Vous êtes sur la page 1sur 5

Notas de Aula

Ensino Fundamental ( 8o ano)


Data : ( incio )=> (fim) =>

Aula 1 Data:

CLULA ( REVISO)
Existe uma caracterstica comum a todos os seres vivos eles so formados por pequenas unidades vivas, chamadas clulas. A clula definida como a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo. Ela capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se.

A clula a menor unidade fisiolgica ( que faz todas as funes dos seres vivos) e morfolgica ( que d a forma para o ser vivo) dos seres vivos.

Unicelulares e Pluricelulares Todos os seres vivos so compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas, formadas de uma nica clula - chamadas de unicelulares, como as bactrias

Os seres vivos compostos por mais de uma clula so chamados de pluricelulares, como o homem.

Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 1 Data:

SERES VIVOS HETEROTRFICOS

AUTOTRFICOS

Os seres auttrofos (auto=por si mesmo; trofos= alimento, alimentao), so aqueles capazes de produzir o ser prprio alimento, sem depender de outro ser vivo para isso. Atravs de uma reao qumica, transformam gua, sais minerais e gs carbnico em glicose (energia e matria orgnica) e oxignio. A maioria dos seres auttrofos (algas, plantas e certas bactrias) faz fotossntese. Seres Hetertrofos so os seres vivos que para conseguir o seu alimento precisam consumir um outro ser vivo. Por isso, os hetertrofos so consumidores, pois apenas consomem a energia e a matria orgnica de outro ser vivo. Todos os animais, algumas bactrias, os protozorios e os fungos so hetertrofos.

HABITAT E NICHO ECOLGICO


Habitat refere-se ao lugar que um organismo ocupa no ecossistema, e o nicho ecolgico descrio do seu modo de vida.

O hbitat representa o endereo de um organismo no ecossistema; E o nicho ecolgico corresponde ao papel que o organismo desempenha dentro desse ecossistema.
Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 1 Data:

CLASSIFICAO DO SER HUMANO


Espcie: Gnero Famlia Ordem Classe Filo Reino Homo sapiens Homo Hominidae Primatas Mammalia Chordata Metazoa

Discutir porque preciso classificar organizar para se conhecer melhor as caractersticas de um ser vivo usando as caractersticas do grupo.

O NOME CIENTFICO
Usado para unificar todo os nomes dos seres vivos. Independente da lngua que a pessoa fala, ela deve reconhecer o nome da espcie.

Nome cientfico do Leo:

Panthera leo
Nome vulgar Leo

Aula 1 Data:

Regras para se escrever o nome cientfico: 1. Um nome cientifico composto por duas partes ( Binominal): a primeira o nome genrico. Este nome refere-se ao gnero que engloba determinada espcie; 2. o nome cientfico deve estar em grego ou latim; 3. o nome genrico deve vir primeiro e deve iniciar com letra maiscula; 4. - o nome especfico deve estar (sublinhado) ou escrito em itlico. tachado

ATENO:
Dos nomes cientficos abaixo, reconhea:

Canis familiaris Co Canis lupus Lobo Apis mellifera Abelha

Qual o gnero do Co ? Qual a espcie da Abelha ? Quais so as duas espcies com o mesmo gnero ? No h a necessidade de decorar os nomes cientficos e sim saber as regras, reconhecer os nomes de gnero e espcie

Continua

Data : ( incio )=>

(fim) =>

Aula 1 Para o dia:

AVALIAO
Escrita ( Oral ( ) ) - 3 perguntas , escolhe 2

Para alunos:

PONTOS DE ESTUDO
1- O que clula ? 2- Diferenciar seres unicelulares de pluricelulares. E dar exemplos. 3- Diferenciar seres autotrficos e heterotrficos. E dar exemplos. 4- Explicar o que nicho ecolgico e Habitat. 5- Explicar a importncia de se classificar. 6- Reconhecer gnero e espcie olhando um nome cientfico como por exemplo Homo sapiens. 7- Reconhecer quando um nome cientfico est escrito corretamente segundo as regras. Por exemplo: O nome do Cachorro : canis familiaris est correto? Se no, reescreva corretamente .
Fim da Aula 1

Vous aimerez peut-être aussi