Vous êtes sur la page 1sur 3

Escola Cooperativa de Vale S.

Cosme
ENSINO BSICO 6. ANO
Ano Lectivo de 2011/2012

TESTE ESCRITO
Disciplina: Cincias da Natureza O Professor: Susana Costa A Coordenadora: Manuela Espanhol N %O Professor: O Enc. Educ.:
Cotao Atribuda

Unidade: Os Aliment os como Veculos de Nutrientes DATA ___/11/11


O Aluno

Ano/Turma

6. /

Classificao: O Aluno:
Cotao

1. A figura 1 representa o sistema digestivo humano. 1.1. Faz a correspondncia possvel entre os nmeros da figura e os termos seguintes. ____ Intestino delgado ____ Estmago ____ Fgado ____ Boca ____ Pncreas ____ Vescula biliar ____ Esfago ____ Glndulas salivares ____ Intestino grosso ____ Faringe

10

1.2.

Indica, pela sequncia correta, os nmeros dos rgos que constituem o tubo digestivo.

_________________________ 3 1.3. Indica os nmeros da figura 1 que se referem a rgos 2 anexos ao tubo digestivo.

___________________________ 1.4. Indica a funo do rgo assinalado na figura 1 com o nmero 8.


Figura 1

2. 7

Os dentes so importantes no processo de digesto. A figura 2 mostra a estrutura de um dente. 2.1. Completa a legenda da figura 2 utilizando os termos que se seguem. 5 Vasos sanguneos ____ Dentina ____ Colo ____ Esmalte ____ Raiz 6 Nervo ____ Polpa dentria ____ Coroa ____ Cimento

2.2.

Identifica os trs tipos de dentes que compem a dentio humana. Indica duas doenas que afetem os dentes. Refere dois cuidados de higiene oral de forma a garantir a sade dos nossos dentes.
Figura 2

2 4

2.3. 2.4.

Pg.1

A TRANSPORTAR

Escola Cooperativa de Vale S. Cosme - Ano Letivo de 2011/2012 TRANSPORTE


Cotao

14

3. A histria que se segue conta as aventuras de uma ma ao longo do tubo digestivo da Maria. Completa-o com os termos em falta de modo que a sequncia de acontecimentos seja a correta. Comecei por ser transformada em _______________________ na boca. Fui triturada pelos dentes da Maria e envolvida pela sua _______________________ produzida por umas glndulas que ela tem na boca. Depois foi uma parte emocionante! Escorreguei pelo seu esfago cujas paredes se iam contraindo, eram os _____________________________. Que fixe! Cheguei ento ao _________________________. Disse as palavras mgicas Abre-se Ssamo! e o esfncter de entrada abriu-se, deixando-me entrar. A banhei-me num suco cido, era o suco _________________________ e, ao longo de algum tempo, transformei-me em _________________________. De seguida passei para um longo tubo, o _________________________. A, conheci trs sucos digestivos: a _________________________, o _________________________ e o _________________________ e passou muito tempo at que me transformei em _________________________. Depois foram-me retirados os nutrientes numa fase chamada absoro intestinal que se passou numas projees em forma de dedo chamadas _________________________. Os meus restos no digeridos passaram para o _________________________, transformando-se em fezes que sero expulsas para o exterior atravs do ________________________.

4. Os alimentos, para poderem ser utilizados a nvel celular, tm que ser transformados nas suas partculas mais simples. Explica por que razo que estas transformaes so necessrias.

5. Assinala com uma cruz a opo que completa corretamente cada uma das afirmaes seguintes. 3 5.1. O processo de transformao dos alimentos ao longo do tubo digestivo designa-se por A. F assimilao. B. F digesto. C. F absoro. D. F ingesto. 3 5.2. O processo de transformao dos alimentos comea A. F na boca. B. F no esfago. C. F no estmago. D. F no intestino delgado. 3 5.3. Os sucos digestivos saliva, suco gstrico e suco intestinal so produzidos, respetivamente A. F no fgado, no pncreas e no intestino delgado. B. F nas glndulas salivares, no estmago e no intestino grosso. C. F no fgado, no estmago e no pncreas. D. F nas glndulas salivares, no estmago e no intestino delgado.

Pg.2

A TRANSPORTAR

Escola Cooperativa de Vale S. Cosme - Ano Letivo de 2011/2012 TRANSPORTE


Cotao

6. Considera a atividade experimental realizada na aula de Cincias da Natureza. 2 2 6.1. 6.2. Indica o nutriente que se pesquisou em vrios alimentos. _____________________________ Identifica o indicador qumico que se utilizou para detetar a presena desse nutriente nos alimentos. __________________________________________________________________ 4 6.3. Refere um alimento que contenha o nutriente pesquisado e outro que no o apresente na sua constituio. _________________________________________________________________ 4 6.4. Imagina que se efetuava a pesquisa do mesmo nutriente numa bolacha. Aps colocar trs gotas do indicador verifica-se que a bolacha fica arroxeada. Interpreta o resultado obtido.

7. Observa a figura 3, que representa os sistemas digestivos de trs animais.

Figura 3

7.1.

Refere o regime alimentar de cada um dos animais representados.

I _____________________ II _____________________ III _____________________


6 7.2.

Atribui a cada frase seguinte o nmero do animal que justifique a relao entre o sistema digestivo e o regime alimentar. A. (___) Alimentos pobres em substncias nutritivas levam alguns animais a consumirem grandes quantidades desses alimentos, resultando numa digesto e absoro demoradas. B. (___) Alguns animais engolem os alimentos inteiros, que por serem duros so armazenados e amolecidos antes de serem triturados. C. (___) Certos animais necessitam ingerir menores quantidades de alimentos, devido sua riqueza nutritiva, sendo a sua digesto e absoro mais rpidas.

4 3

7.3. 7.4.

Refere por que razo que o animal I considerado um animal ruminante. Utilizando os nmeros da figura 3, descreve o trajeto dos alimentos no tubo digestivo do animal I.

3 4

7.5. 7.6.

Indica o animal que apresenta o intestino mais curto. _____________________________ Explica por que razo que o animal III ingere areia juntamente com os alimentos.

Bom trabalho! A professora, Susana Costa.


Pg.3

A TRANSPORTAR

Vous aimerez peut-être aussi