Vous êtes sur la page 1sur 3

Evoluo Histrico-Legislativa dos Crimes sexuais O Direito no tem existncia em si prprio. Ele existe na sociedade1.

A sua causa material est nas relaes da sociedade, nos acontecimentos mais importantes para a vida social.2 As normas jurdicas, portanto, devem se encontrar em conformidade com o anseio social, com as construes culturais e histricas de um povo. As Ordenaes Afonsinas e Manuelinas (perodo que se estendeu de 1521 at 1603), apesar de no terem tido vigncia no Brasil, valem a meno de que puniam a prtica do estupro com morte. Iniciando o tratamento legislativo da matria em Terrae Brasilis, as ordenaes Filipinas diferenciavam o estupro, poca descrito como aquele que forosamente dormir com qualquer mulher, salvo se ganhe dinheiro por seu corpo ou seja escrava, e o atentado violento ao pudor, previsto na conduta de travar de alguma mulher, no sendo para dormir com ela, apenado com at trinta dias de cadeia. A moral da poca reprovava com muito mais vigor a conduta de manter conjuno carnal mediante violncia ou grave ameaa (forosamente dormir) do que a conduta de praticar atos libidinosos diversos da conjuno carnal (no sendo para dormir com ela). O primeiro se punia com a Morte; o segundo, com trinta dias de cadeia. No Cdigo Criminal do Imprio (1830), o estupro passa a ser apenado com priso celular de 3 a 12 anos, mais o dote da ofendida. O atentado violento, por sua vez, ao pudor recebe a seguinte descrio tpica, digna de meno expressa: Art. 223. Quando houver simples offensa pessoal para fim libidinoso, causando dr, ou algum mal corporeo a alguma mulher, sem que se verifique a copula carnal. Penas - de priso por um a seis mezes, e de multa correspondente metade do tempo, alm das em que incorrer o ro pela offensa.
1 2

Da o famoso brocardo ubi uomo ibi societas, ubi societas ibi jus

NADER, Paulo. Introduo ao estudo do direito, p. 8., Apud LOPES, Luciano dos Santos., Op. Cit. p.25

Mais uma vez a gradao entre o Estupro e o Atentado Violento ao pudor fica evidente, sendo aquele muito mais grave do que este. H cento e cinqenta anos atrs, respeitava-se mais a taxatividade que hoje em dia. No Cdigo Penal Republicano (1890), segue-se a diferenciao das condutas, no entanto, elevou-se a pena do atentado violento ao pudor de um a seis meses para um a seis anos3, inconvenientemente equiparando-o com o crime de estupro. Diz-se inconvenientemente, pois doravante deixa de existir uma gradao valorativa entre as condutas, equiparando a conjuno carnal mediante violncia ou grave ameaa a qualquer conduta que cause ofensa pessoal para fim libidinoso4. Na redao inicial do Cdigo Penal de 1940, a pena para o crime de estupro era de 3 a 8 anos de recluso, enquanto a do atentado violento ao pudor era de 2 a 7, retornando-se a critrios semelhantes aos do cdigo de 1830. Contudo, a Lei 8.072 de 1990 Lei dos Crimes Hediondos elevou a pena do crime de estupro e a do atentado violento ao pudor para recluso de 6 a 10 anos, novamente igualando a punio. Entendendo ser excessiva tal punio em alguns casos, a doutrina e a jurisprudncia j vinham propondo a atipicidade de condutas menos lesivas ao bem jurdico sexual, ou, em alguns casos, a subsuno contraveno de importunao pblica ao pudor. Com a reforma dos crimes sexuais pela lei 12.015/09, houve a unificao normativa do estupro e do atentado violento ao pudor, sendo doravante os dois crimes previstos no art.213, com a seguinte redao: Art. 213. Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso
3 4

No se descarta a hiptese de um engano, um erro material...

No pode se deixar de levar em considerao que poca ao menos existia a exigncia de que houvesse dor ou outro mal corpreo. Hoje tal exigncia depende da anlise valorativa do Juiz.

No se pode deixar de consignar que a lei 12.015/09 perdeu uma excelente oportunidade de criar um tipo penal intermedirio entre o Estupro/Atentado violento ao Pudor e a importunao pblica ao pudor, que hoje tem servido de verdadeiro quebra-galho em casos limites.

Vous aimerez peut-être aussi