Vous êtes sur la page 1sur 6

_______________________________________________________________________ CURSO DE ESPECIALIZAO EM VIGILNCIA SANITRIA Periodicidade: Bianual Coordenao: Lenice Gnocchi da Costa Reis Marismary Horsth De Seta

_______________________________________________________________________

Objetivos do Curso Formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da Vigilncia Sanitria, considerando o contexto da Sade Pblica e a necessidade de transformao das prticas para o alcance de maior efetividade das aes. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessrias ao desempenho tico da vigilncia sanitria de forma complementar, habilitando-o para atuar nos diversos nveis do sistema.

Descrio do Curso O Curso est estruturado em quatro Unidades de Aprendizagem construdas com base em competncias. Trs delas esto organizadas em temas e uma ser transversal ao curso, com carga horria distribuda em todas as Unidades de Aprendizagem. UNIDADE DE APRENDIZAGEM 1: FUNDAMENTOS EM SADE PBLICA Coordenao: Lenice Gnocchi da Costa Reis, Vera Lcia Edais Pepe e Marismary Horsth De Seta Tema 1: Estado Brasileiro carga horria: 24h Responsvel: Lenice Gnocchi da Costa Reis Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, que o tornem apto a compreender a insero da sade pblica enquanto poltica na macroestrutura do Estado e as suas interfaces com os demais setores, a partir do conhecimento da formao e da organizao do Estado Brasileiro. Competncias: Articular a globalizao, fenmeno histrico e social, necessidade de polticas nacionais, que preparem o Brasil para um mundo em mudana. Dominar o conceito de Estado democrtico de direito e federalismo, enfatizando o papel poltico e social da sade pblica no Brasil. Tema 2: Sistema nico de Sade e as Vigilncias carga horria: 28h Responsvel: Vera Lcia Edais Pepe Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, a fim de atuar como agente na transformao do sistema de Sade, comprometendo-se a promover o bem-estar social. Competncia: Organizar os conhecimentos, de forma a reconhecer a misso da sade pblica na proteo e promoo da sade da populao e sua responsabilidade neste processo.

Tema 3: Gesto e Planejamento em Sade carga horria: 32h Responsvel: Marismary Horsth De Seta Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas para a Unidade, para reconhecer a importncia do planejamento e da gesto para a Sade na transformao das prticas e alcance de resultados desejados. Competncias: Articular conceitos e prticas do campo da gesto e do planejamento em Sade. Estruturar conhecimentos sobre a avaliao em Sade. UNIDADE DE APRENDIZAGEM 2: VIGILNCIAS EM SADE Coordenao: Ana Clia Pessoa da Silva e Vera Lcia Edais Pepe Tema 4: As Mltiplas Faces do Risco em Sade carga horria: 20h Responsvel: Ana Clia Pessoa da Silva Competncias: Dominar o conceito de risco, sendo capaz de apontar seu uso nas diferentes vigilncias em sade. Mobilizar conhecimentos para desenhar estratgias de controle do risco sade, considerando cada uma das vigilncias em sade. Avaliar criticamente a construo da norma face ao conceito de risco. Tema 5: Vigilncias em Sade carga horria: 64h Responsvel: Vera Lcia Edais Pepe e Ana Clia Pessoa da Silva Competncias: Pesquisar e estruturar as caractersticas comuns e as singularidades das vigilncias em sade de forma a compreender os requerimentos necessrios sua implementao. Relacionar os conhecimentos que explicam a constituio e implementao dos Sistemas Nacionais das vigilncias com suas respectivas formas de organizao e funcionamento. UNIDADE DE APRENDIZAGEM 3: VIGILNCIA SANITRIA Coordenao: Lenice Gnocchi da Costa Reis, Marismary Horsth De Seta e Ana Clia Pessoa da Silva Tema 6: Vigilncia Sanitria: uma prtica em transformao carga horria: 56h Responsvel: Lenice Gnocchi da Costa Reis Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, que o habilitem compreenso da Vigilncia Sanitria. Competncias: Avaliar o processo de conformao da vigilncia sanitria, correlacionando os perodos histricos com os modelos de atuao. Apropriar-se do conceito de regulao, avaliando a especificidade desta ao na rea da sade, como resultado da mediao do Estado sobre os interesses em conflito. Mobilizar conhecimentos que expliquem as condies que promoveram a expanso da prtica da vigilncia sanitria.

Tema 7: Administrao Pblica Implicaes para a Vigilncia Sanitria e seu Processo de Trabalho carga horria: 24h Responsvel: Marismary Horsth De Seta

Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, habilitando-se a contextualizar o cenrio pblico de insero da vigilncia sanitria. Competncias: luz dos princpios da administrao pblica, apontar como se d a ancoragem da vigilncia sanitria para a legitimao dos processos de sua competncia. Fazer uso de conhecimentos que ressaltam a importncia da ao do agente de vigilncia sanitria nos compromissos inerentes funo. Tema 8: Risco Sanitrio e Qualidade: categorias bsicas da vigilncia sanitria carga horria: 32h Responsvel: Ana Clia Pessoa da Silva Ao trmino do Tema, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, dando relevncia s questes referentes ao risco e qualidade na Sade. Competncias: Refletir e avaliar criticamente a importncia do conceito de risco para a organizao das aes da vigilncia sanitria, considerando a sua misso de promoo e de proteo sade da sociedade. Reconhecer e aplicar as estratgias e metodologias de avaliao da qualidade na vigilncia sanitria, entendendo-a como prtica avaliativa. UNIDADE TRANSVERSAL AO CURSO: METODOLOGIA CIENTFICA Responsvel: Lenice Gnocchi da Costa Reis e Marismary Horsth De Seta Carga horria: 40h Ao trmino da Unidade, o aluno dever ter o domnio das competncias previstas, sendo capaz propor e elaborar um projeto de pesquisa/interveno. Competncias: Reconhecer problemas relacionados vigilncia sanitria, identificando aqueles de relevncia para a investigao luz de sua importncia sanitria. Selecionar e sistematizar as informaes necessrias para o seu enfrentamento. Propor aplicao de metodologias para sua investigao.

Clientela A clientela preferencial constituda por profissionais graduados, inseridos ou no nos servios de vigilncia.

Vagas Sero oferecidas 35 (trinta e cinco) vagas. A turma dever ter no mnimo 20 alunos.

Regime e Durao O curso, com carga horria total de 480 horas, ser ministrado s segundas, teras e quartas-feiras, em perodo integral. 24 horas semanais, durante 15 semanas, ao longo de 8 meses. Perodo do curso: 02/04/2012 a 07/11/2012 Perodo da Elaborao do TCC: 02/01/2013 a 30/04/2013

Inscrio As inscries estaro abertas no perodo de 23/11/2011 a 18/01/2012. Os candidatos devero preencher o formulrio eletrnico de inscrio disponvel nesta Plataforma SIGA, o qual dever ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios por Carta Registrada ou SEDEX, juntamente com os documentos listados abaixo: - Formulrio de Inscrio assinado - Curriculum vitae - Histrico Escolar - Comprovante original de pagamento da taxa de inscrio. O boleto bancrio referente taxa de inscrio inclui a taxa de inscrio, no valor de R$30,00 (trinta reais) e a taxa referente emisso de boleto bancrio, no valor de R$3,00 (trs reais). O boleto bancrio ser gerado aps finalizar o preenchimento do formulrio eletrnico de inscrio disponvel na Plataforma SIGA. No ser aceito comprovante de pagamento no formato agendamento de pagamento. So considerados isentos de pagamento da taxa de inscrio servidores federais de rgos vinculados ao Ministrio da Sade, que devero enviar, juntamente com os demais documentos exigidos na inscrio, fotocpia de contracheque recente identificando vnculo institucional e o nmero de matrcula SIAPE. Observao: 1. Manter, sob sua guarda uma cpia do comprovante de pagamento da taxa de inscrio, por questes de segurana e para esclarecimentos eventuais de dvidas. 2. O simples recolhimento da taxa de inscrio na agncia bancria no significa que a inscrio para a seleo do Curso tenha sido efetivada. A efetivao ser comprovada atravs do recebimento do crdito do pagamento e do recebimento da documentao exigida. 3. As fotocpias devem ser encaminhadas em papel A4 na cor branca. 4. No sero aceitas inscries fora do perodo e horrios estabelecidos, quaisquer que sejam as razes alegadas, salvo pelo adiamento oficial do perodo inicialmente divulgado. 5. Para que sua inscrio seja homologada necessrio que a data de postagem de toda a documentao exigida seja at o dia 19/01/2012. Inscries com documentao incompleta ou postada aps o dia 19/01/2012 no sero aceitas. Ser disponibilizada no SIGA (link inscrio) a relao com os nomes dos candidatos cujas inscries foram homologadas. No sero fornecidas informaes por telefone.

Observao Geral: Casos omissos sero analisados pela Coordenao do Curso.

Seleo Ser realizada de 13/02/2012 a 09/03/2012 e consistir em anlise do curriculum vita,e Entrevista. 1 Etapa Anlise de Curriculum Vitae e Histrico Escolar Resultado da 1 Etapa 27/02/2012

2 Etapa Entrevista 05/03/2012 a 08/03/2012 Fica a cargo da Comisso de Seleo do curso a marcao do dia, hora e local das entrevistas.

Divulgao do resultado final da seleo: 09/03/2012


O resultado ser afixado no mural do Servio de Gesto Acadmica e divulgado nesta Plataforma SIGA. No sero fornecidas informaes por telefone.

Observao: A documentao encaminhada pelos candidatos no-selecionados ficar disponvel no Servio de Gesto Acadmica para retirada at 90 dias aps a divulgao do resultado final da seleo.

Matrcula Os candidatos selecionados devero efetuar a matrcula no perodo de 12 a 16/03/2012, mediante o encaminhamento, via Correios por Carta Registrada ou SEDEX, de todos os documentos exigidos, listados abaixo: - Fotocpia autenticada e legvel do diploma de graduao (frente e verso na mesma folha). Os candidatos que ainda no possuem Diploma de Graduao devero apresentar declarao de concluso de curso, informando data da colao de grau, j realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declarao no poder ultrapassar o perodo de 02 anos anteriores data de divulgao do presente documento. Neste caso, ser necessria a apresentao de declarao em que tambm constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicao no Dirio Oficial da Unio. No caso de candidato que tenha obtido sua graduao no exterior, dever apresentar cpia autenticada de seu diploma devidamente revalidado no Brasil. - Fotocpia autenticada e legvel da Carteira de Identidade em que conste o campo naturalidade (frente e verso). - Fotocpia autenticada e legvel do CPF (frente e verso).

- Duas fotografias 3x4 com data recente. - Fotocpia legvel da Certido de Casamento, caso haja mudana de nome em relao ao diploma de graduao. - Comprovante original de pagamento da taxa de matrcula no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais). O procedimento para efetuar tal pagamento ser informado por ocasio da divulgao do resultado final. So considerados isentos de pagamento desta taxa servidores federais de rgos vinculados ao Ministrio da Sade, que devero enviar, juntamente com os demais documentos exigidos na matrcula, fotocpia de contracheque recente identificando vnculo institucional e nmero de matrcula SIAPE. 1. Nota: As fotocpias devem ser encaminhadas em papel A4 na cor branca.

Observao: O Certificado de Concluso do Curso somente ser emitido aos alunos concluintes aps a apresentao pelo interessado do Diploma de Graduao ou de Curso Superior devidamente reconhecido pelo MEC.

Titulao A ENSP outorgar certificado, aos alunos que cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino da ENSP.

Bolsas de Estudo e Hospedagem A ENSP no oferece bolsas de estudo. A FIOCRUZ no dispe de hospedagem para alunos provenientes de outros estados ou pases.

Candidatos Estrangeiros Informaes sobre a seleo de alunos estrangeiros podero ser obtidas na homepage da ENSP (http://www.ensp.fiocruz.br) link Cursos Informaes sobre a seleo de alunos estrangeiros.

Endereo para envio da documentao/Outras informaes Escola Nacional de Sade Pblica Sergio Arouca Servio de Gesto Acadmica - SECA Rua Leopoldo Bulhes, 1480 - Trreo 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ Ligao gratuita: 08000-230085 Tel.: (21) 2598-2558 Fax: (21) 2598-2557 E-mail: secapresencial@ensp.fiocruz.br Horrio de atendimento ao pblico: 8h s 16h Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br

Vous aimerez peut-être aussi