Vous êtes sur la page 1sur 8

O Sistema Econmico Do Islam

o o o o o o o o o o

Introduo Herana Testamentos Bens Pblicos Gastos Estatais Previdncia Social Jogos de Azar Juros Sobre Emprstimos Estatsticas A Vida Diria

Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso!

Introduo
O Islam proporciona orientao a todos os seus seguidores em todas as atividades da vida, nos assuntos tanto materiais quanto espirituais, e seus ensinamentos bsicos quanto economia so citados em diversos trechos do Alcoro. Longe de desprezar o bem-estar material, ele ordena: "No te esqueas de tua poro neste mundo." (Alcoro Sagrado 28:77) Enfatiza, entretanto, a composio dual do homem, lembrando: "Entre os humanos h aqueles que dizem: Senhor nosso, concede-nos nosso bem-estar terreno! Porm, no participaro da ventura da outra vida. Outros dizem. Senhor nosso, concede-nos a graa deste mundo e do futuro e preservanos do tormento infernal! Estes, sim, lograro a poro que tiverem merecido, porque Deus Destro em ajustar contas." (Alcoro Sagrado 2: 200-202) Em outros versculos encontramos afirmaes claras e categricas de que tudo o que se encontra sobre a terra foi criado por Deus para beneficiar o homem; ou de que tudo que est na terra, nos cus, no oceano, as estrelas e alm, foram feitos por Deus para servir o homem. Resta para o homem conhecer e saber aproveitar a criao de Deus, e beneficiar-se de maneira racional, dando ao futuro a sua devida importncia.

A poltica econmica do Islam tambm tem sido explicada no Alcoro nos seguintes termos: "... para que (as riquezas) no sejam monopolizadas pelos opulentos dentre vs. (Alcoro Sagrado 59:7). com base neste princpio fundamental que o Islam vem construindo seu sistema econmico. Por um lado, ele estabelece a distino entre o mnimo necessrio e a fartura desejvel, e por outro lado, entre os mandamentos e injunes que so acompanhados por sanes materiais e aqueles que no o so, mas para cumprimento dos quais o Islam se satisfaz to-somente com a persuaso e a educao. Descreveremos primeiro e em poucas palavras este aspecto moral. Alguns exemplos nos ajudariam a compreender melhor as implicaes contidas nele, Os termos mais enrgicos tm sido empregados pelo Islam para demonstrar que abominvel pedir esmolas aos outros, e que isto seria motivo de vergonha no dia do juzo Final; entretanto, ao mesmo tempo, dedica louvores ilimitados queles que ajudam a outros, dizendo serem melhores os homens que se dispem ao prprio sacrifcio em preferncia a outrem do que de si mesmos. E tambm a avareza e o desperdcio so ambos proibidos. Certo dia o Profeta do Islam precisou de recursos considerveis para uma causa pblica qualquer. Um dos seus amigos trouxe-lhe determinada soma oferecendo-a como contribuio e, pergunta feita pelo Profeta, ele respondeu: "No deixei em casa seno o amor de Deus e do Seu Mensageiro. Esta pessoa mereceu os maiores elogios do Profeta j em outra ocasio, outro companheiro seu, que se encontrava seriamente adoecido, disse-lhe, quando ele veio saber da sade deste: " Mensageiro de Deus! Sou um homem rico, e desejo doar tudo o que possuo para o bem-estar dos pobres." O Profeta lhe respondeu: "No! melhor que deixes para os teus parentes condies de viverem independentes do que se verem obrigados a depender dos outros ou de esmolarem." Mesmo diante da reduo da pretendida doao para dois teros ou metade, o Profeta disse: "Isto demais." Quando lhe foi submetida a proposta de ser doado um tero das posses para a caridade, ele disse: "Bem, at um tero muita coisa." Em outra passagem, o Profeta viu um dos seus companheiros vestindo-se miseravelmente. Perguntado este respondeu: " Mensageiro de Deus! Eu no sou realmente to pobre; s que prefiro gastar minha riqueza com.os pobres mais do que comigo mesmo." O Profeta retrucou: "No, Deus gosta de perceber nos Seus servos traos das ddivas que Ele lhes concedeu!" No h nenhuma contradio nessas diretrizes; cada uma tem seu prprio contexto e se refere a casos individuais distintos um do outro. Esses exemplos nos permitem estabelecer os limites para a criterizao do que excede ao mnimo obrigatrio em proporo a outros membros da sociedade.

Herana
Tanto o direito individual de dispor da prpria riqueza, quanto o direito coletivo de todo aquele que membro dessa sociedade, tem de ser preenchidos, ao mesmo tempo. Os temperamentos individuais diferem sobre-maneira. A doena ou outros acidentes tambm podem afetar despropositadamente ao homem. Portanto necessrio exercer certa disciplina a esse respeito em benefcio da coletividade. Diante disso, o Islam tomou duas resolues primeiramente, a obrigatoriedade da distribuio dos bens de algum falecido entre os seus parentes prximos, e em segundo

lugar, a restrio da liberdade de doao atravs de testamentos e herana. Os herdeiros legais no precisam de quaisquer disposies testamentrias, herdando a propriedade do falecido nas propores previstas pela lei. O testamento s necessrio em favor daqueles que no tm nenhum direito natural de herana daquela pessoa. Existe uma igualdade entre os parentes de unia mesma categoria, e ningum pode dar a um filho (mais velho ou mais novo), mais do que ao outro, seja maior ou menor (de idade). O primeiro nus gravado sobre a propriedade deixada por algum que morre, so as despesas funerrias. O que sobra vai ento aos seus credores, j que a dvida tem prioridade sobre os "direitos" dos herdeiros. Em terceiro lugar, seu testamento executado, na medida e extenso em que no passar de um tero de toda a propriedade disponvel (aps o enterro e o pagamento de dvidas). Somente depois de satisfazer essas obrigaes primordiais que ento so considerados os herdeiros... O parceiro (homem ou mulher) da vida em comum, os parentes, os descendentes (filhos e filhas) so os herdeiros naturais, e herdam em todos os casos. Irmos e irms, e outros parentes mais remotos, herdam somente quando no h parentes mais prximos, Entre esses parentes mais remotos, contam-se os tios, tias, primos, sobrinhos e outros. Sem entrar em detalhes tcnicos, certas regras bsicas podem ser descritas. Um homicida excludo da herana de sua vtima, mesmo se o tribunal decidir que tenha sido um caso de morte por acidente involuntrio. A idia subliminar parece ser a de evitar qualquer tentao de se matar um parente rico para usufruir mais cedo da herana. O Profeta tambm proibiu a herana entre parentes de religies diferentes, at se tratando de marido e mulher. Entretanto, o direito de testamento pode ser invocado neste caso: o marido muulmano, por exemplo, poder, ao se ver moribundo, doar uma parte de sua propriedade em favor de sua mulher no-muulmana. Com base nas condies polticas e internacionais que prevaleciam no seu tempo, os juristas muulmanos instituram ainda outro obstculo, qual seja, a diferena territorial (isto , nacionalidade poltica) como motivo de excluso da partilha. Evidentemente os tratados podem regular a questo do direito internacional privado, num sentido contraditrio, com base na reciprocidade. Nos pases onde a lei islmica de herana no aplicada pelos governos, e no entanto se reconhece o direito testamentrio, os cidados muulmanos podem, e devem, utilizar esse recurso, para cumprir seu dever religioso com relao disposio de suas posses aps sua morte.

Testamentos

Acabamos de mencionar que o direito testamentrio torna vlidas as doaes somente quando no ultrapassam o limite de um tero das posses, em favor das pessoas que no sejam nem credores nem herdeiros naturais. O objetivo desta regra parece ter duplo sentido Primeiro, o de permitir que um indivduo concilie as coisas quando, nos casos extraordinrios, a regra geral traz problemas; e quando um tero das suas posses suficiente para o cumprimento de tais deveres morais. O outro motivo da lei dos testamentos o de evitar a acumulao de riquezas nas mos de uns poucos, coisa que aconteceria se dssemos por herana a uma s pessoa toda a nossa propriedade, excluindo totalmente aos outros parentes prximos.

O Islam deseja a distribuio das riquezas ao maior nmero de pessoas possvel, sem deixar de levar em conta os interesses da famlia.

Bens Pblicos
Tambm temos obrigaes como membros de uma famlia maior ainda que a nossa, ou seja, a sociedade e o Estado em que vivemos. Na esfera econmica, recolhemos impostos, os quais o governo redistribui no interesse da coletividade. A proporo dos impostos varia de acordo com os vrios tipos de fonte de renda, e interessante observar que o Alcoro, que determina diretrizes precisas com relao aos gastos oramentrios, no pronunciou regras ou valores da receita do Estado. Respeitando escrupulosamente o que o Profeta e seus sucessores imediatos praticaram, esse silncio do Alcoro pode ser interpretado como a concesso de uso de critrio lato pelo governo na fixao das receitas de acordo com as circunstncias, desde que no interesse do povo. No tempo do Profeta, existiam impostos agrcolas, e os camponeses entregavam a dcima parte de suas colheitas, desde que isto fosse alm de um mnimo isento. No comrcio e na explorao de minas, recolhia-se dois e meio por cento do valor dos produtos. Quanto ao imposto de importao, cobrado aos caravaneiros estrangeiros, existe um fato interessante que vale a pena comentar com destaque. No tempo do Profeta, os caravaneiros deviam pagar um dzimo a ttulo de taxa alfandegria; o Califa Omar reduziu esta taxa pela metade para os estrangeiros, sobre determinadas categorias de provises importadas em Madina. Este precedente sentencioso traz luz os princpios essenciais da poltica fiscal do Islam. No tempo do Profeta, ha via impostos sobre caravanas de camelos, redis de ovelhas e rebanhos de cabras e reses, desde que esses fossem alimentados nos pastos pblicos e excedessem em nmero o mnimo que era isento. A iseno era concedida tambm s bestas de carga e s que eram empregadas na aragem e na irrigao. Existia uma taxa de dois e meio por cento sobre poupanas e sobre prata e ouro. Isto obrigava as pessoas a empregar suas riquezas para aument-las, evitando que as entesourassem inutilmente.

Gastos Estatais
O Alcoro estabeleceu os princpios reguladores do oramento dos gastos do Estado no Islam, nos seguintes termos: "Os tributos so to-somente para os pobres, para os necessitados, para os funcionrios empregados em sua administrao, para aqueles cujos coraes tm de ser conquistados, para a redeno dos escravos, para os endividados, para a causa de Deus e para o viandante; isso um preceito emanado de Deus, porque Deus Sapiente, Prudentssimo." (Alcoro Sagrado 9:60).

Estes oito ttulos de despesas que cobrem praticamente todas as necessidades de uma coletividade, precisam ser elucidados para tornar possvel a compreenso do mbito e alcance exatos de sua aplicao. O termo Sadaka; o qual traduzimos por tributos, ou o imposto do Estado sobre os muulmanos, sinnimo de zakat, e representa todos os impostos e taxas recolhidas pelos muulmanos ao seu governo, em tempos normais, quer seja sobre a produo agrcola, a minerao, o comrcio, a indstria, pastagem de animais, poupanas ou quaisquer outras fontes. Esto excludas as taxas provisrias que so impostas em tempos anormais, os impostos cobrados aos no-muulmanos sditos ou estrangeiros, bem como todas as contribuies no compulsrias. A literatura contempornea, e principalmente os ditos do Profeta, no deixam dvida de que era neste sentido que se empregava o termo Sadaka. Ele no se referia s esmolas, as quais no podem nem ser compulsrias nem ter valor prefixado ou ocasio determinada de pagar. A expresso que se refere esmola infak li sabil allah, e significa despesa na causa de Deus. As primeiras duas categorias de pobres (fucara) e dos necessitados (masakin), que so quase sinnimas, no foram explicadas pelo Profeta, da existir uma divergncia de opinio a respeito. De acordo com o que o Califa Umar dizia e praticava, os "fucar" so os pobres dentre os muulmanos, e os masakin so os dentre no-muulmanos residentes em territrio islmico, tais, como os judeus, os cristos, etc. O jurista Ach-Chfi'i pensava que os dois termos eram absolutamente sinnimos, e de que Deus, na Sua bondade, nomeara-os duas vezes para deixar uma proviso redobrada. De acordo com essa interpretao, uma vez que cada uma das oito categorias descritas no versculo alcornico deveria receber um oitavo da receita do Estado, os pobres receberiam duas oitavas partes. Seja como for o primeiro dever do Estado o de se assegurar de que nenhum habitante de solo islmico carea de meios de subsistncia: alimento, roupa, moradia, etc. O item seguinte diz respeito aos salrios dos funcionrios: coletores, contadores, controladores da despesas, auditores etc. Na verdade, esta categoria compreende a administrao toda, civil, militar e diplomtica, como pode se ver da descrio das categorias dos beneficirios. O historiador Al-Baladhuri (em seu Al-Ansab), preservou documento pelo qual o Califa Umar exige ao seu governador na Sria que: "Mande-nos (a Madina) um grego qualificado, para que ele possa pr em ordem a contabilidade das nossas receitas". No precisam de autoridade melhor que esta para afirmar que os no-muulmanos no podiam ser empregados na administrao do Estado muulmano, como tambm podiam ser beneficiados pelo sadaka, imposto exclusivamente aos muulmanos. A categoria daqueles "cujos coraes tm de conquistados" pode ser mais facilmente entendida aplicando-lhe o termo moderno de "servio secreto". O jurista Abu-Ya'la alFarra diz: "Quanto queles cujos coraes tm de ser conquistados, h quatro tipos: 1) Aqueles cujos coraes tem de ser conquistados por virem ajudar os muulmanos; 2) Ou por se absterem de causar danos aos muulmanos; 3) Para convid-los a converterem-se ao Islam; 4) Para convid-los por intermdio de seus cls e famlias a se converterem ao Islam. admissvel legalmente ter despesas com eles todos e cada um, sejam eles muulmanos ou politestas.

A expresso fir ricb "libertar o pescoo", tem sido sempre entendida compreender dois tipos de despesa: com a libertao de escravos, e com o pagamento de resgates de prisioneiros de guerra das mos do inimigo. De acordo com a lei islmica, todo escravo tem o direito de adquirir sua emancipao pagando o valor desta ao seu senhor; e para que ele ganhe o montante necessrio, ele pode exigir que seu senhor lhe fornea meios para trabalhar e que durante tal perodo, ele no tenha que servir seu senhor; alm disso, como j vimos, dever do governo alocar todo ano como parte do oramento, uma determinada soma para ajudar escravos a adquirirem sua liberdade. Um documento do Califa Umar Ibn 'Abdul Aziz, da Dinastia Omada, diz que o pagamento dos resgates pelo governo muulmano inclui a libertao at de sditos nomuulmanos que tenham sido aprisionados pelo inimigo. A categoria daqueles que esto pesadamente endividados tem, de acordo com o costume dos tempos clssicos, toda uma srie de aplicaes: ajudava-se aos que sofriam calamidades tais como enchentes, terremotos, etc. Ela no se refere aos pobres, os quais j foram mencionados no comeo do versculo, e sim aos que estavam bem de vida e vieram a ser prejudicados por condies anormais, de fora maior. O Califa Umar estabeleceu uma seo especial do Tesouro Pblico, destinada a emprestar dinheiro isento de juros queles que tivessem necessidades temporrias e tivessem as garantias necessrias do reembolso. O prprio Califa recorria a este meio para atender suas necessidades particulares. Vale dizer que a "nacionalizao" do financiamento sem juros foi a concomitante necessria diante da proibio da cobrana de juros pelo Islam. O mesmo Califa costumava emprestar dinheiro at aos mercadores, por prazos fixos, e o Tesouro participava com eles em um percentual do ganho comercial que auferiam, participando no somente dos ganhos, mas tambm das perdas se houvesse. Outra aplicao de gastos estatais era com uma espcie de seguro social. Se algum fosse condenado por homicdio involuntrio e no tivesse condies de pagar a indenizao, ou dinheiro de sangue, exigido em lei, de seus prprios meios, o governo ajudava-o deste fundo, como se evidenciou por diversos casos praticados pelo Profeta. Voltaremos a isto novamente, mais adiante, em maiores detalhes. A expresso "para a causa de Deus", na terminologia islmica, significa em primeira instncia a defesa militar e o gasto com pessoal, equipamento etc. Mas o termo se aplica na realidade a todo tipo de obras de caridade, tais como ajudar os estudantes, doaes e ajuda a causas religiosas, tais como a construo de mesquitas etc. A ltima categoria diz respeito s comunicaes e ao trnsito turstico em sentido mais lato; a construo de pontes, estradas, hotis, restaurantes, segurana das rotas (incluindo policiamento), servios de higiene, transporte de viajantes, e todos os confortos proporcionados a estrangeiros no curso de suas viagens, incluindo a concesso de hospitalidade a estes, sem nus, e na proporo dos recursos existentes. Antigamente, essa hospitalidade era garantida por trs dias em cada lugar de permanncia. Para que se possa apreciar o mrito dessas disposies, devemos lembrar que a poca em que foram institudas era o incio do Islam, h catorze sculos atrs. No h muito que se acrescentar a esses ttulos de gastos. Parecem ser aplicveis aos nossos prprios tempos em um Estado progressivo e voltado ao bem-estar de sua populao.

Impostos Excepcionais

As Sadkat eram o nico tributo do Estado no tempo do Profeta e dos Califas Ortodoxos. Mais tarde, em ocasies de grande e extraordinria necessidade, os juristas tm admitido a possibilidade legal de impor tributos suplementares, desde que estritamente em carter provisrio, para possveis emergncias. Tais tributos so chamados nawa'ib (calamidades).

Previdncia Social
Somente os riscos que envolvem grandes valores so objeto de seguros, e estes variam de acordo com os tempos e com as condies sociais. Entre os rabes do princpio do Islam, as agruras cotidianas eram desconhecidas, e o tratamento mdico praticamente no custava nada; o homem comum construa sua casa com as suas prprias mos, e no pagava nem mesmo a maior parte do material usado. Assim, fcil entender porque no existia qualquer necessidade de seguros contra a doena, contra incndios, etc. Pelo contrrio, os seguros que eram uma necessidade real, eram aqueles contra o cativeiro e contra o assassinato. j nos tempos do Profeta, este ponto havia merecido ateno; e certas disposies foram providenciadas com certa elasticidade para desenvolv-las mais e adapt-las s circunstncias que sobreviessem. Assim, na Constituio da Cidade-Estado de Madina, no primeiro ano da Hgira, este seguro se chamou de ma'aquil e funcionava da seguinte maneira. Se algum fosse feito prisioneiro de guerra por um inimigo, era necessrio pagar-se o resgate para comprar sua libertao. Do mesmo modo, os danos fsicos e os homicdios culposos exigiam o pagamento dos prejuzos ou dinheiro de sangue. Isto freqentemente excedia os recursos do indivduo envolvido, fosse ele o prisioneiro ou o criminoso. O Profeta instituiu um seguro em bases de mutualidade com o qual os membros de uma tribo podiam contar, mantido no errio central da tribo, ao qual todos contribuam de acordo com as suas posses; e se o errio da tribo fosse insuficiente, outras tribos ligadas ou vizinhas tinham a obrigao de prestar ajuda. Foi instituda uma hierarquia para a integrao das unidades num todo. Em Madina, as tribos dos Ansar eram bem conhecidas; o Profeta havia mandado os refugiados de Makkah para l, sendo estes de origem de Makkah, ou da Abissnia, ou rabes que vinham de diferentes regies, e que assim passaram a fazer parte de uma nova "tribo" s deles mesmos, especialmente com relao ao referido seguro social. Mais adiante, no tempo do Califa Umar, os fundos mtuos ou unidades de seguro foram organizados de acordo com as profisses, servios administrativos ou militares a que pertencessem, ou at por regies. Sempre que necessrio, o governo central ou da provncia vinha em socorro dessas unidades, como j descrevemos acima quando falamos nos gastos do Estado. O seguro significa essencialmente a partilha da carga que onera um indivduo entre tantos quanto possvel, a fim de tornar mais leve a carga de cada um. Ao invs das empresas capitalistas de seguros, o Islam preferiu organizar o seguro com base no sistema muturio o cooperativo, facilitado por uma graduao das unidades e culminando num governo central. Uma unidade dessas podia empreender o comrcio com a ajuda dos fundos no utilizados que estivessem ao seu dispor, para que o capital fosse assim aumentado Viria um tempo em que os membros de uma unidade poderiam ser totalmente liberados de continuar a contribuir, podendo chegar at a receber partes do lucro do comrcio. Vale dizer que estas unidades de ajuda mtua podiam assegurar qualquer risco, tais como

acidentes de trnsito, fogo, prejuzos em trnsito, e assim por diante Tambm vale dizer que o negcio de seguros passvel de "nacionalizao" para todos os tipos de riscos, como, por exemplo, para as coberturas temporrias na expedio de encomendas etc. Sem nos deter em detalhes tcnicos, pode-se ressaltar que os seguros do modelo capitalista, em que c segurado no participa dos resultados da empresa em proporo correspondente s suas contribuies, no so tolerados no Islam. Pois, tal forma de seguro constitui uma espcie de jogo de azar. De passagem, poderamos mencionar um outro tipo de instituio social do tempo do Califa Umar. Ele havia organizado um sistema de penso para todos os habitantes do pas e de acordo com o Ar-Rissala Al-Utmaniya de al-Jhiz, at os sditos nomuulmanos se viam includos entre os beneficirios de tais penses a tal ponto que, to logo nascesse uma criana, o progenitor comeava a receber uma determinada penso. Os adultos recebiam o mnimo necessrio para sobreviver. No comeo, o Califa praticava uma certa discriminao entre as diferentes categorias de pensionistas, e se o mnimo estava estabelecido em 1, a pessoa mais favorecida recebia 40; porm, mais para o final de sua vida, ele decidiu promover uma igualdade total, mas acabou morrendo antes que tal reforma viesse a ser introduzida.

Jogos de Azar
Ao proibi-los, o Alcoro os caracteriza como sendo manobras de Satans; e o fez por razes convincentes. Reconhece-se que a maioria dos males sociais emanam da m distribuio da riqueza nacional, fazendo com que alguns indivduos sejam ricos demais e outros pobres demais, o que resulta com que eles se deixem explorar pelos ricos. Nos jogos de azar e nas loterias, grande a tentao de ganhos rpidos e fceis, e na maioria das vezes, um ganho fcil prejudicial para a sociedade. Supondo-se que nas corridas - de cavalos ou outras e nas loterias, pblicas ou particulares, assim como em outros jogos de azar, as pessoas, num pas qualquer, gastem 3 milhes de reais toda semana como o caso de certos pases; ao final de 10 anos apenas, ter sido recolhido um montante de 1.560 milhes de reais, de um grande nmero de habitantes e distribudo a um nmero ridiculamente pequeno. Menos de 1 por cento das pessoas so contempladas s custas dos outros 99 por cento. No importa se os jogos de azar, includas as loterias, so nacionalizadas ou no, o mal de se acumular a riqueza nas mos de uns poucos, s custas de uma enorme maioria, opera com fora integral. Eis o porque da proibio dos jogos de azar e das loterias no Islam. Tal e qual os seguros capitalistas, os jogos de azar implicam em riscos unilaterais.

http://www.islam.org.br/o_sistema_economico_do_islam.htm

Vous aimerez peut-être aussi