Vous êtes sur la page 1sur 2

A Shahada e sua importncia

- Definitivamente, no existe uma afirmao maior e mais importante do que "La ilaha illa Allah" (no h divindade que merea ser adorada seno Allah). - a afirmao da declarao de f no Tawhid de Allah, que a linha divisria entre Iman e kufr. Ela foi a convocao de todos os Mensageiros e Profetas anteriores. - O prprio Allah atestou a importncia desta afirmao no Alcoro. Ele disse: "... e saibam que La ilaha illa Allah (no h outra divindade seno Allah, merecedora de adorao) ... " (49:19, 20:8, 3:18, 59:22-3) Esta declarao uma obrigao que se impe ao descrente para que se torne um muulmano e, na medida em que a pessoa que a pronuncia com toda a lealdade tem seus bens e vida protegidos neste mundo, tambm uma obrigao para todo muulmano que quiser entender o Din do Islam, para perceber seu significado, princpios, condies e seu lugar na vida. A recordao de Allah (Dhikr Allah) um dos mandamentos mais importantes de Deus. Este mandamento ordenado por Ele est em diversos versculos do Alcoro, principalmente depois da realizao de importantes obrigaes religiosas: " ... Quando descerdes do monte Arafat, recordai-vos de Deus perante o Monumento Sagrado, e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quano reis, antes disso, dos extraviados." (2:198) "Quando celebrardes os vossos ritos, recordai-vos de Deus como vos recordais dos vossos pais, ou com mais fervor." (2:200) Ele tambm disse: "... e observa a orao, para celebrar o Meu nome." (20:14) A melhor maneira de recordar Deus descrita no hadith do Mensageiro. Diz ele: "... e a melhor (splica) que eu e os outros profetas que foram enviados antes de mim proclamaram foi: No h outra divindade seno Deus, Ele, o nico, e que no tem parceiros. A Ele pertence o domnio (de tudo) e para Ele so todos os Louvores e Ele Quem tem poder total sobre todas as coisas." (la ilaha illla Allah, wah dahu la sharika lahu, lahul mulku wa lahul hamdu wa huwa 'alaa kulli shay'in Qadir) (At-Tirmizi) O Mensageiro de Deus tambm disse: "A melhor recordao de Deus dizer "la ilaha illa Allah" (no h outra divindade merecedora de adorao seno Deus,)". Todos estes pontos acima, esclarecem sobre a importncia deste kalima, que tentaremos explicar com mais detalhes, a fim de que se possa alcanar uma compreenso mais clara. O LUGAR DO "LA ILAHA ILLA ALLAH" NA VIDA DE UM MUULMANO - Ele pronunciado diariamente pelo muulmano: a) no chamamento para a orao; b) no incio das oraes; c) durante o tashahud; d) durante as horas do dhikr, iso , antes e depois das oraes no final da noite e tambm de manh cedo; e) Deus enviou todos Seus mensageiros com este kalimah; f) as pessoas sero questionadas a respeito disto e de suas obrigaes; g) quando as espadas dos muulmanos forem sacadas pelo jihad; h) a primeira pergunta que ser feita no tmulo sobre este kalimah; i) ele a chave para al-Jannah; j) o que os muulmanos, com a misso de convocar, so ordenados a fazer, conforme

estabelecido no hadith de Muadh, quando ele foi mandado para o Imen, para chamar as pessoas para o Islam. O Mensageiro de Deus disse: "Voc est indo para encontrar o povo do Livro, portanto, a primeira coisa que deve dizer a proclamao do "la ilaha illa Allah"... (Bukhari)

OS MRITOS DO KALIMAH (LA ILAHA ILLA ALLAH) Abu Said al-Kudri disse que o Mensageiro de Deus disse: "Moiss disse: ' Senhor! Ensina-me alguma coisa com a qual eu possa me recordar de Vs e suplicar a Vs.' Ele (T)disse: Diga "La ilahla illa Allah", Moiss. Ele (Moiss) disse: 'Todos os Vossos servos dizem isto.' Ele (T) disse: "Se os sete Cus e aqueles que neles habitam alm de Mim, e as sete Terras fossem colocados em um prato da balana e o "La ilaha ill Allah" fosse colocado em outro, o "La ilaha illa Allah" pesaria muito mais." (Ibn Hiban e Hakim) O Mensageiro de Deus disse: "O melhor Dhikr (recordao) 'La ilaha illa Alhah' (No h outra divindade seno Allah, merecedora de adorao) ..." O Mensageiro de Deus disse: "Uma pessoa da minha ummah ser chamada presena de todas as criaturas no Dia do Juzo. Noventa e nove registros (de seus atos) sero revelados, cada um se estendendo at onde a vista alcana, e, ento, ser-lhe- perguntado: 'Voc nega qualquer um desses atos?' Ele responder: 'No, meu Senhor'. Em seguida, ser-lhe- perguntado: 'Voc tem alguma desculpa para eles, ou uma boa ao em contrapartida?' O homem, que estar aterrorizado, dir: 'No'. Ser-lhe- dito: 'Sim, voc praticou alguns bons atos. Nenhuma iniquidade recair sobre voc.' Ento, ser-lhe- mostrado um carto, onde estar escrito: "La ilaha illa Allah, Muhammad Rasul Allah'. Ele perguntar: ' Deus!, que carto e que registros so esses?' Ser dito a ele: 'Nenhuma injustia recair sobre voc.' Os noventa e nove registros sero colocados em um prato da balana e o carto no outro. O carto pesar mais do que os registros." (At-Tirmizi e Al-Hakim) Todos os mritos do Kalimah esto resumidos por Ibn Rajab, como se segue: - Al-Jannah ser a recompensa; - pronunci-lo antes de morrer determinar que a pessoa seja admitida no Paraso (jannah) - uma proteo contra o fogo do Inferno; - motivo para o muulmano ser perdoado; - a melhor das boas aes; - elimina os pecados; - ultrapassa todas as barreiras, a fim de ser aceito por Deus, o Todo Poderoso; - uma declarao, cujo declarante ser aceito por Deus; - a melhor proclamao proferida pelos profetas; - a melhor das aes e se multiplica em muitas aes boas; - uma proteo contra Satans; - uma segurana contra a escurido e punio dos tmulos e do Dia da Ressurreio; - as oito portas do Paraso se abriro ao seu declarante; - as pessoas que a pronunciarem certamente no sofrero o fogo do Inferno, mesmo que tenham sido ali lanadas por causa da inobservncia de suas obrigaes.

Shaykh Saleh al-Fouzan Resumido de um tratado feito pelo Dr. Saleh Al-Fouzan publicado pela Masjid Al-Istiqaamah

Fonte: sbmrj.org.br

Vous aimerez peut-être aussi