Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAO DE PROFESSORES ESCOLA TCNICA DE SADE DE CAJAZEIRAS CURSO: TCNICO EM ENFERMAGEM DISCIPLINA:

INTERCORRNCIA CLINICA EM ENFERMAGEM HIPERTENSO ARTERIAL: Crise Hipertensiva O que ? Crise hipertensiva a elevao, repentina, rpida, severa, inapropriada e sintomtica da presso arterial, em pessoa normotensa ou hipertensa. Os rgos alvo da crise hipertensiva so: os olhos, rins, corao e crebro. A crise hipertensiva apresenta sinais e sintomas agudos de intensidade severa e grave com possibilidades de deteriorao rpida dos rgos alvo. Pode haver risco de vida potencial e imediato, pois os nveis tensionais estaro muito elevados, superiores a 110 mmHg de presso arterial diastlica ou mnima. Como se desenvolve? A presso arterial (PA) igual ao volume de sangue (VS) que sai do corao vezes a resistncia perifrica que ele encontra ao circular pelo nosso organismo (PA= VS x RP). O volume de sangue que sai do corao no sofre grandes influncias, a no ser em casos especiais de falncia do rgo ou excesso de volume sangneo circulante. Assim, a maioria dos casos de hipertenso ocorre por alterao da resistncia perifrica. O aumento repentino da resistncia perifrica ocorre pela falta de regulao neurodinmica dos mecanismos que regulam a presso arterial. As situaes patolgicas que atuam sobre a resistncia perifrica podem ter inmeras origens: neurolgicas, vasculares, medicamentosas, drogas e secreo excessiva ou inapropriada de hormnios. O que se sente? A crise hipertensiva inicia repentinamente e a pessoa pode apresentar: sensao de mal-estar ansiedade e agitao cefalia severa tontura borramento da viso dor no peito tosse e falta de ar A crise acompanhada de sinais e sintomas em outros rgos.

No rim, surge hematria, proteinria e edema. No sistema cardiovascular, falta de ar, dor no peito, angina, infarto, arritmias e edema agudo de pulmo. No sistema nervoso, acidente vascular do tipo isqumico ou hemorrgico, com convulses, dificuldade da fala e da movimentao. Na viso, borramento, hemorragias e edema de fundo de olho. Como se faz o diagnstico? O paciente normotenso ou hipertenso que apresente agudamente os sintomas descritos acima interrogado e examinado pelo mdico, que verifica os nveis tensionais e os encontra muito elevados, acima de 110 mmHg de presso arterial mnima, com sinais e sintomas prprios da crise hipertensiva e sinais de deteriorao rpida de vrios rgos. Muitas vezes, os pacientes tm pseudocrises hipertensivas. Esses pacientes, apesar de nveis elevados de presso arterial, no tm evidncias de deteriorao rpida dos rgos alvo e nem risco de vida. Na reviso clnica, eles compem um grupo de hipertensos que teve sua presso arterial elevada por eventos extras, como crises dolorosas ou emocionais, ps-operatrios imediatos, pnico ou cefalias severas. Quase sempre so hipertensos mal-tratados ou que abandonaram os medicamentos. Tais pacientes no devem ser confundidos com aqueles que tm uma verdadeira crise hipertensiva. Urgncias As principais urgncias que podem redundar em crise hipertensiva so: hipertenso arterial associada a aneurisma dissecante da aorta encefalopatia hipertensiva acidente vascular cerebral de qualquer origem isqumica ou hemorrgica nefrites agudas trauma operatrio de cirurgia cardaca, vascular, neurolgica ou de tumores de supra-renal crise de rebote pela suspenso abrupta de certos medicamentos anti-hipertensivos de uso contnuo (clonidina) na gestao complicada pr-eclmptica ou eclmptica consumo excessivo de estimulantes, como anfetaminas, cocana, medicamentos para resfriados que contenham vasoconstritores (descongestionantes nasais) uso excessivo de corticides ou produo aumentada por tumores da supra-renal e excepcionalmente, em alguns casos, pelo uso de anticoncepcionais feocromocetoma por alteraes vasculares renais agudas em pacientes aterosclerticos, com piora da hipertenso renovascular.

Tratamento A hipertenso arterial sistmica (HAS) acompanhada de grande e repentina elevao da presso arterial requer que os pacientes sejam protegidos de leso dos rgos alvo: olhos, rins, corao e crebro.

Os nveis de presso arterial devem ser imediatamente diminudos com medicaes especiais orais e intravenosas, usadas pelos mdicos sob controle rigoroso em unidades de tratamento intensivo. A internao com sucesso evita danos severos e leses irreversveis que podem levar o paciente ao bito, como infarto agudo, edema agudo de pulmo, encefalopatia hipertensiva e acidentes vasculares cerebrais isqumicos ou hemorrgicos graves. A interveno deve ser de intensidade correspondente gravidade da crise para evitar as complicaes e tambm para impedir que a hipertenso se torne acelerada ou "maligna". H alguns casos em que a presso arterial elevada no uma crise hipertensiva e, nesta situao, o tratamento pode ser feito rotineiramente pelo mdico. Entretanto, a verdadeira crise hipertensiva requer hospitalizao, atendimento intensivo e imediato com medicaes e cuidados especiais, quase sempre do gnero de vasodilatadores potentes que diminuam bastante a resistncia perifrica alterada.

Hipertenso Arterial II CONCEITOS. Dr. Celso Ferreira Hipertenso arterial (HA) ou presso alta chamada de "assassina silenciosa" pois geralmente no causa qualquer tipo de sintoma durante muitos anos at que um rgo vital seja afetado. A doena causa diminuio da expectativa de vida e aumento da mortalidade de homens e de mulheres. o principal fator de risco para problemas cardacos e tambm aumenta a probabilidade de doenas renais, derrames (acidente vascular cerebral), aneurismas e claudicao intermitente. Entre 1981 a 1990, as doenas cardiovasculares foram a maior causa de mortalidade no Brasil, ultrapassando as decorrentes de fatores externos (acidentes e outros), neoplasias (cncer), e de molstias respiratrias. Em 1988, estimava-se que 15% dos indivduos com mais de 20 anos e 35% com idade superior a 50 anos apresentavam presses arteriais elevadas, o que corresponderia a pelo menos 10 milhes de portadores de hipertenso arterial. Esse nmero tende a aumentar com o passar do tempo e com a elevao da mdia de vida da populao brasileira.

ETIOLOGIA OU CAUSAS. Quais so as causas da hipertenso arterial? Pelo menos 90% dos casos de hipertenso arterial (denominadas idiopticas, essenciais ou primrias) so decorrentes de fatores no identificveis mesmo quando pesquisados de modo exaustivo, sendo considerados de mltiplas causas.

Quando a causa identificvel, a hipertenso denominada secundria. Nesse caso, algumas situaes so passveis de cura pela remoo do fator que a motivou. De 5 a 10% das pessoas possuem presso alta provocada por problemas nos rins. Entre 1 a 2% das pessoas apresentam presso alta devido a problemas hormonais ou ao uso de alguns medicamentos como, por exemplo, plulas anti-concepcionais. Uma causa rara a feocromocitoma, um tumor na glndula supra-renal que produz os hormnios adrenalina e noradrenalina. Obesidade, vida sedentria, estresse e ingesto excessiva de lcool ou sal na alimentao podem ter um papel importante em pessoas predispostas a ter hipertenso arterial. O estresse tende a fazer com que a presso aumente temporariamente mas ela costuma retornar ao valor normal assim que cessam os fatores de tenso. Isso explica a hipertenso do avental branco: a tenso emocional da consulta mdica faz a presso do paciente aumentar suficientemente para ser diagnosticado como hipertenso. SINTOMAS. Quais so os sintomas da hipertenso arterial? Grande parte das pessoas com presso alta no apresenta sintomas. Pode ocorrer, por coincidncia, manifestaes que so erroneamente atribudas presso alta: dor de cabea, sangramento do nariz, tontura, rosto avermelhado e cansao. Esses sintomas, entretanto, tambm aparecem freqentemente em pessoas com presso normal. Se uma pessoa com hipertenso arterial severa ou presso alta passar um longo perodo sem tratamento, sintomas como dor de cabea, fadiga, nusea, vmito, falta de ar, viso borrada aparecem provocados por danos no crebro, olhos, corao e rins. Ocasionalmente, pessoas com presso muito alta e em estgios avanados da hipertenso arterial, elas podem ter tontura ou mesmo coma, ou seja, encefalopatia hipertensiva, e necessitam de tratamento emergencial. EXAMES PARA DIAGNOSTICO. Como diagnosticar a Hipertenso Arterial? A hipertenso arterial primria diagnosticada, freqentemente, em um consulta mdica casual j que em geral ela assintomtica, salvo as situaes em que existam complicaes. O diagnstico deve ser feito aliando-se ao histrico do paciente, os resultados do exame fsico e o valor pressrico tomado com tcnica precisa. Uma leitura de 140/90 mm Hg ou mais considerada alta, mas o diagnstico no pode ser baseado em apenas um registro. A medio deve ser feita novamente ao menos em outros dois dias diferentes, para ter certeza que a presso alta persiste. A deteco de valores eventualmente elevados pode ser decorrente de tenso emocional, como acontece na "hipertenso do avental branco", fato que pode ocorrer reiteradamente em consultrios. Medir a presso arterial fora do consultrio mdico pode ser um recurso valioso. O paciente pode avaliar a presso arterial no prprio domiclio, com aparelho e pessoa aptos para tanto. Os valores considerados normais so inferiores aos padronizados para os consultrios. No perodo diurno, no devem ser superiores a 135 x 85 mm Hg e noite, no devem ultrapassar 120 x 75 mm Hg.

TRATAMENTO. Como tratar a hipertenso arterial primria?

A hipertenso arterial primria ou essencial no tem cura mas pode ser tratada para prevenir complicaes. Antes da prescrio de qualquer medicamento, medidas alternativas so utilizadas:

Pessoas acima do peso normal so aconselhadas a reduzir o peso. - Mudanas na dieta para aqueles com diabetes, obesidade ou nvel alto de colesterol tambm so importantes para a sade cardiovascular. Reduo para menos de 2,3 gramas de sdio ou 6 gramas de cloreto de sdio ao dia (mantendo uma ingesto adequada de clcio, magnsio e potssio). Reduo da ingesto diria de cerveja para menos de 720 ml ou menos de 300 ml de vinho ou menos de 60 ml de bebidas destiladas. Exerccios aerbicos moderados podem ajudar. Pessoas com hipertenso primria no precisam restringir as suas atividades medida que sua presso esteja controlada. Fumantes devem parar de fumar.

Via de regra a HA primria responde facilmente teraputica anti-hipertensiva, e a perda do controle da presso, tambm conduz suspeita de causa secundria. Em que casos o tratamento medicamentoso utilizado? As pessoas com hipertenso arterial alta (estgio 3) - presso sistlica acima de 180 mm Hg e diastlica acima de 110 mm Hg, precisam receber tratamento medicamentoso imediato. Por outro lado, deve-se frisar que, o estgio 1 representado por nmeros menores, no deve ser considerado de importncia secundria, j que a maioria dos portadores de HA apresentam nveis tensionais leves, e as complicaes a incidem com maior freqncia. Portadores de diabetes mellito, mesmo quando a presso arterial encontra-se dentro dos valores normais (presso sistlica entre 130 e 139 mm Hg), necessrio o tratamento medicamentoso. Como o tratamento medicamentoso? Qualquer pessoa com hipertenso arterial primria pode t-la sob controle com uma ampla variedade de medicamentos disponveis, mas o tratamento precisa ser adaptado a cada indivduo. Para a grande maioria dos portadores de hipertenso arterial primria, o tratamento inicia com diurticos ou beta bloqueadores, em geral tiaznicos, em pequenas doses. Alm disso, existem indicaes obrigatrias como nos casos de diabete mellito, onde os inibidores da enzima conversora da angiotensina so importantes na proteo renal ou nos portadores de insuficincia cardaca, onde est universalmente aceita sua ao benfica diferenciada, tanto na melhora funcional, quanto nas complicaes e sobrevida.

Os medicamentos utilizados so:

Tiazida (diurtico): ajuda os rins a eliminar o sal e gua, diminuindo o volume de sangue dentro do organismo e consequentemente, reduzindo a presso. Os diurticos tambm fazem com que os vasos sangneos se dilatem. Provocam perda de potssio atravs da urina e algumas vezes pode ser necessrio um suplemento de potssio ou um medicamento que retenha o potssio no organismo. Bloqueadores adrenrgicos: grupo de drogas que inclui os alfa-bloqueadores, os betabloqueadores e os alfa-beta-bloqueadores. Atuam bloqueando o sistema nervoso simptico, responsvel pela rpido aumento de presso em resposta ao estresse.

Inibidores de enzimas conversoras de angiotensina e bloqueadores de angiotensina II: so antagonistas de clcio e vasodilatadores. Reduzem a presso dilatando as artrias. Antagonistas de clcio e vasodilatadores diretos: reduzem a presso dilatando os vasos sangneos.

Vous aimerez peut-être aussi