Vous êtes sur la page 1sur 75

" NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE "

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

OBJECTIVOS
Identificar as Contas do POC Classificar os Documentos de acordo com o POC Ler e interpretar um Balancete, um Balano e uma Demonstrao de Resultados

PROGRAMA
Introduo Estudo das Contas do POC Mapas Includos no POC Ligaes entre a Contabilidade Geral e a Contabilidade Analtica Aspectos Fiscais e de Gesto Casos Prticos Cidado do Futuro SAS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

2
OBJECTIVOS E PROGRAMA

NDICE DO MANUAL
NOME DO TEXTO N DA PG.

CONTABILIDADE: CONCEITOS E OBJECTIVOS BREVE HISTORIAL CONSIDERAES TCNICAS PRINCPIOS CONTABILSTICOS PATRIMNIO DA EMPRESA INVENTRIO BALANO DEMONSTRAO DE RESULTADOS ANEXO AO BALANO E DEMONSTRAO DE RESULTADOS ORIGEM E APLICAO DE FUNDOS CONTA AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC CONTABILIDADE ANALTICA SISTEMAS DE CONTAS PROVISES AMORTIZAES REAVALIAES LEASING OU LOCAO FINANCEIRA CIDADO DO FUTURO SAS

4 6 9 14 17 20 23 28 31 34 36 42 59 61 63 65 69 72 75 80

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

3
NDICE

CONTABILIDADE: CONCEITOS E OBJECTIVOS

CONCEITOS OBJECTIVOS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

4
TEXTO: CONTABILIDADE: CONCEITOS E OBJECTIVOS

CONCEITOS a cincia que tem por objecto o estudo do patrimnio da Empresa, dando a conhecer em qualquer momento, a sua composio quantitativa e qualitativa.

OBJECTIVOS Qual o objectivo da contabilidade? REGISTAR toda a informao necessria para a revelao do patrimnio da Empresa. Permite-nos controlar dentro da Empresa stocks de mercadorias, o que temos a pagar e quando o devemos fazer, saldos bancrios enfim permite controlar toda a actividade da Empresa.

As demonstraes financeiras, fornecem toda a informao acerca da posio financeira e resultados das Empresas, para que confiram utilidade aos investidores, credores e outros utentes a fim de estes investirem racionalmente, concederem crdito e tomarem outras decises. pois desta forma que as demonstraes financeiras contribuem para o funcionamento eficiente dos mercados de capitais.

Esta informao deve ser compreensvel aos que desejam analisar e avaliar dando a conhecer quais os recursos econmicos eficientes e mostrar o resultado do exerccio da gerncia e responsabilidade pelos recursos que lhe foram confiados.

Toda esta informao obtida atravs de documentos.

Que tipo de documentos? Documentos de compras e receitas (facturas; guias de remessa; recibos; notas de crdito; notas de dbito e vendas a dinheiro).

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

5
TEXTO: CONTABILIDADE: CONCEITOS E OBJECTIVOS

BREVE HISTORIAL

PLANO OFICIAL DE CONTABILIDADE CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

6
TEXTO: BREVE HISTORIAL

A contabilidade apareceu, porque foi sempre preocupao de todo o comerciante verificar se perde ou ganha com as transaes que efectua.

Assim ao longo dos anos foram surgindo diversos mtodos que aperfeioados deram origem actual metodologia partida dobrada. Esta metodologia d-nos uma ideia aproximada entre o valor econmico e patrimonial da Empresa.

Outrora todos os registos eram feitos manualmente em

folhas - dirio e

simultaneamente nas folhas do Razo, toda a informao fornecida pelo Dirio era classificada dentro das prprias contas. Com a evoluo dos tempos estes registos passaram a ser feitos em fichas acompanhados da introduo de novas tcnicas: agrupamento de documentos e introduo da contabilidade propriamente dita.

Surge o PLANO OFICIAL DE CONTABILIDADE para permitir s Empresas comparar as suas situaes patrimoniais. Este plano define-se como um conjunto de regras contabilsticas que utilizam as mesmas tcnicas e as mesmas contas para diferentes Empresas.

A introduo do POC teve como objectivo o da transparncia entre Empresas do mesmo ramo. Assim o Estado pode permitir-se fazer comparaes estatsticas e apurar o montante de impostos a liquidar, os bancos podem fazer anlises quanto solidez das diferentes Empresas e definir os nveis de endividamento e quais as taxas de juro a praticar, quanto aos fornecedores podem avaliar a capacidade da Empresa para pagar antecipadamente e poder assim definir condies de crdito.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

7
TEXTO: BREVE HISTORIAL

Foi no ano de 1978 que ocorreu a adopo da 4 Directiva por parte do CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 78/660/CEE. Esta

regulamentava acerca das contas anuais de certas formas de Sociedades.

O objectivo principal foi o de coordenar as disposies nacionais dos vrios Estados membros respeitantes estrutura e contedo das contas anuais e do relatrio de gesto, critrios de valorimetria, bem como a divulgao dos documentos .Esta aplicao estende-se s Sociedades annimas e

Sociedades por quotas.

A norma estabelece tambm esquemas de modelos obrigatrios para a elaborao de Balano e apuramento de resultados, e outras informaes a divulgar em notas anexas.

Portugal ao aderir comunidade em 1986, viu-se na obrigao de adoptar estas normas. Assim a COMISSO de NORMALIZAO CONTABILISTICA, adaptou o POC a esta 4 directiva.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

8
TEXTO: BREVE HISTORIAL

CONSIDERAES TCNICAS

BALANO DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR NATUREZA DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR FUNO ANEXO QUADRO DE CONTAS DEMONSTRAO E ORIGEM DE FUNDOS TRATAMENTO DE LIGAES ENTRE EMPRESAS PROVISES TITULAO DAS DVIDAS APRESENTAO DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

9
TEXTO: CONSIDERAES TCNICAS

BALANO O modelo adoptado o tradicional, e a sua estrutura implica a correspondncia entre cada um dos seus elementos e as contas do POC.

Os elementos do activo passaram a ser classificados segundo a sua natureza, destino e aplicao.

DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR NATUREZAS Obtida partir dos custos e proveitos por naturezas, obedecendo classificao das contas do POC (contas 6 e 7). Possibilita ainda que se classifiquem os resultados em Correntes e extraordinrios, bem como o desdobramento dos primeiros em operacionais e financeiros.

DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR FUNES Alm da comparabilidade da informao financeira e dos instrumentos de anlise ainda de grande utilidade para a gesto e tem uma maior divulgao a nvel internacional. Esta foi adoptada segundo a directriz contabilstica n20, a qual refere que os resultados devem ser apurados obedecendo aos seguintes nveis: 1. Resultados Brutos 2. Resultados Operacionais 3. Resultados correntes ( antes e depois de impostos) 4. Resultados Extraordinrios( antes e depois de impostos) 5. Resultados Lquidos 6. Resultados por aco

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

10
TEXTO: CONSIDERAES TCNICAS

ANEXO Este sofreu alteraes face 4 directiva. Abrange um conjunto de informaes que se destinam a comentar quantias includas quer no Balano quer na demonstrao de resultados, e a divulgar factos ou situaes que no tendo expresso naquelas demonstraes financeiras, so teis para o leitor das contas, pois podem vir a influenciar a posio financeira da Empresa.

A qualidade da informao financeira da Empresa depende em grande parte do contedo destas notas.

QUADRO DE CONTAS As alteraes introduzidas no influenciaram o POC no que concerne s contas. Assim as classes 9 e 0 continuam reservadas contabilidade interna e ao tratamento de outras informaes. O POC permite ainda criar subcontas para os casos possveis e no contemplados pelo plano. No entanto deve-se ter o maior cuidado no uso desta faculdade, pois deve sempre respeitar-se o contedo da conta principal.

DEMONSTRAO E ORIGEM DE FUNDOS Tambm conhecida por demonstraes das alteraes na posio financeira sofreu pequenas modificaes, apenas as apresentadas no cdigo de contas e da apresentao directa do fluxo de fundos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

11
TEXTO: CONSIDERAES TCNICAS

TRATAMENTO DE LIGAES ENTRE EMPRESAS Devido deteno de partes de capital e de outros direitos podemos classificar as Empresas em diferentes tipologias: Empresas de Grupo Empresas associadas Outras Empresas

Dentro das Empresas grupo, encontramos as Empresas me (aquelas que por si s dominam ou controlam outra Empresa) e Empresas filiais (aquelas sobre a qual uma detm o domnio).

No que concerne s Empresas associadas, so aquelas sobre as quais uma Empresa participante exerce uma influncia significativa sobre a gesto e poltica financeira.

PROVISES A sua constituio deve apenas respeitar a situaes associadas a riscos e em que no se trate apenas de uma simples estimativa de um passivo certo.

TITULAO DAS DVIDAS O anterior POC apresentava dois tratamentos diferentes para a titulao das dvidas, actualmente com as modificaes, aponta-se para a flexibilidade, permitindo vrias formas de tratamento; as Empresas devem utilizar a mais til e compatvel com os meios de processamento sua disposio.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

12
TEXTO: CONSIDERAES TCNICAS

APRESENTAO DAS DEMONSTRAES FINANCEIRAS Nestas as quantias devem ser indicadas em milhares de contos ou seja sem fraces. Actualmente e face moeda nica as Demonstraes Financeiras tambm podem ser apresentadas em Euros. De salientar que nestas demonstraes, no so necessria a incluso de contas quando estas no apresentem saldos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

13
TEXTO: CONSIDERAES TCNICAS

PRINCPIOS CONTABILSTICOS

CONTINUIDADE CONSISTNCIA CUSTO HISTRICO ESPECIALIZAO PRUDNCIA SUBSTNCIA SOBRE A FORMA MATERIALIDADE

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

14
TEXTO: PRINCPIOS CONTABILSTICOS

Os princpios contablisticos tm como objectivo a obteno de uma imagem verdadeira e apropriada da situao financeira e dos resultados das operaes da Empresa. Os fundamentais so:

CONTINUIDADE Considera-se que a Empresa opera sem durao limitada. Desta forma a Empresa no tem inteno nem necessidade de diminuir o volume das suas operaes.

CONSISTNCIA Considera-se que a Empresa no altera as suas polticas contabilsticas de um exerccio para o outro. Se o fizer e esta tiver efeitos materialmente relevantes, estes devem ser referidas no anexo.

CUSTO HISTRICO Em que todo o documento lanado pelo seu custo inicial.

ESPECIALIZAO Os proveitos e custos so reconhecidos quando obtidos, independentemente do seu recebimento ou pagamento.

PRUDNCIA No devemos registar ganhos potenciais, mas optar por registar perdas potenciais de mercadorias por exemplo em stock.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

15
TEXTO: PRINCPIOS CONTABILSTICOS

SUBSTNCIA SOBRE A FORMA As operaes devem ser contabilizadas atendendo sua substncia e realidade financeira e no apenas sua forma legal

MATERIALIDADE As demonstraes financeiras devem evidenciar todos os elementos que sejam relevantes e que possam afectar avaliaes ou decises pelos utentes interessados

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

16
TEXTO: PRINCPIOS CONTABILSTICOS

PATRIMNIO DA EMPRESA

BENS DIREITOS OBRIGAES

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

17
TEXTO: PATRIMNIO DA EMPRESA

O conjunto de bens, direitos e obrigaes em determinada data devidamente valorizados.

BENS Edifcios; equipamentos; maquinas; viaturas Dinheiro Depsitos `ordem Produtos

DIREITOS Clientes ( o que tem a receber)

OBRIGAES Fornecedores Estado Banco

Assim podemos afirmar que bens e direitos constituem o ACTIVO da Empresa e as obrigaes constituem o PASSIVO da Empresa.

Normalmente o ACTIVO deve ser superior ao PASSIVO, pois o contrrio implica que a Empresa corre riscos que a podero conduzir falncia

VALOR DO PATRIMNIO DA EMPRESA

ACTIVO PASSIVO = SITUAO LIQUIDA

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

18
TEXTO: PATRIMNIO DA EMPRESA

CLASSIFICAO DOS FACTOS PATRIMONIAIS

A actividade corrente desenvolvida pelas Empresas origina factos patrimoniais que produzem constantes alteraes na estrutura das contas.

Todas as operaes, que conduzem a uma variao qualitativa nas contas, permanecendo invarivel o valor do Capital, dizem-se que originam factos patrimoniais permutativos .

Todas as operaes, que conduzem a uma variao quantitativa nas conta, provocando uma alterao no valor do Capital Prprio originam factos patrimoniais modificativos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

19
TEXTO: PATRIMNIO DA EMPRESA

INVENTRIO

ORDENAO CONTEDO APRESENTAO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

20
TEXTO: INVENTRIO

a relao referida a uma data determinada de elementos patrimoniais da Empresa, devidamente quantificados e valorizados. Podem ser classificados de diferentes tipologias.

QUANTO ORDENAO 1. Simples e corrido 2. Classificado ou selectivo

Entende-se como sendo simples, agrupados

aquele cujos bens no se encontram

Entende-se como classificado ou selectivo, encontram agrupados por categorias

aquele cujo os bens se

QUANTO AO CONTEDO 1. 2. Total ou geral Parcial

Total ou geral, aquele que descrimina todo o conjunto de bens da Empresa

Parcial, aquele que apenas faz referncia a uma parte dos bens da Empresa

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

21
TEXTO: INVENTRIO

QUANTO APRESENTAO 1. 2. ANALTICA SINTTICA

Analtica aquela que descrimina exaustivamente os bens

Sinttica, aquela que descrimina os bens agrupado

SO QUATRO OS PASSOS ELABORAO DO INVENTRIO:


ARROLAMENTO

PARA

UMA

CORRECTA

a listagem dos elementos constituintes do Patrimnio da Empresa. Ex. Depsitos ordem, viaturas, edifcios, etc.

CLASSIFICAO Agrupamento em contas dos elementos com caractersticas comuns

DESCRIO Indica os elementos patrimoniais integrantes de cada conta

AVALIAO Valorizao dos elementos patrimoniais da Empresa em anlise

As Empresas devem possuir um livro chamado LIVRO DE INVENTRIO E BALANOS, onde devem constar os inventrios.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

22
TEXTO: INVENTRIO

BALANO

EXERCCIO ECONMICO ELEMNTOS PATRIMONIAIS DA EMPRESA MASSAS PATRIMONIAIS GERAIS MASSAS PATRIMONIAIS DO ACTIVO MASSAS PATRIMONIAIS DO CAPITAL PRPRIO E PASSIVO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

23
TEXTO: BALANO

Expresso da relao existente entre o ACTIVO, o PASSIVO e a SITUAO LQUIDA.

A elaborao do Balano por parte das Empresas tem um duplo objectivo: apuramento dos resultados do ano anlise da actividade desenvolvida pela Empresa

O espao que medeia dois balanos obrigatrios ( Balano Inicial e Balano Final) designa-se Exerccio Econmico que coincide com o ano civil.

A Situao lquida ser ento a diferena aritmtica entre o activo e o passivo, e sempre que procedemos ao registo e movimentos contabilsticos temos de garantir esta igualdade.

O BALANO representa o patrimnio da Empresa quer em composio, quer em valor ,decomposto e agrupado em classes. Por conveno o activo tem de ser classificado .Existem um conjunto de

grupos em que se acumula a informao. Estes listam-se segundo ordem de grau crescente e de liquidez, ou seja do menos liquido para o mais liquido.

Assim no ACTIVO encontramos: IMOBILIZADO No objecto da actividade da Empresa, mas destina-se a permanecer na Empresa por vrios exerccios. 1. Corpreo - viaturas; edifcios; mquinas; ferramentas, etc. 2. Incorpreo- trespasses, patentes; aquisies financeiras

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

24
TEXTO: BALANO

CIRCULANTE

Existncias bens comercializveis e que so objecto de actividade da Empresa

Clientes classe que inclui todos os compradores de mercadorias, produtos e servios da Empresa

Outros devedores Inclui dividas a receber de terceiros no considerados clientes

Ttulos Negociveis

classe que inclui as aplicaes financeiras de curto prazo ou seja inferiores a um ano

Depsitos bancrios inclui meios de pagamento existentes em contas vista nas instituies de crdito

Caixa

inclui meios de pagamento tais como: moedas metlicas de curso legal, notas, cheques e vales postais, nacionais ou estrangeiros

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

25
TEXTO: BALANO

SITUAO LIQUIDA OU CAPITAL PRPRIO

Capital Social

o valor inicial do patrimnio

Resultados Transitados

Representa os lucros ou prejuzos retidos de anos anteriores

Reservas

Representa os lucros de anos anteriores aplicados na Empresa

Resultado Liquido do Exerccio

Representa exerccio

lucro

ou

prejuzo

do

Dentro do PASSIVO encontramos: Fornecedores Inclui os vendedores de bens e/ou servios adquiridos pela Empresa , exceptuando os fornecedores de imobilizado.

Fornecedores de Imobilizado Inclui os vendedores de bens e servios com destino ao activo da Empresa.

Estado e Outros Entes Pblicos

Inclui as

operaes com

o Estado,

Autarquias, e outros Entes Pblicos.

Outros Credores Inclui as dvidas a pagar a terceiros, no fornecedores

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

26
TEXTO: BALANO

CONCLUSO:

Elementos Patrimoniais da Empresa Bens, Direitos e Obrigaes

Massas Patrimoniais Gerais Activo, Passivo e Capital Prprio

Massas Patrimoniais do Activo Imobilizado e Circulante

Massas Patrimoniais do Capital Prprio e Passivo Capital e Dividas a Terceiros

O Balano distingue-se do Inventrio essencialmente por incluir o Valor do Patrimnio ou Capital Prprio

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

27
TEXTO: BALANO

DEMONSTRAO DE RESULTADOS

POR NATUREZA POR FUNES

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

28
TEXTO: DEMONSTRAO DE RESULTADOS

Reflecte todos os resultados obtidos pela Empresa no decorrer do exerccio.

O quadro de Demonstrao de Resultados mostra a relao entre custos e proveitos e perdas e ganhos.

Em conformidade com o POC as contas de resultados so distribudas por 3 classes ( classes 6 a 8 )

Na necessidade de satisfazer as pequenas Empresas foram elaborados modelos menos pormenorizados, para efeito de prestao de contas.

DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR NATUREZAS TEMOS: Custos e perdas (registam-se sempre a dbito).

Toda a classe 6 discriminada e apresentado cada um dos seus somatrios.

Proveitos e ganhos ( registam-se sempre a crdito).

Toda a classe 7 discriminada e apresentado cada um dos seus somatrios.

colocado o valor correspondente ao imposto sobre o rendimento do exerccio

colocado o resultado lquido do exerccio.

De salientar que ao longo da DEMONSTRAO DE RESULTADOS, vai-se procedendo aos clculos dos Resultados Operacionais, Resultados

Financeiros, Resultados Correntes, Resultados antes de Impostos e Resultado Lquido do Exerccio.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

29
TEXTO: DEMONSTRAO DE RESULTADOS

DEMONSTRAO DE RESULTADOS POR FUNES

Imposta a todas as Sociedades que ultrapassem dois dos limites (Art. 262 do Cdigo das Sociedades).

a) Total do Balano superior a 140.000cts b) Total de vendas liquidas e outros proveitos superior a 280.000cts c) Nmero de trabalhadores superior a 50

Na Demonstrao de Resultados por Funes, obtemos uma soluo atravs de diversos clculos. Assim : Clculo dos Resultados Brutos Clculo dos Resultados operacionais Clculo dos Resultados Correntes Clculo do Imposto sobre os Resultados Correntes Clculo dos Resultados Extraordinrios Clculo do Imposto sobre Resultados Extraordinrios Clculo do Resultado Lquido Clculo Resultado por Aco

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

30
TEXTO: DEMONSTRAO DE RESULTADOS

ANEXO AO BALANO E DEMONSTRAO DE RESULTADOS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

31
TEXTO: ANEXO AO BALANO E DEMONSTRAO DE RESULTADOS

Como atrs referido este anexo um conjunto de informaes que a Empresa tem de prestar.

Assim alm de comentar quantias includas no Balano e na Demonstrao de Resultados, ainda divulga factos ou situaes que apesar de no terem expresso nas demonstraes financeiras, so teis para o leitor de contas, pois podem influenciar a posio financeira da Empresa.

Estes anexos tambm podem ser elaborados de forma mais sinttica, desde que a Empresa no ultrapasse dois dos limites impostos pelo artigo 262 do Cdigo das Sociedades.

Os anexos ao Balano e Demonstrao de Resultados devem conter notas como por exemplo:

a) As disposies do POC que, por motivos excepcionais foram derrogadas, as justificaes dessas alteraes e quais os efeitos em termos de demonstraes financeiras.

b) Quais os contedos das contas do Balano e da

Demonstrao de

Resultados que no so comparveis aos do ano anterior, e em que consistiram essas alteraes.

c) Quais os critrios valorimtricos utilizados nas vrias rubricas do Balano e da Demonstrao de Resultados e quais os mtodos de clculo para as diversas rubricas.

d) Cotaes utilizadas para a converso em moeda portuguesa.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

32
TEXTO: ANEXO AO BALANO E DEMONSTRAO DE RESULTADOS

e) Indicar em que montante o resultado do exerccio foi modificado de modo a obter vantagens fiscais. (adopo de critrios valorimtricos diferentes do POC, amortizaes superiores, por provises superiores s previstas na Lei.

f) Indicao de situaes que venham a afectar significativamente os impostos futuros.

g) Nmero mdio de pessoas ao servio.

h) Comentrio s contas 431 (despesas de instalao) e 432 (despesas de investigao).

i) Justificao dos trespasses.

j) Outras informaes consideradas relevantes para melhor compreenso da posio financeira e dos resultados.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

33
TEXTO: ANEXO AO BALANO E DEMONSTRAO DE RESULTADOS

ORIGEM E APLICAO DE FUNDOS

PROVISES DVIDAS DE TERCEIROS A MDIO E LONGO PRAZO IMOBILIZADO CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS RESULTADO LQUIDO E EXERCCIO DIRIO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

34
TEXTO: ORIGEM E APLICAO DE FUNDOS

Trata-se de um mapa utilizado em analise financeira que se elabora a partir das variaes apuradas em contas analticas dos balanos de dois exerccios consecutivos e indicadas sob as rubricas seguintes: Provises Dividas de Terceiros a Mdio e Longo Prazo Imobilizado Capital Reservas e Resultados Transitados Resultado Lquido Exerccio

Este mapa formado por duas partes: ORIGEM DE FUNDOS APLICAO DE FUNDOS

Todo o aumento de uma conta de passivo ou da situao liquida uma origem de fundos. Toda uma diminuio de uma conta de Passivo ou da Situao Lquida uma aplicao de fundos. Toda uma diminuio de uma conta do activo uma origem de fundos. Todo o aumento de uma conta do activo uma aplicao de fundo. Toda a Empresa deve possuir um registo cronolgico das operaes ou seja O DIRIO. Dirio serve para registar dia a dia por ordem de datas, em assento separado, cada um dos seus actos que modifiquem ou possam vir a modificar a sua fortuna.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

35
TEXTO: ORIGEM E APLICAO DE FUNDOS

CONTA

TTULO EXTENSO REPRESENTAO MOVIMENTAO DAS CONTAS SALDO REGRAS DE MOVIMENTAO DE CUSTOS E PROVEITOS BALANCETE

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

36
TEXTO: CONTA

Designa-se por CONTA, o conjunto dos valores patrimoniais que tm caractersticas semelhantes e expressas em unidades de valor.

Exemplos: Meios de pagamentos existentes em conta Depsitos ordem Dividas a pagar a terceiros fornecedores Lucros de anos anteriores- reservas

Como toda a classe de valores, as contas tm necessariamente apresentarem caractersticas prprias: TITULO

de

designao da prpria conta e evidencia a propriedade comum a todos os elementos patrimoniais que a integram compreenso.

EXTENSO

corresponde monetrias.

ao

valor da

conta

expresso

em

unidades

REPRESENTAO por tradio a conta apresenta o mesmo traado do balano e da demonstrao de resultados, isto forma de T. Assim o T a representao simplificada de uma folha do RAZO.

Existem dois requisitos importantes para colocar aos elementos na conta: Homogeneidade elementos com caractersticas comuns da primeira, todos os elementos com

Integralidade complemento

caractersticas comuns devem fazer parte da mesma conta

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

37
TEXTO: CONTA

MOVIMENTAO DAS CONTAS

Extenso inicial (saldo inicial) 1. as contas do ACTIVO so DEBITADAS por extenses iniciais 2. as contas do PASSIVO so CREDITADAS por extenses iniciais

Quanto movimentao das contas do activo, estas so debitadas pela extenso inicial e por aumento de extenso e creditadas por a diminuio de extenso .

Quanto movimentao das contas do passivo, estas so creditadas pela extenso inicial e por o aumento de extenso e debitadas pela diminuio de extenso.

SALDO = DBITO CRDITO

O saldo da conta d-nos a indicao do seu valor em cada momento

SE: D > C = Saldo Devedor D < C = Saldo Credor D = C = Saldo Nulo

Em suma o saldo recebe o nome do lado mais forte

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

38
TEXTO: CONTA

REGRAS DE MOVIMENTAO DE CUSTOS E PROVEITOS

CUSTOS: So debitados sempre que a Empresa suporta um custo PROVEITOS: So creditados sempre que a Empresa obtm um proveito

importante que se proceda a uma correcta identificao das contas, para saber se as devemos movimentar no Activo ou no Passivo

As Empresas so obrigadas a possuir um Registo Sistemtico RAZO bem como utilizar o Mtodo Contrapartida ou Digrfico, no registo das variaes patrimoniais.

O T divide o plano em duas partes:

Ex.:

1 DEVE OU DBITO 2 HAVER OU CRDITO

CAIXA DBITO 250 S.D. CRDITO 175 75

Conclumos ento que a Caixa contm um saldo de 75 EUROS. Como o saldo se obtm por diferena entre dois valores pode acontecer:

Dbito maior que o crdito ento temos um saldo devedor ou seja um saldo positivo

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

39
TEXTO: CONTA

BALANCETE

o quadro resumo de contas composto por: Ttulo das contas que constituem o Razo Dbito e Crdito acumulado das Contas Saldo das Contas

Do traado do balancete fazem parte os seguintes elementos.

Cdigo de Contas

Contas

Dbito

Crdito

SALDOS Devedor Credor

O Balancete de verificao mostra-nos que: 1 o total de dbitos das contas igual ao total dos crditos princpio da dualidade 2 o total dos saldos devedores igual ao total dos credores

Em regra o balancete elabora-se mensalmente, tendo como finalidade verificar se os registos no Razo esto correctos e apreciar a situao da Empresa. tambm com a finalidade de

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

40
TEXTO: CONTA

Atravs do balancete pode ento fazer-se uma anlise sumria da :

SITUAO FINANCEIRA atravs

da

comparao

dos

valores

das

disponibilidades com as dvidas a terceiros a curto prazo.

SITUAO ECONMICA calcula-se aproximadamente o valor de resultado da Empresa, pela diferena entre custos e perdas e proveitos e ganhos.

O Balancete Final mostra-nos que: 1 - o total de dbitos igual ao total de crditos. 2 - o total dos saldos devedores igual ao total dos saldos credores. 3 - todas as contas de custos e perdas e proveitos e ganhos esto saldadas. 4 - Evidencia o resultado liquido do exerccio obtido pela Empresa. 5 - a partir dele obtm-se facilmente o Balano final. 6 - nas contas mistas (as que englobam direitos e obrigaes) os saldos devedores esto separados dos saldos credores.

ESTE

BALANCETE

ELABORA-SE

APENAS

NO

FINAL

DE

CADA

EXERCCIO ECONMICO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

41
TEXTO: CONTA

AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

DISPONIBILIDADES (1) TERCEIROS (2) EXISTNCIAS (3) IMOBILIZAES (4) CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS (5) CUSTOS E PERDAS (6) PROVEITOS E GANHOS (7) RESULTADOS (8) CONTABILIDADE DE CUSTOS (9) LIVRE (0)

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

42
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

As contas do PLANO OFICIAL DE CONTABILIDADE esto divididas em 10 Classes, numeradas de 1 a 0. CLASSE 1 - Disponibilidades CLASSE 2 - Terceiros CLASSE 3 - Existncias CLASSE 4 - Imobilizaes CLASSE 5 - Capital, Reservas e Resultados Transitados CLASSE 6 - Custos e Perdas CLASSE 7 - Proveitos e Ganhos CLASSE 8 - Resultados CLASSE 9 - Contabilidade de Custos CLASSE 0 - Livre

As contas das classes 1 a 5 e as contas 88 ( resultado do exerccio) e conta 89( dividendos antecipados) constituem o Balano.

As contas das classes 6 e 7 permitem a determinao do resultado liquido do exerccio e a demonstrao de resultado.

As contas da classe 8 permitem, apurar os resultados de acordo com o conceito expresso no seu titulo: Conta 81- Resultados operacionais. Conta 82 Resultados financeiros Conta 84 Resultados Extraordinrios Conta 88 Resultado liquido do exerccio

A classe 9 destina-se contabilidade analtica ou de custos. A classe 0 embora livre, destina-se s contas extrapatrimoniais

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

43
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 1- DISPONIBILIDADES
11 - CAIXA Inclui meios de pagamentos, tais como moedas, cheques e vales postais nacionais e estrangeiros. Os critrios de valorimetria do POC sobre as disponibilidades estabelece as disponibilidades em moeda estrangeira so expressas no balano final do exerccio ao cambio em vigor nessa data, significa que no final do exerccio devem apurar-se o valor em escudos da moeda estrangeira. Se valor do cambio exceder o valor contabilizado na conta caixa ento: Deb. 11 - caixa Cred. 785 proveitos e ganhos fiandeiros(diferenas de cambio)

Se o valor contabilizado em caixa for inferior ao cambio ento: Deb. 685 custos e perdas financeiras (diferenas desfavorveis de cambio) Cred. 11 caixa

12 - DEPSITOS ORDEM Respeita aos meios de pagamento existentes em instituies bancrias.

13 DEPSITOS A PRAZO Regista os depsitos feitos por determinado prazo, e que possam rapidamente transformar em depsitos a prazo.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

44
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

14- OUTROS DEPSITOS BANCRIOS So depsitos de aviso prvio.

15- TITULOS NEGOCIAVEIS Inclui todos os ttulos adquiridos com o objectivo de tesouraria de curto prazo. Podem ser aces da prpria Empresa de Empresas Associadas ou ainda de outras Empresas. Deb. 151 - (ttulos negociveis) Cred. 265 Credores por subscries no liberadas

18- OUTRAS APLICAES DE TESOURARIA Esta inclui outros bens no includos nas outras contas, com caractersticas de aplicao de curto prazo.

19- PROVISES PARA APLICAES DE TESOURARIA Regista as diferenas entre o custo de aquisio e o preo de mercado das aplicaes de tesouraria. A proviso ser constituda ou reforada atravs da correspondente conta de custos sendo debitada na medida em que se reduzirem ou deixarem de existir as situaes para a qual foi criada.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

45
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 2 TERCEIROS
21- CLIENTES Regista, as relaes da Empresa com os que lhe compram mercadorias, produtos ou servios.

22- FORNECEDORES Regista os movimentos com os vendedores de bens ou servios, com excepo dos destinados ao imobilizado. Os fornecedores de imobilizado registam-se na conta 26.

23 EMPRSTIMOS OBTIDOS Registam-se nesta conta todos os emprstimos obtidos excepo dos emprstimos de Accionistas.

24- ESTADO E OUTROS ENTES PBLICOS Registam-se as relaes com o Estado, Autarquias e outras Entidades Pblicas, que tenham caractersticas de impostos e taxas.

25-ACCIONISTAS Engloba todas as operaes relativas s relaes com os titulares de capital e com as Empresas Participadas.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

46
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

26 OUTROS DEVEDORES E CREDORES Aqui so lanadas todas transaes da Empresa com terceiros no contempladas nas contas anteriores.

27 ACRSCIMOS E DIFERIMENTOS Permite o registo dos custos e proveitos nos exerccios a que respeitam concretiza o princpio da especializao.

28 PROVISES PARA COBRANAS DUVIDOSAS Destina-se a fazer face aos riscos de cobranas dvidas de terceiros. A proviso ser constituda ou reforada atravs da conta de custos, sendo

debitada quando reduzam ou cessem os riscos que visa cobrir.

29 PROVISO PARA RISCOS E ENCARGOS Esta conta serve para registar as responsabilidades derivadas de riscos de natureza especfica e provvel Exp. Penses.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

47
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 3- EXISTNCIAS
Nesta classe registam-se os bens armazenveis que se destinem venda ou a ser consumidos no processo produtivo da Empresa.

31 COMPRAS Lana-se nesta conta o custo de aquisio de matriasprimas e de bens aprovisionveis destinados a consumo ou venda.

32 MERCADORIAS Respeita aos bens adquiridos pela Empresa com destino a venda, desde que no sejam objecto de trabalho posterior de natureza industrial.

33 PRODUTOS ACABADOS E INTERMDIOS Inclui os bens provenientes da actividade produtiva da Empresa, assim como os que, embora normalmente reentrem no fabrico, possam ser objecto de venda.

34 SUBPRODUTOS, DESPERDCIOS, RESDUOS E REFUGOS Respeita aos bens de natureza secundria, provenientes dos produtos principais.

35 PRODUTOS E TRABALHOS EM CURSO So os que se encontram em fabricao ou produo, no estando em condies de ser armazenados ou vendidos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

48
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

36- MATRIAS PRIMAS SUBSIDIRIAS E DE CONSUMO

37 ADIANTAMENTOS POR CONTA DE COMPRAS

38 REGULARIZAO DAS EXISTNCIAS Regista todas as variaes nas contas de existncias no derivadas das compras. Ex. Ofertas, quebras, sobras.

39 PROVISES PARA DEPRECIAO DE EXISTNCCIAS Regista as diferenas relativas ao custo de aquisio ou produo resultantes da aplicao de critrios definidos na valorimetria das existncias.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

49
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 4 IMOBILIZAES
Inclui todos os bens detidos com continuidade e que no se destinem a ser vendidos ou transformados no decurso normal das operaes da Empresa. 41 INVESTIMENTOS FINANCEIROS Integra as aplicaes financeiras de caracter permanente

42 IMOBILIZAES CORPOREAS Integra o imobilizado tangvel, mvel ou imvel, que a Empresa utiliza na sua actividade operacional.

43 IMOBILIZAES INCORPREAS Integra o imobilizado intangvel, nomeadamente, direitos e despesas de constituio, arranque e expanso

44 IMOBILIZAES EM CURSO Abrange as imobilizaes de adio, melhoramento ou substituio enquanto no estiverem concludas

48 AMORTIZAES ACUMULADAS Regista a acumulao das amortizaes do imobilizado corpreo e incorpreo nos sucessivos exerccios

49 PROVISES PARA INVESTIMENTOS FINANCEIROS Regista a diferena entre o custo de aquisio dos ttulos e outras aplicaes financeiras e o respectivo preo de mercado, quando este for inferior aquele.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

50
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 5 CAPITAL, RESERVAS E RESULTADOS TRANSITADOS


51 CAPITAL Esta conta representa o capital subscrito pelas Empresas sob forma de Sociedade.

52 ACES PRPRIAS Representa o valor nominal das aces ou quotas prprias adquiridas.

53 PRESTAES SUPLEMENTARES Regista todas as prestaes suplementares (quase sempre em dinheiro). Estas so deliberadas no Contrato de Sociedade.

54 PRMIOS DE EMISSO Deve ser levada a esta conta a diferena entre os valores de subscrio de aces emitidas e o seu valor nominal.

55- AJUSTAMENTO DE PARTES DE CAPITAL EM FILIAIS E ASSPCIADAS Regista os ajustamentos que porventura se verifiquem em partes de capital Que a Empresa possua em filiais.

56 RESERVAS DE REAVALIAO Serve de contrapartida aos ajustamentos monetrios.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

51
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

57- RESERVAS So lanadas todas as reservas que a Empresa possua, excepto as de reavaliao.

59 RESULTADOS TRANSITADOS Regista os resultados lquidos e dividendos antecipados, provenientes do exerccio anterior.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

52
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 6 CUSTOS E PERDAS


Esta conta regista por natureza os custos correntes operacionais nas contas 61 a 67, na conta 68 os custos e perdas financeiros e na conta 69 os custos ou perdas extraordinrios.

De modo geral estas contas apenas se debitam, a excepes vo para : Devolues, descontos e abatimentos, ou por correces de

lanamentos anteriores.

61- CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS E CONSUMIDAS Regista a contrapartida das sadas de existncias nela mencionadas, por venda ou integrao no processos produtivo.

62 FORNECIMENTOS E SERVIOS EXTERNOS Compreende os trabalhos necessrios ao processo produtivo.

63 IMPOSTOS Debita-se nas respectivas subcontas pelos impostos directos e indirectos, com excepo dos que incidem sobre os lucros da Empresa.

64 CUSTOS COM PESSOAL

65 OUTRO CUSTOS E PERDAS OPERACIONAIS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

53
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

66 AMORTIZAES DO EXERCCIO Regista a depreciao das imobilizaes corpreas, com excepo

investimentos financeiros e incorpreas.

67 PROVISES DO EXERCCIO Regista no final do perodo contabilstico a variao positiva dos riscos, em cada proviso, entre dois perodos contabilsticos consecutivos.

68 - CUSTOS E PERDAS FINANCEIROS

69 CUSTOS E PERDAS EXTRAORDINRIOS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

54
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 7 PROVEITOS E GANHOS


Esta classe regista, por natureza, os proveitos correntes operacionais nas contas 71 a 77, os proveitos financeiros na conta 78 e os proveitos extraordinrios na conta 79. De modo geral as contas desta classe creditam-se e quase sempre em contrapartida com a conta 11 ou 12. As excepes colocam-se nas contas: 716 - Vendas IVA das vendas com imposto includo 717 Vendas - Devolues de vendas 718 - Vendas - Desconto ou abatimentos em vendas 726 Prestaes de Servios IVA dos servios com imposto includo 728 - Prestaes de Servios - Descontos ou abatimentos

71 - VENDAS Aqui esto expressas as vendas deduzidas do valor do IVA. Os valores aqui representados so fornecidos pela facturao.

72 SERVIOS PRESTADOS Representa os trabalhos e servios prestados que sejam prprios da actividade da Empresa. Poder integrar tambm os materiais aplicados, no caso de no serem facturados separadamente.

73 - PROVEITOS SUPLEMENTARES So registados todos os proveitos obtidos de actividades que no sejam objecto da actividade principal da Empresa. Ex. Aluguer de Equipamento.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

55
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

74 SUBSIDIOS EXPLORAO So verbas que foram atribudas Empresa com a finalidade de reduzir custos ou aumentar proveitos.

75 TRABALHOS PARA A PRPRIA EMPRESA Trabalhos que a prpria Empresa realiza para si mesma, aplicando meios prprios, e que se destinam ao seu imobilizado.

76 - OUTROS PROVEITOS E GANHOS OPERACIONAIS Aqui registam-se os proveitos de actividades que no sejam prprias dos objectivos da Empresa. Ex. Direitos de Propriedade Industrial

78 PROVEITOS E GANHOS FINANCEIROS Esta conta reflecte os proveitos obtidos pela Empresa no que concerne a juros, rendimentos de imveis, ganhos em Empresas Associadas, etc.

79 PROVEITOS E GANHOS EXTRAORDINRIOS Credita-se pela restituio de impostos, que tenham sido pagos em excessos indevidamente em exerccios anteriores, pela recuperao de dvidas, ganhos em existncias, etc.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

56
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CLASSE 8 RESULTADOS
Esta conta comea por registar: Na conta 81 Resultados Operacionais Na conta 82 Resultados Financeiros Na conta 84 Resultados Extraordinrios

Com os saldos destas contas colocam-se trs hipteses: 1 Transferir os saldos da conta 81 e 82 para a conta 83 e conjuntamente com o saldo da 84 transferir para a 85 2 Transferir os saldos da s contas 81, 82 e 84 directamente para a conta 85 3 Transferir directamente os saldos das contas 81, 82 e 84 para a conta 88

81 RESULTADOS OPERACIONAIS Destina-se a concentrar o final de exerccio. Assim contempla a dbito os custos(conta 61 a 67) e a crdito os proveitos (conta 71 a 76).

82 RESULTADOS FINANCEIROS Reflecte os dados das contas 68 e 78.

83 RESULTADOS CORRENTES Esta conta de utilizao facultativa, agrupa os saldos das contas 81 e 82.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

57
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

84 RESULTADOS EXTRAORDINRIOS Agrupa os saldos da conta 69 ( crdito )e 79 (dbito).

85 RESULTADOS ANTES DE IMPOSTOS De utilizao facultativa engloba os saldos das contas (83 e 84) ou os saldos das contas (81, 82 e 84).

86 IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DO EXERCCIO O valor estimado de imposto aqui colocado (o valor corrigido em termos fiscais antes de aqui ser colocado).

88 RESULTADO DO EXERCCIO Esta conta recolhe os saldos das contas anteriores, ou seja tem por finalidade apurar o resultado liquido do exerccio, depois de deduzidos os impostos. O saldo desta conta ir indicar se a Empresa teve prejuzo ( saldo devedor) ou se obteve lucro (saldo credor).

89 DIVIDENDOS ANTECIPADOS Aqui esto reflectidos os dividendos distribudos antes do apuramento dos resultados.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

58
TEXTO: AS 10 CLASSES DE CONTAS DO POC

CONTABILIDADE ANALTICA

REGISTO CONTROLO AVALIAO ANLISE PREVISO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

59
TEXTO: CONTABILIDADE ANALTICA

Consiste na determinao dos custos dos produtos ou servios por forma a permitir a sua avaliao no final dos perodos contabilsticos.

bastante importante na tomada de decises e controlo de gesto. A sua implantao tem vindo a aumentar, principalmente junto das grandes Empresas, quer industriais quer de servios.

A contabilidade Analtica designa-se muitas vezes por contabilidade industrial (inicialmente foi implantada apenas nas Empresas industriais e tambm por contabilidade de custos (visa a determinao do custos dos produtos).

Sendo a contabilidade analtica a que mais depende das caractersticas de cada Empresa torna-se pois difcil estabelecer previamente um conjunto de contas, que se adapte s diferentes Empresas. Assim a CLASSE 9 dever ser adaptada e estruturada de harmonia com as caractersticas de cada sector Empresarial.

Podemos ento dizer que a Contabilidade Analtica tem como funes: 1 REGISTAR regista factos patrimoniais efectuados pelas Empresas. 2 CONTROLO possibilita o controlo e acompanhamento do

desenvolvimento da actividade da Empresa. 3 AVALIAO avalia os bens produzidos e armazenados. 4 ANLISE fornece elementos necessrios anlise dos resultados obtidos. 5 PREVISO fornece elementos necessrios elaborao de oramentos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

60
TEXTO: CONTABILIDADE ANALTICA

SISTEMAS DE CONTAS

MONISTA DUALISTAS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

61
TEXTO: SISTEMAS DE CONTAS

O volume e natureza das contas a criar, pelas Empresas depende do sector de actividade destas e da informao que pretende. Existem sistemas diferentes para se realizar a ligao interna entre a contabilidade externa ( contas 1 a 8). E a contabilidade interna (conta 9)

SISTEMAS DE CONTAS MONISTA Aquele em que as contas da Contabilidade Analtica e Contabilidade Geral se encontram juntas. Aqui as classes de contas 3(existncias) 6 (custos e perdas) 7 (proveitos e ganhos) e 8 (resultados) movimentam-se por contrapartida da classe 9.

SISTEMAS DE CONTAS DUALISTAS Aquele em que as contas da Contabilidade Analtica e Contabilidade Geral esto completamente separadas. Aqui as contas nunca se movimentam por contrapartida das classes 1 a 8, mas sim por contrapartida de uma outra da classe 9.

A ligao entre contabilidade externa e interna feita atravs de contas reflectidas, que funcionam como um espelho, em que as contas das classes 1 a 8 aparecem creditadas, para serem posteriormente dbitos noutras contas da classe 9.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

62
TEXTO: SISTEMAS DE CONTAS

PROVISES

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

63
TEXTO: PROVISES

Consiste em levar a custos algo que na realidade ainda no ocorreu ou seja ainda no se tornou um custo. Existe a possibilidade de receber mas incerto, ento vamos salvaguardar a Empresa.

O Gestor deve ponderar, para constituir o mximo de provises possveis mas, que lhe tragam benefcios.

Assim vai constituir tantas provises como as que o Estado permite (fisco) aceitar como custo para a Empresa.

Quando o Gestor constitui provises acima do permitido na Lei, a sua matria colectvel vir acrescida da diferena entre o que descontou e o que realmente pode descontar.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

64
TEXTO: PROVISES

AMORTIZAES

AMORTIZAR MTODO DAS QUOTAS CONSTANTES MTODO DAS QUOTAS DEGRESSIVAS REGISTO CONTABILSTICO ASPECTOS FISCAIS

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

65
TEXTO: AMORTIZAES

Operao contabilstica que visa simultaneamente a imputao do custo da utilizao do Imobilizado pelos diversos exerccios. a chamada depreciao do bem.

As amortizaes desempenham um papel importante em termos de poltica econmica, pois so factores decisivos para o crescimento e expanso da Empresa. Ex. Um veculo automvel custou 20.500 EUROS .Sabendo que sofre uma taxa de amortizao de 25% e tem uma vida til de 4 anos. Assim, quanto seria o custo a imputar em cada exerccio? Custo total = 20500 * 25% = 5125 EUROS

Em cada exerccio o bem iria sofrer uma depreciao de 5125 EUROS. Seria este valor a considerar como amortizao, e esta seria feita por 4 exerccios consecutivos.

AMORTIZAR Consiste em repartir o custo de uma Imobilizao pelos exerccios abrangidos pela sua vida til ou durao econmica.

Para avaliar a depreciao dos bens existem vrios mtodos.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

66
TEXTO: AMORTIZAES

Mtodo das Quotas Constantes Quotas Constantes Valor aquisio / vida til

Ex.

1000 ________ = 200 4

Vantagem: Grande simplicidade. Desvantagem: No reflecte a evoluo da depreciao real do bem.

Mtodo das Quotas Degressivas A quota anual de reintegrao aceite como custo em cada exerccio ser com base nos seguintes coeficientes: 1,5 para bens cuja vida til inferior a 5 anos 2 2,5 igual a 5 ou 6 anos superior a 6 anos

REGISTO CONTABILSTICO DAS AMORTIZAES 1) Mtodo Directo Deb. Conta 66 (amortizaes do exerccio) Cred. Conta 42 ( imobilizado)

Vantagens: O saldo da conta de Imobilizado corresponde sempre ao valor contabilstico do bem Desvantagem: Desconhecimento do valor de aquisio do Imobilizado e desconhecimento do montante de amortizaes realizadas

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

67
TEXTO: AMORTIZAES

2) Mtodo Indirecto Deb. Conta 42 (imobilizado) Cred. Conta 48 (amortizaes acumuladas) Deb. Conta 66 (amortizaes do exerccio)

Vantagens: D-nos sempre o valor de amortizao efectuada em qualquer bem. O saldo das contas do Imobilizado indicam o valor de aquisio. Desvantagens: Movimentam-se mais contas. A determinao do valor contabilstico menos imediata.

ASPECTOS FISCAIS As amortizaes so aceites como custos fiscais. As amortizaes de bens no sujeitos a depreciemos no so aceites como custos fiscais. Os bens so amortizveis a partir do momento em que comeam a ser utilizados (posso faz-lo atravs de uma quota constante ou apenas em duodcimos). O mtodo aceite pelo fisco o mtodo das quotas constantes, casuisticamente podem ser utilizados outros mtodos. Durante a vida til do bem deve ser utilizado sempre o mesmo critrio de amortizao. As Empresas podem mensualizar as amortizaes, ou se aplicarem amortizaes por inteiro no ano de aquisio do bem no aplicam no ano da venda. Sob a representao contabilstica as amortizaes representam: Reduo do valor do activo. Considerao do custo desse activo.

Assim temos de movimentar as contas de custo para dbito e as contas de Imobilizado para crdito.

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

68
TEXTO: AMORTIZAES

REAVALIAES

DO ACTIVO IMOBILIZADO DEC-LEI 264/92 VALORES DE BASE PARA REAVALIAO PROCESSOS DE REAVALIAO VALORES MXIMOS DE REAVALIAO RESERVA DE REAVALIAO

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

69
TEXTO: REAVALIAES

REAVALIAO DO ACTIVO IMOBILIZADO

Decorre da necessidade de adequar a fididignidade e objectividade dos registos contabilsticos e dos mapas finais realidade.

Surge em consequncia da inflao e porque tradicionalmente os registos contabilsticos assentam em custos histricos, e assim implica: As amortizaes acumuladas so inferiores ao valor de substituio do bem. Clculo por defeito dos custos de produo, levando ao aparecimento de lucros fictcios.

AS REAVALIAES SO FEITAS DE ACORDO COM O DEC LEI 264/92

I
MBITO Sujeitos passivos de IRS e IRC. Equipamentos existentes e em utilizao na data de reavaliao. Grandes reparaes. Excepes: Bens completamente amortizados e que j no estejam ao servio. Imobilizado que se apresente totalmente reintegrado 31/12/92. Bens de reduzido valor, amortizado num s ano ( bens unitrios de valor igual ou inferior a 200 EUROS- Art. 31 CIRS). em

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

70
TEXTO: REAVALIAES

II

VALORES DE BASE PARA REAVALIAO Custos de aquisio ou produo do imobilizado para bens nunca antes reavaliados. Valor da reavaliao feita ao abrigo da anterior Legislao para Bens j Reavaliados. Valores transferidos de uma Empresa para outra resultante de fuso, ciso ou constituio.

III
PROCESSOS DE REAVALIAO Para bens no totalmente amortizados aplicao das tabelas da portaria 395/92. Para bens totalmente amortizados - aplicao do critrio da vida til esperada.

IV
VALORES MXIMOS DE REAVALIAO O valor liquido contabilstico dos elementos reavaliados no pode exceder o seu valor real actual. No valor real h a ter em conta o estado de uso do bem e a utilidade esperada.

V
RESERVA DE REAVALIAO Dever ser criada uma conta denominada Reserva de Reavaliao DEC-LEI 264/92, onde ser registado o seu valor. Esta conta pode ser utilizada em: Cobertura de Prejuzos Incorporao de Capital Social

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

71
TEXTO: REAVALIAES

LEASING OU LOCAO FINANCEIRA

CLASSIFICAO CASOS ESPECFICOS DE LEASING

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

72
TEXTO: LEASING OU LOCAO FINANCEIRA

o contrato pelo qual uma das partes se obriga, contra retribuio, a conceder a outra o gozo temporrio de uma coisa, seja esta adquirida ou mandada construir, pe este e que o mesmo pode comprar total ou parcialmente num prazo convencionado.

Estes bens de locao financeira devem fazer parte do imobilizado da Empresa, pois so bens que no se destinam a ser vendidos ou transformados no decurso normal das operaes da Empresa, e so bens que vo ser detidos continuamente.

CLASSIFICAO

Leasing Operativo

Contrato de locao de curta durao em que o locador, cede os bens que possui a um terceiro locatrio mediante o pagamento de uma renda ou aluguer.

Leasing Financeiro Contrato de locao em que os contratantes conhecem previamente: 1 a durao do contrato 2 as prestaes pecunirias 3 o valor residual

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

73
TEXTO: LEASING OU LOCAO FINANCEIRA

CASOS ESPECIFICOS DE LEASING

Lease Back

Venda

pela

Empresa a uma

das

suas

instalaes de leasing,

ou que

equipamento

Sociedade

imediatamente faz um contrato com a Empresa com opo de compra no final

Leasing Imobilirio Operao atravs da qual, uma Sociedade de locao acorda em ceder a um terceiro um imvel constitudo ou a constituir de acordo com a finalidade e propsitos do futuro locatrio.

Contabilizao do Contrato de Leasing Deb. 42 Cre. 261

Contabilizao das Rendas Deb. 261 Deb.6818 Cred. 12

Amortizao Tcnica do Bem Deb. 66 Cred. 48

NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

74
TEXTO: LEASING OU LOCAO FINANCEIRA

POEFDS NOES FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE

75
TEXTO: SAS

Vous aimerez peut-être aussi