiva, colocar seus produtos no mercado, ter acesso s inovaes tecnolgicas e ganhar dinheiro.

4. Sistemas Produtivos e Inovativos Locais So conjuntos de agentes econmicos, polticos e sociais, localizados em um mesmo territrio, desenvolvendo atividades econmicas correlatas e que apresentam vnculos expressivos de produo, interao, cooperao e aprendizagem. Os Sistemas Produtivos e Inovativos Locais, geralmente incluem empresas produtoras de bens e servios finais, fornecedores de equipamentos e outros insumos, prestadores de servios, cooperativas, associaes de empresrios e empreendedores e as instituies de apoio voltadas formao e treinamento de recursos humanos, informao, pesquisa e desenvolvimento, engenharia, promoo e financiamento. Efetivamente, um Sistema Produtivo e Inovativo Local se caracteriza como uma rede de negcios e atua de forma muito prxima a uma rede de cooperao tecnolgica, onde a formao de empreendedores e a criao de novos negcios tambm so aspectos considerados e relevantes na sua constituio. Logicamente, o propsito fundamental da rede est centrado no processo de inovao, gerao de conhecimento e na manuteno de um centro incubador de empresas, onde a permanncia dos participantes transitria e com prazo determinado.

Nesse contexto, podemos considerar que um Sistema Produtivo e Inovativo Local uma evoluo de um APL, onde o desenvolvimento tecnolgico e o conhecimento so aspectos enfatizados. Kwasnicka (2006) ao abordar novas formas organizacionais, esclarece trs pontos importantes: (1) que o desgaste gerado em busca dessa supremacia absoluta sobre fornecedores, provedores de recursos financeiros, tecnologia e atendimento ao cliente levou a modificar a viso de negcio; (2) a busca de melhor tecnologia de produo tambm deixou de ficar entre quatro paredes, dando espao para entrada de diferentes ncleos de pesquisa; (3) as informaes deixaram de ser privilgio e passaram a ser necessidade, com viso sociolgica, participativa.

5. Identificando um Arranjo Produtivo Local A identificao de um APL e a avaliao do seu potencial econmico, tem sido utilizada para mapeamento do setor em termos da sua capacidade de suprir a demanda por um determinado produto, para a sua efetiva contribuio no aumento das exportaes ou substituio competitiva de importaes e alm da potencialidade de mercado, a capacidade de gerao de trabalho e renda. Para esse fim, so utilizadas ferramentas de anlises estatsticas que permitem encontrar a aglomerao de empresas de um mesmo setor. A Redesist, que um ncleo de pesquisas do Instituto de Economia da UFRJ, dedicado a estudos sobre APLs, promoveu em 2006 o Seminrio: Indicadores do Conhecimento de APLs. Nesse evento, foram apresentados trabalhos dirigidos para a identificao, conhecimento e medidas de avaliao de APLs analisados por esse ncleo. Para os organizadores do Seminrio, a noo de APLs tem sido utilizada tanto para melhor se compreender as caractersticas e dinmica do novo paradigma produtivo, quanto para orientar polticas pblicas. Para tanto necessria a construo de indicadores que possam captar as dimenses no encontradas nas estatsticas tradicionais, baseadas em divises territoriais e setoriais. Um dos trabalhos apresentados no Seminrio, discorreu sobre a metodologia para a identificao de APLs potenciais, utilizando dados secundrios fornecidos pelo IBGE e Ministrio do Trabalho, a qual permitisse estabelecer indicadores da especializao produtiva, da participao relativa nacional e do peso da estrutura industrial local (GROCCO et al., 2006). Para medir a especializao produtiva foi construdo o quociente locacional (QL) da indstria, assim configurado:

onde:

Empregos do Setor i na Regio j Empregos Total da Indstria na Regio j Empregos do Setor i no Brasil Empregos Total na Indstria no Brasil E cuja proposta medir no nmero de empregos de um setor em determinada regio. Para complementar a utilizao do QL foi empregado no estudo o ndice HirschmanHerfindahl modificado (HHm) que serve para comparar o peso do setor estudado de uma determinada regio, com o peso deste setor nacionalmente e com o peso do setor industrial da regio no total do pas.

No segundo indicador apontado na pesquisa, a participao relativa nacional do setor no emprego total do setor no pas, foi utilizada a seguinte equao:

Os trs indicadores juntos nos fornecem parmetros necessrios para elaborao do ndice de Concentrao (IC), demonstrado pela equao:

Em que , e so os pesos setoriais dos indicadores (GROCCO et al., 2006). Segundo dados da pesquisa apresentada no seminrio, cada indicador leva um peso especfico, que por sua vez leva em conta a participao dos mesmos na explicao do potencial de formao de APLs que as unidades geogrficas apresentam setorialmente. Deve ser ressaltado que uma informao importante divulgada no Seminrio para a utilizao dos ndices acima descritos, que vrias metodologias utilizam o municpio ou a microrregio como unidade bsica de referncia. No entanto, isso apresenta um problema, pois um APL

10

pode compreender mais que um municpio e pode ser maior que a cidade-sede, mas ser menor que a microrregio ou at mesmo compreender em seu interior cidades de microrregies distintas. Para evitar este problema, a econometria espacial foi utilizada, buscando assim superar a dicotomia municpio versus microrregio. Assim, obtm-se pesos especficos para cada indicador que levam em conta a participao dos mesmos na explicao do potencial de formao de APLs que as unidades geogrficas apresentam setorialmente. Com isso possvel determinar se a transbordamento entre APLs, ou seja, se o ndice de Concentrao de um APL de uma determinada cidade influencia de algum modo o ndice de Concentrao em municpios vizinhos e detecta se h correlao ou no. A metodologia desenvolvida neste estudo nos oferece uma dimenso de anlise para a avaliao da existncia ou no de um APL, e qual o seu peso dentro do segmento industrial setorizado. Procura tambm mostrar a correlao entre emprego, industrializao local e outras variveis que influenciam a competitividade scio-econmica de um municpio e a sua capacidade de gerenciar recursos de forma a transformar estas oportunidades em infraestrutura. Uma vez identificado o APL, se faz necessrio o aprofundamento da anlise, buscando pontos de destaque convergentes em vantagem competitiva e de identificao dos arcos e ns que integram esta Rede de Negcios atravs de inter-relaes entre unidades empresariais. Do ponto de vista da estratgia empresarial, Porter (1985) considera a existncia de trs tipos gerais de inter-relaes possveis entre unidades empresariais: inter-relao tangvel, interrelao intangvel e inter-relao entre concorrentes. Logicamente, vamos nos ater a terceira opo de inter-relao que provm da competio entre rivais, mas que, no entanto esto ligados e entrelaados de forma que a ao de uma afeta a outra, sendo quase certo que todos se expandem para uma nica direo. Ainda segundo esse autor, a identificao das inter-relaes entre concorrentes torna maior a importncia da explorao das inter-relaes tangveis e intangveis, porque as atividades compartilhadas podem ser aperfeioadas com o know-how ganho em atividades similares nas outras unidades. Desta forma a identificao e a implementao de um APL requerem tambm a possibilidade de coordenao destas inter-relaes, onde cabe ao agente impulsionador conectar os pontos desta rede interna e desenvolver o esprito de cooperao entre os

11

envolvidos. Outro ponto convergente o da identificao de lideranas que sejam capazes de promover e manter o agrupamento destas empresas, consolidando pontos de interesses distintos em pontos comuns a todos, tecendo de maneira estratgica a teia de relaes entre as partes envolvidas, criando vantagem competitiva para uma regio que isoladamente no a alcanaria.

6. O Reconhecimento do Ambiente Para o entendimento e reconhecimento do ambiente onde est inserido o APL necessria a criao de um consenso entre os atores governamentais, iniciativa privada e a sociedade civil envolvida diretamente com o negcio. A consolidao dessa poltica em rede (policy network) permite agregar vantagens a todos os atores envolvidos, decorrentes da especializao, da capacidade de provocar mudanas positivas nesse ambiente, da gerao e estimulo de novas idias, da maior segurana nas decises em relao aos riscos e incerteza e da identificao e aproveitamento das sinergias geradas no interior do APL. Podemos melhor ilustrar o conhecimento do ambiente de formao de um APL, utilizando o modelo de vantagem competitiva de Porter, denominado diamante, o qual mostra a relao entre quatro amplos atributos que modelam o ambiente nos quais as empresas buscam a criao de vantagem competitiva (PORTER, 1993). Os quatro atributos desse sistema, considerando-se ainda que o efeito de um determinante seja dependente do estado dos outros, se referem : Condies de fatores (fatores de produo necessrios competio em determinada indstria); Condies de demanda (natureza de demanda interna para produtos ou servios da indstria); Indstrias correlatas e de apoio (presena, ou ausncia, no local de indstrias abastecedoras e correlatas que sejam competitivas); Estratgias, estrutura e rivalidade das empresas.

Portanto, no s a identificao de um APL (ou cluster industrial, ou at mesmo a formao de uma Rede de Negcios) importante, como tambm o conhecimento destes

12

fatores, pois como referendam Goldstein e Toledo (2006): a sinergia entre os elementos que far a diferena.

7. Fortalecimento da Dinmica de um APL O fortalecimento dos negcios dentro de um APL est fundamentado nas atividades de capacitao dos recursos humanos em temas de cooperao empresarial e cuja responsabilidade est distribuda entre os coordenadores institudos para o APL. Envolve a realizao de aes coletivas de gerenciamento dos mecanismos de cooperao entre empresas e instituies, a identificao de programas e servios que necessitam da cooperao com universidades e com outras instituies especializadas, e a criao de um grupo gestor da rede. Uma dinmica fortalecida pode ser desenhada a partir do compartilhamento de informaes e do conhecimento adquirido pelos participantes: compartilhar uma atividade de valor resultar em uma vantagem de custo significativa Porter (1985). Olhando por este prisma do fortalecimento dos mecanismos de cooperao entre empresas e deixando momentaneamente o papel dos gestores, podemos criar a idia de que a formao do APL se assemelha a alguns dos dez passos para a implantao de uma empresa reinventada, conforme apresentada por Ferreira et al. (1997):

Administrar em rede, com aprendizados horizontais e apoio em muitas direes diferentes;

Favorecer a criatividade dos empreendedores, mantendo o controle e responsabilidade do empreendimento;

Enfatizar a qualidade;

Valorizar a instituio. Com as consideraes acima, metaforicamente a criao de uma rede de negcios do

tipo APL pode encontrar na literatura organizacional caminhos para superar as dificuldades e diferenas entre as partes concorrentes, utilizando-se dos conceitos e pressupostos amplamente testados em organizaes que vivenciaram questes semelhantes na criao de suas estratgias, ressurgindo no cenrio corporativo com fora e distino. O fortalecimento do processo de instituio e consolidao do APL nos conduz a algumas reflexes sobre as funes da gesto e do prprio gestor. Drucker (1981) afirma que

13

para que a organizao seja bem sucedida, deve desempenhar algumas funes essenciais e que a primeira delas a busca do bom desempenho econmico, j que sem ganhos necessrios ou expressivos deixar de existir. Para esse autor a gerncia deve ter liberdade para atuar e autoridade para garantir a coordenao das atividades de forma a alcanar bons resultados econmicos.

7.1. A gesto do APL No contexto da gesto de um APL, duas formas distintas de analisar a atuao do gestor lder do projeto devem ser consideradas: a primeira que a sua atuao est voltada para um grupo de empresas conectadas em rede de cooperao mtua, mas que pretendem manter certo grau de individualidade prpria e a segunda a individualidade do prprio gestor cujas convices e propsitos podem no estar alinhados aos do grupo. Estas questes podem provocar conflitos entre os atores do processo, mesmo que as intenes previlegiem o coletivo nas propostas de cada um. Podemos considerar tambm que a descrio das vantagens essenciais de Porter (1985), indica um direcionamento de que preciso criar uma dinmica para que a organizao do APL busque o aprimoramento tcnico e organizacional, de modo a fazer frente necessidade de mudana constante face s novas tecnologias e ao aumento de exigncia dos consumidores.Assim, para que a cooperao entre todas as partes se torne propsito comum, devem ser observados os pressupostos da governana corporativa1, que tem por objetivo proteger os interesses dos participantes, alm de estabelecer limites de relacionamento e responsabilidades dos gestores encarregados dos recursos disponibilizados, com o fim especfico de alcanar resultados econmicos de interesse geral e no individual. Segundo Andrade e Rossetti (2004), so atravs das boas prticas da governana que se podem minimizar os conflitos de agncia. Esses ocorrem quando o agente principal (no caso o grupo de interesse) delega ao agente executor (no caso a direo executiva) as decises que maximizaro os resultados das operaes em benefcios de todos; mas comportamentos oportunistas do executor (que tambm parte interessada e em ltima instncia possui informaes privilegiadas) podem conflitar com o objetivo do agente principal. E os conflitos se ampliam e se tornam mais complexos quando, alm de proprietrios e gestores outras partes interessadas, internas (colaboradores) e externas (demais parceiros) so alcanadas pelos propsitos corporativos.

14

Portanto, o comportamento tico do gestor condio essencial para o sucesso do empreendimento, e esta postura realada por Paula e Silva (2006), no aspecto sociolgico do processo, quando afirmam que:
O aspecto do paradigma das redes interorganizacionais o estabelecimento de uma resposta intencional para a dependncia entre organizaes, visando melhoria de seu poder e de seu controle da rede no sentido de potencializar o prprio sucesso. Em nossa viso, considerando que esse sucesso pode se remeter aos objetivos da organizao, mas tambm ao interesse do prprio gerente, as redes interorganizacionais envolvem a questo da estratgia empresarial e a questo das habilidades sociais do gerente [...]

Desse modo, podemos considerar que as redes de negcios so fontes de flexibilizao estrutural para empresa que as usam como forma de atender as suas necessidades estratgicas (no caso do APL, a unio para o fortalecimento do setor e da dinmica regional a necessidade estratgica). No entanto, quando analisamos o gerente e seu papel, a questo social se destaca. Nesse sentido, parece existir uma preponderncia do gerente na rede social, que se volta para o desenvolvimento das seguintes atividades: a formulao e implementao da estratgia, a definio da organizao e a motivao para o trabalho e controle. Assim, o fortalecimento da dinmica do APL reside muito mais no alinhamento dos objetivos pessoais do gerente com o do projeto, sendo este o grande desafio da administrao moderna.

8. Elaborao do Plano de Desenvolvimento do APL Paralelamente pactuao em torno de um projeto comum, o grupo, caso ainda no tenha definido, dever definir a forma de gesto do projeto. Sugere-se a estruturao de grupos temticos, que fiquem vinculados instncia de coordenao do projeto (grupo gestor), e que tero a atribuio de desdobrar os desafios estratgicos em aes executivas. Cabe lembrar que os desafios so referentes s trs dimenses da competitividade, conforme discutido nos pargrafos precedentes. Dessa forma, os grupos temticos devero ser formados levando-se em considerao as competncias das instituies. Algumas orientaes que devem ser seguidas independentemente do segmento ou setor analisado: O planejamento do APL dever ser realizado atravs de oficina de planejamento participativo orientada para resultados, utilizando a presena de um facilitador; Devero ser usadas como base, as informaes levantadas pelo componente "conhecimento do ambiente";

15

Todos os atores ligados ao APL devero ser convidados e o evento deve ter um alto grau de representatividade das lideranas locais;

O plano de desenvolvimento resultante dever conter aes de curto, mdio e longo prazo;

Construir a agenda de trabalho dos grupos temticos; Programar um projeto piloto que atue na dimenso empresarial, visando atingir resultados no curto prazo. Tal ao objetiva mobilizar os empresrios atravs de aes pragmticas direcionadas para as empresas. Logicamente, dada s condies em que se forma um aglomerado de empresas, ou um

embrio da formao da rede de negcios, ou o APL, se faz necessrio tambm a criao de um ambiente espacial capaz de abrigar e gerar condies de sobrevivncia do setor, e neste ponto entra a participao do Poder Pblico, que pode auxiliar positivamente na melhoria da estrutura e condies de acessibilidade ao aglomerado. O mesmo trabalho de Grocco et al. (2006), citado anteriormente e apresentado no Seminrio Indicadores do Conhecimento e de APLs, aborda outros pontos considerados essenciais pelos autores para a formao de uma APL: o desenvolvimento espacial, a qualidade do entorno e gesto e desenvolvimento. O desenvolvimento espacial est relacionado constituio de um espao urbano perifrico que possua: Uma rede de servios complexos e inovativos, necessrios para a reproduo e alimentao de uma indstria moderna; A densidade urbana capaz de gerar economias de aglomerao (urbanizao) que produza externalidades positivas para os APLs localizados em seu interior. Na grande maioria dos casos a qualidade do entorno urbano na periferia geralmente de subsistncia, dificultando a gerao de estruturas produtivas complementares o que dificulta por outro lado a desaglomerao de atividades econmicas do ncleo urbano para seu entorno. Desta forma a criao de uma base de infra-estrutura positiva e progressista poder trazer benefcios considerveis para a sustentabilidade do APL, trazendo vantagens s regies perifricas e funcionando como fator de gerao de emprego e renda fora dos centros urbanos. No aspecto da gesto e desenvolvimento do processo, a definio de indicadores e metas associadas aos propsitos do APL fundamental para o estabelecimento de uma

16

orientao e controle dos planos elaborados. Por outro lado, o desenvolvimento contnuo das lideranas que atuam na gesto deve ser enfatizado de forma permanente, visando formao de uma competncia adequada para atuao no APL. Da mesma forma que reconhecemos a importncia do papel gerencial, social e estratgico do gestor do arranjo, alguns pesquisadores (SANTOS; CROCCO; LEMOS, 2002; LASTRES; CASSIOLATO; MACIEL, 2003; KREUZ; SOUZA; CUNHA, 2003) tambm acentuam que em um ambiente heterogneo de diversidade acentuada de viso e objetivos, a repartio do poder, e autoridade de gerenciamento organizacional, de articulao e de coordenao dos interesses, pode apresentar pontos de conflito e um dos desafios canalizar toda a sinergia em busca de um ponto em comum a todos.

9. Consideraes Finais Uma das principais contribuies que o APL pode dar a comunidade, que, alm da organizao proveniente da sinergia criada pelas entidades responsveis pela conduo do processo de implantao, resulta a constante troca de informaes entre todos os agentes, gerando inovaes e a criatividade dos envolvidos. Com a inovao, h conseqentemente o desenvolvimento de novas tcnicas de produo, reduo de custos, estreitamento de relacionamento com fornecedores e mercado consumidor. Outro benefcio efetivo que por meio desta organizao a soma das partes maior que o todo, possibilitando desta forma o crescimento das empresas, gerando empregos e receita, acesso a mercados tanto nacionais como internacionais, at ento, considerados inatingveis. Um APL, concebe uma organizao oriunda da soma de diversas organizaes menores com estruturas enxutas, de fcil gerenciamento e principalmente com agilidade e mobilidade necessria para se readequar, atender as diversas necessidades, acompanhar a evoluo tecnolgica e tornarem-se grandes corporaes e com isso fazem frente aos gigantes justamente pelo poder de articulao que o APL permite. As consideraes sobre APLs, apresentadas no corpo deste trabalho, procuraram demonstrar que necessrio despertar o interesse coletivo por um objetivo comum a todos, por meio da cooperao e integrao entre organizaes, que isoladamente teriam dificuldades para crescer e se consolidar no ambiente que atuam. O caminho mais rpido e eficaz para a criao de um projeto de sucesso, est justamente na utilizao dos conhecimentos detalhados que cada organizao possui e no esforo conjunto para o sucesso

17

do empreendimento. Todavia, o aspecto coletivo extrapola os interesses comerciais do negcio, visto que os benefcios sociais e econmicos so dirigidos para a comunidade prxima, a sociedade de forma geral e para a economia do pas. Em face destas exposies, entende-se como relevante aplicao de pesquisas que possibilitem a ampliao do tema bem como a compreenso de assuntos relacionados aos APLs. Neste sentido, so recomendadas pesquisas que visem: investigar como os pontos de conflito so solucionados dentro dos APLs; investigar os mecanismos de governana dos APLs; investigar as relaes de poder dentro dos APLs; investigar o papel dos gestores dentro dos APLs.

Referncias Bibliogrficas AMARAL FILHO, J. do. negcio ser pequeno, mas em grupo. Desenvolvimento em debate 3: painis do desenvolvimento brasileiro II (BNDES), p. 85-118. dez./2002. ANDRADE, A.; ROSSETTI, J. P. Governana Corporativa: Fundamentos, Desenvolvimentos e Tendncias, So Paulo: Editora Atlas, 2004. BNDES, Arranjos Produtivos Locais e o Desenvolvimento, 2003. DRUCKER, P. F. Prtica da Administrao de Empresas, So Paulo: Livraria Editora Pioneira, 2 edio, 1991. FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gesto Empresarial: de Taylor aos Nossos Dias Evoluo e Tendncias da Moderna Administrao de Empresas, So Paulo: Thomson Learning, Edies Ltda., 1997 GOLDSTEIN & TOLEDO, G. L. Orientao estratgica em clusters industriais, in Rede de Negcios Tpicos em Estratgias, Coord. Boaventura, Joo Maurcio Gama, So Paulo, Saint Paul Editora, 2006. GROCCO, M. A.; BRITTO, J.; CASTRO, S. D. Indicadores para identificao de arranjos produtivos locais: a experincia do RJ, MG e GO, Seminrio Redesist, Rio de Janeiro, Instituto de Economia, UFRJ, 2006 GURISATTI, P. O nordeste italiano: nascimento de um novo modelo de organizao industrial. In: COCCO, G.; URANI, A.; GALVO, A. P. (Org.) Empresrios e empregos nos novos territrios produtivos: o caso da terceira Itlia. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. HOFFMANN, V. E.; MORALES, F. X., Rede de empresas organizadas territorialmente, in Rede de Negcios Tpicos em Estratgias, Coord. Boaventura, Joo Maurcio Gama, So Paulo: Saint Paul Editora, 2006. KWASNICKA, E. L., Em direo uma teoria sobre rede de negcios in Rede de Negcios Tpicos em Estratgias, Coord. Boaventura, Joo Maurcio Gama, So Paulo, Saint Paul Editora, 2006.

18

PAULA, A.P.; SILVA, R. S., Redes sociais e organizacionais, in Rede de Negcios Tpicos em Estratgias, Coord. Boaventura, Joo Maurcio Gama, So Paulo: Saint Paul Editora, 2006. PORTER, M. E. Estratgia Competitiva: tcnicas para anlise da indstria e da concorrncia, Rio de Janeiro: Editora Campus, 1986 PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando um Desempenho Superior, Rio de Janeiro: Editora Campus, 19 Edio, 2002. SUFFI, S. Desenvolvimento Regional: Uma abordagem atravs de Clusters da Sade. Florianpolis, 2002. Dissertao de Mestrado em Engenharia de Produo. UFSC Universidade Federal de Santa Catarina. 2002. LASTRES, H. M. M.; CASSIOLATO, J. E.; MACIEL, L. M. Pequena empresa: cooperao e desenvolvimento local. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003. KREUZ, C. L.; SOUZA, A.; CUNHA, S. K.. Liderana em Custos e Arranjo Produtivo Local: uma Estratgia Factvel para o Alho da Regio de Curitibanos-SC. Artigo apresentado no XVIII Congresso Latino-Americano de Estratgia SLADE. Itapema SC Brasil. 2003 SANTOS, F.; CROCCO, M.; LEMOS, M. B. Arranjos e sistemas produtivos locais em espaos industriais perifricos: estudo comparativo de dois casos brasileiros. Belo Horizonte: UFMG/Cedeplar, 2002.

um conjunto de processos, costumes, polticas, leis, regulamentos e instituies que regulam a maneira como uma empresa dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui tambm o estudo sobre as relaes entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.

Vous aimerez peut-être aussi