Vous êtes sur la page 1sur 4

Estrutura de Dados

Alexandre M Gomes

Introduo
A seguir, alguns conceitos que sero tratados durante o curso. Seu conhecimento importante tanto para resoluo de problemas quanto para o enriquecimento do jargo tcnico.

Tipos de Dados
Tipos de Dados
O tipo de dado de uma varivel define o conjunto de valores que a varivel pode assumir. Por exemplo, uma varivel do tipo boolean pode assumir o valor true ou false. So considerados tipos primitivos o Inteiro, Real, Lgico, Caracter e Ponteiro. Cada um desses tipos possuem um conjunto de operaes e valores restrito.

Tipo Abstrato de Dados


um modelo computacional (matemtico ou no) onde so definidas operaes sobre um conjunto de dados. O Tipo Abstrato de Dados (TAD) pode ser definido como um modelo matemtico pelo par (v,o) onde v um conjunto de valores e o um conjunto de operaes sobre esses valores. Como exemplo podemos citar o tipo bsico real associado aos seus valores e operaes vlidas.

Estrutura de Dados
Estrutura de Dados (ED) um mtodo particular de se implementar um TAD. A implementao de um TAD escolhe uma ED para represent-lo. Cada ED construda dos tipos bsicos (int, real, char) ou dos tipos estruturados (array, record) de uma linguagem de programao.

Tipos de Dados Estticos


Definimos como tipos estticos de dados aqueles que tm a sua estrutura completamente definida antes de comearmos a efetuar operaes. Uma de suas caractersticas mais notveis no permitir acrescentar mais elementos do que o previsto inicialmente. Nem mesmo a posio em memria dos sucessores e antecessores de um dado elemento. Um exemplo de estrutura esttica muito comum o vetor (array).

Tipos de Dados Dinmicos


Os tipos dinmicos de dados so aqueles que sofrem modificaes estruturais quando esto submetidos a inseres e retiradas de elementos. No possuem limitaes lgicas de tamanho se submetendo aos limites fsicos de memria.

Estrutura de Dados

Alexandre M Gomes

Reviso
Array
Os arrays correspondem a posies de memria, identificadas por um nico nome, individualizadas por ndices, e cujo o contedo de um mesmo tipo. Type Vetor= array[min..max] of tipo;

Exerccios
Defina um array que

Registro (Record)
O registro (Record) um tipo estruturado composto por um ou mais tipos com as seguintes caractersticas:

Contm um nmero fixo de elementos chamados campos. Os campos podem ser de tipos diferentes. Cada campo tem um nome prprio chamado de identificador do campo.
Type Reg = Record Campo1 : tipo1; CampoN : tipoN; End; Exemplo:

aluno : record matricula : integer; nome : string[20]; media : real; end;

Estrutura de Dados

Alexandre M Gomes

Arquivo (File) Arquivos so estruturas de dados armazenadas fora da memria principal do computador, geralmente em meios magnticos como fitas, discos ou disquetes. <nome do aquivo> = file of <tipo registro do arquivo> Procedimentos e funes pr-definidos so responsveis pela manipulao dos arquivos. Os principais so: Associao com Nome Externo - AssignFile ( < varivel arquivo > , <nome externo> ) Abrir Arquivo para Leitura - Reset ( < varivel arquivo > ) Criar e Abrir um Arquivo Novo - Rewrite ( < varivel arquivo > ) Fechar um Arquivo - Close ( < varivel arquivo > ) Fim de Arquivo - Eof ( < varivel arquivo > ) Leitura de Dados - Read ( < varivel arquivo> , < varivel > ) Gravao de Dados - Write ( < varivel arquivo > , < varivel > ) Movendo o ponteiro de registro - Seek( < varivel arquivo>, < varivel > ) Obtendo a posio do ponteiro de registros - FilePos( < varivel arquivo >) Testando a Existncia de um Arquivo {$I-} Reset(<varivel arquivo>); {$I+} if IORESULT = 0 Then Write ( Arquivo existente) Else Write(Arquivo inexistente); Exemplos: type Funcionario = record Nome: string[30]; Salario: real; end; var Arq: File of Funcionario;
3

Estrutura de Dados

Alexandre M Gomes

Func: Funcionario; begin AssignFile(Arq , 'teste.txt'); {$I-} Reset(Arq); {$I+} if IORESULT = 0 Then Begin while not eof(Arq) begin Read(Arq, Func); {L um registro do arquivo} Writeln(Func.Nome, Func.Salario); {Exibe na tela} end; Close(Arq); End; end.

Vous aimerez peut-être aussi