Vous êtes sur la page 1sur 10

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.

com
01) Considere uma tabela com 5 linhas e 3 colunas no Word, com todas as clulas preenchidas. As se selecionar esta tabela e converte-la de tabela para texto, utilizando-se a opo Tabela em texto no item Converter no menu Tabela, correto afirmar que o texto resultante da converso conter: a) apenas o contedo das clulas da primeira linha. b) pelo menos 3 pargrafos. c) apenas 1 pargrafo. d) pelo menos 5 pargrafos. e) exatamente 15 pargrafos. 02) No Word, utilizando-se o item Fonte do menu Formatar, pode-se definir: a) o espaamento entre pargrafos. b) efeitos do tipo subscrito e sobrescrito. c) recuo dos pargrafos. d) formatos de papel da impressora padro. e) alinhamento de texto. 03) Em um documento aberto no Word, um usurio seleciona um pargrafo que contm parte das palavras formatadas em negrito; em seguida, clica no boto Negrito e, finalmente, pressiona a tecla ENTER. Considerando essa situao, correto afirmar que: a) o texto selecionado do pargrafo ir desaparecer e ser substitudo por um pargrafo em branco. b) todo o pargrafo passar para a formatao Normal, isto , sem nenhum negrito. c) todo pargrafo permanecer inalterado. d) em todo pargrafo, as palavras que estavam em negrito passaro para a formatao Normal e as palavras que estavam na formatao Normal passaro para negrito. e) todo o pargrafo passar para negrito. 04) Considerando que voc est editando um texto no MS Word, verso portugus, assinale a opo que indica o resultado correto para o comando mencionado. a) Ctrl+T faz a transferncia do texto para um arquivo a ser especificado. b) Alt+A exibe o menu Exibir. c) Alt+E abre o menu Editar. d) Ctrl+Z desfaz a ltima digitao. e) Ctrl+I abre a janela Imprimir. 05) No editor de texto Word, para copiar a formatao de um pargrafo, que aqui ser denominado Modelo, para um outro pargrafo qualquer, que aqui ser denominado Destino, utilizando-se a ferramenta Pincel, inicialmente, deve-se selecionar: a) a primeira letra do pargrafo Modelo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. b) a primeira palavra do pargrafo Modelo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. c) o pargrafo Destino, incluindo a sua marca do pargrafo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. d) o pargrafo Destino, incluindo a sua marca do pargrafo, dar um clique duplo na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. e) o pargrafo Modelo, incluindo a sua marca do pargrafo, e seguir os procedimentos para a concluso do processo.

06) Analise as seguintes afirmaes, relativas ao Word. I Pode-se transformar em texto todo o contedo de uma tabela com vrias colunas, selecionando-se apenas a primeira coluna da tabela e utilizando-se o item Converter tabela em texto no menu Tabela. II Em um texto no-formatado, ao selecionar um pargrafo e formata-lo em colunas, o Word ir inserir automaticamente ao final deste pargrafo uma marcao de quebra de seo contnua, caso esta ainda no exista. III Ao selecionar uma palavra de um pargrafo e, em seguida, escolher a opo Contar palavras do menu Ferramentas, o Word ir informar o total de palavras do pargrafo em questo. IV Pode-se configurar o Word para que ele altere automaticamente, ao digitar, todas as iniciais de pargrafos para letras maisculas. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II. b) II e III. d) I e IV. c) III e IV. e) II e IV. 07) Um usurio do processador de texto MS Word configurou esse aplicativo, selecionado o item Primeira letra de cada sentena em maiscula para a opo de Autocorreo. Para evitar que, ao abreviar a palavra figura utilizando apenas fig., no meio de uma sentena, o Word transforme automaticamente a primeira letra da palavra seguinte em maiscula, o usurio: a) no poder usar essa facilidade do Word e dever desabilita o item Primeira letra de cada sentena em maiscula para a opo de Autocorreo. b) clicar no boto Excees, que fica ao lado do item Primeira letra de cada sentena em maiscula nas opes de Autocorreo, digitar fig. no campo, no usar maiscula aps e seguir os procedimentos do Word para concluir essa configurao. c) dever clicar no item Substituir no menu Editar e substituir Fig. por fig.. d) dever desabilitar a opo Todas em maisculas do item Fonte no menu Formata. e) dever desabilitar a opo Caixa Alta do item Fonte do menu Formatar. 08) Analise as seguintes afirmaes relativas ao Excel 2000. I. Para inserir uma frmula em uma determinada clula deve-se inicialmente digitar o sinal # e em seguida digitar a frmula desejada. II. Quando se define um nome para um intervalo de clulas, este nome ser exibido na Caixa de nomes sempre que o referido intervalo for selecionado. III. Quando se define um nome para um dado intervalo de clulas, este no poder ser excludo. IV. Para inserir uma coluna, deve-se clicar no boto de cabealho da coluna direita de onde se deseja inserir a nova coluna e, em seguida, clicar na opo Coluna do menu Inserir. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III d) I e III c) III e IV e) II e IV

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


13) Na configurao padro do Word, para se retirar apenas o itlico de um texto j selecionado e formatado com Negrito e Itlico, deve-se a) inicialmente retirar o negrito para, em seguida, retirar o itlico e, finalmente, format-lo novamente com negrito b) retirar a seleo do texto e, s ento, clicar no boto Itlico c) abrir o menu Inserir e clicar na opo Retirar Itlico d) clicar no boto Itlico e) clicar no boto Estilo e escolher a opo Itlico 14) No Excel, ao se digitar a frmula =soma(A5:A8) em uma clula, o resultado ser a) apenas a soma das clulas A5 e A8 b) a soma de todos os valores das clulas do intervalo de A5 at A8 c) a soma de todos os valores das clulas do intervalo de A6 at A7 d) que a clula A5 receber o valor da clula A8 e) que a clula A8 receber o valor da clula A5 16) Uma planilha do Excel foi preenchida da seguinte forma: 1) na primeira coluna, as clulas de A1 a A12 foram preenchidas com os nmeros inteiros de 1 a 12, respectivamente; 2) a clula B1 da segunda coluna foi preenchida com Jan e, em seguida, com esta clula selecionada, foi dado um duplo clique no pequeno quadrado localizado no canto inferior direito da referida seleo; 3) o mesmo procedimento do passo 2 acima foi repetido para as clulas C1 e D1, sendo que a clula C1 foi preenchida com o valor 2004 e a clula D1 com Seg. Para concluir os 3 passos acima, as clulas de A1 a D12 foram selecionadas, copiadas e coladas em um documento do Word, inicialmente vazio. Analisandose, no Word, o resultado dessa seqncia de passos, correto afirmar que a) a tabela resultante no Word conter 12 linhas e 4 colunas, mas com todas as clulas vazias. b) a tabela original do Excel, quando transportada para o Word, foi transformada automaticamente em um texto composto pelas palavras existentes na tabela original, dispostas desordenadamente em um pargrafo sem formatao. c) as quatro clulas da ltima linha da tabela resultante no Word estar preenchida com 12, Dez, 2015 e Sex, respectivamente. d) as quatro clulas da ltima linha da tabela resultante no Word, estar preenchida com 12, Dez, 2004 e Sex, respectivamente. e) as quatro clulas da ltima linha da tabela resultante no Word estar preenchida com 12, Jan, 2004 e Seg, respectivamente.

09) No Excel, considerando-se que a clula ativa a B5, para mudar o foco da clula ativa para a B6 deve se teclar a) Tab b) Enter d) Alt + Tab c) B + 6 e) Next 10) Considerando que a fonte padro utilizada em um texto Arial corpo 12, com espaamento duplo, para se colocar espaamento simples entre as linhas de uma parte selecionada deste texto basta pressionar as teclas a) Ctrl + 12 b) Ctrl + S d) Ctrl + Shift + 12 c) Ctrl + 1 e) Alt + Shift + 6 11) Um usurio, utilizando uma verso recente do Word para digitar um texto, observou que todas as vezes que ele digitava o caractere * e, logo em seguida, digitava uma palavra e, finalmente outro caractere *, os dois caracteres * desapareciam e a palavra digitada passava a ser formatada com negrito. Considerando que essa troca automtica indesejada para esse usurio, ele dever a) acessar o menu Ferramentas, clicar no item AutoCorreo, acessar a ficha AutoFomatao ao digitar e, finalmente, desabilitar a opo referente a essa substituio automtica. b) acessar o menu Editar, clicar no item Substituir e, finalmente, desabilitar essa opo. c) acessar o menu Editar, clicar no item Substituir e, finalmente, desabilitar a opo negrito automtico. d) acessar o menu Ferramentas, clicar no item Ortografia e Gramtica e, finalmente, habilitar a opo Ignorar todas. e) acessar o menu Ferramentas, clicar no item Personalizar, acessar a ficha Comandos e, finalmente, excluir a opo Inserir. 12) Um usurio recebeu uma planilha no Excel, conforme apresentada ao lado. Sua primeira tarefa era completar a coluna B de forma que uma clula fosse preenchida com a data equivalente da clula anterior, acrescida de um ms, isto , a clula B2 deveria ser preenchida com 1/2/2000, e assim sucessivamente. Para facilitar o preenchimento, ele selecionou a clula B1 e deu um clique duplo no pequeno quadrado que apareceu no canto inferior direito da seleo. Aps esse procedimento a clula B13 dessa planilha estava preenchida com a) 01/01/2000. b) 13/01/2000. c) 01/01/2001. d) 01/01/2013. e) 01/13/2000, apresentando uma mensagem de erro ao usurio.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


15) No Word, ao se criar uma tabela com 5 linhas e 5 colunas, preenche-se todos os campos aleatoriamente com o valores inteiros positivos, exceto o ltimo campo da ltima linha e ltima coluna, que ser preenchido com a seguinte expresso matemtica: =SOMA(A1:E5). Em seguida, esta tabela selecionada, copiada e colada na clula A1 do Excel. Ao executar estes passos no Excel, a) a clula E5 ficar preenchida com o somatrio dos valores de todas as outras clulas da tabela. b) a clula E5 ficar preenchida com o valor 0, aps uma mensagem de erro. c) a clula E5 ficar preenchida com o texto =SOMA(A1:E5). d) todas as clulas da tabela ficaro preenchidas com uma indicao de erro. e) devido a um erro na clula E5, o procedimento no poder ser completado e a tabela no poder ser copiada. 17) Um usurio recebeu uma planilha no Excel, conforme apresentada ao lado. Como tarefa, deveria preencher as clulas A6, B6 e C6 de acordo com regras pr-estabelecidas. Aps cumprir essa tarefa, correto afirmar que,

19) No editor de texto Word, umas das formas de se excluir uma tabela com mais de uma linha e mais de uma coluna selecionando-se a primeira a) clula da tabela e pressionando-se a tecla <Delete>. b) coluna da tabela e pressionando-se a tecla <Delete>. c) linha da tabela e pressionando-se a tecla <Delete>. d) coluna da tabela, abrindo-se o menu Tabela e, no item Excluir, clicar em Linhas. e) coluna da tabela, abrindo-se o menu Tabela e, no item Excluir, clicar em Colunas. 20) No editor de textos Word, utilizando-se o item Fonte do menu Formatar pode-se definir a) o espaamento entre pargrafos. b) efeitos do tipo subscrito e sobrescrito. c) recuo dos pargrafos. d) formatos de papel da impressora padro. e) alinhamentos de texto. 21) No editor de texto Word, para copiar a formatao de um pargrafo que aqui ser denominado Modelo para um outro pargrafo qualquer que aqui ser denominado Destino, utilizando-se a ferramenta Pincel, inicialmente deve-se selecionar a) a primeira letra do pargrafo Modelo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. b) a primeira palavra do pargrafo Modelo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. c) o pargrafo Destino incluindo a sua marca do pargrafo, dar um clique simples na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. d) o pargrafo Destino incluindo a sua marca do pargrafo, dar um clique duplo na ferramenta Pincel e seguir os procedimentos para a concluso do processo. e) o pargrafo Modelo incluindo a sua marca do pargrafo, e seguir os procedimentos para a concluso do processo. 22) No editor de Planilhas Eletrnicas Excel, as clulas de uma planilha foram preenchidas da seguinte forma: A1 com o nmero 1, A2 com o nmero 10, A3 com o nmero 20, A4 com o nmero 30 e, em seguida, B1 com o nmero 40. Ao se selecionar a clula B1 e dar um clique duplo no quadro do canto inferior direito desta clula, correto afirmar que a clula B4 estar a) preenchida com o nmero 40. b) preenchida com o nmero 60. c) preenchida com o nmero 1200. d) preenchida com o nmero 0. e) vazia. 23) A extenso padro para documentos de texto salvos no formato Writer (aplicativo do pacote BrOffice.org), : a) .dot b) .doc c) .ods d) .odt e) .osi

a) ao selecionar a clula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula A6 foi 153. b) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 495. c) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 153. d) ao selecionar as clulas de A1 at A5, pressionar a tecla Ctrl, e mantendo-a pressionada, selecionar as clulas de A5 at C5 e, em seguida, clicar no boto AutoSoma, o resultado da clula A6 foi 300. e) ao selecionar a clula B6, digitar =SOMA(A1:C5) e, em seguida, teclar Enter, o Excel apresentou uma mensagem de erro e o resultado da clula C6 foi 0. 18) Em uma planilha inicialmente vazia do Excel, um usurio preencheu as clulas A1 e A2 com os valores inteiros positivos 10 e 20, respectivamente. Ao selecionar as duas clulas e arrastar o pequeno quadro que surgiu no canto inferior direito da seleo, para a clula A5 ele observar que a) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 10. b) a clula A5 ser preenchida com o valor igual a 20. c) a clula A4 ser preenchida com o valor igual a 40. d) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 20. e) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 30.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


27) Considere um documento no MS-Word contendo cinco pargrafos, cada um com oito linhas e cada linha com vrias palavras. Inicialmente no existe nenhuma tabela no texto. Neste documento foram executados os seguintes passos: O segundo pargrafo foi selecionado e clicou-se no item Converter texto em tabela do menu Tabela. Na caixa de dilogo que se abriu, foi escolhida a opo Pargrafo para o item Separar texto em. Para concluir a operao, o boto OK foi acionado. Aps a concluso desta seqncia de operaes, a) o segundo pargrafo foi substitudo por uma tabela, contendo apenas uma coluna e uma linha, preenchida com o texto deste pargrafo. b) o segundo pargrafo foi substitudo por uma tabela contendo uma coluna e oito linhas, sendo que cada linha foi preenchida com as respectivas 8 linhas do texto deste pargrafo. c) todo o texto do documento foi substitudo por uma tabela com uma coluna e cinco linhas, sendo que cada linha foi preenchida pelos respectivos 5 pargrafos do documento. d) todo o texto foi substitudo por uma tabela com cinco colunas e uma linha, sendo que cada coluna foi preenchida pelos respectivos 5 pargrafos do texto inicial. e) o segundo pargrafo foi substitudo por uma tabela contendo uma linha e um nmero de colunas igual ao nmero de palavras existente neste pargrafo. Cada clula foi preenchida com uma palavra do pargrafo. 28) Em uma planilha do MS-Excel, inicialmente vazia, considere os seguinte valores, frmulas e seqncias de operaes para as respectivas clulas: A clula C1 recebeu o valor 5 e, na coluna D, as clulas de D1 at D10 receberam valores inteiros positivos variando de 1 a 10, sem repetio. A clula E1 recebeu a frmula =D1*$C$1. Aps o preenchimento destas clulas, a clula E1 foi selecionada e, em seguida, foi dado um duplo clique sobre o pequeno quadrado preto que surgiu no canto inferior direito desta clula. Depois a clula E11 foi selecionada e dado um clique sobre o boto AutoSoma e, em seguida, a tecla Enter foi pressionada. Para finalizar a operao, a clula E11 foi novamente selecionada, clicou-se na opo Atingir meta do menu Ferramenta e, na caixa de dilogo que se abriu, o campo Para valor recebeu o nmero 550 e o campo Variando clula foi preenchido com C1. Para concluir, o boto OK desta caixa de dilogo foi acionado, o MS-Excel abriu nova caixa de dilogo informando que encontrou uma soluo e, para fech-la, o boto OK foi acionado. Aps a concluso desta seqncia de operaes a) a clula C1 est com o valor igual a 550. b) a clula C1 est com o valor igual a 55. c) todas as clulas do intervalo de E1 at E10 apresentam um valor constante igual a 55. d) todas as clulas do intervalo de E1 at E10 permaneceram com valores inalterados variando de 5 a 50, sem repetio. e) existir uma clula no intervalo de E1 at E10 com o valor igual a 100.

24) So as teclas de atalho correspondentes aos recursos NEGRITO, ITLICO e SUBLINHADO. a) Ctrl+N, Ctrl+I, Ctrl+S b) Alt+N, Alt+I, Alt+S c) Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+S d) Alt+B, Alt+I, Alt+S e) Ctrl+B, Ctrl+I, Ctrl+U 25) Analise as duas figuras abaixo. A Figura 01 corresponde a um trecho de uma planilha eletrnica e a Figura 02 corresponde a uma tabela em um processador de textos dos mais comumente utilizados. Considere, na Figura 01, que o usurio concluiu a digitao da frmula =SOMA(A1:C3) na clula D4 e, em seguida, teclou Enter. Concluindo este primeiro passo, selecionou as clulas de A1 at D4, copiou e, em seguida, colou em um processador de textos. A Figura 02 representa o resultado alterado e incompleto desta cpia.

Figura 1

Figura 2

Com relao ao resultado das operaes descritas acima e suas respectivas imagens, corretoafirmar que na Figura 02 a clula equivalente clula D4 deveria estar preenchida com a) o texto =SOMA(A1:C3). b) o nmero 0. c) o nmero 88. d) a seqncia de caracteres ???. e) a seqncia de caracteres #REF!. 26) A imagem abaixo corresponde a um trecho de uma planilha eletrnica na qual o usurio concluiu a digitao da frmula =SOMA($A$1:C3) na clula D4. Em seguida, o usurio teclou Enter, selecionou a clula D4 e clicou no boto Copiar. Depois selecionou a clula D2, clicou no boto Colar e teclou Enter. Em resumo, copiou o contedo da clula D4 e colou na clula D2. Ao concluir a operao descrita acima e com o auxlio da imagem da planilha referenciada, correto afirmar que o resultado que ir aparecer na clula D2

a) 88. b) 16. c) 4

d) 0. e) #REF!.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


29) No editor de planilhas eletrnicas Excel, considerando-se uma planilha inicialmente vazia, preenche-se as clulas A1 com o valor 5, A2 com o valor 15 e A3 com o valor 25. Aps esta tarefa, preenche-se a clula B3 com a seguinte frmula: =SOMA(A1:A3) e, finalmente, retornase clula A1 e preenche-se com a seguinte frmula: =SOMA(A1:B3). Ao se teclar a) a clula A1 estar preenchida com o valor 90. b) a clula A1 estar preenchida com o valor 85. c) a clula A1 estar preenchida com o valor 80. d) a clula A1 estar preenchida com o sinal ####. e) O Excel emitir uma mensagem de erro informando a tentativa de criar uma referncia circular. 30) Em um documento aberto no Word, um usurio seleciona um pargrafo que contm parte das palavras formatadas em Negrito, em seguida, clica no boto Negrito e, finalmente, pressiona a tecla Enter. Considerando essa situao, correto afirmar que a) o texto selecionado do pargrafo ir desaparecer e ser substitudo por um pargrafo em branco. b) todo o pargrafo passar para formatao Normal, isto , sem nenhum Negrito. c) todo o pargrafo permanecer inalterado. d) em todo o pargrafo, as palavras que estavam em Negrito passaro para a formatao Normal e as palavras que estavam na formatao Normal passaro para Negrito. e) todo o pargrafo passar para Negrito. 31) Durante a realizao de uma tarefa, um usurio, utilizando o Word, criou uma tabela com trs linhas e trs colunas. Preencheu todas as clulas dessa tabela com o valor 2, exceto a primeira clula (clula da primeira linha e primeira coluna), que foi preenchida com o seguinte texto: =SOMA(A2:C3). Aps selecion-la, fez uma cpia dessa tabela para a rea de transferncia do Windows, abriu o Excel e, seguindo todos os procedimentos necessrios, colou a referida tabela na clula A1 da planilha aberta no Excel. Considerando que a tabela foi copiada para o Excel com sucesso, o valor da clula A1 no Excel um a) valor numrico e igual a 0. b) valor numrico e igual a 8. c) valor numrico e igual a 12. d) texto contendo =SOMA(A2:C3). e) texto indefinido. 32) Um usurio deseja copiar uma imagem, que j se encontra na rea de transferncia, e coloc-la no texto que est editando no Word. Para obter o resultado desejado, o usurio deve utilizar o boto: a) b) c) d) e)

33) Ao editar um texto no Word, um usurio deseja alinhar o pargrafo onde o cursor se encontra, justificando-o. Para obter o resultado desejado, o usurio deve utilizar o boto: a) b) c) d) e)

34) Qual dos comandos abaixo no faz parte do menu Editar do Word 2000? a) Desenhar tabela. b) Desfazer digitao. c) Ir para. d) Recortar. e) Substituir. 35) Na caixa de dilogo configurar pgina no Word 2000 as figuras e representam, respectivamente, que orientaes de texto? a) A4 e Carta. b) A4 e Paisagem. c) Retrato e A4. d) Retrato e Carta. e) Retrato e Paisagem.

36) Na planilha do Excel 2000 apresentada acima, para somaras clulas formatadas com o padro pode-se utilizar a frmula: a) =soma(A1-C3) b) =soma(A1;B2;C3) c) =soma(A1:B2:C3) d) =soma(A1$B2$C3) e) =soma(A1\B2\C3) 37) Qual a funo do boto da barra de Ferramentas Formatao do Word 2000? a) Alinhar esquerda o texto de um pargrafo. b) Dividir o documento em sees. c) Criar uma lista com marcadores. d) Inserir uma planilha do Excel em um documento. e) Inserir uma tabela em um documento.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


42) Considere a planilha do Excel parcialmente visualizada a seguir:

38) Para o Word 2000 so feitas as seguintes afirmativas: I - permite classificar automaticamente as informaes de uma tabela; II - um documento dividido em sees pode conter sees que so impressas na orientao vertical e outras, na orientao horizontal; III- a ferramenta AutoFormatao permite mesclar um documento do Word com uma planilha Excel para criar uma mala direta. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) III, apenas. b) II, apenas. c) I, apenas. d) I, II e III. e) I e II, apenas. 39) Ao abrir uma planilha do Excel 2000, um usurio observou que a clula A1 apresentava o erro #NOME?. Este erro significa que: a) o valor exigido no pode ser encontrado. b) o tipo de dado est incorreto. c) a referncia da clula est invlida. d) a faixa referenciada no existe. e) na clula existe uma diviso por 0.

Qual ser o resultado da frmula =A1+A2/B1*B2 ? a) 14 b) 1,5 d) 6 c) 6,5 e) 8 43) No Microsoft Word 2000, verso em Portugus, sem usar o mouse, voc pode selecionar um bloco de texto: a) usando a tecla F5. b) mantendo pressionada a tecla Shift e usando as setinhas no teclado numrico. c) mantendo pressionada a tecla Ctrl e usando as setinhas no teclado numrico; d) usando a combinao de teclas Ctrl + F5. e) usando a combinao de teclas Shift + F5. 44) Observe as seguintes afirmaes referentes ao Microsoft Excel 2000, verso em Portugus: I - No endereo da clula A1, o A refere-se linha da planilha enquanto o nmero 1 refere-se coluna II - Para somar as clulas A1 e A2, voc pode usar a seguinte frmula =SOMA(A1:A2) III- Para obter na clula C1 um nmero 10% menor do que aquele existente na clula C3, podemos usar a seguinte frmula: =C3*1.10 IV- O smbolo usado para uma operao de diviso no Excel o \ =A1\A2 O nmero de afirmaes corretas : a) 0. b) 1. d) 3. c) 2. e) 4. 45) As seguintes afirmaes referem-se ao Microsoft Word 2000, verso em Portugus: I - O cone na barra de ferramentas salva e fecha o documento sendo editado II - O cone na barra de ferramentas centraliza o pargrafo sendo editado III- O cone na barra de ferramentas altera o tamanho da fonte usado no documento IV- O cone copia o texto selecionado para a rea de transferncia O nmero de afirmaes corretas : a) 0. b) 1. d) 3. c) 2. e) 4.

40) Se a clula D4 contiver a frmula =se(e(mdia(B2:D2)> 40;mdia(B3:D3)>30); mdia(C2:D3);mdia(D2:D3)), ento o valor da clula D4 ser: a) 40 b) 35 d) 25 c) 30 e) 20 41) Avalie as afirmativas a seguir. I - Se a clula A2 estiver selecionada e o boto da barra de ferramentas do Excel for pressionado, o texto Despesa 1 ser sublinhado. II - Se a clula B2 estiver selecionada e o boto da barra de ferramentas do Excel for pressionado, o valor apresentado pela clula B2 ser 3. III- Se a clula C2 estiver selecionada e o boto da barra de ferramentas do Excel for pressionado, o valor apresentado pela clula C2 ser 2000%. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) III, apenas. b) II, apenas. c) I, apenas. d) I, II e III. e) I e II, apenas.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


46) Com relao a um documento impresso no modo retrato no Microsoft Word 2000, verso em Portugus, correto afirmar que: a) o nmero de caracteres por linha maior que no modo paisagem para o mesmo documento. b) o nmero de caracteres por linha menor que no modo paisagem para o mesmo documento. c) o nmero de caracteres por linha o mesmo que no modo paisagem para o mesmo documento. d) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de caracteres por linha que o mesmo documento no formato paisagem. e) o tamanho da fonte ajustado automaticamente para manter o mesmo nmero de linhas por pgina que o mesmo documento no formato paisagem. 47) A figura a seguir representa um boto da barra de ferramentas do MS-Excel 2000. Este boto tem por finalidade: a) aumentar o nmero de casas decimais exibidas em uma clula; b) formatar o nmero de uma clula com a aparncia de valor monetrio. c) multiplicar por 10 ou por 100 o valor de uma clula. d) realizar clculo de porcentagem. e) representar valores numricos em uma clula com exatamente duas casas decimais. 48) O boto da barra de ferramentas Padro do Word permite: a) chamar o calendrio. b) exibir o mapa do documento. c) inserir uma tabela. d) inserir uma planilha do Excel. e) remover objetos selecionados. 49) No Windows 2000 a combinao padro de teclas Ctrl + Z utilizada para: a) excluir o item selecionado. b) exibir a caixa de dilogo executar. c) exibir o menu iniciar. d) desfazer o efeito do ltimo comando. e) minimizar todas as janelas abertas. 50) Para selecionar todo o texto de um documento que est sendo editado no Word devem ser pressionadas simultaneamente as teclas: a) Ctrl + A b) Ctrl + T c) Shift + B d) Shift + C e) Shift + Ctrl + A

51) Assinale a opo que apresenta o boto da barra de ferramentas do Word que permite visualizar a impresso de um documento. a) b) c) d) e)

52) A clula A1 de uma planilha do Excel contm o valor 2 e a clula A2, o valor 3. Se a clula A3 possuir a frmula =A1^A2, ento o valor da clula A3 ser: a) 1 b) 2 d) 6 c) 5 e) 8 53) O boto da barra de ferramentas do Excel permite selecionar, para uma clula, a(o): a) fonte. b) cor da fonte. c) cor do fundo. d) tipo de borda. e) padro de preenchimento. 54) No Excel, o sinal que marca as referncias absolutas como tal o: a) # b) % c) & d) @ e) $ 55) Por padro, as macros do Word 2000 so armazenadas no arquivo: a) normal.xls b) normal.pst c) normal.dot d) normal.txt e) normal.rtf 56) O recurso de verificao de ortografia no Word 2000 pode ser acionado atravs da tecla de atalho: a) F2 b) F4 d) F7 c) F5 e) F9 57) O boto da barra de ferramentas Formatao do Word 2000 permite: a) criar uma lista com marcadores. b) desenhar uma caixa ao redor do pargrafo. c) selecionar o espaamento duplo para as linhas de um pargrafo. d) distribuir o texto igualmente entre as margens esquerda e direita. e) aumentar a distncia de recuo entre o texto e a margem esquerda.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


63) Para copiar um texto selecionado em um documento que est sendo editado no Word 2000 podemos pressionar simultaneamente as teclas: a) Alt + C b) Ctrl + C d) Shift + C c) Esc + C e) PageUp + C 64) Para desfazer a ltima ao realizada no Word 2000 o usurio pode pressionar, na barra de Ferramentas Padro, o boto: a) b) c) d) e)

58) No Word 2000, estando o cursor no final de uma tabela (clula mais direita da ltima linha), a tecla que, pressionada, cria uma nova linha e move o cursor para a primeira clula da nova linha : a) Alt. b) Tab. c) Insert. d) Home. e) Page Down. 59) A criao de uma mala direta no Word 2000 pode ser feita mesclando-se uma carta modelo e uma origem de dados. Na carta modelo, os cdigos de campo inseridos so responsveis por puxar as informaes da origem de dados para a carta modelo, sendo delimitados pelos caracteres: a) // e // b) [[ e ]] c) e d) (( e )) e) {{ e }} A informao abaixo dever ser utilizada para responder s questes 60 e 61. Em uma planilha do Excel 2000, as clulas apresentam os seguintes valores: A1 = 10, A2 = 12, B1 = 8 e B2 = 14. 60) A esse respeito, podese afirmar que a(o): a) mdia das clulas da primeira linha maior que a mdia das clulas da primeira coluna. b) mdia das clulas da primeira linha igual mdia das clulas da segunda linha. c) mdia das clulas da primeira linha menor que a mdia das clulas da segunda coluna. d) produto das clulas da segunda linha igual ao produto das clulas da segunda coluna. e) produto das clulas da segunda linha menor que o produto das clulas da primeira coluna. 61) Se a clula C3 dessa planilha contiver a frmula =soma(A1:B2), ento o valor da clula C3 ser: a) 18 b) 24 c) 32 d) 36 e) 44 62) O boto da barra de Ferramentas Padro do Word 2000 permite: a) imprimir um documento aberto. b) criar uma lista numerada em um documento. c) recortar um texto selecionado em um documento. d) salvar um documento aberto. e) desenhar um retngulo em um documento.

65) Para o Word 2000 so feitas as seguintes afirmativas: I - o recurso formatao de pargrafos permite definir o espaamento entre as linhas do texto dentro do pargrafo; II - o Word 2000 permite verificar a ortografia e a gramtica dos documentos; III- o Word 2000 permite inserir imagens, som e vdeo nos seus documentos. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III. 66) Considere os seguintes tipos de alinhamento: I - alinhamento esquerda; II - alinhamento direita; III- centralizado; IV- justificado. O(s) alinhamento(s) acima relacionado(s) que pode(m) ser aplicado(s) a um pargrafo no Word 2000 (so): a) I, apenas. b) II e III, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV. 67) O boto da barra de Ferramentas Padro do Excel 2000 permite: a) criar uma nova pasta. b) fechar pastas abertas. c) colar uma clula. d) apagar uma clula selecionada. e) inserir um comentrio.

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


68) Qual dos caracteres abaixo pode ser utilizado em uma frmula do Excel 2000 para verificar se duas clulas so diferentes? a) ! b) ? d) # c) <> e) @ 69) Qual das expresses abaixo representa uma sintaxe correta para somar o intervalo de clulas de A1 at A10 no Excel 2000? a) soma(A1-A10) b) =soma(A1:A10) d) total(A1/A10) c) =soma[A1/A10] e) =total[A1:A10] 70) Se a clula A1 de uma planilha do Excel 2000 contiver a frmula =2*3^2-1, ento o valor da clula A1 ser: a) 6 b) 9 d) 23 c) 17 e) 35 71) Qual dos botes abaixo no pertence barra de ferramentas Cabealho e Rodap do Word 2000? a) b) c) d) e) A frmula da clula D1 retornar o valor: a) 0 b) 4 c) 10 d) 235 e) 532 77) Considere a seguinte planilha no Microsoft Excel:

74) Arquivos com extenso .doc so tipicamente editados no aplicativo: a) Paint. b) Access. c) Registro do Windows. d) Microsoft Word. e) Windows Explorer. 75) Observe o seguinte fragmento da barra de ferramentas de formatao do Word: Os dois campos acima, da esquerda para a direita, indicam: a) idioma e quantidade de pginas. b) tipo e tamanho da fonte. c) tipo da fonte e quantidade de pginas. d) tipo do pargrafo e quantidade de caracteres na linha. e) tipo do pargrafo e quantidade de palavras no pargrafo. 76) Considere a planilha abaixo.

72) Sobre o Word 2000 so feitas as afirmativas a seguir. I - Permite inserir em um documento um hiperlink para uma apresentao do Power Point 2000. II - Atravs do Word 2000 possvel proteger um documento atravs de uma senha, impedindo, por exemplo, que usurios no autorizados abram o documento. III- O comando AutoAjuste do menu Tabela permite modificar a aparncia da tabela, escolhendo-se um dos conjuntos predefinidos de formatao de tabela. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): a) I, apenas. b) II, apenas. d) I e II, apenas. c) III, apenas. e) I, II e III. 73) Considere o seguinte fragmento de uma planilha Excel:

O resultado da frmula de B5 : a) 23 b) 16 c) 15 d) 11 e) 4 78) No Microsoft Word 2000, qual a extenso de um arquivo do tipo modelo de documento? a) .rtf b) .dot c) .ppt d) .txt e) .pps

O valor da clula C1, indicado pela frmula da figura, : a) 200 b) 30 d) 0,5 c) 20 e) - 10

10

Prof. Mrdel J. - www.profmardelj.blogspot.com


85) O Microsoft Word 2000 possui o recurso de formatao de texto usando estilos. Sobre este recurso, tem-se que a) a criao de novos estilos no permitida. b) a criao de grupos de estilo possvel. c) a fonte e o alinhamento do texto podem ser definidos por um mesmo estilo. d) a remoo de um estilo no possvel. e) os estilos no podem ser modificados.

79) Observe o seguinte fragmento de planilha Excel: O resultado da clula D1 :

a) 6150 b) 6015 c) 2008 d) 2006 e) 2001 80) Em uma tabela do Word 2000, que recurso permite combinar duas ou mais clulas na mesma linha ou coluna em uma nica clula? a) Mesclar clulas. b) Justificar. c) Formatar estilo. d) Capitular. e) Classificar. 81) Que recurso do PowerPoint 2000 especifica como a exibio muda (por exemplo, empurrar para a esquerda) medida que o usurio se desloca de um slide para outro? a) Efeito de composio. b) Layout de slide. c) Design de slide. d) Transio de slide. e) Hiperlink. 82) Qual a extenso dos arquivos de planilhas do Microsoft Excel? a) JPG b) PIF c) BAT d) MSX e) XLS 83) Que recurso do Microsoft Word 2003 (verso em portugus) pode ser utilizado para determinar quantas linhas e pargrafos existem em um documento? a) Hiperlink b) Colaborao on-line c) AutoTexto d) Contar Palavras e) Pesquisar 84) No Microsoft Excel 2003, que nome dado a uma seqncia de comandos e funes armazenadas em um mdulo do Visual Basic para execuo de tarefas repetitivas? a) Macro b) Tabela c) Clula d) Grfico e) Formulrio

Vous aimerez peut-être aussi